Aconteceu, Virou Manchete



04 de fevereiro

As aulas começaram! As crianças do EDI Tristão de Athayde  chegaram com saudade dos amigos e curiosas para conhecer a nova sala. Fizeram desenhos, brincaram com massinha, jogos, livros, foram na piscina de bolas... E o ano está só começando!













 










18 de dezembro de 2015



O EDI Tristão de Athayde finalizou o projeto deste ano: “Descobrindo a Cidade Maravilhosa”, fazendo um passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, embalados pelos diferentes ritmos cariocas. As crianças arrasaram nas apresentações e a confraternização contou com a presença dos responsáveis que se divertiram e se emocionaram com cada detalhe preparado com muito amor. Valeu, equipe Tristão!








































Papai Noel visitou o EDI Tristão levando muito amor e paz para a família da escola. Recebeu as cartinhas, deixou uma mensagem de Natal e presenteou as crianças!



















Exposição RIO, EU AMO E CUIDO construída pelas turmas EI 11, 12 e 13.





11 de dezembro

Novembro é o mês da consciência negra, mas relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo, pois no projeto da C. M. Tia Auta a pluralidade cultural está inserida nas práticas diárias, através dos valores, histórias, atitudes, conversas, músicas e muitas brincadeiras. As crianças criaram telas, conheceram princesas e personalidades mundiais importantes, confeccionaram bonecas, assistiram vídeos, ouviram vários tipos de músicas de origem africana e apresentaram lindas danças. Os pais puderam participar desse processo e ficaram encantados com a apresentação de seus filhos.
  ________________________________________

As crianças da turma EI 14 do EDI Tristão de Athayde acharam um filhotinho de gambá na escola. Com muito cuidado e carinho, as professoras Neize e Daniele cuidaram do “mascotinho”, que estava com fome e perdido de sua mãe. Depois, os bombeiros foram resgatá-lo para que ele pudesse voltar para o seu habitat. As crianças aprenderam na prática uma lição de cidadania, a importância que todos têm na vida do outro e a responsabilidade diante do mundo. 



A turma EI 34, já está comemorando a chegada do menino Jesus entre nós. Que ele traga muita paz, luz e esperança. Seja bem vindo!




A EI 32 está caprichando nas atividades de Natal. A sala já está toda decorada.






Já as turmas EI 31 e EI 34 do EDI Tristão conhecem e mostram uma comunidade carioca. 

E a EI 42 está preparando com muito carinho a cartinha pro bom velhinho...


4 de dezembro

No dia 24/11/2015, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva comemorou o “Dia do Brincar sem Muros” com o tema "Novembro Azul" e os responsáveis foram convidados a participar de atividades voltadas a conscientização contra o câncer de próstata. Teve jogo da memória, confecção de cartazes, quizz e muitas fotos para registrar esse momento.











 ________________________________________



Depois de relembrarem os pontos turísticos do Rio, rolou uma super competição na turma EI 12, do EDI Tristão de Athayde: Meninos x Meninas. O desempate foi um grande desafio: ler o nome do local. A aluna Raphaela conseguiu ler a palavra FORTE, juntada ao nome já conhecido, Copacabana. Assim, as meninas ganharam!



Já é Natal no EDI Tristão de Athayde...




Anjos cariocas avistam a estrela de Belém e anunciam que o Menino Jesus está para chegar!




Já a EI 24, do EDI Tristão, conversou sobre as heranças da cultura africana no Brasil. Entre essas heranças, trabalharam os bonecos de nó chamados: “Abahiomi”. Após confeccionarem coletivamente um boneco, votaram que seria uma menina, chamada Maria Vitória. Depois, cada criança desenhou sua “abahiomi” num ponto turístico da cidade maravilhosa.



A EI 12 trabalhou o pensamento e a construção do conhecimento. A curiosidade despertada com a comemoração do dia da conscientização negra foi: “A gente nasce negro ou nasce branco e depois fica negro”? e “Por que as cores se misturam?” 
________________________________________

Em comemoração ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o EDI Cidade de Lídice realizou, durante toda a semana, um momento de reflexão e conscientização sobre a importância do negro na constituição e identidade da nação brasileira. O trabalho esteve de acordo com os blocos temáticos que visam promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, e propiciou condições para que os alunos desenvolvessem a consciência de nossas raízes históricas e, principalmente, o respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito.

Durante o desenvolvimento do projeto: “Pela Paz entre as Cores!”, As crianças ouviram as histórias relativas ao tema. 


Os alunos participaram da construção dos personagens étnicos, identificando suas características e, posteriormente, com as digitais das mãozinhas, construíram um mural que personalizou o “Mundo Colorido”. 



Realizaram a foto maluca com personagens criados pelas crianças, onde todos se identificaram com um personagem. Algumas falas das crianças foram: “Ficou legal! Eu virei a menina da história!”- Kauany; “Eu gostei de tirar foto como se fosse um menino afro” – Guilherme. 
  
Após os alunos ouvirem a história: “O Livro da Paz”, a professora questionou as crianças sobre: “O que é ter Paz?” e pediu para que elas se expressassem através de desenhos com tinta guache. 


“A cultura da paz é um dos desafios para uma educação libertadora, pois requer, além de sentimentos, uma disposição para a ação transformadora.” (Jaqueline Medeiros) 

________________________________________

Os alunos do 5º Ano da E. M. Gastão Monteiro Moutinho participaram do Programa PROERD, da Polícia Militar, e o concluíram com maestria. O projeto consiste em aulas educativas, ministradas por policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvendo um curso de prevenção às drogas e à violência na própria sala de aula. No término do curso, houve a solenidade oficial de formatura e a divulgação da melhor redação de cada turma (1501 e 1502) com entrega dos certificados. Ficou a certeza de que valores foram plantados, assuntos atuais e próximos de todos foram conversados e, a partir de agora, a escolha pelo melhor caminho fica a critério de cada um. É a Gastão participando da construção de um bom cidadão! 






Com o intuito de incentivar a prática do estudo e multiplicar exemplos positivos, todo bimestre, após o fechamento do Conselho de Classe, a Coordenadora Pedagógica, Andrea Otílio, prepara uma listagem de alunos que tiveram conceito MB para receber um Certificado referente ao seu desempenho. A iniciativa alcança o seu objetivo à medida que os que já receberam têm a preocupação em manter seu conceito, e os que ainda não receberam o certificado se empenham para tal. É sempre um dia muito importante, pois toda a escola assiste a entrega no momento do Hino Nacional. A escola Gastão acredita que bons exemplos geram bons resultados!












A turma 1501, da escola Gastão, participou de um trabalho executado pela Sala de Leitura. Eles ouviram a história do livro: "A grande fábrica de palavras", com texto de Agnès de Lestrade e ilustrações de Valeria Docampo, e depois participaram de uma competição de palavras. Cada aluno recebeu uma folha e, dentro de um determinado tempo, tinham que escrever o máximo de palavras possíveis. Foi um sucesso! A vencedora foi a aluna Luana, que escreveu 362 palavras. Parabéns a todos que participaram e também à professora Osvaldice que está sempre, criativamente, incentivando os alunos à leitura.


Na semana contra o Racismo, os alunos da Educação Infantil da escola Gastão ouviram duas histórias muito interessantes e trabalharam bastante, contextualizando tudo o que aprenderam. Tentando sempre utilizar temas atuais e próximos da realidade das crianças, os livros lidos foram: "O caso das bananas" e "O cabelo de Lelê". Ambos abordam a temática sugerida e os todos os envolvidos tiveram a certeza de que foi plantada a ideia principal do respeito e da igualdade. Confiram os trabalhos realizados.







No dia 27/11, a Escola Gastão realizou uma solenidade de extrema importância: o Pelotão da Bandeira, que é composto por alunos do 6º ano, precisou passar o posto. Como no término do ano letivo os alunos se despedem da UE, foi necessária a eleição de novos integrantes. Com um ar de despedida, os alunos do 6º ano passaram a responsabilidade para os alunos do 5º ano, que se comprometeram em honrar o papel no decorrer do ano de 2016. Parabéns aos alunos pelo cumprimento de sua tarefa em 2015 e boa sorte aos que se apropriaram da nova função.







No dia 1º/12, houve a culminância do Projeto: "Natal - o despertar da esperança", da escola Gastão. A Festa de Natal aconteceu com o fechamento do projeto, quando todos os alunos da escola receberam uma lembrança das mãos do Papai Noel. Foi uma grande emoção ver o bom velhinho chegando, cada porta das turmas se abrindo para o corredor e os olhos brilhando de alegria. Não houve quem não quisesse registrar o momento! Os portões da escola foram abertos e os responsáveis fizeram fila para curtir e registrar a emoção. Durante o decorrer do mês de novembro, as crianças fizeram trabalhos sobre o tema e não viam a hora desse momento chegar. Foi um grande resgate da magia do Natal!

















19 de novembro


No último sábado, a E. M Francis Hime realizou a Festa da Primavera com um show de talentos. Dentre muitas apresentações lindas, tiveram a fundação do Grupo de Dança Be and Live

O objetivo do grupo é trabalhar com a auto-estima dos alunos através da dança, visando também a responsabilidade e o respeito mútuo. Ainda estão no início, mas esperam que gostem de simplicidade e dedicação para apresentar o melhor!









________________________________________


Um verdadeiro encanto, o mini zoológico produzido pela turma EI 21, do EDI Tristão de Athayde, a partir de todo tipo de sucata. Ficou sensacional!








A EI 42 adorou visitar o mini zoo e reconhecer os animais.



“O Pum que não queria sair”, história escrita pela professora Patricia e ilustrada pela diretora Adriana, tem feito a alegria da criançada. "Peidum" visitou as salas do EDI Tristão e as crianças adoraram!









Depois de trabalhar o ano todo a cidade do Rio de Janeiro, a EI 12 relembrou os pontos turísticos através da escrita, leitura, pesquisa e ampliação do vocabulário ao trabalhar as palavras cultura e patrimônio.








“Os meninos soltando pipas”, obra de Portinari, foi trabalhada na turma EI 21 e as crianças amaram fazer a sua releitura com muita tinta colorida.

Já a EI 24 é uma turminha que adora livros e fazer artes plásticas.


Utilizando sucata ainda inspirados no livro "Chuva de Manga", a EI 24 deixou a imaginação rolar solta... Depois, como uma equipe, as crianças se organizaram e arrumaram os ambientes com muita responsabilidade!




13 de novembro


A turma EI 13, do EDI Tristão de Athayde, utilizando pratos de papelão, recriou as paisagens e os pontos turísticos do Rio.







Ao trabalhar o patrimônio cultural com os pequenos da EI 31, chegaram à conclusão de que o verdadeiro patrimônio do RIO são as CRIANÇAS!





Após a leitura do livro "Meu coração é um zoológico", a EI 32, do EDI Tristão, produziu um lindo mural, dando ênfase à importância da preservação e da ajuda para com o nosso zoológico.









________________________________________



O mês de outubro foi realmente muito especial no EDI Sra. Perciliana Pereira de Alvarenga

Começou com a “Semana da Criança” preparada com muito carinho por toda a equipe. Foram momentos de muita diversão, brincadeiras e aprendizagem. Tudo Rosa na Festa da Peppa Pig – Festa do Dia das Crianças.


No dia 16, comemoraram o Dia do Professor, realizando uma singela homenagem para os educadores do EDI, entendendo que todos são de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças.

Também neste dia, as “Mestras da Cozinha” não ficaram de fora das comemorações. Com suas mãos de fadas preparam refeições saudáveis e saborosas, muito importantes no dia a dia do EDI. 

E para completar este mês tão especial, no dia 27, o EDI Perciliana brincou e informou no “Dia do Brincar”. Juntos, professores, agentes, responsáveis e alunos realizaram a “1ª Caminhada Rosa”, saindo do EDI até a praça da Rua Moisés, distribuindo lacinhos cor de rosa, informativos e falando para a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde e a prevenção ao Câncer de Mama. Na praça, deram um grande abraço e deixaram expostos os trabalhos confeccionados pelas crianças.



06 de novembro

O mês de outubro foi cheio de eventos na C. M. Tia Auta:


Começou com a comemoração do Dia das Crianças, pois... 

Brincadeira de criança

Como é bom, como é bom

Guardo ainda na lembrança

Como é bom, como é bom

Paz, amor e esperança

Como é bom, como é bom

Bom é ser feliz na Tia Auta!

Tiveram muitas brincadeiras, cineminha, trenzinho de lanches, bolo e a entrega da “Minha Primeira Biblioteca”, tudo recheado com muita descontração e diversão!












No dia 15/10, a equipe da Creche foi curtir o Dia dos Professores e dos educadores da Educação Infantil em Arraial do Cabo, porque todos são peças importantes no trabalho da creche e cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Trabalhar com equipe unida dentro e fora do ambiente de trabalho só reforça ainda mais o trabalho de qualidade.







No dia 20/10, tiveram mais uma ação do PSE na Tia Auta com a Doutora Daiani Faria, do CMS Santa Maria, que foi à unidade, com as agentes Samira e Aline Martins, para fazer avaliação na pele das crianças. Os pequenos que necessitaram de atendimento médico foram medicadas através de receituário enviado na agenda.






Já no último Dia do Brincar, 27/10, a Creche iniciou comemorando o “Outubro Rosa” com uma palestra do CMS Santa Maria, conversando com as mães sobre os cuidados da mulher, métodos contraceptivos, planejamento familiar, doenças transmitidas pela relação sexual e todas puderam tirar suas dúvidas sobre esses assuntos. Enquanto isso, as crianças participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável (pique nique, confecção de suco natural e salada de frutas), higiene e saúde (banho de mangueira e brincar de dar banho na boneca) e atividades físicas (ginástica).

















A Creche Tia Auta promove experiências significativas de aprendizagem da linguagem oral e escrita, possibilitando a ampliação da comunicação e expressão. Esse desenvolvimento gradual está associado às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. O projeto: "Ouvir, imaginar, um carioca feliz vou me tornar...", permeado por contações de histórias com temas abordados em cada bimestre, possibilita às crianças a comunicação de ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciando as relações interpessoais. A literatura infantil está fazendo parte do dia a dia dos alunos e, através dela, os pequenos vão percebendo o prazer de ouvir uma história, ler um livro, dramatizar, viajar por um mundo real ou imaginário. Fizeram, no dia 29/10, a “Maratona de Contação de Histórias”, quando as professoras se tornaram personagens saídos dos livros para encantar às crianças. Tiveram a presença de Chapeuzinho Vermelho, Soldadinho de Chumbo, Mulan, Maria (da história “João e Maria”), João (da história “João e o pé de feijão”), a Bruxa Onilda e Malévola. Confiram que barato:












________________________________________

A turma EI 42 do EDI Tristão de Athayde trabalhou animais domésticos e selvagens através de histórias e músicas. Os pequenos amaram!








A EI 32 encerrou o mês de outubro com os animais selvagens e produzindo um lindo mural do LEÃO.

Depois de trabalhar os animais junto com a matemática, os números, as quantidades de 1 a 9 e o alfabeto a partir da letra inicial de cada animal, a EI 24 fez uma votação e escolheu um animal para ser o seu mascote. A borboleta foi a vencedora. A partir de papelão, construíram coletivamente a borboleta, pintaram de azul e “decoraram” com folhas e cola colorida. 

Já a EI 42 trabalhou a motricidade fina através das brincadeiras. Uma gracinha!


Ao som de “Domingo, eu vou ao Maracanã”, a EI 24 aprendeu a escrever a palavra “futebol” e que em um time são 10 jogadores + 1 goleiro.

Depois colaram as letrinhas e montaram a palavra “bola”, após fazer uma lista de esportes que usam bola ou não. 
________________________________________

A turma EI 32, do EDI Milena Santos do Nascimento, convidou os responsáveis para uma tarde de vivências brincantes. Aproveitaram o encontro para conscientizá-los sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Brincaram muito e conversaram sobre exames de rotina, auto-exame nas mamas, tratamentos e como o diagnóstico precoce pode ajudar na preservação da saúde.







________________________________________

Toda atividade que estimule a leitura é para a E. M. Eng. Álvaro Sodré de profunda importância. 
Que dizer, então, de um evento do porte da Bienal do Livro...? A escola não podia deixar de participar! Vejam os registros de alguns momentos nos fotos abaixo. As professoras Carla Floro e Renata Fernandes acompanharam os alunos. 






A escola Álvaro Sodré também participou do “Outubro Rosa”. Os responsáveis foram alertados sobre os cuidados necessários com a saúde feminina, não só durante as reuniões de pais, pela direção, mas pelos próprios alunos que se encarregaram de ambientar a escola para lembrar a importância dos exames de prevenção. Os alunos das Classes Especiais se empenharam bastante na confecção do material e as professoras e funcionárias se "vestiram de rosa" para marcar ainda mais o evento tão importante. Vejam como todos os alunos das diversas turmas deixaram a escola “rosa”!




 


Um passeio ao Zoológico, além de ser uma atividade riquíssima para aprendizagem, é também um momento de puro prazer e diversão. A saída da escola, o trajeto do ônibus, o convívio com os colegas de outras turmas, a partilha das observações sobre o que estão vendo, tudo é motivo para aprender, não só sobre os animais, seu modo de vida, seus hábitos e habitats, mas também sobre o convívio com os amigos em um ambiente diferente do da escola, como se portar em um local público, normas para visitar um zoo, etc. Até o lanche é uma alegria só! As turmas 1201 e 1202, acompanhadas pelas professoras Anna Karina e Maria, curtiram muito essa aula-passeio no dia 28/10. 





Os professores da Álvaro Sodré receberam uma bela surpresa: Mavione Teles, representante do CEC, segmento responsável, e as mães representantes das turmas ofereceram aos professores um bolo e sucos para o lanche. Um aluno de cada turma esteve presente na singela homenagem que muito emocionou os educadores. Na ocasião, além da sra. Mavione, outras mães dirigiram palavras de carinho aos professores. A diretora Márcia Arruda agradeceu em nome de todo o corpo docente. 






________________________________________

IMPERDÍVEL! Assim podemos adjetivar a já tradicional “Festa das Crianças” que acontece todo ano na E. M. Gastão Monteiro Moutinho. Professores comprometidos com a elaboração, confecção e execução, para proporcionar às crianças um dia muito especial, do jeitinho que elas merecem. Não faltou animação, brinquedos, lanchinho, guloseimas e brindes. Afinal de contas, festa de criança é assim! Até o tema da festa estava integrado ao Projeto trabalhado: “RIO 450 anos”. Os filmes RIO e RIO 2 foram passados para os alunos, trabalhos foram desenvolvidos com o tema, palavras foram descobertas, textos foram produzidos, abrangendo a temática da preservação da espécie e dos cuidados com a fauna. Pode-se dizer, sem a menor presunção, que a cada ano a escola fica mais integrada e o pedagógico mais alinhado. A equipe de gestão agradece a cada profissional pela dedicação e entusiasmo com o trabalho. Não existe uma ideia sequer que não seja abraçada e desenvolvida por todos. Isso é um orgulho para uma unidade escolar. A direção agradece também aos responsáveis que incentivam, confiam e colaboraram para que essa festa e tantas outras aconteçam. O resultado está em cada sorriso das crianças, em cada cabelo colado de suor durante as brincadeiras e animação, em cada exclamação na fala dos alunos ao contar como foi, e em cada lembrança que estará guardada para sempre nos corações...! Parabéns a todos os envolvidos e viva o Dia das Crianças!

















































29 de outubro


Depois de ouvir a história “Essa é a casa que Pedro fez”, a turma EI 24, do EDI Tristão de Athayde, contou quantos animais aparecem no livro e escolheram a vaca para a construção da escrita da palavra a partir do “alfabeto móvel”. Eles contaram quantas letras, o número de sílabas, reescreveram e desenharam. Foi uma atividade muito interessante e desafiadora!

A EI 31 adora livros! Este contato contribui para ampliação do vocabulário e incentiva a criatividade e vivência do mundo do faz de conta.

A Equipe da Tristão abraçou a campanha do Outubro Rosa! Confiram:


23 de outubro


A semana do Dia das Crianças começou animada na C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho. Na manhã do dia 13/10, as crianças se divertiram brincando no pula-pula, tobogã e cama elástica.





A tarde foi permeada de muita emoção e música... Receberam a contadora de histórias Bia Bedran, que encantou todas as crianças e adultos. Seu show, carregado de lindas músicas, histórias e lembranças, foi um momento mágico para todos que puderam desfrutar de suas canções e dramatizações.



Para a comemoração ficar mais animada, no dia seguinte, os “Minions” invadiram a creche com uma linda mesa decorada especialmente para os nossos pequenos. 






Eles merecem tudo de melhor, e, para a alegria de todos, o grupo “Tapete das Artes” realizou diferentes atividades com as crianças, envolvendo música, pintura, dramatização e colagens com diferentes materiais.








No terceiro dia de comemoração, a proposta foi levar para a creche um brinquedo de casa para brincar e mostrar aos amigos. Mais tarde, também brincaram ao ar livre, explorando a natureza e desfrutando de uma das árvores frutíferas, colhendo e provando pitangas.



Por fim, para relaxar depois de tantas atividades ao longo da semana, nada melhor que um delicioso e refrescante banho no chuveirão.







Assim, terminaram uma deliciosa semana, quando puderam vivenciar experiências que, com certeza, irão lembrar para sempre!
________________________________________

Quarta-feira, 21/10, foi um dia bem produtivo no EDI Milena Santos do Nascimento! Começaram o Centro de Estudos lendo sobre a importância do planejamento na Educação Infantil, revisitando os documentos que os orientam: “Caderno de Planejamento” e “Orientações Curriculares para EI”, e registrando novas ideias para o último bimestre.



Depois de estudar... Chegou a hora de comemorar! O grupo realizou um delicioso almoço de confraternização em homenagem ao Dia dos Professores e dos Funcionários Públicos. Momentos de união e integração. Tudo uma delícia!




________________________________________

O Grupo Cia Articulação fez uma apresentação no EDI Tristão de Athayde com os “Inspetores da Cidadania”. De maneira irreverente, eles sensibilizaram os alunos sobre questões relacionadas ao lixo e à reciclagem.






A turma EI 24, do EDI Tristão, está trabalhando os animais e, como foi feito com os números, estão produzindo agora o Livro do Alfabeto dos Animais e aguardando ansiosos o lançamento de mais essa obra coletiva!


16 de outubro


As turmas EI 11 e EI 14, do EDI Tristão de Athayde, foram ao circo. As crianças ficaram fascinadas na plateia, identificando os artistas do circo, e alegria contagiou tanto a todos que na hora de ir embora só pediam “BIS”!




















Aproveitando que os alunos estão trabalhando animais domésticos, tia Angélica, da EI 42, levou seus jabutis, Osvaldo e Rosimere, para o EDI. Todos ficaram encantados e se divertiram muito! Com a visita dos jabutis, aprenderam muitas coisas sobre textura, formas, tamanho e quantidade.























Para comemorar o Dia das Crianças, o EDI Tristão organizou um rodízio de atividades em cada sala de aula, decoradas como um local do Rio de Janeiro. Tiveram contação de histórias, atividades artísticas, discoteca e relaxamento. No final do dia, cantaram parabéns para as crianças e saborearam um delicioso bolo criado a partir da logomarca do Rio 450 anos. Foi um sucesso!


























________________________________________

A semana das crianças no EDI Milena Santos do Nascimento foi muito especial! Cada dia uma surpresa para alegrar a criançada. Teve teatro, bolo da Frozen, passeio à Casa do Pontal, danças e muitas brincadeiras! Resultado: olhinhos brilhando e muitos sorrisos no rosto. Tem gratificação maior que esta?












________________________________________

Quando os alunos gostam da aula, capricham para valer! E quando a profª Danielle, da E. M. Candido Campos, propôs trabalhar os videogames, usando o filme: “Pixels” como tema inspirador, os alunos dedicaram-se e o resultado foi muito legal. Além dos belíssimos trabalhos realizados, os alunos também aplicaram vários conhecimentos de Matemática!




________________________________________

No último dia 09/10, aconteceu a “II FLIG - Feira Literária do Ginásio”, da E. M. Governador Carlos Lacerda, cujo tema foi em comemoração aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Idealizada e organizada pela Sala de Leitura, com a profª Janaina Augusto, que é entusiasta, extremamente dedicada e incansável, a Feira contou com a participação de todos os alunos e a colaboração do corpo docente do Ginásio. Houve também a valorosa participação do autor Rafael L. Meneses a da escritora Maria Luisa Tenório, convidada pelo profº André Binenbojm, em palestras e numa mesa-redonda com a mediação da professora Jeane Bueno e a funcionária Ivete Martins Dos Santos. Teve ainda exposição de mosaicos que retratavam os bairros do Rio de Janeiro organizada, com maestria, pela profª Monica Cunha; oficina de ilustração com o cartunista Hudson, convidado pela profª Deusa; oficina de origami com a profª Andreia Costa; “Cariocárabe” com as professoras da Fundação Qatar, Marcela Cordeiro e Aline Oliveira, que são “Lacerdinhas de coração”; a funcionária Conceição Bastos que “escutou histórias do coração”; a Vera Rennes que “fez arte no estandarte”; a profª Sandra M Simões que, além de Mestre de Cerimônia com o prof André Binembojn (com seu vozeirão), encantou com as dramatizações de seu 9º ano; a profª Anabela Pereira com oficina de poesias em Língua Inglesa, sobre o Rio de Janeiro; quadrinhos em inglês com a profª Julia Oliveira; a profª Bernadete Wiesmueller que comandou o pelotão da bandeira com os maiores leitores; a profª Valéria Ferreira com a exposição de vídeos sobre o Rio de Janeiro; a profª Eloísa Oliveira dos Santos com sua oficina de poesia; e a alegria, no fechamento, da bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, sob a batuta do Jefferson Gomes e de todos os padrinhos que auxiliaram com sua energia para incentivar e abrilhantar o evento. Um agradecimento também especial a todos os funcionários que se doam com amor e dedicação para a grande família LACERDAAA!!!










09 de outubro

A Primavera chegou à C. M. Sempre Vida Nise da Silveira... Brincando no espaço externo da creche, as crianças da EI 33 se depararam com alguns girassóis florescendo. Esta experiência deu início a um grande momento de descobertas e intensa alegria. Com observação direta das lindas flores, puderam vivenciar suas cores, perceber seu cheiro e textura. Partindo deste ponto de interesse, surgiu a ideia de se fazer um “atelier” ao ar livre. Após o momento de criação, na roda de conversa, expuseram a experiência e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a estação climática que acaba de se anunciar.









No mês de setembro, a creche trabalhou a família em seus múltiplos e particulares arranjos: ouviram histórias, conversaram sobre o que cada criança pensa do assunto e registraram em lindos desenhos. No último dia 29, convidaram as famílias para uma grande festa com contação de histórias, teatro, brincadeiras e oficinas artísticas! A turma EI 32 produziu um teatrinho de marionetes cujos personagens eram os familiares queridos de cada um... 







________________________________________



Após assistir na sala de informática um vídeo sobre a Dengue, a turma EI 22 do EDI Tristão de Athayde produziu, com rolinhos do papel higiênico, o mosquito Aedes Aegypti. Eles adoraram descobrir que é a fêmea do mosquito que transmite a doença e que o corpo do mosquito da dengue apresenta pintinhas brancas. É um inseto que pica durante o dia e põe ovos em água limpa.





















A EI 24 do EDI trabalhou recorte e colagem para a montagem da sequência do ciclo da vida do sapo. O resultado foi esse lindo cartaz coletivo! 



Já a EI 32 adorou trabalhar as estações do ano. Cada descoberta era uma alegria!













Após uma brincadeira divertida na brinquedoteca, a turma EI 12, do EDI Tristão, trabalhou em sala o caderno de atividades e fez desenhos dos brinquedos e das brincadeiras favoritas. Foi mágico!










________________________________________



O EDI Milena Santos do Nascimento está lindo e colorido! Dia 5/10, abriram as portas para os responsáveis apreciarem a belíssima exposição de artes. Os pequenos capricharam nas produções e fizeram uma releitura dos quadros de pintores que já retrataram a nossa cidade através das tintas e dos pincéis.




























________________________________________



A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré fez aniversário... 60 anos de fundação de uma escola tão querida, a comunidade fez questão de festejar! E foram textos lindos cheios de felicitações, desenhos, frases, um mural de dar gosto de ver. No final do dia, mãos dadas deram um grande abraço em tudo o que a escola representa para os que nela estudam/estudaram, trabalham/trabalharam. E não faltou o bolo, é claro. Parabéns, Álvaro Sodré! 

















Aprendendo a fracionar... Nada como um bolinho quentinho, preparado por nós mesmos, saindo do forno... Ainda mais se, fazendo o bolo, aprendemos sobre alimentação saudável e sobre frações. Foi o que aconteceu com a turma 1.301. A professora Carla Motta, com a ajuda da professora Eliane Gonçalves, preparou a gostosura para os alunos e a lição ficou uma beleza. Também quero um pedaço!

Minha Primeira Biblioteca... Todos os anos, para incentivar o ato de ler desde a mais tenra infância, a Secretaria Municipal de Educação distribui livros para os alunos da Educação Infantil. Assim, eles já vão formando sua Primeira Biblioteca. E, a cada ano, a escola Álvaro Sodré busca fazer a entrega desses exemplares para as crianças de uma forma significativa, que marque o início de uma paixão: a do amor aos livros. Este ano, as turmas EI 11 e EI21, das professoras Fátima Cavalcanti e Marina Lobarinhas, confeccionaram embalagens de presente para os livros que cada aluno daria a um colega seu. E como capricharam na decoração com desenho, recorte e colagem de imagens que representassem características do colega presenteado. Uma espécie de "Amigo Oculto Literário". Os colegas, pela descrição apresentada nos envelopes, buscavam descobrir quem era o presenteado da vez. Foi divertido e marcante!

Arte e Educação, que bela parceria!... No dia 01/09, as alunas participaram da Mostra de Dança da 7ª CRE. A apresentação das escolas municipais aconteceu na Cidade das Artes, em imponente auditório. Foi realmente uma experiência inesquecível tanto para as dançarinas como para os responsáveis e professores envolvidos. “Agradecemos especialmente às professoras Luciana Naldoni, Alessandra Gonçalves e Martha dos Santos (e sua mãe que, carinhosamente, costurou todas as roupas das meninas) que ensaiaram, idealizaram e confeccionaram os figurinos e maquiaram as alunas. Parabéns a toda a equipe!








Quem tem medo do Grúfalo?... A turma 1.101, da Álvaro Sodré, trabalhou e se divertiu muito com a leitura e os exercícios de consciência fonológica do livro Grúfalo. Foram momentos lúdicos, mas também de aprendizagem intensa na área da produção textual e leitura. Dava gosto de ver o quanto as crianças se envolveram com os trabalhos sugeridos pela profª Carla Floro. Vejam abaixo algumas fotos dos trabalhos realizados. Ler e prazer caminham juntos na aprendizagem significativa!






01 de outubro


A C. M. Tia Auta acredita que educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida e respeito mútuos. Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito e, por isso, devem ser ensinados desde cedo. 






Nesse sentido, a melhor forma de aprender é vivenciar essas atitudes e regras. Por isso, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar tudo que aprenderam num circuito. Educação no trânsito, cultivamos essa ideia!




No dia 29/09, Dia do Brincar, os responsáveis da creche entraram na brincadeira, confeccionando meios de transportes com seus filhos. Colocaram suas criatividades e imaginação para fora. “Foi muito gostoso estar com todos vocês! Suas produções foram um sucesso!”




No mês de setembro, as ações do PSE na unidade foram com as agentes de saúde do CMS Santa Maria que conversaram com os alunos sobre higiene, fizeram avaliação antropométrica e avaliação na pela de cada criança, trabalhando a prevenção de doenças de pele.




________________________________________

Dando continuidade às suas descobertas, as turmas EI 31 e 23, do EDI Tristão de Athayde, fizeram uma visita guiada à fazendinha do Zoológico. O passeio foi um barato!















Após a leitura do livro "O caso da Lagarta", a EI 24 foi brincar no parque e achou uma lagarta. O agito foi tão grande, que tia Sheila resolveu coletá-la e criar um ambiente propício para a vida do inseto numa garrafa, para que as crianças pudessem acompanhar a transformação da lagarta em borboleta. A experiência está despertando a curiosidade de todos...


Banho de chuveirão é sempre uma atividade divertida e muito refrescante no EDI Tristão!





As meninas da EI 22 aproveitaram o momento do parquinho para enfeitar os cabelos com as flores do ipê roxo. Vejam como ficaram lindas...

A turma EI 24 decorou a porta da sua sala para a chegada da primavera e ficou linda!



Já a EI 12 construiu coletivamente seu cartaz para comemorar a chegada da primavera.


A EI 24 do EDI Tristão adora histórias! A partir dessa experiência, as crianças desenvolvem a linguagem do faz-de-conta, explorando a fantasia e a imaginação, além do gosto pela leitura e da atitude de cuidado com o livro, mostrando que este se constitui um patrimônio cultural de todos.



25 de setembro

Não importa que uma criança aprenda devagar. O que importa é que a encorajemos a nunca desistir. Com um trabalho sério, o EDI Cidade de Lídice inclui toda a diversidade infantil, garantindo e esperando que a comunidade escolar e a sociedade sejam mais justas e solidárias.

Filme: “Nosso menino de ouro”


video
________________________________________



As regras são o resultado do pacto entre os seres humanos que pretendem conviver e compartilhar um mesmo espaço e um mesmo tempo. Sem regras a coletividade fica sem parâmetros e sem referências. Nada melhor que trabalhar as regras e o raciocínio lógico através de jogos e brincadeiras. Foi isso que a profª Vânia, da turma EI 12, do EDI Milena Santos do Nascimento, fez. Ela levou a sua turminha para jogar boliche. Todos já conheciam esse jogo mas raciocinar permite-nos descobrir coisas novas a partir daquilo que já conhecemos, pois o contato entre conhecimentos novos e aquele que já dominamos movimenta o processo de construção e reconstrução do conhecimento.









________________________________________



Para comemorar o Dia da Árvore, a turma EI 24 do EDI Tristão de Athayde, após ler o livro da 1ª Biblioteca: "Se eu fosse uma árvore", realizou uma atividade de colagem super divertida!



A EI 11 realizou também uma colagem coletiva, só que no pátio da escola, embaixo da sombra de uma das árvores.



Após visitar o espaço externo do EDI e conhecer as plantas do local, a EI 33 trabalhou os conhecimentos sobre a flora. Fizeram um trabalho com textura e giz de cera e o resultado foi um lindo painel com as espécies colhidas.









Já a turma EI 31 ouviu a história: “João e o pé de feijão”, e, a partir dos grãos de feijão, desenharam a plantinha da história. Ficou um barato!







E a EI 32, após ouvir a mesma história, conheceu 3 tipos de feijão: o preto, o carioquinha e o vermelho. Ao som da música: “Dona Árvore”, de Bia Bedran, fizeram uma colagem, a impressão das mãos e realizaram a experiência do plantio do feijão. Foi um momento de muita alegria.









A EI 13 aproveitou o sol de inverno para se refrescar e brincar muito em um banho de chuveirão!







O Rock in Rio tem despertado a curiosidade dos alunos do EDI Tristão sobre os roqueiros e seus instrumentos musicais. A EI 34 não parou de falar nessa assunto nas rodinhas de conversa e o desejo de todos era ir um dia no festival.









As turmas EI 32 e EI 33 construíram guitarras e prepararam apresentações de bandas. Foi a maior curtição!







Junto com a chegada da primavera, a EI 42 está conhecendo alguns animais do jardim.







As EI 41 e EI 24 estão colorindo a primavera com mil cores e muita alegria.





A partir da curiosidade das crianças, ao som da música: “Arco Íris”, as turmas EI 22 e EI 24 trabalharam esse fenômeno óptico e meteorológico. Descobriram que são 7 cores que o compõem, como criamos essas cores e até fizeram uma atividade sobre o que cada um gostaria de achar no baú de ouro que, segundo a lenda, existe no final do arco-íris. Foi muito divertido!




18 de setembro


A turma EI 34 do EDI Tristão de Athayde está esperando a primavera com muita criatividade. A partir de um botão, as crianças criaram flores lindas e coloridas para enfeitar o mural da sala. Viva a estação das flores!





Já o Maternal II do EDI está trabalhando as 4 estações. Cada turma produziu um cartaz coletivo utilizando diversas técnicas de colagem, pintura, dobradura e desenho. O resultado foi essa linda exposição.











A partir do livro da coleção: "Minha 1ª Biblioteca", a turma EI 21 do EDI Tristão, da tia Mara, realizou um trabalho em parceria com os pais. Após a leitura em casa, as crianças escolheram o livro que mais gostaram e confeccionaram, através de sucata e papel colorido, a ideia central do livro trabalhado.

________________________________________



O dia 16/09 foi um dia muito especial para o EDI Milena Santos do Nascimento: aniversário de 4 anos de ensinamentos, aprendizados, muito amor, alegria, união, respeito e solidariedade, ingredientes necessários para o desenvolvimento das crianças. “Agradecemos a todos que contribuem diariamente para que esse Espaço de Desenvolvimento Infantil seja uma semente para um futuro de sucesso.”






















________________________________________


O CIEP Governador Roberto da Silveira esteve em festa no último dia 19/08, quando realizou a inauguração da Sala de Recursos Dirlene Barros de Oliveira, homenagem mais que merecida para uma pessoa que dedicou 22 anos de sua vida a esta escola, como Diretora, cujo legado traduz-se em amor a educação. Foi um momento solene de muita emoção e compromisso diante do trabalho feito com alunos que necessitam de atenção especial. Toda a trajetória profissional da homenageada foi relembrada e, vejam vocês, ela iniciou sua carreira na educação especial da Associação Pestalozzi, que sempre teve um lugar especial em seu coração, e agora é com orgulho que toda a equipe da escola atribuiu seu nome à Sala de Recursos. “Expressamos os maiores agradecimentos e profundo respeito pelo seu empenho na Educação Inclusiva em nossa escola, pelo seu exemplo de força, coragem e, especialmente, de amor à profissão.” A cerimônia foi prestigiada por responsáveis e alunos que participam das atividades na Sala de Recursos regida pela profª Terezinha de Fátima Martingil Hildebrandt, e ainda por professores, funcionários, pelo Grêmio Estudantil, CEC e Coordenadores do Clube Escolar Rio das Pedras. “Agradecemos a presença de todos! Nossa festa foi linda! Mais uma conquista do nosso CIEP!”









11 de setembro


A C. M. Augusto de Carvalho Torres Filho realizou a animada “Semana da Educação Infantil 2015” com muita empolgação e envolvimento dos responsáveis. O brincar carioca tomou conta da creche e os responsáveis tiveram a oportunidade de reviver, junto a seus filhos, brincadeiras de infância, desfrutando com eles momentos de descontração e aprendizado.






Aproveitando o tema, desenvolveram o Folclore com muitas brincadeiras, músicas e lendas e, como culminância, a equipe realizou uma peça teatral intitulada: "Deu a louca no folclore carioca", onde os personagens se encontraram para uma grande festa! Muitas risadas e aprendizados não faltaram, envolvendo de forma significativa alunos, responsáveis e toda equipe.





________________________________________



A turma EI 32 do EDI Tristão de Athayde trabalhou o livro: "A Margarida Friorenta" e criou um lindo mural para a chegada da primavera. 






Nada melhor para a entrega dos livros da “Minha Primeira Biblioteca”, com uma contação de histórias feita pela professora Silvia Castro. As crianças vibram com a chegada e a diversão é certa.












A EI 42 do EDI Tristão está em clima de primavera! A reprodução de um jardim vertical na porta da sala ficou muito criativa. As crianças amaram a atividade e decoraram a porta da sala com o maior orgulho. 




Já a EI 22 fez um mural para dar as boas vindas à primavera, utilizando diversas técnicas artísticas: pintura, dobradura, colagem, impressão das mãos... Um barato!


________________________________________



Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento. Os animais de estimação mais populares em todo o mundo são os cães e os gatos. Embora existam muitos outros como roedores, aves, peixes, répteis, anfíbios e invertebrados que interagem e se afeiçoam facilmente aos seus donos. Com a parceria dos responsáveis, o EDI Cidade de Lídice elaborou uma aula super atraente, mostrando os cuidados que necessitam os bichinhos, bem como a alimentação de alguns desses animais. Foi pura diversão para a criançada!






________________________________________



A leitura melhora o aprendizado das crianças, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito, conversa sobre qualquer coisa e consegue formar opiniões bem fundamentadas. Pensando em enfatizar a leitura dos pequenos, nosso EDI Milena Santos do Nascimento fez a entrega dos livros da “Minha Primeira Biblioteca” de um jeito bem animado: tia Paula Ingrissy, caracterizada de boneca Emília, personagem dos livros de Monteiro Lobato, apareceu de surpresa para entregar esse maravilhoso presente.









04 de setembro


A “IV Semana de Educação Infantil” da C. M. Tia Auta foi extremamente rica para as crianças e seus responsáveis. Contaram com uma grande representatividade dos pais, que foram participar das atividades com as crianças. Aconteceram contações de lendas, cantigas de roda, confecção de brinquedos com sucata, além do resgate de uma infinidade de brincadeiras antigas que nos divertem até hoje. Logo após as atividades, os responsáveis foram convidados a degustar o cardápio do almoço/jantar dos alunos. Foram momentos de muito divertimento e estreitamento de laços entre familiares e a unidade escolar. 















































O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira. O conjunto de lendas, provérbios, encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas, de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que também se misturam em terras brasileiras, notadamente: povos africanos, nativos indígenas e europeus. Na C. M. Tia Auta, os alunos vivenciaram as brincadeiras folclóricas na “Semana da Educação Infantil” com os responsáveis e fizeram releituras das lendas através de dramatizações e músicas, além das cantigas de roda.











Em 2015, Brasil e Japão completam 120 anos de uma relação de amizade, admiração e respeito mútuos. Durante esses anos, os dois aprenderam muito sobre seus costumes, alimentos, vestimentas e danças. A dança japonesa é baseada em movimentos básicos, associados à situações e emoções expressas através dos movimentos corporais. Os japoneses, por sua vez, se encantam com o ritmo contagiante do carioca. Com o olhar doce da criança e o coração quente do brasileiro, a C. M. Tia Auta convidou o Japão a entrar na Mostra de dança da 7ª CRE e foi um arraso!
















________________________________________



A linguagem musical é uma forma importante de expressão no EDI Tristão de Athayde. Pensando nisso, a turma EI 22, da professora Heloisa, resgatou uma brincadeira cantada e fez uma apresentação divertida no pátio da nossa escola. Foi um barato!











A primavera com flores, das mais variadas cores e formas, chegou no EDI Tristão, despertando a sensibilidade em admirar e conscientizando a todos sobre a necessidade de preservar mais a natureza.

















________________________________________



Quando pensamos em Circo, no Brasil, é impossível não se lembrar do Palhaço Carequinha. Com isso, o EDI Cidade de Lídice comemorou o seu centenário com uma apresentação de emocionar a todos, voltando à infância com essa alegria: “Tá certo ou não tá, garotada?”.










________________________________________



Será que um dia vai acabar? A turma 1501, da E. M. Poeta Mário Quintana, em parceria com a Sala de Leitura, trabalhou com o “PROCEL - Projeto Nacional de Conservação de Energia Elétrica nas escolas”. Com base nesse projeto, trabalharam alguns objetivos como: reconhecer a educação ambiental como um processo permanente de construção de conhecimentos, valores e atitudes; construir novos valores fundados no respeito e na solidariedade com todas as formas de vida com as quais compartilhamos a Terra; promover mudanças de atitudes e comportamentos nas relações entre os homens e com a natureza, a fim de preservar a diversidade ecológica e cultural do planeta para as futuras gerações. A turma leu o livro que conta a história de Miguel, um menino de 10 anos muito curioso e perguntador que começa a perceber que a energia está em toda parte e faz as coisas funcionarem. Ele tem diversas curiosidades sobre a energia como: de onde vem; como é produzida; sempre existiu; será que um dia vai acabar? Alguns alunos levaram suas contas de luz para sala e analisaram o consumo mensal, o diário, os valores pagos, compararam os valores de um ano para outro - já que levaram contas de diferentes meses desse ano e do ano passado. Com isso, eles pensaram e registraram diversas atitudes que suas famílias, em casa, podem adotar para reduzir o valor da conta. Dessa maneira, a UE está incentivando a participação individual e coletiva permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, na resolução de problemas ambientais e na gestão da qualidade do ambiente, como valores primordiais no exercício de nossa cidadania!


________________________________________



Os alunos da E. M. Cândido Campos estão retratando o Rio de Janeiro, sua história e belezas naturais! Trabalhos orientados pelos professores e realizados pelos alunos, com grande empenho e satisfação, pesquisando o Rio de Janeiro desde a sua fundação, até os dias atuais, estão fazendo uma analogia entre o antes e o agora. Confiram:




























28 de agosto


Através da Resolução Conjunta SEGOV/SMS/SME/SMDS N.º 01, de 06/02/2015, as ações do Autocuidado fazem parte do Programa de Saúde na Escola – PSE Carioca, como uma das estratégias do trabalho intersetorial, que visa contribuir para a formação integral dos estudantes e da comunidade escolar, através da promoção, prevenção e atenção à saúde. A C. M. Tia Auta intensificou, neste mês de agosto, ações como escovação, cuidado com o meio ambiente, começou uma campanha para tirar o lixo próximo à creche, lançou um desafio aos responsáveis para que postassem fotos no facebook se alimentando saudavelmente, fazendo exercício físico e cuidando da saúde. 


















________________________________________



Durante a Semana da Educação Infantil, que acontece no período de 24 a 29 de agosto, o EDI Tristão de Athayde planejou vivências significativas que valorizaram a integração entre as crianças, os educadores e os familiares.

















Fantoches bem cariocas para o Dia do Brincar nos 450 anos do Rio de Janeiro.




Produção de lembrancinhas: marcadores de livro com a logomarca do Rio 450 anos e petecas carioquinhas.








Contação de história realizada pelo vovô do Bernardo, da EI 22 - parceria com a família








As crianças adoraram produzir com argila! Tiveram a colaboração da servente e artesã Cícera.






Os responsáveis participaram do Projeto Degusta-Ação, tendo a oportunidade de conversar sobre o cardápio, o preparo e sobre alimentação saudável, além da degustarem o almoço.



Pisar na poça, correr na chuva, desenhar o arco íris, atividades simples que viram prazerosas brincadeiras! A EI 11 resgatou o Barangandão. O brinquedo foi feito com revista, crepom e barbante e ganhou cores, formas e movimentos. Viva a riqueza popular!


Muitas brincadeiras de amarelinha, roda, chicotinho queimado, pique-esconde, dominó, aviões de papel, bilboque...











Vários personagens, muitas técnicas, histórias e músicas folclóricas, tudo ganhando vida para lançamento do livro da EI 24, no EDI Tristão de Athayde. UFA!!!






________________________________________

Os alunos do EDI Cidade de Lídice são os pontos de partida para o fazer pedagógico. Buscam, assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas da nossa cultura, seus diversos determinantes, além de perceberem a importância de se preservar as tradições de um povo.



Essa forma de expressão espontânea da cultura popular é uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os pequenos através de parlendas, danças, músicas, lendas, culinária e etc. Sendo assim, ele expressa o jeito especial de cada povo para compreender os acontecimentos do cotidiano.



Nessa perspectiva, o EDI realizou um trabalho sobre algumas manifestações culturais brasileiras, através da busca da valorização das nossas tradições e com o desejo de que elas permaneçam no imaginário popular por muitas gerações.



________________________________________

Brincadeira é coisa séria no EDI Milena Santos do Nascimento! Brincando, a criança se expressa, interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca, forma sua personalidade, recria situações do cotidiano e se expressa. Assim, percebe-se a importância do brincar como forma da criança desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e interagir. A maneira lúdica de aprender na Educação Infantil é de extrema importância, pois leva o aluno a sensações e emoções fundamentais para o seu desenvolvimento. Afinal, brincando a criança forma sua personalidade e aprende a lidar com o mundo. Pelo fato da brincadeira estar intrinsecamente ligada ao desenvolvimento infantil, também deve estar inserida no contexto escolar com o objetivo de auxiliar o processo de aprendizagem. 

















Pensando assim, o EDI enfatizou ainda mais as brincadeiras durante essa colorida Semana da Educação Infantil. Receberam os responsáveis para participarem do momento mais saboroso do dia: a hora do almoço! Eles puderam almoçar com as crianças e provar o delicioso cardápio. Foi um sucesso! Viva o projeto degusta!









________________________________________

A E. M. Poeta Mario Quintana, com o objetivo de prevenção e atenção à saúde, desenvolveu durante o mês de agosto atividades sob o tema: “Nosso canto, nosso conto, encantando família e escola: Eu, cidadão carioca, cuidando de mim, do outro e da natureza”. Veja a seguir:
Turma DI I, profª Dirce - para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação ao lazer. Então, desenvolveram uma Oficina de Jogos Populares em parceria com o SESC.
Profª de Educação Física, Denise Lopes - listou com seus alunos o que era importante para uma vida saudável e construiu, com eles, o “Jogo dos Cinco Passes”, onde o último aluno a receber a bola completava a frase: ”Para termos uma vida saudável devemos...”. Outro jogo desenvolvido com o objetivo de incentivar o autocuidado foi a “Adoleta de Bola”, realizando a mesma dinâmica dos Cinco Passos. 
As turmas da profª Amélia puderam perceber e sentir a importância do cuidado com a coluna vertebral como prevenção de doenças degenerativas na própria coluna.
Com os alunos da Turma DMU, o prof. Wantuyr trabalhou a importância da coordenação óculo manual, a amplitude articular e a melhoria do tônus muscular.
Outros tantos trabalhos ainda serão realizados. Acompanhem o: blogdapoeta.wordpress.com

















21 de agosto

A turma EI 34 do EDI Tristão de Athayde passeou com o folclore pelo Rio de Janeiro. Descobriu as sereias nas praias de Copacabana, além do malandrinho carioca, que é uma figura típica e folclórica da nossa cidade.










O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. As turminhas do EDI Tristão estão descobrindo as lendas do Saci, Mula Sem Cabeça, Iara, Boto, Vitória Régia, cantigas de rodas e muito mais....























Vários personagens, muitas técnicas, histórias e músicas folclóricas tudo ganhando vida para o lançamento do livro da EI 24, no do dia 25/08.


________________________________________



Para divulgar o Folclore Brasileiro, que é um dos mais ricos do mundo, e mostrar a tendência dos costumes de povos diferentes, suas culturas e tradições, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou, com as crianças, leituras de diversas lendas, brincadeiras com adivinhas e confecção dos personagens folclóricos. Foi uma alegria só! Semana que vem tem mais...









________________________________________

A E. M. Poeta Mario Quintana realizou nos dia 11, 12 e 13 de agosto sua 1ª Feira Literária. A ideia da Feira surgiu na Sala de Leitura e transbordou por toda a escola. Professores e alunos se envolveram e o resultado foi extremamente positivo. Fizeram um concurso de desenho que representaria a Feira na capa do convite. Nas aulas de Artes, a profª trabalhou as regras e desenvolveu o trabalho com os alunos. A aluna Júlia Dias, da T: 1.502, foi a vencedora do concurso e teve seu desenho impresso na capa do convite.
Cada turma escolheu um livro para conhecer não só a história escrita, como a biografia de seu autor, observar o diálogo entre texto e imagem, perceber a diagramação e, finalmente, montar a sua releitura desse texto.
Foram em busca de parceiros que pudessem tornar a Feira atraente e agradecem aos escritores Alcides Goulart, Flávia Assaife, Luis Antonio Martins Mendes, Sonia Rosa, Sonia Santoro, que conversaram com os alunos; ao ilustrador, Hudson Silva, que realizou uma oficina de ilustração; ao Mestre Curumim, da Capoeira Cidadã, que fez uma Oficina de Capoeira; aos alunos do C. E. Elisário Matta, trazidos de Maricá pela profª de Música Elaine, para apresentar uma adaptação da ópera “Aída”; ao SESC que enviou uma Oficina de Jogos Populares, um grupo de Contadores de História e a escritora Zezé Barcelos; ao Núcleo de Artes Albert Einstein que enviou os professores Penha, Pablo e Bárbara, com Oficinas de Artes Visuais, e Luciano, com uma Oficina de Música; ao Clube Escolar da Cidade de Deus que também presenteou a escola com as professoras Andreia, realizando uma Oficina de Dança, e Carolina, com uma Oficina de Artes Visuais.
A escola agradece ainda à Rachel (Sala de Leitura Polo), Atelaine (GED) e a Luciane de Assis (SME) que visitaram a Feira e puderam vivenciar esse especial momento.
A Multirio esteve presente, registrando todo o evento, da Abertura Solene ao Encerramento, entrevistando tanto os profissionais como os alunos.
A Comunidade escolar também foi convidada a participar da Feira e esteve presente nos três dias.
Enfim, a escola de três turnos se uniu para realizar essa linda festa literária, porque “juntos fomos um”! “Foi estafante, porém um grande momento de realização para todos os envolvidos.”
Segundo o dramaturgo francês Armand Salacron: “Na terra, duas coisas são simples: contar o passado e predizer o futuro. Ver claro no dia a dia é que é outro negócio...” Baseado nesse pensamento, por fim, avaliaram com os alunos a 1ª Feira Literária da Poeta e o que eles mais gostaram foi de poder ver e ler tantos livros. Agora, os livros têm outro significado para os alunos, eles são acessíveis, próximos, íntimos.
“Valeu acreditar e ousar, Equipe Poeta”
























14 de agosto


A comemoração do Dia dos Pais no EDI Tristão de Athayde foi muito divertida! Tiveram uma manhã recreativa na quadra, onde pais e filhos participaram de brincadeiras de uma forma descontraída e animada. Felicidades a todos e parabéns pelo seu dia!






Que coisa linda é uma partida de futebol! A turma EI 11, do EDI Tristão, após ler a história sobre a Copa do Mundo, confeccionou um presente para os pais, jogou futebol na quadra e fez o registro através de desenhos. Essas vivências felizes não serão apagadas da memória!

EDI está trabalhando os times cariocas e essa atividade da EI 12 com futebol de mesa ficou o máximo: mesa tática. E a bola começa a rolar no Maracanã...

________________________________________

O Dia da Família no EDI Milena Santos do Nascimento enfatizou a relação harmônica entre a família e a escola, recebendo os responsáveis para uma deliciosa “Roda de Leitura” com muita contação de histórias.











________________________________________

Mais um projeto se inicia dentro do Projeto Político Pedagógico da E. M. Gastão Monteiro Moutinho: “A Hora do Conto”, que vem contribuindo para o incentivo da leitura. Sabemos que ao ler, ganhamos a oportunidade de criar produções textuais bem mais consistentes, pela possibilidade da extensão do vocabulário, sem falar no desenvolvimento criativo diferenciado de uma criança que tem o costume de ouvir histórias em relação a que não tem. Pensando nisso, e no futuro dos alunos, foi acordado que toda segunda-feira, às 9h e às 14h, todas as professoras pararão o que estiverem fazendo para ler um conto aos seus alunos. Os livros são previamente separados pela Sala de Leitura e distribuídos para as professoras. Aos poucos, a escola vai criando uma rotina de funcionamento que só contribui com a rotina diária de cada turma. Nas 2ªf, “A Hora do Conto”, e nas 6ªf, a “Assembleia”, juntamente com o “Hino”. O PPP da UE vai assim contribuindo, a cada passo, para que os alunos aprendam o que é ser um bom cidadão.








07 de agosto


Neste ano de 2015 em que nossa cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos, o projeto da C. M. Emília Joana da Fonseca Marques tem como tema: “Esta creche respeita os carioquinhas” e como base o documento do Ministério da Educação intitulado: “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças”.
A turma EI 42 está desenvolvendo atividades através de subprojetos bimestrais, elaborados a partir do interesse dos alunos. No decorrer do 1º bimestre, a aluna Julia se sentia muito incomodada quando achava fios do cabelo da professora pela sala e sempre o mostrava, dizendo: “tia, teu cabelo tá caindo.” A professora brincava, dizendo que até o final do ano gostaria de ganhar uma peruca de presente, caso o cabelo caísse todo. A partir daí, surgiu a ideia de trabalhar as diversidades (físicas, familiares, culturais, raciais), começando pelo cabelo. Assim iniciaram o projeto: “A diversidade é a minha identidade” que tem como lema: “Nossas crianças tem o direito a desenvolver a sua identidade cultural, racial e religiosa”. Usaram a história: “O cabelo de Lelê” para iniciar o projeto com os alunos e depois: “A cor da vida”, “Menina bonita do laço de fita” e “O balde das chupetas”. Nesta última história, resolveram dar vida ao personagem principal, o Joca, que se tornou um meninão e recebeu a ajuda carinhosa de sua tia, transformando a sua chupeta em uma linda bola, com um balde mágico. Joca e os alunos da creche estão aprendendo sobre a importância de não usar mais a chupeta, que prejudica os dentes, a fala e a saúde. Aprenderam também que os dentes são importantes para a mastigação dos alimentos, tiveram noções de higiene e cuidados com o corpo que, além de uma boa alimentação, precisa praticar esportes.
Como a creche fica próxima da Vila Olímpica Prof. Dr. Manuel José Gomes Tubino, alunos, pais, e a equipe, além do Joca - vestido de capoeirista -, foram visitá-la no dia 12/06. Lá, recebidos pela Pedagoga Mirian, fizeram rodinha, se apresentaram, cantaram, conheceram o atleta paraolímpico Jonas Licurgo, visitaram alguns espaços como o ginásio, a pista de atletismo, as salas de Artes Marciais e Balé, e ainda participaram da aula de capoeira do professor mestre Edson Paraná.
Nesta atividade, a creche proporcionou aos discentes e responsáveis a possibilidade da exploração de gestos e ritmos corporais, ampliando o conhecimento de mundo, a cultura, além de motivá-los e conscientizá-los sobre a importância da prática de esportes na vida de todos. Foi muito gratificante ouvir os responsáveis falando que iriam praticar algum esporte e colocar seus filhos também. Uma mãe falou de forma emocionada: “Renata, só você mesmo para me fazer lembrar do meu pai, ele também era capoeirista”. Ao retornarem para creche, fizeram uma roda de conversa sobre o passeio e um lanche coletivo no “calçadão de Copacabana” (de faz de conta). 

(aguardando fotos)
________________________________________

Junho e julho foi época de Festa Junina, que delícia! Pipoca, canjica, brincadeiras, músicas, danças e muita diversão. A C. M. Tia Auta aproveitou a oportunidade para oferecer ainda mais descontração, socialização e valorização de nossa cultura aos seus alunos, integrando toda a comunidade escolar em dois dias de festa. O que não faltou foi animação e alegria na creche!







________________________________________

O Arraiá Carioquinha do EDI Tristão de Athayde foi um sucesso! Tiveram brincadeiras, comidas típicas, muita música, animação, danças, além da premiação das Sinhazinhas e dos Xerifes. A alegria era contagiante!











Em comemoração pelo Dia dos Pais, o EDI está realizando diversas atividades com seus alunos. Após o desafio da escrita espontânea do nome do papai, a EI 12 construiu, coletivamente, uma lista com o nome das crianças e de seus pais, a partir da associação e da discriminação de sons. Ficou um barato!

Dando continuidade ao projeto deste ano, o EDI Tristão está trabalhando os times cariocas e a turma EI 24 construiu um gráfico da preferência dos times do papai. A atividade despertou interesse e participação de todos.


Depois, ao som da música “Dia dos Pais”, do Balão Mágico, a EI 24 pintou um grande cartão para os super papais!

Vejam também a EI 33, produzindo o mural campeão para o papai!


E a turma EI 41, caprichando no presente do Dia dos Pais.
________________________________________

No dia 18/07, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho realizou uma caprichada Festa Junina para seus alunos e comunidade escolar. O trabalho de equipe foi o segredo... Com animação e motivação emocionante dos profissionais, tudo correu melhor que as expectativas e a festa foi um sucesso! A disponibilidade de cada um, o interesse em ser útil, a boa vontade na execução dos detalhes, mais o comprometimento espontâneo, foram os ingredientes para que tudo ficasse um primor. As crianças também capricharam no figurino, dançaram animadas e percebeu-se um estado de orgulho entre os responsáveis presentes, sorridentes, curtindo a festa. Foi um sábado de muito trabalho e dedicação. Toda equipe está orgulhosa com o que foi desenvolvido e apresentado. Pode-se dizer que o time da Gastão faz a diferença! 
















________________________________________

A Escola Sustentável da E. M. Juliano Moreira (07.16.030) tem como objetivo estimular as relações entre as pessoas e o meio ambiente para criar um ambiente saudável. Estão sendo desenvolvidas atividades como: mostra de vídeos nessa temática, atividades práticas e experiências em sala de aula, reciclagem e plantação de mudas.

No dia 15/07, aconteceu na E. M. Juliano Moreira (07.16.030) o Arraiá da Alegria. Foi um dia muito especial para a história da escola. Toda a comunidade escolar se envolveu para que a festa acontecesse: professores e funcionários dedicados, alunos participativos e pais e responsáveis atuantes. Toda essa união só poderia resultar em uma "festança pra lá de boa, sô!". Comidas típicas, correio do amor, brincadeiras, bazar, quadrilha dos alunos e funcionários e muita, muita animação. Foi inesquecível! 

(aguardando fotos)
________________________________________

A participação do Clube Escolar Cidade de Deus na Festa Julina do CIEP Rubens Paiva, com as coreografias da profª Andreia (Oficina de Dança) e Marcia (Oficina de Ritmos), em preparação para Mostra de Dança 2015, abrilhantou ainda mais a festa!







6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir