Aconteceu, Virou Manchete



17 de julho


A Guarda Municipal esteve no EDI Tristão de Athayde para falar sobre trânsito com segurança. As crianças amaram e participaram com curiosidade e entusiasmo!



Após a leitura da história: "Sapo comilão", a turma EI 11 construiu, tendo a professora como escriba, uma lista com as frutas, legumes e verduras que o sapo experimentou. As crianças foram desafiadas a provar e depois desenhar os tomates que o sapo comeu. No dia seguinte, a turma visitou a EI 42 para recontar a história e levar tomates para que eles também experimentassem. Os pequenos ficaram encantados em interagir com os maiores.


Já a EI 13, aproveitando o tema alimentação, realizou a atividade de preparo de uma salada de frutas associada aos 5 sentidos. As crianças curtiram demais e, no final, saborearam as frutas.




A EI 24, da profª Maria Eduarda, criou uma história a partir das músicas trabalhadas para a festa junina. Depois, os alunos ilustraram e resultado foi lindo:

“A Camila estava esperando na janela. 
O Dudu ia lá na casa dela, ia cantar seu amor para ela.
Depois eles foram namorar, saindo para dançar. 
Eles dançaram forró, a música do Xodó.
No outro dia dançaram Ciranda porque ele deu um anel para ela.
Felizes saiam para vários passeios. Gostavam de ir no Museu Casa Do Pontal ver bonecos (esculturas) e as geringonças que se mexiam, o boi e todos feitos de argila, madeira ou barro.
No verão, como Dudu e Camila moram no Rio de Janeiro que nem tu e eu, eles foram sambar e pagodear até o dia raiar.”



Pula fogueira iaiá, pula fogueira ioiô... Os alunos da EI 41 e EI 33 do EDI Tristão estão prontinhos para o arraiá! A atividade da fogueira foi um sucesso e a cantoria está bastante animada!




E a EI 42, a partir da foto de cada criança, criou uma atividade super divertida: com adereços juninos, eles enfeitaram seus caipiras. Ficou um barato!

________________________________________

A E. M. Professora Marisa Vargas Menezes, buscando resgatar o valor da escola enquanto espaço de ensino e formação de valores, com alunos e responsáveis, está cantando o Hino Nacional toda segunda-feira e vai formar o Pelotão da Bandeira. Pensando ainda na valorização do ensino, resolveu premiar seus alunos a cada bimestre, como forma de incentivo, reconhecimento e envolvimento, também da família na escola. Os critérios não são somente os resultados nas notas, mas também a participação, a assiduidade, o comprometimento, a leitura de livros, a solidariedade com os colegas e o esforço individual. Teve até aluno conceituado com “I” mas que foi o destaque da turma, de acordo com esses critérios. Os professores indicaram os alunos que se destacaram em cada turma e também foram premiados os que tiraram as maiores notas no Desesc, em cada ano, e o que leu mais livros. Foi confeccionado um mural com as fotos e a descrição de cada "destaque", que ficou exposto durante o mês. Um sucesso entre alunos e responsáveis! A premiação do 1º bimestre foi no dia 22/06, após o canto do Hino, deixando alunos e seus responsáveis muito orgulhosos. Os demais alunos também ficaram felizes e motivados, vendo seus colegas recebendo medalhas. A escola ainda atingiu seu objetivo com os responsáveis, que permaneceram na premiação e depois cumprimentaram a direção pela iniciativa. Foi uma ideia que deu certo e se transformou numa experiência bem sucedida que continuará a ser realizada.






________________________________________

As professoras de Sala de Leitura da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, Osvaldice Maria e Andrea Otílio, desenvolveram um teatro de fantoches com algumas alunas do 6º ano e adaptaram para o teatro o livro: “Saladinha de queixas”, da autora Tatiana Belinki, com apresentação nas turmas de Educação Infantil e 1º ano. O intuito da atividade foi reforçar os conteúdos aprendidos no Projeto “Alimentação Saudável”. Gosta de teatro de fantoches? Os alunos da Gastão adoram!






________________________________________

A profª de português da E. M. Alberto Rangel, Alexiana, realizou um trabalho sobre o gênero textual da "entrevista", criando um mural dos famosos, e uma outra atividade onde discutiu sobre o uso do celular em sala de aula, o aborto, a redução da maioridade penal entre outros assuntos atuais. Confiram as fotos:







________________________________________

Recado da E. M. Dom Armando Lombardi:
“Olá! Enfim, nosso BLOG nasceu! Estamos em FOCO! Agradeço a determinação e empenho da Profª Aline. Apreciem, acompanhem, comentem...: http://escolalombardi.blogspot.com/ ”



10 de julho


Sustentabilidade e reciclagem fazem parte das atividades ligadas ao trabalho desenvolvido pela C. M. Tia Auta juntamente com o CMS Santa Maria. No Dia do Brincar da turma EI 24, tiveram uma conversa sobre a reciclagem do lixo, orientando os pais sobre a importância da coleta seletiva, de separar o lixo orgânico de papéis e plásticos, além da importância de não jogar o óleo de cozinha já utilizado pelo ralo da pia. Reciclar é a palavra de ordem. Depois, todo o grupo de responsáveis, alunos, educadores e profissionais de saúde brincaram pra valer com jogos e objetos feitos com lixo reciclável: rolos de papel higiênico, garrafas pet, tampinhas, bandejas de isopor, etc.







Em junho, a Creche Tia Auta trabalhou o meio ambiente e começou com os animais, que despertam o interesse natural das crianças em saber o que comem, como comem, onde vivem. Iniciando as atividades relacionadas ao meio ambiente, pesquisaram alguns animais que podem ser criados em casa, e os próprios alunos levaram animaizinhos. Os animais têm uma importante presença no cotidiano infantil (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem uma importante identificação com suas vivências pessoais e sociais. Aproveitaram para perceber que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente: o que comemos, vestimos, onde moramos, como nos relacionamos com plantas, animais e com as pessoas. É preciso entender a importância do meio que nos cerca! 










Enriqueceram as aulas com a confecção de pinturas a partir das telas dos pintores Romero Brito e Tarsila do Amaral.










E, por fim, fizeram a exposição de trabalhos, no dia 26/06, com a presença de toda a comunidade escolar, mostrando que sabem cuidar do que nos cerca. A importância da natureza limpa e bem cuidada faz parte do dia a dia na C. M. Tia Auta.





________________________________________

O “Arraiá da Dona Lotinha”, da C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho, foi um sucesso, comemorado no dia mais tradicional de nossa cultura, dia 24/07, dia de São João! A fogueira não ficou queimando, mas foi destaque, enfeitando todo o Arraiá. Ao longo da semana, as crianças vivenciaram diferentes brincadeiras, envolvendo as festas juninas, e produziram os enfeites para as barracas. No dia da festa, chegaram animados com roupas típicas e maquiagem. Brincaram nas barracas de bola na lata, bola na boca do caipira, pescaria e jogo de argolas. Os quitutes típicos não podiam faltar e provaram de tudo um pouco: bolo de aipim, bolo de milho, maçã do amor, canjica... Cantaram e dançaram as melodias de forró apresentadas pelo Tadeu, que, com seu acordeon, encantou a todos. Foi, sem dúvida, uma tarde de muita animação, parceria com os responsáveis e diversão para toda comunidade da Creche. Viva São João!




________________________________________

Sexta-feira é dia de feijoada, o prato típico da culinária do Rio de Janeiro. O EDI Tristão de Athayde, dando continuidade ao seu projeto: “Descobrindo a Cidade Maravilhosa”, explorou a culinária carioca com suas crianças. A atividade realizada na turma EI 12, da profª Daiane, foi um barato!


Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida e é desde criança que criamos esse hábito. A EI 31 da Tristão fez uma atividade de experimentação das frutas e o resultado foi muito saboroso. 





Os alunos da EI 11, após ouvir a história: "Quem roubou o pão na casa do João", conversaram sobre a importância da alimentação saudável e criaram com muita criatividade um prato com esses alimentos. Algumas crianças curiosas ainda quiseram saber como era a escrita do nome desses alimentos. Foi uma descoberta deliciosa!

Já a EI 42, aproveitando o tema da alimentação, trabalhou a história: “Sapo Comilão” e as crianças adoraram fazer a dobradura e depois colocar o sapo para pular.



E a turma EI 33 realizou uma atividade de classificação das frutas pelos atributos cor e tamanho. As crianças adoram e depois fizeram uma colagem dirigida a partir dessa análise. Sensacional!



O “Arraiá Carioquinha” está a todo vapor..., mas não poderiam deixar de falar sobre o perigo dos balões! A turma da profª Debora, a EI 32, produziu balões juninos muito bonitos e descobriu que, para subir, o balão precisa de fogo e, assim, ele pode provocar incêndios. Conscientização começa desde pequeno...
________________________________________

O EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga está trabalhando, nesses últimos dois meses, experiências alusivas ao projeto: “Folclore” como uma forma de enaltecer a diversidade que apresenta-se, talvez, como a marca mais importante do nosso povo. Estão, também, enfeitando o EDI para a Festa Junina e aproveitando as comemorações alusivas ao 450º aniversário da cidade do Rio de Janeiro para apresentar às crianças o Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga – espaço que é um importante centro turístico da cidade e um legítimo representante da cultura remanescente das regiões Norte e Nordeste brasileiras. “Acreditamos ser esta uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural das crianças."


________________________________________

O EDI Cidade de Lídice acredita que o ensino de Ciências também acontece na Educação Infantil e se dá principalmente na realização de experiências científicas de fácil manuseio. Os conceitos podem ser complexos, mas os exemplos simples estão ao alcance das crianças curiosas que querem saber como as coisas funcionam. A Ciência é pura diversão! E no Dia do Brincar todos se divertiram:

O AR - O objetivo foi de comprovar, através da prática, a existência do ar.
O ar está presente em todo lugar e é de fundamental importância para a manutenção da vida, tanto de animais quanto de vegetais. Apesar de não podermos vê-lo, ele é vital para nossa sobrevivência. Demonstraram que: o ar se move; o ar existe; o ar ocupa espaço.






A ÁGUA - A água também é essencial para todas as formas de vida. Ela cobre cerca de três quartos da superfície da Terra em forma líquida. Neste experimento, o EDI comprovou que alguns objetos flutuam e outros não.


________________________________________

No dia 03/07, a estudante Kaylane, vítima de violência quando saía de um templo religioso, recebeu uma emocionante homenagem dos estudantes da E. M. Adalgisa Monteiro. A homenagem foi resultado de um trabalho iniciado pela profª Juliana Melo, nas turmas 1301 e 1304. Os estudantes – que têm o hábito de analisar diariamente as notícias veiculadas pela mídia – ficaram bastante comovidos com o que ocorrera com Kaylane e, atendendo à proposta da professora, escreveram cartas para ela, expressando sua indignação com o ocorrido e solidarizando-se com a menina. Com as cartas prontas, foi feito o convite para que Kaylane as recebesse pessoalmente e participasse de uma bonita homenagem preparada pelo corpo docente e discente da escola. Com o auxílio da profª de Educação Física, Maria Cristina, a turma 1304 apresentou uma coreografia que ressaltava a riqueza das diferenças culturais de nosso país. Em seguida, os estudantes do 3º ano leram suas cartas e os do 6º ano experimental (que também vêm trabalhando a temática das diferenças culturais e da intolerância) entregaram cartões para Kaylane. Ao final, todos cantaram a música: “A Paz”, do grupo Roupa Nova. Foi um dia de muita emoção para todos! 


________________________________________

No dia 26/06, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho realizou a eleição do seu Grêmio Estudantil. Todas as turmas votaram e a divulgação da Chapa Eleita – a AMARELA, composta pelos alunos Kaique Santos Tavares (Presidente), Alexandre Gomes de Souza (Vice Presidente), Maria Eduarda Freitas de Mello (1ª Secretária) e Cleo dos Santos Lourenço da Silva (2ª Secretária) - foi realizada em um ato solene no dia 03/07. Os alunos desejam que a equipe se faça presente e dê andamento em suas propostas, se empenhando também na realização de campanhas de conscientização para manutenção das melhorias que forem implementadas. Investir em melhorias é ótimo, principalmente quando se vê o comprometimento de todos. Caso contrário, não é investimento, mas desperdício! A escola convida a todos para a conscientização com relação ao zelo e à manutenção das instalações.





Desenvolvendo o Projeto: “Saúde na Escola”, a escola Gastão vem possibilitando aos alunos a oportunidade de assistir palestras interessantes que complementam os conteúdos de sala de aula. Já tiveram palestras sobre: Aids, Água Virtual, Higiene e Alimentação Saudável, sendo esse último o tema gerador de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no 2º Bimestre. As crianças e os professores têm gostado bastante desse incremento pedagógico.







“Nosso blog está com atualizações: Aula Passeio, Grêmio Estudantil e muito mais! Ao visitá-lo, clique também no link "Postagens mais antigas" e veja nossas matérias sobre Reforço Escolar e a Renovação da Sala de Leitura: www.emgastao.blogspot.com.br



03 de julho


O EDI Tristão de Athayde continua realizando várias descobertas: a turma EI 33 pesquisou sobre a natureza e a fauna. Os animais foram surgindo através de uma atividade de recorte e colagem, onde cada criança produziu o seu. O resultado, maravilhoso, pode ser conferido abaixo:











Com o objetivo de sensibilizar as crianças e toda a comunidade escolar quanto à importância da sustentabilidade, toda a equipe da Tristão criou um jardim vertical confeccionado com garrafas PET. As mudinhas já estão brotando e enfeitando a escola. Está um sucesso!

Trabalhando alimentação, o EDI Tristão não podia deixar de realizar um gostoso piquenique com as suas crianças. Elas observaram as cores, os cheiros, as texturas diferentes e os sabores, tornando essa experiência bastante significativa.


Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida e é desde criança que criamos esse hábito. Dando continuidade ao projeto: “Alimentação”, o EDI trabalhou a música: “Sopa” e conversou sobre a importância de uma alimentação saudável. As crianças, tanto da creche quanto da pré-escola, desenharam nos seus pratos os alimentos que gostam e os que eles irão experimentar. Também utilizaram o alfabeto móvel para escrever a palavra sopa e depois fizeram o registro. Foi um barato!






________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento comemorou o “Dia do Brincar” intensamente. É fácil perceber que as crianças brincam por prazer. Ocorre que elas também brincam para elaborar pensamentos e expressá-los. Através da brincadeira, a criança sente, entende o que se fala e, mesmo que não saiba falar ainda, imagina, fantasia e se diverte... 


________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho está desenvolvendo nesse bimestre o projeto: “Alimentação Saudável”. Muitas atividades estão sendo propostas e, aos poucos, serão publicadas. Hoje, compartilhamos a atividade realizada pela profª Marcela Silva, de Ed. Física, que montou um jogo de trilha, unindo a matemática às dicas de alimentação. Ficou muito legal! Além de brincar, as crianças saíram sabendo mais sobre alimentação. Confiram! Mais fotos no blog: www.emgastao.blogspot.com.br







26 de junho


Dia 15/06, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva completou 4 anos e, para comemorar, tiveram uma linda festa! Cada turminha preparou um cartaz para a decoração e todos cantaram “Parabéns” com muita alegria e ainda puderam se deliciar com o bolo.



EDI Ana Carolina visitou o "Salão do Livro" com suas turminhas de pré-escola. Ouviram histórias, manusearam os livros e cada aluno ganhou um livrinho para levar para casa. Foi um dia muito divertido e proveitoso que os deixou muito alegres.


________________________________________

"Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/ É favor prestar atenção". O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como a Feira de São Cristóvão, é a opção carioca arretada para conhecer a comida, o artesanato, a música, o folclore e a cultura nordestina ao som de muito forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros sons. Nesse clima, o EDI Tristão de Athayde está descobrindo, aprendendo e preparando, com muito entusiasmo, a grande festa julina que está por vir... 






A turma EI 22, da profª Heloísa, produziu jerequetinhas e deu asas à imaginação! Em cada lugar do Brasil, há nomes diversos para a pipa, que em vários tamanhos balançam ao vento e se embaralharam pelo céu.


O brincar estimula a formação e o desenvolvimento das crianças. E a brinquedoteca da Tristão é um espaço lúdico, recreativo e cultural, especialmente pensado nelas.





A chamadinha é o primeiro contato da criança com seu nome e o nome dos amigos. E vários objetivos podem ser traçados a partir dessa atividade, como o reconhecimento das letras, agrupamento por sons, destacar a maiúscula. A EI 42, da profª Sheila, adora esse momento e fica feliz com cada descoberta!


Mais duas turminhas fizeram o passeio ao Museu Casa do Pontal: EI 12 e EI 13. As crianças estavam curiosas para conhecer a nossa cultura. O Pontal é sempre um passeio encantador e de grande riqueza!



________________________________________

Um dia de muitas risadas... EDI Milena Santos do Nascimento foi ao Circo dos Sonhos. Dessa vez, conseguiram levar os responsáveis, que vivaram crianças, pois alguns nunca tinham ido ao Circo. E assim, fortaleceram mais uma vez a parceria escola/família e ainda se divertiram ao lado dos pequenos.
________________________________________

O 2º Centro de Estudos da E. M. Augusto Magne, realizado no dia 17/06, contou com a presença de professores, elementos do Proinape e a palestrante psicopedagoga Soraia Bueno Novaes da Silva e foi marcado por vários momentos contagiantes: primeiramente houve o café literário; depois, a profª Eliane Carrão contou a história do livro: “O meu é maior que o seu”, de Adrian Reynolds e Jeanne Willis, com tradução de Maria Elisa Bifano, da editora Zastras; em seguida, foi aberto o espaço para o café comunitário; foi, então, dada a palavra para psicopedagoga Soraia com a palestra sobre o “DPAC - Desenvolvimento do Processo Auditivo Central”, com a duração de 1h30min. Os professores fizeram muitas intervenções e houve grande interesse no assunto, tanto, que a profissional foi solicitada para novas visitas. Finalizando, fizeram a consolidação dos preparativos para a Festa Julina.

(aguardando fotos)
________________________________________

Brincar na escola?! Quem disse que pode? Claro que pode, né?! Confira no nosso blog da E. M. Gastão Monteiro Moutinho a postagem sobre a brincadeira que aconteceu nas turmas de 3º ano. Aproveite e clique também no ícone ‘Postagens mais antigas’ para ficar por dentro do que vem acontecendo em nossa UE: www.emgastao.blogspot.com.br



19 de junho

No dia 5 de junho, o EDI Tristão de Athayde comemorou o Dia do Meio Ambiente. Esta data foi estabelecida pela ONU com o objetivo de conscientizar e sensibilizar as pessoas da importância de lutar contra a degradação da natureza. E o EDI não ficou fora dessa: 























A turma EI 24 realizou um rodízio de atividades e trabalhou os 4 elementos: terra, fogo, água e ar.






O jardim vertical começou a todo vapor e a etapa de semear já aconteceu - agora estão cuidando das plantinhas e esperando ansiosos a germinação.











Após escutar a música “Samba do avião” e pesquisar na internet sobre a Baía de Guanabara, a EI 12 subiu até o Cristo Redentor, no “faz de conta”, para observar a paisagem. Lá de cima, as crianças, com seus “super binóculos”, observaram com muita tristeza a poluição da nossa baía. Então, juntas, tomaram uma decisão: vamos limpá-la já, o meio ambiente precisa ser preservado!

A partir da história: "O mundinho", a El 13 percebeu a importância da reciclagem e os danos que o lixo tem causado ao meio ambiente. Por isso, o grupo da decidiu fazer uma coleta seletiva e colocaram cada objeto em suas respectivas lixeiras. O meio ambiente agradece!


Com os tapetes sensoriais as crianças da Tristão brincaram e exploraram o corpo, pisando, tocando, deitando e rolando, às vezes até com os olhos fechados. Realizaram um rodízio entre as turmas nos tapetes e todos puderam sentir as diversas texturas. 



Ao trabalhar as profissões, as crianças da EI 13 citaram os cabelereiros, manicures e barbeiros. O interesse foi tão grande, que a professora promoveu o "Dia da Beleza”. A criatividade foi longe!



Terminaram a semana com uma grande novidade: os olhinhos das crianças brilharam quando eles viram a piscina de bolas! Este brinquedo dá oportunidade de conviverem em um mesmo espaço, se divertindo. Elas brincam de mergulhar e voltar das bolas, jogam bolinhas, reconhecem as cores, além de ser um excelente espaço para o desenvolvimento motor e afetivo. 


A diversão e as descobertas no EDI Tristão de Athayde estão garantidas!
________________________________________

A Educação Infantil é a base da formação dos futuros cidadãos. Assim, o EDI Milena Santos do Nascimento enfatizou a importância de conhecermos o meio em que vivemos e como este depende das nossas ações e preservações. Os pequenos participaram de uma animada passeata ecológica no entorno do EDI e mostraram à comunidade como a natureza é importante!





________________________________________

“Ontem foi dia de Centro de Estudos! Quer saber como foi na E. M. Gastão Monteiro Moutinho? Um sucesso! Só não vou contar o que teve... Corre lá pra espiar: www.emgastao.blogspot.com.br



12 de junho


Em 08/06, a C. M. Sempre Vida Nise da Silveira deu o pontapé inicial às tradições juninas. Realizaram a colheita do aipim na horta. Toda a creche estava presente e foi muito comemorada a retirada de cada raiz do alimento. As crianças tiveram a oportunidade de aprender que a raiz fica sob a terra e que o aipim é uma raiz que podemos usar em nossa alimentação, além de poderem manusear não só o aipim, mas também suas folhas e seu caule. Como se não bastasse essa vivência, tiveram também a chance de degustar o aipim cozido que foi acrescido ao cardápio do almoço, no dia seguinte. 








Junto com o aipim, também fizeram a colheita do mamão verde. Abriram o mamão para que as crianças pudessem ver como é por dentro e o comparassem com o mamão que eles estão acostumados a comer na sobremesa. Momento de muitas descobertas: casca, polpa e sementes de cores diferentes. Foi uma manhã intensa e proveitosa, as crianças adoraram!


________________________________________



A partir do Projeto Político Pedagógico do EDI Tristão de Athayde, a turma EI 12 trabalhou a música de Tim Maia: “Do Leme ao Pontal”. A atividade foi recebida com tanto entusiasmo, que surgiu a ideia do piquenique com guaraná, suco de caju e goiabada para sobremesa...




A turma EI 22 produziu meios de transporte com sucata e realizou uma exposição em sua sala. Eles convidaram as outras turmas do EDI para fazer uma visitação, com direito a explicação dos alunos para identificação dos meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos. Foi uma atividade dinâmica e gostosa! 






Já a EI 23, visitou a exposição utilizando semáforos produzidos por eles. Além dos meios de transporte, a profª Ana Carla trabalhou as cores e os significados de cada uma no trânsito.


Chegou a vez das EI 31 e EI 33 irem ao Museu Casa do Pontal. Eles ficaram muito empolgados durante toda a visita, principalmente na ala das profissões, já que tem sido assunto trabalhado em sala de aula. Descobrir a cultura brasileira foi uma atividade encantadora para os pequenos!












Falar sobre as profissões têm despertado bastante curiosidade. Fizeram um painel que ficou exposto no EDI com algumas profissões e realizaram a atividade de reconhecimento de cada uma delas e possíveis associações com os adultos da família. O mais comentado foi o corajoso bombeiro, e não é que tiveram a visita deles, por coincidência, quando um gambá entrou na escola e precisaram da ajuda deles. Foi uma grande empolgação!


A EI 12 continua descobrindo a Cidade Maravilhosa. Através de pesquisas na sala de informática, conheceram a Baia de Guanabara, seus problemas de poluição, suas espécies e muito mais...

Chegou o dia do passeio da turma EI 13. As crianças do EDI estavam ansiosas para conhecer a Feira do Desenho Vivo, na PUC. Lá, eles tiveram a oportunidade de, a partir de frutas, criarem desenhos e depois degustá-las, além de modelar com massinha comestível. Um barato!




Brincar é o principal modo de expressão da infância. É durante a brincadeira que a criança instiga a curiosidade, a exploração e a criatividade. E essas experiências são importantes para o desenvolvimento e o crescimento delas. Vejam como brincam os alunos do EDI:





E a EI 34, ao trabalhar os meios de transporte, observou a calçada da rua feita de pedras portuguesas. A curiosidade com as “pedrinhas arrumadinhas” foi tão grande, que a profª Selma levou a ideia para sala de aula, adaptando a famosa música: "Uma casa portuguesa". O resultado foi esse lindo mural produzido pelos alunos! 


________________________________________

Com o objetivo de refletir a relação entre o homem e a natureza, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou um passeio ao Jardim Botânico. Lá, os pequenos puderam observar a flora diferenciada, as mudanças e transformações dos elementos naturais. E ainda deu tempo de fazer um delicioso piquenique!





Pintar é uma delícia. Pensando nisso, as professoras do EDI levaram as tintas e o cavalete para parte externa da escola e envolveram as crianças nessa deliciosa atividade.

________________________________________

A E. M. Domingos Paschoal Cegalla participou ativamente da “Semana de Alimentação”. As turmas EI 21 e 1102, da profª Priscilla Duffles, prepararam um delicioso bolo de milho. A turma EI 22, da profª Vera Lúcia, amou fazer um iogurte de morango. As turmas 1101 e 1103, da profª Mônica Araújo, tornaram realidade a história do “Mico Maneco”, de Ana Maria Machado, com um doce de banana dos deuses. As turmas 1201 e 1202, da profª Simone, e 1203, da profª Vera Lúcia, aprenderam o valor das frutas na alimentação e a necessidade da higienização para a preparação da salada de frutas. A turma 1301, da profª Sandra Mara, fez um piquenique saudável. A turma 1302, da professora Izabel, a partir do livro “O Sanduíche da Maricota”, aprendeu o valor da alimentação saudável, escolhendo os melhores alimentos para um sanduíche. Foi pura curtição saudável!




 




No último dia 26/05 a escola uniu o útil ao agradável: reuniu todos os alunos na quadra para realizar o “Dia do Brincar” e o “Dia do Desafio”. Ninguém ficou parado; foram 15 minutos de pura curtição!


________________________________________

O “Dia da Família”, parte do projeto pedagógico da E. M. Luiz Camillo, foi planejado com muito carinho para que fosse um dia gostoso, alegre e que ajudasse a valorizar os momentos juntos daqueles que mais amamos, fortalecendo o vínculo familiar e as relações com a escola. Muitas vezes não temos o tempo disponível, que gostaríamos, mas a qualidade do tempo que podemos partilhar com a nossa família é algo muito importante. E foi um dia maravilhoso: brincadeiras, atividades de pintura, recorte e colagem, jogos, contação de histórias e oficina de brinquedos feitos com sucatas. Os familiares acompanharam as crianças e, embora um pouco tímidos no início, foram soltando a imaginação e a criança que há dentro de cada um de nós. “Parabéns a todos que se empenharam e participaram desse momento tão bonito!”







________________________________________

A turma EI 21, da E. M. Eng. Álvaro Sodré, visitou o Museu Casa do Pontal. Foi um dia diferente, pois a turminha da Educação Infantil e a profª Ana Claudia foram recebidos no Museu por arte-educadores que os convidaram a uma viagem cultural, utilizando linguagens como a música, o teatro de bonecos, o cordel, a contação de histórias, desafios, trovas e versos. A visita teatralizada foi criada tendo como pressupostos o conteúdo e a abrangência temática do acervo em exposição permanente, que permitiu fazer pontes com a história, a arte, o folclore e a cultura brasileira. Durante a visita, os alunos foram estimulados a refletir sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades, os processos migratórios, as práticas culturais e sociais e, ainda, sobre questões mais próprias às artes plásticas, aos processos criativos e às memórias afetivas, tudo muito bem adaptado para a faixa etária dos pequenos.




Aha, uhu, O Maraca é nosso... A visita ao Maracanã pelas turmas 1101,1102,1201,1301 e a CE foi campeã! Confiram:






Para incrementar ainda mais a “Semana da Alimentação”, a diretora Marcia Arruda Bastos teve a ideia de teatralizar... E, mais uma vez, as crianças curtiram muito. Ela pôde contar com a participação dos demais segmentos da escola e, claro, com a participação especial da adjunta, Andrea Lopes. Uma Hora do Conto muito legal!



A turma 1102, da profª Ana Lúcia, ainda levou os rabanetes para degustação. Hum... 
________________________________________

“Você sabe o que é água virtual? Não?! Passa lá no nosso blog da E. M. Gastão Monteiro Moutinho: www.emgastao.blogspot.com.br . Essa semana, nossos alunos assistiram uma palestra sobre o assunto. 
Confira também outras atividades que estão acontecendo em nossa UE, clicando em postagens mais antigas, no final da rolagem dos posts.”


03 de junho


Maio, durante a "Semana de Alimentação Saudável", foi cheio de novidades na C. M. Irmã Dulce:

Dia 18 - experimentações usando os sentidos. Cheiro, cores, texturas de diferentes frutas e legumes;












Dia 19 – teve teatro: "O grande rabanete", uma encenação feita pelas merendeiras e auxiliares de serviços gerais;










Dia 20 - Teatro de Sombras: "A Salada de frutas", uma história adaptada pelas professoras sobre a importância do consumo de frutas . Ao final de cada sessão, as crianças criaram suas próprias histórias;




E ainda teve degustação de verduras colhidas na horta da creche, que é cuidada pelas crianças e faz parte do projeto pedagógico anual;




Dia 21 - brincadeiras, jogos e gráficos sobre os alimentos experimentados e os preferidos;




Dia 22 - desfile no tapete vermelho: “Luz na passarela”. As crianças desfilaram com máscaras de frutas, ao som de músicas infantis sobre o tema.









29 de maio


A 4ª edição da mobilização do “Programa Saúde na Escola” terá como tema central: “Alimentação Saudável”, cabendo também a realização de ações de práticas corporais e atividade física. Espera-se que a “Semana Saúde na Escola” amplie o reconhecimento das ações planejadas e executadas no âmbito do Programa. O objetivo é mobilizar as escolas e creches aderidas ao PSE para a realização de atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre Saúde e Educação. Sendo assim, A C. M. Tia Auta intensificou, nesta semana, as ações de alimentação saudável e cuidados com o corpo, promovendo receitas caseiras de uma boa alimentação como: suco verde, fanta caseira, salada de frutas, e atividades físicas como: alongamento com a equipe do CMS Santa Maria, capoeira e um circuito trabalhando a psicomotricidade, tão importante na primeira Infância.​














________________________________________



A “Semana da Alimentação Escolar Saudável” no EDI Perciliana Pereira de Alvarenga foi muito aproveitada pelas crianças. Experimentaram alguns sabores, uns muito gostosos e outros nem tanto, conheceram frutas e verduras, visitaram a feira na Rua Moisés e finalizaram com o preparo de uma deliciosa salada de frutas. "É importante que as crianças tenham a oportunidade de estender seu conhecimento para além da sala de aula" (Orientações Curriculares para Educação Infantil, 2011)









Mais um dia no EDI Perciliana foi assim: os alunos utilizaram a linguagem artística para expressar o que mais gostaram na “Semana da Alimentação Escolar Saudável”, de forma divertida, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas e cognitivas.

________________________________________



O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva trabalhou a “Semana de Alimentação Escolar”, mostrando a importância de uma alimentação saudável. Dentro das atividades desenvolvidas, tiveram, em consonância com o projeto da UE, contação de histórias: “João e Maria”, com a confecção da casinha saudável feita de frutas, “Cesta da Dona Maricota”, “Sopa de Letras”, “O que tem na sopa do neném”, com confecção de diversos cartazes. Fizeram também pesquisas em encartes sobre alimentos saudáveis, tabela com a escolha das frutas preferidas, desenho vazado das frutas, montagem do cardápio do dia com colagens e confecção do Livro dos Alimentos.












________________________________________



Durante a semana de 18 a 22 de maio, o EDI Professora Edília Coelho Garcia realizou a “Semana da Saúde”, onde colocaram em prática varias atividades ligadas à higiene dos dentes, do corpo, alimentação saudável e importância da prática de exercícios. Foi uma semana maravilhosa onde todos aprenderam um pouco mais. “Agradecemos aos alunos, a toda equipe escolar (professoras, agentes, cozinheiras e o pessoal da limpeza) e aos pais!”

















________________________________________

Sabendo que o brincar é fonte de desenvolvimento e de aprendizagem, onde a criança exerce papéis e desenvolve ações que mobilizam novos conhecimentos, a profª Carla Regina, do EDI Milena Santos do Nascimento, realizou com a turma do EI 23 um campeonato de Jogo da Velha. Assim, as crianças desenvolveram o raciocínio lógico, se divertiram e contagiaram toda a escola com tamanha alegria. Teve até medalha e torcida organizada!





Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica suas experiências, mas as reelabora, se reconhecendo como sujeito pertencente a um grupo social, aprendendo sobre si mesma e suas relações. E esta atividade não é apenas restrita ao mundo infantil, por isso, o EDI Milena começou o “Dia do Brincar” com muita alegria e animação! De tarde, receberam os responsáveis para uma brincadeira de corpo e movimento: danças, ginástica, poses e muitas risadas.





________________________________________

Motivadas pela curiosidade que os meios de transporte despertam, as crianças do EDI Tristão de Athayde estão se divertindo e aprendendo muito com a oportunidade de conhecer os diferentes meios de transporte, suas características e utilidades na vida das pessoas, diferenciando-os entre terrestres, aquáticos e aéreos.





















A atividade dirigida da turma EI 33, do EDI Tristão, com os blocos lógicos foi muito interessante. O objetivo era nomear e reconhecer as formas geométricas, porém, a profª Bianca pôde trabalhar outros conceitos, como cores e sequência. 

Enquanto isso, a turminha de pré escola, EI 24, brincou com blocos lógicos na construção e, depois, a partir de figuras geométricas, criou seus próprios desenhos.


As turminhas da EI 42 e EI 31, do EDI Tristão, adora explorar o pátio e brincar com areia. As professoras montam um "kit de brinquedos" que são compartilhados por todos e dali surgem várias descobertas e brincadeiras.

E é através da brincadeira que a criança explora, cria, desenvolve suas habilidades com independência, curiosidade e capacidade de solucionar problemas cognitivos, sociais e afetivos.



________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho recebeu a visita da Enfermeira Catia Guimarães, profissional do Hospital da Curicica, que, através do convite da profª Caroline Bachur, integrante da equipe PSE, foi palestrar sobre o tema AIDS. A experiência foi muito lúdica, didática e a conversa sobre o tema aconteceu de maneira clara, objetiva e diferente do que as crianças aguardavam. Os alunos chegaram tímidos, mas Cátia Guimarães elaborou um jogo onde as perguntas foram feitas pelos próprios alunos e enviadas a ela antecipadamente, para que a abordagem fosse natural e focada nas dúvidas das próprias crianças. Importante dizer que a intenção da palestra foi educativa e tanto os materiais utilizados, quanto os termos abordados, faziam parte do contexto. Todas as crianças que participaram tiveram a autorização assinada pelos responsáveis. “Quer saber mais sobre a palestra e como aconteceu? Passa no nosso blog: www.emgastao.blogspot.com.br






22 de maio


Segundo as OCEis, as crianças estão expostas ao mundo da leitura e da escrita desde a mais tenra idade e, assim, vão construindo suas ideias sobre a aquisição da escrita e da leitura no cotidiano. Pensando assim, o EDI Milena Santos do Nascimento resolveu fazer um rodízio de professoras para o momento da Contação de Histórias. Foi uma atividade dinâmica e gostosa!














________________________________________


O EDI Tristão de Athayde comemorou o Dia das Mães em alto estilo! Tiveram uma manhã diferente e muito animada. O clima da festa era também de muito AMOR no ar...































O EDI Tristão está trabalhando a importância de uma alimentação saudável, encorajando suas crianças a experimentar novos alimentos e sabores e mostrando a relação entre alimentação e saúde. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e preparado com muito carinho pelas merendeiras!



As formas geométricas invadiram a turma EI 12, do EDI Tristão de Athayde, que produziu desenhos a partir delas. Esse foi o primeiro passo para aprender geometria e raciocínio espacial. 







Com 2.082 votos, o grande vencedor do concurso: “Seja a capa do nosso projeto pedagógico - Descobrindo a Cidade Maravilhosa", no EDI Tristão, foi o trabalho do aluno Andryel Ribeiro Batista, do EI 21. Foram 3.993 votos apurados no total. A premiação ocorreu no EDI e todos os concorrentes também foram presenteados. Além de ter a alegria de ser a capa do projeto, Andryel ganhou um relógio, uma caixa personalizada com seu trabalho cheia de bolinhas de gude e um troféu. Foi uma grande alegria. Parabéns ao vencedor e a todos os participantes!







________________________________________



A E. M. Gastão Monteiro Moutinho mergulhou fundo na informação e estudou​ sobre variados aspectos que cercam o tema ÁGUA. Estando atenta aos problemas e às necessidades de mudança de hábitos, a UE levantou questionamentos, estimulou curiosidade, motivou a pesquisa e promoveu, nesse primeiro bimestre, experiências que certamente as crianças levarão em sua memória. Nada melhor do que assimilar conteúdos através da prática educativa! Toda a escola foi envolvida no projeto e cada segmento ficou responsável por estudar um aspecto do assunto. A culminância aconteceu com a exposição dos trabalhos no corredor da escola, em um dia de visitação especial dos responsáveis e toda comunidade, onde os alunos puderam explicar e transferir o conhecimento adquirido. Além disso, os responsáveis puderam participar da votação do concurso de produção de texto e imagem que foi promovido.



Os conteúdos abordados foram:

· Educaçao Infantil – Higiene

· 1º Ano – Projeto Tamar – A despoluição das águas para a manutenção das espécies

· 2º Ano – Germinação
· 3º Ano – Os estados da água – Utilização do material Light
· 4º Ano – Crise hídrica e energética
· 5º Ano – Desperdício
· 6º Ano – Dicas de economia







No blog da UE http://www.emgastao.blogspot.com.br estão publicados os registros e várias fotos, assim como outras postagens sobre o desenvolvimento do projeto. Cliquem também em “Postagens mais antigas” e tenham acesso a todo o conteúdo. Vale a pena conferir!
________________________________________

A “Semana de Alimentação” na E. M. Poeta Mário Quintana teve por objetivo:
-Estimular o consumo de frutas, legumes e verduras;
-Prover atividades que valorizem e aproximem as crianças dos alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes;
-Investigar a importância nutritiva dos alimentos;
-Conhecer e identificar os diferentes tipos de alimentos;
-Entrar em contato com textos de gêneros distintos (lista de frutas/receitas);
-Observar as cores e sentir tanto os sabores quanto a textura dos alimentos;
-Incentivar os alunos a conhecer, por meio da informação do cardápio diário, a importância de uma boa alimentação sem desperdícios;
-Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos;
-Ampliar o vocabulário de Inglês.

Vejam o resultado dos trabalhos:
1- Em Inglês, o profº Paulo, ampliou o vocabulário dos alunos das Turmas 1.304 e 1.403, nomeando frutas e vegetais de nossa alimentação, e confeccionou um belo mural.


2- A Turma 1.501 fez com a profª Michele trabalhos em grupo sobre as vitaminas existentes nos alimentos. Qual a importância de cada uma para o nosso organismo e em quais alimentos podemos encontrá-las?



3- A Turma 1.403 conversou com a profª Michele sobre os nutrientes contidos nos alimentos e pesquisou sobre a função de cada um deles e em quais alimentos podemos encontrá-los. Em grupo, registraram suas descobertas.



4- As Turmas 1.502 e 1.503, nas aulas da profª Marilena, fizeram uma releitura de obras de Romero Brito após conversa sobre alimentação saudável. 


5- A Classe Especial uniu poesia e alimentação... 



6- A EI 13 e EI 14 viram a importância de nos alimentarmos bem, com alimentos variados que vão colorindo nossos pratinhos e nos dando disposição e muita energia. A partir do alfabeto de alimentos, os alunos conversaram sobre alimentação e saúde, aprendendo sobre o assunto. A professora Ana Luisa contou as histórias "Qual o sabor da lua? e “O esforço do abacate". As turminhas desenharam, registrando que tipo de alimentos devem consumir frequentemente. Fizeram colagens com papéis coloridos, representando os alimentos saudáveis e trabalharam com encartes de supermercados, identificando produtos e organizando uma lista de compras.





15 de maio


Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca. À ela devemos nossa vida, por isso, é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade. Comemorando o Dia das Mães, a C. M. Tia Auta preparou uma linda confraternização para suas mamães. As crianças cantaram, fizeram cartazes, abraçaram, beijaram e participaram de um delicioso café da manhã com ELAS, as mamães! 










________________________________________



A votação do concurso “Seja a capa do nosso projeto: Descobrindo a Cidade Maravilhosa", que acontece no blog do EDI Tristão de Athayde, continua com um grande envolvimento da comunidade. Já são 1465 votos computados e só faltam 3 dias para o término da votação. ​O trabalho número 8 está vencendo, por enquanto! Ainda dá tempo para votar: entre no blog universomirim@blogspot.com.br e clique no trabalho que na sua opinião deve ser o vencedor. Não deixe de participar!






Dando continuidade ao projeto "Descobrindo a Cidade Maravilhosa", as turmas EI 21, 22, 23 e 24 visitaram o Museu Casa do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, onde tiveram acesso a arte popular brasileira de uma forma bem lúdica. Foi uma grande experiência de preservação histórica e artística da nossa cultura!


















O EI 11 do EDI Tristão de Athayde produziu óculos 3D de "faz de conta" para assistir o filme: “RIO”. Foi a maior curtição. Os alunos se divertiram vendo as paisagens do Rio de Janeiro, que estão sendo trabalhadas no projeto "Descobrindo a cidade Maravilhosa". A história e os personagens encantaram a todos que, no final, pediram BIS!
________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento, para comemorar o “Dia da Família”, abriu as portas para os responsáveis participarem, junto com as crianças e os professores, de uma roda de conversa, contação de histórias e oficinas de artes. Que tarde animada!






08 de maio


A atividade feita no EI 13, do EDI Tristão de Athayde, ficou um barato: a confecção do caderninho de receita para a mamãe. "O EI 13 já está pronto para invadir a cozinha da MAMÃE no domingo. É só ela escolher uma das maravilhosas receitas do nosso caderninho!"






________________________________________

O mês de abril foi recheado de atividades legais na C. M. Sempre Vida Nise da Silveira. Entre elas, destacamos a visita dos “Guardiões dos Rios” que expuseram tudo o que costumam encontrar dentro dos rios (balde, garrafa PET, latinha...) e, através de uma conversa, explicaram como podemos descartar estes e outros tipos de materiais de maneira correta, salvando, assim, os peixinhos que vivem nos rios. Além da conversa, apresentaram uma peça de teatro que mostrava uma situação cotidiana em que uma família jogava lixo no rio. Esta dramatização despertou nas crianças a vontade e a necessidade de cuidar dos rios. No final da visita, ainda distribuíram brindes como camisetas, lanches e um joguinho que tinha como tema central o cuidado com os rios.








Outra atividade legal foi a degustação da geleia feita com a casca da banana que comeram de sobremesa. Como a creche trabalha o tema: “Alimentação saudável” e “Redução de resíduos” no projeto anual, aproveitaram para introduzir também a noção do reaproveitamento de cascas de alimentos para produção de novos pratos. A geleia foi degustada na hora da saída por crianças e responsáveis que levaram para casa um livrinho com diversas receitas de reaproveitamento de cascas e talos de vegetais. Nesse livrinho, é claro, também estava a receita da deliciosa geléia de casca de banana degustada. A ideia foi um sucesso!




29 de abril


A literatura infantil sempre esteve presente em nossas vidas, muito antes da aquisição da leitura e da escrita, seja por meio das cantigas de ninar, das brincadeiras de roda ou das contações de histórias realizadas pelos familiares. O trabalho com a literatura infantil deve ter como um dos pontos norteadores a preocupação em formar leitores autônomos e críticos. Sendo assim, a C. M. Tia Auta aproveitou o Dia do Livro (18/4) para trabalhar diversos títulos infantis com o tema de índio: "Menino Poti" (Ana Maria Machado), "Kabá-Darebu" (Daniel Munduruku), "O Menino e o Jacaré" (Maté) e "Índio Vivo" (Julieta de Godoy Ladeira).




Fizeram então um livro coletivo onde cada turma retratou a vida do índio (adereços, vestimentas, alimentação, transportes, costumes, instrumentos musicais e moradia). Confeccionaram também vários cartazes, aprenderam músicas e comeram alguns alimentos de origem indígena - muitos, inclusive, já fazem parte do cardápio da creche, estipulado pelo Instituto Anes Dias (pipoca, mandioca, inhame, batata doce). No final da semana, fizeram uma bela exposição que foi apreciada pelos alunos e seus responsáveis. Os alunos ainda confeccionaram adereços de índios e saíram felizes da creche, afinal, "todo dia é dia de índio"!



________________________________________


Os preparativos para a vernissage no EDI Tristão de Athayde em comemoração ao Dia da Mães está a todo vapor! As turmas estão engajadas no projeto “Descobrindo a Cidade Maravilhosa” e preparando com muita criatividade e amor as maquetes e quadros dos pontos turísticos da nossa cidade.










________________________________________

Através das brincadeiras as crianças descobrem, experimentam, inventam, se exercitam, desenvolvem suas habilidades, se expressam e se comunicam. Sabendo que o brincar é assim tão importante para o desenvolvimento das crianças, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis do Berçário para um delicioso e divertido momento da sua rotina.





24 de abril

EDI Tristão de Athayde está promovendo o concurso “Crie a cara da Tristão e vire capa do nosso projeto”, onde cada criança criou, a partir da logo do Rio 450 anos, a identidade do EDI. A 1ª etapa do concurso foi realizada com uma votação interna em cada sala, quando os alunos escolheram apenas um trabalho para representar a sua turma. Agora é a vez da votação ONLINE! Visite o blog da Tristão, role a página até o final, amplie as imagens para vê-las em detalhes e escolha o seu preferido, clicando no número correspondente. Participem! Endereço do BLOG: universomirim@blogspot.com.br


A pré-escola do EDI Tristão de Athayde, dando continuidade ao seu projeto: “Descobrindo a Cidade Maravilhosa”, que tem como um dos objetivos a preservação do patrimônio público, realizou a atividade "Hospital dos Livros". A vida dos livros esteve nas mãos dos alunos que se divertiram com a restauração e aprenderam sobre a importância da preservação e conservação do livro. Foi um sucesso!



________________________________________

Todo ano, o EDI Profª Edilia Coelho Garcia desenvolve um projeto chamado "Amigo em casa". Este projeto começa com a escolha, por parte das crianças, e confecção, por parte do EDI, de um "amigo da turma" e este amigo passa o ano letivo visitando, por um final de semana, a casa de cada aluno. O objetivo do projeto é dar aos alunos a oportunidade da vivência do cuidar, se responsabilizar, amar e proteger, e à família a oportunidade de participar efetivamente da vida escolar do aluno, ajudando no registro escrito e fotográfico deste lindo momento. Este ano, o projeto se baseia nas historias clássicas de princesas e príncipes, bruxas e fadas e a escolha dos bonecos foi por famosos casais da Disney. Apresentamos a todos os lindos "amigos do EDI":








 ________________________________________

No último dia 10/04, a E. M. Juliano Moreira esteve em festa. Foi o dia da formatura dos alunos do Peja - um misto de orgulho, emoção, alegria e saudade tomou conta de todos. Parabéns a todos os envolvidos neste lindo projeto: alunos, professores, funcionários, amigos e familiares!



17 de abril

Para comemorar a Páscoa e enfatizar os valores de união, amor, solidariedade e partilha, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou um delicioso lanche coletivo com a criançada. Que tarde animada!



Como atividade complementar de Ciências, as crianças da Pré-Escola II fizeram um divertido passeio ao Planetário da Gávea. Os pequeninos fizeram uma deliciosa viagem pelos planetas e todos ficaram admirados com tanta beleza em nosso universo!



________________________________________

As turmas 1101, 1102 e Classes Especiais da E. M. Eng. Álvaro Sodré tiveram, na 6ªf, dia 10/04, uma experiência muita rica de cultura: uma visita ao Planetário da Cidade, localizado em Santa Cruz. Acompanhados pelas professoras Ana Lúcia, Carla e Alessandra e pela Tia Enier, além de voluntárias, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o nosso planeta e a origem da humanidade. Adoraram!









01 de abril

Na busca de uma alimentação equilibrada e saudável, a C. M. Tia Auta, durante a semana de 23 a 27/03, trabalhou de forma lúdica receitas saudáveis, além do cardápio da creche, mostrando às crianças que podemos comer comida gostosa e com qualidade. Através do livro "A cesta da Dona Maricota", cada aluno teve contato com diversos alimentos: legumes, verduras e frutas, e todos fizeram uma tabela do que mais gostaram. Cada turma aprendeu uma ou mais receitas e as confeccionaram: bolo de beterraba, biscoito integral, bolo de banana, suco verde, salada de frutas, salada verde, entre outras. Foi uma semana muito nutritiva!






27 de março

Para comemorar o aniversário da nossa cidade maravilhosa, as crianças do EDI Milena Santos do Nascimento realizaram um lindo desfile de verão e confeccionaram, com muita alegria, os Pontos Turísticos do Rio de Janeiro.





Já comemorando o dia 08/03, Dia Internacional da Mulher, os pequeninos confeccionaram, com muito carinho, lindos cartões para homenagear as mulheres da comunidade.




Enfatizando o uso consciente da água, os alunos do EDI confeccionaram cartazes, montaram histórias e realizaram diversas pinturas, chamando atenção da comunidade para a preservação deste bem tão precioso.





Para encerrar o mês de março com chave de ouro, o EDI Milena ofereceu às mulheres da comunidade, um dia de beleza e auto estima. Foi muito bom ver as mamães, titias , avós e funcionárias mais felizes!




20 de março

O mês de março começou em festa! Nossa Cidade Maravilhosa completou 450 anos! E os alunos da C. M. Tia Auta prepararam uma grande exposição com cartazes e maquetes sobre os pontos turísticos da Cidade do Rio de Janeiro, ressaltando sua beleza em prosa e verso nas músicas de Gilberto Gil, Tim Maia, Tom Jobim e Vinícius de Morais. Foi uma delícia passear pelos belos caminhos de nossa cidade. Parabéns, Rio, amamos você!​




________________________________________

E. M. Dom Pedro I parabeniza a cidade do Rio de Janeiro com muitas atividades:
O caderno pedagógico de Língua Portuguesa do 8º ano menciona a data comemorativa do 450º aniversário da cidade do Rio de Janeiro. A profª Maria Sirlei desenvolveu, então, a atividade do “Espaço de Criação” com sua turma 1801. Os alunos, entusiasmados, participaram com muito esmero e mostraram criatividade nas imagens-símbolo da nossa cidade. Ao trabalhar o tema, conheceram uma breve história dos aniversários da cidade, como o símbolo oficial das comemorações dos 400 anos, idealizado pelo artista plástico e desenhista gráfico Aloísio Magalhães.




E não poderiam deixar de falar do cidadão carioca. O caderno pedagógico de Língua Portuguesa do 6º ano aborda o assunto com ginga e personalidade. Após leitura e interpretação do jeito “Carioquice” de ser, a profª Maria do Socorro incentivou seus alunos do 6º ano a extravasar num momento artístico, a partir da atividade do referido caderno. Os desenhos tiveram como seu ponto inicial a marca dos 450 anos da cidade. Foram tantos desenhos criativos e harmoniosos que a professora decidiu expô-los em um mural no corredor da escola para compartilhar com toda comunidade escolar.




A D. Pedro está nas mídias: vejam publicação da reportagem sobre uma aula de campo da escola, publicada pela Revista APPAI nº 92.


27 de fevereiro

O bailinho de carnaval do EDI Milena Santos do Nascimento foi um sucesso! Os pequeninos vestiram a fantasia e caíram na folia!




06 de fevereiro

A C. M. Tia Auta, dando seu recado: “as férias terminaram e agora iniciamos uma outra etapa... Alunos novos, outros “velhos conhecidos”, cada qual cheio de expectativas particulares, com olhares inquietos e ansiosos... Sem falar nos pais que acompanham, muitas vezes aflitos, esse recomeço. Momentos de choro, hesitação, alegria e muitas novidades!
Começamos com um encontro que reuniu todos os profissionais da creche, direção, professores e funcionários que trabalharão diretamente com as crianças. Foi um momento de troca de informações sobre o trabalho realizado e de passar as orientações pertinentes à rotina diária na creche.
No acolhimento, tivemos nosso primeiro contato, muito prazeroso, onde os responsáveis tiveram a oportunidade de estreitar laços, aplicando a técnica da Shantala em seus filhos, além de participarem diretamente das demais atividades.

Desejamos que no ano de 2015 a parceria FAMÍLIA/CRECHE se fortaleça cada vez mais para que nossos objetivos sejam alcançados e nossos alunos sejam felizes!!!​”




2015____________________________________________________________________


29 de dezembro

Nem a chuva, nem a lama, nem o tempo mais frio puderam apagar o sorriso das crianças com a Festa de Natal da E. M. Eng. Álvaro Sodré!!! Iniciaram o dia debaixo de grande aguaceiro, com a sessão musical dos alunos. Cantaram uma seleção de músicas natalinas do cancioneiro popular e houve apresentação de flauta. Parabéns, prof. André! As crianças estavam afinadíssimas e com as letras das músicas na ponta da língua. Algumas alunas apresentaram coreografia que foi acompanhada pelos alunos das Classes Especiais. 
E o Papai Noel chegou, trazido de helicóptero, por um céu muito nublado, mas já sem chuva! As crianças o saudaram com alegria, emocionados. Emocionados, até as lágrimas, estavam também muitos dos adultos presentes. O "Bom Velhinho" disse algumas palavras de incentivo às crianças e passou a distribuir os presentes, segundo os pedidos expressos nas cartinhas de cada um. Na saída, depois de um almoço bem caprichado, os alunos se deliciaram com a torta e o conteúdo do lanchinho especial. 
"Agradecemos muito mesmo a todos os que, de coração aberto e generoso, contribuíram de todas as formas para que a alegria marcasse o Natal de nossos alunos. Que Deus os abençoe a todos! E que possam ter suas vidas marcadas em 2015 pela alegria e esperança que ajudaram a semear em todos os corações das crianças da Álvaro Sodré!"








12 de dezembro


Nos últimos meses, aconteceram grandes eventos na C. M. Tia Auta...! Dentre eles, houve apresentações dos Contos Clássicos Infantis: "João e o Pé de Feijão", "João e Maria", O patinho feio", "Os três porquinhos" e "Rapunzel", quando as crianças tiveram encontros com o fantástico mundo do "Faz de Conta", aguçando ainda mais o seu imaginário. 










“Entrar no mundo da imaginação... Colorir a vida e depois sonhar...” Na Maratona de Histórias da Creche Tia Auta apareceram personagens de diversas histórias, nos mais diferentes locais: no jardim, embaixo de uma árvore cheia de livros pendurados - onde as crianças podiam manuseá-los -, no parquinho, numa sombra gostosa na lateral da creche, na Sala de Leitura e até mesmo nas salas de atividades. O importante era o prazer de ler, reler e recontar histórias. 
















________________________________________



A última Reunião de Responsáveis da E. M. Poeta Mario Quintana foi chamada de: “O Brilho do Sucesso!”. Iniciaram o dia com as “boas vindas” aos responsáveis e o agradecimento a Deus por todas as benções derramadas e os sucessos alcançados em 2014. Em seguida, apresentaram fotos e slides das reuniões de responsáveis, atividades extraclasse e dos projetos pedagógicos realizados durante este ano, ao som da música “Aquarela”, de Toquinho – a escola foi bastante aplaudida, emocionando a todos. Passaram, então, para os informes necessários, administrativos e pedagógicos, abordando o que intencionam realizar até janeiro de 2015, para melhorias da unidade.


E aí começou o grande espetáculo: a turminha da EI 13 cantou e encenou as músicas: “Sinos de Natal” e “Despedida”, enfatizando a despedida do 5º ano da escola; já as turmas 8.401 e 301 surpreenderam com a grandiosa “Cantata de Natal”, ao som da música: “Um Novo Tempo”, de Marcos Valle. 



















Depois, foi a hora da “Avaliação Institucional 2014”, através de carinhas expressivas onde os responsáveis marcavam o seu grau de satisfação - com as atividades desenvolvidas na escola; a equipe gestora; o ensino ministrado; a transparência das prestações de contas e com sua participação nas atividades escolares. No final da reunião, foi distribuído pelas futuras representantes do segmento Responsável, do Conselho Escola Comunidade (2015-2017), mães Estela e Robenita, o presentinho confeccionado pelos alunos para ser colocado na árvore de Natal das famílias. 


________________________________________



Os estudantes do 2º ano da E. M. Adalgisa Monteiro visitaram o Museu Internacional de Arte Naïf, localizado no bairro do Cosme Velho. Atendendo à proposta da escola de proporcionar aos estudantes o contato com espaços científicos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, a visita permitiu às crianças um contato direto com a produção dos pintores nacionais e estrangeiros que produzem a arte livre, espontânea, desde o século XV até os dias de hoje. A magia que a visita proporcionou aos estudantes pode ser percebida no comentário do estudante Michael, da turma 1205, para uma das mediadoras, ao final da visita: “Quando eu crescer, eu quero trabalhar aqui”.






________________________________________



Recado da E. M. Gastão Monteiro Moutinho: “Confiram, em nosso blog, como foi motivador aprender Matemática! Deixe seu comentário: http://www.emgastao.blogspot.com.br"



05 de dezembro


No “Dia do Brincar” do mês de novembro, tudo ficou AZUL no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva. Aderindo à campanha contra o Câncer de Próstata, os responsáveis foram chamados para, além de participar da brincadeira, também conversar um pouco sobre a prevenção da doença e os cuidados necessários com a saúde. Nesse mesmo dia, houve ainda a visita dos responsáveis à Feira Literária organizada com livros confeccionados pelas turmas. 











O EDI realizou a sua Feira Literária, expondo os livros que foram confeccionados pelas turmas ​durante todo o ano, no desenvolvimento do Projeto de 2014: "Lendo, Imaginando ao Longe, Vou Chegando" que trabalha a importância da leitura e o incentivo à mesma. As crianças visitaram a feira, podendo manusear os livros confeccionados, entre outros que também foram expostos, e tendo a oportunidade de contarem histórias para os colegas e ouvirem outras contadas pelas suas professoras.

















________________________________________



Na onda do “Novembro Azul”, com o intuito de envolver as crianças e os responsáveis na conscientização sobre a importância de se cuidar da saúde e do bem estar masculino, o EDI Milena Santos do Nascimento comemorou o “Dia do Brincar”, na 3ªf, dia 25/11, com atividades voltadas para este tema. Confiram:





________________________________________



A E. M. Eng. Álvaro Sodré, numa parceria com a empresa Era Uma Vez – Literatura Infantil, abriu suas portas para receber uma linda e atrativa “Feira do Livro”, no último dia 04/11. Alunos empolgados em ver os exemplares, olhinhos brilhando de curiosidade e contentamento, como é bom perceber o encantamento que os livros produzem nas crianças! E como é bom estimular o gosto pela leitura nos pequenos!














O ano letivo de 2014 vai chegando ao fim e todos os personagens que povoaram a “Hora do Conto” da Escola Álvaro Sodré, ao longo do ano, e marcaram o Projeto Pedagógico foram visitar alunos e professores no Baile da 6ªf, dia 28/11. Brancas de Neve, Sacis Pererê, Donas Benta, Coelhos de relógio, piratas, bruxas e fadas, príncipes e princesas, borboletas e lagartas, todos se divertiram no “Baile dos Personagens”, com direito a desfile das fantasias, explicação de cada uma delas e recordação do Conto a que pertenciam. Foi muito bom!







________________________________________



Recado da E. M. Gastão Monteiro Moutinho:

Bom dia! Felicidade contagia, não é mesmo? Passa lá no nosso blog e confira porque estamos sorridentes...: http://www.emgastao.blogspot.com.br



14 de novembro


Atividade pra lá de interessante... Nesta semana, a profª Renata Lyra, da Sala de Leitura da E. M. Eng. Álvaro Sodré, está desenvolvendo uma atividade muito interessante: os alunos são organizados em grupo e cada um recebe uma "história" estranha, formada por trechos de diferentes contos de fadas tradicionais. Devem ler os textos e, a partir da partilha dos "pedacinhos" das histórias, montar os contos corretamente. Os alunos têm gostado muito da atividade que os estimula a ler, desenvolver a troca e a partilha, identificar personagens e trabalhar com início, desenvolvimento e desfecho de narrativas. 


  
    


Todos da E. M. Eng. Álvaro Sodré se envolveram no movimento de conscientização sobre a importância do exame para prevenção do Câncer de Mama, desde os responsáveis até os alunos e o pessoal da merenda. “Agradecemos imensamente a preciosa ajuda das estagiárias Talita Vieira e Martha que confeccionaram os laços-símbolo do Movimento e conversaram com todos os alunos a respeito."






O 4º bimestre encerra o ano letivo e o projeto que a E. M. Eng. Álvaro Sodré está desenvolvendo tem como linha-mestra a obra “A BELA BORBOLETA”, de Ziraldo. Na história - super interessante - os personagens de contos de fadas tradicionais resolvem salvar uma borboleta que acreditam estar presa nas páginas de um livro. Vejam que belo mural a profª Alessandra montou; os personagens parecem saltar do papel... Parabéns, Alessandra! Ficaram curiosos sobre o final da história? Leiam o livro de Ziraldo para conhecer o final surpreendente! 


Na 6ªf, dia 07/11, as turmas 1201 e 1301 da E. M. Eng. Álvaro Sodré tiveram uma tarde diferente. Os alunos foram ao cinema, no Recreio Shopping, para uma sessão acompanhada de refrigerante e pipoca. Tudo com a companhia dos amigos, das professoras Roberta e Maria e das oficineiras do “Mais Educação”, Tia Enier e Ana Maria. Que tarde inesquecível!




________________________________________

As alunas Lorrany Cristina Louivisi Conceição e Maiara Vasconcellos, entre outros alunos dos profs. Alan Camargo e Gerson Paulino, da Oficina de Judô do C. E. Cidade de Deus, participaram da “Copa Integração de Judô”, que aconteceu no último dia 20/09, no Colégio CER - Freguesia, e tiveram um ótimo desempenho. Parabéns, meninas!



07 de novembro

O EDI Milena Santos do Nascimento, com o objetivo de oportunizar a vivência de trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, como é citado nas OCEIs, ofereceu aos pequeninos alunos, neste bimestre, a oportunidade de conhecer uma antiga técnica chamada xilogravura. “Nossa, as crianças adoraram esta novidade!”


________________________________________

Este ano os professores do CIEP Margaret Mee arrasaram na comemoração do Dia da Criança com a produção da peça “O reizinho mandão”, uma adaptação do livro da autora Ruth Rocha. Aproveitando o momento político, os professores, que eram os atores na peça, levaram as crianças à reflexão de forma lúdica e em grande estilo.




30 de outubro


O Dia das Crianças na C. M. Tia Auta foi comemorado no dia 10/10 com uma linda festa, tão esperada, repleta de oficinas, diversão e um lanche muito gostoso. Prepararam diversas salas: de maquiagem e cabelo, boliche, de boogie oggie, cama de gato, circuito e foto maluca. As crianças experimentaram todas as oficinas e seus olhinhos brilhavam cada vez mais a cada uma.
















Os personagens da Turma da Monica fazem parte do projeto da creche Tia Auta, neste ano. Na tarde do dia 23/10, as crianças receberam a visita da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão e ficaram maravilhados, pois não esperavam ver de pertinho a turminha mais divertida dos quadrinhos, criada por Maurício de Souza. Os próprios funcionários se dispuseram a vestir as fantasias para participar da atividade em prol da alegria e satisfação dos alunos. “Obrigada Renata Ribeiro, Ana Paula Dias, Naira, Edu Queiroz e Aninha por proporcionarem momentos mágicos aos nossos alunos. Cada sorriso no rosto deles nos faz acreditar que vale a pena continuar... Equipe nota 1000!​










________________________________________



Brincadeira é coisa séria... Pensando nisso, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, no Dia do Brincar, 28/10, entrou no clima do “Outubro Rosa” e envolveu os responsáveis no movimento contra o Câncer de Mama. Eles puderam participar da brincadeira de “passar a bola” com seus filhos e também dialogar sobre a conscientização e prevenção da doença através do auto-exame e sobre cuidados com a saúde e o bem estar.














________________________________________



A Maratona de Histórias no EDI Milena Santos do Nascimento foi um sucesso! As professoras fizeram um rodízio entre as turmas, durante toda uma semana, e assim as crianças puderam ter contato com todas as “tias” da escola, ouvir diversas histórias e viajar pelo mundo da imaginação.
















________________________________________



A Maratona de Histórias da E. M. Prof. Teófilo Moreira da Costa ocorreu no dia 14/10 e foi muito especial! Houve uma programação para o turno da manhã e outra para o turno da tarde, de modo a contemplar toda a UE. A programação contou com: a apresentação do coral do Projeto MEL - Música, Educação e Literatura -, uma iniciativa da professora e cantora Márcia Feitosa; a coreografia da música “Avisa lá”, do grupo Olodum; contação de história indígena e africana; uma peça teatral; apresentação da banda de alunos, cantando "Asa Branca"; oficina de origami & poesia; sessão de filme com contação de histórias; e ainda palestra com as autoras de livros juvenis Bianca Carvalho e Luciane Rangel, gentilmente convidadas pela professora Ana Paula Matias. A Maratona de Histórias aproximou leitores dos livros e levou para a escola a diversidade do nosso universo cultural. “Parabéns aos alunos, professores, funcionários e agradecimentos à equipe de Direção da UE pelo apoio de sempre! Confiram:












________________________________________



A E. M. Gastão Monteiro Moutinho convida a todos para visitarem o seu blog: http://emgastao.blogspot.com.br/ e conferirem a maneira prática que as professoras do 1º ano estão utilizando para que os alunos vivenciem a experiência do trabalho matemático com o material dourado.







24 de outubro


A C. M. Tia Auta aproveitou a comemoração da 4ª Semana da Alimentação Carioca para reforçar questões sobre a alimentação saudável, cuidados de higiene com os alimentos e o desperdício dos mesmos. Aproveitaram também a estação do ano, primavera, e decidiram fazer um piquenique! A ideia ganhou aprovação das crianças e teve até personagens famosos que foram prestigiar o evento: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e a vovó. Na Tia Auta, a alimentação sempre teve destaque nos projetos, além de ser um dos momentos preferidos dos pequenos.














Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” - Cora Coralina

Comemorando o Dia do Professor e do Funcionário Público, a C. M. Tia Auta teve um dia 15 de outubro bem diferente, começando bem cedo, dentro de um ônibus, rumo a Petrópolis. As funcionárias levaram suas famílias e o passeio ficou mais florido ainda... O dia foi feliz, longo, prazeroso, divertido e com gostinho de “quero mais”. Pessoas dispostas a curtir cada minuto do passeio repleto de cultura, risos e compras, além de muitos “selfies”. Até o motorista Gilberto entrou no clima, sempre atencioso e gentil, e a “bagunça” sadia rolou solta em todo o trajeto. Petrópolis, cidade de Pedro, em referência a Dom Pedro I, é um mergulho na história do nosso Brasil e local de contato com uma natureza exuberante, da região serrana do estado do Rio de Janeiro. O grupo visitou o Palácio de Cristal, estrutura feita de metal e vidros, onde acontecem exposições e apresentações diversas; a Casa de Santos Dumont, com suas particularidades excêntricas; o Relógio de Flores, com seu colorido natural; o Museu de Cera, aonde viram personalidades reais e fictícias feitas em cera e em tamanho real; e, terminando o momento cultural, o Museu Imperial, antiga casa da família real brasileira, onde foram agraciados com um pouco da história do nosso país. Para fechar o dia com “chave de ouro”, passearam pela Rua Teresa, local de compras do setor de vestuário. Na volta, cansados e felizes, alguns tiraram um cochilo, mas o papo ainda rolou. “Queremos mais! O final do ano nos espera! “ 















________________________________________



No sábado, 18/10, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para uma conversa divertida sobre brincadeiras infantis. Foi muito bom ratificar aos pais que as crianças adquirem experiências brincando e, assim, por meio de suas brincadeiras, vão encontrando seu jeitinho de ser.



 





________________________________________



O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva visitou o Museu Casa do Pontal com as turmas da pré-escola. O passeio foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais da Cultura Popular Brasileira através da arte, com esculturas de barro e madeira. A visita foi bastante interativa, tendo músicas infantis, histórias teatralizadas e a participação dos alunos em dramatizações. “Agradecemos à 7ª CRE pela disponibilização do ônibus e do lanchinho, fazendo a alegria das crianças.”














________________________________________



Família e E. M. Poeta Mario Quintana, brincando e aprendendo... Reproduzindo o cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, o ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem, de forma significativa. Os responsáveis da Educação Infantil da UE vivenciaram a diversidade das atividades infantis envolvidos com a cultura do brincar. Tudo começou com a mostra de fotos de atividades das turmas da Ed. Infantil; em seguida, a profª Rosana apresentou “Um dia na Educação Infantil”: os responsáveis eram os alunos, juntinho com seus filhos, vivenciando hora da novidade, hora do conto, musicas e até o horário da merendinha. Era dia também de Ed. Física e todos foram para quadra de esporte, onde a equipe de professores de Educação Física aguardava para iniciar um “circuito”. Fechando as atividades, houve o cantinho da leitura, quando um responsável, após a escolha de um livro, leu para os presentes. E ainda finalizaram com a avaliação “Sementes do Amanhã”. Todos adoraram!














Na E. M. Poeta Mario Quintana, a Maratona de Leitura foi um sucesso porque todos participaram! Contaram com presença de responsáveis, funcionários de secretaria e apoio, além de alunos e professores. Um dia gratificante e de muito envolvimento. Durante a preparação da Maratona, cada turma escolhia um conto de fada, os alunos ouviam a história e a recontavam. Por fim, cada turma escolheu uma princesa que, caracterizada, contou sua história para toda a escola.











 ________________________________________



A E. M. Eng. Álvaro Sodré ganhou uma caixa cheinha de gibis! Que preciosidade! Montaram logo uma GIBITECA que vai circular pelas salas de aula e pelo refeitório também. Há alunos representantes em cada turma, responsáveis pela guarda e manutenção dos gibis, que serão trocados semanalmente. As crianças estão empolgadas! Com certeza, o texto apoiado na imagem será um grande auxílio no processo de aquisição da língua escrita e no desenvolvimento do gosto pela leitura. 








O Dia das Crianças é uma das comemorações mais esperadas pelos alunos da Álvaro Sodré, ao longo do ano letivo. A ansiedade que antecede a festa é logo tomada pela alegria quando os alunos chegam ao Sítio Pedaço do Paraíso. Muitos brinquedos, bola, jogo de futebol, totó, ping-pong e piscina. Ah, a piscina... É a grande atração da festa que tem também churrasco, sorvete, algodão doce, brigadeiro, bolo e distribuição de brinquedos. Nossa! Delícias e gostosuras de encher de água a boca dos pequenos. A música também animou a festa que teve ainda uma Hora do Conto especial, desenvolvida pela profª Renata Lyra. As palavras da diretora, profª Márcia Arruda, agradecendo a todos que tão carinhosamente ajudaram na realização dessa festa inesquecível, encerram o dia fantástico. “E no ano que vem tem mais!”












________________________________________

No mês de outubro, os alunos da E. M. Vice-almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva embarcaram em uma viagem encantada no mundo das histórias. A mensagem pura e simples da fábula: “A formiga e a neve” foi exibida com um teatro de sombras, provocando emoção e deslumbramento em alunos e professores. Depois tiveram uma aula de desapego com a 2ª Feira de Troca de Livros, acompanhada de um relaxante momento de leitura no pátio. Todos curtiram bastante os eventos patrocinados pela Sala de Leitura. E, para encerrar os eventos de outubro, a tão espera festa das crianças foi um sucesso! 








________________________________________

No dia 17/10, ocorreu a Maratona de Histórias na E. M. Dídia Machado Fortes. Para aquecer a manhã, foi criado um cantinho com almofadas próximas a livros que "caiam do céu", presos no teto por elásticos. Além desse cenário encantador, foram espalhadas esteiras rodeadas de estantes com livros. Em um terceiro canto, a brilhante aluna do 3ª ano, Yasmin da Silva Gorgulho, vestiu-se de Emília e contou histórias improvisadas, cheias de criatividade para as turmas menores. Durante todo o dia, um grupo de alunos do 6º ano circulou pela escola, fantasiados de personagens da literatura infantil: Pequena Sereia, Cinderela, Lobo Mau, Reis, Rainhas, Animais da floresta... Convidando para um mergulho nos livros, logo ali, no pátio da escola. Como evento principal, foi apresentada, em parceria com o SESC de Copacabana, a peça teatral: "Tem Bicho no Lixo debaixo da Cama de Nino", que retratava a invasão de animais peçonhentos ao quarto de uma adolescente que deixava lixo espalhado pelo chão. A peça foi um sucesso! Para finalizar, a profª Glauci, da Sala de Leitura, disponibilizou um painel para que os alunos deixassem um recadinho, avaliando a MARATONA, e distribuiu GIBIS para as turmas. Pode-se dizer que, como em uma maratona atlética, ao final do dia, a escola não cruzou apenas a linha de chegada, mas aquela linha que nos transporta para um outro mundo: o mundo da leitura!  








17 de outubro

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva comemorou o Dia das Crianças com muita diversão e tudo que criança gosta e merece: brincadeiras, pula-pula, piscina de bolinhas, castelinho, pintura, teatrinho de fantoches e lanche bem gostoso. A Equipe preparou tudo com muito carinho para que esse dia se tornasse especial. No final, teve o parabéns para as crianças com bolo e distribuição de presentes. Ver o sorriso das crianças, estampando a alegria que estavam sentindo, faz todo o trabalho e esforço valer muito a pena.










10 de outubro

Conforme já adiantado na matéria da semana passada desta página, a C. M. Sempre Vida Nise da Silveira estava em processo de escolha do nome do pomar que foi criado no final de agosto e explorado por todos da creche no mês de setembro. O processo de votação teve início com cada turma sugerindo um nome para este novo espaço e, assim, surgiram: “Pomar do Lobo”, “Pomar da Acerola”, “Pomar Árvores do Mundo”, “Pomar do Cebolinha” e “Pomar da Lagarta Comilona”. As professoras providenciaram um desenho que simbolizasse essa escolha e, aproveitando o momento eleitoral, convidaram os responsáveis para definirem a eleição. Na hora da saída, os cartazes com as sugestões de nome foram expostos no pátio principal da creche e os responsáveis tiveram a oportunidade de manifestarem sua vontade através de um traço abaixo do desenho escolhido. Foi um momento muito descontraído e divertido onde não faltou a “boca de urna”, porém, nada sério a ponto de impugnar a votação. Por fim, o nome escolhido, com 33 votos, foi “Pomar do Cebolinha”!

________________________________________

O projeto de trabalho do 3º bimestre da E. M. Eng. Alvaro Sodré teve como fio condutor a obra de Ruth Rocha: “A primavera da Lagarta” e como tema: “Todos sofremos transformações para crescer e viver em comunidade”. Buscaram, através do desenvolvimento de atividades e conteúdos, responder às questões formuladas por cada turma para explicar o porquê e como os seres vivos nascem, crescem e morrem na natureza – o ciclo da vida. Movidos pela proximidade das eleições, também discutiram a necessidade do ser humano de viver em comunidade e as formas que facilitam o convívio em comunidade, incluindo o processo democrático de escolha dos seus representantes.
As turmas elaboraram questões que queriam ver respondidas: 
1. É possível viver sozinho? 
2. Por que “primavera” da lagarta e não “outono” ou “verão”? 
3. Todos os animais, incluindo os seres humanos, são iguais? Somos todos iguais? Somos sempre os mesmos? Cada criança tem seu jeito!
4. Como se dá o ciclo da vida? 
5. Qual a importância da união na resolução de conflitos? Temos direito de julgar as pessoas? A violência resolve problemas? De que maneira podemos resolvê-los?
6. Você acredita na transformação das pessoas? Como conviver com a diferença? O que é bullying? Praticamos? Sofremos?
7. Como escolheremos viver em sociedade? Com ou sem violência? Como devemos agir em meio a uma discussão? 
8. O que é um comício e onde ele acontece?
9. Como ações do homem interferem na vida política do país? 
10. Como as transformações da natureza interferem na vida do homem? Como a ação do homem prejudica o meio ambiente? Como podemos cuidar do meio ambiente?
As atividades desenvolvidas foram muito interessantes, variadas e criativas: palestra com a bióloga Alessandra sobre o ciclo da vida; sessões de videodebate sobre o tema; Mostra de Cultura e Ciências; e, para fechar o bimestre, um piquenique coletivo em meio à natureza exuberante que cerca a escola. Confiram as fotos dos momentos vividos com muito prazer!














A Reunião de Pais da E. M. Eng. Álvaro Sodré teve meditação guiada... “Vamos aproveitar o momento para compartilhar coisas boas... Se os filhos meditam, porque não proporcionar isso aos pais também?!” E foi isto que aconteceu no sábado, 27/09, com os responsáveis da turma 1.102 da professora Anna Karina. Muita concentração!  



Periodicamente, os alunos da Álvaro Sodré são atendidos por especialistas em odontologia que, além de cuidarem da dentição, levam para eles importantes informações a respeito da higiene bucal diária. A UE agradece sempre e muito a esses profissionais que tratam de suas crianças com tanto carinho!










Sabem quando uma criança aprende brincando? Nos encontros do “Mais Educação” na Álvaro Sodré com as tias Enier e Ana Maria! Tanto nas oficinas de Reforço quanto nas de recreação, o prazer é uma constante. Chequem as fotos…







________________________________________

Para comemorar a chegada da Primavera, a E. M. Profª Dídia Machado Fortes coloriu seus corredores com as mais variadas flores! O 1º ano plantou sementes de girassol e alpiste, dentro de garrafas PET reutilizadas, identificando o ciclo vital dos seres humanos: nascimento, crescimento, reprodução e morte. Já as turmas de 3º ano, inspiraram-se em Romero Britto, artista pernambucano com renome internacional, para criar uma árvore coletiva que encantava a todos que passavam. No 4º ano, as crianças confeccionaram um jardim, usando material reciclado, rolos de papel higiênico tingidos e amassados para formar a copa da árvore, além de dobraduras e pratinhos de papelão para representar os animais que visitam a escola nessa época do ano. Enfim, todos puderam dizer: "É Primavera, te amo!"








03 de outubro


A C. M. Tia Auta aprendendo sobre os meios de transporte... Trabalhar os meios de transporte com as crianças é sempre uma ótima oportunidade para inserir os conceitos de cidadania e respeito, ainda mais depois desta novidade chamada BRT, que deixou os pequeninos empolgadíssimos em participar de cada parte do processo de confecção do ônibus até a tão esperada voltinha de BRT pela creche. Foi um sucesso e as crianças ficaram bem orgulhosas de participar desta aventura!​













Chegou a estação das flores na C. M. Tia Auta!

É Primavera!

Vem chegando a estação

De todas, a mais charmosa,

Traz belezas como a rosa.

Deixa tudo mais bonito,

Desde a Terra ao infinito,

Torna a vida esplendorosa!

A estação mais florida do ano está apenas começando e os alunos estão super animados, fazendo lindos trabalhos. Flores coloridas, borboletas, árvores e até uma releitura da obra do pintor Van Gogh: "Os girassóis" - todos esses trabalhos estão expostos pelas salas e corredores, deixando todo o nosso espaço ainda mais bonito!​











________________________________________



A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira, no mês de setembro, explorou o pomar, criado em um grande terreno nos fundos da creche, onde já existia um pé de carambola, cajá manga, pitanga, romã, acerola e tangerina. O pomar agora conta com uma grande variedade de árvores frutíferas como: mangueira, jabuticabeira, cajueiro, caquizeiro... As turmas são responsáveis por cuidar do pomar, regando, fiscalizando a presença de invasores como a lagarta e outros insetos, retirando o lixo, etc. Além dessa tarefa, o contato direto com a natureza viabiliza a sensibilização das crianças no que se refere ao cuidado com o meio ambiente. Outra oportunidade que o pomar oferece é a visualização do fruto no pé e a possibilidade de degustação desse fruto. Todos estão adorando este novo espaço da creche e o próximo passo é a eleição para a escolha de seu nome.










________________________________________



No sábado, 27/09, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para mais um encontro com os responsáveis. Juntos, assistiram o filme "Cordas" e se emocionaram bastante. Foi muito bom poder conversar, esclarecer e debater sobre o respeito às diferenças.









Desenhar é muito bom e desenhar com o grupo é melhor ainda! Os desenhos representam as ideias das crianças. É através deles que os pequenos se expressam e comunicam pensamentos. A turma do EI 31 e a profª Gleice curtiram muito esse momento!











Para comemorar a chegada da Primavera, a turma do EI 21, da profª Vania, tomou café da manhã de um jeitinho mais gostoso e especial... Os pequenos reuniram-se no gramado do EDI para observar a natureza, conversar e aproveitar a manhã de primavera.








26 de setembro


O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva trabalhou os meios de comunicação, dentro de seu projeto de 2014, usando as histórias infantis como instrumento de aprendizagem. Realizaram a contação da história: “A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho” e fizeram uma proposta da escrita de um convite a ser enviado a outra turma, convidando os colegas a participarem de um piquenique em homenagem a chegada da Primavera. Os convites foram enviados através do Correio do EDI e entregues pela Chapeuzinho Vermelho, que também teve sua participação no piquenique, cheio de lanchinho gostoso e brincadeira, levando muita diversão e alegria aos pequenos.






________________________________________



Na última semana, durante o Centro de Estudo da E. M. Professora Dídia Machado Fortes, os professores de 40h estudaram novas abordagens de aprendizagem a partir de figuras planas. Cada professora ganhou um kit, confeccionado em E.V.A. pela Coordenadora Pedagógica, contendo: 6 hexágonos, 16 quadrados, 10 trapézios, 15 losangos maiores, 15 losangos menores e afiados e 20 triângulos. A partir desse material, foram discutidas possibilidades de trabalho com os alunos:

- montar um mosaico baseado num previamente apresentado;

- a brincadeira do espelho, explorando simetria;

- perceber que 2 triângulos menores + 1 quadrado entre eles pode se transformar em trapézio ou losango, dependendo da posição que os triângulos ocupem;

- dar um comando das peças que devem ser utilizadas e criar uma figura usando apenas tais peças. Por exemplo: forme uma figura com 6 lados utilizando 3 polígonos quadriláteros iguais.

Toda discussão foi embasada no livro "Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas" - Coleção Mathemoteca - Volume 4, parte do Kit FNDE do Professor de Educação Infantil/Anos Iniciais, que está sendo distribuído para as escolas.










________________________________________



Para fechar a programação da Semana da Educação Infantil 2014 na E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, os alunos das turmas EI11, EI12 e EI21 participaram de uma gincana: uma grande caça ao tesouro. E cada um encontrou seu verdadeiro tesouro: um livro para sua “Primeira Biblioteca”. Que alegria para todos! A atividade foi preparada com muito carinho pelas professoras Fátima, Marina, Ana Cláudia, Maria Cláudia e Alessandra, e tudo terminou com a degustação de gostosuras!









Como prêmio pelo primeiro lugar na Gincana do 2º bimestre, os alunos da turma 1.101 da Álvaro Sodré visitaram o Museu Casa do Pontal, no dia 04/09. Foram acompanhados pela profª Carla Floro e pela Coordenadora Pedagógica, profª Regina Macedo. A visita foi interessantíssima: os alunos aprenderam ainda mais sobre nosso folclore, de forma lúdica e prazerosa, e teve até Bumba-meu-boi e Teatro de Mamulengos. A criançada adorou!










Que emoção ouvir uma história contada por Sílvia Castro! No dia 28/08, a contadora encantou a todos, adultos e crianças, que ficaram absolutamente envolvidos pela magia da história. Foi uma atividade marcante na programação da Semana de Educação Infantil da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré. Vejam as expressões dos rostos e a atenção de cada um da plateia. “Nosso muito obrigado, Sílvia, de coração, por esse momento tão lindo, envolvente, criativo, importante para a Comunidade Educativa de nossa Escola.”







 ________________________________________



RECADO IMPORTANTE: "Querem saber como foi o COC do 3º Bimestre da E. M. Gastão Monteiro Moutinho? Corre lá no nosso blog: www.emgastao.blogspot.com.br​"


19 de setembro

No último dia 29/08 foi inaugurada a Sala de Leitura da C. M. Tia Auta, quando muitas atividades foram cuidadosamente preparadas para os alunos. A Sala de Leitura recebeu como paraninfo nada menos do que Monteiro Lobato e se tornou um ótimo lugar para ouvir histórias, assistir a vídeos e se divertir. É um cantinho charmoso, onde as crianças podem ficar juntinhas, fazendo as atividades. Logo na inauguração, a sala recebeu a visita da professora Silvia Castro, contando deliciosas histórias. A creche tem o compromisso de incentivar o gosto pela leitura, desenvolvendo leitores antes mesmo de aprenderem a ler formalmente. Além de aproximar as crianças do mundo letrado, a leitura alimenta o imaginário e incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos os pequenos gostam de contar e ouvir. Os bebês adoram manusear livros, apreciar as ilustrações e recontar as histórias, cada um do seu jeito.

________________________________________

Nesta semana, o EDI Milena Santos do Nascimento completou 3 anos. Como é bom ter um espaço como este para desenvolver habilidades, fazer amigos e ajudar a construir a nossa sociedade. Parabéns a todos os funcionários e responsáveis que estão comprometidos com a proposta pedagógica e tornam o cotidiano das crianças cada vez melhor. E um “viva” especial para os pequeninos alunos que deixam a unidade mais colorida e alegre!







________________________________________

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva recebeu a oficina ECO REDE que apresentou uma peça de teatro e realizou atividades onde os alunos aprenderam sobre alimentação saudável. Incentivando a imaginação, foram convidados a participar, fazendo compras para uma sopa de legumes. Em outro momento, foi apresentada a oficina de brinquedos com material reutilizável, quando puderam manusear e brincar livremente com as produções. ​


________________________________________

Ufa! Um bimestre inteiro entre lápis, canetinhas, colas, tesouras e imagens. Quanta criatividade e quantos talentos nasceram na E. M. Renato Leite através do ensino da Arte... Arte, nesta escola, se aprende brincando, contextualizando, lendo obras de arte de artistas clássicos e contemporâneos, fazendo uma pequena viagem pelo mundo da arte. 
No projeto: "O Mundo é aqui", alusivo ao projeto de trabalho da unidade, as turmas do 6º Ano realizaram atividades, pesquisando e explorando a construção e a expressão da cultura africana, grega, das etnias árabes e demais países que colaboraram com a nossa cultura. Os alunos das turmas 1601 e 1602 confeccionaram máscaras de gaze gessada e vasos com bolas de gás e jornal, a partir da observação de imagens da cultura artística grega. A turma 1605, a partir da observação de imagens de animais que vivem na África, utilizou como referência a pelagem desses animais para pintarem faixas e telas. A turma 1606 usou, para pintar telas, as imagens das paisagens africanas e as silhuetas de animais. A turma 1607 trabalhou a técnica de dobradura, recorte e colagem, criando efeito rendado como referência das mesquitas islâmicas, bem como os arabescos desenhados como molduras para o nome de cada um. A turma 1608, a partir dos estudos da cultura artística do Egito, confeccionaram papiros de coadores de café e sarcófagos em caixas de sapatos. Os alunos compreenderam que a arte egípcia estava ligada à religião e a escrita e os desenhos simbolizavam suas crenças. Enfim, Arte, na Renato Leite é feita para apreciar, fruir e saborear. ​








________________________________________

A Semana de Educação Infantil no CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos foi recheada de atrações. Tiveram brincadeiras ao ar livre, reprodução de filmes com pipoca e guaraná, jogos em grupo, contação de histórias para os responsáveis, entrega dos livros da “Minha 1ª Biblioteca”, confecção de personagens e cartazes do Folclore e exposição de trabalhos no Parque de Madureira, com brincadeiras, apresentações e muita coisa bonita para ver. “Momentos como esses merecem ser repetidos!”




12 de setembro


A 6ªf, dia 05/09, foi bastante animada na C. M. Rio Novo – Rio das Flores. As crianças receberam a visita dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e ficaram encantadas! As educadoras da instituição se caracterizam como os mais famosos personagens de Monteiro Lobato e apresentaram-se para os alunos. Essa atividade foi realizada como culminância do Projeto Folclore, desenvolvido na segunda metade do mês de agosto, onde as crianças puderam conhecer e revisitar lendas, músicas e brincadeiras que fazem parte do universo cultural brasileiro. Além disso, receberam das mãos dos personagens do Sítio seus livrinhos da “Primeira Biblioteca”, que incentivaram os pequenos leitores a viajar ainda mais no mundo dos livros e a ampliar seu gosto e hábito de leitura.





A creche iniciou sua comemoração do Dia da Independência do Brasil com hasteamento da bandeira. Os pequenos patriotas ficaram concentradas no momento do hino nacional. Para finalizar, houve um desfile cívico contornando a creche. Que encanto os pequenos militares!



________________________________________


Equipe da E. M. Pedro Américo se sentido realizada! Nada mais gratificante do que ter o nosso trabalho reconhecido. Reportando-nos ao início do ano, lembrando dos alunos que recebemos por remanejamento, assim como seus responsáveis, todos chegaram à escola muito insatisfeitos pela mudança. Após a primeira reunião do ano, começou a mudança, pois perceberam que a escola era acolhedora, aberta e responsável. No decorrer do ano, com o Dia das Mães, a Festa Junina e a convivência diária tudo mudou. Hoje, os responsáveis entram, conversam, participam, cooperam e se sentem “em casa”, pois entenderam que a escola é de todos. Os alunos adoram estar na escola, ir à secretaria “bater papo”, desabafar, nos abraçar, ou seja, são, além de alunos, nossos amigos. Isso tudo conseguido porque são tratados com amor, igualdade e respeito. Ver essa mudança, o entrosamento e a alegria dos alunos e responsáveis, nos dá a certeza do dever cumprido com responsabilidade e cordialidade. Receber uma cartinha como esta não tem preço! Estamos todos de parabéns!” Confiram a carta da aluna Luanna - T: 1.604


________________________________________



Este mês de agosto foi recheado de atividades na E. M. Eng. Álvaro Sodré, cada uma mais interessante que a outra, todas decorrentes do Projeto Bimestral. O tema girava em torno de “A primavera da Lagarta”, livro de Ruth Rocha, que nos fala, com muita delicadeza e poesia, que todos somos capazes de nos transformar, de sermos melhores. E conclui com a frase que serviu de reflexão, ao longo de todo o mês, para toda a comunidade escolar: “é preciso ter paciência com as lagartas se quisermos ver as borboletas...”. Como uma das atividades bimestrais, a Sala de Leitura trabalhou as estações do ano, apresentando um desfile sobre os trajes próprios para cada época do ano. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil e os poemas que abriram os desfiles foram de autoria coletiva da turma 1301. Vale a pena conferir as fotos do desfile e ler os poemas que seguem abaixo!



Poemas “4 Estações” - Sala de Leitura



Verão – Vitor, Arthur, Maurício, Bryan, Danilo, Carlos Henrique



O céu lindão

Eu gosto de comer bombom

Na praia que eu amo tem arraia

Tomo sorvete com cheiro de xerelete

Esse sorveteiro não presta

Ele faz muita festa e esquece do pedido

O apelido dele 

E bandido

Ele é um sorveteiro divertido.



Inverno – Lúcia, Maria Aparecida, Giovanna



No inverno é bom ficar quentinho.

Tomar uma xícara de chocolate bem quentinha

Botar uma luva e uma blusa bem quentinha.

Quando chega a noite devemos nos agasalhar

Porque o frio vai nos pegar.



Outono – Amanda, Raissa, Marcela, Ana Paula, Lorena, Andrei



No outono as folhas caem no chão de alegria

Os frutos crescem e o vento sopra sem parar

Anunciando que o inverno vai chegar



Primavera – Vitória, Pâmela, Maria Clara e Gabriel.



Na primavera as flores crescem e as borboletas aparecem.

A cidade perfumada pelas flores na calçada.

A primavera é a melhor coisa do universo.

Ela encanta e enfeita tudo por perto.



Você conhece a “Diana Luana Luanda”? Não?! Pois os alunos de Álvaro Sodré já conhecem bem! A história foi contada pela professora Renata Lyra, da Sala de Leitura, atendendo ao tema do Projeto Bimestral. Até mesmo os pequeninos da Educação Infantil já perceberam que, com foco, força de vontade e empenho, todos podemos mudar, nos transformar e alcançar nossos objetivos. Peça a algum dos alunos para lhe contar a história e aprecie as produções expostas no Corredor das Artes.




A ideia de promover a Meditação, como parte da rotina na turma 1102, da E. M. Eng. Álvaro Sodré surgiu da necessidade de buscar meios para melhorar as funções cognitivas como a memória, o aumento da capacidade de atenção, a aprendizagem de valorização do momento, o aumento da capacidade de relaxar e da autoestima, com uma gestão saudável de sentimentos e emoções. A meditação na infância pode ser utilizada como fonte de aprendizagem emocional e seus benefícios nas crianças podem ser vários, com efeitos de curto, médio e longo prazo. A prática da meditação regular permite às crianças uma rotina que promove o autoconhecimento. Diante das questões sociais, que trazem tantos comprometimentos à aprendizagem, surge a necessidade de buscar caminhos que amenizem as diversas problemáticas que acompanham os alunos. E, assim, surge a ideia da prática da meditação em sala de aula, que já está mostrando bons frutos. "A Educação é o processo pelo qual o individuo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes, funcionando com harmonia, em relação à natureza e à sociedade (...). Implica tanto a evolução individual quanto a universal". Friedrich Froebel

________________________________________



No dia 09/09 a E. M. Dom Armando Lombardi comemorou o seu Cinquentenário. Foi uma celebração simples, porém rodeada de carinho, homenagens e gratidão. Os alunos prepararam cartas, frases, trabalhos para exposição e ainda presentearam a todos os presentes com um coral coletivo ensaiado pelos professores: "À escola com carinho". Momentos de emoção marcaram o evento: as cartas dos alunos, poesia de uma turma, discursos da Direção, depoimentos de professores, ex-professores, ex-alunos, apresentação de dança por alunos integrados, mobilizados pela Sala de Recursos... Foi um bimestre com atividades integradas em todas as disciplinas, envolvendo o tema deste aniversário. A equipe vestiu a camisa e comemorou com grande empenho e alegria. PARABÉNS E. M. DOM ARMANDO LOMBARDI! A escola agradece a todos os presentes que fizeram questão de prestigiar este momento.









05 de setembro


Durante o mês de agosto, a C. M. Tia Auta trabalhou o folclore com o objetivo de apresentá-lo aos alunos, resgatando cantigas de roda, parlendas e lendas. As crianças adoraram conhecer um pouco mais sobre o Saci, o Curupira, a Vitória Régia, entre outros, além de participar ativamente das confecções dos trabalhos para a exposição. Foi um mês de trabalhos bem coloridos que contagiaram o imaginário dos alunos. Atualmente, a cultura do brincar disseminada nas instituições de Educação Infantil é reconhecida pela sua importância para o desenvolvimento do imaginário infantil. O ato de brincar é o principal modo de expressão da infância, uma vez que brincando as crianças aprendem a viver e a se desenvolver de forma lúdica e prazerosa. Nada mais justo, que resgatar e manter a cultura de nosso país de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações necessárias na construção de nossa história. Nesse contexto, o folclore possibilita um resgate através das lendas e parlendas, das brincadeiras e cantigas de roda, propiciando a vivência da diversidade cultural e uma aprendizagem motivadora e facilitadora às múltiplas linguagens na Educação Infantil.














E a creche recebeu a visita dos dentistas, sem choro... O Tratamento de Restauração Atraumática é feito sem a utilização de instrumentos rotatórios, sem anestesia, e as camadas mais profundas do tecido cariado são deixadas sob o material restaurador. O TRA foi criado para tratar pacientes em locais onde não existissem consultórios dentários. A utilização da técnica em unidades escolares da rede pública vem sendo usada como uma forma de proporcionar atendimento curativo para centenas de crianças na própria unidade. Esta técnica permite que a sala de aula se transforme, temporariamente, num consultório odontológico e que ali mesmo as crianças recebam atendimento. A grande vantagem deste procedimento é que todas as cáries em dentes temporários e permanentes são tratadas, impedindo o desenvolvimento das lesões. Graças à parceria com o CMS Santa Maria, os alunos da Tia Auta têm recebido um atendimento dentário primário, quando o dentista verifica a dentição de cada criança, observando a formação dentária, cáries ou outras doenças relacionadas à dentição. A grande parte das crianças estava com seus dentinhos bem cuidados e não precisou de encaminhamentos ou de fazer outros procedimentos que não fossem a limpeza bucal, com isso, os pequenos tiveram menos medo e puderam ver que o dentista não é um “bicho papão”.













A C. M. Tia Auta preparou uma semana cheia de atividades diversificadas para comemorar a III Semana da Educação Infantil. Tiveram atividades relacionadas ao folclore, alimentação, cuidado com a saúde e o corpo, entre outras, com o objetivo de conseguir a participação e colaboração dos responsáveis. Foram momentos maravilhosos de enriquecimento e troca de experiências, além da bela oportunidade de participar um pouco da rotina das crianças na creche. Em abril de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.602/12, que instituiu a “Semana Nacional da Educação Infantil”. A data será sempre comemorada no dia 25 de agosto, o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. O objetivo da Semana Nacional da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e aos demais aspectos relacionados com uma educação de qualidade. Também busca valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam com esta faixa etária, organizando o tempo, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz.










________________________________________



No dia 26/08, durante a III Semana da Educação Infantil, a C. M. Rio Novo - Rio das Flores deu continuidade ao tema: “Folclore” com o projeto: “Degusta”, oferecendo almoço com responsáveis e apresentação de músicas pelas turmas. Iniciaram com a apresentação do Berçário I, com seus gatinhos, ao som da cantiga de roda: "Atirei o Pau no Gato". O Berçário II contou com a participação dos responsáveis em uma grande ciranda ao som de: "A Linda Rosa Juvenil". A EI42 deu o som com seus músicos mirins em: "A loja do Mestre André"; a EI41 representou a música folclórica: “Boi da cara preta”, canção de ninar, e “Boi Bumbá”, de Luiz Gonzaga. O Maternal II deu muito sabor com: "O que tem na sopa do neném", do grupo Palavra Cantada, e "De melão faz melancia", com a participação dos responsáveis em uma grande roda. Almoço delicioso, preparado com carinho por Luciene, Débora, Cristiane e Cristina, e muita música - uma combinação perfeita! 











 ________________________________________


A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira completou 15 anos de existência no último dia 30/08 e o aniversário foi comemorado em grande estilo no dia 1º/09. A Eco Rede esteve presente com seus lindos brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis; teve animador, que colocou as crianças para dançar e brincar; além de um lindo bolo, feito por uma tia da creche, que estava uma delícia, acompanhado de guaraná. As professoras capricharam na decoração e a creche ficou linda! Todos juntos cantaram parabéns e se deliciaram. Na hora da saída, os pais tiveram a oportunidade de provar também o bolo e de deixar registrado em um painel, colocado na entrada, o que a creche representa para eles. Lindas mensagens foram deixadas...! 







________________________________________



Seguindo as Orientações Curriculares da EI, o EDI Milena Santos do Nascimento trabalhou o Folclore de forma investigativa, respeitosa e igualitária, aproveitando para desenvolver também o seu projeto anual: "Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o mundo girar", fazendo um passeio pelos estados brasileiros e destacando as principais lendas. As crianças adoraram!




















E para deixar a Semana da Educação Infantil mais gostosa, o EDI Milena recebeu os responsáveis para degustar um delicioso cardápio.








________________________________________



A III Semana da Educação Infantil na E. M. Poeta Mario Quintana aconteceu de forma bem prazerosa. Na 2ªf, os lindos trabalhos dos alunos foram expostos no CIEP Donga; na 3ªf, a equipe da Poeta e os alunos confeccionaram trabalhos belíssimos para a culminância; na 4ªf, os responsáveis da Educação Infantil contaram histórias para a turma de seus filhos; na 5ªf, os pais tiveram o prazer de provar a merendinha da escola, juntinho com as crianças; e 6ªf foi a culminância, de fato, um sucesso, pois, dentro da realidade, todos os alunos participaram. A escola focou no folclore brasileiro com: exposição de trabalhos, formando diversos corredores culturais, oficinas nas salas, concurso de advinhas e apresentação de músicas folclóricas, com a participação dos responsáveis dos alunos.
























 
















22 de agosto

A C. M. Tia Auta realizou no último sábado, dia 16/08, a Reunião Mensal de Pais, aproveitando para falar de promoção de saúde e prevenção de doenças e ainda prestar uma singela homenagem aos papais presentes. Começaram o dia com um delicioso café da manhã, reunindo as famílias, e slides onde foram apresentados as doenças mais comuns na 1ª Infância, abordando os cuidados que devemos ter com os dentes, corpo e cabelos. Através da parceria com o Posto de Saúde Santa Maria, representado por Eliane Nunes, fizeram uma excelente reunião abordando o tema higiene. No final, apresentaram os vídeos que cada turma preparou com muito carinho para os papais. “Obrigada à todos pela presença e confiança, pois a cada reunião o quantitativo de responsáveis aumenta e já estamos providenciando um novo espaço para recebê-los”.



________________________________________

Você sabe o que é Folclore?... É tudo aquilo que vem do povo e cresce vivo no coração do povo. O folclore continua vivo no Maternal I da C. M. Rio Novo - Rio das Flores. Aproveitaram as cantigas tradicionais - “Fonte do Itororó” e “Sapo na Beira do Rio” - para trabalhar o nome, as cores (azul e verde) e contagem. Os alunos da M-42 tiveram a oportunidade de reconhecer seu próprio nome e dos amigos sem auxilio de foto. Falaram da importância do cuidado com a água que bebemos e para os animais. Trabalharam as principais lendas - Saci Pererê, Boitatá, Curupira, Vitória Régia -, ressaltando a importância de protegermos a natureza. Uma das cantigas de roda mais festejada foi: “A loja do Mestre André”, quando houve a oportunidade de conhecer diversos instrumentos musicais e manuseá-los, trabalhando a concentração ao ouvir o som dos instrumentos e o respeito ao ouvir o próximo.



________________________________________

No sábado, 16/08, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para assistir um trecho do filme: "O Pequeno Nicolau", realizar uma dinâmica com os pais, enfatizando a importância da família no desenvolvimento das crianças e, claro, mostrar as atividades realizadas.


 




________________________________________

A Reunião da Educação Infantil, de 16/08, na E. M. Poeta Mário Quintana, foi mais um dia de vivência do Projeto: “Escola e Família uma parceria de Sucesso - A Família Poeta resgatando os valores familiares”. Os responsáveis presentes montaram um “jardim comum”: “Escola e a sua casa”, no qual escolhiam uma flor e cor, escrevendo o que acharam do momento vivido. “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo” (Alberto Einstein). 










15 de agosto


Para enfatizar a importância da família na educação dos seus alunos, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para receber os responsáveis, mostrar as lindas produções das crianças e fazer uma bela homenagem pelo Dia dos Pais.


















________________________________________



Quem acompanha o Blog da E. M. Compositor Luiz Gonzaga ou a página no Facebook sabe que a escola realizará, em setembro, a tão aguardada "Semana da Linguagem". Todas as turmas estão empenhadas na realização dos trabalhos e projetos para o evento. Abaixo, fotos das turmas 1601 e 1801 que, com a orientação dos professores Anderson e José Carlos, transformaram os melhores micro contos escritos pelos alunos, no início do ano, em um roteiro de filmagem com o título: "Memórias", que conta a história de vida da Fabiana, uma menina de 14 anos que estuda na escola. Enquanto setembro não chega, saciem a curiosidade com esses pequenos pedaços do que a escola está produzindo a todo o vapor. Parabéns, desde já, aos alunos, professores e funcionários que estão envolvidos e comprometidos com esse belíssimo projeto!














Temos outras notícias super legais em nosso Blog: www.emgonzaga.blogspot.com

________________________________________



E. M. Gastão Monteiro Moutinho quer dar um recado:

Por acaso você viu o docinho que estava aqui?

Não?! Ah, rá! Nós sumimos com ele!

Quer conferir?

Conheça o projeto visitando o nosso blog:


e acompanhe os trabalhos realizados, curtindo nossa homepage no facebook:




08 de agosto

O “Arraiá da C. M. Tia Auta” foi realizado nos dias 31/07 e 1º/08. Com a colaboração e participação dos pais, as crianças dançaram, brincaram e se deliciaram com as comidas típicas da festividade. Toda a equipe da creche também entrou no clima e se caracterizou para se divertir junto com os alunos; teve até uma noiva querendo casar no “arraiá”... Nesse ano, a festa teve como tema a turma da Mônica e as brincadeiras ficaram ainda mais divertidas; teve até o “caldeirão do penadinho”, onde as crianças tinham que pegar um inseto de plástico e colocar num recipiente. Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois possui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A creche oportunizou descontração, socialização e ampliação do conhecimento de seus alunos através da confecção de receitas típicas, das brincadeiras e apresentações das características destes festejos, que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seu aspecto popular, social e cultural. Para finalizar, a grande festa onde os alunos dançaram para seus responsáveis, estreitando ainda mais os laços família/creche.





















________________________________________



Desenvolvendo o projeto deste ano: “Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o mundo girar”, o EDI Milena Santos do Nascimento convidou os avós dos alunos a viajarem pelo mundo da leitura. Foi uma tarde gostosa com roda de leitura regada a chazinho, bolo, biscoitinhos e muito carinho!









Nesta primeira semana de agosto, o EDI trabalhou o autocuidado e enfatizou os hábitos de higiene e as atividades físicas. Tiveram um aulão animado com a professora Simone, de Educação Física. E aí, vamos malhar?









De acordo com as Orientações Curriculares da Educação Infantil, brincar é uma atividade que se aprende na relação com o outro. Assim, no dia 29/07, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para receber os responsáveis do Maternal I e todos juntos participaram de uma gostosa brincadeira.






01 de agosto


No mês julho o trabalho na C. M. Sempre Vida Nise da Silveira teve como foco a região nordeste. Durante uma semana, desenvolveram o projeto Literatura de Cordel, oferecendo às crianças a oportunidade de manusear os livrinhos, elaborar coletivamente um cordel, bem como confeccionar a capa do seu próprio livro, utilizando uma técnica parecida com a da xilogravura. Ao final da semana, cada criança levou o seu próprio cordel para casa. Foi um sucesso, as crianças adoraram! Como uma pequena amostra do trabalho desenvolvido, vejam o cordel feito pelas educadoras da turma do Berçário 2. Como esta turma não tem a oralidade muito desenvolvida, as “tias” tiveram a ideia de elaborar um cordel com as características de cada criança. Olha que lindo, na página inicial deste blog!


________________________________________



No dia 29/07, aconteceu na C. M. Rio Novo Rio das Flores mais um dia do brincar. Este último teve um gostinho mais que especial, pois a equipe aproveitou a data para reconhecer e valorizar a relação das avós com seus netos. O encontro em homenagem à elas se estendeu a toda família e cada criança convidou seus familiares para realizar uma atividade do tempo da vovó, atividades essas tão presentes na Educação Infantil: “A hora da história” e “Brincadeiras de Ciranda”. Encerramos este momento com um delicioso Chá da Vovó que aqueceu ainda mais os corações das presentes.








________________________________________



O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, em seu Projeto de 2014: "Lendo, Imaginando, ao longe vou chegando", está a cada bimestre fazendo homenagem a um autor. No atual bimestre, o homenageado é Maurício de Sousa. Realizaram a Festa Junina com o tema de sua grande obra: Turma da Mônica, adequando as brincadeiras típicas aos personagens: Boca da Mônica, Sansão na Lata, Cabelo no Cebolinha, Pescaria do Chico Bento, Caldeirão do Penadinho e Delícias da Magali.











________________________________________



Sempre que acontece algo diferente e que tenha trazido bons frutos, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho gosta de compartilhar.Vejam no blog da UE a atividade realizada pela profª Martha Rocha e multipliquem ações como essa. A Educação agradece! Confiram no blog: www.emgastao.blogspot.com.br


25 de julho

Trabalhar cidadania faz parte da rotina da C. M. Tia Auta. Anteriormente, a comunidade escolar votou sobre a mascote da Copa do Mundo de Futebol. Agora, houve a votação sobre a escolha do paraninfo da Sala de Leitura, local onde encontram-se a maior parte do acervo literário da creche, além dos jogos confeccionados pelas professoras para o Projeto “Vai e Vem”, fantoches e todos os suportes ao trabalho diversificado que é desenvolvido com os diferentes grupamentos atendidos. Os renomados candidatos para a eleição do paraninfo foram: Ana Clara Machado, Bia Bedran, Cecília Meireles, Mauricio de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ziraldo. A disputa foi bem interessante, pois os “eleitores” se dividiram de acordo com suas preferências literárias. E o grande vencedor para ser o paraninfo da Sala de Leitura foi Monteiro Lobato!




________________________________________



O EDI Milena Santos do Nascimento fez uma animada Festa Julina com as crianças e a comunidade. No “Arraiá do Vira Mundo” tinha de tudo: danças animadas, brincadeiras, comidas típicas e muita animação!










________________________________________



Tudo que tem muito uso acaba se deteriorando. O parquinho da E. M. Eng. Álvaro Sodré estava merecendo uma boa reforma... No último dia 21 de julho, os alunos da Educação Infantil inauguraram os novos brinquedos com um farto piquenique e muita brincadeira. Que o novo parquinho traga muitos momentos de alegria para todos!






18 de julho


Para comemorar as tradicionais festas juninas, a turminha do Maternal I da C. M. Rio Novo - Rio das Flores foi convidada a conhecer as características dessa festividade: vestimentas, comidas típicas, danças e brincadeiras.
A vida do homem do campo foi o tema gerador do projeto. Através de leituras de histórias e imagens, as crianças foram conhecendo a importância do trabalho no campo, com destaque para os alimentos produzidos lá e consumidos frequentemente na cidade.
Na rodinha, foi apresentado o milho e, apesar da palha estar envolvendo-o, algumas crianças logo identificaram do que se tratava e juntos deram um jeitinho da turma toda ajudar a limpar. Só então perceberam que ainda não podia ser consumido e levantaram hipóteses do que precisava ser feito: bota na panela tia... Coloca no fogo... Coloca na água...
Por fim, entregaram tudo às merendeiras que aprontaram para o consumo, o que garantiu um lanchinho delicioso para as crianças!



________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho tem muitas novidades para compartilhar!

* Conclusão do Curso PROERD das crianças do 5º Ano;

* Visita de Dentistas na Escola;

* Acompanhamento e Diagnóstico na Alfabetização;

* Projeto Cultura - Amor à tradição na formação do cidadão;

* COC Gastão, uma escola campeã;

* Reunião dos Responsáveis.

Participem, visitem e acompanhem o trabalho: 





14 de julho

A Reunião de Responsáveis de julho, na C. M. Tia Auta, trouxe de volta um tema de grande sucesso na última "Jornada Pedagógica de Educação Infantil": o papel do imaginário, dos jogos e da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Iniciaram contando a história: "O homem que amava caixas" e, em seguida, os responsáveis participaram da discussão com a direção e os professores sobre como o brincar é importante no desenvolvimento infantil e como os adultos podem participar dessa brincadeira. Ao som da música "Bola de Meia, Bola de Gude", os responsáveis foram convidados a construir brinquedos com vários tipos de caixa. A adesão foi total! No final, os responsáveis perceberam que não é preciso um brinquedo caro para levar alegria à uma criança e sim o tempo disponibilizado com qualidade, que, com um simples objeto, pode ser transformado em pura diversão! ​




________________________________________



No sábado, 05/07, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as portas para receber os responsáveis, conversar sobre o desenvolvimento dos alunos e enfatizar a importância do brincar na Educação Infantil. A reunião foi bastante proveitosa e os responsáveis puderam acompanhar o que ouviam com as avaliações e atividades das crianças.


Os pequeninos do EDI Milena Santos do Nascimento estão radiantes! Na última semana, o EDI inaugurou os brinquedos novos para o Berçário. O solárium agora está mais colorido e divertido. Assim, os bebês poderão se desenvolver ainda mais, através das brincadeiras.

________________________________________



O Clube Escolar Cidade de Deus promoveu no sábado, dia 31/05, o Encontro que contou com alunos das suas diversas oficinas e da E. M. Renato Leite, participando do Torneio de Futsal, da Mostra de Dança e Artes, Oficina Experimental de Tênis de Quadra, Tênis de Mesa, Voleibol e Maquiagem Artística, incluindo uma premiação dos campeões do futsal.










06 de junho



A mascote “Sagola”, da C. M. Tia Auta, está visitando as famílias nesse período especial: os dias que antecedem a Copa Mundial de Futebol que acontecerá no nosso país. A Creche está trabalhando ativamente o tema: conhecendo a mascote oficial da copa; realizando votação da própria mascote junto aos alunos, funcionários e responsáveis; além de toda arrumação e animação do espaço que já está preparado para torcer pelo Brasil. Cada turma confeccionou sua mascote e a vencedora foi a sagui “Sagola” e agora cada criança está tendo a oportunidade de levá-la para sua casa, para que “Sagola” possa participar da rotina dos pequenos em suas casas. Todas as famílias foram “convocadas” à participar desse momento, incentivando as crianças a brincar e cuidar da mascote. Elas estão adorando esta iniciativa e, pelos relatos apresentados, não querem desgrudar nem um minuto da “Sagola”! Os alunos que ainda não a levaram aguardam ansiosos por esta oportunidade.








No último Dia do Brincar, 28/05, o foco foi lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e do respeito ao tempo das crianças brincarem. Cada vez mais as famílias, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos, entre outras coisas, e passam menos tempo ao lado dos pequenos. Chama-se de tempo de qualidade aquele em que os adultos passam com as crianças, dando-lhes atenção e amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais. Neste contexto, é importante também ressaltar que os adultos precisam ter cuidado com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira. Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano. A Creche Tia Auta comemorou este dia tão importante com várias brincadeiras, dentre elas, a dramatização da “Linda Rosa Juvenil”, uma oportunidade única de unir gerações. As crianças adoraram a ideia e queriam ser os mais diversos personagens da história.








________________________________________



Para comemorar o Dia do Meio Ambiente e encerrar o primeiro semestre em grande estilo, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou com as crianças uma animada passeata ecológica no entorno da escola. Assim, os alunos puderam perceber, com mais atenção, a natureza que nos cerca.






________________________________________



No último dia 21/05 foi comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural, tema tão rico que não poderia deixar de ser contemplado no planejamento da C. M. Rio Novo – Rio das Flores. A turma do Maternal II – EI 31, realizou inúmeras atividades, onde puderam ampliar suas ideias e percepções a respeito de semelhanças e diferenças. Através de contagem e recontagem de histórias - como por exemplo “Menina bonita do laço de fita” -, observação e pesquisas em jornais e revistas, dinâmicas com espelho, utilização de recursos áudio visuais e exploração de bonecos e fantoches, a turma teve oportunidade de passear através de várias culturas, percebendo e respeitando as diversidades étnicas, culturais e físicas existentes em seu contexto social. Outro questão contemplada no projeto foi sobre as diversidades regionais que podem ser observadas em nosso país. Conversaram sobre sotaques, comidas típicas, estilos musicais e as demais regionalidades, apresentando e ampliando o vocabulário e costumes de outros estados e aproveitando para iniciar uma conversa sobre a Copa do Mundo. “Onde nasceram os jogadores?”, “Onde estão localizados os estádios?” Foram as perguntas que nortearam e serviram de link para o encerramento do projeto sobre diversidade e que deram início ao projeto: “Copa do Mundo”. Aguardem...






________________________________________



A E. M. Renato Leite, preparando as atividades da 1ª Culminância do Projeto de Trabalho anual do PEJA: “Participar para transformar o mundo”, junto com os alunos da Turma 172, da profª Alessandra Nascimento, buscando transformar cada vez mais o espaço escolar e levando ainda mais vida para Renato Leite através de um lindo jardim suspenso. Até o Diretor ganhou um presente... “Obrigado, Turma 172!”​








________________________________________



Os alunos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho participaram do Projeto: “Pequenos Alquimistas”, desenvolvido pelo SESC. As experiências foram desenvolvidas baseadas no estudo dos 4 elementos - água, fogo, terra e ar - e as descobertas foram realizadas pouco a pouco, à medida que os conhecimentos eram resgatados. Foi SUPIMPA! 

(Confiram toda a matéria e fotos no blog http://www.emgastao.blogspot.com.br/ e facebook da unidade. Imperdível!)




23 de maio

“Oba, está na hora de brincar!”
A brincadeira é a principal linguagem que as crianças usam, especialmente na educação infantil, para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos, como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil e, para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e, assim, ampliar as experiências da meninada. Tudo isso, equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético. Na C. M. Tia Auta o momento de brincar é ofertado durante vários momentos do dia, desde a chegada à creche, quando geralmente é hora de brincar com peças ou blocos de montar. Dessa forma, o maravilhoso hábito se torna presente como oportunidade ímpar para se conhecer um pouquinho mais o mundo das crianças.





“Olha a copa do mundo aí, pessoal!”
Há menos de um mês do início dos jogos da Copa do Mundo de 2014, as crianças da C. M. Tia Auta já estão bem sintonizadas com os assuntos que envolvem o futebol. Para começar, fizeram gráficos com os times do Rio, que é uma realidade mais próxima deles. Depois, realizaram a eleição da mascote da creche, entre alguns animais da nossa fauna regional. Por fim, os 3 mais votados foram: o sagui “Sagola”, o tucano “Tucabola” e o gambá “Gambola”. As crianças ficaram bem envolvidas e interessadas em participar de cada passo do processo de escolha. Os responsáveis também foram incentivados a participar da eleição, fazendo questão de votar com seus filhos e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Juntando brincadeira e cidadania, os alunos vão se tornando participativos na sociedade em que vivem.


________________________________________

Para encerrar o projeto “Profissões” e dar início à semana da família e da alimentação saudável, a turma EI 41, da C. M. Rio Novo – Rio das Flores, das educadoras Kelciane, Andréa, Priscila e Cibele, colocou a mão na massa e brincou de mestre cuca na “oficina de biscoitos”. As crianças participaram do passo a passo da produção de biscoitos e se mantiveram atentas a cada etapa deste processo. A atividade de cozinhar, que para os pequenos não passou de uma grande brincadeira, requereu ainda uma habilidade muito importante: a concentração! E nada mais gostoso do que se divertir e aprender, simultaneamente. Como tudo que é gostoso merece ser compartilhado com quem amamos, cada criança ofereceu aos seus familiares um potinho de biscoitos (carinhosamente colocado em embalagem de vidro de geleia reutilizável). O Projeto Político Pedagógico da creche aborda o conceito de sustentabilidade, assim sendo, o ensino da reutilização de materiais vem sendo estimulado durante todo o ano.





________________________________________

A Copa do EDI Milena Santos do Nascimento está uma animação só! As crianças começaram a pintar a mascote da Copa 2014 no Brasil: o “Fuleco”. Toda escola se uniu para realizar uma pintura coletiva, enfeitar todos os espaços de verde-amarelo, desenvolver habilidades gráficas e deixar o EDI mais colorido. Relacionando o momento vivido sempre ao projeto anual: “Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o Mundo girar...” 



Nesse clima, organizaram um Campeonato de Futebol que foi um sucesso! As crianças vestiram os coletes com as cores da Seleção Brasileira e se divertiram, brincando de jogar bola no gramado da escola. No final da atividade, todos receberam medalhas e levantaram a Taça! Quanto fôlego...



________________________________________

É sempre uma delícia sair para umas comprinhas, não é mesmo? Especialmente se as compras forem no Supermercado Sodré, organizado pela turma 1301, da E. M. Eng. Álvaro Sodré. O “Mercado das Crianças”, nome escolhido através de votação da turma, foi montado por alunos e funcionários que levaram muitas embalagens de produtos encontrados em mercados. A turma foi dividida em grupos: trabalhadores do mercado e consumidores. Os primeiros etiquetaram as embalagens com os preços, colocaram os produtos arrumados em ordem alfabética – os estoquistas – e encenaram as profissões; os consumidores, antes de partirem para as compras, prepararam uma lista dos produtos que gostariam de comprar - cada dupla ficou com R$200,00 para as compras -, selecionaram os artigos, fizeram as contas de quanto gastariam, relacionando o quanto possuíam e os preços dos produtos, e saíram felizes da “loja” com “as sacolas cheias”. A cada determinado tempo os alunos eram trocados de função. As crianças adoraram a atividade e aprenderam brincando: a identificar as letras nas embalagens para colocar os produtos em ordem alfabética; a identificar nas embalagens as unidades de medida (litro, quilo); a reconhecer o significado da unidade monetária vigente, sua representação e uso; a reconhecer a importância do dinheiro no nosso dia a dia; a calcular a despesa e a quantidade de produto a ser comprada. Uma experiência nota 10 para todos!



________________________________________

Nesse mês de maio de 2014, a E. M. Renato Leite deu mais um passo para a transformação do seu espaço. Com a parceria da Fundação Parques e Jardins, a escola ganhou novas companheiras, que trarão mais vida e energia para todos: mudas de árvores de Pau Brasil, Ipê Roxo, Escomilia e Pau Mulato, que foram plantadas no pátio, com o apoio das turmas 1.402 e 1.503 e dos professores Jaqueline Lima e Alex José, valorizando o meio ambiente e alegrando mais o espaço escolar. Viva o verde, na Renato Leite!​




________________________________________

Nada é mais importante que a família. Grande ou pequena, não importa, o fundamental é o sentimento que une as pessoas em uma casa, fazendo desta um LAR. Foi pensando nisso que, durante o mês de maio, a E. M. Vice Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva reservou um espaço importante para prestigiar as famílias dos seus alunos. No sábado, dia 10/05, as turminhas de Educação Infantil arrasaram na homenagem pra lá de emocionante para as mamães, verdadeiras e “postiças”. Teve música, dinâmica, lembrança e exposição de trabalhos feitos em sala de aula e na Sala de Leitura. Tudo com muita alegria, teve ainda um bolinho para adoçar os corações.

Continuando as comemorações no dia 16/05, teve a “Festa da Família Álvaro Alberto”, envolvendo toda a escola. Um delicioso café da manhã foi oferecido aos familiares, culminando com uma homenagem musical: “Família, família... Papai, mamãe, titia...” Todos juntos com a escola, buscando o sucesso dos alunos.




16 de maio de 2014

O EDI Milena Santos do Nascimento está preparando com seus alunos um ambiente de muita torcida para os jogos da COPA DO MUNDO, salientando que vivemos no RIO DE JANEIRO - uma das cidades brasileiras onde serão realizados os jogos - e temos nossas tradições, assim como outras cidades, que também estão se preparando para receber jogadores e torcedores. O Projeto anual da UE aborda os locais onde as partidas vão se realizar, além dos países participantes, suas cultura e especificidades: ”Vou dar a volta ao Mundo, vou ver o mundo girar”.









De modo a valorizar e reforçar a família como base essencial na sociedade, criando e fortalecendo os laços emocionais essenciais na primeira infância, o EDI Milena Santos do Nascimento aproveitou o Dia das Mães para trabalhar com suas crianças a afetividade, as relações familiares, a importância do cuidar do outro. Muito mais do que celebrar apenas as mamães, aproveitaram para parabenizar as famílias por cuidarem das pequenas vidinhas com tanto carinho.












________________________________________



Dia da Família: no último sábado, 10/05, o EDI Rodrigo Lopes da Silva - “Tikinho” abriu suas portas para receber as famílias de suas 6 turmas e, carinhosamente, homenagear as Mães. As famílias degustaram um delicioso lanche e puderam participar de oficinas variadas como: confecção de bijuterias, shantala, pintura em tecido e biscuit, promovendo o trabalho cooperativo entre os participantes. As atividades foram uma excelente oportunidade para estreitar as relações entre o EDI, alunos e responsáveis, e promover prazerosos momentos para todos. Os alunos participaram de cada detalhe do evento e tiveram a oportunidade de presentear seus responsáveis com um livro de receitas organizado a partir da colaboração dos mesmos. Unindo, assim, a temática desenvolvida pelas turmas (alimentação) e as preferências de cada família. Por certo, uma experiência enriquecedora para toda comunidade escolar.





 














________________________________________



Ideias para mudar o mundo na E. M. Renato Leite: as turmas do PEJA II - Bloco II, regidas pela profª Cyntia Freitas, estiveram envolvidas em atividades de interação com a língua inglesa, numa interessante sensibilização com a canção “If I could change the world”, de Eric Clapton. Os alunos, após conhecerem a canção, como forma de explorar a estrutura gramatical e colaborar com a ampliação de vocabulário, buscaram soluções para a ‘mudança do mundo’ proposta pela canção. Muitas soluções foram propostas e registradas em pequenos cartazes, que ficaram expostos pela Unidade Escolar.​

















No último dia 09/05, a E. M. Renato Leite ofereceu um dia de atividades para suas mamães! Oficinas de artesanato, maquiagem, dobradura, contação de histórias, sensibilização artística, e cortes gratuitos de cabelo - com a colaboração do Lions Clube Taquara, para mães e filhos -, além de um aulão de lambaeróbica, com os professores Luis e Elaine, um divertido desfile, o sorteio de duas cestas de maquiagem para as homenageadas e um delicioso lanche. Tudo isso destinado a essas mulheres que oferecem o melhor de si para suas crianças. Parabéns a elas, que são ‘show de bola’!









09 de maio de 2014


Hora do soninho...” O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica do ser humano. Quando uma criança adormece, é porque está realmente precisando. Dormir, além de ser um período de descanso mental e físico, é também um estado de funcionamento do cérebro em que ocorrem complexos processos fisiológicos e comportamentais (GEIB, 2002). É durante as fases mais profundas do sono que o organismo libera importantes substâncias reguladoras da saúde e do sistema nervoso. O hormônio somatotrópico, também conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o dia todo, mais ou menos a cada duas horas. Porém, é durante o sono mais profundo que ele é liberado em uma quantidade maior, a fim de estimular o desenvolvimento das células e a deposição de cartilagem nas regiões de crescimento, estimulando o desenvolvimento da massa muscular, promovendo o alongamento dos ossos. Ainda durante o sono, a leptina regula a fome e também as proteínas, que ativam o sistema imunológico, evitando o acúmulo de gordura, promovendo a melhora no desempenho físico e no apetite.

Na Creche Municipal Tia Auta, o almoço das turminhas varia entre 10 e 11h e, depois disso, começa o preparo para a hora tão gostosa do soninho, com musiquinhas para relaxar, escovação e aquele cheirinho da caminha com o lençol que a mamãe manda de casa. É um momento de recarregar as baterias dos pequeninos para mais um período de permanência na creche. 






Vamos brincar de índio...” O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo, pois a população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito: foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos. Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões. O modo de vida dos índios é bem diferente de nós, pois eles vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas e recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia a dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum, de cor avermelhada, a beterraba, de cor roxa, e o azul escuro, do jenipapo.

Os alunos da Creche Tia Auta comemoraram este dia, fazendo peças para um colar indígena, utilizando barro, barbante e revistas, e também degustando um pouco da culinária deste povo, como aipim, batata doce e milho.





02 de maio de 2014


O 1º bimestre da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira foi recheado de atividades interessantes. As crianças aprenderam bastante sobre o corpo e os cuidados que devem ter com ele. Trabalharam suas partes e as diferenças entre meninos e meninas. Brincando, aprenderam a importância do banho e de se manterem limpinhos. Também receberam a visita dos dentistas que ensinaram a escovar os dentes, aplicaram flúor e aproveitaram para ver quem estava com problemas nos dentinhos. Para não deixar as crianças esquecerem do que foi ensinado pelos profissionais bucais, teve um teatrinho de fantoches que foi a maior curtição! E ainda teve o “cantinho aconchegante”, momento em que as crianças leram livros junto com seus pais, e a culinária para comemorar os aniversariantes do mês. O que será que vai acontecer no 2º bimestre? Aguardem muito mais...















________________________________________



Para comemorar a Páscoa e enfatizar os sentimentos de união e solidariedade, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou com seus alunos um delicioso lanche coletivo. Foi um sucesso! 










De acordo com as OCEIs, o BRINCAR é o principal modo de expressão da infância. É uma linguagem, por excelência, para a criança aprender, se desenvolver, organizar seu pensamento, trabalhar suas emoções, sua capacidade de iniciativa e se apropriar da cultura. Sendo assim, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as suas portas no “Dia do Brincar” para receber os responsáveis das crianças do Berçário a fim de fazê-los participar deste momento tão importante para os pequeninos.










________________________________________



No dia 16/04, as crianças da E. M. Renato Leite estiveram envolvidas em atividades culinárias, a fim de contemplar o verdadeiro espírito da Páscoa, quando a cooperação e a colaboração devem imperar. As turmas do 1º segmento executaram receitas com chocolate e participaram de um concurso gastronômico. Os juízes foram os alunos do 6º Ano, que escolheram a receita mais gostosa dentre todas, além de participarem de uma troca de chocolates. Parabéns, alunos, professores e equipe, por proporcionarem a todos um dia deliciosamente gostoso e empolgante!​













04 de abril de 2014

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Circo é entretenimento para adultos e crianças, com palhaços, artistas que fazem malabarismos, etc. Ele é comemorado nesse dia em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data. Piolin era um grande palhaço que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Dessa forma, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva fez uma homenagem aos homens que, com um pintura no rosto e um pouco de criatividade, fazem pessoas de todas as idades rirem.





Através do brincar, nas suas variadas formas e em diferentes contextos, as crianças se expressam, interagem, se socializam, ampliam seu potencial, fazem descobertas, inventam e reinventam novas possibilidades, novas maneiras de brincar. Acreditamos que esses movimentos influenciam no desenvolvimento do pensamento, linguagem, imaginação e criatividade. Por tudo isso, no Dia do Brincar (25/03) o EDI Ana carolina Pacheco da Silva chamou os responsáveis da turma EI-41 para participarem de um momento lúdico com seus filhos, fortalecendo o envolvimento das famílias com o trabalho realizado pela unidade.





________________________________________


A C. M. TIA AUTA está a mil por hora:

Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo...

Crianças em idade pré-escolar adoram desenhar. Traçam círculos imaginários com canudinhos, usam o dedo para rabiscar o vidro embaçado do carro, fazem cenários na areia. Quando têm acesso ao lápis, então, é uma festa. O desenho é uma das formas de expressar o que sentem e pensam sobre si mesmas e o mundo. "Elas passam a entender melhor suas emoções e a mostrar sua interpretação dos valores, conceitos e normas da sociedade, bem como expressar carinho pelos amigos e familiares", diz a psicopedagoga Mônica Cintrão, da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo. Além disso, descobrem que é possível inventar e fantasiar. "Qualquer um pode criar um super-herói", completa Paulo Cheida Sans, professor da Faculdade de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, no interior paulista.

Na creche Tia Auta, o desenho exerce um papel muito importante, não só como um meio de avaliação através da evolução do grafismo, mas também como uma excelente forma de diversão para as crianças.



Pintando as cores na creche

As cores fazem parte de tudo ao nosso redor: estão nas roupas, na natureza, no nosso corpo, em todo lugar... Chamar a atenção dos pequenos para esse mundo colorido e de como podemos brincar com as cores são alguns dos objetivos da educação infantil. A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos que a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

Na Creche Tia Auta, as crianças são estimuladas a acharem as cores em tudo o que veem durante o seu dia na creche, desde os alimentos até os livrinhos, para que possam ter cada vez mais facilidade com as cores.






Semana do Brincar

“Privar uma criança de brincar é privá-la do prazer de viver” – Françoise Dolto.

Atualmente, vive-se numa sociedade em que tudo se faz ‘a correr’. O tempo é um bem precioso e a gestão do mesmo acaba por ser uma arte de mestria. Esta constante vivência em ‘correria’, onde tudo é agendado ao minuto, contamina inevitavelmente o dia-a-dia das crianças, preenchido pela presença no jardim-de-infância ou na escola e em inúmeras atividades extracurriculares. A própria evolução urbanística conduz a uma vivência confinada a espaços físicos restritos e limitados: o apartamento, os edifícios citadinos em que se situam os jardins-de-infância, escolas e pátios de recreio… “Está quieto”, “Não mexas nisso”, “Não te sentes no chão” são apenas algumas das imposições contínuas que bombardeiam as crianças todos os dias. Frequentemente, a atividade por excelência que as caracteriza – o brincar – fica esquecida no meio da rotina e das vivências diárias. Ora, durante muito tempo pensou-se que brincar não tinha utilidade biológica ou social, mas, na realidade, brincar é a forma de controle das interações sociais da criança e um meio poderoso de aprendizagem sobre o mundo. É um dos fenômenos mais comuns e naturais da infância, não específico ao homem, mas também partilhado com outras espécies.

A atividade lúdica permite estabelecer um elo entre as crianças, sendo um poderoso auxiliar na construção da relação com os outros e com o meio que as rodeia. Detentora de um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, possibilita a estimulação da criatividade e o desenvolvimento da autonomia, da linguagem e de papéis sociais (fundamentais para a vida adulta), dotando a criança de maiores capacidades para pensar e resolver problemas. De fato, através do brincar, a criança vai-se familiarizando com as regras sociais e tomando contato com experiências novas: ela explora, pesquisa, experimenta e aprende. Experimenta com relativa segurança ou com o mínimo de riscos (porque são situações puramente imaginárias) um novo comportamento familiar em contextos físicos ou sociais diferentes, sendo o comportamento lúdico em grande parte revogável: o que se faz ‘a brincar’ não tem as consequências habituais de um comportamento semelhante feito ‘a sério’. O jogo é algo com impunidade relativa e características não sérias. Toda e qualquer brincadeira requer que as crianças tenham consciência destes aspectos e que emitam e reconheçam o sinal que “isto é uma brincadeira”.

Brincar permite que a criança se mantenha fisicamente ativa, que desenvolva a personalidade e as competências sociais, ajudando-a a lidar com emoções e sentimentos.

As crianças da Creche Tia Auta se sentiram satisfeitas e à vontade para brincar com seus pais numa manhã maravilhosa de quarta-feira. Confiram as fotos.






________________________________________



“Chegou, chegou! Tá na hora da alegria!...” Para comemorar o Dia do Circo, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou brincadeiras, pinturas e construiu com as crianças um mural alegre e colorido.








Já com a chegada do Outono, o EDI aproveitou para trabalhar os hábitos de uma alimentação saudável. As crianças, com a ajuda das professoras, prepararam uma deliciosa salada de frutas. No final desta atividade, cada um deu a sua opinião, dizendo qual a fruta que mais gostou.






Brincar alimenta a imaginação! E pensando assim, as turmas do EDI confeccionaram um boliche com garrafas pets. Além da diversão, as crianças trabalharam a contagem e as cores.








Sabendo que a brincadeira é uma linguagem comum entre as crianças e que é por meio dela que compartilham, estabelecem vínculos, aprendem a conviver e a lidar com as diferenças, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as portas, no “Dia do Brincar”, para que os responsáveis participassem deste momento tão feliz!






28 de março de 2014

Pegando carona na Copa do Mundo, a E. M. Denise Maria Torres iniciou sua viagem pela imensidão do Brasil. Começando pela bela cidade do Rio de Janeiro, com seus encantos, suas belezas naturais, sua cultura e suas figuras ilustres. Vejam uma pequena amostra da criatividade e do senso estético do nosso povo, que se manifesta também na confecção dos belos trabalhos dos alunos, expostos na culminância da 1ª parte do projeto: “Rio eu gosto de você!”. Viajando pelo Brasil com a DMT na Copa do Mundo 2014!




21 de março de 2014

Grandes ideias da C. M. Tia Auta:
Momento caras e bocas - Dentro das muitas atividades realizadas durante o dia, ainda sobra tempo para a sessão de fotos, exibindo cada vez mais toda a beleza, espontaneidade e carisma dos alunos. Como podem ver, eles adoram este momento, quando a professora diz: “Faz uma pose” ou “Sorria”! A corporalidade é um instrumento muito explorado em todas as turmas da creche, mas esse charme todo vem dos pequeninos do berçário, que, com muita fofura e pose, enchem os dias de alegria! A linguagem corporal, um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento, a comunicação é fator primordial, buscando a interação entre professor e aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas e a linguagem corporal é uma delas. Visando a interação harmoniosa na prática escolar, todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois é um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.



Adaptação e acolhimento... - Momento repleto de emoções, a entrada para a pré-escola representa um marco equiparável ao desmame. De um lado, predominam pais ansiosos e inseguros; de outro, crianças curiosas e amedrontadas. Sair do ambiente seguro de casa e ainda ter que conquistar novas relações não parece ser uma tarefa fácil para os pequenos. Abrir a primeira porta para o seu filho conquistar o mundo também não. Na outra ponta estão as escolas e suas diversas maneiras de trabalhar essa situação. Existe uma linha de educadores que sustenta e ideia de que por mais que o momento de separação seja traumático, depois que os pais viram as costas, as crianças param imediatamente de sofrer, ficam tranquilas e adquirem confiança naquele ambiente estranho, mas cheio de novidades a serem exploradas e amizades a serem conquistadas. No entanto, a grande maioria dos especialistas no assunto concorda que é muito importante que as particularidades de cada criança e de sua família sejam respeitadas. Não existe uma regra a ser seguida para que tudo caminhe bem durante esta fase e é preciso que pais e educadores fiquem atentos ao processo de adaptação de cada criança e sua família. Esse período varia muito e cada escola tem uma maneira de tratá-lo. Na Tia Auta todas estas questões são preservadas e tratadas com muito carinho e paciência, afinal, cada criança tem seu momento. A creche aproveita para agradecer também todo o apoio e confiança que os pais depositam na instituição e nos profissionais.



Comer, comer, é o melhor para poder crescer! - É na Educação Infantil (de 2 aos 6 anos) que a alimentação da criança pode e deve adequar-se a alimentação dos adultos e neste ponto a escola pode agir, pois nesta fase a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, formando suas próprias preferências. Deve-se dar extrema importância ao fato da criança estar em pleno desenvolvimento e, para isso, uma dose suficiente de proteínas, vitaminas e minerais, entre eles o ferro e o cálcio, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. A escola deve estar atenta a isso, mostrando o quando os alimentos adequados são importantes para nossa saúde.
É natural que a criança recuse um ou vários tipos de alimentos, é a fase do “eu não quero” para tudo o que ela pensa não ser “bom”. Pode ser ainda que, distraída com essa ou aquela brincadeira, a criança simplesmente esqueça de comer. Outro caso comum é os pais usarem de “chantagem”, dizendo, por exemplo, que se não comer “isso” não vai jogar bola ou comer a sobremesa. É uma tática que muitas vezes dá certo, porém, a criança passa a associar um alimento a um prêmio ou a um castigo, fazendo com que coma por obrigação, não criando, portanto, um hábito alimentar sadio. Por tudo isso, a escola deve estar atenta aos hábitos e procedimentos das famílias a fim de mostrar, a estas e às crianças, a importância dos alimentos para o desenvolvimento, crescimento e a saúde dos pequenos, considerando ainda que a alimentação interfere na aprendizagem. 
Algumas escolas possuem as suas hortinhas e este é um trabalho riquíssimo, em relação ao alimento em si, seus benefícios, e também ao cultivo e plantio, favorecendo a criação de hábitos naturais. Na creche, as crianças têm aceitado melhor os legumes e vegetais graças à praticas como essa.

________________________________________

No sábado, 15/03, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para conversar sobre importância dos brinquedos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Aproveitando o samba-enredo da Escola de Samba União da Ilha, realizaram uma reunião animada e muito proveitosa.





14 de março de 2014

E o ano de 2014 começou assim na C. M. Tia Auta:

Depois das merecidas férias, as crianças foram recebidas com muito amor, carinho e um cheirinho de comidinha diferente... Pratos divertidos foram os responsáveis por trazer de volta carinhas surpresas e o sorriso impagável dos alunos que imaginaram e fantasiaram na hora da alimentação. Tanta diversão na hora da comida, não tem motivação melhor! Desta maneira, o chuchu, a cenoura e outros amigos legumes ficaram até mais gostosos, cheirosos e coloridos.






Aí veio o Carnaval e quando falamos nesta data cheia de alegrias e fantasias, as crianças ficam eufóricas. Os meninos falam de Batman, Ben 10, Homem Aranha e as meninas de Barbie, princesas, Minnie. Foram tantos assuntos que não tinham fim... Quando chegou o dia do bailinho, foi difícil tirar o soninho, pois era grande a ansiedade das crianças, e quando enfim chegou a hora da festa, todos se olhavam e se admiravam várias vezes no espelho. A festa foi um sucesso com direito a muita pizza e suco!




________________________________________

O Bailinho de carnaval do EDI Milena Santos do Nascimento foi muito alegre! Os pequeninos vestiram a fantasia e caíram na folia... Confiram:




E para trabalhar os pontos turísticos do Rio de Janeiro e exaltar as belezas naturais, o EDI realizou pesquisas e expôs nos murais da escola as produções dos pequenos cidadãos, que, com certeza, querem cuidar da nossa cidade.




________________________________________

Os alunos da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré festejaram o Carnaval com muita alegria e animação no dia 27/02. E ninguém ficou de fora: alunos das turmas de Educação Infantil, 1º ao 3ºº anos, Classes Especiais, professores e funcionários, todos caíram na folia. Houve até desfile de fantasias, vejam:



________________________________________


Na véspera do recesso de Carnaval, os alunos do 8º ano da E. M. Dom Pedro I em ritmo de feriadão e um conteúdo a ser trabalhado: a função da flor nas Angiospermas. Como fazer para obter atenção? A turma foi dividida em grupos e cada um deveria desenhar uma peça da flor em papel A4 e colorir: pecíolo, corola (pétalas), cálice (sépalas), estames e carpelo. Enquanto executavam a atividade, a profª juntava duas cartolinas, formando uma maior. Prontas as peças, os alunos próximos à mesa da profª Carminha Porto (Ciências) - que começou a colagem e a "contação de história" - foram formando a flor e aprendendo "o quê", "porquê", "como", "quando", "por quem" é executada cada função da flor. O objetivo era que entendessem o mecanismo de reprodução, polinização, formação do fruto, da semente e do embrião. Depois de tudo, surgiu um lindo trabalho, colorindo a sala, muitos sorrisos e um ensino mais divertido, corroborando para uma aprendizagem significativa.



27 de fevereiro de 2014

O EDI Milena Santos Nascimento esquentando os tamborins... O carnaval está chegando e a empolgação está tomando conta do EDI. Todos preparando a escola para receber os pequenos com o tradicional bailinho de carnaval. Vai se bom D+!






21 de fevereiro de 2014

As crianças do EDI Milena Santos Nascimento foram acolhidas em 2014 com muito amor pelos educadores. As atividades foram planejadas previamente para que todos, tanto os pais, quanto os pequeninos, se sentissem seguros e felizes no ambiente escolar!





________________________________________


O Projeto “Morar Carioca” do programa de Habitação do Município do Rio de Janeiro está desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental junto à comunidade da Cidade de Deus e contemplou o CIEP João Batista dos Santos com uma palestra lúdica que contou ainda com contação de histórias e mostra de animais silvestres vivos, contribuindo para o Projeto “Valores de A a Z” que já está sendo desenvolvido pela UE em 2014. Foi uma manhã de muita curiosidade e animação para alunos, professores, pais e funcionários!







6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir