Aconteceu, Virou Manchete



20 de abril

A E. M. Victor Hugo recebeu visitas super ilustres: o jogador de basquete da Seleção Brasileira 3x3, Diego Conceição, e Jorge de Sá, filho da cantora Sandra de Sá, que jogou por 4 anos nos Estados Unidos e atualmente é ator na novela "Tempo de Amar". Juntos, eles possuem o projeto Social Cross Over. Diego já jogou em clubes como Flamengo, Vasco e Fluminense e em times de São Paulo e está se preparando para as Olimpíadas pela Seleção Brasileira 3x3, nova modalidade Olímpica. Que atenção especial eles deram aos alunos! Voltem sempre, Diego e Jorge!





O ex-aluno Michel Carvalho dos Santos, formando de 2016, estava na Escola Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho, cursando o 1º ano. Não satisfeito, pois não havia passado em 2016 para o Colégio Pedro II, tentou novamente e passou! E ele esteve na escola Victor Hugo para contar essa grande notícia! Nunca desistam dos seus sonhos! Que exemplo, Michel! (Mais uma foto com o painel da profª Symone Tatagiba ao fundo)

No ano passado, a nossa GED divulgou um Curso de Formação de Professores em parceria com a NASA. A diretora da Escola Victor Hugo, Alyne Gordilho, prontamente inscreveu a escola, para não perder a oportunidade. A profª Camilla Oliveira, de Geografia, aceitou participar e se dedicou, indo a todos os dias do curso. 
Apenas as escolas que fizeram o curso foram convidadas para um encontro com o astronauta da Nasa, Chris Cassidy, dia 28/03, no Planetário da Gávea. As turmas de 9º ano e Aceleração 8 foram escolhidas - por ter tradução simultânea - e sorteados alguns alunos do 7º ano, totalizando 44 alunos.
A ex-diretora da E. M. Naturalista Augusto Ruschi, profª Neite Bertine, que atualmente é supervisora pedagógica da UE, ajudou a conseguirem o transporte. Os alunos foram acompanhados por 4 funcionários da escola: a diretora Alyne Gordilho, as professoras Camilla Oliveira e Symone Tatagiba e a agente educadora Yara Dimas.
Estavam presentes a equipe do Planetário do Rio, a equipe do astronauta da NASA - que já participou de três missões espaciais -, a Cônsul geral dos Estados Unidos com sua equipe, 3 escolas da 2ª CRE, 1 escola da 10ª CRE, 1 escola da 5ª CRE e a E. M. Victor Hugo.
Os alunos ainda assistiram a um filme na cúpula, visitaram a nave, participaram de atividades no museu reformado com mais tecnologia e reinaugurado esse ano e fizeram perguntas ao astronauta (inclusive em Inglês)! Foi um dia wonderful!









 







 ________________________________________

A E. E. M. Profª Maria Therezinha de Carvalho Machado organizou, no dia 11/04, um “Ato pela Paz” na porta da escola, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade para a questão da violência no bairro e atingir uma das metas do PSE. Nesse ato, alunos, professores, responsáveis e funcionários foram para a porta da unidade com cartazes em prol da paz, entoando frases e distribuindo pombinhas brancas de papel (confeccionadas por eles) para os transeuntes. Trabalharam a frase: “PRAÇA SECA PEDE PAZ”, que está sendo utilizada nas mídias sociais com a hashtag “#pracasecapedepaz”. O evento foi positivo, contagiante e deixou os alunos muito felizes!















06 de abril

Este ano, a C. M. Margarida Gabinal tem como tema do seu Projeto Pedagógico: “Conectados com o Mundo”. Apesar de toda globalização e da rapidez das informações, precisamos estimular nas crianças o aprofundamento das relações através do conhecimento de si e do outro, da nossa cultura e das influências que recebemos. Nesse contexto, a creche visitou a exposição “EX ÁFRICA”, no Centro Cultural Banco do Brasil, que reúne obras de 18 jovens artistas, de oito países africanos, e dos brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula. “Assim como, em toda parte, o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico, em ‘Ex Africa’ isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição, esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender...”, afirma Alfons Hug, curador da mostra. Sem dúvida, foi um dia especial para as crianças que ficaram fascinadas com as mais diferentes obras e se surpreenderam com a do ganês Ibrahim Mahama, que ocupa o pátio interno do CCBB. O artista utiliza, aproximadamente, dois mil caixotes de madeira, formando uma espécie de cubo gigante e fixados aos caixotes estão objetos diversos, como bonecas, jornais, sapatos, entre outros itens de uso cotidiano. As crianças participaram também de diferentes propostas oferecidas pelos monitores educativos que guiaram a visita.





________________________________________

A C. M. Tia Auta iniciou as comemorações de Páscoa com a escolha do nome da coelha que visitaria a creche. Cada turma escolheu um nome e depois todas as crianças fizeram uma votação e o mais votado foi: Lola. No dia 27/03, a Coelha Lola foi à creche para contar a história: “O coelhinho que não era de Páscoa”, enfatizando os valores da Páscoa de renovação, amor, carinho, amizade... E, nesse clima, receberam os amigos Lucélia e seu filho Matheus, Suely e Ana Luíza, que também representaram os amigos que não puderam estar presentes devido o horário de trabalho, como Luiz, Renata, Sérgio e Marcelo Bispo . Os amigos proporcionaram momentos de magia e encantamento, levando às crianças, além de muito carinho, bombons deliciosos! Foi um dia muito gostoso e de muita gratidão! “Mais uma vez, OBRIGADA, em nome de nossas crianças!”







Parceria pra lá de especial da Creche Tia Auta com CMS Santa Maria. Tiveram a visita do dentista Fernando Cesar Regis e da ASB Maria, fazendo avaliação odontológica nos alunos. Foi pedido pelo dentista às mamães que evitem chupetas e mamadeiras para não atrapalharem a arcada dentária das crianças.

Para estimular o hábito da alimentação saudável, os alunos puderam saborear uma deliciosa salada de frutas. Teve até espetinho de frutas... Hum! Que delícia!

________________________________________

Parceria Escola/Clínica da Família no EDI Milena Santos do Nascimento... As crianças entendendo a importância da vacinação!


Nesta Páscoa, as crianças do EDI Milena produziram docinhos para presentear os amigos, juntamente com um grande abraço.




________________________________________

As turmas EI 51 e EI 52, do EDI Arthur Bispo do Rosário, estão arrasando no letramento!








Teve teatro, cinema e até coelho de verdade! A Páscoa no EDI Arthur Bispo do Rosário foi só alegria!









 


Dando continuidade ao projeto pedagógico anual: "Cultivando valores humanos para um cotidiano de paz", os alunos trabalharam o valor absoluto da não-violência através do valor relativo da responsabilidade cívica e do amor à natureza e, assim, comemoraram o Dia Mundial da Água.





"A criança aprende brincando e brincando ela é feliz!"









 


________________________________________

Dando continuidade ao seu PPP sobre: “As Conexões dos Valores”, o EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel viajou pelo mundo das emoções do ser humano, valorizando a importância de cultivar os valores humanos para a construção de um mundo de paz e alegria. Através da TERAPIA DO ABRAÇO, a turma EI 33 - maternal II - levou muitos abraços a todos da comunidade escolar, educadores e familiares, multiplicando carinhos, sorrisos e muito amor! Como dito na letra de uma bela canção: “O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”!

Dentro de Um Abraço - Jota Quest (Compositor: PJ / Flausino / Barnes / Martha Medeiros)

“O melhor lugar no mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado, alguém medroso

O melhor lugar no mundo
É dentro de um abraço
Pro solitário ou pro carente, é
Dentro de um abraço é sempre quente!

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra...”




Viajando pelo Mundo do Fundo do Mar, a turma EI 21, maternal I, do EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel, embarcou na beleza das cores dos animais aquáticos, através de muita brincadeira e diversão, e lembrou da importância de cuidarmos do nosso MEIO AMBIENTE, respeitando nossa flora e fauna Brasileira e nosso Bem mais precioso: A água - através do cuidado com nossos rios, lagos e oceanos...


________________________________________

Solenidade de Posse do CEC da E. M. Marechal Canrobert Pereira da Costa para o triênio 2018/2020. Momento de ratificar a importância da participação da comunidade escolar através de seus representantes, fortalecendo uma gestão democrática.
________________________________________

Aproveitando esse momento de reforma física que a E. M. Maria Florinda Paiva da Cruz está passando, os alunos da turma 1303 exploraram o Poema “A minha escola é legal”. Desenharam a escola que almejam, pintaram e associaram adjetivos importantes para o bom convívio de todos dentro da comunidade escolar. 
E como dizia no poema...
“...Quando toca o sinal,
faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
fica no coração da gente!...”







________________________________________

A reunião da E. M. Silveira Sampaio, do dia 24/03, sábado, para elaboração do plano de gestão, teve a equipe de professores dividida por disciplinas e fazendo o exercício de citação de 3 valores. Iniciaram com o vídeo sobre resiliência e, posteriormente, o do Nemo. Houve, então, a definição de cada valor e os mais citados foram ética, respeito e compromisso. Em todas as salas de aulas ficarão expostos esses valores e cada turma fará o mesmo exercício com exposição permanente dos valores escolhidos. Obrigado pela ajuda nas formações.



________________________________________

Dia 21/03, foi celebrado o dia dos portadores da Síndrome de Down e, dia 02/04, o dia do Autismo. Diante da importância de trabalharmos a inclusão, os alunos do 3° Ano, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, construíram um mural para prestigiar os alunos incluídos na UE e proporcionar uma reflexão sobre a importância de abrirmos o coração, pois com amor todas as peças com qualquer tipo de diferença se

________________________________________




Diante da universalização da educação, as escolas transformaram-se num cenário de grande diversidade, com a missão de educar a todos e a cada um. O CIEP Doutor Adelino da Palma Carlos cumpre a sua missão com o seu Projeto Político Pedagógico: “Universo Diverso” e com projetos de trabalho anuais que garantem o alcance dos objetivos do PPP. Em 2018, o subprojeto: “De mãos dadas pela inclusão” busca o respeito à diversidade, garantindo que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. O desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à esta diversidade está relacionado ao direito à Educação, à igualdade de oportunidades e à participação na sociedade. Ampliando as possibilidades de conhecimento e oportunizando o acesso às diferentes linguagens com transparência nos processos, o CIEP pensa estar contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e precursora da paz. “Aqui é um lugar de paz!”






 











16 de março

O período do acolhimento da C. M. Tia Auta é aquele relacionado com a aceitação e hospitalidade que podemos ter frente ao outro. Além de serem acolhidas, as crianças têm a oportunidade de aprender a acolher umas às outras. A creche promove meios para que se sintam cuidadas, confortáveis e, acima de tudo, seguras, através de brincadeiras, músicas, histórias e muito carinho. Assim como as crianças, os responsáveis também foram acolhidos, fortalecendo ainda mais a parceria família /creche. “Como caracóis, as crianças carregam em suas costas uma casa cheia de histórias, sentimentos e possibilidades que precisam ser acolhidas pela escola”.












No primeiro Dia do Brincar sem Muros deste ano, a C. M. Tia Auta recebeu, juntamente com as crianças da turma EI 31, seus responsáveis. Foi um dia muito prazeroso e cheio de sons! Desenvolvendo o Projeto da UE, estão trabalhando a 1ª Arte, a Música, e os pais puderam perceber que ela é parte integrante da nossa vida, é a arte onde combinamos os sons e o silêncio, e que emitimos sons com o corpo, quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou Tv. Foi um dia muito divertido!









Mesmo em meio a tantos problemas, o Rio de Janeiro continua lindo. No dia 1º de março, nosso Rio completou 453 anos! Os professores apresentaram os pontos turísticos aos seus alunos e conversaram sobre como preservar a beleza que neles extravasa aos nossos olhos! E não esqueceram de cantar o hino da cidade e um lindo parabéns, além de pedirem PAZ para nossa cidade maravilhosa!










No dia 07/03, a Comissão Eleitoral da C. M. Tia Auta deu posse aos membros eleitos do Conselho Escola Comunidade. Foi uma manhã maravilhosa e proveitosa! A creche recebeu os membros eleitos com um delicioso café da manhã, pois acredita na importância da valorização da representatividade para uma educação cidadã, contribuindo, ainda mais, para a democratização da creche, visando a melhoria do ensino e mantendo alerta a visão do futuro. Em virtude do CEC ser um elo integrador entre creche/família/ comunidade, a creche valoriza esta parceria e dá importância aos canais que o integram, a fim de fortalecer e ampliar a transparência das ações da gestão escolar.


________________________________________

Os educadores da C. M. Tia Malu, comemorando o aniversário do Rio de Janeiro e de “olho” na sustentabilidade, desenvolveram maravilhosos trabalhos com as crianças, baseados no Projeto Pedagógico da creche: “Sustentabilidade: um por todos e todos pelo futuro do Planeta!”


________________________________________

O EDI Arthur Bispo do Rosário recebeu a visita da Equipe da Bio Caminhos, representando a Empresa Mane do Brasil, que tem como objetivo despertar e desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. O Projeto do EDI Arthur Bispo deste ano tem como tema: “Cultivando valores humanos para um cotidiano de paz” e, por isso, aproveitaram a presença do Borboletário e Insetário itinerante para trabalharem a valorização da vida.











________________________________________

No aniversário do Rio de Janeiro, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes comemorou o que temos de mais importante em nossa cidade: nós, os cariocas. E ainda pediu paz! Alunos e professores confeccionaram um cartaz coletivo - representando o calçadão de Copacabana e o mar-, viseiras e ainda cantaram parabéns para nossa cidade.




________________________________________

No dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o EDI Milena Santos Nascimento cantou o hino e hasteou a bandeira com os alunos da pré-escola. As crianças da creche homenagearam a Cidade Maravilhosa com atividades de pinturas, recortes, colagens e muita brincadeira. Viva a nossa Cidade! 





No dia 07/03, o EDI Milena recebeu os representantes do CEC 2018. Houve um delicioso lanche, muita troca de ideias, acolhimento e a certeza de fortalecer o vínculo escola-família-comunidade. Ratificaram a importância deste segmento na construção de uma escola pública de qualidade.









Teia da amizade - as crianças da EI 53 participaram da atividade do "Quem Sou Eu" e puderam falar sobre si e vivenciar a importância da amizade.
"A ave constrói o ninho
A aranha a teia
O homem a amizade"
William Blake


________________________________________


Confiram algumas fotos das práticas pedagógicas bem sucedidas - Café Literário e Sarau - do professor de Língua Portuguesa, José Carlos Vieira da Fraga, da E. M. José Clemente Pereira.













________________________________________



A Posse do CEC da E. M. Poeta Mario Quintana, dia 07/03, foi cheia de emoção! Somos cidadãos do mundo e, portanto, responsáveis, por tudo o que ocorre. A única forma de transformar este direito em realidade é através da participação. 
“Ontem um menino que brincava me falou que o hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere não e nem pare de sonhar,
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs.
Deixe a luz do sol, brilhar no céu do seu olhar,
Fé na vida, fé no homem e fé no que virá!
Nós podemos tudo!”
Nós podemos mais! Vamos lá fazer o que será! Sementes do amanhã!





O Cantinho do Apoio a Alfabetização, da profª Vera, na E. M. Poeta Mario Quintana - “PazAção@Poeta” – é uma estratégia da pedagogia lúdica que parte da observação da realidade de cada aluno. Contribuindo no processo de alfabetização e letramento dos alunos, através de atividades lúdicas, que alimentam o imaginário infantil e facilitam o desenvolvimento da leitura e escrita.
Algumas atividades realizadas na primeira semana de março:
- A técnica de acolhimento aos alunos de apoio, com o objetivo de levantar a autoestima;
- Dominó de figuras e palavras;
- O trabalho “Jogo do Rio” onde, através de uma atividade lúdica, podemos conhecer nossa Cidade do Rio de Janeiro e caminhar para alfabetização;
- Reaproveitamento das tampinhas de refrigerantes para alfabetização.
Um trabalho muito legal!








 ________________________________________

O aniversário da Cidade Maravilhosa não poderia passar em branco na E. M. Luiz Camillo! Para comemorar e refletir sobre esta data, iniciaram o dia cantando o Hino da Cidade e, como desdobramentos, as turmas debateram a cerca dos pontos positivos e negativos do Rio de Janeiro, fizeram desenhos, pinturas e colagens sobre os pontos turísticos, conheceram as letras de músicas da MPB sobre nossa cidade e apreciaram suas melodias. Tudo em parceria com os professores regentes das turmas e da Sala de Leitura, de maneira interdisciplinar. Parabéns, Rio de Janeiro!




No dia 07/03, o CEC eleito da E. M. Luiz Camillo tomou posse, firmando assim uma parceria entre professores, responsáveis, alunos e funcionários. Todos os segmentos da Comunidade Escolar firmaram o compromisso de lutar por uma escola que é de todos, como espaço democrático de crescimento e cidadania. “Agradecemos a todos os envolvidos neste processo importantíssimo de nossa escola.” JUNTOS PODEMOS MAIS!
________________________________________

A posse do CEC da E. M. Alina de Britto foi um evento muito satisfatório e gratificante. Foi feita uma homenagem especial à comissão organizadora, pelo empenho na organização do evento e pela participação plena durante todo o processo. O evento foi acompanhado pelos alunos e pela 7ªCRE, que se fez presente através da professora Ana Patrícia, supervisora pedagógica que acompanha a escola.












02 de março


A turma EI 56, do EDI Tristão de Athayde, no Aniversário do RIO, conheceu o maestro, cantor e compositor Antonio Carlos Brasileiro Jobim. As crianças cantaram, como ele, seu amor pelo Rio de Janeiro, passearam pelas belezas da Baía de Guanabara e fizeram do passeio uma arte. Foi maravilhoso!






E na EI 51, o aniversário do RIO foi comemorado com a confecção de um lindo prato decorativo.

Parabéns EI 56 e 51! Parabéns Rio de Janeiro!

________________________________________



Para celebrar o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 3° Ano, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, regidos pela professora Margareth Guimarães de Pinho, exploraram um dos nossos tradicionais pontos turísticos e construíram textos poéticos. O principal objetivo dessa atividade era homenagear a nossa Cidade Maravilhosa, que apesar de tudo continua linda!

________________________________________



“PazAção@Poeta - Reaproveitando e Criando a Caixinha de Mil e Uma Utilidades” - E. M. Poeta Mario Quintana

Na primeira semana após o carnaval, as turminhas 1202 e 1204, coordenadas pela profª regente Andressa, reaproveitaram as caixas dos Kits para uso diário. Na capa superior, foram colocados os crachás para identificação - com seus nomes completos em letra bastão - e, no fundo externo, a escrita do nome completo em letra cursiva. Em seu interior, foram colocadas letras (alfabetário móvel) e serão colocadas palavras de acordo com o vocabulário adquirido, pequenos textos, imagens para construção da escrita, usados também em jogos - como na brincadeira de adedanha -, acompanhando a evolução da criança. A ideia da caixa surgiu para diminuir a produção de lixo e contribuir de forma lúdica na aquisição de conhecimentos.











“PazAção@Poeta” - Aniversário da E. M. Poeta Mario Quintana (20/02)

No dia 23/02, a escola Poeta comemorou o seu aniversário de 15 anos em grande estilo. Contaram, mais uma vez, com a parceria da Guarda Municipal para enriquecer esse momento. Fazendo perguntas QUIS, abordaram com os alunos o histórico da unidade, desde o início de suas atividades, e curiosidades sobre o Patrono Mario Quintana. Houve também apresentação de poesias deste poeta e de outros. Finalizaram com os “Parabéns” e os alunos da Educação Infantil na mesa do bolo, representando todos os alunos da escola. 
























“PazAção@Poeta - 453 anos de Pura Emoção” - E. M. Poeta Mario Quintana 
Em homenagem ao aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, o dia 01/03 foi para lá de especial na Escola Poeta. Todos juntos pediram Paz, Dignidade e muito Amor ao próximo na Cidade Maravilhosa, e que nós, cariocas, possamos viver sem medo e sem violência no Rio de Janeiro. Após cantar o hino de nossa cidade, tiveram as apresentações dos alunos com lindos trabalhos, poesias, danças e músicas. Parabéns, equipe Poeta!













 








23 de fevereiro


O Carnaval foi muito animado no EDI Tristão de Athayde! Confiram:








________________________________________

Bem vindo 2018! A E. M. Poeta Mario Quintana iniciou o ano letivo no dia 05/02, dando o ponta pé inicial com o acolhimento aos responsáveis e alunos e já articulando o seu PPP: “PazAção@Poeta”, com atividades lúdicas e uma peça teatral da equipe da Guarda Municipal sobre: “Volta as Aulas” e “Convivência sem Violência”. Os responsáveis de todos os anos de escolaridade participaram do acolhimento - em atividades promovidas pelos Professores de Educação Física e Música - e conheceram um pouquinho do cotidiano da Unidade Escolar, conhecendo os espaços da escola e conversando com os professores regentes.  











“PazAção@Poeta” - culminando a Semana de Acolhimento num clima de muita alegria, realizaram, no dia 08/02, o “Bailinho da Paz" na E. M. Poeta Mario Quintana com muitas brincadeiras organizadas pelos professores de Educação Física.











08 de fevereiro


Acolhimento 2018 no EDI Tristão de Athayde.










2018
_________________________________________________________________________


27 de dezembro

A E. M. Juliano Moreira (07.16.030) sentiu-se muito honrada por ser convidada para apresentar sua peça: "O cara do Cordel", no Teatro Ipanema, no ultimo dia 05/12, pelo projeto: A escola fertiliza a cena da cidade. A peça, que conta com a maravilhosa participação do coral da escola, foi produzida para ser apresentada na Flup/2016, evento que levou à Cidade de Deus uma gincana literária entre escolas da região, tendo a escola ficado responsável por levar o Cordel para o dia a dia dos alunos. Na ocasião, homenagearam os autores Aderaldo Luciano (autor e estudioso do Cordel) e Leandro Gomes de Barros (considerado por muitos como o pai do gênero literário). A história da peça é um retrato da infância do homenageado Aderaldo Luciano, ambientada no Nordeste do Brasil, recheada de sotaque, cultura e musicalidade. O coral harmoniza com a peça e dá voz a uma composição do próprio Aderaldo e a músicas que nos remetem à região retratada pelos atores mirins. Foi um dia mágico para os alunos, ex-alunos, professores e todos que participaram para que tudo acontecesse. Foi o dia em que a CDD levou o Nordeste, o encanto, a doçura, a poesia, o talento e a garra para o teatro da Zona Sul. Confiram: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1516691571710991&id=708663329180490



________________________________________

Evento do Clube Escolar Rio das Pedras: "Viagem ao Mundo do Circo", realizado no dia 30/11, integrado com as oficinas de G.A., GRD e Ballet, recebendo como convidados as escolas do entorno.




08 de dezembro


EDI Ana Carolina Pacheco da Silva - "Ser livre não é apenas se livrar das correntes que lhe prendem, mas viver sendo capaz de respeitar e engrandecer a liberdade dos outros." (Nelson Mandela)

O que é a África? Onde fica? O que temos lá? O que conhecemos sobre a África? Estes foram alguns dos questionamentos que impulsionaram o trabalho sobre a cultura Afro, onde as educadoras e os educandos desenvolveram atividades diversificadas, a fim de proporcionar condições para que se conscientizem da necessidade do respeito, dos direitos e deveres de cada um, do exercício da cidadania, favorecendo a aprendizagem significativa na formação de seres mais conscientes, participativos e responsáveis.











01 de dezembro

Todos aguardam o dia da famosa "Gincana de Matemática" da E. M. Gastão Monteiro Moutinho. Ela acontece para as turmas de 5º ae já está inserida no calendário de todos os anos letivos. O 5º ano atua efetivamente, mas o 6º e o 4º também participam na forma de torcida. A turma do 5º ano se divide em equipes e o intuito da Gincana é motivar e desmistificar o fantasma que assunta e amedronta: a matemática! As crianças recebem o conteúdo, se unem em grupos de estudo e se preparam para a competição. Esse dia é de muita animação, tensão e forte emoção na escola. A Gincana acontece em 3 etapas: perguntas e respostas, a prova do sino e o circuito. O melhor é que todos saem ganhando, mesmo os que não são campeões. Como o objetivo é incentivar, todos os alunos recebem certificado e um "mimo". Já a equipe vencedora, também recebe medalha e um troféu.


































10 de novembro

Reutilizar, reaproveitar e reciclar são ações muito importantes de serem trabalhadas desde cedo. Assim, a C. M. Dina Sfat trabalhou a questão da reciclagem inspirada na história: “O homem que amava caixas”, fazendo uma adaptação bem bacana para as crianças menores. O menino da história criada na creche gostava muito de transformar aquilo que alguns chamam de “lixo” em maravilhosos brinquedos. No final, as crianças também aproveitaram para explorar e brincar com tudo que foi confeccionado com caixas, rolos de papel, potes de iogurte e caixas de leite. O projeto continua e muitas novidades ainda estão por vir!



 




 ________________________________________

Retrospectiva de outubro da C. M. Tia Auta:
Hoje é o seu dia, criança,
E dos que jamais se esqueceram,
O que é viver de esperança,
De sonhos que nunca morreram.
Sorria e seja feliz,
Não perca o olhar inocente,
Que um dia também eu já quis
Ser criança eternamente!
E para comemorar o Dia das Crianças, a C. M. Tia Auta organizou muitas atividades: piquenique, brincadeiras, brinquedos infláveis, piscina de bolas, pula-pula, banho de mangueira, show de mágica e ainda tornando essa semana mais doce com sacolés de frutas, pipoca, cachorro quente e muita, muita diversão!
No decorrer do mês, trabalharam os meios de comunicação e sua importância. Os alunos criaram, recriaram e brincaram com alguns deles, além de utilizá-los para convidar os amigos de outras turmas à participarem da “Maratona de Contação de Histórias”, que aconteceu no dia 31/10 na creche Tia Auta.
Neste dia, foi também o “Dia do Brincar sem Muros”, quando proporcionaram às crianças um momento mágico de conto de fadas. Alguns personagens conhecidos dos alunos contaram histórias de princesas, com valores e muita natureza. “Agradecemos à equipe que participou e colaborou com mais essa atividade de sucesso! Agradecemos a participação especial da responsável e amiga Priscila Madeira que veio trazer sua alegria contagiante às nossas crianças. Foi um dia mágico! #tiaautalugardecriançafeliz







________________________________________

Mais um dia de festa no EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel... Desenvolvendo o subprojeto: “Eu e meus sentimentos”, inspirado nos livros “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce, com tradução de Gilda de Aquino, e “Vai embora, grande monstro verde”, de Ed Emberley, fizeram um grande teatro com muita diversão. A partir da dramatização destes clássicos da literatura, embarcaram numa viagem fantástica sobre os sentimentos do imaginário infantil, explorando os medos, as tristezas, inseguranças e transformamos esses sentimentos em alegrias próprias do ser humano. 
Neste enredo de muita diversão, apareceu o mosquito Aedes Aegypti que não estava convidado para essa grande festa da imaginação! Na “Semana Nacional de enfrentamento do Aedes Aegypti”, as crianças do EDI Ágatha disseram em alto e bom som “Xô, mosquito, não queremos você não! Vamos lá todo mundo cuidar do nosso planetão, se não deixar água parada o mosquito não aparece não!!!




________________________________________

Dia 25/10 foi de Eleição na E. M. Menezes Cortes, referente ao Projeto Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral. As turmas do 9º e 8º ano e Acelera 8 participaram do Projeto. 







________________________________________

A E. M. Sergio Buarque de Holanda realizou um aulão de LP e Matemática em preparação para a Prova Brasil. Profª Ana Lucia do Couto e a Coordenadora Pedagógica, Edjane Alves, com os alunos das turmas de 9º no auditório.



________________________________________

As turminhas do 3ºano da E. M. Poeta Mario Quintana trabalhando “English Project Vocabulary Review Words about the City and Vehicles”. O Trabalho foi baseado em vocabulário relativo ao trânsito, veículos e prédios encontrados em entorno da escola. Durante algumas semanas, os alunos confeccionaram as peças da maquete, utilizando apenas sucata. Cada peça foi feita por eles após orientação da profª Luciana, de Inglês, e, por fim, decidiram como seria a reprodução de um cruzamento de ruas e tudo mais que seria representado. Tal projeto se baseou em lição do livro “Zip from Zog 3ª”.








________________________________________

Aprendizagem além dos muros do CIEP Margaret Mee...! Os alunos do 3º ano aproveitaram muito a visita guiada ao Parque Chico Mendes. Dando continuidade ao projeto da UE, os alunos conheceram um pouco da história de Chico Mendes e aprenderam na prática sobre: as principais características do jacaré, do jabuti e da jiboia; a poluição da lagoa, as gigogas e o esgoto; a história da figueira, uma árvore imensa que fica dentro do Parque; a importância das bromélias para o controle do mosquito da dengue e etc. Além disso, viram muitas curiosidades no museu. E como foi divertido! Brincadeiras, lanche coletivo, caminhada na trilha, e, para encerrar essa manhã tão especial, a chuva da sorte. Todos os alunos, professores e responsáveis receberam um banho de chuva e de alegria! Muito bom!










________________________________________

Festival de Natação da Oficina Itinerante do Clube Escolar Cidade de Deus, ministrada pelo prof. Luiz Cézar Constantino, realizado no dia 19/10, na Escola de Natação Tubarão, que atende os alunos das nossas Escolas Municipais João Mendonça Lima, 25 de Abril e Embaixador Dias Carneiro.






Torneio de Judô realizado em 08/10, na Vila Olímpica do Mato Alto, com a participação dos alunos do Clube Escolar Cidade de Deus e dos professores Gerson Paulino e Alan Camargo.







20 de outubro


Esta semana a C. M. Dina Sfat convidou as responsáveis para um “CHÁ ROSA”! O objetivo era criar um bate-papo sobre o câncer de mama. Depois de um vídeo bem divertido, elas puderam falar um pouco sobre suas vivências e as educadoras ressaltaram a importância do cuidado diário e da atenção aos sinais de alerta. No final, tomaram chá e comeram bolo - foi maravilhoso!








O mês das crianças chegou para animar ainda mais as brincadeiras na C. M. Dina Sfat... Teve um “Cinedina” com muitos desenhos animados e um delicioso algodão doce no final. Foi a maior diversão.










Continuando a comemoração, com muitas brincadeiras divertidas usando o corpo e novas experiências. Seja tomando banho de mangueira no parquinho ou brincando de pintar com uma mistura de maisena e corante de bolo, as crianças estão se divertindo para valer. E o mês está ainda não terminou...!





________________________________________

O EDI Compositor Roberto Ribeiro completou 6 anos e seus alunos, sua equipe e comunidade escolar comemoraram com muita alegria a data especial, aproveitando para festejar também o Dia das Crianças e dos Professores! Como estão trabalhando o projeto: “Nosso Planeta se rende aos encantos brasileiros”, fizeram uma festa no tema das lindas praias do nosso Brasil, com muita diversão, e ainda tiveram a visita da personagem “Moana” que foi ao EDI “conhecer” as famosas praias brasileiras... Foi um dia lindo cheio de alegria, diversão e muitas surpresas!







 ________________________________________

Dia 10/10 foi o Dia da Inclusão e a profª Fátima Sampaio, da sala de Recursos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, preparou um dia muito agradável para os alunos e responsáveis. Houve projeção do livro: "Um amigo diferente?"; varal da história: "Retalhinho Branco"; e atividades práticas realizadas no dia. Os momentos: "Construindo a minha história” e "Por que você tira o chapéu" " foram bastante emocionantes. A escola agradece a presença dos responsáveis e dos “Alunos Contadores de Histórias” que foram em todas as salas para ler o livro: "Tudo bem ser diferente". Foi um dia de muita alegria, dedicação e respeito, reafirmando que as nossas diferenças são o que nos fazem únicos!







________________________________________

No dia 10/10, na E. M. Poeta Mario Quintana, aconteceu a “Maratona de Histórias”, que envolveu alunos da Classe Especial, Educação Infantil e do 1º ao 6º ano. Um dia de viagem ao incrível mundo da imaginação, reafirmou a importância e o poder dos textos literários na formação de leitores. Os alunos amaram o dia e foi bastante gratificante o resultado! 























“QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA” – 16/10 foi dia de rir em dobro... “E O TROFÉU VAI PARA...: AS CRIANÇAS DA POETA!” Muita alegria, brincadeiras e sorrisos infantis na E. M. Poeta Mario Quintana, pois foi dia de comemorar: “O Dia da Criança”.



















 ________________________________________

O CIEP Margareth Mee comemorou o Dia das Crianças com um super evento, contando com as presenças da equipe de animação do Tio Peter Pan, de professores, funcionários e alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Primário Carioca. Foi um dia de muita alegria, animação, música, dança, brincadeiras e coisas gostosas, pois as crianças merecem! Os alunos incluídos também não ficaram de fora, porque no CIEP Mee todos estudam e se divertem juntos. A festa teve uma linda mensagem de PAZ, UNIÃO E HARMONIA.








O 6º ano, além de comemorar o Dia das Crianças na da festa, foi ao Museu do Amanhã. 





10 de outubro



No dia 08/09, os alunos do Ensino Religioso da E. M. Rosa do Povo, do credo Católico, acompanhados da diretora e professora, participaram da missa solene em homenagem à Nossa Senhora, na Capela de Nossa Senhora da Penha. A missa foi celebrada pelo Arcebispo D. Orani João Tempesta, que em sua homilia ressaltou a importância do Ensino Religioso na formação das crianças. No final do evento, o Cardeal convidou as crianças e a diretora da Unidade Escolar para uma sessão de fotos. Os alunos mostraram o trabalho desenvolvido durante o semestre, o projeto: “A Rosa no mundo da Literatura”, que tratava dos tapetes que são vistos por ocasião da festa de Corpus Christi, em diversas cidades brasileiras.






 ________________________________________



A “Semana de Profissões” da E. M. Zuleika Nunes de Alencar aconteceu na última semana de setembro e a proposta foi promover um ciclo de palestras para apresentar aos alunos do 8°e 9° anos o mundo do trabalho e suas profissões. Foram convidados alguns profissionais de vários campos de conhecimento que apresentaram aos alunos várias profissões. Entidades com SENAC, SENAI, FAETEC e NAVE levaram palestrantes. Uma grande oportunidade de reflexão sobre o futuro profissional de cada um!





 











________________________________________



A E. M. Poeta Mario Quintana tem por objetivo permitir aos alunos com dificuldades de aprendizagem acompanhar o ritmo da turma, a partir das aulas de apoio: “Diversificando atividades e obtendo resultados”, que iniciaram desde o fim do 1º bimestre, considerando os resultados dos alunos. Dando continuidade no 2º semestre de 2017, as aulas de apoio no 2ºano e 3ºano envolveram: bingo de letras e números, cruzadinhas, jogos de memória, quebra-cabeças e alfabeto móvel, entre outros recursos usados pelas professoras Vera Sá e Monica Coutinho para tornar mais atraente a Matemática e a Língua Portuguesa. 

Você conhece a nosso cantinho do Apoio Pedagógico? 


Confira algumas algumas ações relevantes:

Alunos e profª Vera.

Estudando o alfabeto. 



 
A turminha fez um Caça Palavras diferentes. 

Matemática prática.


 A cultura popular é um dos pontos de partida do fazer pedagógico e, no mês do Folclore, fizeram brincadeiras folclóricas, ordenaram frases, conheceram parlendas, leram, criaram e brincaram a valer! 





Ditados diferentes, formação de palavras a partir do texto lido ou campeonatos - é assim que a equipe de apoio pedagógico trabalha. 


Os alunos, construindo um belo mural com produção textual sobre a Primavera.



O alunado que frequenta o apoio pedagógico caprichou ao escrever sobre PAZ! 





A turminha travou a língua na apresentação folclórica com a prof.ª Vera Sá. Foi muito divertido! 


Na E. M. Poeta Mario Quintana, o mês da criança já chegou animado: os alunos receberam, no dia 06/10, a Equipe de Atividade Lúdica da Guarda Municipal, que realizou uma gincana. Os alunos se divertiram muito com as atividades propostas que ajudam a trabalhar as áreas curriculares: corpo e movimento. Uma grande parceria da escola com a Guarda Municipal!















29 de setembro

Na última “Quarta Encantada”, da C. M. Dina Sfat, as crianças conheceram a história do Boitatá, uma cobra muito grande, que mora na floresta e defende as árvores. Foi muito divertido ver tudo o que essa cobra faz! Então, na 6ªf, os alunos da turma EI14 foram surpreendidos com uma visita escondida sob o pano... “O que será? Era o Boitatá, aquela cobra grande! Mas grande quanto? Vamos brincar de medir? Quantas crianças nós precisamos para ter o tamanho do Boitatá? E adultos?” Depois de explorarem muito o Boitatá, ele foi levado para um passeio pela creche que terminou no parquinho. Será que o Boitatá sabe descer no escorregar? Sabe sim, ele escorregou junto com todas as crianças. Foi a maior diversão!









Todo dia é dia do brincar, mas dia 26/09 foi mais que especial! Toda última 3ªf do mês tem o dia do “Brincar sem muros” e a C. M. Dina Sfat recebeu os responsáveis para participarem de muitas brincadeiras divertidas. Primeiro, enviaram uma pesquisa para casa para descobrir um pouco da infância de cada um, com quem e de quê brincavam. Para surpresa das educadoras, apareceram as mais diversas brincadeiras, desde as tradicionais – como pula corda, amarelinha, futebol, pique-pega -, até as mais atuais – como vídeo game e patins. Aproveitaram, então, essa pesquisa para fazer a diversão ficar bem animada! O momento foi de muita alegria e todos aproveitaram cada segundo das brincadeiras!

________________________________________

A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.” (Paulo Freire)
No dia 21/09, celebramos o “Dia nacional de luta das pessoas com deficiência”. Essa data foi oficializada em 2005, pela Lei nº 11.133, e o dia foi escolhido para refletirmos sobre a importância da inclusão social e de garantir os direitos de cidadania dessas pessoas na sociedade, de maneira igualitária e sem preconceitos. A data, próxima ao início da primavera, estação marcada pelo aparecimento das flores, seria simbolicamente uma perfeita representação do nascimento e da renovação da luta das pessoas com deficiência. Com esse pensamento, os educadores da C. M. Tia Auta desenvolveram o tema através de diversas atividades: conversas informais, apresentação de filmes educativos, jogos adaptados (basquete com cadeira de rodas, futebol para deficientes visuais, tênis de mesa sentado, vôlei sentado e corrida com um pé só). Foi um dia super agitado, prazeroso e educativo. Sabemos como é difícil um trabalho educativo/inclusivo, mas podemos começar através do respeito para com todos!








A escola tem que ser esse lugar em que as crianças têm a oportunidade de serem elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas.” (Mantoan)
Esse 27/09 foi mais um dia de "Brincar sem Muros" e a C. M. Tia Auta recebeu, juntamente com as crianças da turma EI 31, seus responsáveis. Como estamos na Semana do Trânsito, fizeram com os pequenos e seus acompanhantes um circuito educativo, onde aprenderam a andar de carro com segurança, respeitando os sinais luminosos, placas, pedestres e os outros carros. Os pedestres também viram a importância de atravessar na faixa específica, observando o que está acontecendo a sua volta. Diversão e educação juntas para garantir um momento prazeroso!


________________________________________

A V Semana da Alfabetização da E. M. Gastão Monteiro Moutinho foi cheia de atividades:
- Alvo Letrado, realizada pela professora de Educação Física, Marcela Silva.






- Contadores de Histórias - durante toda a semana, alguns livros foram separados antecipadamente pelas professoras de Sala de Leitura e, a cada dia, os Contadores de Histórias leram nas turmas.



- Piquenique Literário - as professoras de Sala de Leitura levaram os alunos para um ambiente externo na U.E. e compartilharam leituras.


________________________________________

“TRRRRRRR! PLÁ! CLAC, CLAC, CLAC! VAP, VUP, VOP!” Seguindo os princípios da Consciência Fonológica no processo de alfabetização, nada como uma boa história para trabalhar onomatopeias e favorecer a acuidade auditiva das crianças. A profª Roberta, da turma 51, da E. M. Eng. Álvaro Sodré, atenta a essa orientação, na Hora do Conto Semanal, quando toda a escola se reúne para ouvir uma história, contou: "A Construção", de Silvio Costta. As crianças ficaram super atentas para identificar todos os sons que a construção de um prédio produzia. Foi um excelente momento facilitador do processo de alfabetização dos alunos, desde a Educação Infantil ao 3º ano!





Os alunos das Classes Especiais da E. M. Eng. Álvaro Sodré se alfabetizam através de atividades lúdicas. O trabalho é prazeroso para alunos e para a professora. “Ver o desenvolvimento tão positivo do processo de aprendizagem de nossos alunos é, ao mesmo tempo, uma vitória e uma grande alegria!”





22 de setembro



E tivemos um fim de semana em clima de confraternização e muita alegria no EDI Compositor Roberto Ribeiro!...” Fizeram um delicioso piquenique no Bosque da Freguesia com as crianças e os responsáveis, com direito a diversas brincadeiras, caminhada pela trilha e até a presença da Elsa, personagem do filme Frozen que encantou as crianças e contou histórias aos pequenos... Foi uma deliciosa manhã, cheia de alegria e encantamento! 



 


________________________________________



A E. M. Nelson Rodrigues, no dia 06/09, realizou a sua IV Feira Cultural com o tema: “Folclore Brasileiro”, apresentando aspectos da cultura popular brasileira em toda a sua diversidade, englobando diversas regiões e estados do país, desde a Chula gaúcha até a Marujada paraense. As apresentações dividiram-se em uma exposição de trabalhos explicativos no pátio da escola e uma mostra artística na quadra, onde as 25 turmas da escola apresentaram danças populares e dramatizações de lendas regionais num lindo espetáculo. Contaram com a presença de responsáveis e convidados, que lotaram as dependências da escola e aprenderam muito com os alunos sobre o folclore brasileiro. 





 






15 de setembro

Continuando o projeto anual: “Brincando, acolhendo as diferenças e respeitando a diversidade”, a C. M. Dina Sfat fez uma viagem à sua origem indígena, africana e portuguesa. As crianças puderam degustar comidinhas típicas, como o feijão, a mandioca, a jaca e a manga, além de ouvirem muitas lendas como: Bojabi, Japuaçu e do Galo. As histórias foram contadas de maneira diversificada, com encenações, fantoches, livros e desenhos. Brincaram muito de amarelinha, caracol, pescaria, peão, cabra-cega. Conheceram também vestimentas típicas como: o cocar do índio, seus colares, panos africanos e roupas portuguesas. Foi a maior diversão!  

 











“Pensando em fortalecer ainda mais o vínculo com os responsáveis, eles contaram a história da comunidade e nós fizemos o registro, criando o livro maravilhoso!”
________________________________________


Na semana de 21 a 25/08, foi comemorada a “V Semana da Educação Infantil” com atividades propostas e objetivos a serem alcançados, visando a realização de ações educativas diárias. Os alunos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho vivenciaram experiências práticas, sendo algumas, inclusive, com seus responsáveis. Como tema central desse ano: "A Leitura e a Escrita na Educação Infantil", nada melhor do que se apropriar dos ambientes convidativos que a escola possui para a sua realização. Os alunos já estão acostumados com a ida à Sala de Leitura e, por isso, uma prática diferente foi proposta: ler ao ar livre! O projeto Degusta-Ação também aconteceu e as crianças, juntamente com seus responsáveis, partilharam o alimento oferecido na merenda. O cardápio da instituição foi apresentado em uma palestra educativa e esclarecedora, ministrada pela profissional do CRAS que atende a escola, e todos saíram imbuídos a seguir o caminho da alimentação saudável. Confiram como foi a Semana da Educação Infantil na Gastão:



























________________________________________

Aconteceu na E. M. Poeta Mario Quintana, no dia 14/09, a visita da Guarda Municipal com uma palestra educativa, teatro ao vivo e de fantoche sobre o tema: “Convivência Sem Violência”, ratificando o Projeto da Paz da UE. Durante a apresentação, o silêncio, característico de quem presta atenção no que vê, dava lugar a explosões de gargalhadas e interações com os personagens. Foi um verdadeiro sucesso!








1 de setembro


A Semana de Educação Infantil 2017 não poderia ter sido mais prazerosa na C. M. Tia Auta...! Tiveram a participação maciça dos responsáveis, que já perceberam que a parceria com a Unidade Escolar é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Durante essa Semana, atividades diversas envolveram alunos e responsáveis, que participavam das propostas relacionadas ao nosso rico folclore, oferecidas pelas educadoras. Logo após, todos se dirigiam ao refeitório para degustarem um delicioso cardápio.










 ________________________________________

A V Semana da Educação Infantil, da E. M. Poeta Mario Quintana, que aconteceu de 21 a 25/08, teve muito envolvimento, participação e compromisso da escola e seus responsáveis. Iniciaram a semana com as turminhas da Educação Infantil em inúmeras atividades voltadas para o Folclore e com ações que contemplaram práticas e vivências junto aos responsáveis, professores, equipe da direção e alunos. Dentre elas, com os responsáveis, destacaram-se: 
- Como é possível a leitura e escrita na Educação Infantil? (atividades em sala de aula com o professor)
- Como é a merenda da escola de seu filho? (Projeto Degusta Ação)
- Como acontece a prática de Educação Física? (na quadra de esportes, com a profª de Ed. Física)
- Qual a importância do responsável participar da vida escolar de seu filho? (bate papo com a direção)
Confiram alguns desses momentos:



















 







________________________________________

EXPOPEJA Regional 2017 na E. M. Pio X - jovens e adultos dando show de talentos.






 ________________________________________

Dia 25/08, a E. M. Menezes Cortes recebeu a visita da Juíza Glória para palestrar sobre a vida em sociedade - o princípio da paz, tema que está sendo trabalhado na UE. Todos adoraram!


25 de agosto

O EDI Tristão de Athayde está participando do Circuito Cine Curta! Os alunos assistiram curta-metragens, com muita empolgação, num ambiente preparado com um telão igual ao do cinema. Depois, participaram de um jogo de perguntas relacionadas aos filmes e alguns foram premiados com kit pedagógico e camisetas. Em seguida, foi oferecido um lanche saudável para as crianças, além de serem presenteadas com um livro sobre alimentação. Foi um momento de muita interação entre a Unidade Escolar e o projeto e de incentivo ao cinema, com a possibilidade de incorporar ao cotidiano escolar os curta-metragens como ferramenta pedagógica.
 

  

 

  

 

 

 

________________________________________

Trabalhando a Campanha pela Paz, a profª Margareth G. de Pinho, da turma 1.303, da E. M. Átila Nunes Neto, envolveu os alunos na reflexão sobre o tema com o objetivo de conquistar um mundo melhor para as gerações futuras. Os trabalhos foram expostos no Ato pela Paz da 7ª CRE, no dia 17/08, na Arena 3 do parque Olímpico.



11 de agosto


Estimular a leitura em ambientes prazerosos foi um dos temas da VIII Jornada Pedagógica para a Educação Infantil e, com esta temática, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes encerrou a jornada inaugurando o “Espaço Ser Leitor”. Neste espaço, existe um cantinho da leitura para alunos e responsáveis desfrutarem da leitura, no momento de entrada ou saída, e para os alunos durante todo período de permanência na unidade. Existe também o cantinho da criação, onde o aluno poderá criar, desenhar, pintar, brincar com massinha, construir com brinquedos de encaixe, a partir da leitura realizada ou não. E o cantinho do grafismo, onde o aluno poderá escrever o que quiser, deixar bilhetes, dando sentido à função da escrita, de forma lúdica e prazerosa. Este espaço já está integrado à rotina diária dos alunos e é mais um ambiente de estímulo e construção de conhecimento. “Nós, da equipe EDI FELIPE, temos um compromisso com a qualidade de ensino”.





14 de julho


A Jornada Pedagógica no EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel começou em grande estilo! As professoras de Educação Infantil estão sendo as mediadoras deste momento especial de formação e qualificação profissional. Com o tema "Ser docente na Educação", exploraram a importância da ousadia, criação e aprendizagem na Educação Infantil, onde existe, conforme a poesia base de Cora Coralina: “Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade… que nos tornam mais pessoas, mais humanos e mais completos!". A equipe Ágatha, juntamente com as famílias e os parceiros da limpeza e cozinha, que foram chamados a participar deste momento durante todos os dias da jornada, refletiram sobre a importância da leitura e escrita na Educação Infantil, reforçando o sentimento e a percepção de que uma escola de qualidade é construída por todos os sujeitos que neste espaço se encontram. O EDI é construído por todos e com todos! Com a força deste sentimento, construíram a 1ª cápsula do tempo, "já que somos um EDI bebê com grandes expectativas para 2017". Ao som de Clarice Falcão: “De todos os loucos do mundo”, terminaram o primeiro momento de formação desta semana que certamente será de muito crescimento intelectual, afetivo, profissional, com muita diversão e um grande trem da alegria e do amor!






________________________________________

A E. M. Profª Felicidade de Moura Castro fez uma aula passeio para o lar de idosos Sodalício da Sacra Família, na Taquara, trabalhando o Respeito. "Foi uma manhã maravilhosa, dessas que fazem o dia valer a pena"...


   



________________________________________


Os alunos da turma 1.601, da E. M. Rosa do Povo, sob regência da profª Margareth Guimarães de Pinho, construíram um livro com produções escritas voltadas para temas e reflexões atuais. O trabalho foi executado com o objetivo constante de desenvolver a habilidade da escrita e o senso crítico diante de questões sociais que vivenciamos.

Foi com esse propósito que surgiu o livro "Nossas Histórias".














O Projeto Vida é desenvolvido semanalmente na E. M. Rosa do Povo, com o objetivo de registrar o cotidiano escolar e as discussões necessárias às reflexões sobre vida, saúde, ambiente, convivência, regras, respeito, angústias, alegrias e todas as demais condições para uma vida social plena.











6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir