Pessoa Nota 10!

08 de novembro

Professora Samantha Araújo
Agentes Márcia Rosa da Silva, Marivania Tomaz 
e Eliana Bianco
EDI Milena Santos Nascimento

As educadoras da turma do Maternal I, turma 22, foram homenageadas com uma linda carta de reconhecimento feita pela Sra. Rafaela, responsável pela criança Ana Laura. 




Responsáveis Allan Jeferson, Márcia Jesus de Souza, Anderson Pereira, Leandro Abbad  
EDI Milena Santos Nascimento

A participação dos responsáveis foi fundamental para a construção da nossa horta e do Jardim do EDI Milena Nascimento. Eles doaram e trabalharam com muito amor e afinco.

 

30 de agosto


Mães Clarissa Lopes e Luciana Conceição
C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho

Receberam a visita das sras Clarissa Lopes, mãe do Davi, da turma EI-31, e Luciana Conceição, mãe do Luiz Carlos, da turma EI-11, que prepararam, junto com as crianças, bolos de cenoura deliciosos. Família e creche = parceria que dá certo!!!


23 de agosto




Professora Vânia Castro e Anna Betariz Sant'anna 
EDI Medalhista Olímpica Agatha Bednarczuk Rippel

Elas vêm desenvolvendo excelentes atividades no berçário. Com o Projeto PODEMOS TUDO, JUNTOS PODEMOS MAIS, essa parceria está sendo muito gratificante para toda unidade escolar.



19 de julho


Enid Araújo Leone

C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho


A C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho recebeu a bisavó das alunas Isabela Leone, turma EI-31, e Manuela Leone, turma EI 11, para uma tarde musical ao som do acordeom, instrumento da cultura nordestina. As crianças ficaram encantadas! 
Linda bisa nota 10!!!





 

17 de maio


Professoras de AULAS DE APOIO 
"Eu tenho valor, sou feliz e inteligente!"

Vera Lucia de Sá Albuquerque 

Monica Coutinho P. da Silveira


E. M. Poeta Mario Quintana



Desenvolvendo o PPP “PazAçãoValores@Poeta”, a trajetória das professoras de apoio Vera Lucia de Sá Albuquerque e Monica Coutinho P. da Silveira, no 1º bimestre, com os alunos do 3º ano da E. M. Poeta Mario Quintana, foi marcada por um trabalho de entusiasmo e dedicação, realizando complemento pedagógico para os alunos que necessitam do apoio.

O local de atendimento aos alunos é conhecido carinhosamente como “Cafofo”: uma pequena salinha para atendimento de oito alunos, mas com um ambiente alfabetizador fantástico, organizado pelas regentes do apoio.

Como os alunos chegam para o apoio? 

De acordo com os conceitos do último bimestre; sinalização dos regentes de turma; e teste de leitura e escrita realizado pelos professores de apoio após quinze dias do início do ano letivo. 

Como são as aulas de apoio?
Realizam um trabalho de autoestima, contextualizado e bem diversificado: criam pequenos textos a partir de jogos; fazem desconstrução, reconstrução de escrita e criação de pequenos textos usando o jogo como incentivo; bingos com as sílabas das palavras principais do texto; rearrumação de palavras com formação de frases; e o projeto do apoio no bimestre “Cabe na mala”.
 







 














Aluna Yasmim Oliveira

Escola Municipal Finlândia


As redes sociais da E. M. Finlândia são administradas por uma equipe de alunos chamada "TIME F". A equipe, além de administrar as mídias da escola, também apresenta os vídeos para o canal da UE no YouTube. O projeto teve início em 2017 e no ano passado foi realizado um processo seletivo para a escolha dos novos integrantes de 2019. Uma das aprovadas foi a aluna Yasmim Oliveira, de 13 anos, que está cursando o 8° ano. Ela entrou no grupo e em muito pouco tempo se tornou uma excelente apresentadora, destacando-se muito na frente das câmeras.
Atualmente, ela apresenta o quadro "A Vez do Aluno", alguns outros vídeos disponíveis no canal do YouTube e também na página da escola no Facebook.
Ela é uma ALUNA NOTA 10!




Confira os vídeos:







28 de fevereiro

 

Sara Castro - diretora da E. M. Roberto Burle Marx
Shirlei Cabral - diretora da E. M. Com. de Vargem Grande
 Maria das Graças Cavalcanti - da GED 7ª CRE

No último dia 25/02, a sede da 7ª CRE se reuniu para homenagear as professoras Sara Castro, diretora da E. M. Roberto Burle Marx, e Shirlei Cabral, diretora da E. M. Comunidade de Vargem Grande, pelos seus 50 anos de magistério! Aproveitamos também para parabenizar a professora Maria das Graças Cavalcanti, da nossa GED, pelos seus 51 anos de carreira! Muita emoção regada a mensagem emocionada da professora Mônica, diretora da E. M. Gov. Carlos Lacerda, música doce da professora Renné, muitos abraços  carinhosos e ainda contando com as presenças da nossa Secretária Municipal de Educação, professora Talma Romero, e equipe. 

Vidas dedicadas à Educação e cheias de muito brilhantismo. 
Parabéns, Pessoas NOTA 10!!!






 





2019
_________________________________________________________________________

01 de novembro

Professor RODRIGO RANGEL
Núcleo de Artes Prof. Albert Einstein

Nosso querido professor Rodrigo Rangel, do Núcleo de Artes Prof. Albert Einstein, recebendo a Medalha Carioca.




11 de outubro

Professor RODRIGO RANGEL
Núcleo de Artes Prof. Albert Einstein


Nosso Professor RODRIGO RANGEL, do Núcleo de Artes Prof. Albert Einstein, foi indicado para Medalha Carioca de Educação! Parabéns, pelo merecido reconhecimento!!!




HISTÓRICO

O Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro instituiu, por meio da Deliberação E/CME nº 14, de 21 de fevereiro de 2006, alterada pela Deliberação E/CME nº 27/2016, a Medalha Carioca de Educação, conferida às personalidades por suas relevantes contribuições prestadas à Educação da Cidade do Rio de Janeiro, chegando este ano à 12ª edição da premiação. Conforme disposto no § 1º do art. 9o da Deliberação CME nº 27/2016, este Conselho designou a Comissão Especial, responsável pela seleção dos profissionais agraciados com a referida Medalha, no ano de 2018.



Para a premiação de 2018, a Comissão Especial foi composta pelas Conselheiras Marise de Fátima Raposo Borges e Rosana da Silva de Medeiros, representantes do Conselho de Responsáveis; Maria de Lourdes Albuquerque Tavares e Maria de Fátima Cunha representantes do segmento governamental; Afonso Celso Teixeira, Coordenador da Comissão e, ainda, pelas convidadas Mônica Maria Saraiva Pereira (Gestora do GEC Governador Carlos Lacerda) e Letícia Santos da Cruz (Gerência de Educação da 9ª Coordenadoria Regional de Educação). Em que pese a composição original da Comissão Especial, por motivos alheios à vontade dos Conselheiros, fez-se necessário fazer substituições, com a necessária autorização das bancadas. Nesse contexto, a Conselheira Marise de Fátima Raposo Borges foi substituída por Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino e Simone Monteiro de Araujo substituiu as Conselheiras Maria de Lourdes Albuquerque Tavares e Maria de Fátima Cunha, nos dias 11 e 18 do corrente, respectivamente.



A Comissão Especial se reuniu nos dias 11 e 18 de setembro do corrente, quando foram selecionados os profissionais que serão agraciados com a Medalha Carioca de Educação 2018. No primeiro momento, os membros da Comissão Especial procederam à análise da documentação apresentada, constatando que todos reuniam os critérios estabelecidos no Regulamento da Medalha Carioca de Educação, edição 2018, publicado no D.O. Rio de 02/08/2018.



Os membros da Comissão avaliaram as candidaturas inscritas, todas destacadas pela excelência de seus trabalhos, chegando às duas personalidades selecionadas. Desta forma, o Conselho Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro tem a honra de conceder a Medalha Carioca de Educação/2018 aos professores relacionados a seguir, cujos perfis foram extraídos das justificativas apresentadas pelos proponentes.

PROFESSOR RODRIGO RANGEL

Rodrigo Rangel, Professor I de Artes Cênicas, Mestre em Ciência das Artes, ingressou na Rede Pública Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro em 1995.

Nos primeiros quatro anos de regência, em escolas regulares, desenvolveu com os alunos, em sala de aula, um trabalho de montagem de textos teatrais relevantes na dramaturgia mundial, tendo, inclusive, criado e dirigido grupos de teatro nestas unidades escolares (E.M. Paraguai e E.M. Levy Miranda).

Em função dos resultados pedagógicos obtidos, em 1999, foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação a lecionar no Núcleo de Arte Professor Albert Einstein.

Vale lembrar que o Núcleo de Arte é um projeto, desenvolvido desde 1993 pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Sendo um projeto de extensão pedagógica, implica atividades optativas (o que o difere das escolas regulares), oferecidas em ambos os turnos para que os alunos (matriculados na Rede pública municipal de Educação) frequentem no horário contrário ao das aulas da grade escolar tradicional, possibilitando o desenvolvimento e ampliação dos seus potenciais artísticos intrínsecos, através das oficinas ministradas por professores concursados nas diversas áreas de Arte-Educação: Arte Literária, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Vídeo.

Com esta infraestrutura mais adequada (do que nas salas de aula das escolas regulares) e com o apoio e incentivo da Coordenação deste espaço educacional, o Professor Rodrigo Rangel potencializou, sobremaneira, seu trabalho e pôde dar continuidade à sua pesquisa aliada à prática com os alunos, desenvolvendo uma metodologia de trabalho estruturada, pedagogicamente, em pontos fundamentais:

1) Orientação para a construção de um teatro no espaço do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein, com estrutura de palco, camarim, iluminação;
2) Pesquisa e estudo de grandes textos da dramaturgia mundial;
3) Adaptação dramatúrgica das obras escolhidas, com criação de textos originais;
4) Ensaio de alunos-atores (com o aprimoramento da técnica de interpretação) e produção de cenários e figurinos com integração das linguagens artísticas ministradas no Núcleo de Arte (música, Artes Visuais, Dança e Cinema/Vídeo);
5) Apresentações do espetáculo produzido pelos alunos em temporadas anuais;
6) Formação de plateia, com debate após as apresentações, trazendo alunos de diversas escolas da 7ª CRE, estendendo às demais Coordenadorias Regionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e até escolas particulares e PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria Estadual de Educação, para assistirem às apresentações.

Após a conclusão de seu Mestrado em Ciência da Arte (2010), que teve como dissertação a pesquisa sobre o teatro na educação, o Professor Rodrigo Rangel passou a considerar o relato escrito da plateia (sobre o espetáculo assistido) como mais uma ferramenta metodológica, possibilitando ao Núcleo de Arte um farto material documental sobre as Práticas de Montagem apresentadas.

Enumeramos as obras pesquisadas, adaptadas, ensaiadas, apresentadas e documentadas por este professor e os alunos que, ao longo destes dezenove anos de trabalho no Núcleo de Arte, produziram belos espetáculos teatrais, movimentando a cena teatral estudantil da 7ª CRE:

Lisístrata (de Aristófanes)
O Auto da Barca do Inferno (de Gil Vicente)
Primo Salvador (ideia original)
Imagens Di Cavalcanti (ideia original)
João e Maria & Os Três Porquinhos (Fábulas)
O Mambembe (de Arthur Azevedo)
Romeu e Julieta (de Shakespeare)
Sonhos de uma Noite de Verão (de Shakespeare)
Medéia (de Eurípedes)
Valsa nº 6 (de Nelson Rodrigues)
A Aposta (de Tchecov)
Cyrano de Bergerac (de Edmond Rostand)

Atualmente, o professor está em processo de montagem de “O Amor de Pedro e Inês”, espetáculo que conta a emocionante e conhecida história de amor de Portugal, com estreia prevista para novembro de 2018.

A experimentação de todo este processo, com certeza, interfere de modo positivo na formação de nossos alunos como sujeitos criativos, seguros, articulados, bem adaptados às atividades de grupo e, até, como consumidores de cultura em suas vidas adultas, indo ao encontro com o que escreve a arte-pedagoga Ana Mae Barbosa em seu livro “A imagem e o ensino da arte”: (...) “Arte não é apenas básico, mas fundamental na educação de um país que se desenvolve”.

Os diversos relatos de ex-alunos do Núcleo, muitos, agora, já adultos, narrando suas experiências e a importância do trabalho com este professor em suas vidas, ratificam nossa escolha.

Por seu trabalho, exemplo e dedicação em vinte e três anos de trabalho ininterrupto no ensino das Artes Cênicas aos jovens da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, o Professor Rodrigo Rangel merece ser agraciado com a Medalha Carioca de Educação neste ano de 2018.



21 de setembro

Prof. Rafael Costa
E. M. Dorcelina Gomes da Costa

Um reconhecimento merecidíssimo ao trabalho desenvolvido pelo nosso professor de Artes Plásticas, Rafael Costa, da E. M. Dorcelina Gomes da Costa, que desenvolveu um belíssimo trabalho com os alunos, denominado “Modern Att”: um jogo interativo de realidade virtual. Este trabalho foi apresentado no “Festival comKids interativo”, no Goethe Institut, em São Paulo. No dia 08/06, o professor realizou na Escola, durante a Semana Cultural de Valorização da Consciência Negra, uma oficina de Realidade Virtual, com foco na temática Afro.





  

Prof. Ronaldo Lacerda

CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima



Publicado em 14/06/2018, no Facebook da Multirio...
Professor de Educação Física e mestre de capoeira, Ronaldo Lacerda, do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, utiliza elementos da cultura afro-brasileira, como o maculelê, o samba de roda, o jongo e a própria capoeira, para trabalhar os conceitos de ancestralidade, não violência, ritmo, entre outros. 



Confira a série completa: https://goo.gl/vDNeY3 

Assista aos produtos da MultiRio quando quiser! Na TV: Canal 26 da NET 

Assista nossa programação on-line: https://goo.gl/e1PgkL 

Portal da MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/





15 de junho

Aluna Lara

E. M. Finlândia


A aluna Lara, do 7º ano, da E. M. Finlândia, conquistou o 10º lugar na Categoria Trio, no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica, que está acontecendo em Portugal. 





18 de maio

Aluna Laiane Marinho

E. M. Finlândia


"Laiane Marinho tem 14 anos e é aluna da Escola Municipal Finlândia desde 2016, quando foi matriculada para cursar o 7°ano. Atualmente, ela cursa o 9° ano. Antes de ser desta escola, era aluna da Escola Municipal Desembargador Ney Palmeiro, onde cursou o 6° ano experimental. 



Na Escola Finlândia existe uma equipe de alunos chamada “Time F”. O grupo administra as redes sociais da escola, realizando a divulgação dos trabalhos e, também, produzindo vídeos diversos para o canal da escola no Youtube. A equipe foi formada em 2017 pelo Professor Edson Dionisio. 



Em março de 2018, após o surgimento de uma vaga no “Time F”, Laiane Marinho foi convidada pela sua companheira de turma, Jeanny Belmonte, para fazer parte da equipe. A partir disso, se tornou responsável pela administração da página da escola no Facebook. 



Duas semanas após se tornar membro do “Time F” e administradora do Face da Finlândia, Laiane passou a ter um quadro semanal no canal da escola no Youtube. O quadro se chama “FATO OU BOATO”. Neste quadro, toda semana, Laiane aborda algum tema relevante, muitas vezes desmistificando certos equívocos. 



A aluna, atualmente, ainda participa de outros vídeos. 

Ela é de fato uma PESSOA NOTA 10." (texto do seu Professor Edson Dionisio)








“FATO OU BOATO”





Entrevista com a Professora Quenia:


20 de abril

Prof. Maxwel Monteiro Bastos
GED 7ª CRE

É com grande satisfação que a E/7ªCRE/GED parabeniza o seu Supervisor Pedagógico Maxwel Monteiro Bastos pela conquista do título de Doutor, em 12/04/2018, pela UERJ, com a tese: "Ampliação da Jornada Escolar Ancorada na Educação Esportiva: Programa Clube Escolar". Um grande mestre e pessoa nota 10! Parabéns e mais sucesso!!!








06 de abril


Profª Symone Tatagiba Figueiredo Gonçalves

E. M. Victor Hugo



Esse painel ao fundo, da E. M. Victor Hugo, é uma pintura feita por alunos juntamente com a professora Symone Tatagiba Figueiredo Gonçalves, de Artes Plásticas e Artes Cênicas. A mesma foi homenageada pelo Vereador Prof. Célio Lupparelli, no evento “Ao Mestre Com carinho”, no dia 20/10/2017, no Centro Cultural Municipal Dyla Sylvia de Sá. Ela é uma pessoa nota 10 que a escola deseja mostrar e homenagear!








Alunas da E. M. Victor Hugo 



Alunas do 9º ano da E. M. Victor Hugo, em 2017, tiveram ótimos resultados em provas para o Ensino Médio:



- Rafaela Silva passou para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Escola Politécnica Joaquim Venâncio, para o curso de Análises Clínicas;




- Gabriela Britto Silva passou para Cefet/RJ – Telecomunicações;




- Carolina Martins Gomes dos Santos passou para Cefet/RJ - Segurança do Trabalho.



16 de março de 2018


Profª Shirley Barros Cabral

E. M. Comunidade de Vargem Grande




Nossa querida diretora completou 50 anos de magistério e, no dia 30/03, fará 70 anos de idade. Exemplo de garra em uma vida de dedicação à Educação, ela sempre foi uma Pessoa Nota 10!



02 de março de 2018

Profª. Maria das Graças Cavalcanti

GED 7ª CRE






Nossa querida professora Graça completou 50 anos de magistério no dia 23 de fevereiro! 50 anos de dedicação, profissionalismo e muito amor pela Educação. 
Ela sempre foi uma PESSOA NOTA 10!!!



"A foto foi tirada na E. M. Joana Angélica, em Vila Kennedy, onde trabalhei no ano de 1968. Na época, era professora do antigo Estado da Guanabara, que após a fusão virou Município do RJ.

Fui muito feliz como regente de turma, como diretora da E. M. Alice Amaral Peixoto, onde trabalhei por 24 anos, e agora como assistente da 7ª CRE, onde já estou há 23 anos.

Tenho muitas histórias para contar, fiz muitos amigos entre colegas e parceiros de trabalho.

Nunca me arrependi! Ainda não pretendo parar, pois adoro meu trabalho! Começaria tudo outra vez!

Agradeço a todos que colaboraram para que eu chegasse até aqui com tamanha disposição!

Agradeço, principalmente, a Deus por ter sido sempre o meu principal parceiro!"




Profª. Magali de Oliveira Spalding
GRH 7ª CRE



Dia 28 de fevereiro nossa querida professora Magali completou 50 anos de magistério! 50 anos de dedicação, profissionalismo e muito amor pela Educação. 
Ela sempre foi uma PESSOA NOTA 10!!!




Sargento César - 18º Batalhão 




Temos que destacar o trabalho que esse grande parceiro da 7ª CRE vem desempenhando junto às escolas de Jacarepaguá. O bom relacionamento da 7ª CRE com o 18º Batalhão tem se dado, principalmente, graças ao Sargento que procura atender prontamente às nossas demandas. 

Comprometido, competente e sempre com muita boa vontade, ele é o nosso PARCEIRO NOTA 10! 


29 de setembro de 2017

Prof. Edson Dionísio

E. M. Finlândia



O prof. de Ciências da E. M. Finlândia, Edson Dionisio, que atua nas turmas de 7° ano e aplica a disciplina eletiva NEURÓBICA, CIÊNCIA E MULTIMÍDIA, tem realizado um belíssimo trabalho à frente de suas turmas. Ex-aluno desta mesma rede de ensino, ele ingressou em 1997, na E. M. Nelson Rodrigues, onde cursou o antigo C.A. por volta dos 9 anos de idade, com a prof. Monica Campos, atual diretora da unidade. Em 1999, foi matriculado na E. M. Renato Leite. No ano seguinte, em 2000, como havia iniciado a vida escolar de forma tardia, foi encaminhado para uma turma de Aceleração (Projeto), na E. M. Vitor Meireles. Em 2001, voltou para a E. M. Nelson Rodrigues para cursar a chamada 5° série e lá permaneceu até 2004, quando concluiu o Ensino Fundamental. Nos anos posteriores, estudou à noite em uma escola estadual e, em 2008, após ser aprovado no vestibular, ingressou no Ensino Superior, concluindo a faculdade de Licenciatura em Ciências Biológicas. Em outubro de 2015, começou a atuar como professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, na E. M. Finlândia - 7ª CRE.




O professor criou as redes sociais da escola (facebook, instagram e twitter) com o objetivo de realizar a divulgação das atividades desenvolvidas na UE. Ao logo do tempo, o trabalho cresceu muito e, por isso, fundou o TIME F, que é formado por um grupo de 6 alunos que, sob a orientação do professor, realizam a administração dessas mídias. Entretanto, hoje, o TIME F realiza outras atividades além da divulgação dos trabalhos realizados na Escola. 


  






Veja alguns vídeos do TIME F:






"A aluna Jeanny Belmonte, do TIME F, ao longo de três vídeos, vai mostrar os espaços temáticos da Escola Municipal Finlândia. Neste primeiro, será apresentado a sala de artes e os trabalhos realizados pela Professora Marise Burlamaqui com os alunos do 7°, 8° e 9° ano."







"A aluna Jeanny Belmonte entrevistou a profª Viviane Pernas. Na entrevista, Viviane Pernas, professora de Educação Física, falou e mostrou um pouco da atividade chamada circuito."







Prof. Leandro Ferreira – disciplina Projeto de Vida







A atividade foi realizada pela profª Eloisa Carrera, que aplica aulas de português para as turmas de 7° ano. A atividade consistiu na elaboração de poesias de temas diversos com a turma 1704.



Confira outras atividades desenvolvidas pelo prof. Edson Dionísio:



- Construção de um pulmão artificial com alguns materiais simples como garrafa pet, canudos e bexigas. A atividade foi realizada com a turma 1801. 






Verificando a presença de amido em alguns alimentos como biscoitos, batata, farinha de trigo, etc. Esta atividade foi realizada na disciplina eletiva.





Avaliação prática sobre Reino das Plantas, realizado no 3° Bimestre deste ano, com as turmas de 7° ano.







22 de setembro de 2017

Aluno Elielton Freitas da Silva Lima

E. M. Victor Hugo



Elielton Freitas da Silva Lima, da E. M. Victor Hugo, 9º ano, toca violino e fez sua inscrição na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, com a ajuda da sua professora Camilla Oliveira, tendo sido selecionado para ingressar no grupo de músicos! As imagens são do dia da audição, quando receberam a visita do Prefeito e do Secretário Municipal de Educação.







 




Resenha do vídeo no Youtube:




O aluno Elielton Freitas da Silva Lima, do 9º ano da Escola Municipal Victor Hugo, nos encanta ao apresentar no violino a peça: Canon in D, de Johann Pachelbel. A composição representa a mais famosa e difundida música de Pachelbel, um artista importantíssimo da música clássica barroca, que afirmam ser um dos influenciadores de Johann Sebastian Bach. O vídeo foi criado como parte do projeto ORQUESTRA NAS ESCOLAS, que compõe a estrutura da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, para estudantes da rede municipal do Rio (do 5º ao 9º ano). A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Educação, deu mais um passo importante de incentivo à arte nas escolas. 



Ficha Técnica: 

Violinista: Elielton Freitas da Silva Lima (turma: 1904) 

Música: Canon in D Composição: Johann Pachelbel 

Edição de Vídeo: Guilherme Soares da Silva (turma: 1905) 

Fotografia e Imagem: Prof. Camilla Oliveira (Geografia)


________________________________________________________________________


15 de setembro de 2017


Professora Marta Silveira

E. M. Morvan de Figueiredo



A AUTORA

Marta Silveira é carioca. Desde pequena é encantada pelos livros e pela leitura. Tornou-se escritora após anos de contação de histórias, de muita leitura e de troca de experiência com os leitores (alunos e professores) na Sala de Leitura da E. M. Morvan de Figueiredo. É Doutora em História Social pela UFF e Professora Adjunta de História Medieval da UERJ. É professora especialista de História na Secretaria Municipal de Educação. 



O LIVRO

O Marreco Marrento é o primeiro livro de uma série destinada a estabelecer um novo modo de fazer literatura infantil. A linguagem do dia a dia é transformada em poesia e o enredo estimula uma reflexão sobre os princípios éticos envolvidos na convivência social. O livro destina-se tanto às crianças que estão iniciando nas artimanhas da leitura quanto àquelas que estão em vias de aprimoramento das suas habilidades interpretativas. O texto explora a sonoridade das assonâncias, aliterações e da rima, favorecendo a compreensão, pelo leitor infantil, dos mecanismos básicos da língua.



SINOPSE

Na fazenda havia um marreco, de tão briguento, foi apelidado de Marreco Marrento... Até que uma série de acontecimentos o fizesse mudar... O que teria acontecido ao nosso marreco? O que teria acontecido ao Marreco Marrento?




________________________________________________________________________

19 de maio de 2017

Professora Denise Lopes

E. M. Poeta Mario Quintana



"Com muito carinho, agradecemos à professora Denise Lopes, PI de Educação Física, por sua dedicação à Unidade Escolar Poeta Mario Quintana...! Foram quatorze anos e três meses de um excelente trabalho, realizado de maneira honesta, ética e com espírito de união. Ficaremos saudosos de suas aulas cheias de vida e dinâmica, de sua parceria com os Projetos desenvolvidos na escola e de nossas reuniões do Conselho Escola Comunidade. Enfim, desejamos que desfrute de sua aposentadoria com a consciência de ter cumprido seu dever. Você “brilhou” em nossa escola!”


________________________________________________________________________



29 de maio de 2015



Profª Cláudia Maria 

EDI Sra Perciliana Pereira de Alvarenga 



A “Pessoa Nota 10” do EDI Perciliana desta semana é a profª Cláudia Maria. Atualmente atuando como regente da turma EI 32, ela é um exemplo de determinação e amor pela Educação. Ingressou na rede como Merendeira e, convivendo nos espaços escolares com as crianças, apaixonou-se pela Educação. A partir daí, partiu em busca de formação até que, finalmente, passou para o concurso de Educação Infantil, em 2014. É uma professora brilhante e muito engajada, que a todos conquista com seu sorriso. “Temos muito orgulho de você, Claudinha!”





05 de setembro de 2014


EQUIPE DA COZINHA 

C. M. Sempre Vida Nise da Silveira



Na III Semana da Educação Infantil, a equipe da cozinha da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira trabalhou com muito carinho e empenho para que fossem servidas refeições muito saborosas aos alunos e responsáveis. Os pais não só provaram como aprovaram o que comeram. Essa conclusão foi possível a partir das avaliações que foram entregues na saída do evento. Foram muitos os elogios ao cardápio oferecido. “Temos certeza de que nossa DEGUSTA AÇÃO não teria sido o sucesso que foi se não fosse essa equipe que se dedicou ao máximo para que tudo desse certo. Parabéns, EQUIPE NOTA 10 da cozinha!



06 de dezembro de 2013

Prof. Gerson Paulino


Clube Escolar Cidade de Deus


No último dia 29/11, o Prof. Gerson Paulino realizou a entrega de faixas da oficina de Judô do Clube Escolar Cidade de Deus. O professor, renomado no cenário nacional do Judô, com participações em capacitações e arbitragens internacionais, desenvolve um excelente trabalho e proporcionou aos seus alunos uma avaliação teórica e prática que certamente contribuirá no desenvolvimento integral dos mesmos.








Alunos da E. M. Dom Pedro I

Alunos da E. M. Dom Pedro I que passaram na 1ª fase do colégio Pedro II:

Thayan Machado de Oliveira - T. 1902

Lara Magre Ferreira Garcez - T. 1901

Julia Medeiros Maciel - T. 1904

Mackiciely Thainá Oliveira de Melo - T. 1905

Lucas Silva Soares Carvalho - T. 1905

Guilherme Pereira Arruda - T. 1903

A escola muito se orgulha de vocês!



24 de maio de 2013

Professoras Lucinda Paura Gonçalves, Sheila Paiva e Sônia Maria P. de Albuquerque
E. M. JORGE AMADO

"É maravilhoso saber que neste mundo conturbado de hoje, vocês professoras, Lucinda Paura Gonçalves, Sheila Paiva e Sônia Maria P. de Albuquerque, são exemplos de trabalho, carinho e dedicação. Parabéns, professoras!" 
Equipe Jorge Amado



19 de abril de 2013

Profª Renata Aparecida Mariano 
EDI Milena Santos Nascimento e E. M. Jurandir Paes Leme 


O EDI e a Escola estão em festa! A profª das unidades, Renata, foi premiada pelo seu maravilhoso trabalho com sua turma de alfabetização na E. M. Jurandir Paes Leme! “Temos orgulho de ter esta professora em nossa unidade e estamos esperando ansiosamente, pois ela será nossa Coordenadora Pedagógica em breve... “Parabéns, é de profissionais assim que a Educação precisa!” - declara a equipe do EDI Milena.



Março de 2013


Profª Cássia Franco de Souza Antunes
CIEP PABLO NERUDA
A professora de Educação Física, Rita de Cássia, escreveu o lindo texto: “O ENCANTO DESTA CIDADE É MEU”, para homenagear a nossa querida cidade do Rio de Janeiro no seu aniversário. O texto delicado e inteligente mostra o orgulho de ser carioca e despertou nos alunos do CIEP o prazer pela produção de diferentes tipos de texto. Vale a pena conferir, afinal, somos cariocas o ano inteiro.

“O ENCANTO DESTA CIDADE É MEU

RIO DE JANEIRO, sempre lindo, cheio de encantos mil... Assim se canta o Rio e se destacam os encantos naturais, trazendo à tona a própria natureza de quem o habita.
Quando se ouve falar em verdes campos, flores belas, mares e marés, altas ondas, trilhas, voos, inúmeras rotas de prazeres e liberdade, até se esquece do trânsito, do mau trato das diferenças, dos descasos e desmandos comuns às metrópoles, porque os corações se enobrecem nas retinas que imprimem essas visões de beleza.
Flores e mais flores desabrocham incessantemente em todo e qualquer resquício de terra; as águas seguem seu curso. Quando se adentra a floresta ou se navega, a exuberância de espécies e matizes se mistura à diversidade de aromas e texturas conduzindo o estado de vida ao nível de mais pura absorção. O pensamento rende-se aos anestesiantes registros dos sentidos, que captam um mundo farto e vibrante; pequena amostra do todo que havia e por isso mesmo concentra e espelha toda a riqueza da vida nativa.
A vida de um carioca é a mais nobre e delicada dessas flores. Extraindo e esbanjando bom humor, esse povo cria um ar de realização bem sucedida às situações cotidianas, transformando o indesejado em sátira contundente e as alegrias em glória e troféus eternos, mas sempre superáveis por eles mesmos. Postura soberba herdada de certa aristocracia, mas vivida por uma gente imbatível e aberta ao próximo, que não escapa de uma conversa na fila, na praia, na esquina, no elevador, nos ‘halls’. Fina estampa e morena na maioria,nem que conseguida ao custo de muito suor ao sol, seja na praia ou na laje; seja nas ruas vendendo sua força de trabalho; expondo seu carisma; fiscalizando a natureza...
Não obstante, o gênio inventivo e o extravasamento de sua capacidade de organização explodem em céu aberto, na veia mais pulsante do ser carioca, a Marquês de Sapucaí. Ali, seguindo a denominação deste lugar particular, denota sua nobreza; espanta seus fantasmas; desvela suas fantasias reais do irreal mutável; chora suas dores; exalta seus ícones e ídolos; mostra seus medos e; encara seus demônios na certeza de que será melhor um dia... ou por um dia. E, não há no mundo quem não se renda a esse espetáculo.
O encanto maior disso tudo, no entanto, é meu, que por meus sentidos tenho de volta o que meu coração transborda: um amor incontido, sofrido diante das mazelas renitentes, e sempre crente na mudança para melhor, para a qual batalho a cada momento, em cada canto percorrido do mapa, em cada canto que eu canto e ouço, em cada canto em que me coloco para admirar o meu amor... RIO, assim como eu, de JANEIRO, mas pronto o ano inteiro para o que der e vier, orando para que venha sempre o melhor, para todos, no lugar em que cada um sabe, se não, precisa saber, que ainda pode ser muito melhor do que a infinita capacidade humana consegue imaginar.
Bom de papo e de coração, sedutor capitulado pelo encanto do estrangeiro, promove o encontro com o quê de semelhante conseguem ver um no outro. Há pouco tempo um japonês, Daisaku Ikeda, recebeu a chave da cidade e o título de Cidadão Carioca. Investigando os motivos que o levaram a alcançar tamanha honraria, descobri que é um desses apaixonados pelo Rio, que ama a humanidade, e em poesia e prosa refere-se a autores brasileiros em face ao tributo que presta à nossa habilidade em acolher distintas culturas, ratificando o título que Darcy Ribeiro confere ao Brasil de ‘a mais bela e luminosa província da Terra’. Em carta recentemente enviada aos seus concidadãos cariocas, compara o Rio ao ‘jovem sol a iluminar o imenso território brasileiro’.
Por inevitável associação, vejo a aquarela brasileira se formando por refração da luz que emana daqui, do Rio de Janeiro de braços abertos, convidando ao olhar, à presença e ao abraçar das pessoas. E, por humilde comparação, sinto que uma das essências do encantamento por este lugar reside em mim, junto com o desejo e o empenho para que nossa consciência carioca jamais permita que nenhuma outra fama seja maior do que a de CIDADE MARAVILHOSA.”


Aluna Alana Raquel da Silva Lino 

E. M. Dom Pedro I

A aluna Alana Raquel, do 9º ano, participou do concurso: “O Encanto desta Cidade é Meu”, do portal do Rioeduca, e foi premiada na categoria aluno (14 a 17 anos). Parabéns, Alana Raquel, por sua conquista, e profª Ana Maria Lins (Sala de Leitura), por tê-la incentivado e auxiliado a participar. Os professores Fátima Martins, Neyla Fialho e Tiana Omena também ajudaram na postagem e utilização dos recursos da informática.

3 comentários:

  1. NEYLA FIALHO PINEIRO5 de abril de 2013 às 06:18

    PARABÉNS ALANA! QUE ESTA SEJA A PRIMEIRA VITÓRIA DE UMA SÉRIE. VC MERECE.
    BEIJOS,
    NEYLA

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata, espero que seus olhinhos continuem a brilhar pela educação infantil e que você consiga contagiar toda sua equipe com seu jeito meigo e carinho para realização de um belo trabalho .
    Beijos
    Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elaine!!
      Muito bom poder contar com profissionais tão competentes como você!
      Um beijo,
      Renata

      Excluir