Aconteceu, Virou Manchete


3 de maio

A E. M. 25 de Abril comemorou a data alusiva ao nome da UE em grande estilo. Confira!









________________________________________

No ano de 2019, o EDI Professora Ruth Cardoso está desenvolvendo o projeto: "O mundo está aqui: vista todas as cores do mundo", que tem como objetivo conhecer culturas diferentes, reconhecendo a riqueza da diversidade. A jornada iniciou em fevereiro com o subprojeto: "Preparando a grande viagem" para, então, nos meses de março e abril, seguirem caminho com o subprojeto: "Malas prontas rumo às Américas".



________________________________________

05/04 foi dia das turminhas do 1°ano do CIEP João Batista dos Santos, das professoras Raquel, Cecília e Maiby, descobrirem a importância da alimentação saudável. Conheceram frutas novas em histórias e o tipo de texto "receita", desenvolvendo a formação de palavras, o texto coletivo e finalizando com o preparo e a degustação de uma deliciosa salada de frutas.








28 de fevereiro


Semana de Combate as Arboviroses


EDI Milena Santos do Nascimento, com a finalidade de favorecer a conscientização sobre as arboviroses, criou um jogo de tabuleiro gigante para que as crianças, através dessa brincadeira, percebessem como nossos hábitos e atitudes são importantes no combate ao mosquito. A regra era: atitude positiva, avançar uma casa, atitude negativa, voltar uma.
  

________________________________________

Na E. M. Compositor Luiz Gonzaga esta semana teve como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a importância de cuidar do espaço para evitar a propagação do mosquito.
Turmas e professores que participaram das atividades: 

- Classe Hospitalar (Cardoso Fontes) - A professora Fernanda propôs atividades de desenho e cartaz.

- Turma 1803 - A professora Patrycia, de Geografia, propôs a confecção de máscaras e armadura.
- Turma 1802 - O professor Natan, de Ciências, ensinou a produzir armadilhas para o mosquito.
- Reunião de Responsáveis - Durante a reunião, exibiram vídeos explicativos de como prevenir a proliferação do mosquito.







________________________________________

Durante a Semana de Combate as Arboviroses, os alunos do 4° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá pesquisaram, construíram cartazes, assistiram a filmes e teatrinhos e participaram de jogos voltados para o conhecimento e a conscientização da necessidade de nos unirmos em ações diárias de combate ao Aedes Aegypti. Juntos podemos mais!





________________________________________

Conforme calendário pedagógico da SME, a semana de 11 à 15/02 é a "Semana de Combate as Arboviroses". Você sabe o que são arboviroses? São as doenças causadas pelos chamados "arbovírus", que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Os alunos do CIEP Pablo Neruda estão super ligados nesse assunto. Toda comunidade escolar se envolveu na conscientização e prevenção. A Educação Infantil assistiu a vídeos, conversou sobre o assunto, participou de um circuito de ações preventivas e brincou de jogo de memória. As outras turmas assistiram a vídeos informativos sobre o assunto, os alunos confeccionaram cartazes, panfletos informativos, produziram textos como postais e literatura de cordel, além de diversas ilustrações. A turma 1502 fez paródias e apresentou para os alunos das outras turmas. "Gentileza é cuidar do ambiente para o mosquito não proliferar. CIEP Pablo Neruda - 30 Anos Gerando Gentileza"









________________________________________

CIEP João Batista dos Santos realizou diversas atividades envolvendo o combate ao mosquito Aedes Aegypti, durante o período de 18 a 22/02, semana de combate as arboviroses nas unidades escolares da rede municipal. Os alunos puderam aprender e lembrar questões importantes sobre o Mosquito Aedes Aegypti através de atividades diversificadas, de acordo com os anos escolares. Na Educação Infantil, as turmas EI 51, da professora Viviane, e EI 42, da professora Rose, combateram os possíveis focos de Dengue, eliminando toda a água acumulada. Os alunos do Ensino Especial, com a professora Alessandra, entrevistaram funcionários e professores sobre as arboviroses, aprendendo informações importantes sobre os sintomas e como se cuidar. Alunos do 2º ano prepararam pequenos cartazes com desenhos e frases de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e de outras doenças. As turmas 1303, da professora Vania, e 1304, da professora Cleide, confeccionaram mosquitos de papel e conversaram sobre o perigo real de não tomarmos muito cuidado - "um simples mosquitinho pode acabar com o seu carnaval!".










________________________________________

Na C. M. Emília Joana da Fonseca teve muita arte em forma de mosquito.


________________________________________


No EDI Prof. Roberto Luiz Pereira teve caça ao mosquito.

________________________________________

Acolher é um momento de boas vindas, recepção, agrado e carinho. É um momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina, dia após dia, e vai criando um vínculo com os professores, educadores, amiguinhos e atividades da creche, sentindo-se cada vez mais segura. A C. M. Tia Auta, recebeu os pequenos e seus responsáveis com bastante alegria, propiciando momentos de prazer e aconchego.







________________________________________



No EDI Eu Sou também teve acolhimento cheio de carinho e encantamento.



________________________________________


O EDI Medalhista Paraolímpico Felipe de Souza iniciou o seu acolhimento com as famílias, pois, além de acolher o educando, o EDI acredita que é necessário estabelecer essa parceria, que será fundamental para o processo de ensino e aprendizagem ao longo do ano letivo. Sendo assim, o primeiro dia de acolhimento contou com uma reunião de responsáveis, quando eles puderam conhecer a proposta de ensino e os papais “veteranos” puderam tirar suas dúvidas para o novo ano. Os educadores iniciaram as atividades em horários reduzidos, que foram aumentados gradativamente, e desenvolveram propostas pedagógicas visando acolher e realizar uma diagnose para o início do planejamento. O EDI ainda ofereceu palestras para os pais sobre diferentes temáticas, promovendo o conhecimento do trabalho desenvolvido na Educação Infantil. 










________________________________________


PazAçãoValores@Poeta - “Volta as Aulas 2019” - A E. M. Poeta Mario Quintana iniciou no dia 11/02 as atividades escolares, com muito carinho e belos murais. A direção da UE conversou com os responsáveis e alunos na entrada dos turnos e todos participaram do momento do Hino Nacional. Depois, os responsáveis presentes acompanharam a turminha de seu filho até a sala de aula para conhecerem o espaço e dialogarem com o professor. Dando continuidade ao acolhimento carinhoso com os alunos, no dia 12/02, contaram com a parceria da Guarda Municipal “Equipe Lúdica”, que encantou a todos na recepção e nas salas de aula.












________________________________________



Os alunos do 4° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá parabenizam os 454 anos da Cidade Maravilhosa! Com as imagens pesquisadas e trazidas pelos alunos, a professora Margareth Pinho montou um painel com o Cristo Redentor.





2019

____________________________________

01 de novembro

Feira Literária da E. M. Gov. Carlos Lacerda foi linda demais!!!

 


Professora da UFRJ



 Alunos da oficina de dança.

 3 vezes medalhista na OBMEP: Arthur Manhães.

Aluna aprovada no Projeto Ismart, que agora estuda no Colégio PH: Anna Julia Leobons.

Uma vez Lacerda, sempre Lacerda: Luiz Felipe dos Santos Isaías.

Receberam Moção Honrosa pela participação na OBMEP:
Yuri Ismael César de Castro.

Aluna Júlia Tavares. 

Alunas Dayane Maximiano, à esquerda, e Ana Christina de Almeida da Silva, medalhista da OBMEP, à direitra.

Blusa do evento.

Premiação do Pelotão.

 Coral da UE.







Apresentação do grupo "Slam das Minas".


Mulheres que fizeram a diferença em dar a voz à mulher: Frida, Chiquinha Gonzaga...
________________________________________

Visita da Consulesa da Finlândia à E. M. Finlândia.






________________________________________

Reunião de responsáveis da Educação Especial, na E. M. Frederico Trotta






                                                                                                       
Projeto Fala Família - "A Importância do Brincar"
Profª Jacira (SME/RJ)



 
________________________________________

"Show de Talentos" na E. M. Barão da Taquara.
Diretora Rosa Maria Coelho.

1º lugar: Jamille, Daniela e Isaque.


2º lugar.


3º lugar: Kaylane e Aninha




Apresentação final - coreografada pela profª Cristina, do Grupo de Artes.

À esquerda, profª Cristina, do Grupo de Artes, CIEP Rubens Paiva; 
Rafael Santos, à direta, cantando em japonês.

Kaylane e Aninha.



Jamille, Daniela e Isaque (Anjos) e Marcela, Miguel, Kaylane e Guilherme.

À esquerda, Richard Abelha, ex aluno;
 à direita, Stefany, vencedora do Show de Talentos 2017 (5ª Edição).

 Ana Valéria, cantando "Pai, eu confiei".

 Bárbara e Mille, cantando "Velha Infância".


________________________________________

Aniversário de 10 anos do EDI Professora Ruth Cardoso!








________________________________________

E. M. Dorcelina Gomes da Costa - teatro, oficinas, grafite... Durante o Festival Juventude na Favela.





 























________________________________________

E. M. Alphonsus de Guimaraens - Festival Juventude na Favela.



________________________________________


O subprojeto da E. M. João Mendonça Lima exposto no 4º andar na SME: fotos tiradas por alunos e professores, retratando o seu dia a dia, onde moram, suas vidas...






________________________________________

Visita do Embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, à E. M. Azerbaijão.







________________________________________

FLIV da E. M. 25 de Abril.
________________________________________

Festa das Crianças na E. M. Embaixador Dias Carneiro.
________________________________________

Festa das Crianças do EDI Ugocione - oficinas de culinária e pintura.


  ________________________________________

Festa das Crianças na C. M. Maria da Conceição.


11 de outubro


Centro de Estudos EDI Ágatha Rippel e EDI Eitel Seixas com a GRH presente! Parceria e troca de experiências. A 7ª CRE estreitando laços!!!
















________________________________________

No dia 17/09, o EDI Sra Perciliana Pereira de Alvarenga, em parceria com a ONG Favela Mundo, recebeu o evento Mundial “Playing for Change Day”, com a “Turma do Tio Salsicha”.


















No Dia da Inclusão, as turmas EI 51 e EI 42 ensaiaram e apresentaram o musical: "A Linda Rosa Juvenil", protagonizado pela aluna mais que especial: Isabella da Silva Amaral. Ela e os amiguinhos deram um show para as demais crianças do EDI Perciliana, mostrando que todos somos iguais!







No dia 29/09, o EDI Perciliana recebeu o troféu de 1º colocado na Gincana JPA Sustentável - setembro. Foi condecorado também com selo Sou+JPA prata, pela participação e fomentação de atividades de cuidado com o meio ambiente e cidadania pelo bairro.




________________________________________

Na Festa Cultural do EDI Milena Santos do Nascimento, os alunos viajaram pelas regiões do Brasil e dividiram suas descobertas e produções em uma linda festa. As crianças da pré-escola, como autoras de suas obras, fizeram um passeio de campo, com intuito de observar e reproduzir sua percepção do meio.








________________________________________

Festa da Cultura envolvendo:
EM Helena Lopes Abranches
EDI Profª Cláudia Pires Contino
EDI Profª Maria Berenice Parente
CM Germinio de Souza Estrela



















________________________________________




E. M. Cândido Campos, encantando no Corredor CREativo:



"PROJETO ÁFRICA DE TODAS AS CORES

Faz-se necessário que a Lei 11.645/08 seja mais relacionada dentro do ambiente escolar, pois os estudos sobre os negros e índios no Brasil deve ser entendido como parte importante da construção da identidade do povo brasileiro. Aproveitando a comemoração do Centenário de Nelson Mandela e acreditando que a troca e o diálogo entre as disciplinas favorecem a construção do conhecimento de maneira global, as professoras Kátia Gil (Geografia) e Danielle Aguiar (Artes), da E. M. Cândido Campos, a partir da leitura do livro “Mandela, o africano de todas as cores”, estão desenvolvendo o “Projeto África de todas as cores”, com as turmas do 9º ano. Vivemos em um mundo complexo e, com certeza, um ensino fragmentado em disciplinas isoladas não dá conta de compreendê-lo em sua totalidade."



________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho possui algumas datas festivas oficiais fixas que acontecem durante o ano. A Festa da Cultura é uma delas. Nesse ano, o tema foi: "A infância nos anos 80." Todas as músicas foram escolhidas com muito carinho e toda a equipe ficou envolvida nesse ritmo, contagiando as crianças nos ensaios das coreografias. Uma playlist foi preparada especialmente para o momento com os hits da época. Além das danças, a animação também ficou por conta das brincadeiras, dos quitutes deliciosos e do  sorteio de brindes. "Ver a escola repleta de responsáveis felizes em participar, a adesão cada vez maior da comunidade e das parcerias, a alegria em proporcionar um ótimo dia em família e a união da equipe, são fatores que cada vez mais motivam a manutenção de iniciativas como essa." A próxima Festa da Cultura da Gastão já tem tema e, em 2019, todas as torcidas estarão reunidas em um "Gastão Maraca"! Estão todos convidados!

Fotos disponíveis no blog: www.emgastao.blogspot.com.br




________________________________________



Master Chef na E. M. Avertano Rocha, trabalhando receitas, fração, medidas, pesquisa, respeito, organização e trabalho de equipe.





























21 de setembro

O berçário do EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga trabalha com diversas atividades estimulantes para os bebês, desenvolvendo a coordenação motora fina e global, movimento de pinça, coordenação visomotora e outros aspectos.








No dia 31/08, o EDI Perciliana recebeu o espetáculo: "Rock for Babies", do Grupo Violúdico. Os mesmos apresentam várias músicas adaptadas para as crianças, além de promover a interação entre as crianças.




  

A equipe da ONG “Jpa eu te amo”, esteve no EDI Perciliana, no dia 30/08, premiando a escola pela participação na “Gincana JPA Sustentável” de junho/julho e revitalizando o espaço externo do EDI.











________________________________________

A equipe do EDI Compositor Roberto Ribeiro iniciou o semestre com um momento muito especial: a Jornada Pedagógica, momento de troca de experiências, estudo e aprendizagem com muita alegria! O grupo pôde discutir e vivenciar experiências significativas, baseadas no estudo que estão realizando sobre a Base Nacional Curricular Comum, que orienta o trabalho desenvolvido com as crianças. Iniciaram, assim, uma nova etapa, cheios de alegria e confiantes de que estão construindo um espaço repleto de afeto e experiências significativas para os pequenos.



 






 ________________________________________

Envolvidos na Semana da Alfabetização, os alunos do 3° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá, construíram um cabide de rimas com o objetivo de produzirem um texto poético.



  ________________________________________

O CIEP Pablo Neruda, trabalhando o rico folclore brasileiro na Sala de Leitura...

As turmas de 1° e 2° anos conheceram a história do livro "A fábrica de pipas", do autor Pedro Veludo, juntamente com brincadeiras e brinquedos que fazem parte da nossa cultura. A pipa foi escolhida e cada aluno fez a sua. Os alunos entenderam também que jogar no celular é muito bom, mas soltar pipa, jogar bola de gude, pular corda e brincar de pique com os amigos é muito melhor.

As pipas continuam voando pela Sala de Leitura com a professora Kátia. Os alunos das turmas de 1° ano brincaram de caça palavras e os do 2° ano produziram seus próprios textos, é claro, falando de pipas. Os trabalhos produzidos foram voar em um painel, onde os alunos puderam reconhecer suas produções, sempre valorizando e estimulando a leitura e as diferentes atividades que a mesma pode disparar.














O “Programa Caminhos para a Cidadania” é uma ação sócio educacional que surgiu em 2002, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. É coordenado pelo Instituto CCR, com o apoio das Unidades de Negócio do Grupo CCR. O CIEP Pablo Neruda foi selecionado para participar desse programa.

Os alunos do 4º ano e 5º ano confeccionaram cartas e desenhos para serem distribuídos no pedágio aos motoristas, durante a semana do trânsito. Foi um lindo trabalho realizado pelas professoras Leila, Paula e Alessandra, do 5º ano, e pelas professoras Sonia, Jéssica, Deise e Bruna, do 4º ano - Gentileza no Trânsito.







 


Com os 4º e 5 º anos, o trabalho de Sala de Leitura partiu para o universo dos cordelistas. Os alunos conheceram o que é o cordel e descobriram ser uma forma de arte bem tradicional, uma poesia popular muito usada no Nordeste. O Cordel foi parar no CIEP Pablo Neruda, escrito pelos alunos do 4º e 5º anos.





 ________________________________________

A ausência de representatividade negra na mídia é um problema que vai além da falta de oportunidade para os negros e menos favorecidos. O fato destes não se enxergarem nos veículos de comunicação traz problemas como baixa autoestima, insegurança e outros transtornos psicológicos. Para driblar essa falta de pertencimento, a E. M. Professora Helena Lopes Abranches contou com a ajuda do Artista Ângelo Campos, que dedicou alguns momentos para não só colaborar com sua expressão artística em prol da representatividade, mas fazer com que os alunos refletissem, em conversas informais, e interagissem, de forma espontânea, em sua expressão artística.
“A mulher negra representa nossas mães. Mulheres guerreiras e aguerridas, são elas o espelho de nossos alunos e todo o respeito à sua imagem deve ser contemplada em nossa Unidade, diariamente.
Essas devem ser confrontadas, sempre, não só com a sua imagem, mas com a sua importância no processo de formação plena de seus meninos e meninas.”
Ava DuVernay, primeira mulher negra a ter um filme indicado ao Oscar, “Selma”, resume a importância da representatividade em seu discurso na premiação do Emmy: “A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”.







2018
_________________________________________________________________________

8 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana observar que, diante de muito empenho e criatividade, todos os envolvidos nas diversas unidades aqui postadas, ainda que contrariando as expectativas dessa atual gestão municipal, conseguem extrair sorrisos das crianças, ainda que não tenha localizado fotos da E.M Frederico Trotta e da EDI Professora Kenia Mendes dos Santos Machado, onde tenho filhos matriculados.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.
    Sugiro vocês incluírem uma aba para registro da formação continuada que vocês realizam na CRE.
    Inclusive outros professores podem acessar produtos oriundos dessa formação.
    Vai a dica.
    Beijos.
    Ana Abrahão

    ResponderExcluir