Aconteceu, Virou Manchete


01 de novembro

Feira Literária da E. M. Gov. Carlos Lacerda foi linda demais!!!

 


Professora da UFRJ



 Alunos da oficina de dança.

 3 vezes medalhista na OBMEP: Arthur Manhães.

Aluna aprovada no Projeto Ismart, que agora estuda no Colégio PH: Anna Julia Leobons.

Uma vez Lacerda, sempre Lacerda: Luiz Felipe dos Santos Isaías.

Receberam Moção Honrosa pela participação na OBMEP:
Yuri Ismael César de Castro.

Aluna Júlia Tavares. 

Alunas Dayane Maximiano, à esquerda, e Ana Christina de Almeida da Silva, medalhista da OBMEP, à direitra.

Blusa do evento.

Premiação do Pelotão.

 Coral da UE.







Apresentação do grupo "Slam das Minas".


Mulheres que fizeram a diferença em dar a voz à mulher: Frida, Chiquinha Gonzaga...
________________________________________

Visita da Consulesa da Finlândia à E. M. Finlândia.






________________________________________

Reunião de responsáveis da Educação Especial, na E. M. Frederico Trotta






                                                                                                       
Projeto Fala Família - "A Importância do Brincar"
Profª Jacira (SME/RJ)



 
________________________________________

"Show de Talentos" na E. M. Barão da Taquara.
Diretora Rosa Maria Coelho.

1º lugar: Jamille, Daniela e Isaque.


2º lugar.


3º lugar: Kaylane e Aninha




Apresentação final - coreografada pela profª Cristina, do Grupo de Artes.

À esquerda, profª Cristina, do Grupo de Artes, CIEP Rubens Paiva; 
Rafael Santos, à direta, cantando em japonês.

Kaylane e Aninha.



Jamille, Daniela e Isaque (Anjos) e Marcela, Miguel, Kaylane e Guilherme.

À esquerda, Richard Abelha, ex aluno;
 à direita, Stefany, vencedora do Show de Talentos 2017 (5ª Edição).

 Ana Valéria, cantando "Pai, eu confiei".

 Bárbara e Mille, cantando "Velha Infância".


________________________________________

Aniversário de 10 anos do EDI Professora Ruth Cardoso!








________________________________________

E. M. Dorcelina Gomes da Costa - teatro, oficinas, grafite... Durante o Festival Juventude na Favela.





 























________________________________________

E. M. Alphonsus de Guimaraens - Festival Juventude na Favela.



________________________________________


O subprojeto da E. M. João Mendonça Lima exposto no 4º andar na SME: fotos tiradas por alunos e professores, retratando o seu dia a dia, onde moram, suas vidas...





________________________________________

Visita do Embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, à E. M. Azerbaijão.







________________________________________

FLIV da E. M. 25 de Abril.
________________________________________

Festa das Crianças na E. M. Embaixador Dias Carneiro.
________________________________________

Festa das Crianças do EDI Ugocione - oficinas de culinária e pintura.


  ________________________________________

Festa das Crianças na C. M. Maria da Conceição.


11 de outubro


Centro de Estudos EDI Ágatha Rippel e EDI Eitel Seixas com a GRH presente! Parceria e troca de experiências. A 7ª CRE estreitando laços!!!
















________________________________________

No dia 17/09, o EDI Sra Perciliana Pereira de Alvarenga, em parceria com a ONG Favela Mundo, recebeu o evento Mundial “Playing for Change Day”, com a “Turma do Tio Salsicha”.


















No Dia da Inclusão, as turmas EI 51 e EI 42 ensaiaram e apresentaram o musical: "A Linda Rosa Juvenil", protagonizado pela aluna mais que especial: Isabella da Silva Amaral. Ela e os amiguinhos deram um show para as demais crianças do EDI Perciliana, mostrando que todos somos iguais!







No dia 29/09, o EDI Perciliana recebeu o troféu de 1º colocado na Gincana JPA Sustentável - setembro. Foi condecorado também com selo Sou+JPA prata, pela participação e fomentação de atividades de cuidado com o meio ambiente e cidadania pelo bairro.




________________________________________

Na Festa Cultural do EDI Milena Santos do Nascimento, os alunos viajaram pelas regiões do Brasil e dividiram suas descobertas e produções em uma linda festa. As crianças da pré-escola, como autoras de suas obras, fizeram um passeio de campo, com intuito de observar e reproduzir sua percepção do meio.








________________________________________

Festa da Cultura envolvendo:
EM Helena Lopes Abranches
EDI Profª Cláudia Pires Contino
EDI Profª Maria Berenice Parente
CM Germinio de Souza Estrela



















________________________________________




E. M. Cândido Campos, encantando no Corredor CREativo:



"PROJETO ÁFRICA DE TODAS AS CORES

Faz-se necessário que a Lei 11.645/08 seja mais relacionada dentro do ambiente escolar, pois os estudos sobre os negros e índios no Brasil deve ser entendido como parte importante da construção da identidade do povo brasileiro. Aproveitando a comemoração do Centenário de Nelson Mandela e acreditando que a troca e o diálogo entre as disciplinas favorecem a construção do conhecimento de maneira global, as professoras Kátia Gil (Geografia) e Danielle Aguiar (Artes), da E. M. Cândido Campos, a partir da leitura do livro “Mandela, o africano de todas as cores”, estão desenvolvendo o “Projeto África de todas as cores”, com as turmas do 9º ano. Vivemos em um mundo complexo e, com certeza, um ensino fragmentado em disciplinas isoladas não dá conta de compreendê-lo em sua totalidade."



________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho possui algumas datas festivas oficiais fixas que acontecem durante o ano. A Festa da Cultura é uma delas. Nesse ano, o tema foi: "A infância nos anos 80." Todas as músicas foram escolhidas com muito carinho e toda a equipe ficou envolvida nesse ritmo, contagiando as crianças nos ensaios das coreografias. Uma playlist foi preparada especialmente para o momento com os hits da época. Além das danças, a animação também ficou por conta das brincadeiras, dos quitutes deliciosos e do  sorteio de brindes. "Ver a escola repleta de responsáveis felizes em participar, a adesão cada vez maior da comunidade e das parcerias, a alegria em proporcionar um ótimo dia em família e a união da equipe, são fatores que cada vez mais motivam a manutenção de iniciativas como essa." A próxima Festa da Cultura da Gastão já tem tema e, em 2019, todas as torcidas estarão reunidas em um "Gastão Maraca"! Estão todos convidados!

Fotos disponíveis no blog: www.emgastao.blogspot.com.br




________________________________________



Master Chef na E. M. Avertano Rocha, trabalhando receitas, fração, medidas, pesquisa, respeito, organização e trabalho de equipe.





























21 de setembro

O berçário do EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga trabalha com diversas atividades estimulantes para os bebês, desenvolvendo a coordenação motora fina e global, movimento de pinça, coordenação visomotora e outros aspectos.








No dia 31/08, o EDI Perciliana recebeu o espetáculo: "Rock for Babies", do Grupo Violúdico. Os mesmos apresentam várias músicas adaptadas para as crianças, além de promover a interação entre as crianças.




  

A equipe da ONG “Jpa eu te amo”, esteve no EDI Perciliana, no dia 30/08, premiando a escola pela participação na “Gincana JPA Sustentável” de junho/julho e revitalizando o espaço externo do EDI.











________________________________________

A equipe do EDI Compositor Roberto Ribeiro iniciou o semestre com um momento muito especial: a Jornada Pedagógica, momento de troca de experiências, estudo e aprendizagem com muita alegria! O grupo pôde discutir e vivenciar experiências significativas, baseadas no estudo que estão realizando sobre a Base Nacional Curricular Comum, que orienta o trabalho desenvolvido com as crianças. Iniciaram, assim, uma nova etapa, cheios de alegria e confiantes de que estão construindo um espaço repleto de afeto e experiências significativas para os pequenos.



 






 ________________________________________

Envolvidos na Semana da Alfabetização, os alunos do 3° Ano da E. M. Madre Tereza de Calcutá, construíram um cabide de rimas com o objetivo de produzirem um texto poético.



  ________________________________________

O CIEP Pablo Neruda, trabalhando o rico folclore brasileiro na Sala de Leitura...

As turmas de 1° e 2° anos conheceram a história do livro "A fábrica de pipas", do autor Pedro Veludo, juntamente com brincadeiras e brinquedos que fazem parte da nossa cultura. A pipa foi escolhida e cada aluno fez a sua. Os alunos entenderam também que jogar no celular é muito bom, mas soltar pipa, jogar bola de gude, pular corda e brincar de pique com os amigos é muito melhor.

As pipas continuam voando pela Sala de Leitura com a professora Kátia. Os alunos das turmas de 1° ano brincaram de caça palavras e os do 2° ano produziram seus próprios textos, é claro, falando de pipas. Os trabalhos produzidos foram voar em um painel, onde os alunos puderam reconhecer suas produções, sempre valorizando e estimulando a leitura e as diferentes atividades que a mesma pode disparar.














O “Programa Caminhos para a Cidadania” é uma ação sócio educacional que surgiu em 2002, com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania. É coordenado pelo Instituto CCR, com o apoio das Unidades de Negócio do Grupo CCR. O CIEP Pablo Neruda foi selecionado para participar desse programa.

Os alunos do 4º ano e 5º ano confeccionaram cartas e desenhos para serem distribuídos no pedágio aos motoristas, durante a semana do trânsito. Foi um lindo trabalho realizado pelas professoras Leila, Paula e Alessandra, do 5º ano, e pelas professoras Sonia, Jéssica, Deise e Bruna, do 4º ano - Gentileza no Trânsito.







 


Com os 4º e 5 º anos, o trabalho de Sala de Leitura partiu para o universo dos cordelistas. Os alunos conheceram o que é o cordel e descobriram ser uma forma de arte bem tradicional, uma poesia popular muito usada no Nordeste. O Cordel foi parar no CIEP Pablo Neruda, escrito pelos alunos do 4º e 5º anos.





 ________________________________________

A ausência de representatividade negra na mídia é um problema que vai além da falta de oportunidade para os negros e menos favorecidos. O fato destes não se enxergarem nos veículos de comunicação traz problemas como baixa autoestima, insegurança e outros transtornos psicológicos. Para driblar essa falta de pertencimento, a E. M. Professora Helena Lopes Abranches contou com a ajuda do Artista Ângelo Campos, que dedicou alguns momentos para não só colaborar com sua expressão artística em prol da representatividade, mas fazer com que os alunos refletissem, em conversas informais, e interagissem, de forma espontânea, em sua expressão artística.
“A mulher negra representa nossas mães. Mulheres guerreiras e aguerridas, são elas o espelho de nossos alunos e todo o respeito à sua imagem deve ser contemplada em nossa Unidade, diariamente.
Essas devem ser confrontadas, sempre, não só com a sua imagem, mas com a sua importância no processo de formação plena de seus meninos e meninas.”
Ava DuVernay, primeira mulher negra a ter um filme indicado ao Oscar, “Selma”, resume a importância da representatividade em seu discurso na premiação do Emmy: “A única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade”.






________________________________________

De 10 a 14/9, a E. M. República da Colômbia, realizou a sua Semana de Alfabetização. Para valorizar esse processo tão importante, foram organizadas atividades diferenciadas em cada dia:

No dia 10, as crianças entrevistaram as professoras de alfabetização e descobriram seus livros favoritos de quando eram crianças, os motivos de escolherem essa profissão, há quanto tempo atuam na educação e até a refeição favorita!

No dia 11, foi a vez dos professores serem homenageados com vídeos feitos pelas crianças, dizendo a atividade que mais gostavam de fazer em sala de aula e se derretendo em elogios às professoras.

No dia 12, os alunos do 6º ano promoveram uma maratona de histórias, lendo livros para as crianças menores. O intercâmbio foi tão significativo que a escola promete mais maratonas em breve.

No dia 13, receberam a palestra sobre o CICLO ORGÂNICO, aprendendo como funciona uma composteira e que, assim como na natureza, os ciclos se complementam e podem se tornar fonte de energia para um mundo melhor. Nesse dia, as famílias estiveram presentes e, após a palestra, visitaram as salas de aula para apreciarem as produções textuais de seus filhos. 

No dia 14, para encerrar a semana, recorreram ao mundo encantado e as crianças foram fantasiadas. Contaram, leram e viram histórias para não esquecerem que Alfabetização é para a vida inteira!





 ________________________________________

De 20 a 24/08, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho realizou a Semana da Educação Infantil. Como culminância, foi planejada a inauguração do pátio coberto, indicado para reforma. Os responsáveis foram convidados para o Encontro das Famílias e a diretora Patrícia Greco abriu o evento, agradecendo a adesão, presença e aproximação que sente entre a comunidade e a escola, através do seu conselho de pais. Nossa coordenadora, Márcia Arruda, esteve presente e agradeceu o convite, elogiando também a presença dos responsáveis de maneira tão significativa e toda equipe, que aos olhos dela fazem a escola brilhar pela Educação de pé no chão e amor pelo que faz.

Um vídeo em homenagem às famílias foi apresentado e, em seguida, juntamente com o Grêmio Estudantil da UE, a faixa inaugural foi cortada e o pátio ficou aberto à visitação. Os responsáveis tiveram um momento de descontração e interação e ainda degustaram o café oferecido. Foi um momento muito marcante para a Escola Gastão.



FOTOS E VÍDEOS NO BLOG DA UE:


________________________________________


Aconteceu na E. M. Poeta Mario Quintana, a 9ª Jornada Pedagógica de Educação Infantil – JPEI 2018, de 30/07 a 01/08. Os professores de Educação Infantil se reuniram com o objetivo de estudarem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentarem suas criatividades no dia a dia da Educação Infantil.

A Jornada foi bastante produtiva e de muita aprendizagem. Cada dia um professor foi o mediador das atividades propostas e a criatividade no material trazido e na forma de expor abrilhantaram as apresentações. Segue um pouquinho desses momentos ricos.



















13 de julho

A E. M. José Clemente Pereira trabalhou a importância de uma boa noite de sono para um bom desempenho escolar.




 ________________________________________

Cine Clube da E. M. Alberto Rangel, ajudando na torcida pelo Brasil!











15 de junho

A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira chamou seus responsáveis para participar do plantio de mudas de salsa, junto com seus filhos e a equipe da "Hortas Cariocas": Sr. Célio e Sr. Noel. Os responsáveis aproveitaram para colher acerola e molhar o pomar.














Alimentação saudável: momento de receitas saudáveis feitas pelos responsáveis na creche e compartilhadas com a turma no piquenique do quintal.








E tem pizza na creche. Os pais fizeram pizza para a turma!
 




   
________________________________________

Com os olhinhos brilhando e um sorriso largo no rosto, as crianças da C. M. Margarida Gabinal descobriram os mistérios guardados no fundo do mar durante a visita guiada ao Aqua Rio, o maior aquário marinho da América do Sul. Conheceram o tubarão, raias, corais e um vasto número de animais marinhos e admiraram de pertinho os famosos personagens Nemo e Dory. Simplesmente amaram! Foi uma oportunidade ímpar para as crianças descobrirem um mundo subaquático encantador, inesquecível e cheio de descobertas, além de ampliarem os conhecimentos essenciais sobre a vida marinha e conservação das espécies.






________________________________________

A C. M. Tia Malu, dando continuidade ao seu projeto pedagógico: “Sustentabilidade - um por todos e todos pelo futuro do Planeta!”, realizou, no dia 25/05, uma “Patrulha Ecológica”. Alguns alunos da creche, juntamente com seus responsáveis e educadores, participaram de uma passeata no entorno da comunidade, visando a conscientização do descarte correto do lixo com a inauguração do container, fornecido pela COMLURB.



________________________________________

C. M. Tia Auta - a utilização das cores contribui para o desenvolvimento da criança, principalmente por meio do aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, audição, fala, entre outras funções. A arte-educadora diz que atividades que relacionam as cores aos mundos imaginário e real da criança são extremamente significativas para elas, portanto, sugere que sejam realizadas constantemente, tanto em ambiente escolar como familiar. A turma EI 32 descobriu a cor verde misturando o amarelo e o azul. Foi uma atividade divertida e encantadora!

________________________________________


Linda Festa da Família no EDI Porfírio Dias:




 







 ________________________________________


O EDI Sra Perciliana Pereira de Alvarenga viveu um momento muito especial, no dia 28/05, com o projeto: “Lê pra mim?”, que incentiva a leitura de livros infantis brasileiros com atividades socioculturais. Artistas e personalidades famosas leem livros infantis brasileiros para os alunos. O objetivo maior é incentivar a leitura, a escrita e a comunicação entre as crianças através dos leitores, pessoas formadoras de opinião, atores de televisão e personalidades. Foi assim que receberam a ilustre visita de Francisco Cuoco e Sônia de Paula que, com muita simpatia e suas vozes espetaculares, conduziram os alunos ao maravilhoso mundo da literatura infantil. E não é que os pequenos ficaram encantados! 








No dia 28/05 o EDI Perciliana recebeu a ação mensal do posto de saúde, que desenvolveu atividades de coordenação motora, circuito, entre outras. Agradecemos a equipe do Hamilton Land pela parceria!
________________________________________

Na E. M. Luiz Camillo, a turma 1502, da profª Denise Acioly, recebeu a visita especial de um ex-aluno da escola, Agenor de Brito, que cursou da EI ao 5° ano, concluindo em 2013. Agenor foi agradecer às professoras que, durante os anos em que esteve na escola, o ajudaram a conquistar o seu sonho: ser aprovado no concurso da Escola Técnica IFRJ. A escola aproveitou a visita para proporcionar um bate papo entre ele e a turma, contando sua trajetória e ressaltando a importância do sonho e do comprometimento com a aprendizagem para conquistá-lo. Após ouvirem atentamente a história do ex-aluno, a turma o aplaudiu. Foi emocionante! "A primeira e melhor vitória é acreditar em si mesmo!"



________________________________________

A embaixada da República do Azerbaijão no Brasil promoveu um evento na E. M. Azerbaijão, no dia 28/05. Durante o evento, foram presenteados os ganhadores da Competição de Arte sobre a História do Azerbaijão e soltos 100 balões nas cores da bandeira do país. Este evento fez parte das comemorações dos 100 anos de independência do Azerbaijão e 25 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre este país e o Brasil.















________________________________________

Durante o último dia 25/05, a E. M. Jose Enrique Rodó promoveu a atividade pedagógica: “Escola Rodó abraça a África”, em sintonia com o Dia Internacional deste continente, quando proporcionaram aos alunos a construção de saberes a partir de experiências relacionadas ao continente africano. O evento contou com a ilustre visita do Príncipe de Benin, Abaubakar Traore, que gentilmente realizou uma roda de conversa com as crianças, relatando vivências e práticas culturais de seu país e desconstruindo estereótipos relacionados à África. Outra convidada que garantiu a alegria dos estudantes, professores e funcionários, foi a MC Elis, aluna da rede municipal carioca, instigando, a partir de sua música, a valorização da identidade afro-brasileira que nos constitui. Ainda durante o evento, tiveram exposição de trabalhos, danças coreografadas, encenações, declamação de poesia e um coral sobre o tema em destaque, tudo preparado pelas turmas sob a orientação dos professores e em parceria com os demais funcionários da escola. O sucesso desta ação foi a união de todos os integrantes da UE que se empenharam para promover um dia rico em vivências, experiências e conhecimentos para a comunidade, oportunizando o contato com elementos da história e cultura africana, em consonância com as indicações das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Esta ação foi um dos desdobramentos do Projeto Pedagógico: “Ubuntu – eu sou porque nós somos”, desenvolvido pela escola durante este ano letivo e que pauta o processo ensino-aprendizagem na filosofia africana, instigando valores como respeito, união, empatia, valorização das diversidades e solidariedade. Durante o 2º bimestre, as aprendizagens construídas com a comunidade escolar serão referenciadas pela identificação de elementos históricos e culturais de países africanos, sobretudo os que tiveram seu povo escravizado no território brasileiro. Desta forma, pretendem instigar a valorização de elementos referenciais para nossa população, destacando a importância do continente africano como uma das raízes da nossa ancestralidade.










________________________________________

Semana das Mães no Clube Escolar Rio das Pedras. 








Evento Integrado de Tênis de Mesa e Jiu Jitsu que contou com a participação dos pais e professores convidados.







18 de maio


Alunos da C. M. Rogério Cardoso Furtado, assistindo ao teatro “Todos contra a Dengue”, dia 13/04, foram convidados a mergulhar no universo da contação de histórias e, através desta atividade, as educadoras buscaram a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente e apresentaram o novo aliado no combate à Dengue, Chikungunya e Zika: o Wolbito. De maneira lúdica e divertida, as crianças conheceram o Wolbito, o mosquito do bem que veio para nos ajudar na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, assim como, aprenderam que não devemos deixar água parada, nem jogar lixo em lugares indevidos.




________________________________________

Horta da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira, em plena Cidade de Deus... Fazendo e aprendendo. Sem palavras!




________________________________________

A C. M. Tia Auta está a pleno vapor:
No dia 20/04, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a escovação através de fantoches e histórias com a participação do CMS Santa Maria . Foi um dia muito proveitoso.



As crianças enriquecem seu repertório imaginativo ajudadas pelos recursos que o educador lhes proporciona e pela interação com educadores e seus pares. O piquenique literário é um desses recursos. A EI 21 aproveitou a semana em que vivenciaram a cultura indígena para entrar no mundo imaginário com a educadora Danielle, fantasiada de Pocahontas. Foi uma tarde muito divertida e sonhadora!


Na Tia Auta, o dia 19/04 não foi trabalhado simplesmente como uma data comemorativa. A Creche foi além e explorou a rica cultura indígena, valorizando a diversidade cultural. Os alunos foram estimulados a ter interesse e respeito por um povo que deixou tantas riquezas para nós. Vivenciaram histórias, confeccionaram objetos, ouviram músicas, viram vídeos e participaram de jogos indígenas. Tudo com muita diversão! Os responsáveis puderam compartilhar dessas lindas produções, visitando a rica exposição.


Neste bimestre, o projeto da Creche contempla a 3ª arte e, com ela, através dos sentidos, a equipe possibilitou às crianças uma leitura de mundo, a compreensão crítica do meio em que vivem e a integração entre as diversas culturas. O ensino da arte com suas diferentes expressões e formas de representação está inserido no universo infantil de maneira agradável e natural, assim como o brincar. No mês de maio, em comemoração ao mês da família, a Tia Auta proporcionou mais uma atividade onde os responsáveis puderam participar com seus filhos: as crianças pintaram uma blusa juntamente com um representante de sua família. 


E ainda teve pintura com bexiga, proporcionando à turma EI 21 um momento divertido e muito criativo!
________________________________________

Dentro do projeto anual: “Descobrindo as diferenças”, o EDI Tristão de Athayde está trabalhando, neste mês de maio, o Japão. Tiveram uma cerimônia do chá - que é uma atividade tradicional no Japão e possui 4 conceitos básicos: Wa (harmonia), Key (respeito), Sei (pureza) e Jaku (tranquilidade) – quando todas as turmas puderam saborear o chá num espaço preparado com elementos típicos da cultura japonesa. Tiveram também a visita ilustre de uma gueixa e um samurai que presentearam as crianças e ensinaram algumas palavras em japonês. Para finalizar, prepararam um delicioso chá para as mães curtirem, junto com seus filhos, um pouco da cultura japonesa! 


________________________________________

No EDI Milena Santos do Nascimento, a culminância das atividades sobre o povo indígena foi muito especial... Receberam a visita de integrantes da tribo Fulni-ô, de Pernambuco, que compartilharam com as crianças um pouco de sua cultura.








O EDI Milena, valorizando a cultura e formação do povo brasileiro, e entendendo que, assim como o índio, o negro foi fundamental na nossa formação cultural, organizou uma oficina de contação de histórias e confecção de boneca africana. “Ubuntu...” 


________________________________________

No EDI Medalhista Ágatha B. Rippel, durante uma roda de aprendizagem coletiva com as turmas do PRÉ II, uma criança perguntou: "Como surgiu o alfabeto?". As professoras pensaram juntas e criaram uma "caverna" com caixa de papelão. A turma conheceu a história da leitura e da escrita e teve a oportunidade de conhecer o livro de Ruth Rocha sobre o tema; em grupo, observaram as imagens e fizeram um registro com uma releitura da arte rupestre; cada criança respeitou o espaço do outro; todos assistiram ao vídeo sobre o homem da caverna; com o "corpo, gestos e movimentos", desenvolveram a criatividade para construir e recontar a história, através das diversas formas de expressão corporal, respeitando o próprio limite. As atividades foram diversificadas e integradas com as áreas do conhecimento, oportunizando momentos de reflexão sobre o passado, presente e futuro. "PRÉ II dando asas à imaginação, registrando a emoção no coração!"









  










“O Abraço", obra de arte de Romero Brito, recebeu uma releitura registrada e realizada pelas crianças do PRÉ II, no EDI Medalhista Ágatha B Rippel. Vivenciaram traços, sons, formas e imagens, possibilitando diferentes fotos com imagem e ação. “Corpo e movimento, um sorriso na face e um abraço no espaço que ensina aprender a aprender, a conviver, a ser, a fazer e a ser feliz! O encantamento vem de dentro para fora. Encanta-se para encantar!” Parabéns, professoras da pré-escola: Claudia Maria Valentin, Anna Paula Nascimento e Alice Martins.










________________________________________


No dia 25/04, na E. M. Poeta Mario Quintana, aconteceu a culminância do PazAção@Poeta em homenagem ao “Dia do Índio”. Os professores trabalharam a valorização da cultura indígena, o respeito às diferenças e a solidariedade. Dando ênfase ao meio ambiente, usaram a imaginação através da contação de histórias, filmes, trabalhos de pesquisas, danças e poesias. Os alunos adoraram conhecer e vivenciar um pouco desse povo nativo maravilhoso. 






















________________________________________


A E. M. Embaixador Ítalo Zappa em um dos seus trabalhos, realizados com muita dedicação, na Educação Infantil... Trabalhando as cores e brincando - sequência lógica com a minhoca colorida, turmas EI 43 e 44, profª Mônica.




O “Brincando sem muros", na Ítalo Zappa, foi um dia prazeroso onde a educação, a atividade física e os valores foram inseridos de maneira divertida. Quando família e escola educam com os mesmos critérios, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem e quem ganha é a criança!










________________________________________


A E. M. Alina de Brito fez 55 Anos, dia 15/05, e, em comemoração, equipe e alunos deram um “abraço” ao redor da escola. Anteriormente, foi realizado um concurso de desenho para a criação da bandeira da escola e, no dia do aniversário, apresentado o desenho da bandeira vencedora à comunidade escolar.



 









  




 


 ________________________________________


Auto avaliação muito criativa e significativa na E. M. Augusto Magne.




  





________________________________________

No dia 27/04, a E. M. Gov. Carlos Lacerda realizou sua autoavaliação, com vistas ao Plano de Gestão. Reconhecer, respeitar, avaliar, planejar. Representantes de turmas e protagonistas, discutindo a empatia... "O olhar carinhoso que quero para mim dirijo ao outro."










________________________________________


E equipe e os alunos da E. E. M. Profª Maria Therezinha de Carvalho Machado, com a parceria do Centro Cultural Professora Dyla de Sá, organizaram uma linda homenagem pelo Dia da Mães. Tiveram também a presença da Vereadora Luciana Novaes e representantes da Câmara dos Vereadores, apresentações do cantor e baixista Dininho Silva e do grupo de Dança Cigana. As mamães puderam se embelezar com equipes da Mary Kay e depois tiraram fotos na “Cabine Maluca” com seus filhos. Foi uma tarde muito alegre, recheada de amor! Mães e alunos viveram momentos de comunhão e inclusão!


















________________________________________

Em 2018, a proposta do CIEP Margaret Mee é levar o aluno a conhecer sua origem e a cultura brasileira, começando pelo povo indígena. Alunos e responsáveis estão descobrindo a história das suas origens, através de muito trabalho e criatividade.










20 de abril

O EDI Milena Santos Nascimento, cantando e brincando: “A Dona Aranha subiu pela parede...”. As crianças do maternal EI 21 passaram pela teia da Dona Aranha e seguiram seus passos.





Com o objetivo de incentivar os alunos e seus responsáveis a usufruir do maravilhoso mundo da leitura, o EDI realizou atividades diversificadas durante toda semana, como: rodas de leitura, contação de histórias em ambientes variados, rodízio de contadores de histórias, pinturas, colagens, desenhos, tudo com muita criatividade para a construção de livros. Cada grupamento confeccionou um livro, de acordo com o interesse e a realidade de cada turma, para exposição e manuseio da comunidade. Assim, os responsáveis puderam, além de conhecer as atividades das crianças, contar e se encantar com as histórias lidas.









 ________________________________________


A E. M. Victor Hugo recebeu visitas super ilustres: o jogador de basquete da Seleção Brasileira 3x3, Diego Conceição, e Jorge de Sá, filho da cantora Sandra de Sá, que jogou por 4 anos nos Estados Unidos e atualmente é ator na novela "Tempo de Amar". Juntos, eles possuem o projeto Social Cross Over. Diego já jogou em clubes como Flamengo, Vasco e Fluminense e em times de São Paulo e está se preparando para as Olimpíadas pela Seleção Brasileira 3x3, nova modalidade Olímpica. Que atenção especial eles deram aos alunos! Voltem sempre, Diego e Jorge!











O ex-aluno Michel Carvalho dos Santos, formando de 2016, estava na Escola Estadual Professor Antônio Maria Teixeira Filho, cursando o 1º ano. Não satisfeito, pois não havia passado em 2016 para o Colégio Pedro II, tentou novamente e passou! E ele esteve na escola Victor Hugo para contar essa grande notícia! Nunca desistam dos seus sonhos! Que exemplo, Michel! (Mais uma foto com o painel da profª Symone Tatagiba ao fundo)




No ano passado, a nossa GED divulgou um Curso de Formação de Professores em parceria com a NASA. A diretora da Escola Victor Hugo, Alyne Gordilho, prontamente inscreveu a escola, para não perder a oportunidade. A profª Camilla Oliveira, de Geografia, aceitou participar e se dedicou, indo a todos os dias do curso. 

Apenas as escolas que fizeram o curso foram convidadas para um encontro com o astronauta da Nasa, Chris Cassidy, dia 28/03, no Planetário da Gávea. As turmas de 9º ano e Aceleração 8 foram escolhidas - por ter tradução simultânea - e sorteados alguns alunos do 7º ano, totalizando 44 alunos.

A ex-diretora da E. M. Naturalista Augusto Ruschi, profª Neite Bertine, que atualmente é supervisora pedagógica da UE, ajudou a conseguirem o transporte. Os alunos foram acompanhados por 4 funcionários da escola: a diretora Alyne Gordilho, as professoras Camilla Oliveira e Symone Tatagiba e a agente educadora Yara Dimas.

Estavam presentes a equipe do Planetário do Rio, a equipe do astronauta da NASA - que já participou de três missões espaciais -, a Cônsul geral dos Estados Unidos com sua equipe, 3 escolas da 2ª CRE, 1 escola da 10ª CRE, 1 escola da 5ª CRE e a E. M. Victor Hugo.

Os alunos ainda assistiram a um filme na cúpula, visitaram a nave, participaram de atividades no museu reformado com mais tecnologia e reinaugurado esse ano e fizeram perguntas ao astronauta (inclusive em Inglês)! Foi um dia wonderful!






































 ________________________________________



A E. E. M. Profª Maria Therezinha de Carvalho Machado organizou, no dia 11/04, um “Ato pela Paz” na porta da escola, tendo como objetivo sensibilizar a comunidade para a questão da violência no bairro e atingir uma das metas do PSE. Nesse ato, alunos, professores, responsáveis e funcionários foram para a porta da unidade com cartazes em prol da paz, entoando frases e distribuindo pombinhas brancas de papel (confeccionadas por eles) para os transeuntes. Trabalharam a frase: “PRAÇA SECA PEDE PAZ”, que está sendo utilizada nas mídias sociais com a hashtag “#pracasecapedepaz”. O evento foi positivo, contagiante e deixou os alunos muito felizes!
















06 de abril


Este ano, a C. M. Margarida Gabinal tem como tema do seu Projeto Pedagógico: “Conectados com o Mundo”. Apesar de toda globalização e da rapidez das informações, precisamos estimular nas crianças o aprofundamento das relações através do conhecimento de si e do outro, da nossa cultura e das influências que recebemos. Nesse contexto, a creche visitou a exposição “EX ÁFRICA”, no Centro Cultural Banco do Brasil, que reúne obras de 18 jovens artistas, de oito países africanos, e dos brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula. “Assim como, em toda parte, o continente africano encontra-se em permanente processo de renovação criativa e intenso intercâmbio artístico, em ‘Ex Africa’ isso fica muito claro. Portanto, quem for conferir a exposição, esperando ver trabalhos cheios de referências étnicas, com o estigma do artesanato de aeroporto, com certeza, vai se surpreender...”, afirma Alfons Hug, curador da mostra. Sem dúvida, foi um dia especial para as crianças que ficaram fascinadas com as mais diferentes obras e se surpreenderam com a do ganês Ibrahim Mahama, que ocupa o pátio interno do CCBB. O artista utiliza, aproximadamente, dois mil caixotes de madeira, formando uma espécie de cubo gigante e fixados aos caixotes estão objetos diversos, como bonecas, jornais, sapatos, entre outros itens de uso cotidiano. As crianças participaram também de diferentes propostas oferecidas pelos monitores educativos que guiaram a visita.












________________________________________



A C. M. Tia Auta iniciou as comemorações de Páscoa com a escolha do nome da coelha que visitaria a creche. Cada turma escolheu um nome e depois todas as crianças fizeram uma votação e o mais votado foi: Lola. No dia 27/03, a Coelha Lola foi à creche para contar a história: “O coelhinho que não era de Páscoa”, enfatizando os valores da Páscoa de renovação, amor, carinho, amizade... E, nesse clima, receberam os amigos Lucélia e seu filho Matheus, Suely e Ana Luíza, que também representaram os amigos que não puderam estar presentes devido o horário de trabalho, como Luiz, Renata, Sérgio e Marcelo Bispo . Os amigos proporcionaram momentos de magia e encantamento, levando às crianças, além de muito carinho, bombons deliciosos! Foi um dia muito gostoso e de muita gratidão! “Mais uma vez, OBRIGADA, em nome de nossas crianças!”

















Parceria pra lá de especial da Creche Tia Auta com CMS Santa Maria. Tiveram a visita do dentista Fernando Cesar Regis e da ASB Maria, fazendo avaliação odontológica nos alunos. Foi pedido pelo dentista às mamães que evitem chupetas e mamadeiras para não atrapalharem a arcada dentária das crianças.




Para estimular o hábito da alimentação saudável, os alunos puderam saborear uma deliciosa salada de frutas. Teve até espetinho de frutas... Hum! Que delícia!




________________________________________



Parceria Escola/Clínica da Família no EDI Milena Santos do Nascimento... As crianças entendendo a importância da vacinação!





Nesta Páscoa, as crianças do EDI Milena produziram docinhos para presentear os amigos, juntamente com um grande abraço.










________________________________________



As turmas EI 51 e EI 52, do EDI Arthur Bispo do Rosário, estão arrasando no letramento!










Teve teatro, cinema e até coelho de verdade! A Páscoa no EDI Arthur Bispo do Rosário foi só alegria!









 


Dando continuidade ao projeto pedagógico anual: "Cultivando valores humanos para um cotidiano de paz", os alunos trabalharam o valor absoluto da não-violência através do valor relativo da responsabilidade cívica e do amor à natureza e, assim, comemoraram o Dia Mundial da Água.





"A criança aprende brincando e brincando ela é feliz!"









 


________________________________________

Dando continuidade ao seu PPP sobre: “As Conexões dos Valores”, o EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel viajou pelo mundo das emoções do ser humano, valorizando a importância de cultivar os valores humanos para a construção de um mundo de paz e alegria. Através da TERAPIA DO ABRAÇO, a turma EI 33 - maternal II - levou muitos abraços a todos da comunidade escolar, educadores e familiares, multiplicando carinhos, sorrisos e muito amor! Como dito na letra de uma bela canção: “O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”!

Dentro de Um Abraço - Jota Quest (Compositor: PJ / Flausino / Barnes / Martha Medeiros)

“O melhor lugar no mundo
É dentro de um abraço
Pro mais velho ou pro mais novo
Pra alguém apaixonado, alguém medroso

O melhor lugar no mundo
É dentro de um abraço
Pro solitário ou pro carente, é
Dentro de um abraço é sempre quente!

Tudo que a gente sofre
Num abraço se dissolve
Tudo que se espera ou sonha
Num abraço a gente encontra...”




Viajando pelo Mundo do Fundo do Mar, a turma EI 21, maternal I, do EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel, embarcou na beleza das cores dos animais aquáticos, através de muita brincadeira e diversão, e lembrou da importância de cuidarmos do nosso MEIO AMBIENTE, respeitando nossa flora e fauna Brasileira e nosso Bem mais precioso: A água - através do cuidado com nossos rios, lagos e oceanos...


________________________________________

Solenidade de Posse do CEC da E. M. Marechal Canrobert Pereira da Costa para o triênio 2018/2020. Momento de ratificar a importância da participação da comunidade escolar através de seus representantes, fortalecendo uma gestão democrática.
________________________________________

Aproveitando esse momento de reforma física que a E. M. Maria Florinda Paiva da Cruz está passando, os alunos da turma 1303 exploraram o Poema “A minha escola é legal”. Desenharam a escola que almejam, pintaram e associaram adjetivos importantes para o bom convívio de todos dentro da comunidade escolar. 
E como dizia no poema...
“...Quando toca o sinal,
faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
fica no coração da gente!...”







________________________________________

A reunião da E. M. Silveira Sampaio, do dia 24/03, sábado, para elaboração do plano de gestão, teve a equipe de professores dividida por disciplinas e fazendo o exercício de citação de 3 valores. Iniciaram com o vídeo sobre resiliência e, posteriormente, o do Nemo. Houve, então, a definição de cada valor e os mais citados foram ética, respeito e compromisso. Em todas as salas de aulas ficarão expostos esses valores e cada turma fará o mesmo exercício com exposição permanente dos valores escolhidos. Obrigado pela ajuda nas formações.



________________________________________

Dia 21/03, foi celebrado o dia dos portadores da Síndrome de Down e, dia 02/04, o dia do Autismo. Diante da importância de trabalharmos a inclusão, os alunos do 3° Ano, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, construíram um mural para prestigiar os alunos incluídos na UE e proporcionar uma reflexão sobre a importância de abrirmos o coração, pois com amor todas as peças com qualquer tipo de diferença se

________________________________________




Diante da universalização da educação, as escolas transformaram-se num cenário de grande diversidade, com a missão de educar a todos e a cada um. O CIEP Doutor Adelino da Palma Carlos cumpre a sua missão com o seu Projeto Político Pedagógico: “Universo Diverso” e com projetos de trabalho anuais que garantem o alcance dos objetivos do PPP. Em 2018, o subprojeto: “De mãos dadas pela inclusão” busca o respeito à diversidade, garantindo que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. O desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à esta diversidade está relacionado ao direito à Educação, à igualdade de oportunidades e à participação na sociedade. Ampliando as possibilidades de conhecimento e oportunizando o acesso às diferentes linguagens com transparência nos processos, o CIEP pensa estar contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, igualitária e precursora da paz. “Aqui é um lugar de paz!”






 











16 de março

O período do acolhimento da C. M. Tia Auta é aquele relacionado com a aceitação e hospitalidade que podemos ter frente ao outro. Além de serem acolhidas, as crianças têm a oportunidade de aprender a acolher umas às outras. A creche promove meios para que se sintam cuidadas, confortáveis e, acima de tudo, seguras, através de brincadeiras, músicas, histórias e muito carinho. Assim como as crianças, os responsáveis também foram acolhidos, fortalecendo ainda mais a parceria família /creche. “Como caracóis, as crianças carregam em suas costas uma casa cheia de histórias, sentimentos e possibilidades que precisam ser acolhidas pela escola”.












No primeiro Dia do Brincar sem Muros deste ano, a C. M. Tia Auta recebeu, juntamente com as crianças da turma EI 31, seus responsáveis. Foi um dia muito prazeroso e cheio de sons! Desenvolvendo o Projeto da UE, estão trabalhando a 1ª Arte, a Música, e os pais puderam perceber que ela é parte integrante da nossa vida, é a arte onde combinamos os sons e o silêncio, e que emitimos sons com o corpo, quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou Tv. Foi um dia muito divertido!









Mesmo em meio a tantos problemas, o Rio de Janeiro continua lindo. No dia 1º de março, nosso Rio completou 453 anos! Os professores apresentaram os pontos turísticos aos seus alunos e conversaram sobre como preservar a beleza que neles extravasa aos nossos olhos! E não esqueceram de cantar o hino da cidade e um lindo parabéns, além de pedirem PAZ para nossa cidade maravilhosa!












No dia 07/03, a Comissão Eleitoral da C. M. Tia Auta deu posse aos membros eleitos do Conselho Escola Comunidade. Foi uma manhã maravilhosa e proveitosa! A creche recebeu os membros eleitos com um delicioso café da manhã, pois acredita na importância da valorização da representatividade para uma educação cidadã, contribuindo, ainda mais, para a democratização da creche, visando a melhoria do ensino e mantendo alerta a visão do futuro. Em virtude do CEC ser um elo integrador entre creche/família/ comunidade, a creche valoriza esta parceria e dá importância aos canais que o integram, a fim de fortalecer e ampliar a transparência das ações da gestão escolar.






________________________________________



Os educadores da C. M. Tia Malu, comemorando o aniversário do Rio de Janeiro e de “olho” na sustentabilidade, desenvolveram maravilhosos trabalhos com as crianças, baseados no Projeto Pedagógico da creche: “Sustentabilidade: um por todos e todos pelo futuro do Planeta!”






________________________________________



O EDI Arthur Bispo do Rosário recebeu a visita da Equipe da Bio Caminhos, representando a Empresa Mane do Brasil, que tem como objetivo despertar e desenvolver nas pessoas conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. O Projeto do EDI Arthur Bispo deste ano tem como tema: “Cultivando valores humanos para um cotidiano de paz” e, por isso, aproveitaram a presença do Borboletário e Insetário itinerante para trabalharem a valorização da vida.
























________________________________________



No aniversário do Rio de Janeiro, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes comemorou o que temos de mais importante em nossa cidade: nós, os cariocas. E ainda pediu paz! Alunos e professores confeccionaram um cartaz coletivo - representando o calçadão de Copacabana e o mar-, viseiras e ainda cantaram parabéns para nossa cidade.










________________________________________



No dia do aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o EDI Milena Santos Nascimento cantou o hino e hasteou a bandeira com os alunos da pré-escola. As crianças da creche homenagearam a Cidade Maravilhosa com atividades de pinturas, recortes, colagens e muita brincadeira. Viva a nossa Cidade! 











No dia 07/03, o EDI Milena recebeu os representantes do CEC 2018. Houve um delicioso lanche, muita troca de ideias, acolhimento e a certeza de fortalecer o vínculo escola-família-comunidade. Ratificaram a importância deste segmento na construção de uma escola pública de qualidade.













Teia da amizade - as crianças da EI 53 participaram da atividade do "Quem Sou Eu" e puderam falar sobre si e vivenciar a importância da amizade.

"A ave constrói o ninho

A aranha a teia

O homem a amizade"

William Blake





________________________________________


Confiram algumas fotos das práticas pedagógicas bem sucedidas - Café Literário e Sarau - do professor de Língua Portuguesa, José Carlos Vieira da Fraga, da E. M. José Clemente Pereira.























________________________________________



A Posse do CEC da E. M. Poeta Mario Quintana, dia 07/03, foi cheia de emoção! Somos cidadãos do mundo e, portanto, responsáveis, por tudo o que ocorre. A única forma de transformar este direito em realidade é através da participação. 

“Ontem um menino que brincava me falou que o hoje é semente do amanhã...

Para não ter medo que este tempo vai passar...

Não se desespere não e nem pare de sonhar,

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs.

Deixe a luz do sol, brilhar no céu do seu olhar,

Fé na vida, fé no homem e fé no que virá!

Nós podemos tudo!”

Nós podemos mais! Vamos lá fazer o que será! Sementes do amanhã!











O Cantinho do Apoio a Alfabetização, da profª Vera, na E. M. Poeta Mario Quintana - “PazAção@Poeta” – é uma estratégia da pedagogia lúdica que parte da observação da realidade de cada aluno. Contribuindo no processo de alfabetização e letramento dos alunos, através de atividades lúdicas, que alimentam o imaginário infantil e facilitam o desenvolvimento da leitura e escrita.

Algumas atividades realizadas na primeira semana de março:

- A técnica de acolhimento aos alunos de apoio, com o objetivo de levantar a autoestima;

- Dominó de figuras e palavras;

- O trabalho “Jogo do Rio” onde, através de uma atividade lúdica, podemos conhecer nossa Cidade do Rio de Janeiro e caminhar para alfabetização;

- Reaproveitamento das tampinhas de refrigerantes para alfabetização.

Um trabalho muito legal!

















 ________________________________________



O aniversário da Cidade Maravilhosa não poderia passar em branco na E. M. Luiz Camillo! Para comemorar e refletir sobre esta data, iniciaram o dia cantando o Hino da Cidade e, como desdobramentos, as turmas debateram a cerca dos pontos positivos e negativos do Rio de Janeiro, fizeram desenhos, pinturas e colagens sobre os pontos turísticos, conheceram as letras de músicas da MPB sobre nossa cidade e apreciaram suas melodias. Tudo em parceria com os professores regentes das turmas e da Sala de Leitura, de maneira interdisciplinar. Parabéns, Rio de Janeiro!









No dia 07/03, o CEC eleito da E. M. Luiz Camillo tomou posse, firmando assim uma parceria entre professores, responsáveis, alunos e funcionários. Todos os segmentos da Comunidade Escolar firmaram o compromisso de lutar por uma escola que é de todos, como espaço democrático de crescimento e cidadania. “Agradecemos a todos os envolvidos neste processo importantíssimo de nossa escola.” JUNTOS PODEMOS MAIS!


________________________________________



A posse do CEC da E. M. Alina de Britto foi um evento muito satisfatório e gratificante. Foi feita uma homenagem especial à comissão organizadora, pelo empenho na organização do evento e pela participação plena durante todo o processo. O evento foi acompanhado pelos alunos e pela 7ªCRE, que se fez presente através da professora Ana Patrícia, supervisora pedagógica que acompanha a escola.






















02 de março


A turma EI 56, do EDI Tristão de Athayde, no Aniversário do RIO, conheceu o maestro, cantor e compositor Antonio Carlos Brasileiro Jobim. As crianças cantaram, como ele, seu amor pelo Rio de Janeiro, passearam pelas belezas da Baía de Guanabara e fizeram do passeio uma arte. Foi maravilhoso!






E na EI 51, o aniversário do RIO foi comemorado com a confecção de um lindo prato decorativo.

Parabéns EI 56 e 51! Parabéns Rio de Janeiro!

________________________________________



Para celebrar o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, os alunos do 3° Ano, da E. M. Madre Tereza de Calcutá, regidos pela professora Margareth Guimarães de Pinho, exploraram um dos nossos tradicionais pontos turísticos e construíram textos poéticos. O principal objetivo dessa atividade era homenagear a nossa Cidade Maravilhosa, que apesar de tudo continua linda!

________________________________________



“PazAção@Poeta - Reaproveitando e Criando a Caixinha de Mil e Uma Utilidades” - E. M. Poeta Mario Quintana

Na primeira semana após o carnaval, as turminhas 1202 e 1204, coordenadas pela profª regente Andressa, reaproveitaram as caixas dos Kits para uso diário. Na capa superior, foram colocados os crachás para identificação - com seus nomes completos em letra bastão - e, no fundo externo, a escrita do nome completo em letra cursiva. Em seu interior, foram colocadas letras (alfabetário móvel) e serão colocadas palavras de acordo com o vocabulário adquirido, pequenos textos, imagens para construção da escrita, usados também em jogos - como na brincadeira de adedanha -, acompanhando a evolução da criança. A ideia da caixa surgiu para diminuir a produção de lixo e contribuir de forma lúdica na aquisição de conhecimentos.












“PazAção@Poeta” - Aniversário da E. M. Poeta Mario Quintana (20/02)

No dia 23/02, a escola Poeta comemorou o seu aniversário de 15 anos em grande estilo. Contaram, mais uma vez, com a parceria da Guarda Municipal para enriquecer esse momento. Fazendo perguntas QUIS, abordaram com os alunos o histórico da unidade, desde o início de suas atividades, e curiosidades sobre o Patrono Mario Quintana. Houve também apresentação de poesias deste poeta e de outros. Finalizaram com os “Parabéns” e os alunos da Educação Infantil na mesa do bolo, representando todos os alunos da escola. 


































“PazAção@Poeta - 453 anos de Pura Emoção” - E. M. Poeta Mario Quintana 

Em homenagem ao aniversário da Cidade do Rio de Janeiro, o dia 01/03 foi para lá de especial na Escola Poeta. Todos juntos pediram Paz, Dignidade e muito Amor ao próximo na Cidade Maravilhosa, e que nós, cariocas, possamos viver sem medo e sem violência no Rio de Janeiro. Após cantar o hino de nossa cidade, tiveram as apresentações dos alunos com lindos trabalhos, poesias, danças e músicas. Parabéns, equipe Poeta!













 








23 de fevereiro


O Carnaval foi muito animado no EDI Tristão de Athayde! Confiram:








________________________________________

Bem vindo 2018! A E. M. Poeta Mario Quintana iniciou o ano letivo no dia 05/02, dando o ponta pé inicial com o acolhimento aos responsáveis e alunos e já articulando o seu PPP: “PazAção@Poeta”, com atividades lúdicas e uma peça teatral da equipe da Guarda Municipal sobre: “Volta as Aulas” e “Convivência sem Violência”. Os responsáveis de todos os anos de escolaridade participaram do acolhimento - em atividades promovidas pelos Professores de Educação Física e Música - e conheceram um pouquinho do cotidiano da Unidade Escolar, conhecendo os espaços da escola e conversando com os professores regentes.  











“PazAção@Poeta” - culminando a Semana de Acolhimento num clima de muita alegria, realizaram, no dia 08/02, o “Bailinho da Paz" na E. M. Poeta Mario Quintana com muitas brincadeiras organizadas pelos professores de Educação Física.











08 de fevereiro


Acolhimento 2018 no EDI Tristão de Athayde.










2018
_________________________________________________________________________


27 de dezembro

A E. M. Juliano Moreira (07.16.030) sentiu-se muito honrada por ser convidada para apresentar sua peça: "O cara do Cordel", no Teatro Ipanema, no ultimo dia 05/12, pelo projeto: A escola fertiliza a cena da cidade. A peça, que conta com a maravilhosa participação do coral da escola, foi produzida para ser apresentada na Flup/2016, evento que levou à Cidade de Deus uma gincana literária entre escolas da região, tendo a escola ficado responsável por levar o Cordel para o dia a dia dos alunos. Na ocasião, homenagearam os autores Aderaldo Luciano (autor e estudioso do Cordel) e Leandro Gomes de Barros (considerado por muitos como o pai do gênero literário). A história da peça é um retrato da infância do homenageado Aderaldo Luciano, ambientada no Nordeste do Brasil, recheada de sotaque, cultura e musicalidade. O coral harmoniza com a peça e dá voz a uma composição do próprio Aderaldo e a músicas que nos remetem à região retratada pelos atores mirins. Foi um dia mágico para os alunos, ex-alunos, professores e todos que participaram para que tudo acontecesse. Foi o dia em que a CDD levou o Nordeste, o encanto, a doçura, a poesia, o talento e a garra para o teatro da Zona Sul. Confiram: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1516691571710991&id=708663329180490



________________________________________

Evento do Clube Escolar Rio das Pedras: "Viagem ao Mundo do Circo", realizado no dia 30/11, integrado com as oficinas de G.A., GRD e Ballet, recebendo como convidados as escolas do entorno.




08 de dezembro


EDI Ana Carolina Pacheco da Silva - "Ser livre não é apenas se livrar das correntes que lhe prendem, mas viver sendo capaz de respeitar e engrandecer a liberdade dos outros." (Nelson Mandela)

O que é a África? Onde fica? O que temos lá? O que conhecemos sobre a África? Estes foram alguns dos questionamentos que impulsionaram o trabalho sobre a cultura Afro, onde as educadoras e os educandos desenvolveram atividades diversificadas, a fim de proporcionar condições para que se conscientizem da necessidade do respeito, dos direitos e deveres de cada um, do exercício da cidadania, favorecendo a aprendizagem significativa na formação de seres mais conscientes, participativos e responsáveis.











01 de dezembro

Todos aguardam o dia da famosa "Gincana de Matemática" da E. M. Gastão Monteiro Moutinho. Ela acontece para as turmas de 5º ae já está inserida no calendário de todos os anos letivos. O 5º ano atua efetivamente, mas o 6º e o 4º também participam na forma de torcida. A turma do 5º ano se divide em equipes e o intuito da Gincana é motivar e desmistificar o fantasma que assunta e amedronta: a matemática! As crianças recebem o conteúdo, se unem em grupos de estudo e se preparam para a competição. Esse dia é de muita animação, tensão e forte emoção na escola. A Gincana acontece em 3 etapas: perguntas e respostas, a prova do sino e o circuito. O melhor é que todos saem ganhando, mesmo os que não são campeões. Como o objetivo é incentivar, todos os alunos recebem certificado e um "mimo". Já a equipe vencedora, também recebe medalha e um troféu.




































10 de novembro

Reutilizar, reaproveitar e reciclar são ações muito importantes de serem trabalhadas desde cedo. Assim, a C. M. Dina Sfat trabalhou a questão da reciclagem inspirada na história: “O homem que amava caixas”, fazendo uma adaptação bem bacana para as crianças menores. O menino da história criada na creche gostava muito de transformar aquilo que alguns chamam de “lixo” em maravilhosos brinquedos. No final, as crianças também aproveitaram para explorar e brincar com tudo que foi confeccionado com caixas, rolos de papel, potes de iogurte e caixas de leite. O projeto continua e muitas novidades ainda estão por vir!



 




 ________________________________________

Retrospectiva de outubro da C. M. Tia Auta:
Hoje é o seu dia, criança,
E dos que jamais se esqueceram,
O que é viver de esperança,
De sonhos que nunca morreram.
Sorria e seja feliz,
Não perca o olhar inocente,
Que um dia também eu já quis
Ser criança eternamente!
E para comemorar o Dia das Crianças, a C. M. Tia Auta organizou muitas atividades: piquenique, brincadeiras, brinquedos infláveis, piscina de bolas, pula-pula, banho de mangueira, show de mágica e ainda tornando essa semana mais doce com sacolés de frutas, pipoca, cachorro quente e muita, muita diversão!
No decorrer do mês, trabalharam os meios de comunicação e sua importância. Os alunos criaram, recriaram e brincaram com alguns deles, além de utilizá-los para convidar os amigos de outras turmas à participarem da “Maratona de Contação de Histórias”, que aconteceu no dia 31/10 na creche Tia Auta.
Neste dia, foi também o “Dia do Brincar sem Muros”, quando proporcionaram às crianças um momento mágico de conto de fadas. Alguns personagens conhecidos dos alunos contaram histórias de princesas, com valores e muita natureza. “Agradecemos à equipe que participou e colaborou com mais essa atividade de sucesso! Agradecemos a participação especial da responsável e amiga Priscila Madeira que veio trazer sua alegria contagiante às nossas crianças. Foi um dia mágico! #tiaautalugardecriançafeliz







________________________________________

Mais um dia de festa no EDI Medalhista Olímpica Ágatha Bednarczuk Rippel... Desenvolvendo o subprojeto: “Eu e meus sentimentos”, inspirado nos livros “Bruxa, Bruxa, venha à minha festa”, de Arden Druce, com tradução de Gilda de Aquino, e “Vai embora, grande monstro verde”, de Ed Emberley, fizeram um grande teatro com muita diversão. A partir da dramatização destes clássicos da literatura, embarcaram numa viagem fantástica sobre os sentimentos do imaginário infantil, explorando os medos, as tristezas, inseguranças e transformamos esses sentimentos em alegrias próprias do ser humano. 
Neste enredo de muita diversão, apareceu o mosquito Aedes Aegypti que não estava convidado para essa grande festa da imaginação! Na “Semana Nacional de enfrentamento do Aedes Aegypti”, as crianças do EDI Ágatha disseram em alto e bom som “Xô, mosquito, não queremos você não! Vamos lá todo mundo cuidar do nosso planetão, se não deixar água parada o mosquito não aparece não!!!




________________________________________

Dia 25/10 foi de Eleição na E. M. Menezes Cortes, referente ao Projeto Eleitor do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral. As turmas do 9º e 8º ano e Acelera 8 participaram do Projeto. 







________________________________________

A E. M. Sergio Buarque de Holanda realizou um aulão de LP e Matemática em preparação para a Prova Brasil. Profª Ana Lucia do Couto e a Coordenadora Pedagógica, Edjane Alves, com os alunos das turmas de 9º no auditório.



________________________________________

As turminhas do 3ºano da E. M. Poeta Mario Quintana trabalhando “English Project Vocabulary Review Words about the City and Vehicles”. O Trabalho foi baseado em vocabulário relativo ao trânsito, veículos e prédios encontrados em entorno da escola. Durante algumas semanas, os alunos confeccionaram as peças da maquete, utilizando apenas sucata. Cada peça foi feita por eles após orientação da profª Luciana, de Inglês, e, por fim, decidiram como seria a reprodução de um cruzamento de ruas e tudo mais que seria representado. Tal projeto se baseou em lição do livro “Zip from Zog 3ª”.








________________________________________

Aprendizagem além dos muros do CIEP Margaret Mee...! Os alunos do 3º ano aproveitaram muito a visita guiada ao Parque Chico Mendes. Dando continuidade ao projeto da UE, os alunos conheceram um pouco da história de Chico Mendes e aprenderam na prática sobre: as principais características do jacaré, do jabuti e da jiboia; a poluição da lagoa, as gigogas e o esgoto; a história da figueira, uma árvore imensa que fica dentro do Parque; a importância das bromélias para o controle do mosquito da dengue e etc. Além disso, viram muitas curiosidades no museu. E como foi divertido! Brincadeiras, lanche coletivo, caminhada na trilha, e, para encerrar essa manhã tão especial, a chuva da sorte. Todos os alunos, professores e responsáveis receberam um banho de chuva e de alegria! Muito bom!










________________________________________

Festival de Natação da Oficina Itinerante do Clube Escolar Cidade de Deus, ministrada pelo prof. Luiz Cézar Constantino, realizado no dia 19/10, na Escola de Natação Tubarão, que atende os alunos das nossas Escolas Municipais João Mendonça Lima, 25 de Abril e Embaixador Dias Carneiro.






Torneio de Judô realizado em 08/10, na Vila Olímpica do Mato Alto, com a participação dos alunos do Clube Escolar Cidade de Deus e dos professores Gerson Paulino e Alan Camargo.







20 de outubro


Esta semana a C. M. Dina Sfat convidou as responsáveis para um “CHÁ ROSA”! O objetivo era criar um bate-papo sobre o câncer de mama. Depois de um vídeo bem divertido, elas puderam falar um pouco sobre suas vivências e as educadoras ressaltaram a importância do cuidado diário e da atenção aos sinais de alerta. No final, tomaram chá e comeram bolo - foi maravilhoso!








O mês das crianças chegou para animar ainda mais as brincadeiras na C. M. Dina Sfat... Teve um “Cinedina” com muitos desenhos animados e um delicioso algodão doce no final. Foi a maior diversão.










Continuando a comemoração, com muitas brincadeiras divertidas usando o corpo e novas experiências. Seja tomando banho de mangueira no parquinho ou brincando de pintar com uma mistura de maisena e corante de bolo, as crianças estão se divertindo para valer. E o mês está ainda não terminou...!





________________________________________

O EDI Compositor Roberto Ribeiro completou 6 anos e seus alunos, sua equipe e comunidade escolar comemoraram com muita alegria a data especial, aproveitando para festejar também o Dia das Crianças e dos Professores! Como estão trabalhando o projeto: “Nosso Planeta se rende aos encantos brasileiros”, fizeram uma festa no tema das lindas praias do nosso Brasil, com muita diversão, e ainda tiveram a visita da personagem “Moana” que foi ao EDI “conhecer” as famosas praias brasileiras... Foi um dia lindo cheio de alegria, diversão e muitas surpresas!







 ________________________________________

Dia 10/10 foi o Dia da Inclusão e a profª Fátima Sampaio, da sala de Recursos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, preparou um dia muito agradável para os alunos e responsáveis. Houve projeção do livro: "Um amigo diferente?"; varal da história: "Retalhinho Branco"; e atividades práticas realizadas no dia. Os momentos: "Construindo a minha história” e "Por que você tira o chapéu" " foram bastante emocionantes. A escola agradece a presença dos responsáveis e dos “Alunos Contadores de Histórias” que foram em todas as salas para ler o livro: "Tudo bem ser diferente". Foi um dia de muita alegria, dedicação e respeito, reafirmando que as nossas diferenças são o que nos fazem únicos!







________________________________________

No dia 10/10, na E. M. Poeta Mario Quintana, aconteceu a “Maratona de Histórias”, que envolveu alunos da Classe Especial, Educação Infantil e do 1º ao 6º ano. Um dia de viagem ao incrível mundo da imaginação, reafirmou a importância e o poder dos textos literários na formação de leitores. Os alunos amaram o dia e foi bastante gratificante o resultado! 























“QUEM NÃO SE COMUNICA SE TRUMBICA” – 16/10 foi dia de rir em dobro... “E O TROFÉU VAI PARA...: AS CRIANÇAS DA POETA!” Muita alegria, brincadeiras e sorrisos infantis na E. M. Poeta Mario Quintana, pois foi dia de comemorar: “O Dia da Criança”.



















 ________________________________________

O CIEP Margareth Mee comemorou o Dia das Crianças com um super evento, contando com as presenças da equipe de animação do Tio Peter Pan, de professores, funcionários e alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Primário Carioca. Foi um dia de muita alegria, animação, música, dança, brincadeiras e coisas gostosas, pois as crianças merecem! Os alunos incluídos também não ficaram de fora, porque no CIEP Mee todos estudam e se divertem juntos. A festa teve uma linda mensagem de PAZ, UNIÃO E HARMONIA.








O 6º ano, além de comemorar o Dia das Crianças na da festa, foi ao Museu do Amanhã. 




8 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana observar que, diante de muito empenho e criatividade, todos os envolvidos nas diversas unidades aqui postadas, ainda que contrariando as expectativas dessa atual gestão municipal, conseguem extrair sorrisos das crianças, ainda que não tenha localizado fotos da E.M Frederico Trotta e da EDI Professora Kenia Mendes dos Santos Machado, onde tenho filhos matriculados.

    ResponderExcluir
  8. Olá pessoal.
    Sugiro vocês incluírem uma aba para registro da formação continuada que vocês realizam na CRE.
    Inclusive outros professores podem acessar produtos oriundos dessa formação.
    Vai a dica.
    Beijos.
    Ana Abrahão

    ResponderExcluir