Aconteceu, Virou Manchete



06 de maio


Brincar além dos muros, é deixar a criança falar bem alto, deixar o vento beijar o rosto e ser feliz! A turma EI 11 do EDI Tristão de Athayde percebeu o vento, leu sobre ele no Aurelinho e construiu aviões de papel que voaram muito alto. Além dos muros, vai a recordação de dias radiantes, em que a aprendizagem não era nada mais que simples brincadeiras.

 


A EI 32 foi brincar no pátio. A atividade foi realizada após a confecção das gaivotas a as crianças simplesmente vibraram a cada tentativa de colocar seu “avião” para voar.
  


Uma delícia explorar os espaços da escola.


Os alunos da EI 26, a partir da observação das garrafas de água que a professora Raquel leva de casa, costumam dizer que eles "cresceram" ou "ficam pequenos". Em razão disso, uma atividade foi elaborada para relacionar e classificar tamanhos: pequeno, médio e grande e maiorXmenor, relativizando o tamanho das garrafas. Depois da classificação, conversaram sobre as crianças da turma e elegeram a menor e a maior da turma. Por fim, foi feito um desenho de livre escolha, com a única condição de que fossem dois iguais, diferindo apenas no tamanho: um maior e outro menor.  A atividade foi um sucesso e as crianças adoraram participar! 
 

 



A EI 12 foi desafiada na construção de quebra cabeças. A atividade foi coletiva e as crianças se divertiram na montagem. 


A EI 32 também adora quebra cabeças!

A turma EI 13 conheceu mais uma modalidade dos jogos olímpicos: a Ginástica Rítmica. Assistiram, na sala de informática, algumas competições antigas onde puderam conhecer mais sobre o esporte e suas regras. Ficaram impressionados com os saltos e com as habilidades dos competidores, utilizando a fita. Resolveram reproduzir, mostrando seus saltos em uma atividade de movimento na sala e com uma divertida brincadeira com barangadão no pátio.
 

  

 

 


A EI 32 ouviu a história do livro “O jogo e a bola”, de Mary e Eliardo França. Confeccionaram uma bola de papel e brincaram no parquinho.

 


A EI 41, caprichando na pintura dos mascotes Tom e Vinicius.

Após conversar sobre Tom e Vinicius, as crianças da EI 32 produziram quebra cabeças com os mascotes e se divertiram muito!


O EI 12 brincou com o jogo trilha das olimpíadas!


Preparamos uma cesta de livros e sorteamos. Nossos vencedores ficaram muito felizes!
 
________________________________________

Brincar é uma atividade simples e corriqueira, mas é tão importante para saúde mental do ser humano... Para os pequenos, então, nem se fala! É através do brincar que a criança se desenvolve e se constitui como pessoa, aprende, desenvolve suas habilidades motoras, sua linguagem e organiza o pensamento. Confiram a brincadeira do Pré I do EDI Milena Santos do Nascimento.

 

Dando continuidade aos trabalhos de Hércules, essa semana, o EDI desenvolveu atividades sobre este herói da mitologia grega, que anda encantando os pequenos: Hércules e o Javali.




Que delícia ver as crianças do Berçário adaptados à rotina do EDI, participando das brincadeiras livres e dirigidas, interagindo com seus pares e desenvolvendo a autonomia e a socialização. São só sorrisos!


 
________________________________________
No dia 03 de maio, a professora Caroline Bachur, da Sala de Recursos, recebeu em nome da E. M. Gastão Monteiro Moutinho, o Certificado do Instituto Helena Antipoff que parabeniza os trabalhos desenvolvidos, experiências educacionais e avanços alcançados pelos alunos que são atendidos. Parabéns a todos que se comprometem com a inclusão e a fazem ativa nas Unidades Escolares!

Todo término de bimestre, no Dia do Hino, a Escola Gastão convida os alunos que tiveram conceito MB em todas as disciplinas a receberem o Certificado de Bom Rendimento. É sempre um dia de alegria e incentivo. Fica o convite aos que não recebem o Certificado para experimentar esse momento e sentir como é bom colher os frutos da dedicação. Aos que receberam, a escola parabeniza! Baseado nos conceitos obtidos, a Coordenação elaborou o Quadro de Honra, onde ficam expostos os nomes dos melhores alunos no Bimestre. Assim, a escola reforça o pensamento de que não é só o aluno de conceito Insuficiente que merece o olhar profissional e o incentivo constante. O ensinar a partir do bom exemplo prático também tem sido uma das estratégias pedagógicas no ano de 2016








29 de abril

A turma EI 31, do EDI Tristão de Athayde, brincou de ver o mundo com outras cores. Um barato!
  



A EI 24 utilizou a sala de informática para pesquisar através de imagens e vídeos alguns temas das Olimpíadas 2016, como os mascotes, a tocha, os símbolos. Em seguida, as crianças realizaram o registro individual do que chamou mais atenção.






Os mascotes Tom e Vinícius visitaram a EI 41. As crianças tocaram, brincaram e conversaram com eles. Para finalizar com criatividade essa visita, contornaram a silhueta de uma criança e colaram folhinhas na cabeça, igual ao Tom.

A EI 41 dramatizou uma das modalidades olímpicas: a natação. Mergulharam, pularam, nadaram, se esconderam embaixo das ondas e registraram esse momento divertido, colando a silhueta de um nadador na água.

O arremesso de bolinhas foi um sucesso! As crianças brincaram, correram, jogaram um monte de bolinhas já treinando para as Olimpíadas. 

A EI 26 adora pegar sementes no parquinho. Eles juntaram algumas, e em sala trabalharam a relação numeral x quantidade.


A turma EI 32 conheceu outro mascote das Olimpíadas: Vinícius. O papel amarelo foi amassado e colado no corpo do personagem.

A EI 32 fez um “passeio de BRT” pela escola e observou os murais com os símbolos olímpicos e os mascotes. Em sala, pintaram Tom e Vinícius para o mural.


No Dia Nacional do Livro, a EI 11 foi à sala de leitura ouvir, inventar histórias e viajar pelo mundo mágico da imaginação.

A EI 31 do EDI Tristão de Athayde brincou com o quebra cabeça produzido a partir de sucata com os mascotes das olimpíadas como tema. Muito legal!
 

A EI 24, após uma conversa sobre as Olímpiadas, produziu coletivamente os símbolos olímpicos.


As turmas EI 12 e EI 14 visitaram o Planetário de Santa Cruz! As crianças adoraram passear no ônibus e aprenderam muito sobre os planetas.

A EI 12 se divertiu com o jogo dos pratinhos! Durante a atividade, trabalharam conceitos matemáticos como adição e contagem.

Após a adaptação inicial, a turma EI 23 tem se mostrado envolvida com as atividades propostas. Os momentos de parquinho são os preferidos pelas crianças. 








Visitar a Sala de Leitura é sempre uma atividade muito prazerosa para as crianças. Além de ser um ambiente acolhedor, elas adoram manusear os livros e inventar histórias.


Interação total da turma EI 23 que adora os momentos de atividades diversificadas. 




________________________________________

Para estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento das linguagens oral e escrita, o EDI Milena Santos do Nascimento realizou, no dia 18/04, um rodízio de professoras para contação de histórias. Foi uma surpresa para as crianças receberem professoras diferentes para alegrar o dia com histórias prazerosas.







Para ressaltar a importância dos índios, mostrar a cultura, os alimentos, as danças e alguns costumes, o EDI realizou um teatro de fantoches e diversas brincadeiras para interação das crianças com a etnia indígena.






Brincar é uma importante forma de comunicação. É por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Isto facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Deste modo, a criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação ao outro. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.

 ________________________________________

Nos dias 18, 19 e 20/04, as professoras da Sala de Leitura da E. M. Gastão Mouteiro Moutinho, Andrea Otílio e Osvaldice Maria, apresentaram a escritora Ana Maria Machado para toda a escola. Os alunos foram levados até a sala de informática, onde assistiram uma apresentação elaborada pela Profª Glauce Fontes, que continha toda a trajetória da escritora, suas dificuldades, méritos e persistência ao trilhar sua vida profissional. Tal iniciativa fez parte do contexto da Maratona Ana Maria Machado, que aconteceu na escola Gastão Monteiro Moutinho, baseado no projeto criado e executado pelas professoras da SL. Em um segundo momento, uma tenda de histórias foi montada no corredor interno da unidade, e alí, todas as turmas tiveram a oportunidade de ler os livros da autora. Durante a Maratona, 37 livros foram lidos no total e o acervo ficou à disposição dos alunos e professores. Dentre o período, as crianças da Educação Infantil, se transformaram em "Menino Poti", homenageando o dia do Índio. Confiram os registros desse trabalho.









Na semana de 11 a 15/04, a professora de Artes Luciane Gonçalves da escola Gastão Monteiro Moutinho, organizou uma oficina de origamis com suas turmas de 4º ano. Além de ser uma atividade diferente, a arte origami trabalha a concentração e também é muito utilizada em matemática, na geometria. É desse trabalho interdisciplinar que necessitamos dentro das escolas. Parabéns pela criatividade.






No dia 25/04 a Escola Gastão Monteiro Moutinho realizou seu 1º Conselho de Classe do ano. Iniciado pela Diretora Patricia Greco, que prestou contas dos serviços de manutenção que estão sendo realizados, teceu comentários sobre o decorrer do primeiro bimestre com observações acerca da administração, assim como, pontuou acontecimentos ocorridos no período. Anunciou o novo procedimento de confecção de atas para profissionais como comprovante de notificação escrita, caso necessário. No segundo momento, a Coordenadora Andrea Otilio apresentou o vídeo "A Pereira", cujo o texto chamava a atenção para o olhar diferente. A cada estação do ano a pereira se apresentava de forma diferente e a beleza era igual em todas elas. Assim como nós, a cada momento podemos ter um olhar diferente e refletir sobre as dificuldades dos alunos, a maneira de ensinar, de se comportar, de se relacionar. Como seres humanos, também passamos por fases e estações e a reflexão vem sempre positiva com relação ao ato de transformar-se e estar em busca de nos tornarmos pessoas melhores. Após apresentação do vídeo, foi conversado sobre as ações de reforço que já aconteceram no 1º Bimestre na U.E, as que serão mantidas e novas que virão para o 2º Bimestre. Cada profissional teve a oportunidade de falar sobre sua turma, sinalizar alunos que já apresentam dificuldade de aprendizagem e algumas propostas foram elaboradas em conjunto. Foi apresentado o Quadro de Rendimento Escolar, as professoras sinalizaram os alunos que apresentaram conceito Insuficiente e foi totalizado o percentual de nossa escola. Pra finalizar o Conselho, as professoras assistiram um vídeo motivacional que as revigorou para o 2º Bimestre. Momentos como esse são para serem utilizados de maneira prática e construtiva para a escola e na Gastão, o aproveitamento é completo.





15 de abril


Podemos viajar pelo mundo, vivendo várias aventuras, conhecendo pessoas diferentes e até conhecendo de perto, fadas, bruxas, dragões, príncipes e princesas, reis e rainhas. Como? Através dos livros! Na C.M. Tia Auta, as crianças têm contato direto com centenas de livros da Sala de Leitura, bem como na própria sala de aula. Todos os dias uma nova história, uma nova aventura e milhares de possibilidades. Oferecem uma enorme gama de histórias e trabalham as mesmas através do “recontar”, expressando-as através de desenhos. A abertura da “Semana do Livro” foi com uma contação de histórias onde destacaram o cuidado com as obras literárias (não rasgar, não amassar, não arrancar folhas e capas, não rabiscar) e a troca de forma harmoniosa com os colegas. Nesse mês, também, inseriram o “Piquenique Literário”, onde ofereceram dezenas de títulos para a livre escolha dos pequenos. LER É O MAIOR BARATO!

 ________________________________________



Trabalhando o tema higiene, os alunos da C. M. Sempre Vida Nise da Silveira observaram os objetos usados para o cuidado com o corpo e o ambiente e dramatizaram com música. Todo mundo limpinho e cheiroso!










________________________________________



O EDI Maria Beralda foi uma das 10 escolas contempladas pelo projeto "Humanimal", criado pelo Circo da Silva e realizado em 2015, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Baluarte Cultura. O espetáculo de teatro circense é voltado para a primeira infância e cria animais ilusórios e outras cenas que despertam a curiosidade e a imaginação das crianças. A performance é de uma sensibilidade ímpar e rendeu bons frutos no EDI. Em março deste ano, foi a vez dos “Beraldinhos” subirem ao palco para a cerimônia de lançamento do DVD Humanimal, que ocorreu no Espaço Getúlio Vargas. Os pequenos apresentaram uma singela homenagem ao Circo da Silva, sob a coordenação das professoras Renata e Gisele. As crianças prepararam uma leitura dramatizada, numa adaptação do livro "A festa no céu", de Angela Lago. Que 2016 seja repleto de arte na escola! Viva o circo, viva o Circo da Silva!









“Agradecimentos:

Ao Circo da Silva pelo convite;

Às crianças, pela beleza inenarrável; 
À SME e a Secretaria de Cultura, por permitirem que projetos como este cheguem no chão da escola;
À diretora geral e adjunta, Celia e Luci;
Às famílias pela parceria de sempre;
À equipe do EDI Maria Beralda!”
________________________________________

O tapete sensorial foi um sucesso entre os pequenos do EDI Milena Santos do Nascimento! O trabalho com os sentidos das crianças foi muito divertido: o contato com as texturas, cores, formas e materiais diversos, desenvolve e aprimora a percepção dos pequenos acerca de suas habilidades sensoriais e na sua relação com o mundo. 




Nesta pequena introdução à mitologia grega para crianças, o EDI Milena está abordando alguns mitos, entre eles “Os Doze trabalhos de Hércules”. Com isso, estão conhecendo a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais.




________________________________________

Muito brinquedo, fantasia e diversão na brinquedoteca. A turma EI 14 do EDI Tristão de Athayde deu asas à imaginação brincando de competição no cavalo e de comidinha.



Através da trilha, as crianças puderam aprender a deslocar-se em um determinado espaço e, utilizando o dado numérico, observaram alguns conceitos matemáticos como o da contagem. É brincando que a EI 21 vai aprendendo.


Já a EI 26 explorou a Sala de Leitura. Eles adoraram!

E os meninos desta turma, brincando de massinha, fizeram alteres para competir nas olimpíadas na modalidade levantamento de peso. 

Após conhecer os bonecos dos mascotes das Olimpíadas, a EI 31 reproduziu Tom e Vinicius numa linda pintura coletiva!


A EI 32 realizou uma atividade de impressão das mãozinhas para a produção do “Mascote Tom” das Olimpíadas 2016.


Foi uma grande curtição na EI 41 produzir e dar a volta carregando a tocha olímpica.

As crianças estão amando as receitas novas do cardápio. O iogurte com banana e aveia teve uma excelente aprovação.

Que banho de chuveirão delicioso e refrescante no EDI Tristão de Athayde!






Muito brinquedo, fantasia e diversão na brinquedoteca.



 ________________________________________



Devido ao avanço da Dengue, Febre Chicungunya e Zica Vírus, a E. M. Renato Leite percebeu a necessidade do combate à proliferação do mosquito aedes aegypti. A escola então desenvolveu ações mobilizadoras de conscientização dos alunos e da comunidade em geral em relação aos riscos e perigos que corremos se não abraçarmos esta causa. No dia 11/04 os alunos assistiram a peça “Diga não ao aedes egypti” apresentada pelo grupo “Vaca Amarela – Educação e Arte”, oferecida pela Organização Não Governamental Casa das Artes, parceira da escola, juntamente com o laboratório MERCK. Vivenciaram um momento de conscientização e cidadania e todos os alunos do 1º ao 3º ano tornaram-se agentes de combate ao mosquito.

















A escola também compartilhou a atividade na sua página do Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.605042749659078.1073741856.280381002125256&type=3

08 de abril


Dia 23 de março a C. M. Sempre Vida Nise da Silveira recebeu a visita do Coral da Farmanguinhos. As crianças cantaram junto com muita alegria. Finalizaram o dia com uma divertida brincadeira de caça aos ovos de chocolate.











Alimentação saudável é o foco da creche! Desde pequeno se aprende o que é plantar, cuidar e colher. Colheita na horta da Nise da Silveira: muito quiabo, bertalha e batata-doce.






________________________________________



O Rio de Janeiro é a cidade escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para organizar a primeira edição de uma Olimpíada na América do Sul. Diante desse importante desafio, os cariocas apostam no legado deixado pelo Pan-Americano de 2007, na beleza visual da capital fluminense e na capacidade de organizar grandes eventos. Desse modo, a C. M. Tia Auta enalteceu no aniversário do Rio a beleza da cidade, conhecendo os pontos turísticos e as modalidades que aqui serão disputadas.



A Páscoa é um período para se aprofundar no amor, restabelecer uma nova vida, unindo as pessoas! Na C. M. Tia Auta, vive-se essa união e o amor no dia a dia, nas atividades, nas conversas da rodinha, cantando, sorrindo e compartilhando momentos. Fizeram ovinhos de chocolate e leite condensado, além de recuperarem uma tradição dos primeiros tempos da celebração pascal, onde a família se reunia para pintar ovos de galinhas para as crianças poderem procurar na manhã de Páscoa. Ver o sorriso de cada pequeno, achando os ovinhos pela creche, ou recebendo com grande alegria a doação de caixas de bombons oferecidos por uma “madrinha”, não tem preço! Essa Páscoa ficará gravada nos corações, enchendo-os de amor e compartilhamento.



O circo está associado ao mundo real e imaginário. A creche juntou então o projeto: "Tia Auta Olímpica. Eu amo, eu cuido!" - onde trabalham os movimentos e valores relacionados ao esporte, desenvolvendo a criança integralmente -, com o “Dia do Brincar”, oportunizando atividades relacionadas à arte circense, enfocando o convívio, o conhecimento e respeito ao outro como uma prática de alta amplitude sócio-cultural. Tal prática traz consigo significados importantes para o ser humano, como a confiança, valores morais e educacionais, autoconfiança e autonomia, fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social. Através do brincar, oportunizaram estes valores, desenvolvendo áreas do conhecimento, pois os instrumentos a serem utilizados como suporte ajudam, seja no aspecto físico, social, intelectual ou emocional, proporcionando, assim, o desenvolvimento integral do ser.



Na semana da saúde, a grande família “Tia Auta”, como bons cariocas, esteve atento ao Mosquito Aedes Aegypti, o grande vilão transmissor do Zika, Dengue e Chikungunya. Com medidas simples, adotadas no dia a dia, é possível evitar o aumento dessas doenças. Numa parceria de sucesso, a creche e o CMS Santa Maria estão realizando atividades com os alunos e suas famílias, além de todo o trabalho desenvolvido nas salas de atividades com as educadoras, onde as conversas nas rodinhas, livros, panfletos, desenhos educativos, todos os trabalhos são direcionados ao combate ao mosquito e às consequências das doenças que ele transmite. As ações conjuntas com os parceiros incluem passeios no entorno da creche com o Agente de Vigilância Sanitária, Jorge, responsável pelo combate ao mosquito, passando por algumas ruas da comunidade, verificando possíveis focos e distribuindo folhetos explicativos para os moradores, bem como, palestras com a Gerente do CMS Santa Maria, enfermeira Sarah, para os responsáveis dos alunos, dando todas as explicações necessárias para a guerra contra o mosquito. Com saúde podemos viver com alegria, por isso, os parceiros são fundamentais! Nessa semana, ainda tiveram um teatro sobre os cuidados que devemos ter com os dentes, quando as crianças puderam aprender, de forma lúdica, como ter uma saúde dental de qualidade, evitando a cárie, grande vilão nas doenças bucais. “A educação para uma vida saudável, começa na nossa casa, com nossa família! Fique ligado!”


________________________________________

O EDI Milena Santos do Nascimento já está se aquecendo para as Olimpíadas. Educadores e alunos estão se deliciando com a Mitologia grega, origem dos jogos olímpicos, e conhecendo os doze trabalhos de Hércules. Primeiro trabalho: Hércules e o leão de Nemeia.






 ________________________________________

Depois de uma pesquisa realizada com os pais e compartilhada com o grupo, a turma EI 12 do EDI Tristão de Athayde conheceu algumas modalidades esportivas das olimpíadas. O basquete foi uma delas. Depois da brincadeira chegou a hora do registro, da escrita espontânea e do quebra cabeça.



A EI 22 está adorando trabalhar os nomes da chamadinha, os mascotes das olimpíadas e os símbolos olímpicos.



E a EI 31 também está conhecendo alguns símbolos olímpicos. Eles descobriram que a chama olímpica representa a paz, a união e a amizade entre os povos. Essa chama é conduzida através da tocha.

Eu jogo, você joga, nós jogamos! Conversando sobre as Olimpíadas, a EI 33 já começou os treinos para o conhecimento das diversas modalidades a serem disputadas. VAI BRASIL!




A EI 41 participou de um circuito psicomotor super legal. A turminha já está treinando para as Olimpíadas...
________________________________________

O 6º Ano da E. M. Gastão Monteiro Moutinho desenvolveu sua primeira experiência de Ciências na prática. A atividade executada pela profª Luisa Reis foi uma proposta sugerida na apostila, que deixou a aula atrativa e certamente inesquecível. Segundo estudos neurológicos, é comprovado que tudo o que aprendemos na prática é registrado com mais ênfase, pois o cérebro humano, sobretudo a memória, trabalha com links ou ligações, conhecidos como mecanismos que facilitem seu trabalho. Explicando de maneira mais acessível, para uma informação ficar na memória, é preciso que haja uma ligação com algo relevante em nossa vida. Esse é mais um motivo que respalda a estratégia pedagógica da UE, para que seja sempre treinado no aluno o aprendizado ativo, pois quando usamos vários sentidos para o estudo, trabalham-se diferentes áreas do cérebro, com isso a memória armazena a informação com mais facilidade. Aprende-se melhor e memoriza-se mais. Muitas experiências estão por vir na Escola Gastão. Acompanhem...




01 de abril

A turma EI 11, do EDI Tristão de Athayde, fez uma atividade diferente: usaram as bolinhas de gude para colorir. Os resultados são os mais inusitados, mas todos muito interessantes. O que vale é dar asas à imaginação...



Páscoa é tempo de união, amor, solidariedade e fraternidade. E assim foi a Páscoa Solidária no EDI Tristão. As crianças compartilharam chocolates e tiveram até a presença do Coelhinho, que distribuiu muitos abraços e beijinhos com sabor de...






















A escola montou uma cesta de Páscoa e sorteou. O número sorteado foi o nº 173, de um aluno da turma EI 13. Parabéns e uma Feliz Páscoa para todas as famílias da Tristão!



Muita diversão, música, visita do coelhinho e muitooooo chocolate na EI 24...







E vejam que graça o coelho produzido pelas crianças da EI 32. 





Fazendo arte com a turma EI 21 do EDI Tristão: carimbo usando algodão e pregador.






Depois de trabalhar o significado da palavra símbolo, os alunos da EI 24 quebraram a cabeça para montar um dos símbolos das Olimpíadas de 2016.



Já a EI 32 “pintou o 7” na pintura livre no cavalete.


Os atletas do levantamento de peso foram os primeiros a chegar à sala da EI 33. Cotonetes a postos... foram treinar!






Por fim, o jogo de sequência numérica no EDI Tristão de Athayde.
________________________________________

A E. M. Dom Pedro I promoveu uma manhã emocionante com a escritora Luiza Trigo. Ela escreve para os adolescentes e faz muito sucesso entre eles. Neste encontro, “Luly” contou sua trajetória como escritora, num bate papo simples, revelando como surgem suas inspirações para começar a escrever um livro, suas literaturas e autores preferidos, assim como séries de TV, seus pratos prediletos, suas viagens... Foi, assim, se revelando para os alunos que foram se sentindo mais próximos dela. Após o bate-papo, a escritora respondeu perguntas curiosas, fez “selfies” e autografou livros. Ela sempre simpática, educada e alegre conquistou a garotada com seu jeito simples de ser.
Luiza Trigo tem um blog: http://lulytrigo.com/. Acessando, você vai saber mais sobre ela, seus livros, os eventos, o Projeto Escola e poderá solicitar uma visita para sua escola...


 


 
________________________________________

A Páscoa na E. M. Gastão Monteiro Moutinho foi muito animada! Além do sorteio da Cesta de Páscoa confeccionada com doações de toda a equipe, os alunos da Educação Infantil saíram espalhando a alegria do renascimento.






Os integrantes do Grêmio Estudantil da escola Gastão estão realizando um projeto intitulado: "A escola que queremos". Reuniram-se com todos os alunos, no dia 18/03, para pesquisar opiniões e sugestões de ações para a Unidade Escolar no ano de 2016. Iniciaram, então, uma campanha de conscientização e os registros foram computados a fim de que um novo encontro aconteça em 04/04, onde serão apresentados os resultados e as ações que necessitarão ser aplicadas. Tal trabalho terá culminância no dia da Reunião de Responsáveis, quando todos assistirão uma apresentação e serão convidados a participar da construção desse novo modelo Gastão.



________________________________________

O Clube Escolar Cidade de Deus, que funciona desde 2010 na Curicica, iniciou este ano "de vento em polpa". Creditam esse fato ao sucesso dos eventos de encerramento 2015, como o “circuito de atividades”, envolvendo todas as oficinas, e o passeio ao Clube Pontal, em Vargem Grande. Vejam as imagens:








23 de março


A caça ao mosquito Aedes Aegypti continua no EDI Milena do Nascimento. A turma do Maternal I brincou de recolher todos os objetos que podem ser foco deste mosquito indesejável. Avante Maternal!














Receita para Páscoa! Hummm, que delícia! A turma do Pré II do EDI Milena preparou deliciosos bombons. A receita ficou mais gostosa e divertida porque os pequenos deram aquela pitada de alegria.



 ________________________________________



Semana da Alimentação Saudável no EDI Cidade de Lídice. Nessa semana, o EDI destacou a importância de uma alimentação saudável, estimulando o consumo de alimentos ricos em nutrientes variados, visando uma dieta equilibrada.





Mostraram para as crianças que uma alimentação pode ser prazerosa se for apresentada de forma divertida, através de jogos e brincadeiras que estimulem a interação e escolha de alimentos saudáveis.





Para auxiliar na construção de um comportamento alimentar saudável, o EDI estimulou o consumo de alimentos “in natura” (frutas, suco de frutas, legumes e verduras), através de atividades ricas e divertidas de conhecimento.









Os alunos puderam atuar como sujeitos na execução de cardápios, sendo capazes de fazer escolhas após experimentar diferentes sabores, em um momento lúdico e saboroso.






________________________________________



Após a degustação da cenoura, a turma EI 13 do EDI Tristão de Athayde partiu para uma atividade matemática onde relacionaram números e quantidades.







Aproveitando que a Páscoa está chegando, a EI 13 também brincou de construir um ovo de tangram. O resultado é essa linda atividade:





Já a EI 26 do EDI Tristão realizou uma atividade muito interessante: "a caça aos ovos". Foram espalhados pela sala recortes de imagens de ovos de Páscoa (encartes de mercado) e as crianças saíram em busca dos seus favoritos. Depois, os alunos colaram numa cartolina os ovos que cada um encontrou, apresentaram aos colegas e colocaram no mural.


A EI 31 descobriu o que o coelhinho come! Numa atividade super divertida, as crianças provaram a cenoura e depois fizeram uma linda colagem.


Trabalhando ainda a Páscoa, a turma EI 32 do EDI Tristão aproveitou a atividade de decorar os ovinhos para aprender sobre as cores primárias: azul, amarelo e vermelho.


Que delícia essa atividade: a EI 41 experimentou a comida do coelho. As crianças adoram cenoura.  

E mudando de assunto... "São as águas de março, fechando o verão, é a promessa de vida em seu coração...” Observando as chuvas dos últimos dias, a EI 33 conversou sobre as mudanças do tempo e a necessidade de cuidarmos do meio ambiente.



A turma EI 24 produziu jogos em sala e a diversão rolou solta!





Conhecendo a Brinquedoteca com o EI 41. As crianças adoraram a diversão!

18 de março


Que delícia este banho de chuveirão no EDI Tristão de Athayde! As crianças do EI 11 e EI 12 amaram e a diversão foi refrescante!








Após identificar a palavra bola no texto, a turma EI-13 do EDI Tristão de Athayde resolveu partir para uma brincadeira muito divertida com bolas coloridas. Por último, desenharam suas brincadeiras preferidas com bola.










Uma graça o trabalhinho de colagem livre realizado pela EI 31 do EDI Tristão!






A EI 11 está batendo um bolão de atividades... Confiram:


________________________________________



Está inserido no planejamento da E. M. Gastão Monteiro Moutinho o momento: "A Hora do Conto". Consiste num círculo de leitura em cada sala de aula, todas as segundas-feiras, às 9 horas da manhã e às 15 da tarde. Essa iniciativa surgiu com a profª da Sala de Leitura, entregando a cada professor, às sextas-feiras, um livro para ser lido. Não há o objetivo de realizar um trabalho conjugado à leitura. A intenção é pura e simplesmente contribuir com o desenvolvimento do gosto pelos livros e pelas suas histórias que dão asas à nossa imaginação. Dessa maneira, aproximadamente 40 livros serão lidos por cada professora para a sua turma, fora o acesso liberado para que as próprias crianças e responsáveis façam empréstimos periódicos. É a Gastão contribuindo para um Rio de Leitores!






________________________________________

Olimpíadas chegando e todo mundo empolgado! A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré já está envolvida com as modalidades desportivas, as competições que virão e a alegria das torcidas. A Classe Especial é uma das turmas mais empolgadas! A profª Luciana Naldoni, de Educação Física, trabalhou com os alunos vários circuitos, explorando cores e a forma do símbolo maior das Olimpíadas. Vejam como foi empolgante...








Na escola Álvaro Sodré os mosquitos não têm vez! Todos estão envolvidos: professores, funcionários, alunos. As professoras Luciana Naldoni, de Educação Física, e Alessandra ajudaram na campanha com jogos e palestras, bem como as regentes de turma e a equipe de direção. Foram muitos "mosquitinhos do bem", lutando contra o Aedes!




11 de março


“Nossa passeata de conscientização contra a Dengue foi um sucesso!” A mobilização do EDI Tristão de Athayde foi realizada no condomínio Mandala. Os alunos prepararam vários cartazes e faixas com frases informativas sobre os principais cuidados que os moradores devem tomar para evitar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Outro detalhe que chamou a atenção foi a caracterização das crianças com mosquitos feitos de sucata e faixas na cabeça. No final da passeata, foram realizadas atividades nas salas de aula sobre o evento. 












As crianças da turma EI 24 discutiram o que é uma olimpíada, os esportes mais conhecidos e o que é um mascote. Após compartilharem as informações, falaram sobre as Olimpíadas 2016 e a turma teve a alegria de conhecer os mascotes Tom e Vinícius.


A EI 26 também conheceu os mascotes das Olimpíadas e os produziu utilizando folhas pintadas de verde e diversos materiais como giz de cera, guache, lápis de cor e canetinha. Ficou um barato.

É celebrado em 08 de março o Dia Internacional da Mulher, data que acabou sendo símbolo das conquistas que as mulheres efetivaram no século XX. A EI 12 produziu um lindo marcador de livro para presentear e homenagear as mamães, grandes mulheres!

A EI 11 realizou diversas atividades utilizando bolas. Foi trabalhada a coordenação motora com muita criatividade e brincadeira.

Os tapetes de sensações foram apresentados à turma EI 26. Eles amaram sentir os diversos materiais.
________________________________________

No EDI Milena Santos do Nascimento a caça ao mosquito Aedes Aegypti continua e não pode parar! O Maternal I, contratou o “Detetive” Denzico para ajudar na caçada...

Para exaltar a importância da mulher em nossa sociedade, os alunos do EDI Milena confeccionaram um lindo cartão para as mulheres que estão presentes na vida deles.



   ________________________________________

No dia 01/03, houve na E. M. Gastão Monteiro Moutinho, uma solenidade em comemoração ao aniversário da Cidade do Rio de Janeiro. Os alunos cantaram o Hino Nacional, o Hino da Cidade e a Direção aproveitou a oportunidade para apresentar o pelotão, realizar a entrega dos Cadernos Pedagógicos, da agenda da Educação Infantil e empossar os alunos representantes de 2016, votados em eleição desenvolvida pelos representantes do Grêmio Estudantil. Civilidade sempre foi importante, ainda mais nos dias de hoje! A escola desenvolve seu PPP o ano inteiro com ações que incentivam respeito e responsabilidade.


 



Faz parte do PPP da Escola Gastão, a preocupação com a formação do indivíduo como um todo. Claro que existem atitudes e práticas que as crianças já deveriam trazer de casa, porém, partindo do pensamento de que Educação e Saúde caminham juntas, surgiu a iniciativa de inserir na rotina da Educação Infantil a escovação dos dentes. O Grêmio Estudantil da escola também estará conscientizando os alunos maiores a adotarem a mesma prática e a levarem na mochila sua pasta e escova. É a Gastão colaborando para sorrisos bonitos estarem sempre presentes na vida de seus alunos!




04 de março



Os educadores do EDI Milena Santos Nascimento apresentaram um teatrinho sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti. As crianças aprenderam sobre os cuidados com o ambiente e se divertiram muito!
















________________________________________



A turma EI 24, do EDI Tristão de Athayde, participou de uma atividade bem bacana com as letrinhas. Na rodinha, visualizaram a letra inicial do nome e em seguida foram desafiados a encontrar qual colega tinha a mesma letra. Posteriormente, cobriram com o dedinho a sua letra, a fim de perceber o formato, e compartilharam com os amigos quem da família havia escolhido o seu nome. 







A EI 32 brincou de procurar o nome na chamadinha e no diário da criança.






Após brincar de completar o rosto, a turma EI 32 desenhou com giz de cera o seu rosto, criando assim sua identidade. Ficou muito legal!


As atividades na EI 41 não param... Vejam que lindas!


O EDI Tristão de Athayde está promovendo uma grande mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Prepararam cartazes e material informativo para uma passeata que realizarão na escola e pelo condomínio Mandala. 



Com uma super lupa, a EI 33 viu mosquitos enormes e foi logo caçando-os para eliminá-los. XÔ, MOSQUITOS! 



Hoje: prontos para a passeata! 


26 de fevereiro


Que delícia o cardápio novo da E. M. Tristão de Athayde... As crianças experimentaram e adoraram. A merendeira Carla preparou com todo carinho e a aceitação foi um sucesso!








Desde que as crianças entram na escola, o nome próprio adquire importância e ele é colocado em vários lugares: no uniforme, nos trabalhos, no material, na chamadinha. Iniciar o processo de leitura e escrita com o nome proporciona segurança às crianças da Tristão.




Após a brincadeira com uma bola em sala de aula, foi feito o registro da palavra em grupo e individualmente...












A turma EI 32 fez a impressão das mãos para produzir um lindo mural. Confiram:






Já a EI 26, após ouvir a história "Minha irmã é um ET", realizou uma pintura coletiva com giz que ficou um barato!




Conhecendo a brinquedoteca...






Brincar é uma importante forma de comunicação e é por meio deste ato que a criança reproduz seu cotidiano. O brincar possibilita a aprendizagem, facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. 






A partir do conhecimento prévio que as crianças já possuem ao chegar à escola, a EI 21 fez o registro no blocão para que comecem a perceber a função social da escrita.


________________________________________



No sábado, dia 20/02, a E. M. Gastão Monteiro Moutinho, realizou sua 1ª Reunião de Responsáveis do ano.

Julgando ser de extrema importância um contato inicial com os responsáveis, logo nos primeiros dias de aula, por uma visão da gestão, acharam necessário convidar todos os responsáveis para comparecer à UE, com o objetivo de sanar dúvidas, apresentar normas, regras e necessidades, enquanto instituição de ensino. 

A reunião foi dividida em dois momentos. No primeiro, a diretora Patrícia Greco conversou com os responsáveis; apresentou a equipe 2016; pontuou assuntos pertinentes aos pais para o devido acompanhamento e participação ativa na vida escolar, ressaltando o que é responsabilidade da escola e o que é responsabilidade de pais, sinalizando também a questão das conduções e dos horários de entrada e saída de turnos.

No segundo momento, os responsáveis tiveram contato direto com as professoras de seus filhos e conheceram a proposta pedagógica. As professoras também tiveram a oportunidade de conversar individualmente com os pais sobre o diagnóstico observado nos primeiros dias de aula.

As funcionárias da Secretaria também estiveram à disposição dos responsáveis para preenchimento da declaração de presença na reunião.
A escola definiu a manhã de sábado como tranquila e torce para que o ano letivo seja produtivo!











19 de fevereiro


A Educação Infantil constitui uma experiência necessária de socialização para a criança. As brincadeiras e os jogos estimulam o relacionamento com o mundo a sua volta, adquirindo e testando novos conhecimentos, representando situações do seu cotidiano, expressando seus sentimentos e suas fantasias.

O ingresso das crianças na creche pode criar ansiedade tanto para elas e para seus pais, quanto para os professores. É o primeiro contato com um grupo de pessoas diferentes das de sua família. Importante, nos primeiros dias, e até mesmo necessário, a presença da mãe, do pai ou de alguém de confiança da criança para que ela possa enfrentar o novo ambiente e se sentir segura. Assim, a C. M. Tia Auta fez, do período de adaptação dos seus novos alunos, um momento mágico para todos os envolvidos: responsáveis, crianças e professores. Todos puderam brincar, contar e ouvir histórias, fazer atividades e principalmente ser feliz!












________________________________________



"Oh, abre alas que eu quero passar...” O baile de carnaval do EDI Milena Santos do Nascimento foi colorido e divertido! Os pequenos vestiram a fantasia e caíram na folia!






________________________________________



O baile de Carnaval do EDI Tristão de Athayde foi só alegria!




























Um barato o mural produzido pela turma EI 33...


Já a EI 24 conheceu a Biblioteca da Tristão. Na rodinha, conversaram sobre para que serve este espaço e como é importante preservar o acervo. Por fim, cada criança escolheu um livro de animais e compartilhou com um amigo de qual bichinho a história falava.

E também já conheceram, e adoraram, a brinquedoteca.



O ano está só começando e as crianças chegam cada dia mais alegres e interessadas na Tristão. O ano de 2016 promete muitas descobertas!








Atividade diversificada na EI 21, da Tristão de Athayde. A proposta consiste em fazer com que as crianças passem por todas as mesas, realizando os desafios que são lançados.





04 de fevereiro

As aulas começaram! As crianças do EDI Tristão de Athayde  chegaram com saudade dos amigos e curiosas para conhecer a nova sala. Fizeram desenhos, brincaram com massinha, jogos, livros, foram na piscina de bolas... E o ano está só começando!
























18 de dezembro de 2015



O EDI Tristão de Athayde finalizou o projeto deste ano: “Descobrindo a Cidade Maravilhosa”, fazendo um passeio pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, embalados pelos diferentes ritmos cariocas. As crianças arrasaram nas apresentações e a confraternização contou com a presença dos responsáveis que se divertiram e se emocionaram com cada detalhe preparado com muito amor. Valeu, equipe Tristão!









































Papai Noel visitou o EDI Tristão levando muito amor e paz para a família da escola. Recebeu as cartinhas, deixou uma mensagem de Natal e presenteou as crianças!







































Exposição RIO, EU AMO E CUIDO construída pelas turmas EI 11, 12 e 13.





11 de dezembro

Novembro é o mês da consciência negra, mas relações raciais e o respeito à diversidade devem ser trabalhados o ano todo, pois no projeto da C. M. Tia Auta a pluralidade cultural está inserida nas práticas diárias, através dos valores, histórias, atitudes, conversas, músicas e muitas brincadeiras. As crianças criaram telas, conheceram princesas e personalidades mundiais importantes, confeccionaram bonecas, assistiram vídeos, ouviram vários tipos de músicas de origem africana e apresentaram lindas danças. Os pais puderam participar desse processo e ficaram encantados com a apresentação de seus filhos.
  ________________________________________

As crianças da turma EI 14 do EDI Tristão de Athayde acharam um filhotinho de gambá na escola. Com muito cuidado e carinho, as professoras Neize e Daniele cuidaram do “mascotinho”, que estava com fome e perdido de sua mãe. Depois, os bombeiros foram resgatá-lo para que ele pudesse voltar para o seu habitat. As crianças aprenderam na prática uma lição de cidadania, a importância que todos têm na vida do outro e a responsabilidade diante do mundo. 



A turma EI 34, já está comemorando a chegada do menino Jesus entre nós. Que ele traga muita paz, luz e esperança. Seja bem vindo!




A EI 32 está caprichando nas atividades de Natal. A sala já está toda decorada.






Já as turmas EI 31 e EI 34 do EDI Tristão conhecem e mostram uma comunidade carioca. 

E a EI 42 está preparando com muito carinho a cartinha pro bom velhinho...


4 de dezembro

No dia 24/11/2015, o EDI Ana Carolina Pacheco da Silva comemorou o “Dia do Brincar sem Muros” com o tema "Novembro Azul" e os responsáveis foram convidados a participar de atividades voltadas a conscientização contra o câncer de próstata. Teve jogo da memória, confecção de cartazes, quizz e muitas fotos para registrar esse momento.











 ________________________________________



Depois de relembrarem os pontos turísticos do Rio, rolou uma super competição na turma EI 12, do EDI Tristão de Athayde: Meninos x Meninas. O desempate foi um grande desafio: ler o nome do local. A aluna Raphaela conseguiu ler a palavra FORTE, juntada ao nome já conhecido, Copacabana. Assim, as meninas ganharam!



Já é Natal no EDI Tristão de Athayde...




Anjos cariocas avistam a estrela de Belém e anunciam que o Menino Jesus está para chegar!




Já a EI 24, do EDI Tristão, conversou sobre as heranças da cultura africana no Brasil. Entre essas heranças, trabalharam os bonecos de nó chamados: “Abahiomi”. Após confeccionarem coletivamente um boneco, votaram que seria uma menina, chamada Maria Vitória. Depois, cada criança desenhou sua “abahiomi” num ponto turístico da cidade maravilhosa.







A EI 12 trabalhou o pensamento e a construção do conhecimento. A curiosidade despertada com a comemoração do dia da conscientização negra foi: “A gente nasce negro ou nasce branco e depois fica negro”? e “Por que as cores se misturam?” 


________________________________________



Em comemoração ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o EDI Cidade de Lídice realizou, durante toda a semana, um momento de reflexão e conscientização sobre a importância do negro na constituição e identidade da nação brasileira. O trabalho esteve de acordo com os blocos temáticos que visam promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade, e propiciou condições para que os alunos desenvolvessem a consciência de nossas raízes históricas e, principalmente, o respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito.



Durante o desenvolvimento do projeto: “Pela Paz entre as Cores!”, As crianças ouviram as histórias relativas ao tema. 





Os alunos participaram da construção dos personagens étnicos, identificando suas características e, posteriormente, com as digitais das mãozinhas, construíram um mural que personalizou o “Mundo Colorido”. 







Realizaram a foto maluca com personagens criados pelas crianças, onde todos se identificaram com um personagem. Algumas falas das crianças foram: “Ficou legal! Eu virei a menina da história!”- Kauany; “Eu gostei de tirar foto como se fosse um menino afro” – Guilherme. 

  

Após os alunos ouvirem a história: “O Livro da Paz”, a professora questionou as crianças sobre: “O que é ter Paz?” e pediu para que elas se expressassem através de desenhos com tinta guache. 





“A cultura da paz é um dos desafios para uma educação libertadora, pois requer, além de sentimentos, uma disposição para a ação transformadora.” (Jaqueline Medeiros) 




________________________________________



Os alunos do 5º Ano da E. M. Gastão Monteiro Moutinho participaram do Programa PROERD, da Polícia Militar, e o concluíram com maestria. O projeto consiste em aulas educativas, ministradas por policiais militares, fardados, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvendo um curso de prevenção às drogas e à violência na própria sala de aula. No término do curso, houve a solenidade oficial de formatura e a divulgação da melhor redação de cada turma (1501 e 1502) com entrega dos certificados. Ficou a certeza de que valores foram plantados, assuntos atuais e próximos de todos foram conversados e, a partir de agora, a escolha pelo melhor caminho fica a critério de cada um. É a Gastão participando da construção de um bom cidadão! 













Com o intuito de incentivar a prática do estudo e multiplicar exemplos positivos, todo bimestre, após o fechamento do Conselho de Classe, a Coordenadora Pedagógica, Andrea Otílio, prepara uma listagem de alunos que tiveram conceito MB para receber um Certificado referente ao seu desempenho. A iniciativa alcança o seu objetivo à medida que os que já receberam têm a preocupação em manter seu conceito, e os que ainda não receberam o certificado se empenham para tal. É sempre um dia muito importante, pois toda a escola assiste a entrega no momento do Hino Nacional. A escola Gastão acredita que bons exemplos geram bons resultados!

























A turma 1501, da escola Gastão, participou de um trabalho executado pela Sala de Leitura. Eles ouviram a história do livro: "A grande fábrica de palavras", com texto de Agnès de Lestrade e ilustrações de Valeria Docampo, e depois participaram de uma competição de palavras. Cada aluno recebeu uma folha e, dentro de um determinado tempo, tinham que escrever o máximo de palavras possíveis. Foi um sucesso! A vencedora foi a aluna Luana, que escreveu 362 palavras. Parabéns a todos que participaram e também à professora Osvaldice que está sempre, criativamente, incentivando os alunos à leitura.





Na semana contra o Racismo, os alunos da Educação Infantil da escola Gastão ouviram duas histórias muito interessantes e trabalharam bastante, contextualizando tudo o que aprenderam. Tentando sempre utilizar temas atuais e próximos da realidade das crianças, os livros lidos foram: "O caso das bananas" e "O cabelo de Lelê". Ambos abordam a temática sugerida e os todos os envolvidos tiveram a certeza de que foi plantada a ideia principal do respeito e da igualdade. Confiram os trabalhos realizados.







No dia 27/11, a Escola Gastão realizou uma solenidade de extrema importância: o Pelotão da Bandeira, que é composto por alunos do 6º ano, precisou passar o posto. Como no término do ano letivo os alunos se despedem da UE, foi necessária a eleição de novos integrantes. Com um ar de despedida, os alunos do 6º ano passaram a responsabilidade para os alunos do 5º ano, que se comprometeram em honrar o papel no decorrer do ano de 2016. Parabéns aos alunos pelo cumprimento de sua tarefa em 2015 e boa sorte aos que se apropriaram da nova função.







No dia 1º/12, houve a culminância do Projeto: "Natal - o despertar da esperança", da escola Gastão. A Festa de Natal aconteceu com o fechamento do projeto, quando todos os alunos da escola receberam uma lembrança das mãos do Papai Noel. Foi uma grande emoção ver o bom velhinho chegando, cada porta das turmas se abrindo para o corredor e os olhos brilhando de alegria. Não houve quem não quisesse registrar o momento! Os portões da escola foram abertos e os responsáveis fizeram fila para curtir e registrar a emoção. Durante o decorrer do mês de novembro, as crianças fizeram trabalhos sobre o tema e não viam a hora desse momento chegar. Foi um grande resgate da magia do Natal!

















19 de novembro


No último sábado, a E. M Francis Hime realizou a Festa da Primavera com um show de talentos. Dentre muitas apresentações lindas, tiveram a fundação do Grupo de Dança Be and Live

O objetivo do grupo é trabalhar com a auto-estima dos alunos através da dança, visando também a responsabilidade e o respeito mútuo. Ainda estão no início, mas esperam que gostem de simplicidade e dedicação para apresentar o melhor!









________________________________________


Um verdadeiro encanto, o mini zoológico produzido pela turma EI 21, do EDI Tristão de Athayde, a partir de todo tipo de sucata. Ficou sensacional!








A EI 42 adorou visitar o mini zoo e reconhecer os animais.



“O Pum que não queria sair”, história escrita pela professora Patricia e ilustrada pela diretora Adriana, tem feito a alegria da criançada. "Peidum" visitou as salas do EDI Tristão e as crianças adoraram!









Depois de trabalhar o ano todo a cidade do Rio de Janeiro, a EI 12 relembrou os pontos turísticos através da escrita, leitura, pesquisa e ampliação do vocabulário ao trabalhar as palavras cultura e patrimônio.

















“Os meninos soltando pipas”, obra de Portinari, foi trabalhada na turma EI 21 e as crianças amaram fazer a sua releitura com muita tinta colorida.



Já a EI 24 é uma turminha que adora livros e fazer artes plásticas.





Utilizando sucata ainda inspirados no livro "Chuva de Manga", a EI 24 deixou a imaginação rolar solta... Depois, como uma equipe, as crianças se organizaram e arrumaram os ambientes com muita responsabilidade!








13 de novembro


A turma EI 13, do EDI Tristão de Athayde, utilizando pratos de papelão, recriou as paisagens e os pontos turísticos do Rio.







Ao trabalhar o patrimônio cultural com os pequenos da EI 31, chegaram à conclusão de que o verdadeiro patrimônio do RIO são as CRIANÇAS!





Após a leitura do livro "Meu coração é um zoológico", a EI 32, do EDI Tristão, produziu um lindo mural, dando ênfase à importância da preservação e da ajuda para com o nosso zoológico.









________________________________________



O mês de outubro foi realmente muito especial no EDI Sra. Perciliana Pereira de Alvarenga




Começou com a “Semana da Criança” preparada com muito carinho por toda a equipe. Foram momentos de muita diversão, brincadeiras e aprendizagem. Tudo Rosa na Festa da Peppa Pig – Festa do Dia das Crianças.






No dia 16, comemoraram o Dia do Professor, realizando uma singela homenagem para os educadores do EDI, entendendo que todos são de fundamental importância para o desenvolvimento integral das crianças.




Também neste dia, as “Mestras da Cozinha” não ficaram de fora das comemorações. Com suas mãos de fadas preparam refeições saudáveis e saborosas, muito importantes no dia a dia do EDI. 




E para completar este mês tão especial, no dia 27, o EDI Perciliana brincou e informou no “Dia do Brincar”. Juntos, professores, agentes, responsáveis e alunos realizaram a “1ª Caminhada Rosa”, saindo do EDI até a praça da Rua Moisés, distribuindo lacinhos cor de rosa, informativos e falando para a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde e a prevenção ao Câncer de Mama. Na praça, deram um grande abraço e deixaram expostos os trabalhos confeccionados pelas crianças.



06 de novembro

O mês de outubro foi cheio de eventos na C. M. Tia Auta:


Começou com a comemoração do Dia das Crianças, pois... 

Brincadeira de criança

Como é bom, como é bom

Guardo ainda na lembrança

Como é bom, como é bom

Paz, amor e esperança

Como é bom, como é bom

Bom é ser feliz na Tia Auta!

Tiveram muitas brincadeiras, cineminha, trenzinho de lanches, bolo e a entrega da “Minha Primeira Biblioteca”, tudo recheado com muita descontração e diversão!












No dia 15/10, a equipe da Creche foi curtir o Dia dos Professores e dos educadores da Educação Infantil em Arraial do Cabo, porque todos são peças importantes no trabalho da creche e cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Trabalhar com equipe unida dentro e fora do ambiente de trabalho só reforça ainda mais o trabalho de qualidade.







No dia 20/10, tiveram mais uma ação do PSE na Tia Auta com a Doutora Daiani Faria, do CMS Santa Maria, que foi à unidade, com as agentes Samira e Aline Martins, para fazer avaliação na pele das crianças. Os pequenos que necessitaram de atendimento médico foram medicadas através de receituário enviado na agenda.






Já no último Dia do Brincar, 27/10, a Creche iniciou comemorando o “Outubro Rosa” com uma palestra do CMS Santa Maria, conversando com as mães sobre os cuidados da mulher, métodos contraceptivos, planejamento familiar, doenças transmitidas pela relação sexual e todas puderam tirar suas dúvidas sobre esses assuntos. Enquanto isso, as crianças participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável (pique nique, confecção de suco natural e salada de frutas), higiene e saúde (banho de mangueira e brincar de dar banho na boneca) e atividades físicas (ginástica).

















A Creche Tia Auta promove experiências significativas de aprendizagem da linguagem oral e escrita, possibilitando a ampliação da comunicação e expressão. Esse desenvolvimento gradual está associado às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. O projeto: "Ouvir, imaginar, um carioca feliz vou me tornar...", permeado por contações de histórias com temas abordados em cada bimestre, possibilita às crianças a comunicação de ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciando as relações interpessoais. A literatura infantil está fazendo parte do dia a dia dos alunos e, através dela, os pequenos vão percebendo o prazer de ouvir uma história, ler um livro, dramatizar, viajar por um mundo real ou imaginário. Fizeram, no dia 29/10, a “Maratona de Contação de Histórias”, quando as professoras se tornaram personagens saídos dos livros para encantar às crianças. Tiveram a presença de Chapeuzinho Vermelho, Soldadinho de Chumbo, Mulan, Maria (da história “João e Maria”), João (da história “João e o pé de feijão”), a Bruxa Onilda e Malévola. Confiram que barato:


























________________________________________



A turma EI 42 do EDI Tristão de Athayde trabalhou animais domésticos e selvagens através de histórias e músicas. Os pequenos amaram!


















A EI 32 encerrou o mês de outubro com os animais selvagens e produzindo um lindo mural do LEÃO.



Depois de trabalhar os animais junto com a matemática, os números, as quantidades de 1 a 9 e o alfabeto a partir da letra inicial de cada animal, a EI 24 fez uma votação e escolheu um animal para ser o seu mascote. A borboleta foi a vencedora. A partir de papelão, construíram coletivamente a borboleta, pintaram de azul e “decoraram” com folhas e cola colorida. 



Já a EI 42 trabalhou a motricidade fina através das brincadeiras. Uma gracinha!





Ao som de “Domingo, eu vou ao Maracanã”, a EI 24 aprendeu a escrever a palavra “futebol” e que em um time são 10 jogadores + 1 goleiro.



Depois colaram as letrinhas e montaram a palavra “bola”, após fazer uma lista de esportes que usam bola ou não. 


________________________________________



A turma EI 32, do EDI Milena Santos do Nascimento, convidou os responsáveis para uma tarde de vivências brincantes. Aproveitaram o encontro para conscientizá-los sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Brincaram muito e conversaram sobre exames de rotina, auto-exame nas mamas, tratamentos e como o diagnóstico precoce pode ajudar na preservação da saúde.















________________________________________



Toda atividade que estimule a leitura é para a E. M. Eng. Álvaro Sodré de profunda importância. 

Que dizer, então, de um evento do porte da Bienal do Livro...? A escola não podia deixar de participar! Vejam os registros de alguns momentos nos fotos abaixo. As professoras Carla Floro e Renata Fernandes acompanharam os alunos. 













A escola Álvaro Sodré também participou do “Outubro Rosa”. Os responsáveis foram alertados sobre os cuidados necessários com a saúde feminina, não só durante as reuniões de pais, pela direção, mas pelos próprios alunos que se encarregaram de ambientar a escola para lembrar a importância dos exames de prevenção. Os alunos das Classes Especiais se empenharam bastante na confecção do material e as professoras e funcionárias se "vestiram de rosa" para marcar ainda mais o evento tão importante. Vejam como todos os alunos das diversas turmas deixaram a escola “rosa”!








 



Um passeio ao Zoológico, além de ser uma atividade riquíssima para aprendizagem, é também um momento de puro prazer e diversão. A saída da escola, o trajeto do ônibus, o convívio com os colegas de outras turmas, a partilha das observações sobre o que estão vendo, tudo é motivo para aprender, não só sobre os animais, seu modo de vida, seus hábitos e habitats, mas também sobre o convívio com os amigos em um ambiente diferente do da escola, como se portar em um local público, normas para visitar um zoo, etc. Até o lanche é uma alegria só! As turmas 1201 e 1202, acompanhadas pelas professoras Anna Karina e Maria, curtiram muito essa aula-passeio no dia 28/10. 





Os professores da Álvaro Sodré receberam uma bela surpresa: Mavione Teles, representante do CEC, segmento responsável, e as mães representantes das turmas ofereceram aos professores um bolo e sucos para o lanche. Um aluno de cada turma esteve presente na singela homenagem que muito emocionou os educadores. Na ocasião, além da sra. Mavione, outras mães dirigiram palavras de carinho aos professores. A diretora Márcia Arruda agradeceu em nome de todo o corpo docente. 






________________________________________

IMPERDÍVEL! Assim podemos adjetivar a já tradicional “Festa das Crianças” que acontece todo ano na E. M. Gastão Monteiro Moutinho. Professores comprometidos com a elaboração, confecção e execução, para proporcionar às crianças um dia muito especial, do jeitinho que elas merecem. Não faltou animação, brinquedos, lanchinho, guloseimas e brindes. Afinal de contas, festa de criança é assim! Até o tema da festa estava integrado ao Projeto trabalhado: “RIO 450 anos”. Os filmes RIO e RIO 2 foram passados para os alunos, trabalhos foram desenvolvidos com o tema, palavras foram descobertas, textos foram produzidos, abrangendo a temática da preservação da espécie e dos cuidados com a fauna. Pode-se dizer, sem a menor presunção, que a cada ano a escola fica mais integrada e o pedagógico mais alinhado. A equipe de gestão agradece a cada profissional pela dedicação e entusiasmo com o trabalho. Não existe uma ideia sequer que não seja abraçada e desenvolvida por todos. Isso é um orgulho para uma unidade escolar. A direção agradece também aos responsáveis que incentivam, confiam e colaboraram para que essa festa e tantas outras aconteçam. O resultado está em cada sorriso das crianças, em cada cabelo colado de suor durante as brincadeiras e animação, em cada exclamação na fala dos alunos ao contar como foi, e em cada lembrança que estará guardada para sempre nos corações...! Parabéns a todos os envolvidos e viva o Dia das Crianças!

















































29 de outubro


Depois de ouvir a história “Essa é a casa que Pedro fez”, a turma EI 24, do EDI Tristão de Athayde, contou quantos animais aparecem no livro e escolheram a vaca para a construção da escrita da palavra a partir do “alfabeto móvel”. Eles contaram quantas letras, o número de sílabas, reescreveram e desenharam. Foi uma atividade muito interessante e desafiadora!

A EI 31 adora livros! Este contato contribui para ampliação do vocabulário e incentiva a criatividade e vivência do mundo do faz de conta.

A Equipe da Tristão abraçou a campanha do Outubro Rosa! Confiram:


23 de outubro


A semana do Dia das Crianças começou animada na C. M. Maria da Conceição Silveira de Carvalho. Na manhã do dia 13/10, as crianças se divertiram brincando no pula-pula, tobogã e cama elástica.





A tarde foi permeada de muita emoção e música... Receberam a contadora de histórias Bia Bedran, que encantou todas as crianças e adultos. Seu show, carregado de lindas músicas, histórias e lembranças, foi um momento mágico para todos que puderam desfrutar de suas canções e dramatizações.



Para a comemoração ficar mais animada, no dia seguinte, os “Minions” invadiram a creche com uma linda mesa decorada especialmente para os nossos pequenos. 






Eles merecem tudo de melhor, e, para a alegria de todos, o grupo “Tapete das Artes” realizou diferentes atividades com as crianças, envolvendo música, pintura, dramatização e colagens com diferentes materiais.








No terceiro dia de comemoração, a proposta foi levar para a creche um brinquedo de casa para brincar e mostrar aos amigos. Mais tarde, também brincaram ao ar livre, explorando a natureza e desfrutando de uma das árvores frutíferas, colhendo e provando pitangas.



Por fim, para relaxar depois de tantas atividades ao longo da semana, nada melhor que um delicioso e refrescante banho no chuveirão.








Assim, terminaram uma deliciosa semana, quando puderam vivenciar experiências que, com certeza, irão lembrar para sempre!

________________________________________



Quarta-feira, 21/10, foi um dia bem produtivo no EDI Milena Santos do Nascimento! Começaram o Centro de Estudos lendo sobre a importância do planejamento na Educação Infantil, revisitando os documentos que os orientam: “Caderno de Planejamento” e “Orientações Curriculares para EI”, e registrando novas ideias para o último bimestre.








Depois de estudar... Chegou a hora de comemorar! O grupo realizou um delicioso almoço de confraternização em homenagem ao Dia dos Professores e dos Funcionários Públicos. Momentos de união e integração. Tudo uma delícia!










________________________________________



O Grupo Cia Articulação fez uma apresentação no EDI Tristão de Athayde com os “Inspetores da Cidadania”. De maneira irreverente, eles sensibilizaram os alunos sobre questões relacionadas ao lixo e à reciclagem.














A turma EI 24, do EDI Tristão, está trabalhando os animais e, como foi feito com os números, estão produzindo agora o Livro do Alfabeto dos Animais e aguardando ansiosos o lançamento de mais essa obra coletiva!



16 de outubro


As turmas EI 11 e EI 14, do EDI Tristão de Athayde, foram ao circo. As crianças ficaram fascinadas na plateia, identificando os artistas do circo, e alegria contagiou tanto a todos que na hora de ir embora só pediam “BIS”!




















Aproveitando que os alunos estão trabalhando animais domésticos, tia Angélica, da EI 42, levou seus jabutis, Osvaldo e Rosimere, para o EDI. Todos ficaram encantados e se divertiram muito! Com a visita dos jabutis, aprenderam muitas coisas sobre textura, formas, tamanho e quantidade.


























Para comemorar o Dia das Crianças, o EDI Tristão organizou um rodízio de atividades em cada sala de aula, decoradas como um local do Rio de Janeiro. Tiveram contação de histórias, atividades artísticas, discoteca e relaxamento. No final do dia, cantaram parabéns para as crianças e saborearam um delicioso bolo criado a partir da logomarca do Rio 450 anos. Foi um sucesso!

















































________________________________________

A semana das crianças no EDI Milena Santos do Nascimento foi muito especial! Cada dia uma surpresa para alegrar a criançada. Teve teatro, bolo da Frozen, passeio à Casa do Pontal, danças e muitas brincadeiras! Resultado: olhinhos brilhando e muitos sorrisos no rosto. Tem gratificação maior que esta?












________________________________________

Quando os alunos gostam da aula, capricham para valer! E quando a profª Danielle, da E. M. Candido Campos, propôs trabalhar os videogames, usando o filme: “Pixels” como tema inspirador, os alunos dedicaram-se e o resultado foi muito legal. Além dos belíssimos trabalhos realizados, os alunos também aplicaram vários conhecimentos de Matemática!




________________________________________

No último dia 09/10, aconteceu a “II FLIG - Feira Literária do Ginásio”, da E. M. Governador Carlos Lacerda, cujo tema foi em comemoração aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro. Idealizada e organizada pela Sala de Leitura, com a profª Janaina Augusto, que é entusiasta, extremamente dedicada e incansável, a Feira contou com a participação de todos os alunos e a colaboração do corpo docente do Ginásio. Houve também a valorosa participação do autor Rafael L. Meneses a da escritora Maria Luisa Tenório, convidada pelo profº André Binenbojm, em palestras e numa mesa-redonda com a mediação da professora Jeane Bueno e a funcionária Ivete Martins Dos Santos. Teve ainda exposição de mosaicos que retratavam os bairros do Rio de Janeiro organizada, com maestria, pela profª Monica Cunha; oficina de ilustração com o cartunista Hudson, convidado pela profª Deusa; oficina de origami com a profª Andreia Costa; “Cariocárabe” com as professoras da Fundação Qatar, Marcela Cordeiro e Aline Oliveira, que são “Lacerdinhas de coração”; a funcionária Conceição Bastos que “escutou histórias do coração”; a Vera Rennes que “fez arte no estandarte”; a profª Sandra M Simões que, além de Mestre de Cerimônia com o prof André Binembojn (com seu vozeirão), encantou com as dramatizações de seu 9º ano; a profª Anabela Pereira com oficina de poesias em Língua Inglesa, sobre o Rio de Janeiro; quadrinhos em inglês com a profª Julia Oliveira; a profª Bernadete Wiesmueller que comandou o pelotão da bandeira com os maiores leitores; a profª Valéria Ferreira com a exposição de vídeos sobre o Rio de Janeiro; a profª Eloísa Oliveira dos Santos com sua oficina de poesia; e a alegria, no fechamento, da bateria da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, sob a batuta do Jefferson Gomes e de todos os padrinhos que auxiliaram com sua energia para incentivar e abrilhantar o evento. Um agradecimento também especial a todos os funcionários que se doam com amor e dedicação para a grande família LACERDAAA!!!










09 de outubro

A Primavera chegou à C. M. Sempre Vida Nise da Silveira... Brincando no espaço externo da creche, as crianças da EI 33 se depararam com alguns girassóis florescendo. Esta experiência deu início a um grande momento de descobertas e intensa alegria. Com observação direta das lindas flores, puderam vivenciar suas cores, perceber seu cheiro e textura. Partindo deste ponto de interesse, surgiu a ideia de se fazer um “atelier” ao ar livre. Após o momento de criação, na roda de conversa, expuseram a experiência e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a estação climática que acaba de se anunciar.









No mês de setembro, a creche trabalhou a família em seus múltiplos e particulares arranjos: ouviram histórias, conversaram sobre o que cada criança pensa do assunto e registraram em lindos desenhos. No último dia 29, convidaram as famílias para uma grande festa com contação de histórias, teatro, brincadeiras e oficinas artísticas! A turma EI 32 produziu um teatrinho de marionetes cujos personagens eram os familiares queridos de cada um... 







________________________________________



Após assistir na sala de informática um vídeo sobre a Dengue, a turma EI 22 do EDI Tristão de Athayde produziu, com rolinhos do papel higiênico, o mosquito Aedes Aegypti. Eles adoraram descobrir que é a fêmea do mosquito que transmite a doença e que o corpo do mosquito da dengue apresenta pintinhas brancas. É um inseto que pica durante o dia e põe ovos em água limpa.





















A EI 24 do EDI trabalhou recorte e colagem para a montagem da sequência do ciclo da vida do sapo. O resultado foi esse lindo cartaz coletivo! 



Já a EI 32 adorou trabalhar as estações do ano. Cada descoberta era uma alegria!













Após uma brincadeira divertida na brinquedoteca, a turma EI 12, do EDI Tristão, trabalhou em sala o caderno de atividades e fez desenhos dos brinquedos e das brincadeiras favoritas. Foi mágico!










________________________________________



O EDI Milena Santos do Nascimento está lindo e colorido! Dia 5/10, abriram as portas para os responsáveis apreciarem a belíssima exposição de artes. Os pequenos capricharam nas produções e fizeram uma releitura dos quadros de pintores que já retrataram a nossa cidade através das tintas e dos pincéis.




























________________________________________



A E. M. Engenheiro Álvaro Sodré fez aniversário... 60 anos de fundação de uma escola tão querida, a comunidade fez questão de festejar! E foram textos lindos cheios de felicitações, desenhos, frases, um mural de dar gosto de ver. No final do dia, mãos dadas deram um grande abraço em tudo o que a escola representa para os que nela estudam/estudaram, trabalham/trabalharam. E não faltou o bolo, é claro. Parabéns, Álvaro Sodré! 

















Aprendendo a fracionar... Nada como um bolinho quentinho, preparado por nós mesmos, saindo do forno... Ainda mais se, fazendo o bolo, aprendemos sobre alimentação saudável e sobre frações. Foi o que aconteceu com a turma 1.301. A professora Carla Motta, com a ajuda da professora Eliane Gonçalves, preparou a gostosura para os alunos e a lição ficou uma beleza. Também quero um pedaço!



Minha Primeira Biblioteca... Todos os anos, para incentivar o ato de ler desde a mais tenra infância, a Secretaria Municipal de Educação distribui livros para os alunos da Educação Infantil. Assim, eles já vão formando sua Primeira Biblioteca. E, a cada ano, a escola Álvaro Sodré busca fazer a entrega desses exemplares para as crianças de uma forma significativa, que marque o início de uma paixão: a do amor aos livros. Este ano, as turmas EI 11 e EI21, das professoras Fátima Cavalcanti e Marina Lobarinhas, confeccionaram embalagens de presente para os livros que cada aluno daria a um colega seu. E como capricharam na decoração com desenho, recorte e colagem de imagens que representassem características do colega presenteado. Uma espécie de "Amigo Oculto Literário". Os colegas, pela descrição apresentada nos envelopes, buscavam descobrir quem era o presenteado da vez. Foi divertido e marcante!



Arte e Educação, que bela parceria!... No dia 01/09, as alunas participaram da Mostra de Dança da 7ª CRE. A apresentação das escolas municipais aconteceu na Cidade das Artes, em imponente auditório. Foi realmente uma experiência inesquecível tanto para as dançarinas como para os responsáveis e professores envolvidos. “Agradecemos especialmente às professoras Luciana Naldoni, Alessandra Gonçalves e Martha dos Santos (e sua mãe que, carinhosamente, costurou todas as roupas das meninas) que ensaiaram, idealizaram e confeccionaram os figurinos e maquiaram as alunas. Parabéns a toda a equipe!


















Quem tem medo do Grúfalo?... A turma 1.101, da Álvaro Sodré, trabalhou e se divertiu muito com a leitura e os exercícios de consciência fonológica do livro Grúfalo. Foram momentos lúdicos, mas também de aprendizagem intensa na área da produção textual e leitura. Dava gosto de ver o quanto as crianças se envolveram com os trabalhos sugeridos pela profª Carla Floro. Vejam abaixo algumas fotos dos trabalhos realizados. Ler e prazer caminham juntos na aprendizagem significativa!










01 de outubro


A C. M. Tia Auta acredita que educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida e respeito mútuos. Respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito e, por isso, devem ser ensinados desde cedo. 






Nesse sentido, a melhor forma de aprender é vivenciar essas atitudes e regras. Por isso, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar tudo que aprenderam num circuito. Educação no trânsito, cultivamos essa ideia!




No dia 29/09, Dia do Brincar, os responsáveis da creche entraram na brincadeira, confeccionando meios de transportes com seus filhos. Colocaram suas criatividades e imaginação para fora. “Foi muito gostoso estar com todos vocês! Suas produções foram um sucesso!”




No mês de setembro, as ações do PSE na unidade foram com as agentes de saúde do CMS Santa Maria que conversaram com os alunos sobre higiene, fizeram avaliação antropométrica e avaliação na pela de cada criança, trabalhando a prevenção de doenças de pele.




________________________________________

Dando continuidade às suas descobertas, as turmas EI 31 e 23, do EDI Tristão de Athayde, fizeram uma visita guiada à fazendinha do Zoológico. O passeio foi um barato!















Após a leitura do livro "O caso da Lagarta", a EI 24 foi brincar no parque e achou uma lagarta. O agito foi tão grande, que tia Sheila resolveu coletá-la e criar um ambiente propício para a vida do inseto numa garrafa, para que as crianças pudessem acompanhar a transformação da lagarta em borboleta. A experiência está despertando a curiosidade de todos...


Banho de chuveirão é sempre uma atividade divertida e muito refrescante no EDI Tristão!





As meninas da EI 22 aproveitaram o momento do parquinho para enfeitar os cabelos com as flores do ipê roxo. Vejam como ficaram lindas...

A turma EI 24 decorou a porta da sua sala para a chegada da primavera e ficou linda!



Já a EI 12 construiu coletivamente seu cartaz para comemorar a chegada da primavera.


A EI 24 do EDI Tristão adora histórias! A partir dessa experiência, as crianças desenvolvem a linguagem do faz-de-conta, explorando a fantasia e a imaginação, além do gosto pela leitura e da atitude de cuidado com o livro, mostrando que este se constitui um patrimônio cultural de todos.



25 de setembro

Não importa que uma criança aprenda devagar. O que importa é que a encorajemos a nunca desistir. Com um trabalho sério, o EDI Cidade de Lídice inclui toda a diversidade infantil, garantindo e esperando que a comunidade escolar e a sociedade sejam mais justas e solidárias.

Filme: “Nosso menino de ouro”


video
________________________________________



As regras são o resultado do pacto entre os seres humanos que pretendem conviver e compartilhar um mesmo espaço e um mesmo tempo. Sem regras a coletividade fica sem parâmetros e sem referências. Nada melhor que trabalhar as regras e o raciocínio lógico através de jogos e brincadeiras. Foi isso que a profª Vânia, da turma EI 12, do EDI Milena Santos do Nascimento, fez. Ela levou a sua turminha para jogar boliche. Todos já conheciam esse jogo mas raciocinar permite-nos descobrir coisas novas a partir daquilo que já conhecemos, pois o contato entre conhecimentos novos e aquele que já dominamos movimenta o processo de construção e reconstrução do conhecimento.









________________________________________



Para comemorar o Dia da Árvore, a turma EI 24 do EDI Tristão de Athayde, após ler o livro da 1ª Biblioteca: "Se eu fosse uma árvore", realizou uma atividade de colagem super divertida!



A EI 11 realizou também uma colagem coletiva, só que no pátio da escola, embaixo da sombra de uma das árvores.



Após visitar o espaço externo do EDI e conhecer as plantas do local, a EI 33 trabalhou os conhecimentos sobre a flora. Fizeram um trabalho com textura e giz de cera e o resultado foi um lindo painel com as espécies colhidas.









Já a turma EI 31 ouviu a história: “João e o pé de feijão”, e, a partir dos grãos de feijão, desenharam a plantinha da história. Ficou um barato!







E a EI 32, após ouvir a mesma história, conheceu 3 tipos de feijão: o preto, o carioquinha e o vermelho. Ao som da música: “Dona Árvore”, de Bia Bedran, fizeram uma colagem, a impressão das mãos e realizaram a experiência do plantio do feijão. Foi um momento de muita alegria.









A EI 13 aproveitou o sol de inverno para se refrescar e brincar muito em um banho de chuveirão!







O Rock in Rio tem despertado a curiosidade dos alunos do EDI Tristão sobre os roqueiros e seus instrumentos musicais. A EI 34 não parou de falar nessa assunto nas rodinhas de conversa e o desejo de todos era ir um dia no festival.









As turmas EI 32 e EI 33 construíram guitarras e prepararam apresentações de bandas. Foi a maior curtição!







Junto com a chegada da primavera, a EI 42 está conhecendo alguns animais do jardim.







As EI 41 e EI 24 estão colorindo a primavera com mil cores e muita alegria.





A partir da curiosidade das crianças, ao som da música: “Arco Íris”, as turmas EI 22 e EI 24 trabalharam esse fenômeno óptico e meteorológico. Descobriram que são 7 cores que o compõem, como criamos essas cores e até fizeram uma atividade sobre o que cada um gostaria de achar no baú de ouro que, segundo a lenda, existe no final do arco-íris. Foi muito divertido!




18 de setembro


A turma EI 34 do EDI Tristão de Athayde está esperando a primavera com muita criatividade. A partir de um botão, as crianças criaram flores lindas e coloridas para enfeitar o mural da sala. Viva a estação das flores!





Já o Maternal II do EDI está trabalhando as 4 estações. Cada turma produziu um cartaz coletivo utilizando diversas técnicas de colagem, pintura, dobradura e desenho. O resultado foi essa linda exposição.











A partir do livro da coleção: "Minha 1ª Biblioteca", a turma EI 21 do EDI Tristão, da tia Mara, realizou um trabalho em parceria com os pais. Após a leitura em casa, as crianças escolheram o livro que mais gostaram e confeccionaram, através de sucata e papel colorido, a ideia central do livro trabalhado.

________________________________________



O dia 16/09 foi um dia muito especial para o EDI Milena Santos do Nascimento: aniversário de 4 anos de ensinamentos, aprendizados, muito amor, alegria, união, respeito e solidariedade, ingredientes necessários para o desenvolvimento das crianças. “Agradecemos a todos que contribuem diariamente para que esse Espaço de Desenvolvimento Infantil seja uma semente para um futuro de sucesso.”






















________________________________________


O CIEP Governador Roberto da Silveira esteve em festa no último dia 19/08, quando realizou a inauguração da Sala de Recursos Dirlene Barros de Oliveira, homenagem mais que merecida para uma pessoa que dedicou 22 anos de sua vida a esta escola, como Diretora, cujo legado traduz-se em amor a educação. Foi um momento solene de muita emoção e compromisso diante do trabalho feito com alunos que necessitam de atenção especial. Toda a trajetória profissional da homenageada foi relembrada e, vejam vocês, ela iniciou sua carreira na educação especial da Associação Pestalozzi, que sempre teve um lugar especial em seu coração, e agora é com orgulho que toda a equipe da escola atribuiu seu nome à Sala de Recursos. “Expressamos os maiores agradecimentos e profundo respeito pelo seu empenho na Educação Inclusiva em nossa escola, pelo seu exemplo de força, coragem e, especialmente, de amor à profissão.” A cerimônia foi prestigiada por responsáveis e alunos que participam das atividades na Sala de Recursos regida pela profª Terezinha de Fátima Martingil Hildebrandt, e ainda por professores, funcionários, pelo Grêmio Estudantil, CEC e Coordenadores do Clube Escolar Rio das Pedras. “Agradecemos a presença de todos! Nossa festa foi linda! Mais uma conquista do nosso CIEP!”









11 de setembro


A C. M. Augusto de Carvalho Torres Filho realizou a animada “Semana da Educação Infantil 2015” com muita empolgação e envolvimento dos responsáveis. O brincar carioca tomou conta da creche e os responsáveis tiveram a oportunidade de reviver, junto a seus filhos, brincadeiras de infância, desfrutando com eles momentos de descontração e aprendizado.






Aproveitando o tema, desenvolveram o Folclore com muitas brincadeiras, músicas e lendas e, como culminância, a equipe realizou uma peça teatral intitulada: "Deu a louca no folclore carioca", onde os personagens se encontraram para uma grande festa! Muitas risadas e aprendizados não faltaram, envolvendo de forma significativa alunos, responsáveis e toda equipe.





________________________________________



A turma EI 32 do EDI Tristão de Athayde trabalhou o livro: "A Margarida Friorenta" e criou um lindo mural para a chegada da primavera. 






Nada melhor para a entrega dos livros da “Minha Primeira Biblioteca”, com uma contação de histórias feita pela professora Silvia Castro. As crianças vibram com a chegada e a diversão é certa.












A EI 42 do EDI Tristão está em clima de primavera! A reprodução de um jardim vertical na porta da sala ficou muito criativa. As crianças amaram a atividade e decoraram a porta da sala com o maior orgulho. 




Já a EI 22 fez um mural para dar as boas vindas à primavera, utilizando diversas técnicas artísticas: pintura, dobradura, colagem, impressão das mãos... Um barato!


________________________________________



Um animal de estimação (ou mascote) é um animal doméstico selecionado para o convívio com os seres humanos por questões de companheirismo ou divertimento. Os animais de estimação mais populares em todo o mundo são os cães e os gatos. Embora existam muitos outros como roedores, aves, peixes, répteis, anfíbios e invertebrados que interagem e se afeiçoam facilmente aos seus donos. Com a parceria dos responsáveis, o EDI Cidade de Lídice elaborou uma aula super atraente, mostrando os cuidados que necessitam os bichinhos, bem como a alimentação de alguns desses animais. Foi pura diversão para a criançada!






________________________________________



A leitura melhora o aprendizado das crianças, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito, conversa sobre qualquer coisa e consegue formar opiniões bem fundamentadas. Pensando em enfatizar a leitura dos pequenos, nosso EDI Milena Santos do Nascimento fez a entrega dos livros da “Minha Primeira Biblioteca” de um jeito bem animado: tia Paula Ingrissy, caracterizada de boneca Emília, personagem dos livros de Monteiro Lobato, apareceu de surpresa para entregar esse maravilhoso presente.









04 de setembro


A “IV Semana de Educação Infantil” da C. M. Tia Auta foi extremamente rica para as crianças e seus responsáveis. Contaram com uma grande representatividade dos pais, que foram participar das atividades com as crianças. Aconteceram contações de lendas, cantigas de roda, confecção de brinquedos com sucata, além do resgate de uma infinidade de brincadeiras antigas que nos divertem até hoje. Logo após as atividades, os responsáveis foram convidados a degustar o cardápio do almoço/jantar dos alunos. Foram momentos de muito divertimento e estreitamento de laços entre familiares e a unidade escolar. 















































O folclore manifesta-se de muitas formas e em todas as regiões do mundo, pois a cultura popular é bastante versátil e se desenvolve com força em qualquer povo. Da mesma forma que a cultura erudita, ou a chamada “alta cultura” (literatura, música clássica, poesia, teatro etc.), a cultura popular é de suma importância para a construção da identidade de um povo, ou de uma civilização inteira. O conjunto de lendas, provérbios, encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e contos de fadas. Geralmente é essa sabedoria que orienta as comunidades locais, que vivem circunscritas em determinada tradição. A tradição folclórica do Brasil, por exemplo, desenvolveu-se de variadas formas, de acordo com as regiões do país. Esse desenvolvimento se deu a partir da mistura das tradições dos principais povos que também se misturam em terras brasileiras, notadamente: povos africanos, nativos indígenas e europeus. Na C. M. Tia Auta, os alunos vivenciaram as brincadeiras folclóricas na “Semana da Educação Infantil” com os responsáveis e fizeram releituras das lendas através de dramatizações e músicas, além das cantigas de roda.











Em 2015, Brasil e Japão completam 120 anos de uma relação de amizade, admiração e respeito mútuos. Durante esses anos, os dois aprenderam muito sobre seus costumes, alimentos, vestimentas e danças. A dança japonesa é baseada em movimentos básicos, associados à situações e emoções expressas através dos movimentos corporais. Os japoneses, por sua vez, se encantam com o ritmo contagiante do carioca. Com o olhar doce da criança e o coração quente do brasileiro, a C. M. Tia Auta convidou o Japão a entrar na Mostra de dança da 7ª CRE e foi um arraso!
















________________________________________



A linguagem musical é uma forma importante de expressão no EDI Tristão de Athayde. Pensando nisso, a turma EI 22, da professora Heloisa, resgatou uma brincadeira cantada e fez uma apresentação divertida no pátio da nossa escola. Foi um barato!











A primavera com flores, das mais variadas cores e formas, chegou no EDI Tristão, despertando a sensibilidade em admirar e conscientizando a todos sobre a necessidade de preservar mais a natureza.

















________________________________________



Quando pensamos em Circo, no Brasil, é impossível não se lembrar do Palhaço Carequinha. Com isso, o EDI Cidade de Lídice comemorou o seu centenário com uma apresentação de emocionar a todos, voltando à infância com essa alegria: “Tá certo ou não tá, garotada?”.










________________________________________



Será que um dia vai acabar? A turma 1501, da E. M. Poeta Mário Quintana, em parceria com a Sala de Leitura, trabalhou com o “PROCEL - Projeto Nacional de Conservação de Energia Elétrica nas escolas”. Com base nesse projeto, trabalharam alguns objetivos como: reconhecer a educação ambiental como um processo permanente de construção de conhecimentos, valores e atitudes; construir novos valores fundados no respeito e na solidariedade com todas as formas de vida com as quais compartilhamos a Terra; promover mudanças de atitudes e comportamentos nas relações entre os homens e com a natureza, a fim de preservar a diversidade ecológica e cultural do planeta para as futuras gerações. A turma leu o livro que conta a história de Miguel, um menino de 10 anos muito curioso e perguntador que começa a perceber que a energia está em toda parte e faz as coisas funcionarem. Ele tem diversas curiosidades sobre a energia como: de onde vem; como é produzida; sempre existiu; será que um dia vai acabar? Alguns alunos levaram suas contas de luz para sala e analisaram o consumo mensal, o diário, os valores pagos, compararam os valores de um ano para outro - já que levaram contas de diferentes meses desse ano e do ano passado. Com isso, eles pensaram e registraram diversas atitudes que suas famílias, em casa, podem adotar para reduzir o valor da conta. Dessa maneira, a UE está incentivando a participação individual e coletiva permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, na resolução de problemas ambientais e na gestão da qualidade do ambiente, como valores primordiais no exercício de nossa cidadania!


________________________________________



Os alunos da E. M. Cândido Campos estão retratando o Rio de Janeiro, sua história e belezas naturais! Trabalhos orientados pelos professores e realizados pelos alunos, com grande empenho e satisfação, pesquisando o Rio de Janeiro desde a sua fundação, até os dias atuais, estão fazendo uma analogia entre o antes e o agora. Confiram:





























6 comentários:

  1. O blog está muito legal. Parabéns para as e para todas as escolas, pelos lindos trabalhos.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Maneira mais interativa de estarmos acompanhando os sucessos das escolas da nossa CRE.

    ResponderExcluir
  3. Parabpara o blog e para as escolas, que estão fazendo um excelente trabalho!!! Gostaria de saber como divulgamos o blog da nossa escola também: www.ciepdradelino.blogspot.com e da nossa sala de leitura: www.ciepadelinosaladeleitura.blogspot.com. Agradecemos!
    Profª Flávia Costa

    ResponderExcluir
  4. Vilma Mattos Grande5 de julho de 2013 19:33

    Parabenizo as profs Maria Josefa, Penha, Nair e Evelyne pelo belíssimo trabalho homenageando nosso poetinha querido Vinícius de Moraes. Como sempre, competência e responsabilidade são características presentes no cotidiano dos professores da escola!!!

    Profª Vilma Mattos Grande

    ResponderExcluir
  5. Parabéns à todas as Escolas que desenvolvem um trabalho belíssimo e de muita qualidade. Gostaria de saber como fazer para que os trabalhos desenvolvidos em nossa U.E., E.M. Maria Florinda, sejam publicados. Já enviamos diversas atividades e ainda não publicaram nada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Trabalhos realizados com excelência!!! Parabéns a todos...principalmente às meninas do EDI Ana Carolina, que em 2015 esse trabalho continue "bombando". Beijinhos!

    ResponderExcluir