Aconteceu, Virou Manchete


26 de maio

Sabemos que nossa saúde depende muito do modo como vivemos e de nossa alimentação. Por isso, na Semana da Alimentação Escolar, de 15 a 19 de maio, a C. M. Tia Auta procurou reforçar ainda mais os cuidados com a saúde, levando as crianças à descoberta de novos sabores - como os das frutas exóticas -, além dos já oferecidos na merenda através de piqueniques, degustações e receitas de reaproveitamento – patê de talo de agrião com torradinhas, suco de casca de abacaxi, chips de casca de batata assada, danoninho de inhame com morangos e os sucos naturais (de couve, mamão com laranja). Foi uma semana muito saborosa e cheia de descobertas. As crianças adoraram!






19 de maio


III FLIG - FEIRA LITERÁRIA DA E. M. GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO

 

EM MEIO A TANTOS SONHOS, PROPOSTAS E REALIZAÇÕES, SURGE A NECESSIDADE DE LEVAR OS PAIS PARA DENTRO DA ESCOLA, NUM MOMENTO DE PURO PRAZER, ONDE PUDESSEM INTERAGIR, APRENDER E USUFRUIR DO ESPAÇO ESCOLAR, ENTENDENDO TODAS AS SUAS NUANCES.

SOBRE A TEMÁTICA “AUTORES CARIOCAS”, COM MAIS DE 200 PAIS PRESENTES, A
FLIG ACONTECEU N
UM SÁBADO REPLETO DE FRATERNIDADE, TEATRO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PALESTRAS.

SOB O TEMA: “VIAGEM DE UM CAVALEIRO ANDANTE EM TERRAS MARAVILHOSAS”, HOMENAGEARAM O CENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE E OUTROS AUTORES. NOVAMENTE CONTARAM COM MAIS DE DUZENTOS PAIS E TIVERAM A CERTEZA DE QUE A FLIG É UM MOMENTO ÚNICO NA ESCOLA, ENVOLVENDO TODOS DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR.


O DESAFIO DA ESCOLA É FAZER CADA VEZ MAIS, CADA VEZ MAIOR E CADA VEZ MAIS ACOLHEDORA A FLIG, QUE CONTA COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUE SEJA SEMPRE UM GRANDE SUCESSO!

"AGRADECEMOS IMENSAMENTE A CONFIANÇA NO TRABALHO DE NOSSA UNIDADE E, PRINCIPALMENTE, A PRESENÇA DE TODOS, COLABORANDO PARA QUE NESSE ANO TENHAMOS TIDO MAIS DE 400 VISITANTES!"




NOSSA TERCEIRA FLIG TEVE:

OFICINAS


EDUCAÇÃO INFANTIL - RAPUNZEL

JOÃO E MARIA

1º ANO - BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES

2º ANO - CHAPEUZINHO VERMELHO

3º ANO - CINDERELA

4º ANO - OS MUSICOS DE BRENEM

5º ANO - A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS


6º ANO - A BELA ADORMECIDA


PRESENÇA DE RESPONSÁVEIS E CONVIDADOS






















QUE VENHA A IV FLIG EM 2018!!!


12 de maio


“Alô, alô, Poeta!” Todos juntos na esperança de um Mundo de Paz... No dia 6/5, a comunidade escolar da E. M. Poeta Mario Quintana participou da primeira Reunião de Responsáveis de 2017. Os presentes tiveram, além dos informes pertinentes ao cotidiano escolar, compactos dos momentos importantes de aprendizagem do primeiro bimestre. Na abertura, a diretora da UE, profª Maria de Fátima, deu boas vindas e agradeceu a presença dos responsáveis e funcionários que muito significavam para os alunos. Houve a apresentação e leitura da carta do Secretário Municipal de Educação, César Benjamin, pela diretora adjunta, e informes pedagógicos, pela Coordenadora e professora de Sala de Leitura. Mas o que estava bom ficou melhor... Os alunos, “atores mirins”, levaram ao público a peça: “A fuga do Aedes em busca da água esquecida”, que foi um sucesso! A Guarda Municipal, representada pelo GM Flavio, comandou com muita propriedade e gentileza a “Dinâmica da Paz”, que deixou nos presentes um gostinho de quero mais... Finalizaram com sugestões: “O que podemos fazer para que AQUI, verdadeiramente, seja um lugar de paz”?













  

05 de maio



Dia do Livro Infantil no EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes...

O estímulo à leitura é parte integrante da rotina pedagógica do EDI e, no Dia do Livro Infantil, celebraram o livro através de diferentes atividades: nas turmas, homenageando Monteiro Lobato, e com uma contação de história especial no espaço de leitura, no pátio da Escola.


Profª Patrícia, do Berçário I, no momento da contação de história diária.



Nas salas de aula, das turmas EI 31 e 32, das professoras Marcele e Ana Paula, as crianças conheceram o Sítio do Pica-pau Amarelo e fizeram fantoches. Na turminha EI 22, da profª Thais, montaram um lindo cartaz.
Turma EI 32, profª Ana Paula

Profª Marcele, turma EI 31, apresentando os personagens do sítio.

No espaço de leitura, a contação de história foi sobre a cultura indígena, em comemoração pelo Dia do Índio, conhecendo um pouco dos seus utensílios, percebendo como é importante a valorização do indígena e como as influências de sua cultura compõe a nossa.


Profª articuladora, Marcia Mendes, apresentando a história.

Além do pátio, as professoras promoveram dramatizações. A turma EI 34, da profª Elaine, passou o dia em uma comunidade indígena, aprendendo sobre hábitos, costumes e sobre a valorização dos mesmos.
Turma EI 34, profª Elaine, "Um Dia de Índio".

E ainda iniciaram o projeto: "ser leitor", em que cada aluno levará para casa, no final da semana, um livro para ser lido com a família. Este projeto fará parte da rotina pedagógica do EDI e será realizado durante todo ano letivo.



20 de abril

Páscoa, momento de renovação e amor. Nesse clima fraterno, as educadoras da C. M. Tia Auta realizaram, junto a seus alunos, atividades relacionadas ao espírito pascal. Além de falar sobre os sentimentos que envolvem esse período, também foram trabalhadas atividades relacionadas ao mundo infantil e doce dessa época, com deliciosas receitas com o ingrediente principal: o chocolate. Receberam a visita, mais que especial, do coelho Jimi, um coelho verdadeiro, de pelo macio e que adora comer banana, cenoura e folhas verdes. E para fechar com chave de ouro a semana, receberam a visita da Coelhota, a personagem preferida da Páscoa, contando a história do Coelhinho que não era de Páscoa, divertindo as crianças com seu visual e distribuindo os ovinhos. "Uma Feliz Páscoa para todos!"





________________________________________

Alimentação saudável... "Comida boa, bem gostosinha, quem preparou foi a tia da cozinha!" Assim diz a música popular que os alunos da E. M. Eng. Álvaro Sodré cantam no caminho para o refeitório. Mas eles também produzem alimentos para conhecer mais sobre a comidinha que os alimenta... Vejam os cuidados com a horta da escola, este ano de responsabilidade da Educação Infantil. Nestas fotos, os alunos, a profª Roberta e a Coordenadora Pedagógica, Anna Karina, também põem "a mão na massa"!  






Lembranças de Páscoa... “Que tal nós mesmos confeccionarmos as lembranças comemorativas da Páscoa?” Assim foi feito com todos os alunos da Escola Álvaro Sodré. Algumas turmas fizeram docinhos de palha italiana, outras brigadeiros e outras cookies de banana e chocolate. Com a atividade “Nossos cozinheiros" ainda aprenderam sobre como se dosam ingredientes líquidos, unidades de capacidade, as mudanças na consistência dos ingredientes quando aquecidos, enfim, uma variedade de conteúdos. E como é grande a alegria de ver o resultado! Seguem algumas fotos das turmas 1101 e 1201, das professoras Maria e Carla Floro. 




 ________________________________________

Na E. M. Poeta Mario Quintana, dando continuidade às ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti: “Aqui Mosquito Não se Cria”...
“Quem não se comunica se trumbica” - tema gerador do P.P.P.: “Alô, alô Poeta!”

- A turma 1201, aprendendo o ciclo de evolução do mosquito do Aedes.
- A turma da Educação Infantil 41 apresentou:

“Coelho Juca contra a dengue” 
O coelho Juca foi esconder os ovos de Páscoa na floresta Quintana. Quando lá chegou, viu que tinha o Aedes Aegypti, meu Deus! Ele foi picado e ficou dengoso.
Quando Juca ficou bom, decidiu combater a dengue e lutou contra os mosquitos Aedes. Sabem com?
Ele acabou com o lixo acumulado e a água parada. Ufa!
Aí sim, Juca começou com a distribuição de ovos para as crianças da floresta Quintana.
E os Aedes? Ah! Ah! Foram embora!
Boa Páscoa!
Autoria: Profª Rosana Palma


video

video

É TEMPO DE ABRIR OS BRAÇOS, DE ABRIR AS MÃOS E DE SER IRMÃO... Dia 12 de abril, a Escola Poeta confraternizou e buscou, mais uma vez, agradecer e plantar a PAZ, num momento encantado, esperançoso, onde uniram alunos, professores, funcionários e mães representantes num clima de reflexão e renovação com um único objetivo: “Viver é um ato de Amar”.

















video

12 de abril

Nesse mês de abril, as educadoras da C. M. Tia Auta proporcionaram às crianças um teatro onde mostraram como é o ciclo de vida do mosquito, como as pessoas são picadas pelo inseto, os sintomas das doenças causadas por ele e, principalmente, como podemos eliminá-lo. O teatro foi muito divertido e algumas das crianças chegaram até a pensar que era verdade!



PAZ - uma palavra tão pequena, de apenas três letras, mas com uma importância gigante, tornando-se o objetivo principal das pessoas do mundo inteiro! A C. M. Tia Auta, seguindo as orientações propostas pela SMEEL (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer), realizou, com seus alunos e funcionários, atividades relacionadas à promoção da paz: confeccionaram cartazes, assistiram a um vídeo educativo e realizaram uma passeata. Junto aos responsáveis, foi explicado e oferecido um abaixo assinado promovendo a paz.


A parceria com o CMS Santa Maria sempre rende momentos importantes! O Dentista, Fernando Cesar Regis, e sua secretária, Eliane Nunes Gomes, voltarem à C. M. Tia Auta para concluírem a avaliação bucal que começou em fevereiro. Dessa vez, eles puderam avaliar os dentinhos dos alunos que não estavam no primeiro momento, além dos alunos novos que entraram após o início das aulas. Os profissionais trataram as crianças com muito carinho e dedicação, arrancando sorrisos dos pequenos. Aqueles que precisarão de um cuidado especial serão encaminhados para um tratamento direto no consultório.

________________________________________

“Nós, da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, acreditamos que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo que se dá desde que abrimos os olhos para ler esse mundo, como dizia Paulo Freire. Assim, o trabalho com a Alfabetização, a partir da Consciência Fonológica, se desenvolve desde as turmas da Educação Infantil. Veja, no link que se segue, um momento da turma EI 41, com a profª Rozana, em que nossos pequenos aguçam seus ouvidos para as “palavras que rimam”! Confiram no link:”

https://drive.google.com/file/d/0B4Ml2hDg6fYDWlQ5Yy1Yc3d6LXc/view?usp=drivesdk




07 de abril

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente, respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Pensando nisso, as educadoras da C. M. Tia Auta proporcionaram momentos saborosos e saudáveis com as crianças, onde puderam observar, participar e degustar receitas que fazem bem ao nosso corpo. Foi pura diversão!



O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Mexe com o imaginário das crianças e desenvolve a linguagem (corporal, musical, plástica e oral), levando-as a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e, com isso, avançando o seu processo de aprendizagem. O brincar de forma lúdica e imaginária incentiva a criatividade, promovendo experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar, a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, autoconfiança e autonomia. Por isso, no dia 28/03, última terça-feira do mês, desenvolveram o dia do BRINCAR SEM MUROS e a turma EI 32 recebeu seus responsáveis para apresentar uma coreografia: "Eu me remexo muito", misturando corpo e movimento e brincando num circuito onde podiam exercitar e vivenciar um pouco de imaginário.




A vista da Baía da Guanabara é considerada uma das paisagens mais belas do mundo. E foi essa vista que as crianças da pré-escola da C. M. Tia Auta viram, fazendo um passeio guiado pelo Bondinho do Pão de Açúcar! A chuva da madrugada não impediu que a tarde fosse maravilhosa. Quarenta crianças, as educadoras Denise, Rosangela e Taís, a Diretora Patrícia e a readaptada Areli foram nesse animado passeio e, quando chegaram lá, foram recepcionadas por dois guias do Bondinho... Aprenderam, se divertiram e tiveram a oportunidade de conhecer um lugar que turistas do mundo todo almejam estar!


________________________________________

A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, com toda a sua comunidade, cumprindo a solicitação da SMEEL, no dia 06/04, quando a morte da estudante Maria Eduarda completa 7 dias, dedica e realiza ações à memória da nossa aluna e à defesa da paz em nossa cidade.
“Mas não queremos viver apenas o luto. Que o luto nos mova à vida, e vida em Paz! Por isso, nossas crianças, pela faixa etária e pela região quase rural em que vivem, não estão tão tocadas pela guerra urbana que vitima crianças. Mas nossas crianças são atingidas por outro tipo de violência, tão cruel quanto uma bala de arma de fogo, e que pode lesar uma vida ainda em crescimento: a violência doméstica e o abuso sexual de menores. Portanto, a comunidade se uniu para, através de palestras, cartazes, e, em especial, da leitura do livro Pippo, alertar nossos alunos contra este tipo de violência e estabelecer uma cultura de Paz em nosso entorno, no ambiente de nossas famílias. Que o futuro de nossas crianças seja de PAZ! Todos os funcionários da escola vestiram roupas brancas para destacar ainda mais nossas ações.”

 








 ________________________________________

Assim foi o dia 06/04, na E. M. Poeta Mário Quintana. Dedicaram os horários de entrada dos turnos em memória da aluna Maria Eduarda, com o intuito de defesa da PAZ, contando com a presença da direção, professores, responsáveis, alunos, funcionários e representantes do Conselho Escola Comunidade da UE. A diretora fez a leitura de um texto de reflexão sobre a PAZ, de Dalai Lama; seguindo com a leitura do abaixo-assinado: “A adversidade nos une”, realizada pela regente Andressa; e apresentaram a musica: “A PAZ”, do grupo Roupa Nova. Agradecendo a presença da Comunidade Escolar neste momento significativo e dando continuidade aos trabalhos do dia, realizaram um culto ecumênico com o “Pai Nosso”. Ao som da música: “IMAGINI”, de John Lennon, 17 alunos representantes de turmas subiram ao palco formando a frase: “Aqui é um lugar de paz”, estampada em suas camisas. 







Finalizaram, convidando os responsáveis que possuíam disponibilidade para acompanhar os alunos da turma de DI, com a profª Ericka, numa caminhada de conscientização de “Combate ao Aedes”, no entorno da comunidade escolar, junto a moradores dos condomínios e frequentadores do Bosque da Freguesia, pois a luta continua... “Mosquito aqui não se Cria”. “Obrigada, pois o amor, a bondade e a paz são sempre boas companhias!”




31 de março


Centro de Estudos: um momento de construção e trocas de conhecimento... No dia 29/03/2017, ocorreu o 1º centro de estudos do EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes, previsto em calendário escolar, em que abordaram a temática do projeto pedagógico 2017: “Plantar a Semente, Semear o Futuro”. 

Por acreditar que: "Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles..." (Rubem Alves).

Começaram, então, a primeira parte do CE a plantar valores positivos nos profissionais que atuam e desenvolvem o projeto com os cidadãos do futuro, os alunos.

Para desenvolver esta temática, realizaram uma dinâmica que consistiu em plantar valores positivos uns nos outros. Cada professor e auxiliar sorteou um membro da equipe e, em uma flor, escreveu valores positivos que descreviam essa pessoa em sala ou no ambiente de trabalho. Depois tinham que acertar quem era aquela flor. E as trocas foram muito interessantes e valiosas. 

A dinâmica favoreceu a integração e a valorização da equipe educacional do EDI, trocaram flores e plantaram valores positivos uns nos outros e construíram um lindo jardim.

Após a dinâmica, aprimoraram os conhecimentos pedagógicos, estudando as "Orientações Curriculares Para a Educação Infantil" e assistindo ao vídeo proposto pela GEDE e GEI, que integra o trabalho no EDI e o projeto Pedagógico.

Seguindo o dia, tiveram um momento valioso que foi a "troca de experiências". A PEI, Isabela Salerno, levou experiências desenvolvidas em sua sala de aula para trocar com a equipe. A professora falou sobre atividades diversificadas, como trabalhar com circuito de atividades pedagógicas. Esse momento foi muito valioso, quando trocaram conhecimentos e propostas coletivas para diferentes turmas do EDI. 

Essa atividade estará presente em todos os centros de estudos, pois a equipe do EDI acredita na construção coletiva de um trabalho pedagógico eficaz.

O 1º Centro de Estudos foi um sucesso!










________________________________________



“Quem não se comunica se trumbica”. Alô, alô, E. M. Poeta Mário Quintana! “Dia Mundial da Água” - uma apresentação emocionante com a participação dos responsáveis... No dia 22 de março os alunos da turminha da E.I. 41 cantaram as músicas "Dom Caracão" e "A água", de Cristina Mel, em culminância ao projeto ÁGUA.






video




24 de março



A C. M. Margarida Gabinal nasceu dentro do Bloco Carnavalesco Coroado. E com esta marca na sua identidade, não poderiam deixar a maior festa do mundo passar sem que as crianças vivessem a grande experiência que é um desfile de bloco. O “Fala Margarida!” desfilou e encantou nas ruas da comunidade com muita dedicação, originalidade, empenho e alegria dos responsáveis e educadores. Em animação e enredo: 10, nota 10! Os responsáveis aceitaram o desafio de transformar antigas fantasias usadas nas Mostras de Dança e ousaram na imaginação. Em fantasia e alegoria: 10, nota 10! Receberam, com muita emoção, uma música feita especialmente para a Creche. Mas perceberam que o bloco “Fala Margarida!” cantou seu principal samba com a voz solta na garganta: “Mamãe eu quero!” foi ouvida em cada canto da Cidade de Deus, em pleno período de acolhimento. Para o samba: 10, nota 10! Os pais tocaram animadamente a bateria, emprestada pela Escola de Samba Coroado e as crianças também ajudaram. “Agradecemos aos pais e amigos da comunidade que cederam sua manhã para garantir o som do ‘Fala Margarida!’.” Diante de tanta parceria, a nota para bateria só pode ser: 10, nota 10! O desfile foi vitorioso! Especialmente pelo quesito decisivo: conjunto. A parceria e animação dos pais e educadores, junto com a alegria das crianças, garantiram o: 10, nota 10, para o Bloco “Fala Margarida!”. As crianças mais uma vez tornaram o bloco campeão!










10 de março



A C. M. Margarida Gabinal iniciou, com a comunidade escolar, a campanha: "AQUI MOSQUITO NÃO SE CRIA!. Juntos, somamos esforços, determinação e muita alegria em prol de uma causa tão importante para nossa sociedade." Empenhados em prevenir e combater os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, as turmas EI 21 e EI 22 organizaram um mutirão da limpeza e brincaram de eliminar toda água parada encontrada na creche. As turmas EI 31 e EI 32 realizaram experiências, pesquisaram hábitos e atitudes para evitar a proliferação do Aedes e perceberam a dependência dele em relação à água. Dramatizaram a campanha: “MOSQUITO AQUI NÃO SE CRIA!” com agentes de saúde caracterizados; confeccionaram cartazes e máscaras; criaram paródias sobre a Dengue, cantaram, tocaram instrumentos; fizeram muitas descobertas sobre o tema e se transformaram em grandes protagonistas no combate às doenças transmitidas pelo mosquito.

















________________________________________



Precisamos cuidar dos dentes para termos um belo sorriso! Dia 23/2 foi o dia escolhido pelo CMS Santa Maria para que o dentista da unidade, Doutor Fernando, juntamente com sua secretária, Eliane, fossem na C. M. Tia Auta para avaliar os lindos sorrisos das crianças e, assim, verificar quem precisa de cuidados especiais. Sorrir está entre as melhores coisas da vida!




________________________________________

No Carnaval seguro da E. M. Pedro Aleixo, o grande barato foi a conscientização de que devemos cair na folia sem esquecer a proteção. O vírus da Zika, além das outras doenças, também pode ser transmitido sem o uso da camisinha.










23 de fevereiro



“Vem, vem, vem, veeeemmmmm... Pra ser feliz... Eu tô com a C. M. Tia Auta... Eu tô, que tô, legal!” Neste clima de folia e de pura alegria, o Dia do Brincar foi em ritmo de carnaval! Os responsáveis da EI 21 foram convidados a participar de um pedacinho do dia carnavalesco: eles já chegaram ajudando as educadoras a colocar as fantasias levadas por algumas crianças e usaram a criatividade para providenciar adereços para as que não tinham fantasia. Depois desse momento, crianças, responsáveis e educadoras foram participar de um animado baile de carnaval com direito a muitas marchinhas, confetes e serpentinas. Foi pura diversão!










________________________________________



A turma EI 42, do EDI Tristão de Athayde, está adorando conhecer o velho palhaço.... Aquele abraço!



E o troféu abacaxi do EDI Tristão de Athayde vai para... o mosquito da dengue!



Depois de muita conversa sobre o mosquito Aedes Aegypti, a EI 31 pintou e participou do desafio do quebra cabeça.

A EI 41 não poderia ficar de fora da campanha “Aqui mosquito não se cria”. Eles realizaram uma aula passeio no entorno da escola à procura de possíveis focos. Encontraram alguns objetos e recolheram. Os vasinhos de flores da casa da residente estavam sem pratinhos para não acumular água da chuva. Depois conversaram sobre tudo que viram. Foi muito divertido!


Na EI 51, as crianças também estão afastando os mosquitos de perto. Depois de conversarem sobre prevenção e como agir, colocaram areia em todos os vasos e deram tchau ao Aedes! Xô, mosquitos!


Brincando de massinha, surgiu o interesse pela música "Minhoca, minhoca..." Então, a EI 21 confeccionou minhocas e as levaram para dar uma voltinha.
  




________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho já iniciou suas ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Juntamente com a profª da Sala de Leitura, Osvaldice Maria, as crianças da Educação Infantil assistiram a um vídeo educativo sobre o assunto e participaram de atividades sobre o tema. 

A turma do 6º ano vem acompanhando a limpeza diária dos toldos e participou como ouvinte da ação nos ralos da unidade escolar.

O Grêmio Estudantil, acompanhado pela Coordenadora, Ana Paula Marques, e pela profª responsável pelo grupo, Glauce Fontes, representou o corpo discente, distribuindo panfletos e conversando com a comunidade no intuito de conscientizar sobre os cuidados que devemos ter para prevenir o mosquito. 

A profª Marcela Silva, de Educação Física, planejou para suas turmas um pique muito especial. O pegador da brincadeira era o mosquito Aedes e as crianças, para não serem pegas, abaixavam e mostravam suas raquetes, também confeccionadas pela professora. 

Para complementar o trabalho de maneira interdisciplinar, o "mosquito" visitou todas as salas e foi reforçada a importância da conscientização e de ações eficazes e diárias para o combate. É possível educar de maneira lúdica e criativa!
























17 de fevereiro

Em atendimento ao Decreto SMS/SMEEL/SMAHDH nº 61, de 13/01/2017, na primeira semana do mês de fevereiro, a Semana de Acolhimento, a C. M. Tia Auta desenvolveu, com os responsáveis das crianças e com a participação do CMS Santa Maria, a campanha: "Aqui Mosquito não se cria!", explicando, através de vídeos, folders e brincadeiras, atitudes sobre a prevenção ao mosquito, suas características e as implicações da epidemia de arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. Foi uma semana de muitos aprendizados e engajamento na campanha. TODOS JUNTOS CONTRA O MOSQUITO!













“Assim iniciamos o ano letivo de 2017... A Educação Infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança. As brincadeiras e os jogos estimulam o relacionamento com o mundo a sua volta, adquirindo e testando novos conhecimentos, representando situações do seu cotidiano, expressando seus sentimentos e suas fantasias. Explorar, compartilhar, criar laços... Auta Creche lugar de criança feliz!”i







________________________________________

Uma formiguinha apareceu na turma EI 31, do EDI Tristão de Athayde, e divertiu as crianças. Após conversarem, cantarem e explorarem a área externa à procura de formigueiros, as crianças fizeram desenhos, relatando suas descobertas. Super bacana!



"E lá vamos nós! Esquentando os tamborins e também a vontade de aprender cada vez mais!" É a EI 52 na avenida do EDI Tristão de Athayde.


 


A adaptação dos mascotinhos da Tristão tem sido ótima! Os pequenininhos estão se saindo muito bem!


  

A EI 42 realizou um troca troca de mesas onde diversas atividades foram apresentadas. Foi um barato!


 

A EI 45 conversou sobre a dengue e a importância da prevenção. Realizaram uma atividade onde aprenderam que não devemos deixar água parada. Para isso, colocaram areia nos vasinhos das planta.

 

Na EI 51 as crianças também estão afastando os mosquitos de perto! Depois de conversarem sobre prevenção e como agir, colocaram areia em todos os vasos e deram tchau ao Aedes! Xô, mosquitos!

 

A EI 56 se divertiu com brincadeiras onde as crianças tiveram que ter equilíbrio, atenção, concentração e movimento. Elas correram em volta dos cones, andaram em cima da linha, brincaram de morto e vivo e cabra cega.

 

A EI 32 começou a estabelecer a rotina com a rodinha de leitura, calendário e hora das novidades.

 

A EI 51 explorando o areial! Muita alegria, diversão e criatividade!

 

________________________________________

A E. M. Luiz Camillo fez a caminhada da Campanha "Aqui mosquito não se cria" com os alunos das turmas 1501, 1401 e 8401, levando cartazes confeccionados por eles e por outros colegas. Em pouco tempo, com a ajuda dos Agentes de Saúde da área, encontraram larvas do mosquito em sacos de biscoito amassados, garrafas, copos plásticos e outros. Os alunos perceberam a importância da prevenção e da conscientização da Comunidade.





Resultado de imagem para 2017

_________________________________________________________________________

23 de dezembro

E. M. Madre Tereza de Calcutá encerrou o Ano Letivo com uma magnífica Ceia de Confraternização, regada de diversão, amor e união! "E é nesse clima que desejamos a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!"

















09 de dezembro

A E. M. Alberto Rangel está muito satisfeita com o desenvolvimento das atividades previstas no calendário escolar. Realizaram a culminância do trabalho do Dia da Consciência Negra e aproveitaram para expor os trabalhos das eletivas. O resultado foi muito satisfatório. "Toda a equipe está de parabéns pelos trabalhos maravilhosos e os alunos se mostraram verdadeiros artistas, encantando a todos com artesanatos, canto e poesia". Vejam mais no blog: http://emalbertorangel.blogspot.com.br/





  






Vídeo atividade: Projeto de Vida (nascimento do HipHop anos 70)



02 de dezembro

Inspirados na tirinha “bichinhos de jardim”, a turma EI 11, do EDI Tristão de Athayde, aproveitou sua manhã para plantar flores, degustando pitangas e fazendo a brincadeira do copo. Assim, a turma desenvolveu a atenção e respeito com a natureza.

Após a leitura do livro “Os três jacarezinhos”, inspirado na história dos Três Porquinhos, a EI 26 realizou uma deliciosa atividade: fizeram a grafia do numeral três, a brincadeira lúdica de pescar apenas três jacarés, colagem, pintura e desenho no caderno.


Estimulando a criatividade na EI 32 do com a pintura livre.


________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para os responsáveis apreciarem a linda exposição de artes: "Brincando com Tarsila do Amaral", baseada em releituras das obras da pintora Tarsila do Amaral. Uma grande artista brasileira, sendo considerada uma das figuras centrais da pintura em nosso país. O EDI ficou lindo, colorido e cheio de produções realizadas pelas crianças. 


 






 ________________________________________

A profª Margareth Guimarães de Pinho, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, encerrou o Projeto de 2016: "Somos Super... Humanos, Heróis e Amigos!" com a construção da mascote da Classe Especial. Surgiu então o “Super Aluno”, herói que possui as características dos alunos da Classe Especial, com o objetivo principal de promover a paz, o respeito mútuo e o espírito de cooperação do corpo discente, para que todos cuidem da escola com o carinho que ela merece, pois somente a união faz a força! A mascote foi a culminância do Projeto 2016.

 

11 de novembro

Manter dentes e gengivas saudáveis é fundamental para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que problemas dentários se tornem mais graves. Dessa forma, na Semana do Dia Nacional da Saúde Bucal, graças à parceria do CMS Santa Maria com a C. M. Tia Auta, as crianças da creche puderam assistir a um vídeo infantil bem ilustrativo sobre como prevenir e combater as doenças bucais, criando um hálito puro e um sorriso bonito todos os dias!




Tendo como tema gerador desse ano as Olimpíadas na nossa cidade, a C. M. Tia Auta organizou uma Festa Cultural onde a diversidade dos povos foi o foco da exposição, das brincadeiras e apresentações musicais. Cada turma desenvolveu trabalhos relacionados aos países escolhidos anteriormente e que participaram dos Jogos Olímpicos, com apresentações de danças desses países e do Folclore Brasileiro, rico em sua diversidade. Foram momentos divertidos e emocionantes!






“Ser criança é correr até cansar, brincar e se sujar, comer e se lambuzar...” Se fossem transformar o Dia das Crianças da C. M. Tia Auta numa frase seria: “um dia perfeito”. Começaram o dia com brinquedos infláveis, onde as crianças puderam se divertir até cansar. Tiveram um lanche especial com cachorro quente, refrigerante e bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro. Brincadeiras nas salas, teatrinho e banho de mangueira complementaram o dia das turmas. E para fechar com chave de ouro, tiveram um show de mágica fantástico! “Tem coisa melhor do que ser criança? Claro que não! E nós, profissionais da Educação, nos transformamos em crianças também! Diversão pura!”







________________________________________

Na confecção da pipa, a turma EI 41 do EDI Tristão de Athayde trabalhou com colagem, giz de cera, canetinha e cola colorida. Cada um usou sua criatividade e enfeitou a pipa do seu jeitinho.

Após a história da “Abelha Dulcineia”, com o carimbo dos pés, surgiram abelhas de todos os lados! As crianças amaram sentir cócegas com o pincel. Foi muito divertido!


Invasão de insetos na EI 41. Joaninhas foram produzidas com rolinhos de papel higiênico, guache e colagem!





Novembro é o mês dela... "Querido símbolo da terra". Viva a bandeira do Brasil!











A EI 21 do EDI Tristão de Athayde fez um caminho divertido com vários desafios!








A turma EI 13 adorou brincar de “Estoura Letra”, uma brincadeira onde em cada bexiga foi colocada uma letra do alfabeto ou palavra. As crianças tinham que estourar e falar a letra para os amigos. Foi muito divertido!

________________________________________

O cotidiano escolar na Educação Infantil é permeado por práticas expressivas com linguagens artísticas. Essas linguagens são instrumentos de comunicação na ação da criança sobre o mundo e sua importância está em colaborar para o desenvolvimento expressivo, para a construção da poética pessoal e para o desenvolvimento da criatividade. Pensando assim, os educadores do EDI Milena Santos do Nascimento, Sirlene, Ivana, Márcia, Jaqueline, Paula, Cláudia e Nildo se empenharam em realizar a peça: "Passeando em um safari" e despertaram imensa alegria na criançada. Foi um sucesso!



________________________________________


O mês de outubro é sempre esperado na E. M. Gastão Monteiro Moutinho! Já faz parte do calendário da escola a comemoração do Dia das Crianças com mesa temática, brindes, lanche, brinquedos, recreação, picolé, bolo e muita animação. A cada ano, as crianças já se preparam para receber o carinho e se divertir para valer! Nesse ano, em especial, o tema escolhido foi a Turma da Mônica. Tão utilizado em materiais pedagógicos e tão próximo das crianças, os quadrinhos de Mauricio de Souza sempre incentivam a leitura e fazem a alegria da garotada. Importante citar que a festa é oferecida sem custo algum para crianças e responsáveis. Confiram como foi...





















27 de outubro


Dia de chuveirão, música, festa, sorteio e bolo... Assim foi a Semana do Dia das Crianças no EDI Tristão de Athayde, cheia de muita alegria e diversão.Tiveram também a parceria com o curso de idioma Yes que sorteou brindes para as crianças. 














A turma EI 23 confeccionou sua própria massinha. Foi muito divertido “colocar a mão na massa”!

As turmas EI 22, 23 e 24 prepararam uma gelatina deliciosa e colorida!

“Se um pinguinho de tinta cair num pedacinho do papel...”


As turmas EI 22 e 23 prepararam um delicioso piquenique com muitas comidinhas gostosas. As turmas deram a ideia de usarem boné e óculos escuros. Foi uma diversão!
 

Surfando na onda da pintura com massinha, a EI 26 produziu belíssimas obras de arte.

Após a roda de conversa sobre artes, corpo e identidade, cada criança produziu seu autorretrato. A canetinha hidrocor foi o instrumento principal do desenvolvimento de cada obra. Um sucesso!

A EI 33 se divertiu com a construção dos blocos com gravuras. As crianças adoraram a brincadeira!
O EDI Tristão de Athayde no Dia do Brincar sem Muros.


________________________________________

A E. M. Nelson Rodrigues está realizando a "I Semana de Saúde na Escola". Durante essa semana, todas as turmas e professores estão envolvidos em atividades sobre o tema Saúde: prevenção, história das doenças, saúde intelectual, saúde mental e higiene. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, através do Curso de Enfermagem, tiveram uma palestra sobre Primeiros Socorros. As turmas de 9º ano, orientadas pela profª de Língua Portuguesa, Mônica Bezerra, apresentaram no pátio o poema “Palavras”, de Adriana Falcão, em linguagem áudio visual, sendo ovacionados pelos colegas. Até o final do mês de outubro, terão uma exposição sobre a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário, um dos principais mestres das artes plásticas da região de Jacarepaguá.



14 de outubro


Festa das crianças no EDI Milena Santos do Nascimento foi pura emoção...
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

(Gilberto dos Reis)




________________________________________

A turma EI 13 do EDI Tristão de Athayde descobriu que é possível reaproveitar alguns materiais para transformá-los em outros.

 



A turma EI 21 está exercitando o recorte e a colagem na construção do quebra cabeça do nome.


O EDI Tristão está comemorando o Dia das Crianças com uma semana de muita brincadeira, mágica, fantasia e alegria.

 


 
































Tiveram um rodízio de atividades para as crianças: contação de histórias, colagem dirigida, discoteca e relaxamento. Elas adoraram!

 





  





  


Dando continuidade à semana dedicada às crianças, tiveram brinquedão, cama elástica e o "Cine Tristão de Athayde"  com muito diversão e pipoca! Foi um dia especial!




 








  











07 de outubro


A C. M. Tia Tereza costumava ter uma montanha de lixo na sua calçada e buscou uma maneira de resolver o problema... Convidaram as famílias e foram todos para a rua, funcionários, mamães e vovós, crianças e vizinhos. Fizeram um canteiro, usando pneus no lugar onde moradores jogavam lixo; distribuíram panfletos; os motoristas que passavam fizeram um buzinaço e todos escutaram o pedido. O despejo acabou e os vizinhos em volta passaram a colocar plaquinhas nos muros deles também, com o recado: "deixe seu lixo em casa até o lixeiro passar". Mesmo após o mês de recesso a vizinhança não voltou a jogar lixo na frente da creche nem nas calçadas próximas. Foi muito legal! 















 


 

________________________________________

A turma EI 32 do EDI Tristão de Athayde ouviu a história: “A joaninha diferente” e aprendeu que somos diferentes e que cada um tem algo bom para ensinar!








A EI 21 inaugurou o tanque de areia. Construíram casinhas, castelos e bolos. Baldinhos, pás e peneiras fizeram parte da diversão!










As EI 22, 23 e 24 trabalharam os “Animais do Mundinho” com o uso do tangram. Foi uma experiência bem diferente e divertida!

  

A partir da leitura da vida e obra do artista Van Gogh, a turma EI 13 conheceu a famosa obra de arte “Os girassóis” e fez uma releitura do mesmo.

 



O EDI está pintando os pneus doados pelas professoras Daiane e Vania para começar a preparar a horta do EDI Tristão de Athayde.


Dia de chuva.... dia gostoso para a EI 33 brincar no parquinho!



 


Foi muito animada a comemoração do aniversário de um amiguinho da turma EI 31.


As crianças da EI 22, 23 e 24 trabalharam corpo e movimento. Após um alongamento inicial para aquecer, participaram de um circuito psicomotor com alguns obstáculos. Foi muito divertido!


A EI 12 fez uma técnica com esmalte que ficou sensacional!!!

A EI 31 está descobrindo e se divertindo com as cantigas de roda. Ouviram e brincaram ao som da ciranda "O Anel" e depois fizeram uma linda ilustração.
  

A EI 23 jogou o bingo das letras do nome. Cada criança recebeu uma cartela com seu nome e marcou com feijãozinho se tivesse a letra sorteada. Ao terminar a cartela, as crianças gritavam: BINGO! Dessa forma, foram trabalhado o reconhecimento das letras, suas diferenciações e a construção de cada nome. Foi uma experiência bem divertida!!
________________________________________



Com o objetivo de promover novas vivências através da Arte-Terapia, a profª Margareth G. de Pinho, do Ensino Especial, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, realizou, no último dia 04/10, um Vernissage com diversas obras produzidas ao longo desse 3° bimestre. Os artistas da Classe Especial levaram para casa uma sacolinha que continha um livro com mais algumas de suas obras.










  

 



 








 




30 de setembro


"Dom Pedro I embarca em prosa, verso e riso...". Os alunos do 9º ano, da E. M. Dom Pedro I, foram convidados pela 7ª CRE a mergulhar no espetáculo teatral: “Navegar é Preciso...”. Ao embarcar na caravela comandada pelo capitão e ator Tony Correia, puderam conhecer a história de nossos antepassados, desde a saída de Portugal até a chegada ao Brasil, e as dificuldades encontradas na travessia das águas misteriosas do oceano. Através da poesia de Fernando Pessoa, Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira e Camões, que emoldurava a narrativa, os presentes puderam sonhar com a possibilidade de realizações, aprendizagem, governabilidade e alegria, embalados ainda pela musicalidade do fado. O texto apresentava de “navegar é preciso” quando se deseja alcançar objetivos, superando os obstáculos. Tony Correia é de uma magistralidade que encanta e envolve e os alunos fitaram seus olhos durante todo o espetáculo sem perder um momento. E eles passearam pelos séculos com as poesias portuguesa e brasileira aliadas à dramaturgia. A escola agradece muito o convite!





“O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis e pessoas incomparáveis.” Fernando Pessoa

________________________________________

Para comemorar o dia da árvore, os alunos da turma EI 41 do EDI Tristão de Athayde fizeram uma roda ao ar livre, contemplaram a natureza e conversaram sobre a importância da árvore. A aluna Laura fez uma observação dizendo que a árvore é muito grande. O Davi disse que a árvore tem muitas folhas. Foi uma experiência muito rica e divertida. Depois, fizeram um trabalho coletivo com carimbo das mãos, rolinho de papel higiênico e papel crepom. 






A partir de uma adaptação da história "O girassol solitário", a EI 41 aprendeu sobre o valor da amizade. Conheceram outros bichinhos de jardim como a abelha e a lagarta e cada um confeccionou seu próprio girassol.





A EI 21 cantou e conversou para celebrar a paz e a chegada da primavera! Construíram a árvore da paz e a pombinha branca para as famílias.

  

A EI 21, recortando e colando, trabalhando com as cores amarelo, verde e azul e confeccionando animais que voam. Enfeitaram o armário da sala com lindas borboletas.




E na EI 32...






A EI 21, visitando a Sala de Leitura... Monstros, bruxas, fadas... Viajaram na imaginação !


É Primavera na EI 32!


Com forminhas de vários tipos, cores e tamanhos, a EI 33 comemora a chegada da Primavera!




Bingo de letras - é uma maneira muito simples e divertida de aprender as letras. 
UNO - apesar de ser um jogo de cartas, não incita a aposta, pelo contrário, é muito educativo, pois as cartas são combinadas por cor e número.



 


A EI 41 está aprendendo sobre os bichinhos do jardim. Juntos confeccionamos a minhoca e o minhoco. Na roda cantaram e registraram a música: "Minhoca, minhoca me dá uma beijoca...".




23 de setembro


Comer bem, de forma saudável e aproveitando todas as partes de um vegetal - esse foi o objetivo da C. M. Tia Auta ao propor à família da creche a realização de receitas coletivas, utilizando partes de verduras, legumes e frutas que, normalmente, são descartados. Além disso, proporcionaram momentos prazerosos para os pequenos. Utilizaram cascas de frutas, sementes de legumes, talos de verduras e transformaram em deliciosos petiscos, bolos e sucos. Também descobriram que cenoura, laranja e limão se transformam numa fanta super saudável! Aproveitaram e registraram com fotos cada minuto desse momento Gourmet e criaram um “Revistão”, com um sugestivo título: “Hummm... Que delícia!” e disponibilizaram para que os responsáveis pudessem ver. 



A vacina é uma das maiores invenções do homem! Até hoje, milhões e milhões de pessoas são vacinadas e, assim, ficam imunizadas de várias doenças. A parceria da C. M. Tia Auta com o CMS Santa Maria coloca a creche à frente da imunização coletiva. No período de 19 à 30/09, o Ministério da Saúde realiza a Campanha de Atualização da Carteira de Vacinação, colocando as vacinas “em dia”. Tiveram, então, um dia para que isso pudesse acontecer com os alunos da creche, no ambiente escolar, sem precisar entrar em filas nos Postos. A grande maioria foi vacinada contra a Pólio, tomando as “famosas” duas gotinhas. Outras precisaram de mais vacinas. Para que esse momento não se tornasse traumatizante para as crianças, convocaram os responsáveis. Na grande maioria, todas saíram sorridentes, embora algumas com o coraçãozinho batendo meio descompassado e umas poucas com lágrimas nos olhos, mas o mais importante é que estão protegidas (imunizadas) e assim crescerão com força e alegria. 
________________________________________

EDI Milena Santos do Nascimento fez 5 anos no último dia 16/09... “Foram 5 anos de trabalho com amor e muito comprometimento de toda equipe. Torcemos para que nossos pequenos se desenvolvam cada vez mais, tornem-se cidadãos de bem e que nos ajudem a construir uma sociedade melhor. Viva o nosso EDI!”








 ________________________________________


As crianças da turma EI 13 do EDI Tristão de Athayde assistiram ao desenho da Turma da Mônica e conheceram o personagem Luca, um menino cadeirante que gosta muito de jogar basquete. Aproveitaram para conhecer um pouco das regras do esporte "basquete sentado" dos Jogos Paralímpicos. Também ouviram a história da boneca "Joana” que mostrou às crianças que é possível ser feliz e brincar muito, apesar da deficiência física. Finalizaram com uma divertida partida de "Basquete sentado" junto com a turma EI 14.
 

 

 

As turmas EI 22, 23 e 24 construíram, juntas, uma maquete sobre o sistema solar. Foi uma experiência incrível! Aprenderam mais sobre os planetas e como é importante preservar a vida na nossa Terra. Foi um dia muito divertido!
 

A EI 32 conheceu a história do livro "A Margarida Friorenta". A turma aprendeu a importância do afeto e o cuidado que devemos ter com os bichinhos na natureza.
  

 

 



A EI 12 realizou um trabalho coletivo sobre os animais. Ficou muito legal!

Já a EI 25 utilizou a tesoura para fazer um recorte livre e depois realizou uma colagem, podendo acrescentar desenhos à obra de arte. Ficou sensacional!


A EI 32 jogou vôlei sentado como os atletas paralímpicos.


Foi divertida a contagem com tampinhas na EI 21. Essa turminha está muito sabida!



________________________________________

Os alunos da E. M. Dom Pedro I, das turmas 1707 e 1708, da profª Ana Paola Silva, vivenciaram na aula de Educação Física a corrida para deficientes visuais e o voleibol para deficientes físicos. Este trabalho tinha o objetivo de valorizar os atletas paralímpicos que estiveram competindo na cidade do Rio de Janeiro, reconhecendo a força de vontade, coragem e determinação de cada um deles dentro das suas modalidades esportivas. Ao término das aulas, através de seus relatos, os alunos demonstraram consciência da superação e do esforço que os atletas paralímpicos desenvolvem para a prática esportiva. A profª Ana Paola destacou o quanto eles merecem a nossa admiração e o nosso respeito e o quanto este trabalho foi muito gratificante e educativo! 





video

A professora, Lourdes Lontra, de Educação Física também desenvolveu com seus alunos do 6º, 7º e 9º anos a história das olimpíadas e paralimpíadas, a simbologia do fogo olímpico, as arenas e locais de competições, as modalidades esportivas... Ela constatou que ao tratar o assunto paraolímpico, os alunos demonstravam desconhecer o tema. Iniciaram os trabalhos de sensibilização através de fotos, leituras e pesquisas sobre paraplégicos, tetraplégicos, paralisia cerebral, deficiência visual, deficiência de locomoção, lesão medular e mutilados. A partir da pesquisa, os alunos começaram a entender e valorizar os atletas paraolímpicos, identificando suas deficiências pelas modalidades. As atividades práticas começaram com corrida vendada, que o Brasil tem uma das melhores corredoras do mundo, Terezinha Guilhermina. Em dupla, um aluno usava uma venda nos olhos e o outro era seu guia. Também realizaram o vôlei sentado. Essa atividade foi mais difícil, pois os alunos não sabem se locomover sem suas pernas. A profª os orientou que usassem os braços e o tronco para mudar de lugar e com dificuldade o objetivo foi alcançado. Após as atividades, foram feitos relatos e reflexões orais e escritas sobre as sensações e as experiências. Para a profª Lourdes, vê-los fazendo a atividade e relatando o que sentiram foi o marco do trabalho. 



video

É a Dom Pedro I superando os limites!
________________________________________

Foi com muita alegria que o C. E. Cidade de Deus participou de mais uma Mostra de Dança Regional da 7ª CRE, que aconteceu no último dia 12/09! Confiram algumas fotos: 




________________________________________

Inicia hoje a votação para a escolha do desenho que representará a II Feira Literária da E. M. Gastão Monteiro Moutinho no convite. Você pode colaborar! Visite nosso blog e faça sua escolha. Agradecemos a participação. www.emgastao.blogspot.com.br


16 de setembro



O passeio do EDI Tristão de Athayde ao Planetário em Santa Cruz foi muito bom! Visitaram a cúpula, após ouvir atentamente as explicações do guia. A viagem foi divertida com músicas e brincadeiras e as crianças vibraram quando viram os arcos olímpicos. O passeio tem como objetivo, através de recursos lúdicos e interativos, sensibilizar a criança em relação ao Universo em que vivemos, despertar o interesse em conhecê-lo e desenvolver a consciência da necessidade de cuidar do nosso planeta. As crianças das turmas EI 24 e EI 25 adoraram!




 












A turma EI 32 soltou a voz no karaokê com um repertório variado de músicas do dia a dia.
















A EI 13 conheceu a história da Sacita, livro que aborda questões muito interessantes sobre inclusão. Após ouvir a contação, as crianças logo relacionaram a condição da menina com a de alguns atletas dos jogos paralímpicos. E resolveram vivenciar isso através de uma brincadeira muito divertida de corrida com uma perna só. Eles amaram!

 



  



Nas rodas de conversa da EI 26, as Paralimpíadas estão em alta e as crianças estão sempre comentando sobre os jogos. Incluindo o folclore na temática, falaram sobre os portadores de necessidades especiais e suas potencialidades esportivas. Leram a história de uma menina chamada Sacita, que com apenas uma perna realiza infinitas atividades. As crianças logo relacionaram a história aos jogos paralímpicos e o tema rendeu muito assunto! Após a conversa, a turma se uniu para procurar o Saci escondido na sala, mas do jeitinho especial dele, pulando numa perna só. Após o acharem, o Saci foi colocado dentro da garrafa, assim como nos contos folclóricos. A diversão foi garantida.




As crianças da EI 21, do EDI Tristão de Athayde, foram desafiadas a usar a tesoura e o pincel para realizar uma colagem livre e colorida. 

  



Através da história folclórica "Curumim, brinca comigo?", de Lô Carvalho, as crianças do EDI conheceram os diversos personagens do nosso folclore e ainda escolheram o Lobisomem para brincar. Eliwelton serviu de modelo para criar o lobo homem! Ficou um barato!




 





As crianças da EI 22 e EI 23 continuaram a trabalhar o tema: Paralimpíadas. Dessa vez, a atividade foi vôlei sentado. Além de promover a inclusão, puderam refletir como é difícil essa experiência, mas, mesmo assim, os nossos queridos atletas do EDI Tristão não desanimam e arrasam em busca da medalha!
________________________________________

A brincadeira ajuda a construir o conhecimento, e é onde a criança pode expressar diferentes sentimentos. Além de proporcionar momentos prazerosos, a brincadeira faz com que a criança classifique, estruture, resolva pequenos conflitos e amplie sua visão de mundo. A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil. Assim, dentro desse contexto, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou o Centro de Estudos com o grupo "Brincando de Papel". Foi um dia cheio de novidades e ideias enriquecedoras para aproveitar com os pequenos.











________________________________________


No dia 09/09, encerrando a Semana da Alfabetização na E. M. Adalgisa Monteiro, houve um Sarau de Poesias que reuniu os responsáveis dos alunos do 3º ano. Organizado pela Sala de Leitura em conjunto com a Coordenação, o evento objetivou mostrar aos responsáveis a produção literária dos estudantes da escola, inclusive algumas do 3º ano que estão participando do Projeto "Poesia na Escola". Foi uma excelente oportunidade para conversar com os responsáveis sobre a importância da criança estar inserida em um ambiente em que adultos são leitores e incentivam a leitura. O evento teve início com a apresentação do trabalho desenvolvido pela Sala de Leitura no 1º semestre letivo. A seguir, foi apresentado um dos desdobramentos deste trabalho: a elaboração de poesias, no âmbito do Projeto "Poesia na Escola". Muito emocionada ficou a mãe da estudante Bárbara Gomes, quando a filha apresentou sua produção para os demais responsáveis. O profº Arnaldo, regente de Educação Musical, e os estudantes do 4º e 5º anos emocionaram a todos com a apresentação da música: "O caderno", de Toquinho. No final, cada responsável levou um exemplar com a coletânea de poesias produzidas na escola. Também foi montado um stand com livros doados à escola, para que cada responsável pudesse escolher exemplares para leitura em casa. Por fim, um delicioso café foi oferecido a todos os presentes. Muito bom!





09 de setembro

A turma EI 24, do EDI Tristão de Athaydeaproveitou a abertura dos Jogos Paralímpicos para assistir pequenos vídeos de competições. O registro foi feito através de desenho e colagem da figura corporal do Saci, figura do nosso folclore brasileiro. Por fim, a turma do EDI ouviu a história da “Sacita”, uma linda menina saci que vivia feliz apesar de não ter uma perna. 


Após conversa sobre as Paralimpíadas, a EI 25 e EI 26 uniram-se para conhecer e praticar uma modalidade incrível: o goalball. Apesar da dificuldade inicial, as crianças superaram o desafio e se divertiram bastante! 

A EI 21 conversou sobre as Paralimpíadas e as deficiências físicas dos atletas. Depois, os alunos experimentaram jogar com os olhos vedados como acontece no Goal Ball. Foi uma experiência bem difícil, mas também muito divertida!
  

A EI 26 separou os brinquedos que não usam mais para doar a outras turmas e arrumou os novos brinquedos herdados. Organização, solidariedade e compartilhamento está em alta nesta turma! 

Com as Paralimpíadas, as turmas EI 22, EI 23 e EI 24 reuniram-se para uma super competição após a roda de conversa. As turmas do EDI Tristão de Athayde descobriram que a deficiência física não é uma barreira para a prática do esporte. Até as professoras entraram na brincadeira. A experiência foi muito legal!

________________________________________



Dia de contação de histórias no EDI Milena Santos do Nascimento. A convidada foi Daniela Teixeira, irmã da professora Ana Paula Teixeira. Daniela foi contar a história da "Sacita" e conversar com as crianças sobre o respeito ás diferenças. Foi uma manhã divertida e muito produtiva. Seguindo os conceitos da educadora Maria Teresa Egler Mantoan, uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, a inclusão traz benefícios para todos, pois não podemos ter um lugar no mundo sem considerar o outro. Assim, o EDI espera desenvolver, já nos pequenos, a interação e o respeito ao próximo.







________________________________________



Os alunos do Ensino Especial, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, saúdam os heróis olímpicos de 2016. O objetivo desse mural é prestigiar os atletas que se superam a cada dia e enfrentam vários desafios para se tornarem campeões! 





02 de setembro

"Nós voltamos! O EDI Tristão de Athayde cada vez mais e sempre olímpicos!"

A turma EI 33 já comemora a proximidade da primavera. 














________________________________________



Para promover o entrosamento do grupo, levantar a autoestima e ratificar que precisamos nos voltar para as qualidades, tanto nossas quanto das pessoas de nosso convívio, a diretora do EDI Milena Santos do Nascimento, realizou uma dinâmica de boas vindas com os funcionários. Com isso, tentaram deixar de perceber as dificuldades e os defeitos de cada um e dos outros, fortalecendo os laços de afeto e priorizando o trabalho em equipe.











O brincar favorece o aprendizado, pois é brincando que o ser humano se torna apto a viver numa ordem social e num mundo culturalmente simbólico. É o mais completo dos processos educativos, pois influencia o emocional e o corpo da criança. Brincar faz parte da especificidade infantil e oportuniza à criança o seu desenvolvimento e a busca de suas expectativas do mundo. Por ser importante para as crianças, a atividade lúdica e suas múltiplas possibilidades pode e deve ser utilizada como recurso de aprendizagem e desenvolvimento. É no brincar que acontece a aprendizagem infantil e é através das brincadeiras que as crianças podem desenvolver a sua capacidade de criar, de viver a diversidade, através das experiências de troca com outras crianças ou com os adultos. Confiram as atividades com as turmas do Pré I:















6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir