Aconteceu, Virou Manchete



12 de dezembro


Nos últimos meses, aconteceram grandes eventos na C. M. Tia Auta...! Dentre eles, houve apresentações dos Contos Clássicos Infantis: "João e o Pé de Feijão", "João e Maria", O patinho feio", "Os três porquinhos" e "Rapunzel", quando as crianças tiveram encontros com o fantástico mundo do "Faz de Conta", aguçando ainda mais o seu imaginário. 




“Entrar no mundo da imaginação... Colorir a vida e depois sonhar...” Na Maratona de Histórias da Creche Tia Auta apareceram personagens de diversas histórias, nos mais diferentes locais: no jardim, embaixo de uma árvore cheia de livros pendurados - onde as crianças podiam manuseá-los -, no parquinho, numa sombra gostosa na lateral da creche, na Sala de Leitura e até mesmo nas salas de atividades. O importante era o prazer de ler, reler e recontar histórias. 







________________________________________

A última Reunião de Responsáveis da E. M. Poeta Mario Quintana foi chamada de: “O Brilho do Sucesso!”. Iniciaram o dia com as “boas vindas” aos responsáveis e o agradecimento a Deus por todas as benções derramadas e os sucessos alcançados em 2014. Em seguida, apresentaram fotos e slides das reuniões de responsáveis, atividades extraclasse e dos projetos pedagógicos realizados durante este ano, ao som da música “Aquarela”, de Toquinho – a escola foi bastante aplaudida, emocionando a todos. Passaram, então, para os informes necessários, administrativos e pedagógicos, abordando o que intencionam realizar até janeiro de 2015, para melhorias da unidade.
E aí começou o grande espetáculo: a turminha da EI 13 cantou e encenou as músicas: “Sinos de Natal” e “Despedida”, enfatizando a despedida do 5º ano da escola; já as turmas 8.401 e 301 surpreenderam com a grandiosa “Cantata de Natal”, ao som da música: “Um Novo Tempo”, de Marcos Valle. 








Depois, foi a hora da “Avaliação Institucional 2014”, através de carinhas expressivas onde os responsáveis marcavam o seu grau de satisfação - com as atividades desenvolvidas na escola; a equipe gestora; o ensino ministrado; a transparência das prestações de contas e com sua participação nas atividades escolares. No final da reunião, foi distribuído pelas futuras representantes do segmento Responsável, do Conselho Escola Comunidade (2015-2017), mães Estela e Robenita, o presentinho confeccionado pelos alunos para ser colocado na árvore de Natal das famílias. 
________________________________________

Os estudantes do 2º ano da E. M. Adalgisa Monteiro visitaram o Museu Internacional de Arte Naïf, localizado no bairro do Cosme Velho. Atendendo à proposta da escola de proporcionar aos estudantes o contato com espaços científicos e culturais da cidade do Rio de Janeiro, a visita permitiu às crianças um contato direto com a produção dos pintores nacionais e estrangeiros que produzem a arte livre, espontânea, desde o século XV até os dias de hoje. A magia que a visita proporcionou aos estudantes pode ser percebida no comentário do estudante Michael, da turma 1205, para uma das mediadoras, ao final da visita: “Quando eu crescer, eu quero trabalhar aqui”.


________________________________________

Recado da E. M. Gastão Monteiro Moutinho: “Confiram, em nosso blog, como foi motivador aprender Matemática! Deixe seu comentário: http://www.emgastao.blogspot.com.br"


05 de dezembro


No “Dia do Brincar” do mês de novembro, tudo ficou AZUL no EDI Ana Carolina Pacheco da Silva. Aderindo à campanha contra o Câncer de Próstata, os responsáveis foram chamados para, além de participar da brincadeira, também conversar um pouco sobre a prevenção da doença e os cuidados necessários com a saúde. Nesse mesmo dia, houve ainda a visita dos responsáveis à Feira Literária organizada com livros confeccionados pelas turmas. 











O EDI realizou a sua Feira Literária, expondo os livros que foram confeccionados pelas turmas ​durante todo o ano, no desenvolvimento do Projeto de 2014: "Lendo, Imaginando ao Longe, Vou Chegando" que trabalha a importância da leitura e o incentivo à mesma. As crianças visitaram a feira, podendo manusear os livros confeccionados, entre outros que também foram expostos, e tendo a oportunidade de contarem histórias para os colegas e ouvirem outras contadas pelas suas professoras.

















________________________________________



Na onda do “Novembro Azul”, com o intuito de envolver as crianças e os responsáveis na conscientização sobre a importância de se cuidar da saúde e do bem estar masculino, o EDI Milena Santos do Nascimento comemorou o “Dia do Brincar”, na 3ªf, dia 25/11, com atividades voltadas para este tema. Confiram:





________________________________________

A E. M. Eng. Álvaro Sodré, numa parceria com a empresa Era Uma Vez – Literatura Infantil, abriu suas portas para receber uma linda e atrativa “Feira do Livro”, no último dia 04/11. Alunos empolgados em ver os exemplares, olhinhos brilhando de curiosidade e contentamento, como é bom perceber o encantamento que os livros produzem nas crianças! E como é bom estimular o gosto pela leitura nos pequenos!







O ano letivo de 2014 vai chegando ao fim e todos os personagens que povoaram a “Hora do Conto” da Escola Álvaro Sodré, ao longo do ano, e marcaram o Projeto Pedagógico foram visitar alunos e professores no Baile da 6ªf, dia 28/11. Brancas de Neve, Sacis Pererê, Donas Benta, Coelhos de relógio, piratas, bruxas e fadas, príncipes e princesas, borboletas e lagartas, todos se divertiram no “Baile dos Personagens”, com direito a desfile das fantasias, explicação de cada uma delas e recordação do Conto a que pertenciam. Foi muito bom!



________________________________________

Recado da E. M. Gastão Monteiro Moutinho:
Bom dia! Felicidade contagia, não é mesmo? Passa lá no nosso blog e confira porque estamos sorridentes...: http://www.emgastao.blogspot.com.br


14 de novembro


Atividade pra lá de interessante... Nesta semana, a profª Renata Lyra, da Sala de Leitura da E. M. Eng. Álvaro Sodré, está desenvolvendo uma atividade muito interessante: os alunos são organizados em grupo e cada um recebe uma "história" estranha, formada por trechos de diferentes contos de fadas tradicionais. Devem ler os textos e, a partir da partilha dos "pedacinhos" das histórias, montar os contos corretamente. Os alunos têm gostado muito da atividade que os estimula a ler, desenvolver a troca e a partilha, identificar personagens e trabalhar com início, desenvolvimento e desfecho de narrativas. 


  
    


Todos da E. M. Eng. Álvaro Sodré se envolveram no movimento de conscientização sobre a importância do exame para prevenção do Câncer de Mama, desde os responsáveis até os alunos e o pessoal da merenda. “Agradecemos imensamente a preciosa ajuda das estagiárias Talita Vieira e Martha que confeccionaram os laços-símbolo do Movimento e conversaram com todos os alunos a respeito."






O 4º bimestre encerra o ano letivo e o projeto que a E. M. Eng. Álvaro Sodré está desenvolvendo tem como linha-mestra a obra “A BELA BORBOLETA”, de Ziraldo. Na história - super interessante - os personagens de contos de fadas tradicionais resolvem salvar uma borboleta que acreditam estar presa nas páginas de um livro. Vejam que belo mural a profª Alessandra montou; os personagens parecem saltar do papel... Parabéns, Alessandra! Ficaram curiosos sobre o final da história? Leiam o livro de Ziraldo para conhecer o final surpreendente! 


Na 6ªf, dia 07/11, as turmas 1201 e 1301 da E. M. Eng. Álvaro Sodré tiveram uma tarde diferente. Os alunos foram ao cinema, no Recreio Shopping, para uma sessão acompanhada de refrigerante e pipoca. Tudo com a companhia dos amigos, das professoras Roberta e Maria e das oficineiras do “Mais Educação”, Tia Enier e Ana Maria. Que tarde inesquecível!




________________________________________

As alunas Lorrany Cristina Louivisi Conceição e Maiara Vasconcellos, entre outros alunos dos profs. Alan Camargo e Gerson Paulino, da Oficina de Judô do C. E. Cidade de Deus, participaram da “Copa Integração de Judô”, que aconteceu no último dia 20/09, no Colégio CER - Freguesia, e tiveram um ótimo desempenho. Parabéns, meninas!



07 de novembro

O EDI Milena Santos do Nascimento, com o objetivo de oportunizar a vivência de trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, como é citado nas OCEIs, ofereceu aos pequeninos alunos, neste bimestre, a oportunidade de conhecer uma antiga técnica chamada xilogravura. “Nossa, as crianças adoraram esta novidade!”


________________________________________

Este ano os professores do CIEP Margaret Mee arrasaram na comemoração do Dia da Criança com a produção da peça “O reizinho mandão”, uma adaptação do livro da autora Ruth Rocha. Aproveitando o momento político, os professores, que eram os atores na peça, levaram as crianças à reflexão de forma lúdica e em grande estilo.




30 de outubro


O Dia das Crianças na C. M. Tia Auta foi comemorado no dia 10/10 com uma linda festa, tão esperada, repleta de oficinas, diversão e um lanche muito gostoso. Prepararam diversas salas: de maquiagem e cabelo, boliche, de boogie oggie, cama de gato, circuito e foto maluca. As crianças experimentaram todas as oficinas e seus olhinhos brilhavam cada vez mais a cada uma.
















Os personagens da Turma da Monica fazem parte do projeto da creche Tia Auta, neste ano. Na tarde do dia 23/10, as crianças receberam a visita da Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão e ficaram maravilhados, pois não esperavam ver de pertinho a turminha mais divertida dos quadrinhos, criada por Maurício de Souza. Os próprios funcionários se dispuseram a vestir as fantasias para participar da atividade em prol da alegria e satisfação dos alunos. “Obrigada Renata Ribeiro, Ana Paula Dias, Naira, Edu Queiroz e Aninha por proporcionarem momentos mágicos aos nossos alunos. Cada sorriso no rosto deles nos faz acreditar que vale a pena continuar... Equipe nota 1000!​








________________________________________

Brincadeira é coisa séria... Pensando nisso, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, no Dia do Brincar, 28/10, entrou no clima do “Outubro Rosa” e envolveu os responsáveis no movimento contra o Câncer de Mama. Eles puderam participar da brincadeira de “passar a bola” com seus filhos e também dialogar sobre a conscientização e prevenção da doença através do auto-exame e sobre cuidados com a saúde e o bem estar.






________________________________________

A Maratona de Histórias no EDI Milena Santos do Nascimento foi um sucesso! As professoras fizeram um rodízio entre as turmas, durante toda uma semana, e assim as crianças puderam ter contato com todas as “tias” da escola, ouvir diversas histórias e viajar pelo mundo da imaginação.







________________________________________

A Maratona de Histórias da E. M. Prof. Teófilo Moreira da Costa ocorreu no dia 14/10 e foi muito especial! Houve uma programação para o turno da manhã e outra para o turno da tarde, de modo a contemplar toda a UE. A programação contou com: a apresentação do coral do Projeto MEL - Música, Educação e Literatura -, uma iniciativa da professora e cantora Márcia Feitosa; a coreografia da música “Avisa lá”, do grupo Olodum; contação de história indígena e africana; uma peça teatral; apresentação da banda de alunos, cantando "Asa Branca"; oficina de origami & poesia; sessão de filme com contação de histórias; e ainda palestra com as autoras de livros juvenis Bianca Carvalho e Luciane Rangel, gentilmente convidadas pela professora Ana Paula Matias. A Maratona de Histórias aproximou leitores dos livros e levou para a escola a diversidade do nosso universo cultural. “Parabéns aos alunos, professores, funcionários e agradecimentos à equipe de Direção da UE pelo apoio de sempre! Confiram:





________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho convida a todos para visitarem o seu blog: http://emgastao.blogspot.com.br/ e conferirem a maneira prática que as professoras do 1º ano estão utilizando para que os alunos vivenciem a experiência do trabalho matemático com o material dourado.




24 de outubro


A C. M. Tia Auta aproveitou a comemoração da 4ª Semana da Alimentação Carioca para reforçar questões sobre a alimentação saudável, cuidados de higiene com os alimentos e o desperdício dos mesmos. Aproveitaram também a estação do ano, primavera, e decidiram fazer um piquenique! A ideia ganhou aprovação das crianças e teve até personagens famosos que foram prestigiar o evento: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho e a vovó. Na Tia Auta, a alimentação sempre teve destaque nos projetos, além de ser um dos momentos preferidos dos pequenos.














Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” - Cora Coralina

Comemorando o Dia do Professor e do Funcionário Público, a C. M. Tia Auta teve um dia 15 de outubro bem diferente, começando bem cedo, dentro de um ônibus, rumo a Petrópolis. As funcionárias levaram suas famílias e o passeio ficou mais florido ainda... O dia foi feliz, longo, prazeroso, divertido e com gostinho de “quero mais”. Pessoas dispostas a curtir cada minuto do passeio repleto de cultura, risos e compras, além de muitos “selfies”. Até o motorista Gilberto entrou no clima, sempre atencioso e gentil, e a “bagunça” sadia rolou solta em todo o trajeto. Petrópolis, cidade de Pedro, em referência a Dom Pedro I, é um mergulho na história do nosso Brasil e local de contato com uma natureza exuberante, da região serrana do estado do Rio de Janeiro. O grupo visitou o Palácio de Cristal, estrutura feita de metal e vidros, onde acontecem exposições e apresentações diversas; a Casa de Santos Dumont, com suas particularidades excêntricas; o Relógio de Flores, com seu colorido natural; o Museu de Cera, aonde viram personalidades reais e fictícias feitas em cera e em tamanho real; e, terminando o momento cultural, o Museu Imperial, antiga casa da família real brasileira, onde foram agraciados com um pouco da história do nosso país. Para fechar o dia com “chave de ouro”, passearam pela Rua Teresa, local de compras do setor de vestuário. Na volta, cansados e felizes, alguns tiraram um cochilo, mas o papo ainda rolou. “Queremos mais! O final do ano nos espera! “ 











________________________________________

No sábado, 18/10, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para uma conversa divertida sobre brincadeiras infantis. Foi muito bom ratificar aos pais que as crianças adquirem experiências brincando e, assim, por meio de suas brincadeiras, vão encontrando seu jeitinho de ser.

 


________________________________________

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva visitou o Museu Casa do Pontal com as turmas da pré-escola. O passeio foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais da Cultura Popular Brasileira através da arte, com esculturas de barro e madeira. A visita foi bastante interativa, tendo músicas infantis, histórias teatralizadas e a participação dos alunos em dramatizações. “Agradecemos à 7ª CRE pela disponibilização do ônibus e do lanchinho, fazendo a alegria das crianças.”






________________________________________

Família e E. M. Poeta Mario Quintana, brincando e aprendendo... Reproduzindo o cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação, o ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem, de forma significativa. Os responsáveis da Educação Infantil da UE vivenciaram a diversidade das atividades infantis envolvidos com a cultura do brincar. Tudo começou com a mostra de fotos de atividades das turmas da Ed. Infantil; em seguida, a profª Rosana apresentou “Um dia na Educação Infantil”: os responsáveis eram os alunos, juntinho com seus filhos, vivenciando hora da novidade, hora do conto, musicas e até o horário da merendinha. Era dia também de Ed. Física e todos foram para quadra de esporte, onde a equipe de professores de Educação Física aguardava para iniciar um “circuito”. Fechando as atividades, houve o cantinho da leitura, quando um responsável, após a escolha de um livro, leu para os presentes. E ainda finalizaram com a avaliação “Sementes do Amanhã”. Todos adoraram!






Na E. M. Poeta Mario Quintana, a Maratona de Leitura foi um sucesso porque todos participaram! Contaram com presença de responsáveis, funcionários de secretaria e apoio, além de alunos e professores. Um dia gratificante e de muito envolvimento. Durante a preparação da Maratona, cada turma escolhia um conto de fada, os alunos ouviam a história e a recontavam. Por fim, cada turma escolheu uma princesa que, caracterizada, contou sua história para toda a escola.





 ________________________________________

A E. M. Eng. Álvaro Sodré ganhou uma caixa cheinha de gibis! Que preciosidade! Montaram logo uma GIBITECA que vai circular pelas salas de aula e pelo refeitório também. Há alunos representantes em cada turma, responsáveis pela guarda e manutenção dos gibis, que serão trocados semanalmente. As crianças estão empolgadas! Com certeza, o texto apoiado na imagem será um grande auxílio no processo de aquisição da língua escrita e no desenvolvimento do gosto pela leitura. 



O Dia das Crianças é uma das comemorações mais esperadas pelos alunos da Álvaro Sodré, ao longo do ano letivo. A ansiedade que antecede a festa é logo tomada pela alegria quando os alunos chegam ao Sítio Pedaço do Paraíso. Muitos brinquedos, bola, jogo de futebol, totó, ping-pong e piscina. Ah, a piscina... É a grande atração da festa que tem também churrasco, sorvete, algodão doce, brigadeiro, bolo e distribuição de brinquedos. Nossa! Delícias e gostosuras de encher de água a boca dos pequenos. A música também animou a festa que teve ainda uma Hora do Conto especial, desenvolvida pela profª Renata Lyra. As palavras da diretora, profª Márcia Arruda, agradecendo a todos que tão carinhosamente ajudaram na realização dessa festa inesquecível, encerram o dia fantástico. “E no ano que vem tem mais!”








________________________________________

No mês de outubro, os alunos da E. M. Vice-almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva embarcaram em uma viagem encantada no mundo das histórias. A mensagem pura e simples da fábula: “A formiga e a neve” foi exibida com um teatro de sombras, provocando emoção e deslumbramento em alunos e professores. Depois tiveram uma aula de desapego com a 2ª Feira de Troca de Livros, acompanhada de um relaxante momento de leitura no pátio. Todos curtiram bastante os eventos patrocinados pela Sala de Leitura. E, para encerrar os eventos de outubro, a tão espera festa das crianças foi um sucesso! 








________________________________________

No dia 17/10, ocorreu a Maratona de Histórias na E. M. Dídia Machado Fortes. Para aquecer a manhã, foi criado um cantinho com almofadas próximas a livros que "caiam do céu", presos no teto por elásticos. Além desse cenário encantador, foram espalhadas esteiras rodeadas de estantes com livros. Em um terceiro canto, a brilhante aluna do 3ª ano, Yasmin da Silva Gorgulho, vestiu-se de Emília e contou histórias improvisadas, cheias de criatividade para as turmas menores. Durante todo o dia, um grupo de alunos do 6º ano circulou pela escola, fantasiados de personagens da literatura infantil: Pequena Sereia, Cinderela, Lobo Mau, Reis, Rainhas, Animais da floresta... Convidando para um mergulho nos livros, logo ali, no pátio da escola. Como evento principal, foi apresentada, em parceria com o SESC de Copacabana, a peça teatral: "Tem Bicho no Lixo debaixo da Cama de Nino", que retratava a invasão de animais peçonhentos ao quarto de uma adolescente que deixava lixo espalhado pelo chão. A peça foi um sucesso! Para finalizar, a profª Glauci, da Sala de Leitura, disponibilizou um painel para que os alunos deixassem um recadinho, avaliando a MARATONA, e distribuiu GIBIS para as turmas. Pode-se dizer que, como em uma maratona atlética, ao final do dia, a escola não cruzou apenas a linha de chegada, mas aquela linha que nos transporta para um outro mundo: o mundo da leitura!  








17 de outubro

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva comemorou o Dia das Crianças com muita diversão e tudo que criança gosta e merece: brincadeiras, pula-pula, piscina de bolinhas, castelinho, pintura, teatrinho de fantoches e lanche bem gostoso. A Equipe preparou tudo com muito carinho para que esse dia se tornasse especial. No final, teve o parabéns para as crianças com bolo e distribuição de presentes. Ver o sorriso das crianças, estampando a alegria que estavam sentindo, faz todo o trabalho e esforço valer muito a pena.










10 de outubro

Conforme já adiantado na matéria da semana passada desta página, a C. M. Sempre Vida Nise da Silveira estava em processo de escolha do nome do pomar que foi criado no final de agosto e explorado por todos da creche no mês de setembro. O processo de votação teve início com cada turma sugerindo um nome para este novo espaço e, assim, surgiram: “Pomar do Lobo”, “Pomar da Acerola”, “Pomar Árvores do Mundo”, “Pomar do Cebolinha” e “Pomar da Lagarta Comilona”. As professoras providenciaram um desenho que simbolizasse essa escolha e, aproveitando o momento eleitoral, convidaram os responsáveis para definirem a eleição. Na hora da saída, os cartazes com as sugestões de nome foram expostos no pátio principal da creche e os responsáveis tiveram a oportunidade de manifestarem sua vontade através de um traço abaixo do desenho escolhido. Foi um momento muito descontraído e divertido onde não faltou a “boca de urna”, porém, nada sério a ponto de impugnar a votação. Por fim, o nome escolhido, com 33 votos, foi “Pomar do Cebolinha”!

________________________________________

O projeto de trabalho do 3º bimestre da E. M. Eng. Alvaro Sodré teve como fio condutor a obra de Ruth Rocha: “A primavera da Lagarta” e como tema: “Todos sofremos transformações para crescer e viver em comunidade”. Buscaram, através do desenvolvimento de atividades e conteúdos, responder às questões formuladas por cada turma para explicar o porquê e como os seres vivos nascem, crescem e morrem na natureza – o ciclo da vida. Movidos pela proximidade das eleições, também discutiram a necessidade do ser humano de viver em comunidade e as formas que facilitam o convívio em comunidade, incluindo o processo democrático de escolha dos seus representantes.
As turmas elaboraram questões que queriam ver respondidas: 
1. É possível viver sozinho? 
2. Por que “primavera” da lagarta e não “outono” ou “verão”? 
3. Todos os animais, incluindo os seres humanos, são iguais? Somos todos iguais? Somos sempre os mesmos? Cada criança tem seu jeito!
4. Como se dá o ciclo da vida? 
5. Qual a importância da união na resolução de conflitos? Temos direito de julgar as pessoas? A violência resolve problemas? De que maneira podemos resolvê-los?
6. Você acredita na transformação das pessoas? Como conviver com a diferença? O que é bullying? Praticamos? Sofremos?
7. Como escolheremos viver em sociedade? Com ou sem violência? Como devemos agir em meio a uma discussão? 
8. O que é um comício e onde ele acontece?
9. Como ações do homem interferem na vida política do país? 
10. Como as transformações da natureza interferem na vida do homem? Como a ação do homem prejudica o meio ambiente? Como podemos cuidar do meio ambiente?
As atividades desenvolvidas foram muito interessantes, variadas e criativas: palestra com a bióloga Alessandra sobre o ciclo da vida; sessões de videodebate sobre o tema; Mostra de Cultura e Ciências; e, para fechar o bimestre, um piquenique coletivo em meio à natureza exuberante que cerca a escola. Confiram as fotos dos momentos vividos com muito prazer!














A Reunião de Pais da E. M. Eng. Álvaro Sodré teve meditação guiada... “Vamos aproveitar o momento para compartilhar coisas boas... Se os filhos meditam, porque não proporcionar isso aos pais também?!” E foi isto que aconteceu no sábado, 27/09, com os responsáveis da turma 1.102 da professora Anna Karina. Muita concentração!  



Periodicamente, os alunos da Álvaro Sodré são atendidos por especialistas em odontologia que, além de cuidarem da dentição, levam para eles importantes informações a respeito da higiene bucal diária. A UE agradece sempre e muito a esses profissionais que tratam de suas crianças com tanto carinho!










Sabem quando uma criança aprende brincando? Nos encontros do “Mais Educação” na Álvaro Sodré com as tias Enier e Ana Maria! Tanto nas oficinas de Reforço quanto nas de recreação, o prazer é uma constante. Chequem as fotos…







________________________________________

Para comemorar a chegada da Primavera, a E. M. Profª Dídia Machado Fortes coloriu seus corredores com as mais variadas flores! O 1º ano plantou sementes de girassol e alpiste, dentro de garrafas PET reutilizadas, identificando o ciclo vital dos seres humanos: nascimento, crescimento, reprodução e morte. Já as turmas de 3º ano, inspiraram-se em Romero Britto, artista pernambucano com renome internacional, para criar uma árvore coletiva que encantava a todos que passavam. No 4º ano, as crianças confeccionaram um jardim, usando material reciclado, rolos de papel higiênico tingidos e amassados para formar a copa da árvore, além de dobraduras e pratinhos de papelão para representar os animais que visitam a escola nessa época do ano. Enfim, todos puderam dizer: "É Primavera, te amo!"








03 de outubro


A C. M. Tia Auta aprendendo sobre os meios de transporte... Trabalhar os meios de transporte com as crianças é sempre uma ótima oportunidade para inserir os conceitos de cidadania e respeito, ainda mais depois desta novidade chamada BRT, que deixou os pequeninos empolgadíssimos em participar de cada parte do processo de confecção do ônibus até a tão esperada voltinha de BRT pela creche. Foi um sucesso e as crianças ficaram bem orgulhosas de participar desta aventura!​













Chegou a estação das flores na C. M. Tia Auta!

É Primavera!

Vem chegando a estação

De todas, a mais charmosa,

Traz belezas como a rosa.

Deixa tudo mais bonito,

Desde a Terra ao infinito,

Torna a vida esplendorosa!

A estação mais florida do ano está apenas começando e os alunos estão super animados, fazendo lindos trabalhos. Flores coloridas, borboletas, árvores e até uma releitura da obra do pintor Van Gogh: "Os girassóis" - todos esses trabalhos estão expostos pelas salas e corredores, deixando todo o nosso espaço ainda mais bonito!​











________________________________________



A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira, no mês de setembro, explorou o pomar, criado em um grande terreno nos fundos da creche, onde já existia um pé de carambola, cajá manga, pitanga, romã, acerola e tangerina. O pomar agora conta com uma grande variedade de árvores frutíferas como: mangueira, jabuticabeira, cajueiro, caquizeiro... As turmas são responsáveis por cuidar do pomar, regando, fiscalizando a presença de invasores como a lagarta e outros insetos, retirando o lixo, etc. Além dessa tarefa, o contato direto com a natureza viabiliza a sensibilização das crianças no que se refere ao cuidado com o meio ambiente. Outra oportunidade que o pomar oferece é a visualização do fruto no pé e a possibilidade de degustação desse fruto. Todos estão adorando este novo espaço da creche e o próximo passo é a eleição para a escolha de seu nome.










________________________________________



No sábado, 27/09, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para mais um encontro com os responsáveis. Juntos, assistiram o filme "Cordas" e se emocionaram bastante. Foi muito bom poder conversar, esclarecer e debater sobre o respeito às diferenças.









Desenhar é muito bom e desenhar com o grupo é melhor ainda! Os desenhos representam as ideias das crianças. É através deles que os pequenos se expressam e comunicam pensamentos. A turma do EI 31 e a profª Gleice curtiram muito esse momento!











Para comemorar a chegada da Primavera, a turma do EI 21, da profª Vania, tomou café da manhã de um jeitinho mais gostoso e especial... Os pequenos reuniram-se no gramado do EDI para observar a natureza, conversar e aproveitar a manhã de primavera.








26 de setembro


O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva trabalhou os meios de comunicação, dentro de seu projeto de 2014, usando as histórias infantis como instrumento de aprendizagem. Realizaram a contação da história: “A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho” e fizeram uma proposta da escrita de um convite a ser enviado a outra turma, convidando os colegas a participarem de um piquenique em homenagem a chegada da Primavera. Os convites foram enviados através do Correio do EDI e entregues pela Chapeuzinho Vermelho, que também teve sua participação no piquenique, cheio de lanchinho gostoso e brincadeira, levando muita diversão e alegria aos pequenos.






________________________________________



Na última semana, durante o Centro de Estudo da E. M. Professora Dídia Machado Fortes, os professores de 40h estudaram novas abordagens de aprendizagem a partir de figuras planas. Cada professora ganhou um kit, confeccionado em E.V.A. pela Coordenadora Pedagógica, contendo: 6 hexágonos, 16 quadrados, 10 trapézios, 15 losangos maiores, 15 losangos menores e afiados e 20 triângulos. A partir desse material, foram discutidas possibilidades de trabalho com os alunos:

- montar um mosaico baseado num previamente apresentado;

- a brincadeira do espelho, explorando simetria;

- perceber que 2 triângulos menores + 1 quadrado entre eles pode se transformar em trapézio ou losango, dependendo da posição que os triângulos ocupem;

- dar um comando das peças que devem ser utilizadas e criar uma figura usando apenas tais peças. Por exemplo: forme uma figura com 6 lados utilizando 3 polígonos quadriláteros iguais.

Toda discussão foi embasada no livro "Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas" - Coleção Mathemoteca - Volume 4, parte do Kit FNDE do Professor de Educação Infantil/Anos Iniciais, que está sendo distribuído para as escolas.










________________________________________



Para fechar a programação da Semana da Educação Infantil 2014 na E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, os alunos das turmas EI11, EI12 e EI21 participaram de uma gincana: uma grande caça ao tesouro. E cada um encontrou seu verdadeiro tesouro: um livro para sua “Primeira Biblioteca”. Que alegria para todos! A atividade foi preparada com muito carinho pelas professoras Fátima, Marina, Ana Cláudia, Maria Cláudia e Alessandra, e tudo terminou com a degustação de gostosuras!









Como prêmio pelo primeiro lugar na Gincana do 2º bimestre, os alunos da turma 1.101 da Álvaro Sodré visitaram o Museu Casa do Pontal, no dia 04/09. Foram acompanhados pela profª Carla Floro e pela Coordenadora Pedagógica, profª Regina Macedo. A visita foi interessantíssima: os alunos aprenderam ainda mais sobre nosso folclore, de forma lúdica e prazerosa, e teve até Bumba-meu-boi e Teatro de Mamulengos. A criançada adorou!






Que emoção ouvir uma história contada por Sílvia Castro! No dia 28/08, a contadora encantou a todos, adultos e crianças, que ficaram absolutamente envolvidos pela magia da história. Foi uma atividade marcante na programação da Semana de Educação Infantil da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré. Vejam as expressões dos rostos e a atenção de cada um da plateia. “Nosso muito obrigado, Sílvia, de coração, por esse momento tão lindo, envolvente, criativo, importante para a Comunidade Educativa de nossa Escola.”



 ________________________________________

RECADO IMPORTANTE: "Querem saber como foi o COC do 3º Bimestre da E. M. Gastão Monteiro Moutinho? Corre lá no nosso blog: www.emgastao.blogspot.com.br​"


19 de setembro

No último dia 29/08 foi inaugurada a Sala de Leitura da C. M. Tia Auta, quando muitas atividades foram cuidadosamente preparadas para os alunos. A Sala de Leitura recebeu como paraninfo nada menos do que Monteiro Lobato e se tornou um ótimo lugar para ouvir histórias, assistir a vídeos e se divertir. É um cantinho charmoso, onde as crianças podem ficar juntinhas, fazendo as atividades. Logo na inauguração, a sala recebeu a visita da professora Silvia Castro, contando deliciosas histórias. A creche tem o compromisso de incentivar o gosto pela leitura, desenvolvendo leitores antes mesmo de aprenderem a ler formalmente. Além de aproximar as crianças do mundo letrado, a leitura alimenta o imaginário e incorpora essa experiência à brincadeira, ao desenho e às histórias que todos os pequenos gostam de contar e ouvir. Os bebês adoram manusear livros, apreciar as ilustrações e recontar as histórias, cada um do seu jeito.

________________________________________

Nesta semana, o EDI Milena Santos do Nascimento completou 3 anos. Como é bom ter um espaço como este para desenvolver habilidades, fazer amigos e ajudar a construir a nossa sociedade. Parabéns a todos os funcionários e responsáveis que estão comprometidos com a proposta pedagógica e tornam o cotidiano das crianças cada vez melhor. E um “viva” especial para os pequeninos alunos que deixam a unidade mais colorida e alegre!







________________________________________

O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva recebeu a oficina ECO REDE que apresentou uma peça de teatro e realizou atividades onde os alunos aprenderam sobre alimentação saudável. Incentivando a imaginação, foram convidados a participar, fazendo compras para uma sopa de legumes. Em outro momento, foi apresentada a oficina de brinquedos com material reutilizável, quando puderam manusear e brincar livremente com as produções. ​


________________________________________

Ufa! Um bimestre inteiro entre lápis, canetinhas, colas, tesouras e imagens. Quanta criatividade e quantos talentos nasceram na E. M. Renato Leite através do ensino da Arte... Arte, nesta escola, se aprende brincando, contextualizando, lendo obras de arte de artistas clássicos e contemporâneos, fazendo uma pequena viagem pelo mundo da arte. 
No projeto: "O Mundo é aqui", alusivo ao projeto de trabalho da unidade, as turmas do 6º Ano realizaram atividades, pesquisando e explorando a construção e a expressão da cultura africana, grega, das etnias árabes e demais países que colaboraram com a nossa cultura. Os alunos das turmas 1601 e 1602 confeccionaram máscaras de gaze gessada e vasos com bolas de gás e jornal, a partir da observação de imagens da cultura artística grega. A turma 1605, a partir da observação de imagens de animais que vivem na África, utilizou como referência a pelagem desses animais para pintarem faixas e telas. A turma 1606 usou, para pintar telas, as imagens das paisagens africanas e as silhuetas de animais. A turma 1607 trabalhou a técnica de dobradura, recorte e colagem, criando efeito rendado como referência das mesquitas islâmicas, bem como os arabescos desenhados como molduras para o nome de cada um. A turma 1608, a partir dos estudos da cultura artística do Egito, confeccionaram papiros de coadores de café e sarcófagos em caixas de sapatos. Os alunos compreenderam que a arte egípcia estava ligada à religião e a escrita e os desenhos simbolizavam suas crenças. Enfim, Arte, na Renato Leite é feita para apreciar, fruir e saborear. ​








________________________________________

A Semana de Educação Infantil no CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos foi recheada de atrações. Tiveram brincadeiras ao ar livre, reprodução de filmes com pipoca e guaraná, jogos em grupo, contação de histórias para os responsáveis, entrega dos livros da “Minha 1ª Biblioteca”, confecção de personagens e cartazes do Folclore e exposição de trabalhos no Parque de Madureira, com brincadeiras, apresentações e muita coisa bonita para ver. “Momentos como esses merecem ser repetidos!”




12 de setembro


A 6ªf, dia 05/09, foi bastante animada na C. M. Rio Novo – Rio das Flores. As crianças receberam a visita dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e ficaram encantadas! As educadoras da instituição se caracterizam como os mais famosos personagens de Monteiro Lobato e apresentaram-se para os alunos. Essa atividade foi realizada como culminância do Projeto Folclore, desenvolvido na segunda metade do mês de agosto, onde as crianças puderam conhecer e revisitar lendas, músicas e brincadeiras que fazem parte do universo cultural brasileiro. Além disso, receberam das mãos dos personagens do Sítio seus livrinhos da “Primeira Biblioteca”, que incentivaram os pequenos leitores a viajar ainda mais no mundo dos livros e a ampliar seu gosto e hábito de leitura.





A creche iniciou sua comemoração do Dia da Independência do Brasil com hasteamento da bandeira. Os pequenos patriotas ficaram concentradas no momento do hino nacional. Para finalizar, houve um desfile cívico contornando a creche. Que encanto os pequenos militares!



________________________________________


Equipe da E. M. Pedro Américo se sentido realizada! Nada mais gratificante do que ter o nosso trabalho reconhecido. Reportando-nos ao início do ano, lembrando dos alunos que recebemos por remanejamento, assim como seus responsáveis, todos chegaram à escola muito insatisfeitos pela mudança. Após a primeira reunião do ano, começou a mudança, pois perceberam que a escola era acolhedora, aberta e responsável. No decorrer do ano, com o Dia das Mães, a Festa Junina e a convivência diária tudo mudou. Hoje, os responsáveis entram, conversam, participam, cooperam e se sentem “em casa”, pois entenderam que a escola é de todos. Os alunos adoram estar na escola, ir à secretaria “bater papo”, desabafar, nos abraçar, ou seja, são, além de alunos, nossos amigos. Isso tudo conseguido porque são tratados com amor, igualdade e respeito. Ver essa mudança, o entrosamento e a alegria dos alunos e responsáveis, nos dá a certeza do dever cumprido com responsabilidade e cordialidade. Receber uma cartinha como esta não tem preço! Estamos todos de parabéns!” Confiram a carta da aluna Luanna - T: 1.604


________________________________________



Este mês de agosto foi recheado de atividades na E. M. Eng. Álvaro Sodré, cada uma mais interessante que a outra, todas decorrentes do Projeto Bimestral. O tema girava em torno de “A primavera da Lagarta”, livro de Ruth Rocha, que nos fala, com muita delicadeza e poesia, que todos somos capazes de nos transformar, de sermos melhores. E conclui com a frase que serviu de reflexão, ao longo de todo o mês, para toda a comunidade escolar: “é preciso ter paciência com as lagartas se quisermos ver as borboletas...”. Como uma das atividades bimestrais, a Sala de Leitura trabalhou as estações do ano, apresentando um desfile sobre os trajes próprios para cada época do ano. O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da Educação Infantil e os poemas que abriram os desfiles foram de autoria coletiva da turma 1301. Vale a pena conferir as fotos do desfile e ler os poemas que seguem abaixo!



Poemas “4 Estações” - Sala de Leitura



Verão – Vitor, Arthur, Maurício, Bryan, Danilo, Carlos Henrique



O céu lindão

Eu gosto de comer bombom

Na praia que eu amo tem arraia

Tomo sorvete com cheiro de xerelete

Esse sorveteiro não presta

Ele faz muita festa e esquece do pedido

O apelido dele 

E bandido

Ele é um sorveteiro divertido.



Inverno – Lúcia, Maria Aparecida, Giovanna



No inverno é bom ficar quentinho.

Tomar uma xícara de chocolate bem quentinha

Botar uma luva e uma blusa bem quentinha.

Quando chega a noite devemos nos agasalhar

Porque o frio vai nos pegar.



Outono – Amanda, Raissa, Marcela, Ana Paula, Lorena, Andrei



No outono as folhas caem no chão de alegria

Os frutos crescem e o vento sopra sem parar
Anunciando que o inverno vai chegar

Primavera – Vitória, Pâmela, Maria Clara e Gabriel.

Na primavera as flores crescem e as borboletas aparecem.
A cidade perfumada pelas flores na calçada.
A primavera é a melhor coisa do universo.
Ela encanta e enfeita tudo por perto.

Você conhece a “Diana Luana Luanda”? Não?! Pois os alunos de Álvaro Sodré já conhecem bem! A história foi contada pela professora Renata Lyra, da Sala de Leitura, atendendo ao tema do Projeto Bimestral. Até mesmo os pequeninos da Educação Infantil já perceberam que, com foco, força de vontade e empenho, todos podemos mudar, nos transformar e alcançar nossos objetivos. Peça a algum dos alunos para lhe contar a história e aprecie as produções expostas no Corredor das Artes.



A ideia de promover a Meditação, como parte da rotina na turma 1102, da E. M. Eng. Álvaro Sodré surgiu da necessidade de buscar meios para melhorar as funções cognitivas como a memória, o aumento da capacidade de atenção, a aprendizagem de valorização do momento, o aumento da capacidade de relaxar e da autoestima, com uma gestão saudável de sentimentos e emoções. A meditação na infância pode ser utilizada como fonte de aprendizagem emocional e seus benefícios nas crianças podem ser vários, com efeitos de curto, médio e longo prazo. A prática da meditação regular permite às crianças uma rotina que promove o autoconhecimento. Diante das questões sociais, que trazem tantos comprometimentos à aprendizagem, surge a necessidade de buscar caminhos que amenizem as diversas problemáticas que acompanham os alunos. E, assim, surge a ideia da prática da meditação em sala de aula, que já está mostrando bons frutos. "A Educação é o processo pelo qual o individuo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes, funcionando com harmonia, em relação à natureza e à sociedade (...). Implica tanto a evolução individual quanto a universal". Friedrich Froebel

________________________________________



No dia 09/09 a E. M. Dom Armando Lombardi comemorou o seu Cinquentenário. Foi uma celebração simples, porém rodeada de carinho, homenagens e gratidão. Os alunos prepararam cartas, frases, trabalhos para exposição e ainda presentearam a todos os presentes com um coral coletivo ensaiado pelos professores: "À escola com carinho". Momentos de emoção marcaram o evento: as cartas dos alunos, poesia de uma turma, discursos da Direção, depoimentos de professores, ex-professores, ex-alunos, apresentação de dança por alunos integrados, mobilizados pela Sala de Recursos... Foi um bimestre com atividades integradas em todas as disciplinas, envolvendo o tema deste aniversário. A equipe vestiu a camisa e comemorou com grande empenho e alegria. PARABÉNS E. M. DOM ARMANDO LOMBARDI! A escola agradece a todos os presentes que fizeram questão de prestigiar este momento.









05 de setembro


Durante o mês de agosto, a C. M. Tia Auta trabalhou o folclore com o objetivo de apresentá-lo aos alunos, resgatando cantigas de roda, parlendas e lendas. As crianças adoraram conhecer um pouco mais sobre o Saci, o Curupira, a Vitória Régia, entre outros, além de participar ativamente das confecções dos trabalhos para a exposição. Foi um mês de trabalhos bem coloridos que contagiaram o imaginário dos alunos. Atualmente, a cultura do brincar disseminada nas instituições de Educação Infantil é reconhecida pela sua importância para o desenvolvimento do imaginário infantil. O ato de brincar é o principal modo de expressão da infância, uma vez que brincando as crianças aprendem a viver e a se desenvolver de forma lúdica e prazerosa. Nada mais justo, que resgatar e manter a cultura de nosso país de forma a proporcionar e divulgar o conhecimento e as informações necessárias na construção de nossa história. Nesse contexto, o folclore possibilita um resgate através das lendas e parlendas, das brincadeiras e cantigas de roda, propiciando a vivência da diversidade cultural e uma aprendizagem motivadora e facilitadora às múltiplas linguagens na Educação Infantil.














E a creche recebeu a visita dos dentistas, sem choro... O Tratamento de Restauração Atraumática é feito sem a utilização de instrumentos rotatórios, sem anestesia, e as camadas mais profundas do tecido cariado são deixadas sob o material restaurador. O TRA foi criado para tratar pacientes em locais onde não existissem consultórios dentários. A utilização da técnica em unidades escolares da rede pública vem sendo usada como uma forma de proporcionar atendimento curativo para centenas de crianças na própria unidade. Esta técnica permite que a sala de aula se transforme, temporariamente, num consultório odontológico e que ali mesmo as crianças recebam atendimento. A grande vantagem deste procedimento é que todas as cáries em dentes temporários e permanentes são tratadas, impedindo o desenvolvimento das lesões. Graças à parceria com o CMS Santa Maria, os alunos da Tia Auta têm recebido um atendimento dentário primário, quando o dentista verifica a dentição de cada criança, observando a formação dentária, cáries ou outras doenças relacionadas à dentição. A grande parte das crianças estava com seus dentinhos bem cuidados e não precisou de encaminhamentos ou de fazer outros procedimentos que não fossem a limpeza bucal, com isso, os pequenos tiveram menos medo e puderam ver que o dentista não é um “bicho papão”.













A C. M. Tia Auta preparou uma semana cheia de atividades diversificadas para comemorar a III Semana da Educação Infantil. Tiveram atividades relacionadas ao folclore, alimentação, cuidado com a saúde e o corpo, entre outras, com o objetivo de conseguir a participação e colaboração dos responsáveis. Foram momentos maravilhosos de enriquecimento e troca de experiências, além da bela oportunidade de participar um pouco da rotina das crianças na creche. Em abril de 2012, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.602/12, que instituiu a “Semana Nacional da Educação Infantil”. A data será sempre comemorada no dia 25 de agosto, o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. O objetivo da Semana Nacional da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e aos demais aspectos relacionados com uma educação de qualidade. Também busca valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam com esta faixa etária, organizando o tempo, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz.










________________________________________



No dia 26/08, durante a III Semana da Educação Infantil, a C. M. Rio Novo - Rio das Flores deu continuidade ao tema: “Folclore” com o projeto: “Degusta”, oferecendo almoço com responsáveis e apresentação de músicas pelas turmas. Iniciaram com a apresentação do Berçário I, com seus gatinhos, ao som da cantiga de roda: "Atirei o Pau no Gato". O Berçário II contou com a participação dos responsáveis em uma grande ciranda ao som de: "A Linda Rosa Juvenil". A EI42 deu o som com seus músicos mirins em: "A loja do Mestre André"; a EI41 representou a música folclórica: “Boi da cara preta”, canção de ninar, e “Boi Bumbá”, de Luiz Gonzaga. O Maternal II deu muito sabor com: "O que tem na sopa do neném", do grupo Palavra Cantada, e "De melão faz melancia", com a participação dos responsáveis em uma grande roda. Almoço delicioso, preparado com carinho por Luciene, Débora, Cristiane e Cristina, e muita música - uma combinação perfeita! 











 ________________________________________


A C. M. Sempre Vida Nise da Silveira completou 15 anos de existência no último dia 30/08 e o aniversário foi comemorado em grande estilo no dia 1º/09. A Eco Rede esteve presente com seus lindos brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis; teve animador, que colocou as crianças para dançar e brincar; além de um lindo bolo, feito por uma tia da creche, que estava uma delícia, acompanhado de guaraná. As professoras capricharam na decoração e a creche ficou linda! Todos juntos cantaram parabéns e se deliciaram. Na hora da saída, os pais tiveram a oportunidade de provar também o bolo e de deixar registrado em um painel, colocado na entrada, o que a creche representa para eles. Lindas mensagens foram deixadas...! 


________________________________________

Seguindo as Orientações Curriculares da EI, o EDI Milena Santos do Nascimento trabalhou o Folclore de forma investigativa, respeitosa e igualitária, aproveitando para desenvolver também o seu projeto anual: "Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o mundo girar", fazendo um passeio pelos estados brasileiros e destacando as principais lendas. As crianças adoraram!









E para deixar a Semana da Educação Infantil mais gostosa, o EDI Milena recebeu os responsáveis para degustar um delicioso cardápio.



________________________________________

A III Semana da Educação Infantil na E. M. Poeta Mario Quintana aconteceu de forma bem prazerosa. Na 2ªf, os lindos trabalhos dos alunos foram expostos no CIEP Donga; na 3ªf, a equipe da Poeta e os alunos confeccionaram trabalhos belíssimos para a culminância; na 4ªf, os responsáveis da Educação Infantil contaram histórias para a turma de seus filhos; na 5ªf, os pais tiveram o prazer de provar a merendinha da escola, juntinho com as crianças; e 6ªf foi a culminância, de fato, um sucesso, pois, dentro da realidade, todos os alunos participaram. A escola focou no folclore brasileiro com: exposição de trabalhos, formando diversos corredores culturais, oficinas nas salas, concurso de advinhas e apresentação de músicas folclóricas, com a participação dos responsáveis dos alunos.











 








22 de agosto

A C. M. Tia Auta realizou no último sábado, dia 16/08, a Reunião Mensal de Pais, aproveitando para falar de promoção de saúde e prevenção de doenças e ainda prestar uma singela homenagem aos papais presentes. Começaram o dia com um delicioso café da manhã, reunindo as famílias, e slides onde foram apresentados as doenças mais comuns na 1ª Infância, abordando os cuidados que devemos ter com os dentes, corpo e cabelos. Através da parceria com o Posto de Saúde Santa Maria, representado por Eliane Nunes, fizeram uma excelente reunião abordando o tema higiene. No final, apresentaram os vídeos que cada turma preparou com muito carinho para os papais. “Obrigada à todos pela presença e confiança, pois a cada reunião o quantitativo de responsáveis aumenta e já estamos providenciando um novo espaço para recebê-los”.



________________________________________

Você sabe o que é Folclore?... É tudo aquilo que vem do povo e cresce vivo no coração do povo. O folclore continua vivo no Maternal I da C. M. Rio Novo - Rio das Flores. Aproveitaram as cantigas tradicionais - “Fonte do Itororó” e “Sapo na Beira do Rio” - para trabalhar o nome, as cores (azul e verde) e contagem. Os alunos da M-42 tiveram a oportunidade de reconhecer seu próprio nome e dos amigos sem auxilio de foto. Falaram da importância do cuidado com a água que bebemos e para os animais. Trabalharam as principais lendas - Saci Pererê, Boitatá, Curupira, Vitória Régia -, ressaltando a importância de protegermos a natureza. Uma das cantigas de roda mais festejada foi: “A loja do Mestre André”, quando houve a oportunidade de conhecer diversos instrumentos musicais e manuseá-los, trabalhando a concentração ao ouvir o som dos instrumentos e o respeito ao ouvir o próximo.



________________________________________

No sábado, 16/08, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para assistir um trecho do filme: "O Pequeno Nicolau", realizar uma dinâmica com os pais, enfatizando a importância da família no desenvolvimento das crianças e, claro, mostrar as atividades realizadas.


 




________________________________________

A Reunião da Educação Infantil, de 16/08, na E. M. Poeta Mário Quintana, foi mais um dia de vivência do Projeto: “Escola e Família uma parceria de Sucesso - A Família Poeta resgatando os valores familiares”. Os responsáveis presentes montaram um “jardim comum”: “Escola e a sua casa”, no qual escolhiam uma flor e cor, escrevendo o que acharam do momento vivido. “Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo” (Alberto Einstein). 










15 de agosto


Para enfatizar a importância da família na educação dos seus alunos, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para receber os responsáveis, mostrar as lindas produções das crianças e fazer uma bela homenagem pelo Dia dos Pais.


















________________________________________



Quem acompanha o Blog da E. M. Compositor Luiz Gonzaga ou a página no Facebook sabe que a escola realizará, em setembro, a tão aguardada "Semana da Linguagem". Todas as turmas estão empenhadas na realização dos trabalhos e projetos para o evento. Abaixo, fotos das turmas 1601 e 1801 que, com a orientação dos professores Anderson e José Carlos, transformaram os melhores micro contos escritos pelos alunos, no início do ano, em um roteiro de filmagem com o título: "Memórias", que conta a história de vida da Fabiana, uma menina de 14 anos que estuda na escola. Enquanto setembro não chega, saciem a curiosidade com esses pequenos pedaços do que a escola está produzindo a todo o vapor. Parabéns, desde já, aos alunos, professores e funcionários que estão envolvidos e comprometidos com esse belíssimo projeto!














Temos outras notícias super legais em nosso Blog: www.emgonzaga.blogspot.com

________________________________________



E. M. Gastão Monteiro Moutinho quer dar um recado:

Por acaso você viu o docinho que estava aqui?

Não?! Ah, rá! Nós sumimos com ele!

Quer conferir?

Conheça o projeto visitando o nosso blog:


e acompanhe os trabalhos realizados, curtindo nossa homepage no facebook:




08 de agosto

O “Arraiá da C. M. Tia Auta” foi realizado nos dias 31/07 e 1º/08. Com a colaboração e participação dos pais, as crianças dançaram, brincaram e se deliciaram com as comidas típicas da festividade. Toda a equipe da creche também entrou no clima e se caracterizou para se divertir junto com os alunos; teve até uma noiva querendo casar no “arraiá”... Nesse ano, a festa teve como tema a turma da Mônica e as brincadeiras ficaram ainda mais divertidas; teve até o “caldeirão do penadinho”, onde as crianças tinham que pegar um inseto de plástico e colocar num recipiente. Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois possui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A creche oportunizou descontração, socialização e ampliação do conhecimento de seus alunos através da confecção de receitas típicas, das brincadeiras e apresentações das características destes festejos, que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seu aspecto popular, social e cultural. Para finalizar, a grande festa onde os alunos dançaram para seus responsáveis, estreitando ainda mais os laços família/creche.





















________________________________________



Desenvolvendo o projeto deste ano: “Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o mundo girar”, o EDI Milena Santos do Nascimento convidou os avós dos alunos a viajarem pelo mundo da leitura. Foi uma tarde gostosa com roda de leitura regada a chazinho, bolo, biscoitinhos e muito carinho!









Nesta primeira semana de agosto, o EDI trabalhou o autocuidado e enfatizou os hábitos de higiene e as atividades físicas. Tiveram um aulão animado com a professora Simone, de Educação Física. E aí, vamos malhar?









De acordo com as Orientações Curriculares da Educação Infantil, brincar é uma atividade que se aprende na relação com o outro. Assim, no dia 29/07, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu suas portas para receber os responsáveis do Maternal I e todos juntos participaram de uma gostosa brincadeira.






01 de agosto


No mês julho o trabalho na C. M. Sempre Vida Nise da Silveira teve como foco a região nordeste. Durante uma semana, desenvolveram o projeto Literatura de Cordel, oferecendo às crianças a oportunidade de manusear os livrinhos, elaborar coletivamente um cordel, bem como confeccionar a capa do seu próprio livro, utilizando uma técnica parecida com a da xilogravura. Ao final da semana, cada criança levou o seu próprio cordel para casa. Foi um sucesso, as crianças adoraram! Como uma pequena amostra do trabalho desenvolvido, vejam o cordel feito pelas educadoras da turma do Berçário 2. Como esta turma não tem a oralidade muito desenvolvida, as “tias” tiveram a ideia de elaborar um cordel com as características de cada criança. Olha que lindo, na página inicial deste blog!


________________________________________



No dia 29/07, aconteceu na C. M. Rio Novo Rio das Flores mais um dia do brincar. Este último teve um gostinho mais que especial, pois a equipe aproveitou a data para reconhecer e valorizar a relação das avós com seus netos. O encontro em homenagem à elas se estendeu a toda família e cada criança convidou seus familiares para realizar uma atividade do tempo da vovó, atividades essas tão presentes na Educação Infantil: “A hora da história” e “Brincadeiras de Ciranda”. Encerramos este momento com um delicioso Chá da Vovó que aqueceu ainda mais os corações das presentes.








________________________________________



O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva, em seu Projeto de 2014: "Lendo, Imaginando, ao longe vou chegando", está a cada bimestre fazendo homenagem a um autor. No atual bimestre, o homenageado é Maurício de Sousa. Realizaram a Festa Junina com o tema de sua grande obra: Turma da Mônica, adequando as brincadeiras típicas aos personagens: Boca da Mônica, Sansão na Lata, Cabelo no Cebolinha, Pescaria do Chico Bento, Caldeirão do Penadinho e Delícias da Magali.











________________________________________



Sempre que acontece algo diferente e que tenha trazido bons frutos, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho gosta de compartilhar.Vejam no blog da UE a atividade realizada pela profª Martha Rocha e multipliquem ações como essa. A Educação agradece! Confiram no blog: www.emgastao.blogspot.com.br


25 de julho

Trabalhar cidadania faz parte da rotina da C. M. Tia Auta. Anteriormente, a comunidade escolar votou sobre a mascote da Copa do Mundo de Futebol. Agora, houve a votação sobre a escolha do paraninfo da Sala de Leitura, local onde encontram-se a maior parte do acervo literário da creche, além dos jogos confeccionados pelas professoras para o Projeto “Vai e Vem”, fantoches e todos os suportes ao trabalho diversificado que é desenvolvido com os diferentes grupamentos atendidos. Os renomados candidatos para a eleição do paraninfo foram: Ana Clara Machado, Bia Bedran, Cecília Meireles, Mauricio de Souza, Monteiro Lobato, Ruth Rocha e Ziraldo. A disputa foi bem interessante, pois os “eleitores” se dividiram de acordo com suas preferências literárias. E o grande vencedor para ser o paraninfo da Sala de Leitura foi Monteiro Lobato!




________________________________________



O EDI Milena Santos do Nascimento fez uma animada Festa Julina com as crianças e a comunidade. No “Arraiá do Vira Mundo” tinha de tudo: danças animadas, brincadeiras, comidas típicas e muita animação!










________________________________________



Tudo que tem muito uso acaba se deteriorando. O parquinho da E. M. Eng. Álvaro Sodré estava merecendo uma boa reforma... No último dia 21 de julho, os alunos da Educação Infantil inauguraram os novos brinquedos com um farto piquenique e muita brincadeira. Que o novo parquinho traga muitos momentos de alegria para todos!






18 de julho


Para comemorar as tradicionais festas juninas, a turminha do Maternal I da C. M. Rio Novo - Rio das Flores foi convidada a conhecer as características dessa festividade: vestimentas, comidas típicas, danças e brincadeiras.
A vida do homem do campo foi o tema gerador do projeto. Através de leituras de histórias e imagens, as crianças foram conhecendo a importância do trabalho no campo, com destaque para os alimentos produzidos lá e consumidos frequentemente na cidade.
Na rodinha, foi apresentado o milho e, apesar da palha estar envolvendo-o, algumas crianças logo identificaram do que se tratava e juntos deram um jeitinho da turma toda ajudar a limpar. Só então perceberam que ainda não podia ser consumido e levantaram hipóteses do que precisava ser feito: bota na panela tia... Coloca no fogo... Coloca na água...
Por fim, entregaram tudo às merendeiras que aprontaram para o consumo, o que garantiu um lanchinho delicioso para as crianças!



________________________________________

A E. M. Gastão Monteiro Moutinho tem muitas novidades para compartilhar!

* Conclusão do Curso PROERD das crianças do 5º Ano;

* Visita de Dentistas na Escola;

* Acompanhamento e Diagnóstico na Alfabetização;

* Projeto Cultura - Amor à tradição na formação do cidadão;

* COC Gastão, uma escola campeã;

* Reunião dos Responsáveis.

Participem, visitem e acompanhem o trabalho: 





14 de julho

A Reunião de Responsáveis de julho, na C. M. Tia Auta, trouxe de volta um tema de grande sucesso na última "Jornada Pedagógica de Educação Infantil": o papel do imaginário, dos jogos e da brincadeira no desenvolvimento das crianças. Iniciaram contando a história: "O homem que amava caixas" e, em seguida, os responsáveis participaram da discussão com a direção e os professores sobre como o brincar é importante no desenvolvimento infantil e como os adultos podem participar dessa brincadeira. Ao som da música "Bola de Meia, Bola de Gude", os responsáveis foram convidados a construir brinquedos com vários tipos de caixa. A adesão foi total! No final, os responsáveis perceberam que não é preciso um brinquedo caro para levar alegria à uma criança e sim o tempo disponibilizado com qualidade, que, com um simples objeto, pode ser transformado em pura diversão! ​




________________________________________



No sábado, 05/07, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as portas para receber os responsáveis, conversar sobre o desenvolvimento dos alunos e enfatizar a importância do brincar na Educação Infantil. A reunião foi bastante proveitosa e os responsáveis puderam acompanhar o que ouviam com as avaliações e atividades das crianças.


Os pequeninos do EDI Milena Santos do Nascimento estão radiantes! Na última semana, o EDI inaugurou os brinquedos novos para o Berçário. O solárium agora está mais colorido e divertido. Assim, os bebês poderão se desenvolver ainda mais, através das brincadeiras.

________________________________________



O Clube Escolar Cidade de Deus promoveu no sábado, dia 31/05, o Encontro que contou com alunos das suas diversas oficinas e da E. M. Renato Leite, participando do Torneio de Futsal, da Mostra de Dança e Artes, Oficina Experimental de Tênis de Quadra, Tênis de Mesa, Voleibol e Maquiagem Artística, incluindo uma premiação dos campeões do futsal.










06 de junho



A mascote “Sagola”, da C. M. Tia Auta, está visitando as famílias nesse período especial: os dias que antecedem a Copa Mundial de Futebol que acontecerá no nosso país. A Creche está trabalhando ativamente o tema: conhecendo a mascote oficial da copa; realizando votação da própria mascote junto aos alunos, funcionários e responsáveis; além de toda arrumação e animação do espaço que já está preparado para torcer pelo Brasil. Cada turma confeccionou sua mascote e a vencedora foi a sagui “Sagola” e agora cada criança está tendo a oportunidade de levá-la para sua casa, para que “Sagola” possa participar da rotina dos pequenos em suas casas. Todas as famílias foram “convocadas” à participar desse momento, incentivando as crianças a brincar e cuidar da mascote. Elas estão adorando esta iniciativa e, pelos relatos apresentados, não querem desgrudar nem um minuto da “Sagola”! Os alunos que ainda não a levaram aguardam ansiosos por esta oportunidade.








No último Dia do Brincar, 28/05, o foco foi lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e do respeito ao tempo das crianças brincarem. Cada vez mais as famílias, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos, entre outras coisas, e passam menos tempo ao lado dos pequenos. Chama-se de tempo de qualidade aquele em que os adultos passam com as crianças, dando-lhes atenção e amorosidade. Trata-se da presença atenta à intermediação, quando necessária, quando solicitada. Nada mais. Neste contexto, é importante também ressaltar que os adultos precisam ter cuidado com os excessos de zelo, interferindo constantemente nas brincadeiras das crianças, sem respeitá-las. Cada brincadeira tem um momento e cada criança tem um tempo interno que a conecta à brincadeira. Para que isso seja respeitado, é preciso que a sociedade atual tenha consciência e se preocupe em ter espaços públicos adequados e seguros para tornar viável esta necessidade vital do ser humano. A Creche Tia Auta comemorou este dia tão importante com várias brincadeiras, dentre elas, a dramatização da “Linda Rosa Juvenil”, uma oportunidade única de unir gerações. As crianças adoraram a ideia e queriam ser os mais diversos personagens da história.








________________________________________



Para comemorar o Dia do Meio Ambiente e encerrar o primeiro semestre em grande estilo, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou com as crianças uma animada passeata ecológica no entorno da escola. Assim, os alunos puderam perceber, com mais atenção, a natureza que nos cerca.






________________________________________



No último dia 21/05 foi comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural, tema tão rico que não poderia deixar de ser contemplado no planejamento da C. M. Rio Novo – Rio das Flores. A turma do Maternal II – EI 31, realizou inúmeras atividades, onde puderam ampliar suas ideias e percepções a respeito de semelhanças e diferenças. Através de contagem e recontagem de histórias - como por exemplo “Menina bonita do laço de fita” -, observação e pesquisas em jornais e revistas, dinâmicas com espelho, utilização de recursos áudio visuais e exploração de bonecos e fantoches, a turma teve oportunidade de passear através de várias culturas, percebendo e respeitando as diversidades étnicas, culturais e físicas existentes em seu contexto social. Outro questão contemplada no projeto foi sobre as diversidades regionais que podem ser observadas em nosso país. Conversaram sobre sotaques, comidas típicas, estilos musicais e as demais regionalidades, apresentando e ampliando o vocabulário e costumes de outros estados e aproveitando para iniciar uma conversa sobre a Copa do Mundo. “Onde nasceram os jogadores?”, “Onde estão localizados os estádios?” Foram as perguntas que nortearam e serviram de link para o encerramento do projeto sobre diversidade e que deram início ao projeto: “Copa do Mundo”. Aguardem...






________________________________________



A E. M. Renato Leite, preparando as atividades da 1ª Culminância do Projeto de Trabalho anual do PEJA: “Participar para transformar o mundo”, junto com os alunos da Turma 172, da profª Alessandra Nascimento, buscando transformar cada vez mais o espaço escolar e levando ainda mais vida para Renato Leite através de um lindo jardim suspenso. Até o Diretor ganhou um presente... “Obrigado, Turma 172!”​








________________________________________



Os alunos da E. M. Gastão Monteiro Moutinho participaram do Projeto: “Pequenos Alquimistas”, desenvolvido pelo SESC. As experiências foram desenvolvidas baseadas no estudo dos 4 elementos - água, fogo, terra e ar - e as descobertas foram realizadas pouco a pouco, à medida que os conhecimentos eram resgatados. Foi SUPIMPA! 

(Confiram toda a matéria e fotos no blog http://www.emgastao.blogspot.com.br/ e facebook da unidade. Imperdível!)




23 de maio

“Oba, está na hora de brincar!”
A brincadeira é a principal linguagem que as crianças usam, especialmente na educação infantil, para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro. Quando é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. É possível brincar sem ter nada em mãos, como ocorre durante o pega-pega e a ciranda, por exemplo. Mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil e, para que eles cumpram bem essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa, eles saberão o que fazer. É essencial oferecer objetos industrializados e artesanais, organizar momentos em que o grupo construa seus próprios brinquedos e, assim, ampliar as experiências da meninada. Tudo isso, equilibrando quantidade, qualidade e variedade, o que significa exemplares variados, seguros, resistentes e com um bom aspecto estético. Na C. M. Tia Auta o momento de brincar é ofertado durante vários momentos do dia, desde a chegada à creche, quando geralmente é hora de brincar com peças ou blocos de montar. Dessa forma, o maravilhoso hábito se torna presente como oportunidade ímpar para se conhecer um pouquinho mais o mundo das crianças.





“Olha a copa do mundo aí, pessoal!”
Há menos de um mês do início dos jogos da Copa do Mundo de 2014, as crianças da C. M. Tia Auta já estão bem sintonizadas com os assuntos que envolvem o futebol. Para começar, fizeram gráficos com os times do Rio, que é uma realidade mais próxima deles. Depois, realizaram a eleição da mascote da creche, entre alguns animais da nossa fauna regional. Por fim, os 3 mais votados foram: o sagui “Sagola”, o tucano “Tucabola” e o gambá “Gambola”. As crianças ficaram bem envolvidas e interessadas em participar de cada passo do processo de escolha. Os responsáveis também foram incentivados a participar da eleição, fazendo questão de votar com seus filhos e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Juntando brincadeira e cidadania, os alunos vão se tornando participativos na sociedade em que vivem.


________________________________________

Para encerrar o projeto “Profissões” e dar início à semana da família e da alimentação saudável, a turma EI 41, da C. M. Rio Novo – Rio das Flores, das educadoras Kelciane, Andréa, Priscila e Cibele, colocou a mão na massa e brincou de mestre cuca na “oficina de biscoitos”. As crianças participaram do passo a passo da produção de biscoitos e se mantiveram atentas a cada etapa deste processo. A atividade de cozinhar, que para os pequenos não passou de uma grande brincadeira, requereu ainda uma habilidade muito importante: a concentração! E nada mais gostoso do que se divertir e aprender, simultaneamente. Como tudo que é gostoso merece ser compartilhado com quem amamos, cada criança ofereceu aos seus familiares um potinho de biscoitos (carinhosamente colocado em embalagem de vidro de geleia reutilizável). O Projeto Político Pedagógico da creche aborda o conceito de sustentabilidade, assim sendo, o ensino da reutilização de materiais vem sendo estimulado durante todo o ano.





________________________________________

A Copa do EDI Milena Santos do Nascimento está uma animação só! As crianças começaram a pintar a mascote da Copa 2014 no Brasil: o “Fuleco”. Toda escola se uniu para realizar uma pintura coletiva, enfeitar todos os espaços de verde-amarelo, desenvolver habilidades gráficas e deixar o EDI mais colorido. Relacionando o momento vivido sempre ao projeto anual: “Vou dar a volta ao mundo... Vou ver o Mundo girar...” 



Nesse clima, organizaram um Campeonato de Futebol que foi um sucesso! As crianças vestiram os coletes com as cores da Seleção Brasileira e se divertiram, brincando de jogar bola no gramado da escola. No final da atividade, todos receberam medalhas e levantaram a Taça! Quanto fôlego...



________________________________________

É sempre uma delícia sair para umas comprinhas, não é mesmo? Especialmente se as compras forem no Supermercado Sodré, organizado pela turma 1301, da E. M. Eng. Álvaro Sodré. O “Mercado das Crianças”, nome escolhido através de votação da turma, foi montado por alunos e funcionários que levaram muitas embalagens de produtos encontrados em mercados. A turma foi dividida em grupos: trabalhadores do mercado e consumidores. Os primeiros etiquetaram as embalagens com os preços, colocaram os produtos arrumados em ordem alfabética – os estoquistas – e encenaram as profissões; os consumidores, antes de partirem para as compras, prepararam uma lista dos produtos que gostariam de comprar - cada dupla ficou com R$200,00 para as compras -, selecionaram os artigos, fizeram as contas de quanto gastariam, relacionando o quanto possuíam e os preços dos produtos, e saíram felizes da “loja” com “as sacolas cheias”. A cada determinado tempo os alunos eram trocados de função. As crianças adoraram a atividade e aprenderam brincando: a identificar as letras nas embalagens para colocar os produtos em ordem alfabética; a identificar nas embalagens as unidades de medida (litro, quilo); a reconhecer o significado da unidade monetária vigente, sua representação e uso; a reconhecer a importância do dinheiro no nosso dia a dia; a calcular a despesa e a quantidade de produto a ser comprada. Uma experiência nota 10 para todos!



________________________________________

Nesse mês de maio de 2014, a E. M. Renato Leite deu mais um passo para a transformação do seu espaço. Com a parceria da Fundação Parques e Jardins, a escola ganhou novas companheiras, que trarão mais vida e energia para todos: mudas de árvores de Pau Brasil, Ipê Roxo, Escomilia e Pau Mulato, que foram plantadas no pátio, com o apoio das turmas 1.402 e 1.503 e dos professores Jaqueline Lima e Alex José, valorizando o meio ambiente e alegrando mais o espaço escolar. Viva o verde, na Renato Leite!​




________________________________________

Nada é mais importante que a família. Grande ou pequena, não importa, o fundamental é o sentimento que une as pessoas em uma casa, fazendo desta um LAR. Foi pensando nisso que, durante o mês de maio, a E. M. Vice Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva reservou um espaço importante para prestigiar as famílias dos seus alunos. No sábado, dia 10/05, as turminhas de Educação Infantil arrasaram na homenagem pra lá de emocionante para as mamães, verdadeiras e “postiças”. Teve música, dinâmica, lembrança e exposição de trabalhos feitos em sala de aula e na Sala de Leitura. Tudo com muita alegria, teve ainda um bolinho para adoçar os corações.

Continuando as comemorações no dia 16/05, teve a “Festa da Família Álvaro Alberto”, envolvendo toda a escola. Um delicioso café da manhã foi oferecido aos familiares, culminando com uma homenagem musical: “Família, família... Papai, mamãe, titia...” Todos juntos com a escola, buscando o sucesso dos alunos.




16 de maio de 2014

O EDI Milena Santos do Nascimento está preparando com seus alunos um ambiente de muita torcida para os jogos da COPA DO MUNDO, salientando que vivemos no RIO DE JANEIRO - uma das cidades brasileiras onde serão realizados os jogos - e temos nossas tradições, assim como outras cidades, que também estão se preparando para receber jogadores e torcedores. O Projeto anual da UE aborda os locais onde as partidas vão se realizar, além dos países participantes, suas cultura e especificidades: ”Vou dar a volta ao Mundo, vou ver o mundo girar”.









De modo a valorizar e reforçar a família como base essencial na sociedade, criando e fortalecendo os laços emocionais essenciais na primeira infância, o EDI Milena Santos do Nascimento aproveitou o Dia das Mães para trabalhar com suas crianças a afetividade, as relações familiares, a importância do cuidar do outro. Muito mais do que celebrar apenas as mamães, aproveitaram para parabenizar as famílias por cuidarem das pequenas vidinhas com tanto carinho.












________________________________________



Dia da Família: no último sábado, 10/05, o EDI Rodrigo Lopes da Silva - “Tikinho” abriu suas portas para receber as famílias de suas 6 turmas e, carinhosamente, homenagear as Mães. As famílias degustaram um delicioso lanche e puderam participar de oficinas variadas como: confecção de bijuterias, shantala, pintura em tecido e biscuit, promovendo o trabalho cooperativo entre os participantes. As atividades foram uma excelente oportunidade para estreitar as relações entre o EDI, alunos e responsáveis, e promover prazerosos momentos para todos. Os alunos participaram de cada detalhe do evento e tiveram a oportunidade de presentear seus responsáveis com um livro de receitas organizado a partir da colaboração dos mesmos. Unindo, assim, a temática desenvolvida pelas turmas (alimentação) e as preferências de cada família. Por certo, uma experiência enriquecedora para toda comunidade escolar.





 














________________________________________



Ideias para mudar o mundo na E. M. Renato Leite: as turmas do PEJA II - Bloco II, regidas pela profª Cyntia Freitas, estiveram envolvidas em atividades de interação com a língua inglesa, numa interessante sensibilização com a canção “If I could change the world”, de Eric Clapton. Os alunos, após conhecerem a canção, como forma de explorar a estrutura gramatical e colaborar com a ampliação de vocabulário, buscaram soluções para a ‘mudança do mundo’ proposta pela canção. Muitas soluções foram propostas e registradas em pequenos cartazes, que ficaram expostos pela Unidade Escolar.​

















No último dia 09/05, a E. M. Renato Leite ofereceu um dia de atividades para suas mamães! Oficinas de artesanato, maquiagem, dobradura, contação de histórias, sensibilização artística, e cortes gratuitos de cabelo - com a colaboração do Lions Clube Taquara, para mães e filhos -, além de um aulão de lambaeróbica, com os professores Luis e Elaine, um divertido desfile, o sorteio de duas cestas de maquiagem para as homenageadas e um delicioso lanche. Tudo isso destinado a essas mulheres que oferecem o melhor de si para suas crianças. Parabéns a elas, que são ‘show de bola’!









09 de maio de 2014


Hora do soninho...” O sono é importante para a aprendizagem, para a regulação da emoção e para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica do ser humano. Quando uma criança adormece, é porque está realmente precisando. Dormir, além de ser um período de descanso mental e físico, é também um estado de funcionamento do cérebro em que ocorrem complexos processos fisiológicos e comportamentais (GEIB, 2002). É durante as fases mais profundas do sono que o organismo libera importantes substâncias reguladoras da saúde e do sistema nervoso. O hormônio somatotrópico, também conhecido como hormônio do crescimento, é liberado durante o dia todo, mais ou menos a cada duas horas. Porém, é durante o sono mais profundo que ele é liberado em uma quantidade maior, a fim de estimular o desenvolvimento das células e a deposição de cartilagem nas regiões de crescimento, estimulando o desenvolvimento da massa muscular, promovendo o alongamento dos ossos. Ainda durante o sono, a leptina regula a fome e também as proteínas, que ativam o sistema imunológico, evitando o acúmulo de gordura, promovendo a melhora no desempenho físico e no apetite.

Na Creche Municipal Tia Auta, o almoço das turminhas varia entre 10 e 11h e, depois disso, começa o preparo para a hora tão gostosa do soninho, com musiquinhas para relaxar, escovação e aquele cheirinho da caminha com o lençol que a mamãe manda de casa. É um momento de recarregar as baterias dos pequeninos para mais um período de permanência na creche. 






Vamos brincar de índio...” O dia do índio é comemorado em 19 de abril. Esta data foi criada e decretada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, como forma de homenagear esse povo, pois a população indígena, desde o descobrimento do Brasil, sofreu muito: foram perseguidos, agredidos e doutrinados pelos homens brancos. Quando os portugueses chegaram aqui, encontraram uma população grande de índios espalhados pelas nossas terras, eram aproximadamente seis milhões. O modo de vida dos índios é bem diferente de nós, pois eles vivem em aldeias, suas casas são feitas de galhos de árvores e palhas e recebem o nome de oca. Alimentam-se de raízes, como mandioca, cará, inhame e batata-doce, além da caça e da pesca. Também produzem objetos necessários para sua sobrevivência, como arco e flecha, e para o seu dia a dia (vasilhames de cerâmica, cestos de palha, redes, etc.). Costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais, como o urucum, de cor avermelhada, a beterraba, de cor roxa, e o azul escuro, do jenipapo.

Os alunos da Creche Tia Auta comemoraram este dia, fazendo peças para um colar indígena, utilizando barro, barbante e revistas, e também degustando um pouco da culinária deste povo, como aipim, batata doce e milho.





02 de maio de 2014


O 1º bimestre da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira foi recheado de atividades interessantes. As crianças aprenderam bastante sobre o corpo e os cuidados que devem ter com ele. Trabalharam suas partes e as diferenças entre meninos e meninas. Brincando, aprenderam a importância do banho e de se manterem limpinhos. Também receberam a visita dos dentistas que ensinaram a escovar os dentes, aplicaram flúor e aproveitaram para ver quem estava com problemas nos dentinhos. Para não deixar as crianças esquecerem do que foi ensinado pelos profissionais bucais, teve um teatrinho de fantoches que foi a maior curtição! E ainda teve o “cantinho aconchegante”, momento em que as crianças leram livros junto com seus pais, e a culinária para comemorar os aniversariantes do mês. O que será que vai acontecer no 2º bimestre? Aguardem muito mais...















________________________________________



Para comemorar a Páscoa e enfatizar os sentimentos de união e solidariedade, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou com seus alunos um delicioso lanche coletivo. Foi um sucesso! 










De acordo com as OCEIs, o BRINCAR é o principal modo de expressão da infância. É uma linguagem, por excelência, para a criança aprender, se desenvolver, organizar seu pensamento, trabalhar suas emoções, sua capacidade de iniciativa e se apropriar da cultura. Sendo assim, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as suas portas no “Dia do Brincar” para receber os responsáveis das crianças do Berçário a fim de fazê-los participar deste momento tão importante para os pequeninos.










________________________________________



No dia 16/04, as crianças da E. M. Renato Leite estiveram envolvidas em atividades culinárias, a fim de contemplar o verdadeiro espírito da Páscoa, quando a cooperação e a colaboração devem imperar. As turmas do 1º segmento executaram receitas com chocolate e participaram de um concurso gastronômico. Os juízes foram os alunos do 6º Ano, que escolheram a receita mais gostosa dentre todas, além de participarem de uma troca de chocolates. Parabéns, alunos, professores e equipe, por proporcionarem a todos um dia deliciosamente gostoso e empolgante!​













04 de abril de 2014

O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. Circo é entretenimento para adultos e crianças, com palhaços, artistas que fazem malabarismos, etc. Ele é comemorado nesse dia em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data. Piolin era um grande palhaço que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Dessa forma, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva fez uma homenagem aos homens que, com um pintura no rosto e um pouco de criatividade, fazem pessoas de todas as idades rirem.





Através do brincar, nas suas variadas formas e em diferentes contextos, as crianças se expressam, interagem, se socializam, ampliam seu potencial, fazem descobertas, inventam e reinventam novas possibilidades, novas maneiras de brincar. Acreditamos que esses movimentos influenciam no desenvolvimento do pensamento, linguagem, imaginação e criatividade. Por tudo isso, no Dia do Brincar (25/03) o EDI Ana carolina Pacheco da Silva chamou os responsáveis da turma EI-41 para participarem de um momento lúdico com seus filhos, fortalecendo o envolvimento das famílias com o trabalho realizado pela unidade.





________________________________________


A C. M. TIA AUTA está a mil por hora:

Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo...

Crianças em idade pré-escolar adoram desenhar. Traçam círculos imaginários com canudinhos, usam o dedo para rabiscar o vidro embaçado do carro, fazem cenários na areia. Quando têm acesso ao lápis, então, é uma festa. O desenho é uma das formas de expressar o que sentem e pensam sobre si mesmas e o mundo. "Elas passam a entender melhor suas emoções e a mostrar sua interpretação dos valores, conceitos e normas da sociedade, bem como expressar carinho pelos amigos e familiares", diz a psicopedagoga Mônica Cintrão, da Universidade Paulista (Unip), em São Paulo. Além disso, descobrem que é possível inventar e fantasiar. "Qualquer um pode criar um super-herói", completa Paulo Cheida Sans, professor da Faculdade de Artes Visuais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, no interior paulista.

Na creche Tia Auta, o desenho exerce um papel muito importante, não só como um meio de avaliação através da evolução do grafismo, mas também como uma excelente forma de diversão para as crianças.



Pintando as cores na creche

As cores fazem parte de tudo ao nosso redor: estão nas roupas, na natureza, no nosso corpo, em todo lugar... Chamar a atenção dos pequenos para esse mundo colorido e de como podemos brincar com as cores são alguns dos objetivos da educação infantil. A cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos que a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

Na Creche Tia Auta, as crianças são estimuladas a acharem as cores em tudo o que veem durante o seu dia na creche, desde os alimentos até os livrinhos, para que possam ter cada vez mais facilidade com as cores.






Semana do Brincar

“Privar uma criança de brincar é privá-la do prazer de viver” – Françoise Dolto.

Atualmente, vive-se numa sociedade em que tudo se faz ‘a correr’. O tempo é um bem precioso e a gestão do mesmo acaba por ser uma arte de mestria. Esta constante vivência em ‘correria’, onde tudo é agendado ao minuto, contamina inevitavelmente o dia-a-dia das crianças, preenchido pela presença no jardim-de-infância ou na escola e em inúmeras atividades extracurriculares. A própria evolução urbanística conduz a uma vivência confinada a espaços físicos restritos e limitados: o apartamento, os edifícios citadinos em que se situam os jardins-de-infância, escolas e pátios de recreio… “Está quieto”, “Não mexas nisso”, “Não te sentes no chão” são apenas algumas das imposições contínuas que bombardeiam as crianças todos os dias. Frequentemente, a atividade por excelência que as caracteriza – o brincar – fica esquecida no meio da rotina e das vivências diárias. Ora, durante muito tempo pensou-se que brincar não tinha utilidade biológica ou social, mas, na realidade, brincar é a forma de controle das interações sociais da criança e um meio poderoso de aprendizagem sobre o mundo. É um dos fenômenos mais comuns e naturais da infância, não específico ao homem, mas também partilhado com outras espécies.

A atividade lúdica permite estabelecer um elo entre as crianças, sendo um poderoso auxiliar na construção da relação com os outros e com o meio que as rodeia. Detentora de um papel fundamental no desenvolvimento emocional, cognitivo e social, possibilita a estimulação da criatividade e o desenvolvimento da autonomia, da linguagem e de papéis sociais (fundamentais para a vida adulta), dotando a criança de maiores capacidades para pensar e resolver problemas. De fato, através do brincar, a criança vai-se familiarizando com as regras sociais e tomando contato com experiências novas: ela explora, pesquisa, experimenta e aprende. Experimenta com relativa segurança ou com o mínimo de riscos (porque são situações puramente imaginárias) um novo comportamento familiar em contextos físicos ou sociais diferentes, sendo o comportamento lúdico em grande parte revogável: o que se faz ‘a brincar’ não tem as consequências habituais de um comportamento semelhante feito ‘a sério’. O jogo é algo com impunidade relativa e características não sérias. Toda e qualquer brincadeira requer que as crianças tenham consciência destes aspectos e que emitam e reconheçam o sinal que “isto é uma brincadeira”.

Brincar permite que a criança se mantenha fisicamente ativa, que desenvolva a personalidade e as competências sociais, ajudando-a a lidar com emoções e sentimentos.

As crianças da Creche Tia Auta se sentiram satisfeitas e à vontade para brincar com seus pais numa manhã maravilhosa de quarta-feira. Confiram as fotos.






________________________________________



“Chegou, chegou! Tá na hora da alegria!...” Para comemorar o Dia do Circo, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou brincadeiras, pinturas e construiu com as crianças um mural alegre e colorido.








Já com a chegada do Outono, o EDI aproveitou para trabalhar os hábitos de uma alimentação saudável. As crianças, com a ajuda das professoras, prepararam uma deliciosa salada de frutas. No final desta atividade, cada um deu a sua opinião, dizendo qual a fruta que mais gostou.






Brincar alimenta a imaginação! E pensando assim, as turmas do EDI confeccionaram um boliche com garrafas pets. Além da diversão, as crianças trabalharam a contagem e as cores.








Sabendo que a brincadeira é uma linguagem comum entre as crianças e que é por meio dela que compartilham, estabelecem vínculos, aprendem a conviver e a lidar com as diferenças, o EDI Milena Santos do Nascimento abriu as portas, no “Dia do Brincar”, para que os responsáveis participassem deste momento tão feliz!






28 de março de 2014

Pegando carona na Copa do Mundo, a E. M. Denise Maria Torres iniciou sua viagem pela imensidão do Brasil. Começando pela bela cidade do Rio de Janeiro, com seus encantos, suas belezas naturais, sua cultura e suas figuras ilustres. Vejam uma pequena amostra da criatividade e do senso estético do nosso povo, que se manifesta também na confecção dos belos trabalhos dos alunos, expostos na culminância da 1ª parte do projeto: “Rio eu gosto de você!”. Viajando pelo Brasil com a DMT na Copa do Mundo 2014!




21 de março de 2014

Grandes ideias da C. M. Tia Auta:
Momento caras e bocas - Dentro das muitas atividades realizadas durante o dia, ainda sobra tempo para a sessão de fotos, exibindo cada vez mais toda a beleza, espontaneidade e carisma dos alunos. Como podem ver, eles adoram este momento, quando a professora diz: “Faz uma pose” ou “Sorria”! A corporalidade é um instrumento muito explorado em todas as turmas da creche, mas esse charme todo vem dos pequeninos do berçário, que, com muita fofura e pose, enchem os dias de alegria! A linguagem corporal, um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento, a comunicação é fator primordial, buscando a interação entre professor e aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas e a linguagem corporal é uma delas. Visando a interação harmoniosa na prática escolar, todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois é um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.



Adaptação e acolhimento... - Momento repleto de emoções, a entrada para a pré-escola representa um marco equiparável ao desmame. De um lado, predominam pais ansiosos e inseguros; de outro, crianças curiosas e amedrontadas. Sair do ambiente seguro de casa e ainda ter que conquistar novas relações não parece ser uma tarefa fácil para os pequenos. Abrir a primeira porta para o seu filho conquistar o mundo também não. Na outra ponta estão as escolas e suas diversas maneiras de trabalhar essa situação. Existe uma linha de educadores que sustenta e ideia de que por mais que o momento de separação seja traumático, depois que os pais viram as costas, as crianças param imediatamente de sofrer, ficam tranquilas e adquirem confiança naquele ambiente estranho, mas cheio de novidades a serem exploradas e amizades a serem conquistadas. No entanto, a grande maioria dos especialistas no assunto concorda que é muito importante que as particularidades de cada criança e de sua família sejam respeitadas. Não existe uma regra a ser seguida para que tudo caminhe bem durante esta fase e é preciso que pais e educadores fiquem atentos ao processo de adaptação de cada criança e sua família. Esse período varia muito e cada escola tem uma maneira de tratá-lo. Na Tia Auta todas estas questões são preservadas e tratadas com muito carinho e paciência, afinal, cada criança tem seu momento. A creche aproveita para agradecer também todo o apoio e confiança que os pais depositam na instituição e nos profissionais.



Comer, comer, é o melhor para poder crescer! - É na Educação Infantil (de 2 aos 6 anos) que a alimentação da criança pode e deve adequar-se a alimentação dos adultos e neste ponto a escola pode agir, pois nesta fase a criança está desenvolvendo os seus sentidos e diversificando os sabores, formando suas próprias preferências. Deve-se dar extrema importância ao fato da criança estar em pleno desenvolvimento e, para isso, uma dose suficiente de proteínas, vitaminas e minerais, entre eles o ferro e o cálcio, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. A escola deve estar atenta a isso, mostrando o quando os alimentos adequados são importantes para nossa saúde.
É natural que a criança recuse um ou vários tipos de alimentos, é a fase do “eu não quero” para tudo o que ela pensa não ser “bom”. Pode ser ainda que, distraída com essa ou aquela brincadeira, a criança simplesmente esqueça de comer. Outro caso comum é os pais usarem de “chantagem”, dizendo, por exemplo, que se não comer “isso” não vai jogar bola ou comer a sobremesa. É uma tática que muitas vezes dá certo, porém, a criança passa a associar um alimento a um prêmio ou a um castigo, fazendo com que coma por obrigação, não criando, portanto, um hábito alimentar sadio. Por tudo isso, a escola deve estar atenta aos hábitos e procedimentos das famílias a fim de mostrar, a estas e às crianças, a importância dos alimentos para o desenvolvimento, crescimento e a saúde dos pequenos, considerando ainda que a alimentação interfere na aprendizagem. 
Algumas escolas possuem as suas hortinhas e este é um trabalho riquíssimo, em relação ao alimento em si, seus benefícios, e também ao cultivo e plantio, favorecendo a criação de hábitos naturais. Na creche, as crianças têm aceitado melhor os legumes e vegetais graças à praticas como essa.

________________________________________

No sábado, 15/03, o EDI Milena Santos do Nascimento recebeu os responsáveis para conversar sobre importância dos brinquedos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Aproveitando o samba-enredo da Escola de Samba União da Ilha, realizaram uma reunião animada e muito proveitosa.





14 de março de 2014

E o ano de 2014 começou assim na C. M. Tia Auta:

Depois das merecidas férias, as crianças foram recebidas com muito amor, carinho e um cheirinho de comidinha diferente... Pratos divertidos foram os responsáveis por trazer de volta carinhas surpresas e o sorriso impagável dos alunos que imaginaram e fantasiaram na hora da alimentação. Tanta diversão na hora da comida, não tem motivação melhor! Desta maneira, o chuchu, a cenoura e outros amigos legumes ficaram até mais gostosos, cheirosos e coloridos.






Aí veio o Carnaval e quando falamos nesta data cheia de alegrias e fantasias, as crianças ficam eufóricas. Os meninos falam de Batman, Ben 10, Homem Aranha e as meninas de Barbie, princesas, Minnie. Foram tantos assuntos que não tinham fim... Quando chegou o dia do bailinho, foi difícil tirar o soninho, pois era grande a ansiedade das crianças, e quando enfim chegou a hora da festa, todos se olhavam e se admiravam várias vezes no espelho. A festa foi um sucesso com direito a muita pizza e suco!




________________________________________

O Bailinho de carnaval do EDI Milena Santos do Nascimento foi muito alegre! Os pequeninos vestiram a fantasia e caíram na folia... Confiram:




E para trabalhar os pontos turísticos do Rio de Janeiro e exaltar as belezas naturais, o EDI realizou pesquisas e expôs nos murais da escola as produções dos pequenos cidadãos, que, com certeza, querem cuidar da nossa cidade.




________________________________________

Os alunos da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré festejaram o Carnaval com muita alegria e animação no dia 27/02. E ninguém ficou de fora: alunos das turmas de Educação Infantil, 1º ao 3ºº anos, Classes Especiais, professores e funcionários, todos caíram na folia. Houve até desfile de fantasias, vejam:



________________________________________


Na véspera do recesso de Carnaval, os alunos do 8º ano da E. M. Dom Pedro I em ritmo de feriadão e um conteúdo a ser trabalhado: a função da flor nas Angiospermas. Como fazer para obter atenção? A turma foi dividida em grupos e cada um deveria desenhar uma peça da flor em papel A4 e colorir: pecíolo, corola (pétalas), cálice (sépalas), estames e carpelo. Enquanto executavam a atividade, a profª juntava duas cartolinas, formando uma maior. Prontas as peças, os alunos próximos à mesa da profª Carminha Porto (Ciências) - que começou a colagem e a "contação de história" - foram formando a flor e aprendendo "o quê", "porquê", "como", "quando", "por quem" é executada cada função da flor. O objetivo era que entendessem o mecanismo de reprodução, polinização, formação do fruto, da semente e do embrião. Depois de tudo, surgiu um lindo trabalho, colorindo a sala, muitos sorrisos e um ensino mais divertido, corroborando para uma aprendizagem significativa.



27 de fevereiro de 2014

O EDI Milena Santos Nascimento esquentando os tamborins... O carnaval está chegando e a empolgação está tomando conta do EDI. Todos preparando a escola para receber os pequenos com o tradicional bailinho de carnaval. Vai se bom D+!






21 de fevereiro de 2014

As crianças do EDI Milena Santos Nascimento foram acolhidas em 2014 com muito amor pelos educadores. As atividades foram planejadas previamente para que todos, tanto os pais, quanto os pequeninos, se sentissem seguros e felizes no ambiente escolar!





________________________________________


O Projeto “Morar Carioca” do programa de Habitação do Município do Rio de Janeiro está desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental junto à comunidade da Cidade de Deus e contemplou o CIEP João Batista dos Santos com uma palestra lúdica que contou ainda com contação de histórias e mostra de animais silvestres vivos, contribuindo para o Projeto “Valores de A a Z” que já está sendo desenvolvido pela UE em 2014. Foi uma manhã de muita curiosidade e animação para alunos, professores, pais e funcionários!






13 de dezembro de 2013


Curiosidade leva à aprendizagem... Os alunos das turmas 1.101 e 1.201 da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré estavam muito curiosos sobre o que aprenderiam “nesse tal Planetário”. E as turmas se deliciaram com todo o conhecimento adquirido sobre nosso planeta, o universo, viagens em foguetes. As professoras Maria e Carla acompanharam as crianças, assim como Mavione, mãe de uma das alunas e “Amiga da Escola”. As fotos registram a alegria das crianças na aula-passeio do dia 28/11. 








E o Circo chegou! O Grupo de Teatro Universo dos Bonecos levou a alegria do Circo à E. M. Engenheiro Álvaro Sodré, no último dia 04/12, com um espetáculo de marionetes. Querem saber se foi bom? Basta ver a expressão de encantamento no rosto das crianças para ter a certeza de que o momento foi realmente de pura magia! A alegria e o envolvimento de cada aluno foi total! Parabéns e agradecimentos aos artistas do grupo de Eduardo Mynssen – dedicados, talentosos, carinhosos com as crianças. E um obrigado especial à professora Vanessa Armendro que fez o convite ao grupo, seus amigos.












Que se repitam muitos e muitos momentos como esses ao longo de 2014!

________________________________________



“Caminhando para a reta final, a galerinha da E. M. Vice Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva não perde o fôlego. Animados, protagonizaram grandes e inesquecíveis momentos. Destaque para o emocionante campeonato de xadrez, onde os alunos do 4º e 5º ano deram um show de estratégia e raciocínio. Parabéns aos finalistas!




Em outro momento, a Feira de Ciências “bombou”. Um verdadeiro corredor cultural foi montado, dando início a uma viagem pelo sistema solar e pela biodiversidade. Um luxo!






Para fechar e relaxar, nada melhor do que assistir a um espetáculo: “Pluft, o fantasminha” foi um sucesso! Toda a escola se deliciou com a leveza do texto de Maria Clara Machado e a turma 1.503 deu um banho de profissionalismo e interpretação. Tudo foi mágico e maravilhoso... Por enquanto, é só, mas essa galera ainda tem fôlego para muito mais!”






________________________________________



Final de ano cheio no CIEP Almir Bonfim de Andrade: a culminância da Sala de Leitura aconteceu nos dias 03 e 04/12. A profª, Jaqueline Dias, organizou uma Feira Literária com o tema: “Aprendendo com Vinícius de Moraes”, que contou com a participação de todos os alunos.












Já a tradicional Mesa de Frutas aconteceu no dia 05/12, contando com a colaboração dos alunos, e foi partilhada por eles como sobremesa do almoço e lanche. A merendeira Marly abrilhantou a elaboração da mesa.








E a Festa de Natal foi realizada no dia 06/12 com várias apresentações de dança, elaboradas pelos professores, além da participação do coral da Igreja Divina Misericórdia e das oficinas do Programa Mais Educação - Capoeira, Hip Hop e Recreação -, culminando com a chegada do Papai Noel.













06 de dezembro de 2013


Pensando em preparar as crianças para a chegada do Natal, cultivando valores de união, amizade, amor e paz, despertando também os bons sentimentos que esta data traz para humanidade, o EDI Milena Santos do Nascimento está incentivando os alunos a usarem a criatividade e a imaginação para que todos sejam contagiados por essa atmosfera de solidariedade, tornando, assim, a escola mais colorida e alegre.








________________________________________



“Nosso canto, nosso conto, encantando a escola e família - Natal com cooperação e gentileza na E. M. Poeta Mário Quintana.” A escola agradece a Instituição MAP que somou ao Projeto Político Pedagógico e proporcionou, no dia 29/11, uma linda comemoração natalina, estimulando o imaginário infantil e despertando o espírito do Natal nas crianças. Comemoraram com muita alegria este momento mágico, levando os alunos à reflexão das atitudes de solidariedade, cooperação, de respeito e amor ao próximo, aceitação das diferenças, vínculos de afetividade e autoestima. Diversas atividades com muitas brincadeiras e diversão, coordenadas por recreadores, e a tão aguardada chegada do Papai Noel, levando lindos presentes que contemplaram todos os alunos. "A mensagem de Natal mais sublime é aquela que sai em silêncio do nosso coração, todos os dias e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham" (Autor desconhecido). 
















A E. M. Poeta Mário Quintana está repondo aulas com dedicação e muita qualidade:

Cine Escola - As professoras Denise, de Ed. Física, e Irys, da Ed. Infantil, desenvolveram um projeto de cinema na escola com o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender, através de uma das principais linguagens da atualidade, a linguagem cinematográfica, facilitando o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.

Maratona de Leitura - No sábado, dia 30/11, as professoras de Ed. Física, Kátia e Denise, e Regina Blunk, de Sala de Leitura, escolheram os seguintes títulos para a contação: “Chapeuzinho Amarelo” (Chico Buarque), “Os dois amigos e o urso” (Felix Maria de Samaniego), “Negócio de menino e menina” (Ivan Ângelo) e “Vai embora grande monstro verde” (Ed Emberley). Orientados pela prof.ª Viviane, de Artes, e com o auxílio das professoras Núbia e Andréa, da Ed. Infantil, os alunos confeccionaram lindos cartazes.










________________________________________



Os meses de outubro e novembro foram repletos de muitas atividades e eventos importantes na E. M. Luiz Camillo. Os alunos participaram da “Mostra Regional Ciência Hoje” e foram convidados para a Mostra Municipal! Comemoraram o Centenário de Vinícius de Moraes com uma linda exposição de trabalhos e aproveitaram para dar o nome do autor à Sala de Leitura, pois, anteriormente, através de uma eleição, os alunos assim haviam escolhido. Também tiveram apresentações de música e Sarau de Poesias. Os alunos ampliaram seus conhecimentos através de atividades lúdicas e cheias de alegria. Estudaram, organizaram e apresentaram suas experiências na Feira de Ciências 2013. “O ano está quase terminando e, a cada dia que vivemos essas experiências juntos, sentimos a vontade de continuar, fazendo o melhor. Assim, vemos aumentar a participação, a aprendizagem e, o mais importante, o prazer e a alegria das nossas crianças”. Parabéns, equipe! Visitem o blog: www.emluizcamillo.blogspot.com.br, confiram e comentem as atividades.



 










________________________________________

O Blog da E. M. Gastão Monteiro Moutinho está bastante informativo e com uma linguagem bem acessível para a comunidade, objetivando o esclarecimento de algumas dúvidas. Confiram: www.emgastao.blogspot.com.br. “Estamos esperando uma curtida ou um comentário seu.”

29 de novembro de 2013



Pensando em compartilhar interesses, esclarecer dúvidas , trocar experiências e fortalecer a parceria entre as famílias e a escola, o EDI Milena Santos do Nascimento, abriu as suas portas no sábado passado a fim de receber os responsáveis para uma reunião com os educadores. Foi uma manhã produtiva, voltada para formação das crianças.


________________________________________

Brincar pode parecer um ato simples e sem importância, mas na Educação Infantil é através do brincar que as relações começam a se desenvolver; que as crianças exercitam o cérebro e o corpo de forma prazerosa. Com esse intuito, a parceria com a SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) levou ao EDI Ana Carolina Pacheco da Silva o projeto: “Brincando na Escola”, contando com recreadores que coordenam atividades em brinquedos infláveis, high jump, cama elástica, pintura facial e animação. No final, todos cantaram, dançaram e se divertiram com a recreadora Priscila. Os alunos ficaram muito felizes com essa parceria, pois puderam brincar, aprender e se divertir ainda mais no ambiente do EDI. Foi um dia delicioso! 










________________________________________



A E. M. Poeta Mario Quintana realizou, no dia 21/11, a Culminância do projeto: “Consciência Negra” com apresentação de atividade física (capoeira) e exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Numa parceria multidisciplinar entre os PI, de Artes Plásticas, Educação Física e Inglês, tendo a Sala de Leitura e as PII como apoio para desenvolvimento dos trabalhos propostos, iniciaram o projeto no final do mês de outubro, direcionado para cada faixa etária e atendendo a dois pré-requisitos básicos: o exercício da cidadania e a vivência dos valores através da apropriação da arte e da cultura Africana. A profª de Artes Plásticas trabalhou neste período as máscaras e “estampas” africanas; as de Educação Física trabalharam as atividades físicas desenvolvidas pelos negros escravos (capoeira), o ritmo e as músicas; e a de Sala de Leitura incrementou as atividades com contos e histórias africanas... Um projeto bonito de se ver!





Já o projeto da E. M. Poeta Mário Quintana: “Fazendo arte e cantando com Vinícius de Moraes na Poeta” teve sua culminância na Reunião de Responsáveis das turmas de Educação Infantil e foi um momento de muita alegria e participação dos pais. Considerando a importância do educador em propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da escrita das crianças, a partir das classes de Educação Infantil, utilizando-se sobretudo da linguagem visual e auditiva, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras; e ainda que a formação dos futuros leitores e escritores vincula-se à presença constante dos diversos gêneros textuais; é que a escola Poeta deu inicio ao projeto, que iniciou no 3º bimestre e durou até novembro. A escolha do tema em torno de Vinicius de Moraes deu-se como uma forma de homenagear o escritor pelo seu centenário. Confiram os artistas mirins, apresentando “o grande espetáculo da terra”.




















 




________________________________________



Pensando na necessidade de estreitar os laços entre a escola e as famílias e auxiliar as mesmas na melhoria da qualidade do tempo que passam com seus filhos, os professores da E. M. Professora Helena Lopes Abranches organizaram para a “Escola de Pais”, do dia 23/11, uma roda de leitura com a história: “Mamãe é um lobo” e uma encenação da peça: “Chapeuzinho Vermelho”, contando com a participação dos pais. O objetivo foi mostrar que podemos fazer de qualquer encontro um momento de afeto e aprendizagem. Na história, a menina convida os pais para brincarem de teatro logo após o almoço e a ideia se transforma em diversão para toda a família. Assim como a personagem da história, a proposta foi levada para o encontro e resultou num momento muito prazeroso. A Técnica de Enfermagem do PSE (Equipe IABAS) aproveitou para falar sobre os cuidados com a higiene e a importância da alimentação saudável, reforçando a importância da merenda escolar. Aproveitaram também para falar sobre a importância do estímulo à leitura e à imaginação, combinando que no dia 06/12 terão novo encontro para a entrega dos livros da Minha Primeira Biblioteca e do Caderno de Férias.












22 de novembro de 2013

O momento cívico do CIEP Almir Bomfim de Andrade aconteceu no dia 19/11, em comemoração pelo Dia da Bandeira, com a passagem do Pelotão formado pelos alunos do 6º Ano Experimental de 2013 para os alunos do 5º ano, Primário Carioca, que formarão o novo grupo em 2014, estimulando atitudes cívicas de respeito aos símbolos de nossa Pátria. O Pelotão da Bandeira foi composto por 10 alunos que obtiveram os melhores conceitos, tanto em relação aos conteúdos, quanto no que diz respeito à avaliação formativa, incluindo-se assiduidade, responsabilidade com as tarefas diárias e respeito às regras de boa convivência. O CIEP acredita que momentos como esse auxiliam na formação de educandos conscientes de sua responsabilidade social. 



18 de novembro de 2013

No EDI Tristão de Athayde as crianças estão adorando os livros do projeto: “Minha primeira biblioteca”. Desvendar o mistério e o encantamento que envolve cada história é tarefa que faz as crianças voarem na imaginação e se envolverem com as propostas, querendo sempre mais e mais. E foi assim que um “Pirata solitário” apareceu nas salas, com seu jeito bem diferente de ser, e conquistou a todos, fazendo se transformarem em piratas. “Maria que ria”, ria das situações mais adversas, levando alegria para as turmas. A cada narrativa vivenciavam momentos de pura fantasia como, por exemplo, tentar descobrir quem era o Tiltapes, fazendo o seu desenho a partir das características reveladas no texto, ou mesmo tendo coragem de entrar na caverna construída no parquinho, e ainda curtindo o aniversário do Tiltapes. Puderam também lidar com sentimentos abordados no livro como: o respeito à opinião do amigo e não se deixar influenciar pela opinião dos outros. Através dessa história, também aprenderam diferentes convites para diferentes eventos. Empolgados, resolveram organizar o aniversário do EI. Antes, porém, registraram - do próprio jeito - tudo que iriam precisar para uma festa bem bacana. A partir da música “Com que roupa”, pesquisaram em revistas roupas apropriadas para a festa e, assim, estimularam o uso do uniforme na creche. No calendário, marcaram o dia da festa para poder acompanhar, curiosos, quantos dias ainda faltavam. Quando finalmente chegou o dia, todos colaboraram com o que puderam e o aniversário do EI foi um sucesso. As crianças se divertiram pra valer!


________________________________________

As educadoras Gleicielly e Paula, do EDI Milena Santos do Nascimento, sabendo que o uso de materiais diversos na Educação Infantil proporciona a superação de desafios, ajuda a desenvolver a concentração, atenção e criatividade, construíram com as crianças um túnel de papelão para a turminha passar e tornar a brincadeira mais dinâmica e divertida. E depois de tanta agitação, só as deliciosas poltronas construídas com sucatas para relaxar. Que tarde legal! Num outro momento, dando continuidade ao projeto sobre valores e virtudes, enfatizado através dos Contos de Fadas, as turmas da EI 20, 21 e 10, das professoras Carla, Vania, Palloma e Renata, trabalharam o livro: “João Pé de Feijão”. As crianças recontaram a historia para os amigos na rodinha, plantaram as sementinhas de feijão, cuidaram da horta e fizeram registros através de desenhos. Que dia produtivo!




________________________________________

Muitos acontecimentos na E. M. Eng. Álvaro Sodré:
Hora do Conto Semanal
Todo mundo gosta de ouvir histórias. E melhor ainda se for com um toque especial. Na quinta-feira, dia 07/11, na Hora do Conto Semanal, que já é rotina na escola, a diretora, profª Márcia, foi às salas para contar uma história diferente, imaginada por ela. À medida que ia contando, surgia um desenho que identificava trechos ou momentos da história. Este desenho foi tomando a forma de um palhaço, que era o personagem que daria o desfecho da história. Os alunos adoraram! Afinal, não há combinação melhor do que fantasia, realidade e arte!



Visita ao MAR
Ah, MAR... O Rio de Janeiro é lindo e merecia um museu como o Museu de Arte do Rio - MAR. Os alunos foram conferir as obras que retratam nossa cidade, expostas nesse local. A diretora, profª Márcia, juntamente com as professoras Renata e Vanessa e a agente educativa Mariana orientaram os alunos durante todo o passeio. E você, também gostaria de visitar o museu? Informe-se com os alunos da turma 1301: todos voltaram felizes com essa aula diferente!





Trabalho com obras de literatura do Projeto Trilhas
As obras de Literatura Infantil do Projeto Trilhas são motivo de leitura e releitura pelos alunos das turmas de Educação Infantil da E. M. Eng. Álvaro Sodré e rendem bons momentos de atividades lúdicas e criativas! Após a leitura de “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”, a profª Fátima propôs aos alunos da turma EI-20 que colocassem “unhas da bruxa” e com elas fizessem desenhos no papel. Foi ótimo! Uma atividade criativa e muito divertida como vocês podem constatar nas fotos.




Festa do Dia das Crianças
Alegria de criança é realmente algo difícil de descrever. E a Festa das Crianças da Álvaro Sodré, no dia 23/10, foi pura emoção, desde a chegada ao Sítio Pedaço do Paraíso, até o momento do bolo, com “chuva” de estrelas prateadas. Aliás, além das estrelas máximas da festa - as crianças - vale relembrar as outras estrelas que brilharam durante todas as atividades do dia: os professores, no futebol de espuma, no tobogã, na piscina (ou tomando conta dela), no comando da churrasqueira, etc. O momento foi também de celebrar os aniversariantes e o Dia das Merendeiras, que cercam a todos sempre com tanto carinho. A direção da escola agradece intensamente aqueles que tornaram possível esse dia de sonho para os alunos e já está pensando na Festa do ano que vem... Que venha 2014!





________________________________________

A Maratona de Histórias da E. M. Vice Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva foi uma grande oportunidade de avaliar os esforços dos professores diante do enorme desafio de formar leitores. Felizmente, o saldo foi mais que positivo, com a participação de todas as turmas. Os alunos, semanas antes do evento, recolheram doações de livros, revistas e gibis, para que fossem trocados em uma "Feira de Livros", no pátio da escola. Foram quase 300 exemplares de livros em bom estado e que seguiram cumprindo a sua função: encantar e conquistar novos leitores. Foi uma aula de organização, mobilização e solidariedade. Em cada cantinho do pátio, crianças curtiam as novas aquisições, mergulhadas nas histórias. Um outro momento surpreendente e emocionante foi a contação de história feita pelas turmas de Educação Infantil. O livro era “O pintinho”, de Ed Vere. A maioria dos alunos compareceram fantasiados de personagens infantis (fadas, heróis, princesas) e pareciam saídos das páginas dos livros. Para encerrar, a profª Vera Lucia, da Sala de Leitura, apresentou desenhos dos personagens mais queridos dos alunos e “Chapeuzinho Colorido” foi escolhido o best seller do ano. E, para espantar todos os monstros, leram ainda: “Vai embora grande Monstro Verde”. Foi um show de interatividade, mostrando que em pleno século XXI nada consegue superar o encantamento de folhear um livro e o prazer que provoca na alma da gente.




________________________________________

08 de novembro de 2013



O EDI Leila Diniz está muito feliz, pois tem uma criança do EI-21 lendo! Ele tem 4 anos, vai fazer 5 em 03/02/2009, é filho único, mora sozinho com a mãe e é aluno do EDI desde agosto de 2012. Através do trabalho intensivo da profª Sabrina Amaral Gomes Batista, que direciona as atividades para a aprendizagem de seus alunos, teve a grata surpresa de ver o Pedro Lucas indo muito além de sua turma e lendo frases inteiras. A profª faz o Curso de Integração da Educação Infantil e 1º ano, na E. M. Madre Teresa, ministrado pela profª Maria Clara Brilhante, GED 7ª CRE. Pedro Lucas será o orador da sua turma no dia da formatura. Parabéns, Pedro Lucas e profª Sabrina!


________________________________________



Em comemoração ao Dia Internacional do Livro e considerando que a formação de leitores é essencial para que os alunos tornem-se cidadãos leitores e críticos, os alunos do EDI Ana Carolina Pacheco da Silva são imersos no mundo da leitura desde o berçário. Aproveitaram o tema gerador do mês de outubro: Meios de Comunicação, para trabalhar com todas as turmas o livro: “Viviana Rainha do Pijama”, que está inserido no Projeto Trilhas. A diretora adjunta, Elisabete Maia, vestiu um pijama e contou a história para todos os alunos. Ao término da história, Viviana foi apresentada aos alunos, professores e funcionários que foram convidados por ela a participar do “Correio EDI legal”, onde as turmas, alunos, pais e responsáveis se corresponderão. Viviana levará as cartas.










Explorar com as crianças a necessidade da higiene pessoal para ter uma boa saúde, ter bons hábitos como: beber água filtrada, lavar as mãos, escovar os dentes, são algumas atividades diárias que os alunos do EDI Ana Carolina Pacheco da Silva vivenciam com a orientação de um professor/educador. Uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem estar, disposição e vitalidade. Dessa forma, com a BioRio, uma parceria de sucesso entre a Educação e Saúde, os alunos foram beneficiados com a avaliação bucal, quando os profissionais da saúde realizaram uma atividade, mostrando-os como é a forma adequada de escovar os dentes, e distribuíram kits para serem usados em casa. Foi um dia muito agradável e bastante importante para a saúde bucal dos alunos.




________________________________________

Considerando importante trabalhar os valores éticos e morais na Educação Infantil, o EDI Milena Santos do Nascimento está enfatizando o assunto através dos Contos de Fadas que ressaltam as virtudes. Assim, as crianças estão a cada dia mais encantadas com as fantásticas histórias, combinadas com o clima do “Era uma vez...”, aprendendo sobre os problemas internos dos seres humanos e suas soluções. Tudo isso através de desenhos, pinturas, teatrinhos, brincadeiras e muita criatividade.



01 de novembro de 2013

A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” Oscar Wilde
A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança.” Coelho Neto
Como é bom ser criança na C. M. Tia Auta! Durante a semana do Dia das Crianças, a creche ofereceu diversas oficinas como salão de beleza, discoteca, chute a gol e uma festa de arrasar, com muitas guloseimas feitas pelos responsáveis. Na discoteca, por exemplo, tiveram uma apresentação de dança de ex-alunas da creche e as crianças adoraram, além de brincar, correr, rir e dançar. Helaiene, uma voluntária assídua e também ex-aluna, logo se prontificou em ensinar a “dança das poderosas”, junto com uma amiga, e a iniciativa foi um sucesso contagiante. A festa, então, virou um grande “bailinho” e as crianças cairam na dança e na bagunça com animação e entusiasmo! Já no salão de beleza, os alunos puderam sair com cheirinho de hidratante e colônia, penteados altamente na moda e, as meninas, de unhas pintadas e muitos “tererês” nos cabelos. No final de todas as oficinas e comemorações, um sentimento de dever cumprido foi relatado por toda a equipe que, mesmo com todo o cansaço, fez o melhor para os alunos que merecem sempre todo o esforço.





________________________________________

Neste bimestre, o EDI Milena Santos Nascimento, com o tema: “O Mundo Encantado dos Valores e Virtudes”, está realizando Rodas de Leitura para as crianças conhecerem os Contos de Fadas com histórias que enfatizam atitudes de gentileza e amor ao próximo, aproveitando também para desenvolver atividades que ressaltam a importância dos nossos atos e dos bons hábitos para melhorar o mundo em que vivemos. As turmas confeccionaram e pintaram jogos americanos para usar no refeitório a fim de tornar o momento das refeições mais limpo e agradável, ressaltando os hábitos de higiene durante a alimentação. Estão também enfeitando os murais para que todos possam ser atingidos por essa atmosfera de amor, paz e cuidado com o outro.


________________________________________

No sábado, 19/10, aconteceu o o XIII Desfile de Modas Primavera/Verão 2013 na E. M. Lincoln Bicalho Roque. Com a parceria do Tunico’s Som, alunos, professores, funcionários, amigos da escola e toda a comunidade escolar reuniram-se num grande evento de reconhecimento do espaço escolar prazeroso. Os alunos puderam apresentar a dança que representou a escola na Mostra de Dança da 7ª CRE e aproveitaram para dançar ao som do DJ. O ponto alto foi um desfile de diversidades, onde os alunos puderam mostrar sua elegância e a beleza de suas roupas, cada qual, atendendo ao seu ritmo e no seu tempo. Um dia de lazer para todos da escola, quando foi possível sentir muita vibração e felicidade por vivenciar o evento.


________________________________________



A partir de textos do "Poetinha", Vinícius de Moraes, e de uma reflexão sobre a importância e diversidade de suas obras, a E. M. Renato Leite discutiu com os alunos do 1º Segmento a hibridização entre os gêneros literários: crônica, prosa e poesia, durante o projeto anual: “MARATONA DE HISTÓRIAS”, do Departamento de Mídia-Educação da SME. 

Ao refletir sobre a importância do legado de Vinicius para a cultura brasileira, aproveitaram para mostrar algumas obras do poeta, trabalhando a análise de textos em verso e prosa. A partir daí, discutiu-se, em todas as turmas do segmento, a hibridização entre os gêneros literários, estudando e falando um pouco mais sobre a biografia e as obras, tanto musicais quanto literárias. A escolha de “A Arca de Noé” foi devido à grande contribuição do livro e do disco (transformado em CD) que reúne poemas infantis com caráter lúdico. 

A temática presente no texto, os valores educativos focalizados no cotidiano, a poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas de Vinícius, abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira como: Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, entre outros, estimularam os alunos a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, levando-os a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos. Utilizando gestos (mímicas), quando necessário ou solicitado, e viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal, foi permitindo, através da leitura do poema e das músicas, a “brincadeira” com as palavras através das parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções. 

O CD da obra serviu ainda como material de apoio, instigando as crianças a apreciarem a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação, e para familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência linguística.

As várias formas de conhecimento foram, assim, estimuladas e todas as linguagens sugeridas — a exemplo da leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando também as diversas inteligências.







________________________________________


A E. M. Gastão Monteiro Moutinho convida todos a prestigiar o seu trabalho: MARATONA LITERÁRIA DA PRIMAVERA. Foi gratificante ver os responsáveis lendo os livros referentes aos trabalhos realizados. Confiram, é 10:





25 de outubro de 2013


“O livro é um mestre que fala, mas que não responde.” (Platão)

A maratona de contação de histórias na C. M. Tia Auta foi uma grande viagem aos contos de fada e ao mundo da imaginação. As turminhas do Maternal II puderam ir ao bosque com a “Chapeuzinho Vermelho”, além de ter outras emoções - como ouvir outras crianças, que já foram da creche, contando histórias para elas. Momentos inesquecíveis de ajuda, troca e aprendizado mútuo. Para Elaiene, ex-aluna, retornar à creche é, além de uma honra e um privilégio, uma grande oportunidade que vivencia com muita satisfação e bom grado. Sempre que pode, Elaiene vai ao encontro das crianças da creche, pois, segundo ela, é um momento de relembrar uma época tão gostosa de sua vida escolar.




________________________________________

Para comemorar o centenário do poeta Vinícius de Moraes, o EDI Milena Santos do Nascimento abordou o tema de forma lúdica, dinâmica e interdisciplinar. As crianças foram estimuladas a conhecer as obras do “poetinha” através de desenhos, histórias, poesias, músicas, pinturas e brincadeiras.


________________________________________

No dia 11/10, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho participou do Projeto Maratona de Histórias. A partir da escolha dos livros pelas professoras, foi realizada a leitura e executados os trabalhos. A escola está investindo na leitura semanal de exemplares literários no intuito do despertar o desejo, o investimento pessoal de cada aluno em se formar um “aluno leitor”. Foi uma experiência tão agradável que a UE realizará no próximo dia 30/10, quarta-feira, uma exposição aberta aos responsáveis e a quem mais interessar sobre os livros.

________________________________________

A E. M. Juan Montalvo estive no Centro Cultural Anglo Americano para ouvir Handel, Vinícius, Michel Magnani, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazaré... Muito bom! Um estudante da turma 1601 e outro da 1602 viveram a experiência de reger a orquestra. Linda experiência!
 ________________________________________

Durante a culminância do subprojeto: “Aprendendo com Vinícius de Moraes”, no dia 11/10, os alunos do CIEP Almir Bomfim de Andrade puderam desenvolver suas potencialidades, através da vivência de textos, poesias, músicas, paródias e muito mais. O CIEP se “vestiu” da magia e do encantamento levados pelo poeta imortal e, assim, tornou seu espaço um lugar de criança ainda mais feliz e aprendiz.








18 de outubro de 2013


Durante a semana que antecede a chegada da Primavera, as crianças da C. M. Rio Novo – Rio das Flores puderam vivenciar a alegria da nova estação com a presença perfumada e multicolorida das flores e sentir o prazer que a convivência com a natureza proporciona. Produções e atividades de colagem e aproveitamento de materiais, pinturas, músicas, teatro e danças culminaram em um alegre desfile e foram importantes para a conscientização dos alunos em relação à valorização e o cuidado com meio ambiente.




________________________________________

A satisfação dos alunos do EDI Leila Diniz na festa do Dia das Crianças foi um grande presente para todos da equipe! Em atividades bastante diversificadas, as crianças brincaram e se divertiram a valer. Além das atividades em sala, os educadores vestiram fantasias e fizeram a garotada brincar à vontade. Surgiu até um DJ da Pré-escola que animou a todos. Teve pirata, palhaço, Aladim, bolo e guaraná. Feliz Dia das Crianças, garotada!




________________________________________

Em outubro, todas as atividades no EDI Milena Santos do Nascimento foram voltadas para as crianças. Várias atividades aconteceram para a garotada: teve contação de histórias, tatuagem, baile, desfile de fantasias, cinema com pipoca, animadores, pula-pula, bolo, doces, todo tipo de guloseimas e muito alto astral! Os pequenos não couberam em si de tanta alegria!




________________________________________

O CIEP Almir Bomfim de Andrade comemorou o Dia das Crianças com muita atividades lúdicas e alegria. Confiram:




04 de outubro de 2013


Como o projeto anual do EDI Milena Santos do Nascimento é sobre o centenário de Vinícius de Moraes, aproveitaram o poema “Sonetinho a Portinari”, feito por Vinícius para Cândido Portinari, para enfatizar as atividades de artes. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer o pintor que dedicou sua vida ao registro de seu povo, retratando brinquedos e brincadeiras populares. E para deixar a reunião de pais mais colorida, aproveitaram o sábado com os responsáveis para fazer uma linda exposição. Confiram:










27 de setembro de 2013


Neste bimestre, o EDI Milena Santos do Nascimento enfatizou as atividades de artes como pinturas, desenhos e confecção de brinquedos com sucatas, aproveitando para conhecer o pintor Candido Portinari e relacionar suas obras com as brincadeiras preferidas das crianças. A turma EI-20 teve o futebol como a brincadeira mais votada. As crianças “vestiram a camisa” do seu time favorito e disputaram uma partida de futebol. Depois, construíram um texto coletivo e observaram com atenção a tela “O Futebol”, de Portinari. Foi uma atividade rica e divertida!




Já no dia 21/09, comemoraram o Dia da Árvore, repensando as atitudes que devemos ter para garantir o ar que respiramos. As turmas da Pré-escola pesquisaram e aprenderam que esta data foi escolhida em razão da chegada da Primavera e que todos nós devemos cuidar, proteger e preservar a Natureza. E para retribuir tudo o que a Natureza nos oferece, as crianças copiaram poesias, confeccionaram plaquinhas em prol da preservação do Meio Ambiente e plantaram mudas de plantinhas no jardim do EDI.



________________________________________

Os professores da E. M. Gastão Monteiro Moutinho assinaram o Pacto da Alfabetização (PNAIC) e tal fato já está trazendo mudanças para muita gente... Além das crianças, as mudanças também acontecem nos dias de sábado das professoras Tânia, Osvaldice e Fátima, que estão fazendo o curso ministrado pelo SIMEC. Elas têm se dedicado bastante nas aulas e já estão aplicando os ensinamentos em suas turmas. De acordo com o planejamento de cada uma das professoras, atividades no Cantinho da Leitura e dos jogos educativos são aplicadas. O objetivo do Pacto da Alfabetização é colaborar para que as crianças se alfabetizem dentro da idade certa. As crianças estão adorando a novidade do Cantinho da Leitura em sala, pois, além dos dias de Sala de Leitura que a UE oferece, ainda podem, com a professora regente da turma, ler e fazer atividades criativas que estimulam o aprendizado, mesmo dentro de sala de aula. Parabéns, professoras, pelo empenho! Parabéns, crianças, pela melhora de cada dia! Confiram como ficaram os espaços e a alegria das crianças ao utilizá-los.








20 de setembro de 2013

A Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos do nosso país. Sobre o tema, os alunos da Pré-escola do EDI Milena Santos do Nascimento realizaram: atividades de pintura coletivas e individuais de valorização da nossa bandeira nacional; participaram de Rodas de Leitura com histórias, textos e poesias sobre a nossa pátria; reforçando ainda os valores patrióticos, as crianças maiores foram levadas a cantar o Hino Nacional com respeito; e o ápice das atividades aconteceu no dia do aniversário da escola, quando o “Pelotão da Bandeira” com os pequeninos fez o maior sucesso, hasteando a Bandeira Nacional na presença de todas as visitas. Linda demonstração de civismo!




Foi com imensa alegria que o EDI Milena Santos do Nascimento completou 2 anos de idade! As crianças, os responsáveis, profissionais e toda a comunidade foram convidados a festejar, com direito a solenidade cívica, danças, parabéns e um delicioso bolo, com as bênçãos do vizinho, Padre Tiago, reafirmando as parcerias do EDI com as instituições do entorno, citando ainda as presenças da profª Maria Clara, da 7ª CRE, do assessor de governo, Sr. Almir, que desde o início é amigo do EDI, e da família da patronesse Milena. A direção dá os parabéns a todos da equipe e agradece a presença dos amigos!




O EDI também está trabalhando “Alimentação Saudável” e, para isso, as crianças têm participado do desenvolvimento dos vegetais e já colheram vários tomates que viraram uma deliciosa salada. Hum, que delícia!



 ________________________________________


O Projeto Político Pedagógico da E. M. Renato Leite: “Asas de Papel – uma rota para a formação do Leitor” contempla, desde a sua elaboração, um forte trabalho de leitura, considerando como esta pode colaborar para a formação integral do indivíduo. Este ano, a UE está buscando um trabalho de leitura mais humanista, procurando fazer com que a sua clientela vivencie situações onde os valores considerados fundamentais da sociedade são trabalhados, despertando no aluno a importância de tais valores para a vida e para as famílias, integrando-se a este projeto o que vem sido evocado no Programa “Sou pai, sou aluno”, da Secretaria Municipal de Educação. A Escola, que desde o ano passado atua também com o PEJA, considera que a participação do responsável na vida escolar do aluno o torna agente transformador das relações familiares e sociais e auxilia no processo ensino-aprendizagem, melhorando inclusive o desempenho escolar. 

Assim, no dia 06/09, a Renato Leite esteve presente na Bienal do Livro com alunos das turmas 1601, 1603 (6º Ano), 171, 151, 152, 161 e 162 (Blocos 1 e 2 do PEJA I e II). Além de se deliciarem com a Bienal, visitaram o stand da SME e participaram, junto com a Gerente do RioEduca, Lilian Ferreira, e o Coordenador do Programa “Rio – Uma cidade de Leitores”, José Luis Goldfarb, da “Oficina de Twitter”. Foi uma experiência agradável e proveitosa, integrando o PPP às diferentes linguagens de leitura atuais.





________________________________________


Aconteceu no CIEP Almir Bomfim de Andrade, no Centro de Estudo Integral, dia 11/09: roda de leitura participativa (“100 Vinícius é impossível!”), trabalhos de grupo, apresentação de responsáveis do IBDD (Instituto Brasileiro de Direito das Pessoas com Deficiência), e palestra do mestre e educador Júlio César Furtado, que emocionou a todos e deixou com gostinho de “quero mais”. O CIEP agradece carinhosamente a participação de todos.  



Baseado em fatos reais, o CIEP Almir Bomfim de Andrade, levou para o palco da Mostra de Dança uma “dançada discussão a nível nacional”. Buscando apresentar os lados e as faces de uma história viva e conhecida por todos, os alunos mostraram que, como no palco, “tudo termina em samba”!



Os alunos do CIEP ainda estiveram na Bienal do Livro 2013, numa demonstração de que o Almir Bonfim de Andrade vem buscando desenvolver condições que estimulem a criança a construir seu pensamento e expressá-lo, ampliando a convivência social, que se estabelece através do coletivo, e permitindo atividades culturais que estimulem a leitura e a formação cidadã.


 ________________________________________

As turmas 1502, 1601 e 7601 do CIEP Dr Adelino da Palma Carlos visitaram a Bienal do Livro. Foi muito bom ver a alegria estampada nos rostinhos dos alunos e perceber o encantamento pelo conhecimento. Um agradecimento especial às professoras Ana Paula Paranhos, Ana Lúcia Guedes e Maurenn e à Secretária Escolar Renanda por proporcionarem momentos felizes aos alunos!



A dança “Vem para rua”, apresentada pelo CIEP na Mostra de Dança, ilustrou o trabalho desenvolvido no 6º Ano Experimental, que tem por missão formar jovens autônomos, solidários e competentes, gestores dos seus projetos de vida. Já com a dança “A Copa das Confederações”, abordaram o saber acadêmico, a educação para valores, as diferentes linguagens, fatos atuais e o momento sociopolítico que vivemos.



13 de setembro de 2013

O EDI Rodrigo Lopes da Silva “Tikinho” apresentou-se na MOSTRA DE DANÇA da 7ª CRE, levando uma reflexão através dos valores olímpicos. O EDI acredita que o futuro se constrói em cada minuto do presente, para isso, precisamos acreditar que somos capazes, que podemos transformar o mundo, vencer nossos medos e com muita fé tornar os nossos sonhos realidade. Mergulhando nesse espírito olímpico que já invade o Rio de Janeiro, os “pequenos atletas” mostraram que a união, o respeito e a determinação é o único caminho para o equilíbrio e a harmonia que tanto desejamos para o nosso planeta. Uma salva de palmas a todos os CAMPEÕES das Olimpíadas da vida!



________________________________________


O CIEP Dr. Adelino da Palma Carlos fez da Semana da Educação Infantil uma semana muito divertida e lúdica. Uma oportunidade a mais de proporcionar aos pequenos momentos de alegria, socialização e aproximação com a família. A cada dia, uma emoção diferente. Tiveram: mostra de trabalhos do semestre; aprendizagem lúdica e interativa; Educopédia em sala de aula; papai e mamãe em “Tardes Poéticas”, com Silvia Castro; entrega da “Minha 1ª Biblioteca” e degustação com os responsáveis.









06 de setembro de 2013


Os alunos da C. M. Tia Auta, durante a semana do Dia dos Pais, além dos trabalhinhos, prepararam um maravilhoso suco de uva que foi entregue aos papais numa garrafinha pet customizada com a foto da criança. Todo o processo foi recheado de alegria e muita diversão e as crianças contaram muitas histórias sobre seus pais, o que causou boas gargalhadas. A semana do Dia dos Pais foi bastante proveitosa, repleta de participação e entusiasmo das crianças.

Ser avó é ser mãe com açúcar... Na semana seguinte a do dia dos pais, a creche Tia Auta não deixou de lembrar do Dia da Vovó. Elas, e até os vovôs, foram convidadas para um Chá da Tarde onde puderam contar suas tradições e os mimos que fazem com seus netinhos. Foi também uma oportunidade de ouvir e contar histórias do folclore e, no final, saborear um delicioso lanchinho trazido por elas mesmas. O encontro foi um dengo só e as crianças não saíram nem um minutinho do colinho das avós.

No domingo, dia 25 de agosto, o Parque Madureira ficou mais florido e alegre com a presença das crianças, na abertura da Semana da Educação Infantil. O evento contou com exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, oficinas e ainda apresentações dos artistas Bia Bedran, Zé Zuca e Unicirco. A C. M. Tia Auta ofereceu uma oficina de preparo de sabonete líquido, o mesmo que serviu de lembrança para o Dia da Vovó. Foi um sucesso, pois muitas crianças quiseram participar e os alunos da creche, que já sabiam do processo, puderam ajudar.



Já nos dias 27 a 29 de agosto aconteceu a SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Os pais puderam participaram de parte da rotina de seus filhotes na creche, almoçando com eles (dentro do projeto Degusta-ação), escovando seus dentes e os colocando para dormir na hora do soninho. As crianças ficaram surpresas e entusiasmadas ao verem seus responsáveis na hora do almoço e a comida, neste dia, teve um sabor especial de afeto, segurança e amor. Esta atividade também estava de acordo com o projeto de alimentação da creche que tem como um dos objetivos fazer com que a hora das refeições seja um momento agradável, de troca, repleto de afetuosidade consigo mesmo e com os demais, além da ampliação do cardápio diário de alimentos. 

________________________________________

A II SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL na C. M. Rio Novo - Rio das Flores foi intensa e regada por experiências bem sucedidas: produções para a exposição no Parque Madureira; degustação e apresentações de coreografias para os responsáveis; atividades para o Dia de Brincar; participação da EI-31 na Mostra de Dança da 7ª CRE e, para finalizar, a entrega dos livros da MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA às crianças, que foi feita a partir da adaptação do livro “Amigos”, de Silvana Rando, para uma peça onde as crianças viajaram, entre o real e o imaginário, na história de amizade entre dois personagens: a menina e o porquinho. Acompanharam atentamente a interpretação das educadoras, cantaram, dançaram e ficaram surpresos ao receberem, no final, o livro onde estavam os já conhecidos personagens. Folhearam e observaram curiosamente os exemplares distribuídos pelas educadoras. A partir da história do livro “Amigos”, as educadoras desenvolveram ainda outras atividades que complementaram a execução do projeto. Os livrinhos foram levados para casa para serem lidos com as famílias das crianças e farão parte do acervo de cada uma delas, incentivando a formação dos pequenos leitores. Parabéns à toda equipe, pela criatividade, empenho e carinho na realização das atividades!



________________________________________

Encerrando a Semana da Educação Infantil, no EDI Milena Santos do Nascimento, aconteceu uma surpresa: personagens dos contos de fadas fizeram a entrega dos livros do PROJETO MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA para as crianças. Foi uma alegria, todos ficaram encantados, alunos e responsáveis que ainda participaram da degustação de um saboroso almoço. Puderam ver que a leitura pode nos levar ao mundo da imaginação!



Já na Semana da Pátria, o EDI trabalhou a valorização de nossa pátria com os alunos, mostrando que temos grandes figuras históricas em nosso país como Vinícius de Moraes, vários escritores, pintores, músicos, etc. É importante valorizar nossa bandeira, nossa terra, nossa gente! Viva o Brasil!



________________________________________

A SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL foi mais um momento em que a E. M. Poeta Mário Quintana aproveitou para estreitar os laços entre a família e a escola. Os pais estiveram presentes para ver a apresentação de seus filhos, contar histórias, comer, brincar e conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido na escola. Foi uma semana divertida e envolvente para todos. 




________________________________________

Diante de tanta beleza da cidade do Rio de Janeiro, o Clube Escolar Cidade de Deus participou da MOSTRA DE DANÇA da 7ª CRE, destacando através da música “Garota de Ipanema” a beleza, graça e juventude das meninas cariocas. Tanta paixão, Vinícius de Moraes, poeta brasileiro, ousou com suas poesias e ainda se tornou “show man” da MPB. Ah! Se ele soubesse... Que o mundo inteirinho se encheu de graça... E ficou mais lindo com a dança das “Meninas Cariocas” do Clube Escolar Cidade de Deus! (Professoras Andreia, Cristina e Carolina, PI de Artes, que fez o figurino e cenário com as alunas)



30 de agosto de 2013


As crianças da C. M. Margarida Gabinal foram ao Espaço Cultural Escola SESC para assistir ao espetáculo: “UMA PEÇA COMO EU GOSTO”, que apresentou três dramas de William Shakespeare, unidos ao universo da cultura popular brasileira, através de uma abordagem criativa, bem humorada e acessível para o público infantil. Com uma linguagem diferenciada, lúdica e divertida, além de bonecos e muitas músicas, a peça atraiu a atenção dos pequenos, que terão, sem dúvida, muitas histórias para contar. Somos seres produtores de arte e, como tal, através do projeto da creche: “Arte por toda parte”, procura-se garantir às crianças o acesso às mais variadas formas de expressões artísticas.
"O teatro auxilia no crescimento pessoal e cultural, pois além de inserir a literatura clássica e contemporânea na vida da criança, trabalha a imaginação e aumenta a capacidade de interpretação. A criança aprende a ler (ou ouvir) histórias como diversão e não como obrigação."




________________________________________

Na semana de 25 a 30 de agosto, o EDI Milena Santos do Nascimento participou, junto com sua comunidade escolar, da programação organizada pela SME para a SEMANA DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Participaram da abertura no Parque de Madureira, no domingo, expondo trabalhos das crianças; e receberam os responsáveis para participarem de atividades e da degustação, no EDI, do delicioso almoço, um grupo de cada vez, a cada dia da semana. Nossa, que farra! Teve música, dança, brincadeiras e comidinha gostosa. Uau, que delícia!



________________________________________

Momentos de grande alegria para E. M. Adalgisa Monteiro: gravação do DVD dos alunos vencedores do FECEM - 7ª CRE 

1º momento - Teatro Odisséia (13/08)



2º momento - Parque Madureira (20/08)



E apresentação especial na inauguração do EDI Profª Matilde Rosa Lopes de Araujo (21/08) 



23 de agosto de 2013

No EDI Milena Santos do Nascimento, papai também participa! Todos os pais foram convidados a vivenciar, de perto, a rotina de seus filhinhos no EDI. Participaram de oficinas e puderam verificar a importância da figura masculina, paterna, na vida das crianças: construindo, brincando, contando histórias, todos aprenderam e ficaram muito felizes. Fica a dica: vamos aproximar mais os HOMENS de sua responsabilidade e co-participação!




A Reunião de Responsáveis do EDI também foi um sucesso! Conversaram sobre a importância do sonhar e imaginar histórias para o universo infantil, pois, assim, a criança constrói hipóteses e entende melhor a realidade onde vive. Ouviram música, histórias e os responsáveis puderam saber mais sobre o trabalho desenvolvido com seus filhos. No final, ainda teve um delicioso caldo de ervilha, feito pelas tias da cozinha. Hummm... uma maravilha!



Já no dia 22/08, O EDI Milena Santos Nascimento comemorou o Dia do Folclore com brincadeiras de roda, declamação de quadrinhas, brincadeiras cantadas, contação de lendas, confecção dos personagens folclóricos e muita animação! Que bom lembrar as brincadeiras da infância e resgatar nossas tradições...



________________________________________

No dia 05/06, 30 alunos do EDI Rodrigo Lopes da Silva “Tikinho” participaram da visita guiada ao Parque Estadual da Pedra Branca. Com o objetivo de ensinar o plantio de sementes e sensibilizar as crianças sobre a importância de se preservar a floresta, o Núcleo Socioambiental do Parque ofereceu ao grupo a oficina: “Cultive sua Saúde”, realizada pelo grupo intitulado “ALIFLOR”, com: exposição de sementes; apresentação de vários tipos de sementes florestais como Ipê Amarelo, Jacarandá, Pau Formiga, Açaí e Juçara (irmã do açaí); preparação de substrato; enchimento de saquinhos; e a semeadura em si. Ao grupo, foi explicado a composição do substrato e sua função para as sementes, bem como o crescimento e fortalecimento destas, mostrando que a “vitamina” para plantas e árvores é natural, tendo em sua composição minhocas e fezes de boi, reforçando que tudo vem da natureza e retorna à ela e demonstrando na prática a importância da preservação das florestas e bosques. No final da atividade, foi oferecido às crianças um delicioso lanche que amaram o passeio e puderam por em prática tudo que têm aprendido no EDI sobre os cuidados com o nosso Planeta.



Em julho, mais uma vez o “Arraiá do Tikinho” foi um sucesso! Contemplando o projeto pedagógico: “Luz, câmera e ação... Lendo o mundo com muita emoção!”, as crianças mergulharam no universo de Mauricio de Sousa, conhecendo seus personagens e suas histórias e produzindo diversos apetrechos com materiais reutilizáveis para enriquecer a festa julina “Cinegibi”. Conheceram um pouco mais da tradição dessas festas, suas comidas, danças, brincadeiras. A quadrilha foi animada com toda a comunidade escolar. “Eita, o forró foi bão demais!


E, em agosto, com vocês: os “DEUSES DO OLIMPO visitam o EDI TIKINHO”, uma emocionante homenagem aos Papais. Continuando no clima da Torcida Olímpica, os pais receberam a coroa de louros na entrada e foi dada a largada para uma manhã recheada de alegria e muitas brincadeiras. Os homenageados participaram de um rodízio de oficinas e se divertiram muito com seus filhos. Teve peteca, bolinha de gude, pipa, chute a gol, basquete e, pra fechar em grande estilo, os atletas jogaram um belo futebol e receberam medalhas e troféus de campeões. A torcida para o papai foi muito animada e as crianças ainda realizaram apresentações caprichadas e emocionantes. Fechando com chave de ouro, um almoço dançante porque ninguém é de ferro.
________________________________________

Engajados na luta contra as drogas, alunos e professores da E. M. Vice-Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, passaram por uma maratona de atividades durante uma semana inteira. Foi de tirar o fôlego. A extensa programação contou com: exibição de filmes e curtas; palestras com psicólogos e ex-dependentes químicos; produção de materiais e mesa redonda onde o assunto foi amplamente discutido entre os alunos do 5º ano. Os pais também tiveram oportunidade de ouvir a palestra que visou ajudá-los a criar estratégias para manter seus filhos saudáveis. O resultado não poderia ser outro: “SUCESSO”! Parabéns à profª Helen (T:1505) que organizou todo o evento e aos demais professores envolvidos, direta e indiretamente, com a missão de tirar as drogas do caminho dos nossos jovens.



16 de agosto de 2013

As crianças receberam seus pais na C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho

"JUNTOS ASSISTIRAM A UM FILME, CONFECCIONARAM O LANCHE E PRODUZIRAM UMA LEMBRANÇA PARA NÃO ESQUECEREM DESSE DIA..." 

Confiram a alegria dos PAPAIS:



________________________________________

A partir do Projeto Político Pedagógico de 2013: “Sustentabilidade - Quem ama cuida”, a C. M. Rio Novo-Rio das Flores vem estimulando a afetividade e trabalhando valores que caracterizam a busca por um ambiente mais saudável e melhor qualidade de vida. Convidaram toda comunidade escolar para abraçar a ideia, vivenciando atividades, encontros e reuniões em busca de uma participação mais efetiva dos responsáveis no decorrer do processo de aprendizagem dos alunos. Alguns momentos têm sido importantes para o sucesso do projeto, tais como: dinâmicas de grupo, festividades internas e reuniões com a participação dos pais onde são feitos repasses de informações pertinentes ao trabalho desenvolvido.






________________________________________



Na Escola de Pais da C. M. Margarida Gabinal, realizada no dia 10/08, conversaram sobre a alimentação das crianças e enfatizaram que a receita para um crescimento forte e saudável é um prato cheio de atenção, cuidado, afeto e alimentos nutritivos. Após a reunião, as famílias interagiram com seus filhos através de muitas brincadeiras comandadas pelo Tio Rodrigo, recreador convidado. Foram momentos incríveis de pura diversão! O “Dia da Família” na creche encerrou-se com um delicioso almoço, onde todos, principalmente os papais homenageados, puderam perceber a importância de valorizar a qualidade dos momentos vividos com seus filhos.

Todas as fotos encontram-se disponíveis no blog:














09 de agosto de 2013

No dia 26/07, as queridas vovós dos alunos da C. M. Margarida Gabinal foram homenageadas, participando de um delicioso "Chá" oferecido pelo Sesc Madureira. Relembraram muitos sucessos da juventude, assistindo ao show de MPB do espetáculo: “Toma um trago e lava o coração”, que contou com a participação especial da bailarina Ana Botafogo. Mais uma vez, a creche parabeniza às vovós pelo exemplo de experiência, paciência, trabalho, fé, firmeza e, principalmente, de muito amor.






________________________________________


A Festa Junina do EDI Leila Dinis foi um sucesso! Num clima montado para parecer um milharal, a criançada brincou à vontade no pula-pula e nas barracas de pescaria, derruba-lata e boca do palhaço. Todos ficaram contentes com a quantidade de pessoas que compareceram à festa: um pouco mais de 400. Não teve milho, canjica, churrasquinho, doces e salgados, caldo verde, cachorro-quente e pipoca que desse conta de tanta gente. Mas o importante é que as famílias compareceram em massa e participaram de um gostoso dia com seus filhos no EDI. Já estam na expectativa para o próximo ano, pois os responsáveis estão pedindo mais...





________________________________________




Acolher, respeitar, aprender com o próximo faz parte da filosofia da E. M. Poeta Mário Quintana. Quando a escola soube que receberia peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, houve uma mobilização geral de alunos e funcionários no sentido de preparar a UE para acolher os jovens visitantes. Produções para dar boas vindas foram espalhadas e enfeitaram um caderno para que os peregrinos também pudessem deixar recados para alunos e professores. As crianças puderam ler e compreender de forma prática a importância da escrita na comunicação e todos sentiram-se gratificados com a experiência.











02 de agosto de 2013

No dia 16/07, a C. M. Tia Auta se reuniu com a C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho, no Rio 2, para juntas participarem do 2º dia da Jornada Pedagógica, que teve como tema central a contribuição da neurociência no processo de aprendizagem das crianças da educação infantil. Foi um grande momento de confraternização e descontração onde puderam participar de dinâmicas, fazer refeições juntos, trocar experiências e aprender maneiras de otimizar a prática pedagógica, facilitando e favorecendo, cada vez mais, o desenvolvimento das crianças. Este tipo de integração serviu para fortalecer os laços entre as funcionárias das duas instituições num ambiente lindo e maravilhoso, com promessa de bis deste encontro de sucesso.






________________________________________



O Arraiá da C. M. Tia Auta, nos dias 8, 9 e 10/07, foi festa “pra mais de metro, sô”! As mamães que tem filhos em diferentes idades que o digam... Um dia para cada segmento. As crianças se divertiram não só com as brincadeiras, danças e comidas típicas, mas também com seus coleguinhas de turma que estavam empolgadíssimos com a decoração. O momento de arrumar as crianças foi bem proveitoso para os pequenos que não paravam de se admirar no espelho. Toda equipe trabalhou arduamente para oferecer momentos de muita diversão e alegria e o esforço foi recompensado pelos lindos sorrisos infantis. As comidas típicas estavam deliciosas e as brincadeiras também fizeram sucesso - a pescaria foi a preferida dos alunos. Ao final de tudo, a equipe sentiu um enorme sentimento de realização e satisfação pelo sucesso de mais uma atividade concluída.






Já na última reunião da Escola de Pais, realizada em julho, os responsáveis que compareceram tiveram uma ótima oportunidade de ver o progresso de seus filhos, através dos relatórios e dos trabalhinhos, além de assistirem a uma palestra onde a direção da Creche passou informativos sobre a dia a dia da unidade, cuidados básicos de saúde, de assistência social, requisitando o envolvimento dos responsáveis nas atividades, a fim de que auxiliem no desenvolvimento de seus filhos, melhorando a aprendizagem no contexto escolar. As professoras destacaram que o momento era de suma importância para as mães e pais saberem como são seus filhos na creche, sua rotina e ajudar as professoras com eventuais problemas relacionados às crianças. Os pais saíram gratificados em acompanhar todo o progresso de seus filhos e satisfeitos com o trabalho realizado por toda equipe.






________________________________________



A E. M. Nelson Rodrigues se preparou para acolher os jovens peregrinos da Jornada Mundial da Juventude 2013. Os alunos trabalharam com os professores de Língua Estrangeira, Artes Visuais e Sala de Leitura para preparar desenhos, cartazes e mensagens em espanhol, inglês e francês para os visitantes. Com a ajuda de professores, funcionários e voluntários, deixaram a escola linda para mostrar um pouco de si e dar as boas-vindas aos "hóspedes".






________________________________________

Confiram o vídeo feito para a culminância do 1º semestre, na Feira Cultural, realizado pelo CIEP Dr Adelino da Palma Carlos. Buscou-se mostrar um mix de atividades realizadas ao longo do ano, focando no lema: “Educar para a diversidade, contra as desigualdades”. “Já é possível perceber os resultados de um trabalho árduo, lento, mas muito prazeroso, apesar das dificuldades. Prova de que estamos cumprindo o nosso papel enquanto Instituição e Cidadãos. Nosso PEJA, mostrando a que veio e para onde ainda pretende ir!”. 

________________________________________

Vejam como Vinícius de Moraes inspirou a E. M. Emb. Ítalo Zappa:


12 de julho de 2013


A Festa Julina do EDI Compositor Roberto Ribeiro foi toda preparada a partir de atividades ligadas ao projeto: “De cor em cor no Planeta, eu vou criando”, que está sendo desenvolvido em 2013. Cada turma confeccionou as bandeirinhas, utilizando técnicas artísticas diferentes. As brincadeiras foram preparadas com as turmas, explorando telas do artista Romero Britto. As crianças utilizaram garrafas pet para confeccionarem um bilboquê, que foi uma das prendas das brincadeiras. Foi um dia de muita diversão e, no final, os responsáveis puderam ver seus filhos, dançando muito animados!





________________________________________

A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré mais uma vez inovou: a turma 1101, desenvolvendo o projeto: “Viva Vinícius”, com auxílio das professoras Carla e Iracema, construiu um lindo livro para representar a poesia “A foca”, de Vinicius de Moraes. Os alunos desenharam partes da poesia, escreveram, leram, aprenderam e se divertiram. Como é bom aprender de forma contextualizada! Parabéns, professora Carla, por essa linda atividade!




05 de julho de 2013


No dia 26/06, o C. M. S. de Santa Maria foi à C. M. Tia Auta para entregar kits de higiene dentária como parte do Programa Saúde da Família. As crianças se divertiram muito, ouvindo sobre a higiene dental e fazendo, no final, uma grande festa com o recebimento dos estojos de limpeza. As escovas de dente dos alunos da creche são trocadas periodicamente com constante formação de hábito de escovação. Dentro da rotina, a hora da escovar os dentes é um momento de brincadeira e grande entusiasmo dos pequeninos. Na creche, o índice de cárie dental é muito baixo devido a esse controle e acompanhamento feito pelo postinho, em conjunto com a equipe pedagógica da creche.






Já na sexta-feira, dia 28/06, as crianças do maternal II da creche foram conhecer o Jardim Zoológico e ver de perto os animais que tanto aprenderam e representaram em sala de aula. “É contagiante e gratificante ver os alunos surpresos com cada descoberta que desempenhará um papel significativo em suas vidas. Eles conversaram com os animais, quiseram pegar e até alimentá-los, sob a supervisão das educadoras e professoras.” Através de passeios como este, a aprendizagem se torna algo real, espontânea, alegre e divertida de se fazer e participar. 







________________________________________



No dia 29/06, sábado, na Escola de Pais do EDI Milena Santos Nascimento, aconteceu uma “Ação de Cidadania no EDI” com valorização da saúde e prevenção de doenças. Enquanto um grande grupo de pais ouvia uma palestra, com a Técnica de Enfermagem Jaqueline, sobre as Doenças da Infância, outros dois grupos se dividiam em duas salas, que ficaram cheias, onde puderam medir a pressão arterial e calcular o IMC (os grupos trocavam de lugar, dando oportunidade a todos de participar). Ao final, puderam ouvir uma historia que mostrou a importância do toque, abraço, afago e aconchego, para nós mesmos e principalmente para as crianças. “Ufa! Um grande trabalho para a equipe, mas um grande sucesso! Boa saúde para você também!”










________________________________________



Empolgadas com os contos de fadas do projeto pedagógico: “O mundo encantado da Tristão de Athayde”, as professoras da Pré Escola I do EDI Tristão de Atahyde (Ana Carla, Heloisa, Elaine e Patrícia) resolveram dramatizar a história: “João a Maria”. As crianças ficaram fascinadas e nem piscavam, principalmente com a aparição da bruxa que faz muito sucesso ente a criançada.








28 de junho de 2013


Resgatando as referências culturais de sua comunidade, aconteceu no EDI Milena Santos do Nascimento, no dia 14/06, “O Arraiá do Poetinha”. Tiveram barraquinhas, comidas típicas, danças com as crianças, salsichão, doces e caldo verde, tudo com muita animação. Em seu Projeto Pedagógico, procuraram resgatar todas as tradições culturais e folclóricas, ampliando os conhecimentos das crianças, resgatando a história dos pais, valorizando as tradições de nosso país. E viva o Brasil com sua pluralidade e diversidade! Viva São João!







________________________________________


No dia 14/06, as turmas EI 20 e EI 21 do EDI Compositor Roberto Ribeiro fizeram uma divertida visita ao Jardim Zoológico. As crianças visitaram a fazendinha onde puderam observar diferentes animais como a vaca, coelho, pônei, lhama, boi, ovelhas, patos, entre outros bichinhos. Foi um momento de muita aprendizagem e descobertas! 






________________________________________



O EDI Ana Carolina Pacheco da Silva comemorou seus 2 anos no dia 14/06 e teve um dia muito especial com brincadeiras, oficinas e muita animação! As crianças visitaram as salas de atividades, onde, em cada uma, estavam acontecendo oficinas diferentes: contação de histórias com fantasias, cineminha, brinquedoteca, dança, pintura facial, além da pintura à guache, cama elástica e animação com o recreador Tio Macarrão. Para finalizar, não podia faltar um delicioso bolo para todos, juntos, cantaram parabéns para o EDI. A direção do EDI, representada pelas professoras Patricia e Elisabete, parabeniza todos os professores, funcionários e os colaboradores (Masan e Vpar) pelo excelente trabalho desenvolvido.
A turma EI-20 com a profª Ariana na oficina de pintura. 

Educadora Márcia com a turma do Maternal I na brinquedoteca.

A educadora Lúcia Soares e profª Ariana, fantasiando os alunos na oficina de contação de história e fantasia.

Profª Esmeralda com a turma do Maternal I na contação de história.

A hora mais esperada do dia, o parabéns para o EDI com um bolo delicioso.

________________________________________



Conhecendo as várias formas de texto (linguagem oral e escrita), a turma da EI 13, da profª Neize Gallindo, da E. M. Tristão de Athayde, trabalhou a receita do bolo da vovó da Chapeuzinho Vermelho.

Após contar a história, conversaram sobre o que a Chapeuzinho poderia levar na cesta para sua avó, aproveitando para enfocar a importância de uma alimentação saudável. As crianças sugeriram frutas e, no lugar dos doces, um bolo. Aproveitaram, então, o outono (ciências naturais) e combinaram de fazer um bolo de laranja. 

As crianças sugeriram os ingredientes e aproveitaram para pesquisá-los em encartes de mercado. Escreveram a receita e colaram ao lado os recortes com os preços (linguagem matemática), aproveitando para trabalhar os números, a quantidade, proporção, sistema monetário, respeitando-se a faixa etária dos alunos.

Em seguida, fizeram a experimentação do bolo e dramatização, usando como inspiração uma aluna que estava com um casaco de capuz vermelho como o da Chapeuzinho da história. Enquanto levavam a cesta com o bolo para sala, fantasiando que estavam indo pela estrada a fora, encontraram o lobo disfarçado de vovó, dramatizado pela tia Alessandra, que ia respondendo às frases: “que olhos grandes você tem...”

Brincaram, então, de mudar o final da história. No conto recontado pelos alunos, o lobo ficou bom, aprendeu a ter uma alimentação saudável e agora só come o bolo da vovó e suas frutas. 

Todos mostraram-se felizes e entusiasmados com a atividade. As crianças que disseram não gostar de bolo de laranja comeram e pediram mais! Foi um sucesso!











________________________________________



O Brasil está realizando pela primeira vez a Copa das Confederações e para homenagear esse evento e dar cumprimento ao PPP: “Esporte e Cidadania”, a E. M. Poeta Mário Quintana realizou no último dia 18/06 a “I Copinha da Confraternização” entre meninos e meninas que se dividiram em quatro equipes correspondentes às cores de nosso país: Azul, Amarelo, Verde e Branco. Desta forma, a UE teve a oportunidade de informar, formar, transformar, contextualizar e integrar os alunos de maneira bastante prazerosa para todos os envolvidos nos jogos e na torcida. Show de bola!







________________________________________



A E. M. Noel Nutels organizou a “Semana Literária” onde o homenageado foi Vinícius de Moraes, numa comemoração pelo seu centenário. Os alunos, em coro, cantaram suas composições, inclusive uma versão, em Inglês, de “Garota de Ipanema”, e ainda recitaram poesias. O evento foi organizado pelas professoras Anádia (Inglês), Zilene e Claudia, Língua Portuguesa, com a participação dos alunos do oitavo e nono anos e do Projeto de Inglês. 








________________________________________



No dia 07/06, os alunos da Oficina de Dança do C. E. Cidade de Deus, acompanhados das profªs. Andreia, Cristina e Marcia, fizeram uma Visita Guiada ao Teatro Municipal. Um passeio cultural muito interessante e de grande valor pedagógico. Os alunos ficaram impressionados com a beleza desse monumento histórico! 





Já no dia 08/06, os Clubes Escolares da 7ª CRE, em parceria com a Vila Olímpica José Manoel Gomes Tubino, realizaram o “I Encontro de Judô 2013”. Com a participação dos alunos e professores das unidades envolvidas e o apoio dos responsáveis, o evento foi uma oportunidade ímpar de vivenciar a troca de experiências em uma grande confraternização.





21 de junho de 2013


A Feira do Meio Ambiente, realizada na E. M. Luiz Camillo, no último dia 07/06, foi um grande sucesso. Alunos e professores se empenharam na produção de lindos trabalhos e apresentações que abordavam temas como água, sustentabilidade, reciclagem, combate à dengue e muito mais. Através da Feira do Meio Ambiente, a escola buscou conscientizar a comunidade escolar da importância de preservamos a natureza, começando pelo lugar onde vivemos. Se esse cuidado começar na nossa casa e na nossa comunidade, estaremos contribuindo para a preservação da natureza. Confiram mais fotos e vídeos no blog: www.emluizcamillo.blogspot.com








A Equipe de Queimado da E. M. Luiz Camillo, ficou em 2º lugar nos Jogos Estudantis da 7ª CRE. “Parabéns para as nossas alunas e nossas professoras de Educação Física!


A profª da Sala de Recursos da E. M. Luiz Camillo, Simone Lima, presentou a escola com uma das suas lindas poesias. Ela expressou, em versos tão verdadeiros, o sentimento e a vontade da UE de continuar fazendo cada vez melhor. “Que bom tê-la em nossa equipe!”
“Nossa escola aqui está
Entre ruas escondida
Há anos batalhando
E às vezes até esquecida
Muitas vezes criticada
Pela própria população
E por ser desacreditada
Permanecia nesta condição
Mas esta equipe não se conforma
Arregaça as mangas e luta,
Sua realidade transforma
Com mudanças de conduta
Acreditando que é possível
Modificando o olhar
Cada um vestindo a camisa
Não parando de trabalhar
Alunos crescendo e felizes
Responsáveis dentro da escola
Professores incansáveis
Equipe de apoio que colabora
Direção que é parceira
Que seu grupo defende
Profissionais comprometidos
Um ao outro se compreendem
Esse sentimento de EQUIPE
Só podia ter um resultado:
Alcançamos finalmente
O índice tão esperado!
É a resposta que agora
Gritamos aos 4 ventos:
Somos sim merecedores
De carregar este sentimento!
Parabéns à esta equipe
Que merecidamente sorriu
Agora ninguém nos segura
Esta escola é nota 1000!”
Vejam o texto da sra Secretária Municipal de Educação sobre a professora: “Caros professores, parabéns pelo Prêmio, pelo lindo e persistente trabalho e pelo poema da Professora Simone. Vocês acreditam em Educação de qualidade! Um grande e carinhoso abraço, Claudia Costin”.
________________________________________

A Sala de Leitura da E. M. Engenheiro Álvaro Sodré inovou e criou um espaço de leitura móvel com objetivo de levar a leitura para além das salas de aula, em todos os espaços escolares. Criança é um ser muito inteligente, pois, sem precisar de explicações, elas entenderam bem o recado e foram direto à leitura. Foi lindo ver o encantamento das crianças da EI. A turma 1.101 gostou tanto que pediu para levar os livros para sala. Muito bom criar estratégias de leitura e tentar encantar esses pequenos. 





________________________________________

Aconteceu no dia 12/06/13, em dois momentos, o “Arraiá dos Guris da Quintana”, a Festa Junina da E. M. Poeta Mário Quintana, com a participação da comunidade escolar, muita alegria e parceria. Como não podia faltar, nestes 10 anos da escola, houve a homenagem ao patrono da UE e as atividades juninas realizadas foram centradas no Rio Grande do Sul, com apresentações de músicas e danças típicas gaúcha. A turma do 4º ano do NCM fez uma exposição de artigos do Sul, com direito a explicação ao público de cada produto exposto. Que lindo, Tchê! Bombacha, botas de couro, chimarrão, ponche, receita do arroz carreteiro e ainda narraram e apresentaram um vídeo com a dança “Chula” (uma dança de desafio que é praticada apenas por homens). E as comidas? Milho cozido, canjica... Que delícia! Também brincaram de dança das cadeiras, pescaria e muito mais a fim de divertir a gurizada e levá-los a conhecer um pouquinho mais sobre a riqueza cultural do estado que nasceu Mario Quintana.





________________________________________

No sábado, dia 13/04/13, os alunos da Oficina de Basquete do Clube Escolar Rio das Pedras participaram da 1ª etapa do Circuito Rio das Pedras de Basquete Escolar, promovido por esta Unidade de Extensão Educacional. O evento reuniu estudantes das escolas municipais da localidade que disputaram partidas de basquete na modalidade 1x1 em 4 categorias (sub 09, sub 11, sub 13 e sub 15).
O Circuito Rio das Pedras de Basquete Escolar 2013, realizado pelo Clube Escolar no CIEP Governador Roberto da Silveira, teve por finalidade divulgar e fomentar a prática do basquete entre crianças e adolescentes da comunidade do Rio das Pedras, com o princípio básico de transformar a atividade física num processo educativo e de auto-afirmação social. Apesar de não pretender formar atletas, a competição também cria oportunidades de revelar novos talentos e possibilitar o intercâmbio e a integração entre os envolvidos.
Podem participar desta competição todas as UEs da SME que possuírem alunos matriculados nas oficinas de basquete do Clube Escolar Rio das Pedras. As inscrições podem ser realizadas no próprio Clube através de um formulário. O Circuito Rio das Pedras de Basquete Escolar será disputado em 5 etapas, até o final do ano. Participem!



Já no último dia 15/06, os alunos do Clube Escolar Rio das Pedras participaram dos Jogos Internos do Clube Escolar Rio das Pedras 2013, promovido também por esta Unidade de Extensão Educacional. O evento foi um grande sucesso, pois contou com a participação de mais ou menos 300 alunos, muito deles acompanhados de seus responsáveis, fator primordial para criar uma maior interação entre a comunidade e o Clube Escolar. Participaram do evento as oficinas de: Ballet e Dança, Tênis de Mesa, Voleibol, Jogos de Salão, Jiu-jitsu, Handebol, Basquete, Xadrez, Karatê. Foi um sucesso! Confiram:






7 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já colocamos seu link na página principal.

      Excluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir