Aconteceu, Virou Manchete



 15 de setembro

Continuando o projeto anual: “Brincando, acolhendo as diferenças e respeitando a diversidade”, a C. M. Dina Sfat fez uma viagem à sua origem indígena, africana e portuguesa. As crianças puderam degustar comidinhas típicas, como o feijão, a mandioca, a jaca e a manga, além de ouvirem muitas lendas como: Bojabi, Japuaçu e do Galo. As histórias foram contadas de maneira diversificada, com encenações, fantoches, livros e desenhos. Brincaram muito de amarelinha, caracol, pescaria, peão, cabra-cega. Conheceram também vestimentas típicas como: o cocar do índio, seus colares, panos africanos e roupas portuguesas. Foi a maior diversão!  

 




 



 


“Pensando em fortalecer ainda mais o vínculo com os responsáveis, eles contaram a história da comunidade e nós fizemos o registro, criando o livro maravilhoso!”
________________________________________

Na semana de 21 a 25/08, foi comemorada a “V Semana da Educação Infantil” com atividades propostas e objetivos a serem alcançados, visando a realização de ações educativas diárias. Os alunos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho vivenciaram experiências práticas, sendo algumas, inclusive, com seus responsáveis. Como tema central desse ano: "A Leitura e a Escrita na Educação Infantil", nada melhor do que se apropriar dos ambientes convidativos que a escola possui para a sua realização. Os alunos já estão acostumados com a ida à Sala de Leitura e, por isso, uma prática diferente foi proposta: ler ao ar livre! O projeto Degusta-Ação também aconteceu e as crianças, juntamente com seus responsáveis, partilharam o alimento oferecido na merenda. O cardápio da instituição foi apresentado em uma palestra educativa e esclarecedora, ministrada pela profissional do CRAS que atende a escola, e todos saíram imbuídos a seguir o caminho da alimentação saudável. Confiram como foi a Semana da Educação Infantil na Gastão:













 
 












________________________________________

Aconteceu na E. M. Poeta Mario Quintana, no dia 14/09, a visita da Guarda Municipal com uma palestra educativa, teatro ao vivo e de fantoche sobre o tema: “Convivência Sem Violência”, ratificando o Projeto da Paz da UE. Durante a apresentação, o silêncio, característico de quem presta atenção no que vê, dava lugar a explosões de gargalhadas e interações com os personagens. Foi um verdadeiro sucesso!
 







1 de setembro


A Semana de Educação Infantil 2017 não poderia ter sido mais prazerosa na C. M. Tia Auta...! Tiveram a participação maciça dos responsáveis, que já perceberam que a parceria com a Unidade Escolar é de grande importância para o desenvolvimento das crianças. Durante essa Semana, atividades diversas envolveram alunos e responsáveis, que participavam das propostas relacionadas ao nosso rico folclore, oferecidas pelas educadoras. Logo após, todos se dirigiam ao refeitório para degustarem um delicioso cardápio.










 ________________________________________

A V Semana da Educação Infantil, da E. M. Poeta Mario Quintana, que aconteceu de 21 a 25/08, teve muito envolvimento, participação e compromisso da escola e seus responsáveis. Iniciaram a semana com as turminhas da Educação Infantil em inúmeras atividades voltadas para o Folclore e com ações que contemplaram práticas e vivências junto aos responsáveis, professores, equipe da direção e alunos. Dentre elas, com os responsáveis, destacaram-se: 
- Como é possível a leitura e escrita na Educação Infantil? (atividades em sala de aula com o professor)
- Como é a merenda da escola de seu filho? (Projeto Degusta Ação)
- Como acontece a prática de Educação Física? (na quadra de esportes, com a profª de Ed. Física)
- Qual a importância do responsável participar da vida escolar de seu filho? (bate papo com a direção)
Confiram alguns desses momentos:



video
















 







________________________________________

EXPOPEJA Regional 2017 na E. M. Pio X - jovens e adultos dando show de talentos.






 ________________________________________

Dia 25/08, a E. M. Menezes Cortes recebeu a visita da Juíza Glória para palestrar sobre a vida em sociedade - o princípio da paz, tema que está sendo trabalhado na UE. Todos adoraram!


25 de agosto

O EDI Tristão de Athayde está participando do Circuito Cine Curta! Os alunos assistiram curta-metragens, com muita empolgação, num ambiente preparado com um telão igual ao do cinema. Depois, participaram de um jogo de perguntas relacionadas aos filmes e alguns foram premiados com kit pedagógico e camisetas. Em seguida, foi oferecido um lanche saudável para as crianças, além de serem presenteadas com um livro sobre alimentação. Foi um momento de muita interação entre a Unidade Escolar e o projeto e de incentivo ao cinema, com a possibilidade de incorporar ao cotidiano escolar os curta-metragens como ferramenta pedagógica.
 

  

 

  

 

 

 

________________________________________

Trabalhando a Campanha pela Paz, a profª Margareth G. de Pinho, da turma 1.303, da E. M. Átila Nunes Neto, envolveu os alunos na reflexão sobre o tema com o objetivo de conquistar um mundo melhor para as gerações futuras. Os trabalhos foram expostos no Ato pela Paz da 7ª CRE, no dia 17/08, na Arena 3 do parque Olímpico.



11 de agosto


Estimular a leitura em ambientes prazerosos foi um dos temas da VIII Jornada Pedagógica para a Educação Infantil e, com esta temática, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes encerrou a jornada inaugurando o “Espaço Ser Leitor”. Neste espaço, existe um cantinho da leitura para alunos e responsáveis desfrutarem da leitura, no momento de entrada ou saída, e para os alunos durante todo período de permanência na unidade. Existe também o cantinho da criação, onde o aluno poderá criar, desenhar, pintar, brincar com massinha, construir com brinquedos de encaixe, a partir da leitura realizada ou não. E o cantinho do grafismo, onde o aluno poderá escrever o que quiser, deixar bilhetes, dando sentido à função da escrita, de forma lúdica e prazerosa. Este espaço já está integrado à rotina diária dos alunos e é mais um ambiente de estímulo e construção de conhecimento. “Nós, da equipe EDI FELIPE, temos um compromisso com a qualidade de ensino”.





14 de julho


A Jornada Pedagógica no EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel começou em grande estilo! As professoras de Educação Infantil estão sendo as mediadoras deste momento especial de formação e qualificação profissional. Com o tema "Ser docente na Educação", exploraram a importância da ousadia, criação e aprendizagem na Educação Infantil, onde existe, conforme a poesia base de Cora Coralina: “Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade… que nos tornam mais pessoas, mais humanos e mais completos!". A equipe Ágatha, juntamente com as famílias e os parceiros da limpeza e cozinha, que foram chamados a participar deste momento durante todos os dias da jornada, refletiram sobre a importância da leitura e escrita na Educação Infantil, reforçando o sentimento e a percepção de que uma escola de qualidade é construída por todos os sujeitos que neste espaço se encontram. O EDI é construído por todos e com todos! Com a força deste sentimento, construíram a 1ª cápsula do tempo, "já que somos um EDI bebê com grandes expectativas para 2017". Ao som de Clarice Falcão: “De todos os loucos do mundo”, terminaram o primeiro momento de formação desta semana que certamente será de muito crescimento intelectual, afetivo, profissional, com muita diversão e um grande trem da alegria e do amor!






________________________________________

A E. M. Profª Felicidade de Moura Castro fez uma aula passeio para o lar de idosos Sodalício da Sacra Família, na Taquara, trabalhando o Respeito. "Foi uma manhã maravilhosa, dessas que fazem o dia valer a pena"...


   



________________________________________


Os alunos da turma 1.601, da E. M. Rosa do Povo, sob regência da profª Margareth Guimarães de Pinho, construíram um livro com produções escritas voltadas para temas e reflexões atuais. O trabalho foi executado com o objetivo constante de desenvolver a habilidade da escrita e o senso crítico diante de questões sociais que vivenciamos.

Foi com esse propósito que surgiu o livro "Nossas Histórias".














O Projeto Vida é desenvolvido semanalmente na E. M. Rosa do Povo, com o objetivo de registrar o cotidiano escolar e as discussões necessárias às reflexões sobre vida, saúde, ambiente, convivência, regras, respeito, angústias, alegrias e todas as demais condições para uma vida social plena.






30 de junho




E mais um "Dia do Brincar sem Muros" alegrou a C. M. Tia Auta. Nesse mês, a turma EI 42 falou sobre o meio ambiente de uma forma poética e singela. A profª de Educação Infantil, Denise, e seus alunos apresentaram uma versão da história infantil: "A Margarida Friorenta", onde a temática principal é o carinho e o amor que transbordou da menina Ana Maria para com suas "margaridas friorentas", contando com a ajuda das fadinhas, das borboletas e dos cachorrinhos.






A exposição sobre a iluminação surgiu com atividades que explicavam sobre os diversos tipos de iluminação, desde os mais simples até os mais modernos, passando ao debate sobre para que servem e quais os tipos de energia para obtenção de luz. Depois, os trabalhos foram expostos e, mais uma vez, foi um grande sucesso!









23 de junho



Em junho, o EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel está embarcando na viagem pelo fantástico mundo da cultura popular brasileira e conhecendo as diversas regiões do nosso país. Explorando seus costumes, culturas, brincadeiras, danças, através da percepção da vida no campo e na cidade e de seus grandes mistérios, o Maternal I conheceu a riqueza do plantio dos alimentos que dão sustentação à vida, através de diversas atividades artísticas, da plantação do milho e de muita alegria e diversão! 






Entendendo a importância de valorizar hábitos de cuidado com a saúde e criar uma cultura da alimentação saudável, o berçário do EDI Ágatha viajou pelo mundo colorido da alimentação saudável e explorou as diversas possibilidades de criação artística com as frutas e suas fantásticas cores. E a pré-escola explorou as diversas possibilidades de um mundo colorido dos alimentos, através da leitura e escrita de receitas e oficinas de cozinha experimental.








________________________________________

No dia 22/05, os alunos foram surpreendidos com livros de literatura infantil sobre o tema PAZ, em cada porta de sala de aula. As professoras, conforme planejado anteriormente, contaram essas histórias para suas turmas e discutiram o tema com seus alunos. Ao longo da semana, receberam uma tarefa: espalhar a PAZ pela escola! Assim, cada turma preparou materiais lúdicos para que, na sexta-feira seguinte, as professoras trocassem de turmas e levassem a história sobre a PAZ de sua turma para outros alunos, enquanto que sua turma receberia a história preparada por outros colegas, contada por outra professora. Na data marcada, 26/05, sexta-feira, assim foi feito: a PAZ se espalhou por toda E. M. República da Colômbia! "Assim, podemos dizer, com certeza, que AQUI É UM LUGAR DE PAZ!"





09 de junho

PAZ: uma palavra tão pequena, de apenas três letras, mas com uma importância gigante, tornando-se o objetivo principal das pessoas do mundo inteiro! A C. M. Tia Auta, seguindo as orientações propostas pela SMEEL (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer), realizou, junto a seus alunos e funcionários, atividades relacionadas à promoção da paz: confecção de cartazes, sessão de vídeo educativo e uma passeata. Já com os responsáveis, explicaram e ofereceram um abaixo assinado, cujo objetivo era a promoção da Paz!




________________________________________

“Estimular a leitura - para construção de um ser leitor - e a interdisciplinaridade de diferentes áreas do conhecimento...” De acordo com as Orientações Curriculares para a Educação Infantil, estimular as linguagens orais e escrita e o gosto pela leitura é muito importante. O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes entende que o estímulo ao hábito da leitura deve começar na primeira infância.
No desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico, estão partindo de vários tipos de leituras para promover a interação das diferentes áreas de conhecimentos e, principalmente, desenvolver a oralidade, a escrita e garantir a entrada no mundo letrado.
No EDI, o conto e reconto de histórias não é uma simples atividade. A partir de uma linda história, oportunizam diferentes aprendizados.
Neste fazer, por exemplo, a partir da história: "Os três porquinhos", as turmas do Maternal II e da EI 31, 32 e 33, das professoras Marcelle, Ana Paula e Katury, respectivamente, trabalharam valores como solidariedade e cuidado: recontaram a história e registraram no "blocão"; montaram um cenário em conjunto com os alunos para a dramatização da história; reproduziram os personagens a partir das formas geométricas; e ainda montaram uma linda maquete.
Com estas atividades, estimularam: a leitura, escrita e oralidade - com o conto e reconto da história -; o corpo e o movimento, a coordenação motora fina e ampla - na dramatização e ornamentação do cenário e da maquete -; e os conhecimentos matemáticos - através da apresentação das formas geométricas básicas, cores, noções de maior e menor, longe e perto.
Em todos os momentos, os alunos são estimulados a construir seus conhecimentos ludicamente.
O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes tem o compromisso com a educação de qualidade.




 ________________________________________

E. M. Dom Pedro I e a importância da água... Em 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água e, para não deixar esta data cair no esquecimento, a profª Viviane Azevedo, da turma do Acelera 6, desenvolveu uma atividade lúdica de leitura e escrita, apresentando a importância da água no planeta. Os alunos deveriam escrever um pequeno texto sobre uma figura e pontuar que atitudes poderiam ter para contribuir com a economia de água em casa. Muitas sugestões foram dadas: economizar água no banho, na escovação dos dentes, na lavagem das louças e roupas, aproveitar a água da chuva... Depois disso, eles elaboraram um móbile, a partir de um desenho pintado com muita criatividade, usando tinta e barbante, para decorar a sala de aula, consolidando a aprendizagem. A profª enfatizou com a turma que deveriam, não só no dia 22 de março, mas sim durante todo ano, ter atitudes cotidianas que ajudem a preservação e economia da água.










02 de junho


“Família, a base de tudo!...” No dia 15 de maio comemoramos o Dia Internacional da Família. Os membros que compõem a grande família da C. M. Tia Auta acreditam que, onde existem pessoas que dividem e propagam amor entre elas, lá se encontra uma família. E, para comemorar esse núcleo único e poderoso que norteia a vida de cada pessoa, a creche Tia Auta, após desenvolver junto às crianças atividades sobre as famílias nas quais estão inseridos, culminou “O Dia do Brincar sem muros” com a “Festa da Família”, onde cada turma recebeu seus familiares, fazendo belíssimas apresentações e emocionando a todos. Terminaram com um delicioso lanche coletivo onde as famílias puderam confraternizar entre si.




________________________________________



As turmas da E. M. Roberto Burle Marx trabalharam o projeto proposto: "Aqui é um Lugar de Paz". Incentivaram rodas de conversas com os alunos sobre os momentos de violência que tem acontecido no Rio de Janeiro e no mundo. Algumas turmas debateram o que cada um poderia fazer para construir um mundo de paz. Subtemas foram pensados a partir dos relatos dos alunos, tais como: "Paz compromisso de todos" e "Como construir um mundo de paz". Outras turmas escreveram cartas e mensagens de paz. Outras ainda desenharam o planeta em que vivemos e as belezas de nosso mundo. Terminaram a semana com uma apresentação, realizada na frente da escola para os pais e toda a comunidade escolar, onde as crianças da educação infantil e do ensino fundamental cantaram a música: "A Paz", do grupo Roupa Nova, uma releitura de um sucesso de Michael Jackson: "Heal the world".


























________________________________________



E. M. Dom Pedro I,virando manchete:

No mês de abril, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro, nos dias 18 e 23, respectivamente. Diante destas datas tão importantes para o cenário da literatura, a profª de Sala de Leitura, Vânia Leite, desenvolveu algumas atividades, objetivando incentivar a leitura, despertar o interesse pelo livro e desenvolver o hábito de leitura. Os alunos do 6º ano foram convidados a conhecer a Sala de Leitura e sua funcionalidade. Como a unidade escolar fica localizada próxima a uma praça pública, foram colocados no banco da praça livros doados, com marcadores de páginas dentro e a seguinte orientação: se a pessoa gostasse do livro, poderia levá-lo e, se desejasse, deixaria outro no mesmo local. Os livros acabaram sendo levados, embora outros não tenham sido deixados no lugar. Esse foi um início... A escola irá aperfeiçoar e insistir neste projeto.








No Centro de Estudo Integral, a equipe pedagógica da E. M. Dom Pedro I pôde desfrutar de um dia agradável, com sabor de interação pedagógica. A equipe técnica-pedagógica da escola recebeu os convidados: prof. Waldemar Silva (SME) e Dr. Jairo Werner (Instituto de Pesquisa Heloísa Marinho), que abordaram sobre avaliação e suas peculiaridades. Prof. Waldemar abordou sobre “o que é avaliação?”, seus objetivos, suas características e para que servem os resultados. Apesar de ser um assunto que norteia a prática pedagógica, revisitá-lo foi muito produtivo. Dr. Jairo Werner - psiquiatra de crianças, adolescentes, jovens adultos; professor titular da Faculdade de Medicina da UFF; Dr. em Saúde Mental pela UNICAMP; Pesquisador-Fundador do Instituto de Pesquisa Heloísa Marinho – presenteou a todos com “o olhar da avaliação”. Ele falou que temos que dialogar com o professor sobre de onde estamos partindo e qual é a nossa visão de homem e mundo? Mencionou a limitação da teoria e a ideia de que a prática irá resolver tudo, mas, na verdade, a prática é circunstancial. “Precisamos criar significado para criar desejo. Criar rede neuronal. Emprestar estrutura...” Enfim, foram tantas conexões a partir do assunto “avaliação” que toda equipe ficou se deliciando com as novas conexões neuronais. 






As professoras Cristina Andriotti (Português) e Fátima Paiva (AC8) elaboram atividades com suas turmas sobre o tema: “Aqui é um Lugar de Paz”. Depois de todas as notícias nocivas que vem assolando nossa cidade, toda comunidade escolar é impulsionada a levantar a bandeira da Paz! Com momentos de reflexões, registros e criatividade, os alunos transportaram, da sala de aula para os corredores da escola, seus sentimentos de que a escola é um lugar de paz.
 






A profª Maria Sirlei, de Língua Portuguesa, do 7º ano, realizou uma atividade do livro didático que empolgou toda a turma. A atividade consistiu em montar um livro com histórias de heróis, de uma revista de histórias em quadrinhos. Após a leitura do texto “Heróis”, de Elias José, os alunos iniciaram a confecção dos livros. As ideias borbulharam e despontaram belíssimas histórias, culminando numa exposição aberta a toda comunidade escolar, intitulada: “Criação de Super-Herói ou Heroína”. Entre os heróis e heroínas estavam: “A Super Princesa”, “Cinco Garotas e Um Segredo”, “Capitão MAM”, “Tudo Pelos Animais”, “Pink Girl”, “Manu e os Fantasmas Misteriosos”... O esmero na elaboração dos livros causou muita alegria ao ver que a aprendizagem se consolidou. Um exemplo foi o livro “Pink Girl”, com ilustração bem caprichada, texto com uso das regras gramaticais e, o mais interessante, com a biografia da escritora e da ilustradora. Acreditamos que estão nascendo futuros escritores!






26 de maio

Sabemos que nossa saúde depende muito do modo como vivemos e de nossa alimentação. Por isso, na Semana da Alimentação Escolar, de 15 a 19 de maio, a C. M. Tia Auta procurou reforçar ainda mais os cuidados com a saúde, levando as crianças à descoberta de novos sabores - como os das frutas exóticas -, além dos já oferecidos na merenda através de piqueniques, degustações e receitas de reaproveitamento – patê de talo de agrião com torradinhas, suco de casca de abacaxi, chips de casca de batata assada, danoninho de inhame com morangos e os sucos naturais (de couve, mamão com laranja). Foi uma semana muito saborosa e cheia de descobertas. As crianças adoraram!













19 de maio


III FLIG - FEIRA LITERÁRIA DA E. M. GASTÃO MONTEIRO MOUTINHO

 

EM MEIO A TANTOS SONHOS, PROPOSTAS E REALIZAÇÕES, SURGE A NECESSIDADE DE LEVAR OS PAIS PARA DENTRO DA ESCOLA, NUM MOMENTO DE PURO PRAZER, ONDE PUDESSEM INTERAGIR, APRENDER E USUFRUIR DO ESPAÇO ESCOLAR, ENTENDENDO TODAS AS SUAS NUANCES.

SOBRE A TEMÁTICA “AUTORES CARIOCAS”, COM MAIS DE 200 PAIS PRESENTES, A
FLIG ACONTECEU N
UM SÁBADO REPLETO DE FRATERNIDADE, TEATRO, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E PALESTRAS.

SOB O TEMA: “VIAGEM DE UM CAVALEIRO ANDANTE EM TERRAS MARAVILHOSAS”, HOMENAGEARAM O CENTENÁRIO DE DOM QUIXOTE E OUTROS AUTORES. NOVAMENTE CONTARAM COM MAIS DE DUZENTOS PAIS E TIVERAM A CERTEZA DE QUE A FLIG É UM MOMENTO ÚNICO NA ESCOLA, ENVOLVENDO TODOS DENTRO DA COMUNIDADE ESCOLAR.


O DESAFIO DA ESCOLA É FAZER CADA VEZ MAIS, CADA VEZ MAIOR E CADA VEZ MAIS ACOLHEDORA A FLIG, QUE CONTA COM TODA COMUNIDADE ESCOLAR PARA QUE SEJA SEMPRE UM GRANDE SUCESSO!

"AGRADECEMOS IMENSAMENTE A CONFIANÇA NO TRABALHO DE NOSSA UNIDADE E, PRINCIPALMENTE, A PRESENÇA DE TODOS, COLABORANDO PARA QUE NESSE ANO TENHAMOS TIDO MAIS DE 400 VISITANTES!"








NOSSA TERCEIRA FLIG TEVE:




OFICINAS











EDUCAÇÃO INFANTIL - RAPUNZEL




JOÃO E MARIA




1º ANO - BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES



2º ANO - CHAPEUZINHO VERMELHO

3º ANO - CINDERELA

4º ANO - OS MUSICOS DE BRENEM

5º ANO - A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS


6º ANO - A BELA ADORMECIDA


PRESENÇA DE RESPONSÁVEIS E CONVIDADOS






















QUE VENHA A IV FLIG EM 2018!!!


12 de maio


“Alô, alô, Poeta!” Todos juntos na esperança de um Mundo de Paz... No dia 6/5, a comunidade escolar da E. M. Poeta Mario Quintana participou da primeira Reunião de Responsáveis de 2017. Os presentes tiveram, além dos informes pertinentes ao cotidiano escolar, compactos dos momentos importantes de aprendizagem do primeiro bimestre. Na abertura, a diretora da UE, profª Maria de Fátima, deu boas vindas e agradeceu a presença dos responsáveis e funcionários que muito significavam para os alunos. Houve a apresentação e leitura da carta do Secretário Municipal de Educação, César Benjamin, pela diretora adjunta, e informes pedagógicos, pela Coordenadora e professora de Sala de Leitura. Mas o que estava bom ficou melhor... Os alunos, “atores mirins”, levaram ao público a peça: “A fuga do Aedes em busca da água esquecida”, que foi um sucesso! A Guarda Municipal, representada pelo GM Flavio, comandou com muita propriedade e gentileza a “Dinâmica da Paz”, que deixou nos presentes um gostinho de quero mais... Finalizaram com sugestões: “O que podemos fazer para que AQUI, verdadeiramente, seja um lugar de paz”?













  

05 de maio



Dia do Livro Infantil no EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes...

O estímulo à leitura é parte integrante da rotina pedagógica do EDI e, no Dia do Livro Infantil, celebraram o livro através de diferentes atividades: nas turmas, homenageando Monteiro Lobato, e com uma contação de história especial no espaço de leitura, no pátio da Escola.


Profª Patrícia, do Berçário I, no momento da contação de história diária.



Nas salas de aula, das turmas EI 31 e 32, das professoras Marcele e Ana Paula, as crianças conheceram o Sítio do Pica-pau Amarelo e fizeram fantoches. Na turminha EI 22, da profª Thais, montaram um lindo cartaz.


Turma EI 32, profª Ana Paula




Profª Marcele, turma EI 31, apresentando os personagens do sítio.



No espaço de leitura, a contação de história foi sobre a cultura indígena, em comemoração pelo Dia do Índio, conhecendo um pouco dos seus utensílios, percebendo como é importante a valorização do indígena e como as influências de sua cultura compõe a nossa.






Profª articuladora, Marcia Mendes, apresentando a história.



Além do pátio, as professoras promoveram dramatizações. A turma EI 34, da profª Elaine, passou o dia em uma comunidade indígena, aprendendo sobre hábitos, costumes e sobre a valorização dos mesmos.


Turma EI 34, profª Elaine, "Um Dia de Índio".



E ainda iniciaram o projeto: "ser leitor", em que cada aluno levará para casa, no final da semana, um livro para ser lido com a família. Este projeto fará parte da rotina pedagógica do EDI e será realizado durante todo ano letivo.




20 de abril

Páscoa, momento de renovação e amor. Nesse clima fraterno, as educadoras da C. M. Tia Auta realizaram, junto a seus alunos, atividades relacionadas ao espírito pascal. Além de falar sobre os sentimentos que envolvem esse período, também foram trabalhadas atividades relacionadas ao mundo infantil e doce dessa época, com deliciosas receitas com o ingrediente principal: o chocolate. Receberam a visita, mais que especial, do coelho Jimi, um coelho verdadeiro, de pelo macio e que adora comer banana, cenoura e folhas verdes. E para fechar com chave de ouro a semana, receberam a visita da Coelhota, a personagem preferida da Páscoa, contando a história do Coelhinho que não era de Páscoa, divertindo as crianças com seu visual e distribuindo os ovinhos. "Uma Feliz Páscoa para todos!"





________________________________________

Alimentação saudável... "Comida boa, bem gostosinha, quem preparou foi a tia da cozinha!" Assim diz a música popular que os alunos da E. M. Eng. Álvaro Sodré cantam no caminho para o refeitório. Mas eles também produzem alimentos para conhecer mais sobre a comidinha que os alimenta... Vejam os cuidados com a horta da escola, este ano de responsabilidade da Educação Infantil. Nestas fotos, os alunos, a profª Roberta e a Coordenadora Pedagógica, Anna Karina, também põem "a mão na massa"!  






Lembranças de Páscoa... “Que tal nós mesmos confeccionarmos as lembranças comemorativas da Páscoa?” Assim foi feito com todos os alunos da Escola Álvaro Sodré. Algumas turmas fizeram docinhos de palha italiana, outras brigadeiros e outras cookies de banana e chocolate. Com a atividade “Nossos cozinheiros" ainda aprenderam sobre como se dosam ingredientes líquidos, unidades de capacidade, as mudanças na consistência dos ingredientes quando aquecidos, enfim, uma variedade de conteúdos. E como é grande a alegria de ver o resultado! Seguem algumas fotos das turmas 1101 e 1201, das professoras Maria e Carla Floro. 




 ________________________________________

Na E. M. Poeta Mario Quintana, dando continuidade às ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti: “Aqui Mosquito Não se Cria”...
“Quem não se comunica se trumbica” - tema gerador do P.P.P.: “Alô, alô Poeta!”

- A turma 1201, aprendendo o ciclo de evolução do mosquito do Aedes.
- A turma da Educação Infantil 41 apresentou:

“Coelho Juca contra a dengue” 
O coelho Juca foi esconder os ovos de Páscoa na floresta Quintana. Quando lá chegou, viu que tinha o Aedes Aegypti, meu Deus! Ele foi picado e ficou dengoso.
Quando Juca ficou bom, decidiu combater a dengue e lutou contra os mosquitos Aedes. Sabem com?
Ele acabou com o lixo acumulado e a água parada. Ufa!
Aí sim, Juca começou com a distribuição de ovos para as crianças da floresta Quintana.
E os Aedes? Ah! Ah! Foram embora!
Boa Páscoa!
Autoria: Profª Rosana Palma


video

video

É TEMPO DE ABRIR OS BRAÇOS, DE ABRIR AS MÃOS E DE SER IRMÃO... Dia 12 de abril, a Escola Poeta confraternizou e buscou, mais uma vez, agradecer e plantar a PAZ, num momento encantado, esperançoso, onde uniram alunos, professores, funcionários e mães representantes num clima de reflexão e renovação com um único objetivo: “Viver é um ato de Amar”.

















video

12 de abril

Nesse mês de abril, as educadoras da C. M. Tia Auta proporcionaram às crianças um teatro onde mostraram como é o ciclo de vida do mosquito, como as pessoas são picadas pelo inseto, os sintomas das doenças causadas por ele e, principalmente, como podemos eliminá-lo. O teatro foi muito divertido e algumas das crianças chegaram até a pensar que era verdade!



PAZ - uma palavra tão pequena, de apenas três letras, mas com uma importância gigante, tornando-se o objetivo principal das pessoas do mundo inteiro! A C. M. Tia Auta, seguindo as orientações propostas pela SMEEL (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer), realizou, com seus alunos e funcionários, atividades relacionadas à promoção da paz: confeccionaram cartazes, assistiram a um vídeo educativo e realizaram uma passeata. Junto aos responsáveis, foi explicado e oferecido um abaixo assinado promovendo a paz.


A parceria com o CMS Santa Maria sempre rende momentos importantes! O Dentista, Fernando Cesar Regis, e sua secretária, Eliane Nunes Gomes, voltarem à C. M. Tia Auta para concluírem a avaliação bucal que começou em fevereiro. Dessa vez, eles puderam avaliar os dentinhos dos alunos que não estavam no primeiro momento, além dos alunos novos que entraram após o início das aulas. Os profissionais trataram as crianças com muito carinho e dedicação, arrancando sorrisos dos pequenos. Aqueles que precisarão de um cuidado especial serão encaminhados para um tratamento direto no consultório.

________________________________________

“Nós, da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, acreditamos que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo que se dá desde que abrimos os olhos para ler esse mundo, como dizia Paulo Freire. Assim, o trabalho com a Alfabetização, a partir da Consciência Fonológica, se desenvolve desde as turmas da Educação Infantil. Veja, no link que se segue, um momento da turma EI 41, com a profª Rozana, em que nossos pequenos aguçam seus ouvidos para as “palavras que rimam”! Confiram no link:”

https://drive.google.com/file/d/0B4Ml2hDg6fYDWlQ5Yy1Yc3d6LXc/view?usp=drivesdk




07 de abril

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente, respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Pensando nisso, as educadoras da C. M. Tia Auta proporcionaram momentos saborosos e saudáveis com as crianças, onde puderam observar, participar e degustar receitas que fazem bem ao nosso corpo. Foi pura diversão!



O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Mexe com o imaginário das crianças e desenvolve a linguagem (corporal, musical, plástica e oral), levando-as a expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e, com isso, avançando o seu processo de aprendizagem. O brincar de forma lúdica e imaginária incentiva a criatividade, promovendo experiências significativas de aprendizagem. Através do brincar, a criança estará desenvolvendo as áreas do conhecimento, além de estimular a curiosidade, autoconfiança e autonomia. Por isso, no dia 28/03, última terça-feira do mês, desenvolveram o dia do BRINCAR SEM MUROS e a turma EI 32 recebeu seus responsáveis para apresentar uma coreografia: "Eu me remexo muito", misturando corpo e movimento e brincando num circuito onde podiam exercitar e vivenciar um pouco de imaginário.




A vista da Baía da Guanabara é considerada uma das paisagens mais belas do mundo. E foi essa vista que as crianças da pré-escola da C. M. Tia Auta viram, fazendo um passeio guiado pelo Bondinho do Pão de Açúcar! A chuva da madrugada não impediu que a tarde fosse maravilhosa. Quarenta crianças, as educadoras Denise, Rosangela e Taís, a Diretora Patrícia e a readaptada Areli foram nesse animado passeio e, quando chegaram lá, foram recepcionadas por dois guias do Bondinho... Aprenderam, se divertiram e tiveram a oportunidade de conhecer um lugar que turistas do mundo todo almejam estar!


________________________________________

A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, com toda a sua comunidade, cumprindo a solicitação da SMEEL, no dia 06/04, quando a morte da estudante Maria Eduarda completa 7 dias, dedica e realiza ações à memória da nossa aluna e à defesa da paz em nossa cidade.
“Mas não queremos viver apenas o luto. Que o luto nos mova à vida, e vida em Paz! Por isso, nossas crianças, pela faixa etária e pela região quase rural em que vivem, não estão tão tocadas pela guerra urbana que vitima crianças. Mas nossas crianças são atingidas por outro tipo de violência, tão cruel quanto uma bala de arma de fogo, e que pode lesar uma vida ainda em crescimento: a violência doméstica e o abuso sexual de menores. Portanto, a comunidade se uniu para, através de palestras, cartazes, e, em especial, da leitura do livro Pippo, alertar nossos alunos contra este tipo de violência e estabelecer uma cultura de Paz em nosso entorno, no ambiente de nossas famílias. Que o futuro de nossas crianças seja de PAZ! Todos os funcionários da escola vestiram roupas brancas para destacar ainda mais nossas ações.”

 








 ________________________________________

Assim foi o dia 06/04, na E. M. Poeta Mário Quintana. Dedicaram os horários de entrada dos turnos em memória da aluna Maria Eduarda, com o intuito de defesa da PAZ, contando com a presença da direção, professores, responsáveis, alunos, funcionários e representantes do Conselho Escola Comunidade da UE. A diretora fez a leitura de um texto de reflexão sobre a PAZ, de Dalai Lama; seguindo com a leitura do abaixo-assinado: “A adversidade nos une”, realizada pela regente Andressa; e apresentaram a musica: “A PAZ”, do grupo Roupa Nova. Agradecendo a presença da Comunidade Escolar neste momento significativo e dando continuidade aos trabalhos do dia, realizaram um culto ecumênico com o “Pai Nosso”. Ao som da música: “IMAGINI”, de John Lennon, 17 alunos representantes de turmas subiram ao palco formando a frase: “Aqui é um lugar de paz”, estampada em suas camisas. 







Finalizaram, convidando os responsáveis que possuíam disponibilidade para acompanhar os alunos da turma de DI, com a profª Ericka, numa caminhada de conscientização de “Combate ao Aedes”, no entorno da comunidade escolar, junto a moradores dos condomínios e frequentadores do Bosque da Freguesia, pois a luta continua... “Mosquito aqui não se Cria”. “Obrigada, pois o amor, a bondade e a paz são sempre boas companhias!”




31 de março


Centro de Estudos: um momento de construção e trocas de conhecimento... No dia 29/03/2017, ocorreu o 1º centro de estudos do EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes, previsto em calendário escolar, em que abordaram a temática do projeto pedagógico 2017: “Plantar a Semente, Semear o Futuro”. 

Por acreditar que: "Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles..." (Rubem Alves).

Começaram, então, a primeira parte do CE a plantar valores positivos nos profissionais que atuam e desenvolvem o projeto com os cidadãos do futuro, os alunos.

Para desenvolver esta temática, realizaram uma dinâmica que consistiu em plantar valores positivos uns nos outros. Cada professor e auxiliar sorteou um membro da equipe e, em uma flor, escreveu valores positivos que descreviam essa pessoa em sala ou no ambiente de trabalho. Depois tinham que acertar quem era aquela flor. E as trocas foram muito interessantes e valiosas. 

A dinâmica favoreceu a integração e a valorização da equipe educacional do EDI, trocaram flores e plantaram valores positivos uns nos outros e construíram um lindo jardim.

Após a dinâmica, aprimoraram os conhecimentos pedagógicos, estudando as "Orientações Curriculares Para a Educação Infantil" e assistindo ao vídeo proposto pela GEDE e GEI, que integra o trabalho no EDI e o projeto Pedagógico.

Seguindo o dia, tiveram um momento valioso que foi a "troca de experiências". A PEI, Isabela Salerno, levou experiências desenvolvidas em sua sala de aula para trocar com a equipe. A professora falou sobre atividades diversificadas, como trabalhar com circuito de atividades pedagógicas. Esse momento foi muito valioso, quando trocaram conhecimentos e propostas coletivas para diferentes turmas do EDI. 

Essa atividade estará presente em todos os centros de estudos, pois a equipe do EDI acredita na construção coletiva de um trabalho pedagógico eficaz.

O 1º Centro de Estudos foi um sucesso!










________________________________________



“Quem não se comunica se trumbica”. Alô, alô, E. M. Poeta Mário Quintana! “Dia Mundial da Água” - uma apresentação emocionante com a participação dos responsáveis... No dia 22 de março os alunos da turminha da E.I. 41 cantaram as músicas "Dom Caracão" e "A água", de Cristina Mel, em culminância ao projeto ÁGUA.






video




24 de março



A C. M. Margarida Gabinal nasceu dentro do Bloco Carnavalesco Coroado. E com esta marca na sua identidade, não poderiam deixar a maior festa do mundo passar sem que as crianças vivessem a grande experiência que é um desfile de bloco. O “Fala Margarida!” desfilou e encantou nas ruas da comunidade com muita dedicação, originalidade, empenho e alegria dos responsáveis e educadores. Em animação e enredo: 10, nota 10! Os responsáveis aceitaram o desafio de transformar antigas fantasias usadas nas Mostras de Dança e ousaram na imaginação. Em fantasia e alegoria: 10, nota 10! Receberam, com muita emoção, uma música feita especialmente para a Creche. Mas perceberam que o bloco “Fala Margarida!” cantou seu principal samba com a voz solta na garganta: “Mamãe eu quero!” foi ouvida em cada canto da Cidade de Deus, em pleno período de acolhimento. Para o samba: 10, nota 10! Os pais tocaram animadamente a bateria, emprestada pela Escola de Samba Coroado e as crianças também ajudaram. “Agradecemos aos pais e amigos da comunidade que cederam sua manhã para garantir o som do ‘Fala Margarida!’.” Diante de tanta parceria, a nota para bateria só pode ser: 10, nota 10! O desfile foi vitorioso! Especialmente pelo quesito decisivo: conjunto. A parceria e animação dos pais e educadores, junto com a alegria das crianças, garantiram o: 10, nota 10, para o Bloco “Fala Margarida!”. As crianças mais uma vez tornaram o bloco campeão!










10 de março



A C. M. Margarida Gabinal iniciou, com a comunidade escolar, a campanha: "AQUI MOSQUITO NÃO SE CRIA!. Juntos, somamos esforços, determinação e muita alegria em prol de uma causa tão importante para nossa sociedade." Empenhados em prevenir e combater os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, as turmas EI 21 e EI 22 organizaram um mutirão da limpeza e brincaram de eliminar toda água parada encontrada na creche. As turmas EI 31 e EI 32 realizaram experiências, pesquisaram hábitos e atitudes para evitar a proliferação do Aedes e perceberam a dependência dele em relação à água. Dramatizaram a campanha: “MOSQUITO AQUI NÃO SE CRIA!” com agentes de saúde caracterizados; confeccionaram cartazes e máscaras; criaram paródias sobre a Dengue, cantaram, tocaram instrumentos; fizeram muitas descobertas sobre o tema e se transformaram em grandes protagonistas no combate às doenças transmitidas pelo mosquito.

















________________________________________



Precisamos cuidar dos dentes para termos um belo sorriso! Dia 23/2 foi o dia escolhido pelo CMS Santa Maria para que o dentista da unidade, Doutor Fernando, juntamente com sua secretária, Eliane, fossem na C. M. Tia Auta para avaliar os lindos sorrisos das crianças e, assim, verificar quem precisa de cuidados especiais. Sorrir está entre as melhores coisas da vida!








________________________________________



No Carnaval seguro da E. M. Pedro Aleixo, o grande barato foi a conscientização de que devemos cair na folia sem esquecer a proteção. O vírus da Zika, além das outras doenças, também pode ser transmitido sem o uso da camisinha.




















23 de fevereiro



“Vem, vem, vem, veeeemmmmm... Pra ser feliz... Eu tô com a C. M. Tia Auta... Eu tô, que tô, legal!” Neste clima de folia e de pura alegria, o Dia do Brincar foi em ritmo de carnaval! Os responsáveis da EI 21 foram convidados a participar de um pedacinho do dia carnavalesco: eles já chegaram ajudando as educadoras a colocar as fantasias levadas por algumas crianças e usaram a criatividade para providenciar adereços para as que não tinham fantasia. Depois desse momento, crianças, responsáveis e educadoras foram participar de um animado baile de carnaval com direito a muitas marchinhas, confetes e serpentinas. Foi pura diversão!










________________________________________



A turma EI 42, do EDI Tristão de Athayde, está adorando conhecer o velho palhaço.... Aquele abraço!



E o troféu abacaxi do EDI Tristão de Athayde vai para... o mosquito da dengue!



Depois de muita conversa sobre o mosquito Aedes Aegypti, a EI 31 pintou e participou do desafio do quebra cabeça.

A EI 41 não poderia ficar de fora da campanha “Aqui mosquito não se cria”. Eles realizaram uma aula passeio no entorno da escola à procura de possíveis focos. Encontraram alguns objetos e recolheram. Os vasinhos de flores da casa da residente estavam sem pratinhos para não acumular água da chuva. Depois conversaram sobre tudo que viram. Foi muito divertido!


Na EI 51, as crianças também estão afastando os mosquitos de perto. Depois de conversarem sobre prevenção e como agir, colocaram areia em todos os vasos e deram tchau ao Aedes! Xô, mosquitos!


Brincando de massinha, surgiu o interesse pela música "Minhoca, minhoca..." Então, a EI 21 confeccionou minhocas e as levaram para dar uma voltinha.
  




________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho já iniciou suas ações contra o mosquito Aedes Aegypti. Juntamente com a profª da Sala de Leitura, Osvaldice Maria, as crianças da Educação Infantil assistiram a um vídeo educativo sobre o assunto e participaram de atividades sobre o tema. 

A turma do 6º ano vem acompanhando a limpeza diária dos toldos e participou como ouvinte da ação nos ralos da unidade escolar.

O Grêmio Estudantil, acompanhado pela Coordenadora, Ana Paula Marques, e pela profª responsável pelo grupo, Glauce Fontes, representou o corpo discente, distribuindo panfletos e conversando com a comunidade no intuito de conscientizar sobre os cuidados que devemos ter para prevenir o mosquito. 

A profª Marcela Silva, de Educação Física, planejou para suas turmas um pique muito especial. O pegador da brincadeira era o mosquito Aedes e as crianças, para não serem pegas, abaixavam e mostravam suas raquetes, também confeccionadas pela professora. 

Para complementar o trabalho de maneira interdisciplinar, o "mosquito" visitou todas as salas e foi reforçada a importância da conscientização e de ações eficazes e diárias para o combate. É possível educar de maneira lúdica e criativa!
























17 de fevereiro

Em atendimento ao Decreto SMS/SMEEL/SMAHDH nº 61, de 13/01/2017, na primeira semana do mês de fevereiro, a Semana de Acolhimento, a C. M. Tia Auta desenvolveu, com os responsáveis das crianças e com a participação do CMS Santa Maria, a campanha: "Aqui Mosquito não se cria!", explicando, através de vídeos, folders e brincadeiras, atitudes sobre a prevenção ao mosquito, suas características e as implicações da epidemia de arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya. Foi uma semana de muitos aprendizados e engajamento na campanha. TODOS JUNTOS CONTRA O MOSQUITO!













“Assim iniciamos o ano letivo de 2017... A Educação Infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança. As brincadeiras e os jogos estimulam o relacionamento com o mundo a sua volta, adquirindo e testando novos conhecimentos, representando situações do seu cotidiano, expressando seus sentimentos e suas fantasias. Explorar, compartilhar, criar laços... Auta Creche lugar de criança feliz!”i







________________________________________

Uma formiguinha apareceu na turma EI 31, do EDI Tristão de Athayde, e divertiu as crianças. Após conversarem, cantarem e explorarem a área externa à procura de formigueiros, as crianças fizeram desenhos, relatando suas descobertas. Super bacana!



"E lá vamos nós! Esquentando os tamborins e também a vontade de aprender cada vez mais!" É a EI 52 na avenida do EDI Tristão de Athayde.


 


A adaptação dos mascotinhos da Tristão tem sido ótima! Os pequenininhos estão se saindo muito bem!


  

A EI 42 realizou um troca troca de mesas onde diversas atividades foram apresentadas. Foi um barato!


 

A EI 45 conversou sobre a dengue e a importância da prevenção. Realizaram uma atividade onde aprenderam que não devemos deixar água parada. Para isso, colocaram areia nos vasinhos das planta.

 

Na EI 51 as crianças também estão afastando os mosquitos de perto! Depois de conversarem sobre prevenção e como agir, colocaram areia em todos os vasos e deram tchau ao Aedes! Xô, mosquitos!

 

A EI 56 se divertiu com brincadeiras onde as crianças tiveram que ter equilíbrio, atenção, concentração e movimento. Elas correram em volta dos cones, andaram em cima da linha, brincaram de morto e vivo e cabra cega.

 

A EI 32 começou a estabelecer a rotina com a rodinha de leitura, calendário e hora das novidades.

 

A EI 51 explorando o areial! Muita alegria, diversão e criatividade!

 

________________________________________

A E. M. Luiz Camillo fez a caminhada da Campanha "Aqui mosquito não se cria" com os alunos das turmas 1501, 1401 e 8401, levando cartazes confeccionados por eles e por outros colegas. Em pouco tempo, com a ajuda dos Agentes de Saúde da área, encontraram larvas do mosquito em sacos de biscoito amassados, garrafas, copos plásticos e outros. Os alunos perceberam a importância da prevenção e da conscientização da Comunidade.



Resultado de imagem para 2017_____________________________________________________________________

6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir