Aconteceu, Virou Manchete



28 de fevereiro

A E. M. Rio das Pedras realizou no dia 28/02 sua culminância do projeto de prevenção às arboviroses. Os professores desenvolveram ações muito ricas em seus próprios componentes curriculares e também de forma interdisciplinar e todas as turmas foram envolvidas nesta imprescindível sensibilização para a sociedade. A equipe docente conduziu debates, explanações orais, interpretações textuais em diferentes gêneros, estudos da incidência de cada doença através de mapeamentos e construção de gráficos e tabelas, criação de histórias em quadrinhos e até a abordagem dos sintomas das arboviroses em inglês! Os alunos reconheceram a importância da oportunidade de reflexão proporcionada pelos professores.

 ________________________________________

A E. M. Professor Olegário Domingues realizou a caminhada: "Todos contra o Aedes", que aconteceu no dia 20/02, com a participação de toda a comunidade escolar. Teve até a turma 1103, da profª Leila Brazão, que preparou uma música bem divertida e conscientizadora quanto ao tema. Todos saíram pelo bairro alertando aos moradores sobre os cuidados que devemos ter para se combater o mosquito Aedes Aegypti!



















13 de dezembro



EDI Milena Santos do Nascimento colocou em ação o Projeto Travessia, realizando o subprojeto: "Leitura Entre Amigos". Sendo assim, convidaram crianças do primeiro ano, que foram alunos do EDI, para uma contação de histórias para as turminhas da Pré-escola. Nessa oportunidade, falaram sobre a nova escola e quantas descobertas fizeram no primeiro ano.


 ________________________________________


A Formatura do 9º ano da E. M. Dom Pedro I aconteceu no Hotel Windsor, no dia 11/12. Foram 3 turmas regulares e dois projetos Carioca II, totalizando 152 formandos, recebidos, juntos com seus familiares, num belíssimo espaço oferecido pelo Hotel Windsor, onde os alunos puderam dar asas aos seus sonhos. Na ocasião, aproveitaram para homenagear os medalhistas olímpicos de Matemática. 






06 de dezembro


E. M. Profª Dídia Machado Fortes - ÓPERA PALAVRAS TORTAS LA BELLE LISSE POIRE DU PRINCE DE MOTORDU, realizada nos dias 05 e 06/11, no Teatro Riachuelo. Muito lindo! Parabéns!!!







 ________________________________________

A E. M. Rio das Pedras, Seguindo o tema norteador dos dois primeiros bimestres, Planejamento de Vida e Cuidado Consigo Mesmo, as professoras Sheila Patricia Bernardes, de Educação Física, e Jorge Ribeiro de Moraes Junior, de Matemática, desenvolveram o rico projeto interdisciplinar "Linha do Tempo dos Brinquedos", que consistiu em um levantamento de dados sobre as brincadeiras dos alunos e de seus pais. Com a professora Sheila, os alunos confeccionaram uma linha do tempo de suas brincadeiras e entrevistaram seus pais sobre como eles brincavam no passado. Em seguida, os dados coletados foram sistematizados pelo professor Jorge, sob a forma de gráficos e tabelas. Em ambas as disciplinas, os alunos realizaram reflexões profundas sobre a importância da ludicidade, sobre a utilização e o planejamento do uso do tempo destinado ao lazer, e, ainda, observaram as mudanças e permanências através da comparação de suas rotinas com as de suas famílias. A atividade proporcionou ainda forte interação entre os alunos e suas famílias, fortalecendo vinculações afetivas importantes para a composição do sucesso na aprendizagem.




29 de novembro


No dia 30/10, a C. M. Dina Sfat completou 20 aninhos. As turmas da EI 14 e EI 12 ficaram com a diversão de confeccionarem o bolo. Já as turma da EI 11 e EI 13 colocaram os granulados no bolo e nos brigadeiros. Uma festa elaborada por eles e para eles!

Dessas duas décadas de vida da Creche, a professora Cecília Bahia esteve como gestora nos últimos 16 anos, sempre empenhada em oferecer um atendimento de excelência para os bebês e promovendo um ambiente acolhedor com atividades contextualizadas, interativas e dinâmicas.

Para abrir a comemoração, a diretora Cecília falou um pouco sobre a artista Dina Sfat e sobre esse período em que está à frente da creche. Depois, como não poderia faltar, crianças, funcionários e responsáveis cantaram o tradicional parabéns. 










________________________________________


A Aula de Iniciação à Leitura da C. M. Criança do Futurodia 01/11, foi desenvolvida sob o tema: "Detetives das turmas verde/amarela: O mistério Literário!"
A pedido do aluno Davi Ramos, foi desenvolvida esta atividade, tendo por base a série infantil: "Detetives do Prédio Azul". 
Neste dia puderam exercitar imaginação, concentração e o movimento do corpo em momentos cheios de significados para o universo infantil! Se gostaram? Muito! 

________________________________________

Exposição EDI Milena Santos Nascimento: "A arte de contar histórias do mundo". Existem várias formas de se contar histórias e elas podem ser ouvidas, vistas, sentidas. A arte aprofunda nossos sentimentos e nos sensibiliza de modo criador.








Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela. Com o propósito de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde e contar sobre sua trajetória vitoriosa, Mariana Milward, mãe de um de nossos alunos, conversou com a equipe e as responsáveis sobre câncer de mama.
 ________________________________________

Feira de Ciências realizada pelas turmas de PEJA 2 bloco II da E. M. Renato Leite.





 ________________________________________

As turmas 1301, 1303 e 7001, através das professoras Louise, Patricia Soares e Maria Paula, promoveram o 2° Café Literário da E. M. Átila Nunes Neto, quando os alunos autografaram para as suas famílias seus livros, cujas histórias foram escritas ao longo do ano. Baseado no livro " Coisas que eu gostaria de dizer", do escritor Júlio Emílio Braz, os alunos tiveram contato com os livros e a leitura através do projeto: "Maleta Literária", onde levavam livros para casa e depois contavam suas experiências.












01 de novembro

Dia 31/10 foi de Ação do Grêmio & Aula de Inglês na E. M. Albert Einstein, com a Eletiva de Fotografia. Confiram que fotos legais:





18 de outubro

“O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes chega à Região Centro-Oeste acompanhado de muitos eventos especiais...” Como um lugar que se importa com a educação para além dos muros, tiveram na semana do aniversário de 3 anos do EDI uma série de palestras ministradas por profissionais das áreas da Psicologia, Pedagogia, Educação Física e Enfermagem, voltadas para os responsáveis dos alunos e convidados. Os encontros começaram no dia 20/09 com a palestra: "Falando sobre depressão"; no dia seguinte, tiveram um momento de trocas e vivências entre famílias com uma palestra sobre “Inclusão na Educação Infantil”. No dia 23, o tema abordado foi: "Setembro amarelo - uma visão dos SUS". Falaram ainda sobre "Depressão e suicídio", seguidos da palestra "Depressão e sobrepeso". No dia 27, finalizaram a semana com a participação da Fundação Leão XIII, com o evento “Ação Cidadania” e com o Aniversário do EDI. Nesse dia, as crianças participaram de muitas atividades especiais! Tiveram a apresentação da peça "Avelinim", uma adaptação do poema de André Luiz dos Santos, interpretada e narrada por membros da equipe. A história fala de um pequeno passarinho que supera seus medos e, ao sair de sua floresta, se depara com um mundo muito diferente, chegando à cidade grande e vivendo lá muitas aventuras. Nesse dia, tiveram ainda a caça ao tesouro, fazendo uma referência à beleza dos minerais encontrados na Região Centro-Oeste. Em sala, as crianças realizaram atividades onde puderam registrar seus pensamentos e sentimentos sobre o EDI Felipe. Para finalizar, cada turminha cantou um animado "Parabéns" para mais uma vez homenagear com carinho o EDI Felipe!






________________________________________


14/10 foi dia de mais um Centro de Estudos Integral no CIEP João Batista dos Santos. Com as professoras Tiffany e Terezinha, vivenciamos um pouco do Projeto Espaço de Ser. Experiência maravilhosa onde percebemos o quanto é difícil falarmos sobre sentimentos. Os professores realizaram as mesmas atividades que os alunos de 2°ano estão desenvolvendo em sala de aula. As professoras Carolina e Rachel levaram para casa o Tomás e vão poder compartilhar com ele a sua rotina.

O professor Gustavo também falou um pouco do trabalho, que está desenvolvendo com os alunos, nas aulas de Ed.Física, sobre a vida de Mandela, Malala e J. K Rowling.

#Sentimentos #PrecisamosFalarSobre











27 de setembro

A I Conferência para Transformar o Mundo aconteceu no dia 13/09, na E. M. Rio das Pedras, e reuniu a equipe pedagógica, alunos e seus familiares em importantes reflexões sobre a Agenda 2030, lançada pela ONU, e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nela contidos. Os professores tornaram-se orientadores de suas turmas ao longo de um bimestre, combinando seus componentes curriculares ao debate acerca dos ODS. As turmas se prepararam com muito esmero e, utilizando diversas formas de expressão, lançaram luz a esta hodierna temática através de maquetes, representações teatrais, músicas, mostras de objetos, cartazes e linguagem tecnológica. Os grupos de alunos estabeleceram importantes vinculações entre a realidade e os ODS, fazendo com que as mensagens apresentadas nos trabalhos alcançassem o público instantaneamente. A Conferência foi um sucesso!






 ________________________________________

Projeto "Construção da árvore de valorização da vida", desenvolvido na E. M. Frederico Trotta, no dia 23/09, em referência ao mês de Setembro Amarelo, culminando com a chegada da primavera. A árvore de valorização da vida foi construída com a participação de toda a comunidade escolar. Os alunos escolheram as palavras que formam a base da vida para a construção do caule e escreveram em folhas amarelas mensagens positivas de amor e perseverança.


  ________________________________________


Dia I no EDI Milena Santos Nascimento... Incluir, não significa negar as dificuldades, mas entender as diferenças como diversidade. Neste Dia I, envolvemos nossa comunidade numa perspetiva inclusiva, com uma palestra ministrada por Felipe Tavares, que abordou sua experiência como pai de criança portadora de síndrome. Também proporcionamos a imersão de nossas crianças em vivências significativas.


________________________________________

Festa da Família da E. M. Poeta Mario Quintana foi com muita alegria! No dia 21/09, realizaram a culminância do projeto pedagógico do bimestre: “Unidos da Poeta - Samba”. Os professores desenvolveram o projeto, inserido no PPP, e trabalharam a interdisciplinarmente (todos de mãos dadas), a união, o trabalho de equipe, a pesquisa cultural, a composição... A ideia surgiu da professora de Educação Física, Kátia, e todos abraçaram a proposta. Cada professor explorou em sala de aula atividades diversas: composição do samba (com a professora de música Elaine); ritmo e bateria (improvisada); ensaios com regras e disciplinas de uma escola de samba (professores de Ed. Física); confecção de adereços, bandeira da escola e fantasias; e aproveitamento do tema Samba, em todas atividades pedagógicas do bimestre.












________________________________________

A abordagem do tema inclusão está inserida no projeto da C. M. Tia Auta, porém, no dia 20 de setembro é feito o Dia I – Dia da Conscientização da Inclusão, que  promove reflexões e ações no que se refere à inclusão das crianças incluídas em seus espaços, favorecendo a aprendizagem em um ambiente que não exclui, não estigmatiza e não ignora novos desafios. As crianças tiveram a oportunidade de vivenciar como é difícil viver em um ambiente onde a inclusão não está presente e como devemos respeitar as pessoas e dar à elas o acesso à uma vida mais justa e democrática. As turmas vivenciaram atividades inclusivas como futebol de cego, vôlei sentado, basquete sentado, percepções auditivas e olfativas... Foi um dia pra lá de especial!

#inclusaoresponsabilidadedetodos

#inclusãonacrechetiaauta








20 de setembro


Passeata pelo Setembro Amarelo, de 16/9, CIEP ALMIR BOMFIM DE ANDRADE.








Semana de Alfabetização







Setembro Amarelo








13 de setembro

Abrindo a Semana da Alfabetização, os alunos da turma 1202, da E. M. Golda Meir, leram o conto do Pinóquio, produziram coletivamente a síntese da história e construíram junto com a professora Margareth Guimarães de Pinho, um quadro com os gêneros textuais. O objetivo foi apresentar as diferentes tipologias e a estrutura de cada gênero.






________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho acredita que a Semana de Educação Infantil é, sem dúvidas, uma semana muito alegre! Várias atividades aconteceram na unidade escolar. Responsáveis participaram de algumas, professores promoveram a interdisciplinaridade se doando para que atividades diferentes aguçassem a curiosidade das crianças com a intenção de que muitas marquem suas memórias, principalmente afetivas. Na Semana da Educação Infantil, houve atividades folclóricas, cirandas, bandinha, piquenique literário, projeto degusta-ação, aula de culinária e produções artísticas.










 
O amor estava presente mais uma vez na E. M. Gastão Monteiro Moutinho! "Que bonito presenciar e vivenciar esse dia tão importante e especial. Sabemos que dia da família é todo dia e também concordamos que esse carinho, zelo e essa atenção deve ser diária, mas são momentos tão genuínos que fazem transbordar os olhos de muita gente. O planejamento do dia incluiu apresentar um vídeo de conscientização, que muito teve a ver com o comprometimento e a responsabilidade em criar um cidadão e quão rápido todas as fases de uma criança passam. A unidade escolar convidou a todos para refletir sobre a proximidade e o envolvimento com a vida escolar de sua criança, ressaltando a importância da afetividade para o desenvolvimento da auto estima e segurança para que o aprendizado flua. Todos os presentes foram convidados a participar de um lanche e, após o momento, ir até a turma da criança da família para um caloroso abraço. A escola agradece a todos que puderam comparecer e entende as particularidades que impossibilitaram a ida dos que não puderam comparecer. Cada vez mais a equipe gestora nota que as adesões aos eventos da escola crescem e agradece a importância dada a cada um deles."




30 de agosto

Comemoração do Dia do Folclore da E. M. Vice-Almirante Paulo de Castro Moreira da Silva:
1º ano (1101 e 1102) - História do saci e Música Pererê
2º ano (1201) - Cantiga Caranguejo não é peixe 
Brincadeiras folclóricas (confecção de brinquedos - doação para o pátio da escola)
3º ano (1301) - Caveiras
(1302) - Dramatização Boi Bumbá
(1303) - Escravos de Jó e Ciranda Cirandinha
4° ano (1401) - Parlendas e Trava Língua
(1402) - O que é o que é?
5° ano (1501) - Pegadinhas
6° ano (1601) - Lendas Urbanas
























________________________________________

Cantinho da JPEI do EDI Tristão de Athayde.
________________________________________

Creche Municipal Criança do Futuro na Semana de Educação Infantil :

Encerramento lindo com com a Festa das Cores! Com a participação das famílias, foi possível realizar um piquenique coletivo no pátio durante a apresentação dos patinhos coloridos que foram à festa para falar sobre a importância de uma alimentação bem colorida! Alimentação saudável, alegria e dança para celebrar o encerramento desta semana onde reinou o afeto e a ludicidade. No final, a Educadora Claudia Ozana falou aos pequenos sobre as cores dos patinhos em libras e a criançada aprendeu direitinho. E o resultado foi este: Família e Escola unidos pela alegria das crianças!  









 





Teve dia de degusta na turma 32. Durante as atividades, os alunos fizeram uma demonstração de LIBRAS, incentivando os responsáveis a tentar repetir os sinais. Uma roda de dança, além da exibição de um vídeo com os melhores momentos dos pequenos e experimentar o alimento da Escola, encerrou este dia que para os alunos da Turma Azul foi mais que especial! 











________________________________________


O CIEP João Batista dos Santos iniciou o Projeto Espaço de SER, onde trabalham os sentimentos, fazendo com que a criança se expresse através da fala e da representação gráfica, com a intenção de formar cidadãos que saibam lidar com as emoções de forma respeitosa. #Educação #7CRE #CDD







  ________________________________________


A Semana de Educação Infantil do EDI Tristão de Athayde começou bem animada! Os responsáveis foram convidados para o Projeto Degusta-Ação, onde experimentaram o cardápio do Programa de Alimentação Escolar (PAE). Essa iniciativa permite que os responsáveis vivenciem com a criança o momento da refeição, construindo hábitos alimentares saudáveis.
Os responsáveis do EI 51 foram convidados para participar de uma atividade pedagógica: eles ouviram a história "As famílias do Mundinho", assistiram um vídeo sobre a família dos macaquinhos e depois realizaram um desenho junto com a criança sobre a família. Foi um barato!

Os responsáveis do EI 53 foram convidados para participar de uma atividade pedagógica: eles realizaram junto com as crianças a produção de um texto coletivo.



 ________________________________________


A turma 173 do PEJA, do CIEP Rubens Paiva, profª Marleyde Fernando, participou ativamente da aula expositiva do professor Raul Freire, de Educação Física, contemplando o conteúdo: "Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva e a habilidade - Conhecer medidas de prevenção à saúde de forma individual e coletiva.”, baseado nas Orientações Curriculares de Educação Física. 

O professor Raul Freire direcionou para a questão da obesidade que está latente entre os alunos, levando-os a dificuldades nas realizações das atividades físicas.




Aproveitamento a introdução deste conteúdo, a profª Marleyde corroborou com o conteúdo: "Alimentação e habilidade - Conhecer a importância da alimentação saudável para o desenvolvimento humano, inseridos nas Orientações Curriculares de Ciências". Assim, realizaram a interdisciplinaridade a fim de oferecer uma aprendizagem significativa para os os alunos.





23 de agosto



EDI Medalhista Olímpica Agatha Bednarczuk Rippel - o mundo do faz de conta está levando muito encanto para todos os segmentos do EDI no subprojeto "RAZÃO + EMOÇÃO = CORPO SADIO. PARTICIPAR, CONVIVER, EXPRESSAR, BRINCAR, CONHECER-SE E EXPLORAR faz parte do dia a dia das  crianças! 



Confira: Chapeuzinho Vermelho






 




Maternal II - Aula Campo (com Educação Financeira - Projeto Vila Sésamo) - foram com as famílias na feira livre próxima ao EDI. Quantas delícias e um mundo de novas aprendizagens. No registro, as crianças e suas famílias, comprando frutas dos feirantes... novos hábitos saudáveis, além de conhecerem, na prática, o valor e significado do dinheiro. Agradecimento especial aos responsáveis das turmas EI-31, EI-32 e EI-33. "Reconhecemos o esforço de vocês e este movimento é MUITO IMPORTANTE para as crianças!"







O subprojeto "Razão + Emoção = Corpo Sadio" ficou muito mais gostoso, pois encontraram muitas frutas que, juntas, se transformaram numa super SALADA DE FRUTAS!




09 de agosto


Neste mês de agosto o EDI Perciliana Pereira de Alvarenga está trabalhando as lendas e mitos do folclore brasileiro. Receberam o grupo de Teatro Batalhão Boi Brincante.





________________________________________

Florescendo trajetórias na JPEI da C. M. Criança do Futuro... Os alunos e educadores da creche vivenciaram momentos de enriquecimento na 10ª JORNADA PEDAGÓGICA da EDUCAÇÃO INFANTIL, através do contato com a natureza e do encontro com o outro! Com a participação de novos parceiros, como a mãe representante Vânia Tenório, as palestras tornaram-se ainda mais significativas. #Todos Juntos na JPEI da Criança do Futuro! 




































 ________________________________________



A Jornada Pedagógica da Educação Infantil foi muito produtiva para os profissionais da E. M. Poeta Mário Quintana, um momento bem enriquecedor e de troca de experiências. As dinâmicas foram muito bem preparadas e adequadas aos temas propostos. Durante a JPEI, as professoras da Educação Infantil e a Coordenadora Pedagógica conseguiram traçar metas para o segundo semestre e também fizeram debates sobre os temas propostos, ampliando seus conhecimentos. Outro aspecto a destacar foi o tema da roda 5: “A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”. Esse assunto foi muito importante porque levou os professores a repensarem como devem proceder nessa delicada transição para os alunos. 













 ________________________________________

A E. M. Atila Nunes Neto, passeando com seus alunos:
No dia 18/07, tiveram a oportunidade de levar os alunos do 4° ano à Casa da Ciência, para assistirem à exposição: "Aventura pelo corpo humano", em mais uma aula passeio, estabelecendo relação entre teoria e prática. Os alunos gostaram muito e também observaram, durante o trajeto, vários pontos turísticos da nossa cidade.




Já no dia 06/08, realizaram uma aula passeio ao Bondinho do Pão de Açúcar, através do Projeto Educa Bondinho, quando a turma 1402 pôde ter uma aula de educação ambiental com informações sobre a fauna e a flora, a história de fundação da nossa cidade, o processo de transformação das paisagens, pelo processo de urbanização, entre outros, além de conhecer um dos mais bonitos pontos turísticos da nossa cidade. Porque passear é expandir a escola para além da sala de aula.






________________________________________

“O saber que não vem da experiência não é realmente saber.” Trabalho realizado através do caderno carioca do 6° ano sobre AR, aula de Ciências. “Na aula de hoje fizemos descobertas impressionantes sobre o ar... Parece mágica, mas é Ciências”, Profª Simone, da E. M. Vice-alm. Paulo de Castro M. da Silva.






19 de julho


A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira colhendo a TAIOBA, utilizada para preparar saladas, pode ser refogada, assim como fazemos com a couve.






Jornada Pedagógica, olha que lindo, com elementos da natureza!



 
 ________________________________________

No dia 28/06, a C. M. Tia Auta começou o dia com uma agradável surpresa: um jovem músico, amigo da creche, agraciou a todos com sua visita e seu som de violão, proporcionando aos pequenos momentos cheios de alegria e descobertas! 



A criança aprende brincando e é através do brincar que a criança vai assumindo sua realidade, seu meio social, sua linguagem, seus usos e costumes, enfim, brincando, ela inicia a socialização. No último dia 25/06, foi o “Dia do Brincar sem Muros” com a turma EI 22, quando os responsáveis participaram das atividades com seus filhos, fizeram um circuito com brinquedos espumados e puderam explorar diversos movimentos corporais que estimulam e levam as crianças a superarem desafios.
#tiaautaconsciênciacorporal
#tiaautalugardecriançafeliz

________________________________________

Durante a Semana do Desenvolvimento Sustentável, na E. M. Roberto Burle Marx, foi realizada uma atividade pedagógica com a turma 1201, da profª Marleyde Fernando, que já vem trabalhando, desde o ano anterior, questões que envolvem: dicas para economizar energia e água; o cuidado com o meio ambiente; a utilização dos 5 Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar); a importância da vegetação e da alimentação saudável...
Depois de algumas leituras e apresentações de vídeos, a 1201 organizou um mural informativo, identificando no Caderno Carioca o gênero textual informativo sobre a assunto e explorando o texto: “Por que o lixo é um problema de todos?”. Dividiram, então, a apresentação do mural em duas partes: uma para assuntos explicativos sobre a coleta seletiva, a tabela de decomposição dos produtos que são descartados e e utilização do saco verde; outra para as produções textuais dos alunos, elucidando sobre como devemos cuidar do planeta chamado Terra, e com receitas culinárias de reaproveitamento de alimentos enviadas pelos responsáveis. 
Com a professora, resolveram que deveriam confeccionar o mural com o máximo de materiais reaproveitados. O título foi feito com papel de catálogo de loja, reduzindo o gasto com folha de papel ofício e tinta, e as receitas foram escritas em folhas de sobras de papéis. Repararam que alguns alunos estão utilizando materiais do ano anterior como estojos, mochilas, cadernos e lápis de cor. 



 




Confeccionaram ainda um binóculo de sucata que foi uma diversão (esta atividade encontra-se no caderno Carioca, página 137). E, para finalizar, os alunos levaram para casa um livro, depois da leitura em sala de aula, sobre a história do menino que conversa com as águas de um rio sobre o uso dos recursos naturais com uma consciência ambiental.

 ________________________________________

Vivenciar a realização de um sonho é algo inexplicavelmente bom. É inebriante, revigora, abre portas para novos ideais e, principalmente, faz crer que é possível.
Mas somente sonhar não basta. É preciso ter gente disposta a lutar, planejar, pensar, pedir, falar, organizar, colaborar, repensar, ousar e sobretudo arriscar.
Assim foi a Festa Junina do CIEP João Batista dos Santos, sonhada e planejada por todos, com todos e para todos da comunidade.
Cada gestor, professor, funcionário, pai, mãe, responsável e aluno sonhou e ousou fazer tudo juntos, em prol do sucesso de todos.
E como foi bom! Foi gratificante ver os pequenos interagindo com suas famílias, gestores, professores e colaboradores, todos orgulhosos daquilo que lhes pertence de fato, a Escola. O CIEP João Batista dos Santos agradece a cada pessoa da sua comunidade que idealizou, realizou e participou desse sonho com comprometimento, união e amor!
" As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida." Mário Quintana










Alunos e professores do CIEP João Batista dos Santos participaram da atividade de observação do Sol, quando puderam ver as estruturas do nosso astro-rei impossíveis de serem vistas a olho nu. A observação foi feita com o auxílio de filtros, projetores e telescópios especiais, que permitiram ver estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. Os professores Ricardo Lourenzo e Patrícia Pellegrino foram capacitados pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins, mais um parceiro do CIEP. O CIEP agradece ao astrofísico Vladímir Jearim Peña Suárez pelo excelente Programa "Olhai pro Céu" que possibilitou essa incrível experiência. 
#CIEPJBS #Museu #Astronomia #Educação #7CRE

 













Diretamente da CDD, "venha aprender com o 6° ano"! A profª Aline, com a turma 1601, durante as aulas de Ed. Física, do professor Gustavo Motta, está trabalhando a história de cada um. Como proposta de finalização do semestre, os alunos vêm relatando histórias de suas vidas. Uma aluna fez um relato escrito das necessidades que ela e sua família andam enfrentando e permitiu que uma colega lesse seu relato. A leitora, emocionada, comentou com outra colega sobre o relato que leu, uns comentaram com os outros e decidiram fazer uma corrente do bem: cada um levaria o que pudesse, o que os pais deixassem, e assim foi feito! Eles levaram os alimentos e, dois dias depois, entregaram o que conseguiram. Foi emocionante! Os alunos são protagonistas de suas vidas e fazem acontecer sem dar desculpas!



4 de julho


Semana do Meio Ambiente na C. M. Criança do Futuro - #Somossustentáveis

Trabalhando o livro: “O Mundinho”, as turminhas aprenderam que, quando o assunto é meio ambiente, é preciso cuidar, para não acabar. Falar sobre o cuidado com o meio ambiente levou muita alegria para a turminha do Maternal II - EI 32! 










________________________________________



O Maternal I, do EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga, com auxílio de vídeos e histórias, aprendeu a cuidar bem dos seus dentinhos. Através da atividade, desenvolveram hábitos de higiene bucal corretos e regulares, aprendendo na prática como escovar os dentes, a língua e como usar o fio dental. Com auxílio da atividade "A Boca do Macaco", os alunos se divertiram, escovando os dentes feitos de garrafa pet. 













Espetáculo: “De olho na Pista”, com Jujuba e Ana Nogueira, e o apoio do Instituto Invepar e da Lamsa, no EDI Perciliana e CIEP João Batista dos Santos.









Atividade da Semana de Alimentação Saudável no espaço do EDI Perciliana, dentro do CIEP João Batista dos Santos - os professores da Educação Infantil e Creche ressaltaram aos alunos a importância de se alimentarem bem e de variarem o cardápio, valorizando a variedade de alimentos oferecidos na merenda do Município do Rio.










________________________________________



Sala de Recursos EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes em Ação: Encontro da Família! Quando inauguraram a Sala de Recursos este ano, sabiam que além de atender os alunos com necessidades específicas, precisariam acolher as famílias também. A Educação Inclusiva deve envolver não só os alunos e professores, mas as famílias e toda comunidade escolar. Quando a escola abre suas portas para as famílias e estas aceitam participar, contribuir com suas ideias, experiências e vivências, todos saem ganhando. E assim surgiram os “Encontros da Família e Alunos da Sala de Recursos”. Esses encontros acontecem mensalmente, num dia de muitas trocas e momentos importantes, contribuindo para a garantia de um espaço de ensino inclusivo!










________________________________________



A Festa Junina da E. M. Gastão Monteiro Moutinho aconteceu no sábado, dia 15 de junho, contando com a presença dos alunos, professores, funcionários, familiares e da comunidade escolar. Tudo transcorreu da melhor forma possível. Se fossem exemplificar com uma única palavra, seria: UNIÃO. Todos participaram, empenharam seu tempo e se dedicaram para que tudo transcorresse dentro do padrão Gastão. Tiveram barracas de brincadeiras, rifas, sorvete e açaí, churrasco, doces, salgados, foto temática, além das lindas e animadas apresentações de danças, com área VIP para os interessados. A direção da UE agradece a dedicação, o empenho na participação de campanhas e o entendimento de que tudo é realizado para as crianças. Em setembro, haverá a festa da Cultura que já tem o tema: "Paz entre as torcidas". Até lá!





  


































 ________________________________________



E. M. Virgílio Várzea – fazendo e acontecendo... O espaço de brincadeiras é uma grande sala de aula com vários recursos lúdicos e coloridos. Este espaço alegre e de brincadeiras pode se transformar em uma aula de matemática exuberante, com um jogo de palavras diferente e, até mesmo, envolver as aulas de ciências ao trabalhar, por exemplo, respiração e movimentos. Os professores são mediadores e aproveitam cada momento de interação com o outro e com o espaço, transformando em reflexão, construindo o “ser” alegre, criativo, fraterno e seguidor de regras. Como chegamos a isto? Fica fácil quando pensamos em tudo de bom que alimentou nossa infância: os encontros, os encantos, as brincadeiras, o contato... Todos os saberes se complementam e a grande mágica acontece!










3 de maio

A E. M. 25 de Abril comemorou a data alusiva ao nome da UE em grande estilo. Confira!









________________________________________


No ano de 2019, o EDI Professora Ruth Cardoso está desenvolvendo o projeto: "O mundo está aqui: vista todas as cores do mundo", que tem como objetivo conhecer culturas diferentes, reconhecendo a riqueza da diversidade. A jornada iniciou em fevereiro com o subprojeto: "Preparando a grande viagem" para, então, nos meses de março e abril, seguirem caminho com o subprojeto: "Malas prontas rumo às Américas".











________________________________________



05/04 foi dia das turminhas do 1°ano do CIEP João Batista dos Santos, das professoras Raquel, Cecília e Maiby, descobrirem a importância da alimentação saudável. Conheceram frutas novas em histórias e o tipo de texto "receita", desenvolvendo a formação de palavras, o texto coletivo e finalizando com o preparo e a degustação de uma deliciosa salada de frutas.

















28 de fevereiro

Semana de Combate as Arboviroses


EDI Milena Santos do Nascimento, com a finalidade de favorecer a conscientização sobre as arboviroses, criou um jogo de tabuleiro gigante para que as crianças, através dessa brincadeira, percebessem como nossos hábitos e atitudes são importantes no combate ao mosquito. A regra era: atitude positiva, avançar uma casa, atitude negativa, voltar uma.
  

________________________________________

Na E. M. Compositor Luiz Gonzaga esta semana teve como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância de cuidar do espaço para evitar a propagação do mosquito.
Turmas e professores que participaram das atividades: 

- Classe Hospitalar (Cardoso Fontes) - A professora Fernanda propôs atividades de desenho e cartaz.

- Turma 1803 - A professora Patrycia, de Geografia, propôs a confecção de máscaras e armadura.

- Turma 1802 - O professor Natan, de Ciências, ensinou a produzir armadilhas para o mosquito.

- Reunião de Responsáveis - Durante a reunião, exibiram vídeos explicativos de como prevenir a proliferação do mosquito.















________________________________________



Durante a Semana de Combate as Arboviroses, os alunos do 4° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá pesquisaram, construíram cartazes, assistiram a filmes e teatrinhos e participaram de jogos voltados para o conhecimento e a conscientização da necessidade de nos unirmos em ações diárias de combate ao Aedes Aegypti. Juntos podemos mais!











________________________________________


Conforme calendário pedagógico da SME, a semana de 11 à 15/02 é a "Semana de Combate as Arboviroses". Você sabe o que são arboviroses? São as doenças causadas pelos chamados "arbovírus", que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Os alunos do CIEP Pablo Neruda estão super ligados nesse assunto. Toda comunidade escolar se envolveu na conscientização e prevenção. A Educação Infantil assistiu a vídeos, conversou sobre o assunto, participou de um circuito de ações preventivas e brincou de jogo de memória. As outras turmas assistiram a vídeos informativos sobre o assunto, os alunos confeccionaram cartazes, panfletos informativos, produziram textos como postais e literatura de cordel, além de diversas ilustrações. A turma 1502 fez paródias e apresentou para os alunos das outras turmas. "Gentileza é cuidar do ambiente para o mosquito não proliferar. CIEP Pablo Neruda - 30 Anos Gerando Gentileza"



















________________________________________


CIEP João Batista dos Santos realizou diversas atividades envolvendo o combate ao mosquito Aedes Aegypti, durante o período de 18 a 22/02, semana de combate as arboviroses nas unidades escolares da rede municipal. Os alunos puderam aprender e lembrar questões importantes sobre o Mosquito Aedes Aegypti através de atividades diversificadas, de acordo com os anos escolares. Na Educação Infantil, as turmas EI 51, da professora Viviane, e EI 42, da professora Rose, combateram os possíveis focos de Dengue, eliminando toda a água acumulada. Os alunos do Ensino Especial, com a professora Alessandra, entrevistaram funcionários e professores sobre as arboviroses, aprendendo informações importantes sobre os sintomas e como se cuidar. Alunos do 2º ano prepararam pequenos cartazes com desenhos e frases de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e de outras doenças. As turmas 1303, da professora Vania, e 1304, da professora Cleide, confeccionaram mosquitos de papel e conversaram sobre o perigo real de não tomarmos muito cuidado - "um simples mosquitinho pode acabar com o seu carnaval!".





















________________________________________


Na C. M. Emília Joana da Fonseca teve muita arte em forma de mosquito.


________________________________________


No EDI Prof. Roberto Luiz Pereira teve caça ao mosquito.

________________________________________

Acolher é um momento de boas vindas, recepção, agrado e carinho. É um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina, dia após dia, e vai criando um vínculo com os professores, educadores, amiguinhos e atividades da creche, sentindo-se cada vez mais segura. A C. M. Tia Auta, recebeu os pequenos e seus responsáveis com bastante alegria, propiciando momentos de prazer e aconchego.







________________________________________



No EDI Eu Sou também teve acolhimento cheio de carinho e encantamento.



________________________________________


O EDI Medalhista Paraolímpico Felipe de Souza iniciou o seu acolhimento com as famílias, pois, além de acolher o educando, o EDI acredita que é necessário estabelecer essa parceria, que será fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo do ano letivo. Sendo assim, o primeiro dia de acolhimento contou com uma reunião de responsáveis, quando eles puderam conhecer a proposta de ensino e os papais “veteranos” puderam tirar suas dúvidas para o novo ano. Os educadores iniciaram as atividades em horários reduzidos, que foram aumentados gradativamente, e desenvolveram propostas pedagógicas visando acolher e realizar uma diagnose para o início do planejamento. O EDI ainda ofereceu palestras para os pais sobre diferentes temáticas, promovendo o conhecimento do trabalho desenvolvido na Educação Infantil. 











________________________________________



PazAçãoValores@Poeta - “Volta as Aulas 2019” - A E. M. Poeta Mario Quintana iniciou no dia 11/02 as atividades escolares, com muito carinho e belos murais. A direção da UE conversou com os responsáveis e alunos na entrada dos turnos e todos participaram do momento do Hino Nacional. Depois, os responsáveis presentes acompanharam a turminha de seu filho até a sala de aula para conhecerem o espaço e dialogarem com o professor. Dando continuidade ao acolhimento carinhoso com os alunos, no dia 12/02, contaram com a parceria da Guarda Municipal “Equipe Lúdica”, que encantou a todos na recepção e nas salas de aula.












________________________________________



Os alunos do 4° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá parabenizam os 454 anos da Cidade Maravilhosa! Com as imagens pesquisadas e trazidas pelos alunos, a professora Margareth Pinho montou um painel com o Cristo Redentor.





2019

____________________________________

01 de novembro

Feira Literária da E. M. Gov. Carlos Lacerda foi linda demais!!!

 


Professora da UFRJ



 Alunos da oficina de dança.

 3 vezes medalhista na OBMEP: Arthur Manhães.

Aluna aprovada no Projeto Ismart, que agora estuda no Colégio PH: Anna Julia Leobons.

Uma vez Lacerda, sempre Lacerda: Luiz Felipe dos Santos Isaías.

Receberam Moção Honrosa pela participação na OBMEP:
Yuri Ismael César de Castro.

Aluna Júlia Tavares. 

Alunas Dayane Maximiano, à esquerda, e Ana Christina de Almeida da Silva, medalhista da OBMEP, à direitra.

Blusa do evento.

Premiação do Pelotão.

 Coral da UE.







Apresentação do grupo "Slam das Minas".


Mulheres que fizeram a diferença em dar a voz à mulher: Frida, Chiquinha Gonzaga...
________________________________________

Visita da Consulesa da Finlândia à E. M. Finlândia.






________________________________________

Reunião de responsáveis da Educação Especial, na E. M. Frederico Trotta






                                                                                                       
Projeto Fala Família - "A Importância do Brincar"
Profª Jacira (SME/RJ)



 
________________________________________

"Show de Talentos" na E. M. Barão da Taquara.
Diretora Rosa Maria Coelho.

1º lugar: Jamille, Daniela e Isaque.


2º lugar.


3º lugar: Kaylane e Aninha




Apresentação final - coreografada pela profª Cristina, do Grupo de Artes.

À esquerda, profª Cristina, do Grupo de Artes, CIEP Rubens Paiva; 
Rafael Santos, à direta, cantando em japonês.

Kaylane e Aninha.



Jamille, Daniela e Isaque (Anjos) e Marcela, Miguel, Kaylane e Guilherme.

À esquerda, Richard Abelha, ex aluno;
 à direita, Stefany, vencedora do Show de Talentos 2017 (5ª Edição).

 Ana Valéria, cantando "Pai, eu confiei".

 Bárbara e Mille, cantando "Velha Infância".


________________________________________

Aniversário de 10 anos do EDI Professora Ruth Cardoso!








________________________________________

E. M. Dorcelina Gomes da Costa - teatro, oficinas, grafite... Durante o Festival Juventude na Favela.





 























________________________________________

E. M. Alphonsus de Guimaraens - Festival Juventude na Favela.



________________________________________


O subprojeto da E. M. João Mendonça Lima exposto no 4º andar na SME: fotos tiradas por alunos e professores, retratando o seu dia a dia, onde moram, suas vidas...






________________________________________

Visita do Embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, à E. M. Azerbaijão.







________________________________________

FLIV da E. M. 25 de Abril.
________________________________________

Festa das Crianças na E. M. Embaixador Dias Carneiro.
________________________________________

Festa das Crianças do EDI Ugocione - oficinas de culinária e pintura.


  ________________________________________

Festa das Crianças na C. M. Maria da Conceição.


11 de outubro


Centro de Estudos EDI Ágatha Rippel e EDI Eitel Seixas com a GRH presente! Parceria e troca de experiências. A 7ª CRE estreitando laços!!!
















________________________________________

No dia 17/09, o EDI Sra Perciliana Pereira de Alvarenga, em parceria com a ONG Favela Mundo, recebeu o evento Mundial “Playing for Change Day”, com a “Turma do Tio Salsicha”.


















No Dia da Inclusão, as turmas EI 51 e EI 42 ensaiaram e apresentaram o musical: "A Linda Rosa Juvenil", protagonizado pela aluna mais que especial: Isabella da Silva Amaral. Ela e os amiguinhos deram um show para as demais crianças do EDI Perciliana, mostrando que todos somos iguais!







No dia 29/09, o EDI Perciliana recebeu o troféu de 1º colocado na Gincana JPA Sustentável - setembro. Foi condecorado também com selo Sou+JPA prata, pela participação e fomentação de atividades de cuidado com o meio ambiente e cidadania pelo bairro.




________________________________________

Na Festa Cultural do EDI Milena Santos do Nascimento, os alunos viajaram pelas regiões do Brasil e dividiram suas descobertas e produções em uma linda festa. As crianças da pré-escola, como autoras de suas obras, fizeram um passeio de campo, com intuito de observar e reproduzir sua percepção do meio.








________________________________________

Festa da Cultura envolvendo:
EM Helena Lopes Abranches
EDI Profª Cláudia Pires Contino
EDI Profª Maria Berenice Parente
CM Germinio de Souza Estrela



















________________________________________




E. M. Cândido Campos, encantando no Corredor CREativo:



"PROJETO ÁFRICA DE TODAS AS CORES

Faz-se necessário que a Lei 11.645/08 seja mais relacionada dentro do ambiente escolar, pois os estudos sobre os negros e índios no Brasil deve ser entendido como parte importante da construção da identidade do povo brasileiro. Aproveitando a comemoração do Centenário de Nelson Mandela e acreditando que a troca e o diálogo entre as disciplinas favorecem a construção do conhecimento de maneira global, as professoras Kátia Gil (Geografia) e Danielle Aguiar (Artes), da E. M. Cândido Campos, a partir da leitura do livro “Mandela, o africano de todas as cores”, estão desenvolvendo o “Projeto África de todas as cores”, com as turmas do 9º ano. Vivemos em um mundo complexo e, com certeza, um ensino fragmentado em disciplinas isoladas não dá conta de compreendê-lo em sua totalidade."



________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho possui algumas datas festivas oficiais fixas que acontecem durante o ano. A Festa da Cultura é uma delas. Nesse ano, o tema foi: "A infância nos anos 80." Todas as músicas foram escolhidas com muito carinho e toda a equipe ficou envolvida nesse ritmo, contagiando as crianças nos ensaios das coreografias. Uma playlist foi preparada especialmente para o momento com os hits da época. Além das danças, a animação também ficou por conta das brincadeiras, dos quitutes deliciosos e do  sorteio de brindes. "Ver a escola repleta de responsáveis felizes em participar, a adesão cada vez maior da comunidade e das parcerias, a alegria em proporcionar um ótimo dia em família e a união da equipe, são fatores que cada vez mais motivam a manutenção de iniciativas como essa." A próxima Festa da Cultura da Gastão já tem tema e, em 2019, todas as torcidas estarão reunidas em um "Gastão Maraca"! Estão todos convidados!

Fotos disponíveis no blog: www.emgastao.blogspot.com.br




________________________________________



Master Chef na E. M. Avertano Rocha, trabalhando receitas, fração, medidas, pesquisa, respeito, organização e trabalho de equipe.





























21 de setembro

O berçário do EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga trabalha com diversas atividades estimulantes para os bebês, desenvolvendo a coordenação motora fina e global, movimento de pinça, coordenação visomotora e outros aspectos.








No dia 31/08, o EDI Perciliana recebeu o espetáculo: "Rock for Babies", do Grupo Violúdico. Os mesmos apresentam várias músicas adaptadas para as crianças, além de promover a interação entre as crianças.




  

A equipe da ONG “Jpa eu te amo”, esteve no EDI Perciliana, no dia 30/08, premiando a escola pela participação na “Gincana JPA Sustentável” de junho/julho e revitalizando o espaço externo do EDI.











________________________________________

A equipe do EDI Compositor Roberto Ribeiro iniciou o semestre com um momento muito especial: a Jornada Pedagógica, momento de troca de experiências, estudo e aprendizagem com muita alegria! O grupo pôde discutir e vivenciar experiências significativas, baseadas no estudo que estão realizando sobre a Base Nacional Curricular Comum, que orienta o trabalho desenvolvido com as crianças. Iniciaram, assim, uma nova etapa, cheios de alegria e confiantes de que estão construindo um espaço repleto de afeto e experiências significativas para os pequenos.



 






 ________________________________________

Envolvidos na Semana da Alfabetização, os alunos do 3° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá, construíram um cabide de rimas com o objetivo de produzirem um texto poético.



  ________________________________________

O CIEP Pablo Neruda, trabalhando o rico folclore brasileiro na Sala de Leitura...

As turmas de 1° e 2° anos conheceram a história do livro "A fábrica de pipas", do autor Pedro Veludo, juntamente com brincadeiras e brinquedos que fazem parte da nossa cultura. A pipa foi escolhida e cada aluno fez a sua. Os alunos entenderam também que jogar no celular é muito bom, mas soltar pipa, jogar bola de gude, pular corda e brincar de pique com os amigos é muito melhor.

As pipas continuam voando pela Sala de Leitura com a professora Kátia. Os alunos das turmas de 1° ano brincaram de caça palavras e os do 2° ano produziram seus próprios textos, é claro, falando de pipas. Os trabalhos produzidos foram voar em um painel, onde os alunos puderam reconhecer suas produções, sempre valorizando e estimulando a leitura e as diferentes atividades que a mesma pode disparar.














O “Programa Caminhos para a Cidadania” é uma ação sócio educacional que surgiu em 2002, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. É coordenado pelo Instituto CCR, com o apoio das Unidades de Negócio do Grupo CCR. O CIEP Pablo Neruda foi selecionado para participar desse programa.

Os alunos do 4º ano e 5º ano confeccionaram cartas e desenhos para serem distribuídos no pedágio aos motoristas, durante a semana do trânsito. Foi um lindo trabalho realizado pelas professoras Leila, Paula e Alessandra, do 5º ano, e pelas professoras Sonia, Jéssica, Deise e Bruna, do 4º ano - Gentileza no Trânsito.







 


Com os 4º e 5 º anos, o trabalho de Sala de Leitura partiu para o universo dos cordelistas. Os alunos conheceram o que é o cordel e descobriram ser uma forma de arte bem tradicional, uma poesia popular muito usada no Nordeste. O Cordel foi parar no CIEP Pablo Neruda, escrito pelos alunos do 4º e 5º anos.





 ________________________________________

A ausência de representatividade negra na mídia é um problema que vai além da falta de oportunidade para os negros e menos favorecidos. O fato destes não se enxergarem nos veículos de comunicação traz problemas como baixa autoestima, insegurança e outros transtornos psicológicos. Para driblar essa falta de pertencimento, a E. M. Professora Helena Lopes Abranches contou com a ajuda do Artista Ângelo Campos, que dedicou alguns momentos para não só colaborar com sua expressão artística em prol da representatividade, mas fazer com que os alunos refletissem, em conversas informais, e interagissem, de forma espontânea, em sua expressão artística.
“A mulher negra representa nossas mães. Mulheres guerreiras e aguerridas, são elas o espelho de nossos alunos e todo o respeito à sua imagem deve ser contemplada em nossa Unidade, diariamente.
Essas devem ser confrontadas, sempre, não só com a sua imagem, mas com a sua importância no processo de formação plena de seus meninos e meninas.”
Ava DuVernay, primeira mulher negra a ter um filme indicado ao Oscar, “Selma”, resume a importância da representatividade em seu discurso na premiação do Emmy: “A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”.







2018
_________________________________________________________________________

9 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 às 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana observar que, diante de muito empenho e criatividade, todos os envolvidos nas diversas unidades aqui postadas, ainda que contrariando as expectativas dessa atual gestão municipal, conseguem extrair sorrisos das crianças, ainda que não tenha localizado fotos da E.M Frederico Trotta e da EDI Professora Kenia Mendes dos Santos Machado, onde tenho filhos matriculados.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.
    Sugiro vocês incluírem uma aba para registro da formação continuada que vocês realizam na CRE.
    Inclusive outros professores podem acessar produtos oriundos dessa formação.
    Vai a dica.
    Beijos.
    Ana Abrahão

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos pelo trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido!!!

    Gostaria de saber como faço para enviar projetos desenvolvidos pela minha U.E.

    ResponderExcluir