Aconteceu, Virou Manchete



02 de dezembro

Inspirados na tirinha “bichinhos de jardim”, a turma EI 11, do EDI Tristão de Athayde, aproveitou sua manhã para plantar flores, degustando pitangas e fazendo a brincadeira do copo. Assim, a turma desenvolveu a atenção e respeito com a natureza.

Após a leitura do livro “Os três jacarezinhos”, inspirado na história dos Três Porquinhos, a EI 26 realizou uma deliciosa atividade: fizeram a grafia do numeral três, a brincadeira lúdica de pescar apenas três jacarés, colagem, pintura e desenho no caderno.

Estimulando a criatividade na EI 32 do com a pintura livre.
________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para os responsáveis apreciarem a linda exposição de artes: "Brincando com Tarsila do Amaral", baseada em releituras das obras da pintora Tarsila do Amaral. Uma grande artista brasileira, sendo considerada uma das figuras centrais da pintura em nosso país. O EDI ficou lindo, colorido e cheio de produções realizadas pelas crianças. 


 





 
 ________________________________________

A profª Margareth Guimarães de Pinho, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, encerrou o Projeto de 2016: "Somos Super... Humanos, Heróis e Amigos!" com a construção da mascote da Classe Especial. Surgiu então o “Super Aluno”, herói que possui as características dos alunos da Classe Especial, com o objetivo principal de promover a paz, o respeito mútuo e o espírito de cooperação do corpo discente, para que todos cuidem da escola com o carinho que ela merece, pois somente a união faz a força! A mascote foi a culminância do Projeto 2016.
 

11 de novembro

Manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves. Dessa forma, na Semana do Dia Nacional da Saúde Bucal, graças à parceria do CMS Santa Maria com a C. M. Tia Auta, as crianças da creche puderam assistir a um vídeo infantil bem ilustrativo sobre como prevenir e combater as doenças bucais, criando um hálito puro e um sorriso bonito todos os dias!




Tendo como tema gerador desse ano as Olimpíadas na nossa cidade, a C. M. Tia Auta organizou uma Festa Cultural onde a diversidade dos povos foi o foco da exposição, das brincadeiras e apresentações musicais. Cada turma desenvolveu trabalhos relacionados aos países escolhidos anteriormente e que participaram dos Jogos Olímpicos, com apresentações de danças desses países e do Folclore Brasileiro, rico em sua diversidade. Foram momentos divertidos e emocionantes!






“Ser criança é correr até cansar, brincar e se sujar, comer e se lambuzar...” Se fossem transformar o Dia das Crianças da C. M. Tia Auta numa frase seria: “um dia perfeito”. Começaram o dia com brinquedos infláveis, onde as crianças puderam se divertir até cansar. Tiveram um lanche especial com cachorro quente, refrigerante e bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro. Brincadeiras nas salas, teatrinho e banho de mangueira complementaram o dia das turmas. E para fechar com chave de ouro, tiveram um show de mágica fantástico! “Tem coisa melhor do que ser criança? Claro que não! E nós, profissionais da Educação, nos transformamos em crianças também! Diversão pura!”







________________________________________

Na confecção da pipa, a turma EI 41 do EDI Tristão de Athayde trabalhou com colagem, giz de cera, canetinha e cola colorida. Cada um usou sua criatividade e enfeitou a pipa do seu jeitinho.

Após a história da “Abelha Dulcineia”, com o carimbo dos pés, surgiram abelhas de todos os lados! As crianças amaram sentir cócegas com o pincel. Foi muito divertido!


Invasão de insetos na EI 41. Joaninhas foram produzidas com rolinhos de papel higiênico, guache e colagem!



Novembro é o mês dela... "Querido símbolo da terra". Viva a bandeira do Brasil!




A EI 21 do EDI Tristão de Athayde fez um caminho divertido com vários desafios!



A turma EI 13 adorou brincar de “Estoura Letra”, uma brincadeira onde em cada bexiga foi colocada uma letra do alfabeto ou palavra. As crianças tinham que estourar e falar a letra para os amigos. Foi muito divertido!
________________________________________

O cotidiano escolar na Educação Infantil é permeado por práticas expressivas com linguagens artísticas. Essas linguagens são instrumentos de comunicação na ação da criança sobre o mundo e sua importância está em colaborar para o desenvolvimento expressivo, para a construção da poética pessoal e para o desenvolvimento da criatividade. Pensando assim, os educadores do EDI Milena Santos do Nascimento, Sirlene, Ivana, Márcia, Jaqueline, Paula, Cláudia e Nildo se empenharam em realizar a peça: "Passeando em um safari" e despertaram imensa alegria na criançada. Foi um sucesso!



________________________________________

O mês de outubro é sempre esperado na E. M. Gastão Monteiro Moutinho! Já faz parte do calendário da escola a comemoração do Dia das Crianças com mesa temática, brindes, lanche, brinquedos, recreação, picolé, bolo e muita animação. A cada ano, as crianças já se preparam para receber o carinho e se divertir para valer! Nesse ano, em especial, o tema escolhido foi a Turma da Mônica. Tão utilizado em materiais pedagógicos e tão próximo das crianças, os quadrinhos de Mauricio de Souza sempre incentivam a leitura e fazem a alegria da garotada. Importante citar que a festa é oferecida sem custo algum para crianças e responsáveis. Confiram como foi...





















27 de outubro


Dia de chuveirão, música, festa, sorteio e bolo... Assim foi a Semana do Dia das Crianças no EDI Tristão de Athayde, cheia de muita alegria e diversão.Tiveram também a parceria com o curso de idioma Yes que sorteou brindes para as crianças. 














A turma EI 23 confeccionou sua própria massinha. Foi muito divertido “colocar a mão na massa”!

As turmas EI 22, 23 e 24 prepararam uma gelatina deliciosa e colorida!

“Se um pinguinho de tinta cair num pedacinho do papel...”


As turmas EI 22 e 23 prepararam um delicioso piquenique com muitas comidinhas gostosas. As turmas deram a ideia de usarem boné e óculos escuros. Foi uma diversão!
 

Surfando na onda da pintura com massinha, a EI 26 produziu belíssimas obras de arte.

Após a roda de conversa sobre artes, corpo e identidade, cada criança produziu seu autorretrato. A canetinha hidrocor foi o instrumento principal do desenvolvimento de cada obra. Um sucesso!

A EI 33 se divertiu com a construção dos blocos com gravuras. As crianças adoraram a brincadeira!
O EDI Tristão de Athayde no Dia do Brincar sem Muros.


________________________________________

A E. M. Nelson Rodrigues está realizando a "I Semana de Saúde na Escola". Durante essa semana, todas as turmas e professores estão envolvidos em atividades sobre o tema Saúde: prevenção, história das doenças, saúde intelectual, saúde mental e higiene. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, através do Curso de Enfermagem, tiveram uma palestra sobre Primeiros Socorros. As turmas de 9º ano, orientadas pela profª de Língua Portuguesa, Mônica Bezerra, apresentaram no pátio o poema “Palavras”, de Adriana Falcão, em linguagem áudio visual, sendo ovacionados pelos colegas. Até o final do mês de outubro, terão uma exposição sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário, um dos principais mestres das artes plásticas da região de Jacarepaguá.



14 de outubro


Festa das crianças no EDI Milena Santos do Nascimento foi pura emoção...
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
(Gilberto dos Reis)




________________________________________

A turma EI 13 do EDI Tristão de Athayde descobriu que é possível reaproveitar alguns materiais para transformá-los em outros.

 



A turma EI 21 está exercitando o recorte e a colagem na construção do quebra cabeça do nome.

O EDI Tristão está comemorando o Dia das Crianças com uma semana de muita brincadeira, mágica, fantasia e alegria.
 


 













Tiveram um rodízio de atividades para as crianças: contação de histórias, colagem dirigida, discoteca e relaxamento. Elas adoraram!

 





  





  


Dando continuidade à semana dedicada às crianças, tiveram brinquedão, cama elástica e o "Cine Tristão de Athayde"  com muito diversão e pipoca! Foi um dia especial!



 


  





07 de outubro


A C. M. Tia Tereza costumava ter uma montanha de lixo na sua calçada e buscou uma maneira de resolver o problema... Convidaram as famílias e foram todos para a rua, funcionários, mamães e vovós, crianças e vizinhos. Fizeram um canteiro, usando pneus no lugar onde moradores jogavam lixo; distribuíram panfletos; os motoristas que passavam fizeram um buzinaço e todos escutaram o pedido. O despejo acabou e os vizinhos em volta passaram a colocar plaquinhas nos muros deles também, com o recado: "deixe seu lixo em casa até o lixeiro passar". Mesmo após o mês de recesso a vizinhança não voltou a jogar lixo na frente da creche nem nas calçadas próximas. Foi muito legal! 














 

 
________________________________________

A turma EI 32 do EDI Tristão de Athayde ouviu a história: “A joaninha diferente” e aprendeu que somos diferentes e que cada um tem algo bom para ensinar!



A EI 21 inaugurou o tanque de areia. Construíram casinhas, castelos e bolos. Baldinhos, pás e peneiras fizeram parte da diversão!



As EI 22, 23 e 24 trabalharam os “Animais do Mundinho” com o uso do tangram. Foi uma experiência bem diferente e divertida!
  

A partir da leitura da vida e obra do artista Van Gogh, a turma EI 13 conheceu a famosa obra de arte “Os girassóis” e fez uma releitura do mesmo.
 

O EDI está pintando os pneus doados pelas professoras Daiane e Vania para começar a preparar a horta do EDI Tristão de Athayde.

Dia de chuva.... dia gostoso para a EI 33 brincar no parquinho!

 


Foi muito animada a comemoração do aniversário de um amiguinho da turma EI 31.


As crianças da EI 22, 23 e 24 trabalharam corpo e movimento. Após um alongamento inicial para aquecer, participaram de um circuito psicomotor com alguns obstáculos. Foi muito divertido!


A EI 12 fez uma técnica com esmalte que ficou sensacional!!!

A EI 31 está descobrindo e se divertindo com as cantigas de roda. Ouviram e brincaram ao som da ciranda "O Anel" e depois fizeram uma linda ilustração.
  

A EI 23 jogou o bingo das letras do nome. Cada criança recebeu uma cartela com seu nome e marcou com feijãozinho se tivesse a letra sorteada. Ao terminar a cartela, as crianças gritavam: BINGO! Dessa forma, foram trabalhado o reconhecimento das letras, suas diferenciações e a construção de cada nome. Foi uma experiência bem divertida!!
________________________________________



Com o objetivo de promover novas vivências através da Arte-Terapia, a profª Margareth G. de Pinho, do Ensino Especial, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, realizou, no último dia 04/10, um Vernissage com diversas obras produzidas ao longo desse 3° bimestre. Os artistas da Classe Especial levaram para casa uma sacolinha que continha um livro com mais algumas de suas obras.










  

 



 








 




30 de setembro


"Dom Pedro I embarca em prosa, verso e riso...". Os alunos do 9º ano, da E. M. Dom Pedro I, foram convidados pela 7ª CRE a mergulhar no espetáculo teatral: “Navegar é Preciso...”. Ao embarcar na caravela comandada pelo capitão e ator Tony Correia, puderam conhecer a história de nossos antepassados, desde a saída de Portugal até a chegada ao Brasil, e as dificuldades encontradas na travessia das águas misteriosas do oceano. Através da poesia de Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira e Camões, que emoldurava a narrativa, os presentes puderam sonhar com a possibilidade de realizações, aprendizagem, governabilidade e alegria, embalados ainda pela musicalidade do fado. O texto apresentava de “navegar é preciso” quando se deseja alcançar objetivos, superando os obstáculos. Tony Correia é de uma magistralidade que encanta e envolve e os alunos fitaram seus olhos durante todo o espetáculo sem perder um momento. E eles passearam pelos séculos com as poesias portuguesa e brasileira aliadas à dramaturgia. A escola agradece muito o convite!





“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

________________________________________

Para comemorar o dia da árvore, os alunos da turma EI 41 do EDI Tristão de Athayde fizeram uma roda ao ar livre, contemplaram a natureza e conversaram sobre a importância da árvore. A aluna Laura fez uma observação dizendo que a árvore é muito grande. O Davi disse que a árvore tem muitas folhas. Foi uma experiência muito rica e divertida. Depois, fizeram um trabalho coletivo com carimbo das mãos, rolinho de papel higiênico e papel crepom. 






A partir de uma adaptação da história "O girassol solitário", a EI 41 aprendeu sobre o valor da amizade. Conheceram outros bichinhos de jardim como a abelha e a lagarta e cada um confeccionou seu próprio girassol.





A EI 21 cantou e conversou para celebrar a paz e a chegada da primavera! Construíram a árvore da paz e a pombinha branca para as famílias.

  

A EI 21, recortando e colando, trabalhando com as cores amarelo, verde e azul e confeccionando animais que voam. Enfeitaram o armário da sala com lindas borboletas.




E na EI 32...






A EI 21, visitando a Sala de Leitura... Monstros, bruxas, fadas... Viajaram na imaginação !


É Primavera na EI 32!


Com forminhas de vários tipos, cores e tamanhos, a EI 33 comemora a chegada da Primavera!




Bingo de letras - é uma maneira muito simples e divertida de aprender as letras. 
UNO - apesar de ser um jogo de cartas, não incita a aposta, pelo contrário, é muito educativo, pois as cartas são combinadas por cor e número.



 


A EI 41 está aprendendo sobre os bichinhos do jardim. Juntos confeccionamos a minhoca e o minhoco. Na roda cantaram e registraram a música: "Minhoca, minhoca me dá uma beijoca...".




23 de setembro


Comer bem, de forma saudável e aproveitando todas as partes de um vegetal - esse foi o objetivo da C. M. Tia Auta ao propor à família da creche a realização de receitas coletivas, utilizando partes de verduras, legumes e frutas que, normalmente, são descartados. Além disso, proporcionaram momentos prazerosos para os pequenos. Utilizaram cascas de frutas, sementes de legumes, talos de verduras e transformaram em deliciosos petiscos, bolos e sucos. Também descobriram que cenoura, laranja e limão se transformam numa fanta super saudável! Aproveitaram e registraram com fotos cada minuto desse momento Gourmet e criaram um “Revistão”, com um sugestivo título: “Hummm... Que delícia!” e disponibilizaram para que os responsáveis pudessem ver. 



A vacina é uma das maiores invenções do homem! Até hoje, milhões e milhões de pessoas são vacinadas e, assim, ficam imunizadas de várias doenças. A parceria da C. M. Tia Auta com o CMS Santa Maria coloca a creche à frente da imunização coletiva. No período de 19 à 30/09, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Atualização da Carteira de Vacinação, colocando as vacinas “em dia”. Tiveram, então, um dia para que isso pudesse acontecer com os alunos da creche, no ambiente escolar, sem precisar entrar em filas nos Postos. A grande maioria foi vacinada contra a Pólio, tomando as “famosas” duas gotinhas. Outras precisaram de mais vacinas. Para que esse momento não se tornasse traumatizante para as crianças, convocaram os responsáveis. Na grande maioria, todas saíram sorridentes, embora algumas com o coraçãozinho batendo meio descompassado e umas poucas com lágrimas nos olhos, mas o mais importante é que estão protegidas (imunizadas) e assim crescerão com força e alegria. 
________________________________________

EDI Milena Santos do Nascimento fez 5 anos no último dia 16/09... “Foram 5 anos de trabalho com amor e muito comprometimento de toda equipe. Torcemos para que nossos pequenos se desenvolvam cada vez mais, tornem-se cidadãos de bem e que nos ajudem a construir uma sociedade melhor. Viva o nosso EDI!”








 ________________________________________


As crianças da turma EI 13 do EDI Tristão de Athayde assistiram ao desenho da Turma da Mônica e conheceram o personagem Luca, um menino cadeirante que gosta muito de jogar basquete. Aproveitaram para conhecer um pouco das regras do esporte "basquete sentado" dos Jogos Paralímpicos. Também ouviram a história da boneca "Joana” que mostrou às crianças que é possível ser feliz e brincar muito, apesar da deficiência física. Finalizaram com uma divertida partida de "Basquete sentado" junto com a turma EI 14.
 

 

 

As turmas EI 22, 23 e 24 construíram, juntas, uma maquete sobre o sistema solar. Foi uma experiência incrível! Aprenderam mais sobre os planetas e como é importante preservar a vida na nossa Terra. Foi um dia muito divertido!
 

A EI 32 conheceu a história do livro "A Margarida Friorenta". A turma aprendeu a importância do afeto e o cuidado que devemos ter com os bichinhos na natureza.
  

 

 



A EI 12 realizou um trabalho coletivo sobre os animais. Ficou muito legal!

Já a EI 25 utilizou a tesoura para fazer um recorte livre e depois realizou uma colagem, podendo acrescentar desenhos à obra de arte. Ficou sensacional!


A EI 32 jogou vôlei sentado como os atletas paralímpicos.


Foi divertida a contagem com tampinhas na EI 21. Essa turminha está muito sabida!



________________________________________

Os alunos da E. M. Dom Pedro I, das turmas 1707 e 1708, da profª Ana Paola Silva, vivenciaram na aula de Educação Física a corrida para deficientes visuais e o voleibol para deficientes físicos. Este trabalho tinha o objetivo de valorizar os atletas paralímpicos que estiveram competindo na cidade do Rio de Janeiro, reconhecendo a força de vontade, coragem e determinação de cada um deles dentro das suas modalidades esportivas. Ao término das aulas, através de seus relatos, os alunos demonstraram consciência da superação e do esforço que os atletas paralímpicos desenvolvem para a prática esportiva. A profª Ana Paola destacou o quanto eles merecem a nossa admiração e o nosso respeito e o quanto este trabalho foi muito gratificante e educativo! 





video

A professora, Lourdes Lontra, de Educação Física também desenvolveu com seus alunos do 6º, 7º e 9º anos a história das olimpíadas e paralimpíadas, a simbologia do fogo olímpico, as arenas e locais de competições, as modalidades esportivas... Ela constatou que ao tratar o assunto paraolímpico, os alunos demonstravam desconhecer o tema. Iniciaram os trabalhos de sensibilização através de fotos, leituras e pesquisas sobre paraplégicos, tetraplégicos, paralisia cerebral, deficiência visual, deficiência de locomoção, lesão medular e mutilados. A partir da pesquisa, os alunos começaram a entender e valorizar os atletas paraolímpicos, identificando suas deficiências pelas modalidades. As atividades práticas começaram com corrida vendada, que o Brasil tem uma das melhores corredoras do mundo, Terezinha Guilhermina. Em dupla, um aluno usava uma venda nos olhos e o outro era seu guia. Também realizaram o vôlei sentado. Essa atividade foi mais difícil, pois os alunos não sabem se locomover sem suas pernas. A profª os orientou que usassem os braços e o tronco para mudar de lugar e com dificuldade o objetivo foi alcançado. Após as atividades, foram feitos relatos e reflexões orais e escritas sobre as sensações e as experiências. Para a profª Lourdes, vê-los fazendo a atividade e relatando o que sentiram foi o marco do trabalho. 



video

É a Dom Pedro I superando os limites!
________________________________________

Foi com muita alegria que o C. E. Cidade de Deus participou de mais uma Mostra de Dança Regional da 7ª CRE, que aconteceu no último dia 12/09! Confiram algumas fotos: 




________________________________________

Inicia hoje a votação para a escolha do desenho que representará a II Feira Literária da E. M. Gastão Monteiro Moutinho no convite. Você pode colaborar! Visite nosso blog e faça sua escolha. Agradecemos a participação. www.emgastao.blogspot.com.br


16 de setembro



O passeio do EDI Tristão de Athayde ao Planetário em Santa Cruz foi muito bom! Visitaram a cúpula, após ouvir atentamente as explicações do guia. A viagem foi divertida com músicas e brincadeiras e as crianças vibraram quando viram os arcos olímpicos. O passeio tem como objetivo, através de recursos lúdicos e interativos, sensibilizar a criança em relação ao Universo em que vivemos, despertar o interesse em conhecê-lo e desenvolver a consciência da necessidade de cuidar do nosso planeta. As crianças das turmas EI 24 e EI 25 adoraram!




 












A turma EI 32 soltou a voz no karaokê com um repertório variado de músicas do dia a dia.






A EI 13 conheceu a história da Sacita, livro que aborda questões muito interessantes sobre inclusão. Após ouvir a contação, as crianças logo relacionaram a condição da menina com a de alguns atletas dos jogos paralímpicos. E resolveram vivenciar isso através de uma brincadeira muito divertida de corrida com uma perna só. Eles amaram!
 

  

Nas rodas de conversa da EI 26, as Paralimpíadas estão em alta e as crianças estão sempre comentando sobre os jogos. Incluindo o folclore na temática, falaram sobre os portadores de necessidades especiais e suas potencialidades esportivas. Leram a história de uma menina chamada Sacita, que com apenas uma perna realiza infinitas atividades. As crianças logo relacionaram a história aos jogos paralímpicos e o tema rendeu muito assunto! Após a conversa, a turma se uniu para procurar o Saci escondido na sala, mas do jeitinho especial dele, pulando numa perna só. Após o acharem, o Saci foi colocado dentro da garrafa, assim como nos contos folclóricos. A diversão foi garantida.

As crianças da EI 21, do EDI Tristão de Athayde, foram desafiadas a usar a tesoura e o pincel para realizar uma colagem livre e colorida. 
  

Através da história folclórica "Curumim, brinca comigo?", de Lô Carvalho, as crianças do EDI conheceram os diversos personagens do nosso folclore e ainda escolheram o Lobisomem para brincar. Eliwelton serviu de modelo para criar o lobo homem! Ficou um barato!

 



As crianças da EI 22 e EI 23 continuaram a trabalhar o tema: Paralimpíadas. Dessa vez, a atividade foi vôlei sentado. Além de promover a inclusão, puderam refletir como é difícil essa experiência, mas, mesmo assim, os nossos queridos atletas do EDI Tristão não desanimam e arrasam em busca da medalha!
________________________________________

A brincadeira ajuda a construir o conhecimento, e é onde a criança pode expressar diferentes sentimentos. Além de proporcionar momentos prazerosos, a brincadeira faz com que a criança classifique, estruture, resolva pequenos conflitos e amplie sua visão de mundo. A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil. Assim, dentro desse contexto, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou o Centro de Estudos com o grupo "Brincando de Papel". Foi um dia cheio de novidades e ideias enriquecedoras para aproveitar com os pequenos.











________________________________________


No dia 09/09, encerrando a Semana da Alfabetização na E. M. Adalgisa Monteiro, houve um Sarau de Poesias que reuniu os responsáveis dos alunos do 3º ano. Organizado pela Sala de Leitura em conjunto com a Coordenação, o evento objetivou mostrar aos responsáveis a produção literária dos estudantes da escola, inclusive algumas do 3º ano que estão participando do Projeto "Poesia na Escola". Foi uma excelente oportunidade para conversar com os responsáveis sobre a importância da criança estar inserida em um ambiente em que adultos são leitores e incentivam a leitura. O evento teve início com a apresentação do trabalho desenvolvido pela Sala de Leitura no 1º semestre letivo. A seguir, foi apresentado um dos desdobramentos deste trabalho: a elaboração de poesias, no âmbito do Projeto "Poesia na Escola". Muito emocionada ficou a mãe da estudante Bárbara Gomes, quando a filha apresentou sua produção para os demais responsáveis. O profº Arnaldo, regente de Educação Musical, e os estudantes do 4º e 5º anos emocionaram a todos com a apresentação da música: "O caderno", de Toquinho. No final, cada responsável levou um exemplar com a coletânea de poesias produzidas na escola. Também foi montado um stand com livros doados à escola, para que cada responsável pudesse escolher exemplares para leitura em casa. Por fim, um delicioso café foi oferecido a todos os presentes. Muito bom!





09 de setembro

A turma EI 24, do EDI Tristão de Athaydeaproveitou a abertura dos Jogos Paralímpicos para assistir pequenos vídeos de competições. O registro foi feito através de desenho e colagem da figura corporal do Saci, figura do nosso folclore brasileiro. Por fim, a turma do EDI ouviu a história da “Sacita”, uma linda menina saci que vivia feliz apesar de não ter uma perna. 


Após conversa sobre as Paralimpíadas, a EI 25 e EI 26 uniram-se para conhecer e praticar uma modalidade incrível: o goalball. Apesar da dificuldade inicial, as crianças superaram o desafio e se divertiram bastante! 

A EI 21 conversou sobre as Paralimpíadas e as deficiências físicas dos atletas. Depois, os alunos experimentaram jogar com os olhos vedados como acontece no Goal Ball. Foi uma experiência bem difícil, mas também muito divertida!
  

A EI 26 separou os brinquedos que não usam mais para doar a outras turmas e arrumou os novos brinquedos herdados. Organização, solidariedade e compartilhamento está em alta nesta turma! 

Com as Paralimpíadas, as turmas EI 22, EI 23 e EI 24 reuniram-se para uma super competição após a roda de conversa. As turmas do EDI Tristão de Athayde descobriram que a deficiência física não é uma barreira para a prática do esporte. Até as professoras entraram na brincadeira. A experiência foi muito legal!

________________________________________



Dia de contação de histórias no EDI Milena Santos do Nascimento. A convidada foi Daniela Teixeira, irmã da professora Ana Paula Teixeira. Daniela foi contar a história da "Sacita" e conversar com as crianças sobre o respeito ás diferenças. Foi uma manhã divertida e muito produtiva. Seguindo os conceitos da educadora Maria Teresa Egler Mantoan, uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, a inclusão traz benefícios para todos, pois não podemos ter um lugar no mundo sem considerar o outro. Assim, o EDI espera desenvolver, já nos pequenos, a interação e o respeito ao próximo.







________________________________________



Os alunos do Ensino Especial, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, saúdam os heróis olímpicos de 2016. O objetivo desse mural é prestigiar os atletas que se superam a cada dia e enfrentam vários desafios para se tornarem campeões! 





02 de setembro

"Nós voltamos! O EDI Tristão de Athayde cada vez mais e sempre olímpicos!"

A turma EI 33 já comemora a proximidade da primavera. 














________________________________________



Para promover o entrosamento do grupo, levantar a autoestima e ratificar que precisamos nos voltar para as qualidades, tanto nossas quanto das pessoas de nosso convívio, a diretora do EDI Milena Santos do Nascimento, realizou uma dinâmica de boas vindas com os funcionários. Com isso, tentaram deixar de perceber as dificuldades e os defeitos de cada um e dos outros, fortalecendo os laços de afeto e priorizando o trabalho em equipe.











O brincar favorece o aprendizado, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e num mundo culturalmente simbólico. É o mais completo dos processos educativos, pois influencia o emocional e o corpo da criança. Brincar faz parte da especificidade infantil e oportuniza à criança o seu desenvolvimento e a busca de suas expectativas do mundo. Por ser importante para as crianças, a atividade lúdica e suas múltiplas possibilidades pode e deve ser utilizada como recurso de aprendizagem e desenvolvimento. É no brincar que acontece a aprendizagem infantil e é através das brincadeiras que as crianças podem desenvolver a sua capacidade de criar, de viver a diversidade, através das experiências de troca com outras crianças ou com os adultos. Confiram as atividades com as turmas do Pré I:














29 de julho

A partir do alfabeto, a turma EI 26 do EDI Tristão de Athayde conheceu alguns objetos e as letrinhas. Os alunos trocaram de nome com os amigos e procuraram suas letras iniciais no alfabeto. A atividade foi um barato!







Comer, comer... A EI 26 já sabe que precisa de uma alimentação saudável e equilibrada para colocar seu corpinho para funcionar. Coloriram, contaram e identificaram os alimentos na pirâmide alimentar.




Visando estimular a alimentação saudável, as turmas da Pré- Escola I trabalharam o tema durante toda a semana. Para a culminância, "O CINE TRISTÃO" apresentou o filme "Tá chovendo hambúrguer", seguida de uma roda de conversa. Se eles gostaram? Eles amaram!







Foi um sucesso a apresentação de ginástica rítmica no EDI Tristão. As crianças adoraram!




Ainda sobre alimentação saudável, a turminha EI 21 vivenciou a confecção e experimentou o sabor do suco de maçã. Hum... Gostaram tanto que quiseram repetir!




Movimento, cores e sons deram o tom às experiências da Escola Aberta.



No 2º dia de Escola Aberta, o EDI Tristão organizou a oficina dos brinquedos. Após a história “A peteca do Zeca”, as crianças brincaram com as petecas que produziram e descobriram na caixa mágica outros brinquedos que fizeram parte da infância das vovós. 


  




O Projeto Degusta é um momento onde responsáveis e crianças são recebidos no espaço escolar para desfrutar de uma refeição do Programa de Alimentação Escolar. Desta forma, a comunidade é convidada a participar e vivenciar junto com as crianças da rotina do EDI.

Com o corpo, usaram os sons e os movimentos para imitar os animais. Foi divertido e ganharam medalhas. 

Produção de fantoches...

    

Os brinquedos cantados foram a atração do 4º dia de Escola Aberta no EDI Tristão. As crianças brincaram, cantaram e encenaram com muita alegria!

As EI 11, 12, 23, 24, após uma emocionante história sobre um jogador de futebol, confeccionaram uma bola com jornal para jogarem uma bela partida na quadra da escola.


________________________________________



O Dia "I", 27/07, foi o “Dia da Conscientização da Inclusão na Rede Pública de Ensino” e a Classe Especial da E. M. Madre Tereza de Calcutá trabalhou dentro dessa perspectiva. Os alunos leram livros inclusivos com a professora Margareth de Pinho, pintaram, escreveram algumas palavras e produziram pequenos textos com o objetivo de conscientizar a importância da inclusão no processo de aprendizagem.









 ________________________________________



A Câmara do Rio recebeu no dia 26/08, a visita da E. M. Finlândia, participando do projeto Carioquinha. Nas semanas que antecederam à visita, os professores Washington Kuklinski e Jakeline Guerra prepararam os alunos com aulas sobre a formação do Estado brasileiro, a hierarquização da lei, baseada na Pirâmide de Kelsen (Teoria Geral dos Direitos Humanos), assim como o voto, os vereadores e a representatividade. O resultado, na visita, foi a participação empolgada dos alunos do oitavo ano que simularam, no Plenário, uma votação para eleição de um vereador. Concorreram os alunos Juan Pablo, Andrew Santana, João Maia, Letícia Barbosa e Rayssa Gonçalves, todos com idades entre 12 e 13 anos. João Maia alcançou o maior número de votos. Uma vez eleito, foi encaminhado à Tribuna do Plenário para falar sobre seus principais projetos. Após o exercício no Plenário, os estudantes ainda conheceram o Palácio Pedro Ernesto com o seu acervo histórico.  















22 de julho


“Um país se faz de homens e livros”. Com essa celebre frase de Monteiro Lobato, a C. M. Tia Auta tem seu trabalho pautado na leitura diária, além do contato direto das crianças com os livros, ajudando, assim, no raciocínio lógico, na linguagem oral e, futuramente, na escrita, além de dar asas à imaginação! Pensando nisso, além de todo o trabalho realizado nas Salas de Atividades, pelas Professoras de Educação Infantil e Agentes, a creche oferece “Oficinas de Leitura” onde, depois da contação da história do livro pela professora específica da oficina, as atividades são direcionadas, propiciando momentos onde a criança é convidada a “recontar” as histórias, além de produzir materiais em atividades dirigidas relacionados aos temas trabalhados.

________________________________________

Os visitantes já estão chegando à C. M. Dina Sfat. O Japão mandou sua representante para contar sobre os esportes mais praticados neste país, falar de sua cultura, apresentar um pouco de sua culinária e ensinar algumas brincadeiras tradicionais como o “Otedama”, que a turma EI 53 adorou brincar!


Já a turma EI 51 está encantada com os Estados Unidos. Para começar o dia, confeccionaram um tradicional “breakfast”, elaborando deliciosas panquecas que ofereceram aos amigos da turma EI 52. Para se apropriarem um pouco mais da cultura desse país, brincaram de Halloween, pedindo pelas salas doces ou travessuras. E ainda conheceram alguns esportes, entre eles: vôlei, basquete e hipismo.





A África – continente rico em sua diversidade – esteve na Creche Dina Sfat, apresentando a todos sua cultura e riqueza de cores e sabores!





O Arraiá da Creche Dina Sfat foi um sucesso em animação e presença de responsáveis! Todos entraram no clima e foram arrumados com roupas típicas ou com algum acessório. Embalados pelo forró e pela sanfona de Luiz Gonzaga, os responsáveis e as crianças aproveitaram muito as brincadeiras: bola na lata, pescaria, argola na garrafa e bola na boca da caipira. Puderam, também, provar deliciosas comidinhas típicas e almoçar um saboroso caldo de ervilha. “Foi muito bom vê-los estreitando o vínculo com os funcionários da creche!”





________________________________________

Os esportes, sem dúvida, representam uma forma de o ser humano melhorar a saúde do corpo. E é comum que se ouça falar do esporte como uma atividade importante no desenvolvimento infantil. O EDI Milena Santos do Nascimento incorporou a atividade física através de jogos, gincanas e olimpíadas, criando o “EDI Olímpico”. Desde a mais tenra idade, é visível o envolvimento da criança com a atividade corporal, com brincadeiras de pega-pega, bola, velocípedes, corridas, etc. Vale lembrar aos pais que a infância é o período mais adequado para o início de atitudes saudáveis, pois a criança está aberta para a aprendizagem de novos conceitos. Assim, é fundamental que os adultos que cercam as crianças tenham hábitos saudáveis de alimentação e atividade física, pois são os modelos no processo de formação infantil.












________________________________________


O Arraiá Olímpico do EDI Tristão de Athayde foi um sucesso! Tiveram brincadeiras, comidas típicas, muita música, animação, dança, além da premiação das Sinhazinhas e dos Xerifes. A alegria foi contagiante!




À Sinhazinha e ao Xerife, e demais participantes, parabéns! 

  



Vencedoras da cesta junina.




A equipe nos preparativos.







Os convidados do arraiá...












A EI 25 reproduziu uma cena de festa junina num mural onde as comidinhas das barriquinhas foram feitas com massinha de modelar. Ficou um barato!


Os jogos olímpicos estão chegando e os atletas da EI 32 treinam pra valer!
 

 

A EI 32 comemorou o Dia do Amigo dando o que todos os amigos gostam de receber: Abraços!!!




A partir do alfabeto, a EI 26 conheceu alguns objetos e as letrinhas, trocaram de nome com os amigos e procuraram suas letras iniciais no alfabeto. A atividade foi um barato!


________________________________________

Se colocar no lugar do outro é um exercício! Pensando nisso, a profª Núbia, de Educação Física, da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, elaborou atividades Paraolímpicas inclusivas para que todos os alunos de suas turmas tivessem uma pequena vivência do que é ter alguma necessidade especial. As crianças jogaram vôlei sentado (deficiência física), corrida adaptada (deficiência visual), bocha e esgrima.






Também elaborada pelos professores de Ed. Física, o 1º, 2º e 3º anos participaram da “Olimpíada Gastão 2016”. Com modalidades entre corrida de revezamento, bola ao alto, cesta e pênalti, os participantes se dividiram em 4 equipes: vermelha, amarela, verde e amarela. Estava todo mundo animado e a ornamentação da Arena Olímpica estava linda, contando com as bandeiras dos países participantes da Rio 2016, confeccionadas pelos alunos do 6º ano. Até Tom e Vinícius estiveram presentes! Houve a solenidade do Hino Nacional, a apresentação da bandeira olímpica, a volta olímpica com a tocha e o juramento do atleta. O clima era de competição, mas acima de tudo, de respeito. As equipes competiram educadamente e, apesar da equipe Vermelha ter sido a campeã do turno da manhã e a Amarela do turno da tarde, todos acabaram ganhando, nem que seja a experiência e a alegria de ter participado. Parabéns, professores de Ed. Física da Gastão: Marcela, Adriano e Núbia!














 


Já virou tradição e em ano Olímpico, então, a competitividade aguça! Todos os alunos da Escola Gastão ficam sonhando com a chegada no 5º ano para participar da “Gincana de Matemática”. A gincana é um evento anual que conta com a participação dos alunos subdivididos em equipes e torcidas. O 4º e o 6º ano são convidados a assistir e torcer pela equipe preferida. A gincana é subdividida em 3 partes: perguntas e respostas, prova do sino e circuito. Em alguns momentos o capitão da equipe pode consultar o grupo e em outras não. Na prova do sino vale, além do conhecimento, a agilidade para correr e tocar o sino primeiro, garantindo o direito de resposta. No circuito, todos participam de forma ativa, divididos em estações. Todos vivem emoções diferentes nesse dia... Ansiedade, tensão, nervosismo, alegria, tristeza, e autocontrole, sempre na dose necessária para que tudo ocorra bem. A equipe vencedora do turno da manhã foi a Vermelha e, no da tarde, a Amarela. Parabéns a todos os participantes e envolvidos na produção e acompanhamento da gincana. Mais um sucesso Gastão!



  









15 de julho


Junho foi mês do Autocuidado: “Carioca Saudável, Carioca Sustentável” na C. M. Tia Auta. A base da saúde do nosso corpo é uma boa alimentação. Pensando nisso, um dos focos principais na Creche Tia Auta, durante todo o ano, é sempre pensar em receitas diversificadas e saudáveis para fazer com as crianças, além do oferecimento do Programa Alimentação Escolar. Um bom exemplo disso foi a contação da história: “Panquecas de Mama Panya”, onde a turma conheceu um pouco mais sobre o continente africano - tema principal da produção da tela sobre a flora e do livro confeccionado sobre a fauna e curiosidades do lugar - e pôde fazer a receita de panquecas com um delicioso recheio de banana com mel. Além do biscoito de batata doce com suco de laranja que os responsáveis ajudaram as crianças a fazerem. Imaginem como a aula ficou rica de informações e deliciosa de paladar!


Meio ambiente – fauna e flora dos países e continentes trabalhados para as olimpíadas na C. M. Tia Auta. A natureza é fantástica com sua diversidade! Nesse ano, na Creche Tia Auta, o tema gerador do planejamento anual é a Olimpíada Rio 2016. Cada turma ficou com uma modalidade diferente, focando o país/continente onde aquela modalidade foi criada ou é forte e cheio de medalhas. Os alunos pesquisaram e conheceram a fauna e a flora desses lugares, descobriram paisagens belíssimas, aprenderam sobre os animais que lá existem, além de curiosidades sobre a vida nesses lugares. Com todas essas informações, produziram lindas telas sobre as paisagens, além de confeccionarem livros com os animais típicos da região. Com esses materiais, conseguiram “viajar pelo mundo” sem sair da creche! 



O último “Dia do Brincar sem Muros”, 28/6, na C. M. Tia Auta... “Pulo, pulo, pulo, vou de pé em pé... Quando eu balanço a rede é festa no Maracanã...” Tendo como base a música: “A bola”, de Toquinho, o Dia de Brincar foi diversão pura! A turma EI 33 convidou os pais a brincarem com seus filhos do esporte mais popular do nosso país: o FUTEBOL. As crianças da turma, com seus responsáveis, se divertiram muito chutando a gol ou tentando agarrar como verdadeiros goleiros e, no final, simplesmente correndo atrás da bola. Naquele momento, todos eram crianças, rindo e felizes!
________________________________________

O “Arraiá EDI Olímpico”, do EDI Milena Santos do Nascimento foi um sucesso! A escola estava linda, as guloseimas deliciosas e a comunidade participou com entusiasmo. Foi tudo muito bonito e colorido. As brincadeiras divertiram os pequenos e as danças encantaram os responsáveis! Foi show!















________________________________________


Com muita curiosidade, os alunos do EDI Tristão de Athayde vêm trabalhando as olimpíadas, conhecendo os mascotes, as modalidades e os símbolos olímpicos, Após tantas descobertas, realizaram a abertura das olimpíadas na Tristão. Cantaram o hino nacional, fizeram o revezamento da tocha com um representante de cada turma e depois subimos ao pódio. Foi um dia olímpico muito feliz!







REVEZAMENTO DA TOCHA




  



EI 31 EI 32 EI 33 EI 21 EI 23 EI 24 EI 25 EI 26 EI 11 EI 12 EI 14



A turma EI 32 cantou a música “Cai, cai balão” e confeccionou um lindo balão para enfeitar e não para queimar. O EDI Tristão de Athayde ficou multicolorido!










A animação chegou na EI 24... Muita empolgação para preparar os enfeites da Festa Julina!




Trabalhando alimentação saudável, a EI 21 conheceu muitas frutas e descobriu a carambola. Surgiram muitas perguntas curiosas: será que é doce ou azeda? De que cor ela nasce? Ela nasce numa plantinha ou numa árvore? E como se chama o pé de carambola?Foi então que tia Katia encontrou uma caramboleira, tirou a foto e levou as carambolas para as crianças experimentarem. Que delícia azedinha! Fizeram desenho surpresa com os galhos da árvore. Foi divertido e eles aprenderam muito!





A EI 26 deixou a imaginação os levar, catando conchinhas na areia da praia, contando e recontando uma a uma e construindo um "mar de números" só para elas!

________________________________________

A semana passada começou bem animada na E. M. Alberto Rangel com sessões de Cineclubistas do filme: “Para Todos”.  



Aproveitando o espírito esportivo que envolveu toda galera, iniciaram o torneio de abertura da “Semana Olímpica Rangel Para Todos”!




De quebra ainda tiveram mais uma participação no FECEM, quando os alunos mandaram muito bem no Samba/RAP que falava da Cidade de Deus e da Cidade do Rio de Janeiro. Foi mais uma semana muito produtiva na escola. “Vamos que vamos!”



________________________________________

O Clube Escolar Cidade de Deus, no dia 22/06, fez uma agradável visita cultural ao Museu Casa do Pontal, foi encantador e enriquecedor para todos nós!






08 de julho

As crianças da turma EI 21 do EDI Tristão de Athayde exploraram o encarte de supermercado, procurando comidas e bebidas que pudessem comprar para a festa junina. Registraram, colaram e trabalharam a quantidade de cada produto.




A EI 32 está em clima de festa junina! O cartaz coletivo foi construído com muito entusiasmo e capricho!







A EI 41 colocou a mão na "terra". Afofaram, plantaram e regaram. Se plantarmos uma sementinha o que vai nascer? Fizeram a experiência e todos acompanharam o crescimento do feijão. 










Ouro, prata e bronze já brilham na representação desta modalidade olímpica nas mãos da EI 33 .




A EI 26 está antenada no que vai rolar nas olimpíadas! Eles adoraram confeccionar os uniformes da Seleção Brasileira.




Confecção do mascote Tom das olimpíadas - EI 41.




O passeio ao PLANETÁRIO foi a maior curtição!








A EI 21 fechou o mês de junho confeccionando o cartaz dos 4 elementos da natureza.  E os mascotes das Olimpíadas 2016 não podiam faltar. O mural ficou show! 



Na semana do meio ambiente, a EI 41 aproveitou para conversar sobre o cuidado com os animais e todos os seres vivos. Alimentaram a nova amiga e depois, com muito cuidado, tocaram na tartaruga. Fizeram algumas observações e comentários com o grupo: "ela tem casco! Olha como ela anda!" Alguns até imitaram o caminhar do animal. Foi uma experiência bastante divertida. 




01 de julho


O CIEP Dr. Joaquim Pimenta gostaria de compartilhar o "making off" da reinauguração do seu “Cantinho da Educação Infantil”. As turmas e professoras (Cláudia, Carina, Flávia e Márcia) estão numa animação só, em ritmo de olimpíadas e de muita alegria. “Aguardem em breve o convite da inauguração do novo espaço. Será muito divertido e um prazer receber todos que queiram nos prestigiar!”







 








________________________________________


O inglês da E. M. Gastão Monteiro Moutinho está dando um banho! Seguindo um pedido da Direção, a profª Andreza Silva elaborou um vídeo para falar sobre o tema estrangeirismo. Foi realmente um marco na Unidade! Os alunos do 6º ano foram ensaiados e mini vídeos educativos foram filmados. Os diálogos foram elaborados pela profª que também dirigiu os vídeos. A intenção foi demonstrar para os alunos o quanto utilizamos palavras de línguas diferentes inseridas em nosso cotidiano. Foi um sucesso!




















O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo país. A escola Gastão mais uma vez foi contemplada com o PROERD e as turmas de 5º ano foram as escolhidas para participar. O programa consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias com o objetivo de prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e influências diárias que contribuem para essas práticas nocivas, desenvolvendo habilidades para resisti-las. No dia 15/06, realizaram a solenidade de formatura com premiação para as melhores redações e a Direção da UE agradece o comprometimento e carinho para com os alunos. Acreditam que crianças bem instruídas saberão o caminho a seguir! Tal programa está totalmente linkado ao PPP da Unidade: "Para que a escola nos dê cidadãos." É através de uma boa formação que o aluno fará boas escolhas para a sua vida!












________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento, depois de conversar sobre as variedades esportivas, através de jogos e brincadeiras, e enfatizar a importância do esporte como fonte de saúde realizou uma corrida com os velocípedes na pista do pátio externo.






Crianças adoram brincar com um adulto por perto. Por isso, é muito importante na lida diária com crianças e bebês que o adulto se disponibilize para brincar com os pequenos. O “Dia do Brincar Sem Muros” no EDI foi bastante prazeroso e colorido! 





________________________________________



Através da percepção visual, a turma EI 26 do EDI Tristão de Athayde identificou a diferença entre o barbante curto e o comprido e cada criança, através das cores, coloriu os respectivos barbantes.





As turmas EI 22, 25 e 26 conheceram o FOGO através do "Cine Tristão" que estava em cartaz com o filme: “Os Croods”. 




A EI 31 já está em ritmo de festa junina. Tom e Vinícius estão prontos para dançar quadrilha. As crianças amaram participar da construção do mural.







O Arraiá da Tristão é só emoção com a EI 32.










________________________________________



Estamos em um ano muito especial: o ano das Olimpíadas na nossa cidade! A C. M. Tia Auta está participando ativamente desse processo: conhecendo as mascotes oficiais das Olimpíadas e das Paraolimpíadas; escolhendo, cada turma, a sua própria mascote; confeccionando as mascotes; conhecendo as modalidades esportivas e escolhendo uma para representar; conhecendo os continentes; aprendendo sobre a alimentação saudável e funcional dos atletas, os símbolos e o espírito Olímpico. Cada criança, durante o ano, está levando para “passear” em sua casa a mascote da sua turma. Cada vez que a mascote vai para uma casa, leva junto um texto explicativo para que os pais possam interagir e registrar esse momento especial e, assim, dividi-lo com a “grande família Tia Auta”. A alegria das crianças é enorme! Em cada momento fotografado, em cada vídeo filmado, percebe-se a emoção que esses “encontros” estão proporcionando na vida dos pequenos!








Felicidade, orgulho, ansiedade e responsabilidade foram alguns dos sentimentos vividos no último dia 13/05, na Creche Tia Auta, quando tiveram o prazer de receber a Tocha Olímpica da Saúde dos Jogos Cariocas 2016, em parceria com CMS Santa Maria, abrilhantando o projeto da UE: “Tia Auta Olímpica: eu amo, eu cuido!” Esse projeto está sendo desenvolvido com muito entusiasmo, trabalhando valores, alimentação saudável e funcional, o local onde as modalidades foram criadas e os atletas de destaque em cada uma. Os alunos puderam ver e tocar na tocha, pura emoção! Foi um dia maravilhoso!




________________________________________


Na última 6ªfeira, 24/06, teve Olimpíada na C. M. Dina Sfat. As crianças brincaram de basquete com muita animação e torcida!








O “Dia do Brincar Sem Muros” desse mês na creche contemplou as músicas de Tom e Vinícius cantadas e tocadas pelo Felipe, pai de Elisa, da turma EI 51, e pela educadora Rosângela. 











As educadoras organizaram grito de torcida e também entraram na brincadeira enquanto as crianças vibravam por elas!










Um pouco mais de Olimpíadas da Dina: a brincadeira continuou na sala da EI 51. Eles confeccionaram uma cesta enorme para jogar e brincar mais um pouco de basquete.



23 de junho


O “Dia do Brincar” na C. M. Emília Joana da Fonseca Marques teve contação de histórias, brincadeira de bola e de elástico, sala preparada para brincar de panelinha, chuva de papel picado, forró e muito afeto - até porque esse item não pode faltar!









________________________________________

Quarta encantada é na C. M. Dina Sfat. Poder levar Toquinho e Vinícius para o cotidiano, transformando música em história, tem sido uma vivência muito enriquecedora na Creche Dina Sfat. O Pato Pateta aprontou todas com os bebês. Eles ficaram encantados com a história e em conhecer a música “Pato Pateta”. Tantas fez o “moço” que foi parar na panela junto com as crianças. Depois, todos aproveitaram para explorar diferentes tipos e tamanhos de panelas. Puderam brincar ainda de fazer comidinhas e com bolinhas de água. Tem sido muito divertido esses momentos de interação entre todos da creche.







________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento, com o objetivo de desenvolver nas crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais como desperdício de água e poluição, realizou uma “Passeata Ecológica” e chamou atenção da comunidade sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Viva a Natureza!














Segundo Winnicot: "Brincar é a prova evidente e constante da capacidade criadora". A ludicidade é muito importante para saúde mental do ser humano e para o seu desenvolvimento. Assim, o EDI Milena considera o brincar e as atividades de Artes Visuais fundamentais, pois possibilitam às crianças manipularem diferentes objetos e materiais, favorecendo a ampliação do conhecimento de mundo que possuem.






 ________________________________________


Treinando o balancê junino, a turma EI 33, do EDI Tristão de Athayde, aguarda a chegada das olimpíadas em nossa cidade. Eta treino bom!

Explorando os elementos da natureza, água e ar, a EI 21 fez várias descobertas. Enchendo duas bolas com esses elementos, perceberam que o ar é leve e a água é pesada. Descobriram também que o ar é invisível e que quando está em movimento vira vento. Foi muito legal!

A EI 12 trabalhou os conceitos em cima e embaixo com a brincadeira morto vivo, com direito a torcida e premiação. Ao receber as medalhas de ouro, prata e bronze, a turma descobriu que cada medalha corresponde ao número ordinal primeiro, segundo e terceiro. 

A EI 32 já está em ritmo de festa junina. Eta trem bão!
  



Os alunos da EI 26 acabaram se tornando "os mãozinhas verdes", num passeio pela escola, entendendo a importância do cuidado com a Natureza. Construíram uma árvore para lembrar que está em nossas MÃOS o cuidado e a preservação.

Céu junino! Muito frio mas também muita animação e festas pra todo lado. A EI 33 começa a se preparar para as festas juninas.






A EI 12 participou da brincadeira da centopeia e conheceu números e quantidade.

Com a descoberta da cor laranja, a EI 21 se divertiu com a pintura soprada de canudinho. Eles aprenderam que reutilizando bandejas de isopor evitamos o descarte na natureza, protegendo o meio ambiente.



17 de junho


As Olimpíadas na C. M. Dina Sfat continuam agitando as crianças com tantas novidades! As sextas-feiras têm sido dedicadas às competições e brincadeiras olímpicas, envolvendo circuitos, cama de gato, boliche, basquetinho, entre outras. Nesse dia, a ideia é propor atividades que envolvam a brincadeira e interação entre os grupos.






E na Creche Dina Sfat as quartas-feiras também são recheadas de muita fantasia e faz de conta. A equipe se organiza para oferecer aos pequenos momentos de voar na imaginação através de histórias encantadas apresentadas de forma criativa e diferente, tornando esse dia da semana sempre muito esperado por todos. No mês de Junho, envolvidos e empolgados com o projeto, estão conhecendo um pouco da vida e obra de Tom e Vinícius. Em cada quarta-feira encantada uma música será apresentada através de dramatizações com cenários confeccionados com a participação das crianças. Começaram com a clássica “Garota de Ipanema”. À medida que o projeto for se desenvolvendo, irão cantando e contando, aqui no blog, tudo o que os pequenos estão aprontando...







________________________________________

A turma EI 23 do EDI Tristão de Athayde trabalhou o ar, elemento da natureza. As crianças fizeram bolinha de sabão e pintura soprada com canudo. Foi um barato!





Pintando livremente, a EI 21 usou a cor verde e lembrou que esta cor está presente na natureza, nas folhas, em alguns alimentos como a alface.





Receberam a autora Rozane Pais para a contação do seu livro: “O menino do boné verde”. Foi uma tarde encantadora e as crianças adoraram a história do protetor da natureza.














A EI 33 conheceu mais uma modalidade olímpica e nas águas da Baía de Guanabara já vai içar suas velas coloridas.











As crianças da EI 21, em desdobramento à história: “O menino do boné verde”, se transformaram em protetores da natureza, dizendo o que poderiam fazer para ajudar. Em seguida, confeccionaram medalhas de protetores da natureza e bonés. Trabalharam a cor verde no boné e a forma do círculo na medalha. Muita criatividade e alegria.











Tom e Vinicius, os mascotes das olimpíadas, visitaram a EI 26 e ajudaram as crianças a pintarem os convites da festa junina. Ficou lindo!

  
________________________________________



Com o objetivo de agregar o espírito olímpico no Ensino Especial, a profª Margareth Guimarães de Pinho, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, promoveu uma oficina olímpica com alunos e seus familiares. Valores como cooperação, trabalho em equipe, interação social e união foram vivenciados na prática.





10 de junho

O Dia do Brincar Sem Muros teve uma novidade nesse mês de maio, na C. M. Dina Sfat. Envolvidos com as Olimpíadas que serão realizadas em nossa cidade, promoveram a abertura dos “Jogos Olímpicos da Dina”. Primeiro, em um breve bate papo, a Diretora Cecília Bahia ressaltou o Espírito Olímpico e tudo que envolve esse evento. Depois, convidou os responsáveis a sugerirem sentimentos que devem deixar acesos na creche, não só durante os jogos, como também ao longo da jornada diária. Esses sentimentos foram escritos em papel colorido: vermelho, amarelo e abóbora, simbolizando o fogo, e colocados na pira.
Depois, as crianças fizeram um desfile com a tocha confeccionada por elas, passando-a de mão em mão, ao som da música “Carruagem de fogo”. Por fim, super compenetrados, acenderam a pira olímpica.
Com a pira já acesa com sentimentos de: lealdade, humildade, fé, alegria, entusiasmo, harmonia, parceria, união, amor, sinceridade, confiança e todos os outros registrados, deram início às atividades com os responsáveis.
As turmas da EI 51 e 52 brincaram de corrida de gatinhos para achar o pai ou a mãe.
Já as EI 53 e 54 preferiram brincar com os responsáveis de futebol, usando um lençol com buraco para a bola entrar e fazer o gol.
Estão, assim, começando as Olimpíadas com o objetivo de manter os sentimentos, bem sinalizados pelos responsáveis e funcionários, acesos na pira da UE ao longo de todo ano.
Poder brincar com esse tema, através de inúmeras propostas, e entrar em contato com outras culturas, conhecendo variadas modalidades esportivas, irá possibilitar o desenvolvimento de diferentes habilidades nos alunos. Tudo carregado de muita brincadeira, criatividade e empenho da equipe... Portanto, aguardem, pois em breve terão mais novidades! 










________________________________________

Com objetivo de conhecer mais sobre os Planetas, a Lua, o Sol e a Via Láctea, o EDI Milena Santos do Nascimento passeou e se divertiu bastante na visita ao Planetário da Gávea. Foi um dia de aventura e pesquisa espacial. Adoraram!






 ________________________________________

A EI 32 do EDI Tristão de Athayde encenou seis esportes olímpicos com a brincadeira de jogar o dado. Brincaram e aprenderam pra valer!







Depois de conhecer um pouco sobre o golfe, a EI 12 criou suas regras e construiu seu próprio jogo.




Castelos acontecem quando a EI 14 trabalha em grupo...













Brincando de Coelhinho na Toca...

 



Usando a quadra para praticar alguns esportes olímpicos como o basquete e o futebol...




Usando a criatividade em brincadeiras na área externa, com baldes e pás. As crianças da EI 26 adoram improvisar e, dessa vez, usaram caixotes como mesas e fogões.




No ritmo das festas juninas que se aproximam, a EI 26 ensaiou algumas músicas e já está se preparando para o mês festivo que vem vindo!




Trabalhando a coordenação motora, as crianças foram desafiadas a reconhecer seus nomes em meio aos outros e cortar o papel na linha. Eles adoraram a proposta!




A EI 11 construindo a amarelinha... 




Depois eles se questionaram se adulto também brinca e a professora encarou a Amarelinha!




A EI 11 também conheceu novas brincadeiras como "Telefone sem fio", "Escravos de Jó" e "Cinco Marias".


Após a leitura de “O tesouro da raposa”, os alunos descobriram que o tesouro precioso da infância é o BRINCAR!

A EI 32 está trabalhando os meios de transporte. As crianças estão muito interessadas e felizes com as descobertas!


Tom e Vinicius visitaram a EI 32 na hora do almoço, no refeitório. Foi um ótimo incentivo!


No dia do brincar, as turmas EI 12 e EI 13 se divertiram muito fazendo bolhas de sabão gigantes.



No dia do brincar, a EI 26 conheceu o jogo de copos e bolas e, depois de uma conversa sobre o tênis de mesa, criaram uma maneira própria para jogar. Aprenderam que usando a imaginação é possível transformar um prato em uma raquete, uma bexiga em uma bolinha...

A EI 21 começou o mês de junho fazendo “artes”. Misturaram as cores azul e amarelo e descobriram a cor verde e, com ela, pintaram sobre telas de isopor. Enquanto isso, outras crianças criaram formas e brincaram de "artistas da modelagem". Foi uma tarde muito criativa!



A EI 32 recebeu a visita da tia Carla que realizou atividades sobre os meios de transporte. Todos se divertiram pra valer!



03 de junho


FAMÍLIA... Palavra que significa tanto: o começo, o meio e o fim. A família é formada por pessoas que dividem o mesmo amor pela vida; o mesmo sentimento. Não importa se têm o mesmo sangue, o que importa é o que conseguem ser um para o outro, ajudando, dando apoio... Família é formada por pessoas que se amam profundamente, compreendendo quem somos, independente se erramos ou acertamos, nos ensinando a sermos melhores sempre. São essenciais em nossas vidas! A C. M. Tia Auta é uma grande família, unida por um bem maior: a construção do saber dos seus pequenos com grandes doses de amor, carinho e respeito. Esse ano, a creche optou por homenagear esse núcleo tão importante: a FAMÍLIA... Durante o mês de maio, cada turma realizou homenagens para as famílias. No dia 10/5, as turmas EI 22 e EI 24 e, no dia 17, as turmas EI 21, EI 23, EI 31, EI 32, EI 33 e EI 41. Confiram a participação das famílias:







O “Dia do Brincar” na Tia Auta acontece toda última terça-feira do mês, buscando envolver as famílias na promoção e implementação de diversas experiências, brincadeiras, valorizando o fortalecimento dos vínculos familiares e afetos nas relações, valorizando o brincar como uma ação essencial para o desenvolvimento infantil.



Passear é bom demais! Imagina se o passeio for com pessoas que adoramos e cheio de conhecimentos... Em maio, a imaginação dos alunos da creche está no espaço: o passeio ao Planetário de Santa Cruz fez com que as crianças pudessem se imaginar no espaço, pertinho dos Planetas, da Lua e do Sol. Foi uma experiência incrível!


________________________________________



O “Dia do Brincar” do EDI Milena Santos do Nascimento foi pura diversão! Todo adulto já foi criança um dia e já experimentou brincar. A brincadeira é uma linguagem universal que contribui para a vida saudável e pode ser experimentada em qualquer fase do desenvolvimento humano. O EDI recebeu os responsáveis para compartilhar o prazer de vivenciar as brincadeiras infantis.










Para começar a brincadeira com os jogos Olímpicos, as crianças confeccionaram suas tochas e pintaram. Depois, foram desfilar pelo EDI, brincaram na pista de corrida e, para finalizar, subiram ao pódio.











A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. O fogo era mantido durante toda a celebração dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para enfatizar este símbolo, os pequenos do EDI realizaram um desfile, apresentando a Tocha Olímpica do seu grupamento. Destacando que o momento mais divertido foi a subida ao pódio.








As crianças adoraram as novidades em torno dos símbolos Olímpicos. Realizaram desenhos, pinturas e brincadeiras. Puderam ainda conhecer a relação dos arcos com as cores e os continentes.






________________________________________



Sempre atentos às Olimpíadas, a turma EI 33, do EDI Tristão de Athayde, conversou sobre ciclismo e, com formas geométricas, montou bicicletas. Vamos todos para a ciclovia!




A partir da leitura do livro "Fez voar o meu chapéu", a EI 21 trabalhou a forma do triângulo, desenhando um dos personagens da história.










A EI 41 adorou ser apresentada à chamadinha. O reconhecimento do nome é trabalhado diariamente.







Livremente, exploraram a cor vermelha







Usando a imaginação, a EI 12 brincou num dia de chuva!

      



A turma EI 13 se divertiu muito brincando com as profissões. Após escutarem a música "O que vou ser quando crescer" (Mara Maravilha), conversaram na rodinha sobre as profissões que gostariam de exercer. Organizaram, então, cantos temáticos que simbolizavam algumas profissões (cozinheiro, médico, professor, construtor e cabelereiro). Foi muito divertido!





A EI 24 descobriu três tipos de meios de transporte: terrestre, aéreo e aquático. Depois de classificar algumas imagens dentre as três categorias, a turma colocou a imaginação em ação para construir alguns transportes através da colagem das formas geométricas.

A EI 21 conheceu o livro “Douglas quer um abraço”, de David Melling e, a partir daí, abraçar foi uma brincadeira gostosa e cheia de afetividade. Depois partiram para o “passeio do abraço” com os fantoches do urso Douglas pela escola. Elas curtiram tanto a brincadeira, que confeccionaram para as famílias um abraço que veio do coração.

A EI 32 encenou seis esportes olímpicos com a brincadeira de jogar o dado. Brincaram e aprenderam pra valer!

________________________________________

As mães das turmas das Classes Especiais da E. M. Álvaro Sodré foram convidadas a participar de atividades pedagógicas do cotidiano escolar, interagindo com seus filhos e, desta forma, tendo um olhar diferenciado do esforço e empenho de cada aluno, valorizando as conquistas diárias. Tais conquistas são o resultado do trabalho pedagógico específico e individualizado realizado pela professora Martha Matos. Após as atividades, as mães ainda desfrutaram de um delicioso lanche compartilhado. As responsáveis não mediram esforços para fazer, junto com a escola, um dia maravilhoso e inesquecível! Foi um momento de muita cumplicidade, ternura e amor...











20 de maio


Na turma EI 26, do EDI Tristão de Athayde, brincar é coisa séria! A atividade dirigida “Meus pintinhos venham cá” integrou, animou e uniu a turma. As crianças se revezaram nos papéis de pintinhos e raposas e se divertiram bastante na área externa.

 



A diversão foi garantida com o bingo de letras na EI 12!




Uma história, muitos abraços e muito carinho na EI 41.

 






A turma EI 32 adorou conversar sobre a família, fazer a dobradura e construir sua casa com colagem e desenho livre.










Para a EI 21 a escola também é lugar de brincadeira com os amigos. Eles compartilham emoções, constroem relações e descobrem novos saberes.







Ficou um barato a atividade realizada pela EI 31. Eles fizeram arte com massinha.

  






Após a leitura do livro “Dez casas e um poste que Pedro fez”, a EI 32 do EDI Tristão trabalhou as formas geométricas e as cores. Foi a maior curtição!











________________________________________



Esta semana o EDI Milena Santos do Nascimento enfatizou a importância da alimentação saudável para evitar certas doenças. Assim, incentivaram nas crianças o hábito de ingerir alimentos essenciais para que cresçam com saúde.



















Levando em conta que a criança é um ser social e que a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, motoras e sociais, o Berçário brincou bastante com as atividades realizadas no pátio, explorando o espaço físico, as formas, as cores e a interação.









Autoestima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria. Um adulto com baixa autoestima sofre por se considerar desprestigiado. Os pais desempenham papel fundamental na construção da autoestima dos filhos. Pensando assim, o EDI, em parceria com alguns responsáveis, realizou o Dia da Beleza e deixou as mamães mais bonitas e empoderadas.






Confecção dos Símbolos Olímpicos - as crianças já se deliciaram com as aventuras de Hércules, puderam conhecer um pouco da Mitologia grega e algumas curiosidades do local que originou os Jogos olímpicos. Agora, é hora de conhecer o símbolo das Olimpíadas e sua representatividade.



________________________________________

É hora de contar histórias! Todos nós gostamos de ouvir histórias e os pequenos alunos, então, nem se fala! A “Hora do Conto” na E. M. Eng. Álvaro Sodré é momento de prazer imenso, desfrutados em meio à natureza exuberante que cerca o prédio da Escola. As fotos mostram um desses momentos com as turmas EI 21 e 22, das professoras Liete e Eliana.




A comemoração do Dia das Mães na Escola Álvaro Sodré foi emocionante! A intenção da escola é, permanentemente, levar a comunidade para o espaço escolar para compartilhar as vivências dos alunos, buscando a parceria em prol destes personagens principais. É a busca da integração entre família e escola. Cada turma debateu e escolheu sua forma de homenagear as mães. Os alunos expressaram seus sentimentos através das diferentes linguagens: música, expressão corporal, artes visuais, artes cênicas e produção textual. Os responsáveis foram convidados a assistir as apresentações e, logo após, desfrutar de um delicioso café da manhã compartilhado no lindo espaço externo. Todos foram muito participativos e não mediram esforços para fazer, junto com a escola, um dia maravilhoso e inesquecível! Contaram, ainda, com a presença da fotógrafa Helena Bremenkamp que, gentilmente, clicou o evento com muita sensibilidade. Foram dois dias de muita poesia e amor...





________________________________________

A primeira Reunião Bimestral do Ginásio Carioca Alberto Rangel foi muito produtiva. O maior objetivo era o acolhimento dos responsáveis, que foram recepcionados pelos alunos do Grêmio, CEC e pelos protagonistas, apresentando as salas ambientes e entregando os boletins. Houve uma palestra sobre alimentação saudável e apresentações de trabalhos desenvolvidos nas eletivas: paródias, canto coral e um vídeo em homenagem às mães. Para finalizar, em parceria com a ASVI, os responsáveis confeccionaram um grande arranjo de flores que ofertaram à escola, canalizando sentimentos bons. “Oficina Flor de Luz”, um encontro feliz com grande entrosamento entre responsáveis, alunos e equipe escolar!










13 de maio



A EI 32 do EDI Tristão de Athayde conheceu a história: "O barco", de Mary e Eliardo França. Cantaram, fizeram a dobradura, enfeitaram e navegaram com o barco. Depois, o barquinho foi enviado para casa, para que cada criança brincasse com a sua família.




Coordenação motora fina x massinha = tudo de bommm... Na EI 41!




Vivenciando conceitos como embaixo, em cima, a EI 41 adorou brincar com bolas!







Cada criança da EI 31 produziu sua bola de futebol com jornal, depois elas se acabaram de tanto brincar no pátio da escola. 

  



   



A EI 41 conversou sobre a família... 







E aproveitou para assistir ao vídeo “O Rei Leão" e conhecer a família dele também.




A EI 24 assistiu um pequeno vídeo que mostrava a chegada da tocha olímpica no Brasil. Em seguida, cada um produziu sua tocha.







As turmas EI 22, 23, 24, 25, 26 do EDI Tristão de Athayde foram ao teatro, na Cidade das Artes, assistir ao espetáculo: "Patrícia Piolho", que conta a história de uma menina de 8 anos, recém chegada a um colégio, que é descoberta com um piolho na cabeça. Após o ocorrido, na volta pra casa, ela, sem querer voltar para escola, esbarra com seu “piolho que pulou de sua cabeça” e ele vira um amigo imaginário. Juntos, os dois passam por desafios na escola, para recuperar os amigos e a autoestima de Patrícia.

























________________________________________

No último sábado, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou reunião de responsáveis. Foi uma ótima oportunidade de conversar sobre o desenvolvimento das crianças, mostrar as atividades realizadas e fortalecer o vínculo família e escola.






Para alegrar os corações das mamães, os pequenos realizaram diversas atividades de desenho e pintura. O EDI ficou mais colorido e cheio de mensagens de carinho.









________________________________________

A professora Andreza da Silva, da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, desenvolveu uma maneira bastante criativa para apresentar e ambientar os personagens da série dos livros de Inglês: "Zip from Zog", da editora Learning Factory. Baseado em um teatro de marionetes com os personagens, os alunos do 1º ao 3º ano conheceram a história dos alienígenas e de como se deu a vinda deles para o planeta Terra (Unidade 1). Após o teatro, os alunos assistiram o vídeo sobre o tema da aula (revisão de números, cores, formas e comprimentos), fizeram uma pintura e, para finalizar, teve até pipoca! Que maravilha de trabalho! "Parabéns, Andreza pela iniciativa e estratégia diversificada para apresentar a língua estrangeira de maneira lúdica. Agradecemos seu empenho. Foi um dia bastante especial para todas as turminhas."










Mais uma ação do Programa Saúde na Escola aconteceu na Gastão. O psicólogo Jorge, do CRAS Machado de Assis, esteve na Unidade Escolar, no dia 26/04, para um bate papo com os responsáveis que são beneficiados com o cartão Família Carioca. Foi uma tarde agradável e acolhedora, onde os temas abordados foram importantíssimos para relembrar a responsabilidade e o comprometimento que cada um deve ter em relação ao seu filho. Não só no acompanhamento escolar, como também em toda fase que a criança passar. O olhar do pai e da mãe para com seu filho definirá a formação de caráter do indivíduo. Que todos os responsáveis da escola Gastão possam ser exemplos positivos para seus filhos!




No dia 03/05, a profª Caroline Bachur, da Sala de Recursos, recebeu, em nome da Unidade Escolar, o Certificado do Instituto Helena Antipoff que parabeniza os trabalhos desenvolvidos, as experiências educacionais e os avanços alcançados pelos alunos que são atendidos. Parabéns a todos que se comprometem com a inclusão e a fazem ativa nessa escola. As crianças e os responsáveis agradecem muito o carinho.











06 de maio


Brincar além dos muros, é deixar a criança falar bem alto, deixar o vento beijar o rosto e ser feliz! A turma EI 11 do EDI Tristão de Athayde percebeu o vento, leu sobre ele no Aurelinho e construiu aviões de papel que voaram muito alto. Além dos muros, vai a recordação de dias radiantes, em que a aprendizagem não era nada mais que simples brincadeiras.

 



A EI 32 foi brincar no pátio. A atividade foi realizada após a confecção das gaivotas a as crianças simplesmente vibraram a cada tentativa de colocar seu “avião” para voar.
  




Uma delícia explorar os espaços da escola.





Os alunos da EI 26, a partir da observação das garrafas de água que a professora Raquel leva de casa, costumam dizer que eles "cresceram" ou "ficam pequenos". Em razão disso, uma atividade foi elaborada para relacionar e classificar tamanhos: pequeno, médio e grande e maiorXmenor, relativizando o tamanho das garrafas. Depois da classificação, conversaram sobre as crianças da turma e elegeram a menor e a maior da turma. Por fim, foi feito um desenho de livre escolha, com a única condição de que fossem dois iguais, diferindo apenas no tamanho: um maior e outro menor.  A atividade foi um sucesso e as crianças adoraram participar! 

 

 





A EI 12 foi desafiada na construção de quebra cabeças. A atividade foi coletiva e as crianças se divertiram na montagem. 





A EI 32 também adora quebra cabeças!




A turma EI 13 conheceu mais uma modalidade dos jogos olímpicos: a Ginástica Rítmica. Assistiram, na sala de informática, algumas competições antigas onde puderam conhecer mais sobre o esporte e suas regras. Ficaram impressionados com os saltos e com as habilidades dos competidores, utilizando a fita. Resolveram reproduzir, mostrando seus saltos em uma atividade de movimento na sala e com uma divertida brincadeira com barangadão no pátio.

 

  

 

 




A EI 32 ouviu a história do livro “O jogo e a bola”, de Mary e Eliardo França. Confeccionaram uma bola de papel e brincaram no parquinho.


 




A EI 41, caprichando na pintura dos mascotes Tom e Vinicius.




Após conversar sobre Tom e Vinicius, as crianças da EI 32 produziram quebra cabeças com os mascotes e se divertiram muito!





O EI 12 brincou com o jogo trilha das olimpíadas!





Preparamos uma cesta de livros e sorteamos. Nossos vencedores ficaram muito felizes!

 
________________________________________


Brincar é uma atividade simples e corriqueira, mas é tão importante para saúde mental do ser humano... Para os pequenos, então, nem se fala! É através do brincar que a criança se desenvolve e se constitui como pessoa, aprende, desenvolve suas habilidades motoras, sua linguagem e organiza o pensamento. Confiram a brincadeira do Pré I do EDI Milena Santos do Nascimento.



 


Dando continuidade aos trabalhos de Hércules, essa semana, o EDI desenvolveu atividades sobre este herói da mitologia grega, que anda encantando os pequenos: Hércules e o Javali.









Que delícia ver as crianças do Berçário adaptados à rotina do EDI, participando das brincadeiras livres e dirigidas, interagindo com seus pares e desenvolvendo a autonomia e a socialização. São só sorrisos!


 

________________________________________
No dia 03 de maio, a professora Caroline Bachur, da Sala de Recursos, recebeu em nome da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, o Certificado do Instituto Helena Antipoff que parabeniza os trabalhos desenvolvidos, experiências educacionais e avanços alcançados pelos alunos que são atendidos. Parabéns a todos que se comprometem com a inclusão e a fazem ativa nas Unidades Escolares!

Todo término de bimestre, no Dia do Hino, a Escola Gastão convida os alunos que tiveram conceito MB em todas as disciplinas a receberem o Certificado de Bom Rendimento. É sempre um dia de alegria e incentivo. Fica o convite aos que não recebem o Certificado para experimentar esse momento e sentir como é bom colher os frutos da dedicação. Aos que receberam, a escola parabeniza! Baseado nos conceitos obtidos, a Coordenação elaborou o Quadro de Honra, onde ficam expostos os nomes dos melhores alunos no Bimestre. Assim, a escola reforça o pensamento de que não é só o aluno de conceito Insuficiente que merece o olhar profissional e o incentivo constante. O ensinar a partir do bom exemplo prático também tem sido uma das estratégias pedagógicas no ano de 2016

















29 de abril

A turma EI 31, do EDI Tristão de Athayde, brincou de ver o mundo com outras cores. Um barato!
  



A EI 24 utilizou a sala de informática para pesquisar através de imagens e vídeos alguns temas das Olimpíadas 2016, como os mascotes, a tocha, os símbolos. Em seguida, as crianças realizaram o registro individual do que chamou mais atenção.







Os mascotes Tom e Vinícius visitaram a EI 41. As crianças tocaram, brincaram e conversaram com eles. Para finalizar com criatividade essa visita, contornaram a silhueta de uma criança e colaram folhinhas na cabeça, igual ao Tom.




A EI 41 dramatizou uma das modalidades olímpicas: a natação. Mergulharam, pularam, nadaram, se esconderam embaixo das ondas e registraram esse momento divertido, colando a silhueta de um nadador na água.




O arremesso de bolinhas foi um sucesso! As crianças brincaram, correram, jogaram um monte de bolinhas já treinando para as Olimpíadas. 




A EI 26 adora pegar sementes no parquinho. Eles juntaram algumas, e em sala trabalharam a relação numeral x quantidade.







A turma EI 32 conheceu outro mascote das Olimpíadas: Vinícius. O papel amarelo foi amassado e colado no corpo do personagem.





A EI 32 fez um “passeio de BRT” pela escola e observou os murais com os símbolos olímpicos e os mascotes. Em sala, pintaram Tom e Vinícius para o mural.







No Dia Nacional do Livro, a EI 11 foi à sala de leitura ouvir, inventar histórias e viajar pelo mundo mágico da imaginação.




A EI 31 do EDI Tristão de Athayde brincou com o quebra cabeça produzido a partir de sucata com os mascotes das olimpíadas como tema. Muito legal!

 



A EI 24, após uma conversa sobre as Olímpiadas, produziu coletivamente os símbolos olímpicos.







As turmas EI 12 e EI 14 visitaram o Planetário de Santa Cruz! As crianças adoraram passear no ônibus e aprenderam muito sobre os planetas.




A EI 12 se divertiu com o jogo dos pratinhos! Durante a atividade, trabalharam conceitos matemáticos como adição e contagem.




Após a adaptação inicial, a turma EI 23 tem se mostrado envolvida com as atividades propostas. Os momentos de parquinho são os preferidos pelas crianças. 
















Visitar a Sala de Leitura é sempre uma atividade muito prazerosa para as crianças. Além de ser um ambiente acolhedor, elas adoram manusear os livros e inventar histórias.


Interação total da turma EI 23 que adora os momentos de atividades diversificadas. 




________________________________________

Para estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento das linguagens oral e escrita, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou, no dia 18/04, um rodízio de professoras para contação de histórias. Foi uma surpresa para as crianças receberem professoras diferentes para alegrar o dia com histórias prazerosas.







Para ressaltar a importância dos índios, mostrar a cultura, os alimentos, as danças e alguns costumes, o EDI realizou um teatro de fantoches e diversas brincadeiras para interação das crianças com a etnia indígena.






Brincar é uma importante forma de comunicação. É por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Isto facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Deste modo, a criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação ao outro. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

 ________________________________________

Nos dias 18, 19 e 20/04, as professoras da Sala de Leitura da E. M. Gastão Mouteiro Moutinho, Andrea Otílio e Osvaldice Maria, apresentaram a escritora Ana Maria Machado para toda a escola. Os alunos foram levados até a sala de informática, onde assistiram uma apresentação elaborada pela Profª Glauce Fontes, que continha toda a trajetória da escritora, suas dificuldades, méritos e persistência ao trilhar sua vida profissional. Tal iniciativa fez parte do contexto da Maratona Ana Maria Machado, que aconteceu na escola Gastão Monteiro Moutinho, baseado no projeto criado e executado pelas professoras da SL. Em um segundo momento, uma tenda de histórias foi montada no corredor interno da unidade, e alí, todas as turmas tiveram a oportunidade de ler os livros da autora. Durante a Maratona, 37 livros foram lidos no total e o acervo ficou à disposição dos alunos e professores. Dentre o período, as crianças da Educação Infantil, se transformaram em "Menino Poti", homenageando o dia do Índio. Confiram os registros desse trabalho.









Na semana de 11 a 15/04, a professora de Artes Luciane Gonçalves da escola Gastão Monteiro Moutinho, organizou uma oficina de origamis com suas turmas de 4º ano. Além de ser uma atividade diferente, a arte origami trabalha a concentração e também é muito utilizada em matemática, na geometria. É desse trabalho interdisciplinar que necessitamos dentro das escolas. Parabéns pela criatividade.






No dia 25/04 a Escola Gastão Monteiro Moutinho realizou seu 1º Conselho de Classe do ano. Iniciado pela Diretora Patricia Greco, que prestou contas dos serviços de manutenção que estão sendo realizados, teceu comentários sobre o decorrer do primeiro bimestre com observações acerca da administração, assim como, pontuou acontecimentos ocorridos no período. Anunciou o novo procedimento de confecção de atas para profissionais como comprovante de notificação escrita, caso necessário. No segundo momento, a Coordenadora Andrea Otilio apresentou o vídeo "A Pereira", cujo o texto chamava a atenção para o olhar diferente. A cada estação do ano a pereira se apresentava de forma diferente e a beleza era igual em todas elas. Assim como nós, a cada momento podemos ter um olhar diferente e refletir sobre as dificuldades dos alunos, a maneira de ensinar, de se comportar, de se relacionar. Como seres humanos, também passamos por fases e estações e a reflexão vem sempre positiva com relação ao ato de transformar-se e estar em busca de nos tornarmos pessoas melhores. Após apresentação do vídeo, foi conversado sobre as ações de reforço que já aconteceram no 1º Bimestre na U.E, as que serão mantidas e novas que virão para o 2º Bimestre. Cada profissional teve a oportunidade de falar sobre sua turma, sinalizar alunos que já apresentam dificuldade de aprendizagem e algumas propostas foram elaboradas em conjunto. Foi apresentado o Quadro de Rendimento Escolar, as professoras sinalizaram os alunos que apresentaram conceito Insuficiente e foi totalizado o percentual de nossa escola. Pra finalizar o Conselho, as professoras assistiram um vídeo motivacional que as revigorou para o 2º Bimestre. Momentos como esse são para serem utilizados de maneira prática e construtiva para a escola e na Gastão, o aproveitamento é completo.





15 de abril


Podemos viajar pelo mundo, vivendo várias aventuras, conhecendo pessoas diferentes e até conhecendo de perto, fadas, bruxas, dragões, príncipes e princesas, reis e rainhas. Como? Através dos livros! Na C.M. Tia Auta, as crianças têm contato direto com centenas de livros da Sala de Leitura, bem como na própria sala de aula. Todos os dias uma nova história, uma nova aventura e milhares de possibilidades. Oferecem uma enorme gama de histórias e trabalham as mesmas através do “recontar”, expressando-as através de desenhos. A abertura da “Semana do Livro” foi com uma contação de histórias onde destacaram o cuidado com as obras literárias (não rasgar, não amassar, não arrancar folhas e capas, não rabiscar) e a troca de forma harmoniosa com os colegas. Nesse mês, também, inseriram o “Piquenique Literário”, onde ofereceram dezenas de títulos para a livre escolha dos pequenos. LER É O MAIOR BARATO!

 ________________________________________



Trabalhando o tema higiene, os alunos da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira observaram os objetos usados para o cuidado com o corpo e o ambiente e dramatizaram com música. Todo mundo limpinho e cheiroso!










________________________________________



O EDI Maria Beralda foi uma das 10 escolas contempladas pelo projeto "Humanimal", criado pelo Circo da Silva e realizado em 2015, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Baluarte Cultura. O espetáculo de teatro circense é voltado para a primeira infância e cria animais ilusórios e outras cenas que despertam a curiosidade e a imaginação das crianças. A performance é de uma sensibilidade ímpar e rendeu bons frutos no EDI. Em março deste ano, foi a vez dos “Beraldinhos” subirem ao palco para a cerimônia de lançamento do DVD Humanimal, que ocorreu no Espaço Getúlio Vargas. Os pequenos apresentaram uma singela homenagem ao Circo da Silva, sob a coordenação das professoras Renata e Gisele. As crianças prepararam uma leitura dramatizada, numa adaptação do livro "A festa no céu", de Angela Lago. Que 2016 seja repleto de arte na escola! Viva o circo, viva o Circo da Silva!









“Agradecimentos:

Ao Circo da Silva pelo convite;

Às crianças, pela beleza inenarrável; 

À SME e a Secretaria de Cultura, por permitirem que projetos como este cheguem no chão da escola;

À diretora geral e adjunta, Celia e Luci;

Às famílias pela parceria de sempre;

À equipe do EDI Maria Beralda!”

________________________________________



O tapete sensorial foi um sucesso entre os pequenos do EDI Milena Santos do Nascimento! O trabalho com os sentidos das crianças foi muito divertido: o contato com as texturas, cores, formas e materiais diversos, desenvolve e aprimora a percepção dos pequenos acerca de suas habilidades sensoriais e na sua relação com o mundo. 









Nesta pequena introdução à mitologia grega para crianças, o EDI Milena está abordando alguns mitos, entre eles “Os Doze trabalhos de Hércules”. Com isso, estão conhecendo a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais.










________________________________________



Muito brinquedo, fantasia e diversão na brinquedoteca. A turma EI 14 do EDI Tristão de Athayde deu asas à imaginação brincando de competição no cavalo e de comidinha.







Através da trilha, as crianças puderam aprender a deslocar-se em um determinado espaço e, utilizando o dado numérico, observaram alguns conceitos matemáticos como o da contagem. É brincando que a EI 21 vai aprendendo.





Já a EI 26 explorou a Sala de Leitura. Eles adoraram!



E os meninos desta turma, brincando de massinha, fizeram alteres para competir nas olimpíadas na modalidade levantamento de peso. 



Após conhecer os bonecos dos mascotes das Olimpíadas, a EI 31 reproduziu Tom e Vinicius numa linda pintura coletiva!





A EI 32 realizou uma atividade de impressão das mãozinhas para a produção do “Mascote Tom” das Olimpíadas 2016.





Foi uma grande curtição na EI 41 produzir e dar a volta carregando a tocha olímpica.



As crianças estão amando as receitas novas do cardápio. O iogurte com banana e aveia teve uma excelente aprovação.



Que banho de chuveirão delicioso e refrescante no EDI Tristão de Athayde!






Muito brinquedo, fantasia e diversão na brinquedoteca.



 ________________________________________



Devido ao avanço da Dengue, Febre Chicungunya e Zica Vírus, a E. M. Renato Leite percebeu a necessidade do combate à proliferação do mosquito aedes aegypti. A escola então desenvolveu ações mobilizadoras de conscientização dos alunos e da comunidade em geral em relação aos riscos e perigos que corremos se não abraçarmos esta causa. No dia 11/04 os alunos assistiram a peça “Diga não ao aedes egypti” apresentada pelo grupo “Vaca Amarela – Educação e Arte”, oferecida pela Organização Não Governamental Casa das Artes, parceira da escola, juntamente com o laboratório MERCK. Vivenciaram um momento de conscientização e cidadania e todos os alunos do 1º ao 3º ano tornaram-se agentes de combate ao mosquito.

















A escola também compartilhou a atividade na sua página do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.605042749659078.1073741856.280381002125256&type=3

08 de abril


Dia 23 de março a C. M. Sempre Vida Nise da Silveira recebeu a visita do Coral da Farmanguinhos. As crianças cantaram junto com muita alegria. Finalizaram o dia com uma divertida brincadeira de caça aos ovos de chocolate.











Alimentação saudável é o foco da creche! Desde pequeno se aprende o que é plantar, cuidar e colher. Colheita na horta da Nise da Silveira: muito quiabo, bertalha e batata-doce.






________________________________________



O Rio de Janeiro é a cidade escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para organizar a primeira edição de uma Olimpíada na América do Sul. Diante desse importante desafio, os cariocas apostam no legado deixado pelo Pan-Americano de 2007, na beleza visual da capital fluminense e na capacidade de organizar grandes eventos. Desse modo, a C. M. Tia Auta enalteceu no aniversário do Rio a beleza da cidade, conhecendo os pontos turísticos e as modalidades que aqui serão disputadas.



A Páscoa é um período para se aprofundar no amor, restabelecer uma nova vida, unindo as pessoas! Na C. M. Tia Auta, vive-se essa união e o amor no dia a dia, nas atividades, nas conversas da rodinha, cantando, sorrindo e compartilhando momentos. Fizeram ovinhos de chocolate e leite condensado, além de recuperarem uma tradição dos primeiros tempos da celebração pascal, onde a família se reunia para pintar ovos de galinhas para as crianças poderem procurar na manhã de Páscoa. Ver o sorriso de cada pequeno, achando os ovinhos pela creche, ou recebendo com grande alegria a doação de caixas de bombons oferecidos por uma “madrinha”, não tem preço! Essa Páscoa ficará gravada nos corações, enchendo-os de amor e compartilhamento.



O circo está associado ao mundo real e imaginário. A creche juntou então o projeto: "Tia Auta Olímpica. Eu amo, eu cuido!" - onde trabalham os movimentos e valores relacionados ao esporte, desenvolvendo a criança integralmente -, com o “Dia do Brincar”, oportunizando atividades relacionadas à arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e respeito ao outro como uma prática de alta amplitude sócio-cultural. Tal prática traz consigo significados importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais, autoconfiança e autonomia, fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar, oportunizaram estes valores, desenvolvendo áreas do conhecimento, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte ajudam, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando, assim, o desenvolvimento integral do ser.



Na semana da saúde, a grande família “Tia Auta”, como bons cariocas, esteve atento ao Mosquito Aedes Aegypti, o grande vilão transmissor do Zika, Dengue e Chikungunya. Com medidas simples, adotadas no dia a dia, é possível evitar o aumento dessas doenças. Numa parceria de sucesso, a creche e o CMS Santa Maria estão realizando atividades com os alunos e suas famílias, além de todo o trabalho desenvolvido nas salas de atividades com as educadoras, onde as conversas nas rodinhas, livros, panfletos, desenhos educativos, todos os trabalhos são direcionados ao combate ao mosquito e às consequências das doenças que ele transmite. As ações conjuntas com os parceiros incluem passeios no entorno da creche com o Agente de Vigilância Sanitária, Jorge, responsável pelo combate ao mosquito, passando por algumas ruas da comunidade, verificando possíveis focos e distribuindo folhetos explicativos para os moradores, bem como, palestras com a Gerente do CMS Santa Maria, enfermeira Sarah, para os responsáveis dos alunos, dando todas as explicações necessárias para a guerra contra o mosquito. Com saúde podemos viver com alegria, por isso, os parceiros são fundamentais! Nessa semana, ainda tiveram um teatro sobre os cuidados que devemos ter com os dentes, quando as crianças puderam aprender, de forma lúdica, como ter uma saúde dental de qualidade, evitando a cárie, grande vilão nas doenças bucais. “A educação para uma vida saudável, começa na nossa casa, com nossa família! Fique ligado!”





________________________________________



O EDI Milena Santos do Nascimento já está se aquecendo para as Olimpíadas. Educadores e alunos estão se deliciando com a Mitologia grega, origem dos jogos olímpicos, e conhecendo os doze trabalhos de Hércules. Primeiro trabalho: Hércules e o leão de Nemeia.













 ________________________________________



Depois de uma pesquisa realizada com os pais e compartilhada com o grupo, a turma EI 12 do EDI Tristão de Athayde conheceu algumas modalidades esportivas das olimpíadas. O basquete foi uma delas. Depois da brincadeira chegou a hora do registro, da escrita espontânea e do quebra cabeça.







A EI 22 está adorando trabalhar os nomes da chamadinha, os mascotes das olimpíadas e os símbolos olímpicos.







E a EI 31 também está conhecendo alguns símbolos olímpicos. Eles descobriram que a chama olímpica representa a paz, a união e a amizade entre os povos. Essa chama é conduzida através da tocha.



Eu jogo, você joga, nós jogamos! Conversando sobre as Olimpíadas, a EI 33 já começou os treinos para o conhecimento das diversas modalidades a serem disputadas. VAI BRASIL!









A EI 41 participou de um circuito psicomotor super legal. A turminha já está treinando para as Olimpíadas...


________________________________________



O 6º Ano da E. M. Gastão Monteiro Moutinho desenvolveu sua primeira experiência de Ciências na prática. A atividade executada pela profª Luisa Reis foi uma proposta sugerida na apostila, que deixou a aula atrativa e certamente inesquecível. Segundo estudos neurológicos, é comprovado que tudo o que aprendemos na prática é registrado com mais ênfase, pois o cérebro humano, sobretudo a memória, trabalha com links ou ligações, conhecidos como mecanismos que facilitem seu trabalho. Explicando de maneira mais acessível, para uma informação ficar na memória, é preciso que haja uma ligação com algo relevante em nossa vida. Esse é mais um motivo que respalda a estratégia pedagógica da UE, para que seja sempre treinado no aluno o aprendizado ativo, pois quando usamos vários sentidos para o estudo, trabalham-se diferentes áreas do cérebro, com isso a memória armazena a informação com mais facilidade. Aprende-se melhor e memoriza-se mais. Muitas experiências estão por vir na Escola Gastão. Acompanhem...




01 de abril

A turma EI 11, do EDI Tristão de Athayde, fez uma atividade diferente: usaram as bolinhas de gude para colorir. Os resultados são os mais inusitados, mas todos muito interessantes. O que vale é dar asas à imaginação...



Páscoa é tempo de união, amor, solidariedade e fraternidade. E assim foi a Páscoa Solidária no EDI Tristão. As crianças compartilharam chocolates e tiveram até a presença do Coelhinho, que distribuiu muitos abraços e beijinhos com sabor de...






















A escola montou uma cesta de Páscoa e sorteou. O número sorteado foi o nº 173, de um aluno da turma EI 13. Parabéns e uma Feliz Páscoa para todas as famílias da Tristão!



Muita diversão, música, visita do coelhinho e muitooooo chocolate na EI 24...







E vejam que graça o coelho produzido pelas crianças da EI 32. 





Fazendo arte com a turma EI 21 do EDI Tristão: carimbo usando algodão e pregador.






Depois de trabalhar o significado da palavra símbolo, os alunos da EI 24 quebraram a cabeça para montar um dos símbolos das Olimpíadas de 2016.



Já a EI 32 “pintou o 7” na pintura livre no cavalete.


Os atletas do levantamento de peso foram os primeiros a chegar à sala da EI 33. Cotonetes a postos... foram treinar!







Por fim, o jogo de sequência numérica no EDI Tristão de Athayde.


________________________________________



A E. M. Dom Pedro I promoveu uma manhã emocionante com a escritora Luiza Trigo. Ela escreve para os adolescentes e faz muito sucesso entre eles. Neste encontro, “Luly” contou sua trajetória como escritora, num bate papo simples, revelando como surgem suas inspirações para começar a escrever um livro, suas literaturas e autores preferidos, assim como séries de TV, seus pratos prediletos, suas viagens... Foi, assim, se revelando para os alunos que foram se sentindo mais próximos dela. Após o bate-papo, a escritora respondeu perguntas curiosas, fez “selfies” e autografou livros. Ela sempre simpática, educada e alegre conquistou a garotada com seu jeito simples de ser.

Luiza Trigo tem um blog: http://lulytrigo.com/. Acessando, você vai saber mais sobre ela, seus livros, os eventos, o Projeto Escola e poderá solicitar uma visita para sua escola...




 




 

________________________________________



A Páscoa na E. M. Gastão Monteiro Moutinho foi muito animada! Além do sorteio da Cesta de Páscoa confeccionada com doações de toda a equipe, os alunos da Educação Infantil saíram espalhando a alegria do renascimento.













Os integrantes do Grêmio Estudantil da escola Gastão estão realizando um projeto intitulado: "A escola que queremos". Reuniram-se com todos os alunos, no dia 18/03, para pesquisar opiniões e sugestões de ações para a Unidade Escolar no ano de 2016. Iniciaram, então, uma campanha de conscientização e os registros foram computados a fim de que um novo encontro aconteça em 04/04, onde serão apresentados os resultados e as ações que necessitarão ser aplicadas. Tal trabalho terá culminância no dia da Reunião de Responsáveis, quando todos assistirão uma apresentação e serão convidados a participar da construção desse novo modelo Gastão.







________________________________________



O Clube Escolar Cidade de Deus, que funciona desde 2010 na Curicica, iniciou este ano "de vento em polpa". Creditam esse fato ao sucesso dos eventos de encerramento 2015, como o “circuito de atividades”, envolvendo todas as oficinas, e o passeio ao Clube Pontal, em Vargem Grande. Vejam as imagens:
















6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir