Projeto Nota 10!

  

28 de fevreiro

CIEP Pablo Neruda 2020
"Do Brasil ao Oriente: uma viagem pelo Japão" 

OBJETIVOS PRINCIPAIS:

Possibilitar à Comunidade Escolar a vivência de múltiplas experiências lúdicas, literárias e artísticas que facilitem o processo de ensino aprendizagem.
Através do conhecimento, compreender e analisar os nossos princípios.
Reforçar os conhecimentos geográficos.
Desenvolver criatividade, percepção e ampliar o vocabulário.
Conhecer, valorizar e respeitar a cultura Japonesa, assim como sua grande contribuição à nossa cultura.
Conhecer a importância das Olimpíadas para sociedade mundial e aplicabilidade para sociedade.
Conhecer a diversidade das modalidades esportivas.
Ampliar os conhecimentos intelectuais e culturais.
Estimular o interesse pelas modalidades esportivas e sua prática.
Estimular toda a Comunidade Escolar a participar e vivenciar situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o grupo, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.

Devido a importância das ações de enfrentamento às arboviroses durante todo o ano letivo, em especial no período de 17 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2020, conforme calendário pedagógico da SME, a Unidade Escolar desenvolveu diversas atividades envolvendo toda comunidade, a fim de aprofundar a mobilização de todos. 

As turmas de Educação Infantil realizaram o "Circuito das Prevenções" (os alunos observaram as situações e executaram ações corretas para prevenir que o mosquito se proliferasse), assistiram filmes e uma peça produzida pelas professoras relacionadas ao tema. Além de confeccionarem cartazes, viseiras de "combatentes do mosquito" e máscaras.

As turmas de 1º e 2º anos trabalharam a música “A Dengue” (Melodia A Casa). A música foi cantada e trabalhada no blocão: letra inicial, espaçamento entre as palavras, de acordo com o ano de escolaridade. Além disso, depois de muita conversa sobre o tema confeccionaram panfletos que foram distribuídos aos seus amigos e familiares com dicas de prevenção.

As turmas de 3º, 4º e 5º anos leram textos informativos sobre o assunto, fizeram debates, brincaram com jogos relacionados ao tema e confeccionaram folders com as dicas de prevenção de combate ao mosquito. 

Foi um período de muita brincadeira e de aprendizagem.
 














PERÍODO: 17/02/2020 A 28/02/2020

CAMPANHA: “CARIOCA SAUDÁVEL, CARIOCA SUSTENTÁVEL, EM AMBIENTE BEM-CUIDADO, MOSQUITO NÃO SE CRIA”

XÔ MOSQUITO!! AQUI NO CIEP, VOCÊ NÃO SE CRIA!


13 de dezembro


Projeto: "Dialogando sobre o auto cuidado e cyberbullyng nas redes sociais"
E. M. Rio da Pedras

O tema norteador "Eu e o Mundo" compôs o 4º bimestre da E. M. Rio das Pedras, que teve o belíssimo projeto "Dialogando sobre auto cuidado e cyberbullying nas redes sociais através do fim dos likes do instagram e como detectar Fake News na web", de autoria e execução do professor de inglês Thiago da Silva Oliveira. Segue o próprio relato do professor, que conseguiu alcançar resultados muito positivos : 
Após perceber as dificuldades dos alunos nas avaliações que focavam na gramática normativa de língua inglesa, decidi arriscar e trazer um conteúdo que tinha mais relação com a vivência deles. Trouxe termos relacionados à vida virtual e pedi que eles me explicassem o que cada um significava.
A recepção foi muito boa, visto que onde eles passam a maior parte do tempo são as redes sociais. Aprendemos o significado do nome de cada rede e conversamos sobre quais eram as mais utilizadas no Brasil e no mundo. Até que chegamos ao instagram, que atualmente é um dos aplicativos mais utilizados do mundo.
Mesmo que o Rio das Pedras seja uma comunidade bastante carente, quase 100% dos alunos tinha o aplicativo instalado em seu celular. Pedi que pegassem os telefones e me apresentassem quem era o digital influencer favorito deles e me surpreendi com o que eles acreditavam ser a função dessa nova profissão da década. Na opinião deles, o digital influencer é simplesmente alguém que ganha coisas. Expliquei que essa função exige muito cuidado, já que o alcance das redes sociais é imenso e precisamos ter responsabilidades por tudo que nós falamos, citando coisas que os próprios estudantes falaram que compartilhavam.
No tópico seguinte, discutimos sobre auto cuidado na internet, sobre situações de linchamento virtual, tudo de forma delicada e exposto pelos próprios alunos. Inclusive, quem tinha internet disponível me mostrou casos que ocorreram dentro da própria comunidade. Os próprios alunos conduziram as aulas seguintes para o tópico fake News. Dei alguns exemplos de sites que comprovam a veracidade das notícias, batendo sempre na tecla de que não podem compartilhar algo que não tem certeza, pois isso pode machucar alguém.
Os trabalhos foram feitos com as turmas de 8º e 9º anos, durante o 3º bimestre, e inclusive fizeram com que me aproximasse mais dos alunos, já que muitos relataram situações que viveram dentro desse universo através dos exercícios, tornando assim mais fácil compreender com quais questões realmente estamos lidando dentro de sala de aula.”


06 de dezembro


Projeto: “A conquista por direitos e a construção da cidadania no Brasil: um longo caminho
E. M. Rio das Pedras

O Projeto foi desenvolvido ao longo dos três primeiros bimestres pela professora Mariana Nunes de Carvalho, com suas turmas de 8º e 9º ano, objetivando a construção, por seus alunos, do conceito de cidadania e de todo processo histórico envolvido. Para que eles conseguissem mensurar o quão longo e árduo foi este processo de aquisição de direitos, este rico projeto foi iniciado com uma contextualização histórica e minuciosa da Transição do Antigo Regime para o Formação do Estado Liberal Moderno, configuração atual de nosso estado. Com a condução cuidadosa da professora, os alunos analisaram e debateram conceitos como Estado, igualdade, liberdade, etc, levados a cabo pelos intelectuais iluministas e que servem de base para a formação dos estados ocidentais. Para esta compreensão, analisaram: extratos de textos de intelectuais como Rousseau, Montesquieu, Locke, entre outros; reportagens apresentadas em jornais e revistas sobre os direitos sociais, participação política, direito ao voto; documentos da época como a carta dos direitos do homem e do cidadão; e documentos produzidos pelo Estado, como as constituições de 1824, 1891 e 1988. Os alunos perceberam o processo que acompanhou a luta por igualdade de direitos, pelo acesso aos bens públicos e pelo exercício da cidadania, através do exame de marcos legais. Em seguida, os alunos realizaram em casa uma pesquisa, através de um questionário fechado, onde puderam constatar numericamente a evolução dos direitos adquiridos dentro das gerações nas suas próprias famílias. Em sua culminância, o projeto tornou-se interdisciplinar, com o apoio da professora Teresa Cristina Medeiros Carvalho, de Matemática, quando os alunos construíram gráficos e linhas do tempo retratando o exercício do voto e as conquistas femininas. Com muita propriedade, as ações desenvolvidas contemplaram os temas norteadores dos bimestres da Unidade Escolar e foram, indubitavelmente, muito atrativas para os alunos.



29 de novembro

Projeto: "Literatura e Protagonismo Juvenil"
E. M. Rio das Pedras

O Projeto Literatura e Protagonismo Juvenil aconteceu nas turmas do 9º ano, durante o 4º bimestre. Inicialmente, os alunos puderam se dividir em grupos de 5 até 7 participantes. A professora Roberta Vitagliano fez uma pré-seleção de livros que foram expostos para os grupos. Cada grupo escolheu um livro que foi lido por todos os integrantes e depois idealizou a sua forma de apresentação. Os alunos levaram os livros para casa para facilitar a leitura. Entre os objetivos principais do projeto pode-se citar o incentivo à leitura e ao protagonismo juvenil através da livre escolha e organização para a apresentação dos livros. A professora também considerou a criatividade e o formato da apresentação para a avaliação do trabalho. Todos os grupos tinham como tarefa passar para os outros grupos um resumo do livro, que poderia ser transmitido de forma digital. Os livros selecionados foram: O Pequeno Príncipe, A Bolsa Amarela, Malala, Oito minutos dentro de uma fotografia, O menino do pijama listrado, Iracema, A pipa e a flor e A mulher que matou os peixes. Cada grupo se apresentou de uma forma diferente: com criação de músicas, teatro de fantoches, utilização de data show, teatro e painéis ilustrativos das histórias. Após as apresentações, os alunos debateram sobre os temas expostos nas obras literárias.







Projeto: “Pindorama - todo dia é dia de índio

EDI Debret


O subprojeto “Pindorama - todo dia é dia de índio” visou enaltecer a cultura indígena como patrimônio histórico e legado incontestável na formação da identidade brasileira. Nessa perspectiva, a turma EI 41, da profª Alice Martins, conheceu os encantos do povo indígena através da visita especial do indiozinho Poti, que levou muitos ensinamentos acerca dos hábitos, costumes, valores e das curiosidades de sua comunidade. 
Nesse contexto, as crianças fizeram descobertas incríveis durante o segundo semestre. Puderam explorar diferentes elementos à sua volta por meio das brincadeiras e interações com a natureza e seus pares.
Assim, foi possível ampliar a visão de mundo, formular hipóteses, aguçar a criatividade, valorizar a diversidade, estimular a consciência sustentável, bem como resgatar o passado para compreender o presente. No entanto, a participação das famílias ao longo do processo foi imprescindível para o sucesso do subprojeto. As crianças vivenciaram experiências significativas junto com Poti e compreenderam que os indígenas devem ser respeitados TODOS OS DIAS.







22 de novembro

PROJETOS E. M. Rio das Pedras



"O Cavaleiro do Sonho"



O projeto desenvolvido pela professora Penha Lopes Teixeira foi baseado no livro: “O Cavaleiro do Sonho – as aventuras e desventuras de Dom Quixote de la Mancha”, adaptado por Ana Maria Machado a partir da famosa obra do espanhol Miguel de Cervantes. O livro foi escolhido por ser um clássico da literatura estrangeira e oportunizou à turma a reflexão do valor da amizade, da imaginação e da busca dos sonhos. A partir da leitura coletiva da obra, várias atividades foram propostas para duas turmas de 7º ano, com intensa interação coletiva, leitura oral, escrita de resumos, cruzadinhas, bonecos articulados e recriação do enredo da história original. A diversidade das propostas de trabalho conseguiram despertar o interesse e atenção dos alunos para as habilidades cognitivas do componente curricular Língua Portuguesa e, igualmente, suscitar nos alunos a perspectiva de pensarem sobre si mesmos – ação articulada ao planejamento anual da nossa Unidade Escolar.




"Uma Zootopia em quadrinhos"

O projeto dinamizado pela professora Carolina de Almeida Zava foi bastante rico. Seus alunos tiveram a oportunidade de executar atividades bem diversificadas dentro do componente curricular Língua Portuguesa. Inicialmente, foi apresentado o “Guia Prático dos Quadrinhos”; em seguida, foi realizada a leitura coletiva de uma versão adaptada para crianças do livro “Zootopia”; posteriormente, foram confeccionados resumos e foi feita a montagem de sequência da história. Dando continuidade às atividades, houve a projeção do filme “Zootopia” e confecção de uma história em quadrinhos em grupo. Além do ganho cognitivo expressivo, revelado através dos bons trabalhos realizados, os alunos foram levados à reflexão permanente dos valores como amizade, lealdade, respeito e tolerância, dentro da proposta de desenvolvimento de habilidades sócio emocionais também privilegiada pela Unidade Escolar.

"Reforço de Matemática"

O Projeto “Reforço de Matemática” é ministrado pela professora Teresa Cristina Medeiros Carvalho com suas turmas de 8º ano, dedicado aos alunos que apresentam baixo desempenho neste componente curricular. O projeto chama bastante atenção pelo fato de se constituir em um atendimento particularizado, no qual a professora não mede esforços para aplacar as dúvidas de seus alunos, mesa a mesa, dificuldade a dificuldade. Esta atenção diferenciada é um componente muito importante no sucesso escolar dos alunos, que se sentem acolhidos, fortalecem seus vínculos de confiança e afetividade com a professora e com a matemática, apresentando boas respostas pedagógicas. Durante o reforço, que acontece paralelamente às aulas regulares, são utilizadas videoaulas, jogos matemáticos, listas de exercícios e estudo colaborativo da tabuada. 

"Conhecer para entender"

O projeto otimizado pelo professor Luciano Carvalho Chirico proporcionou aos alunos a oportunidade de pensar sobre si mesmos e também sobre o outro. Dinamizado sob a forma de entrevistas em dupla, contou com 3 etapas: na primeira, um colega da dupla era o entrevistador e deveria sistematizar as respostas ouvidas; na segunda etapa, os papeis se alternavam e o entrevistador passou a ser o entrevistado. Nestas duas etapas, além de precisar organizar um pensamento sobre si mesmo para ofertar como resposta, os alunos exercitaram a alteridade, puderam observar as diferenças e conviver com elas, praticando o respeito. Já na etapa final, os alunos organizaram as informações em uma bela produção textual. Ricas foram as aquisições para o componente curricular Língua Portuguesa e para as relações de convivência estabelecidas entre os alunos. Este projeto compõe com muita propriedade o projeto anual previsto para a UE no 2° e 3° bimestre, cujos temas foram o cuidado consigo mesmo e com o outro.

"Eu me Conheço, Eu me Cuido!"

O projeto otimizado pela professora Patrícia dos Santos Corrêa consistiu em uma proposta de reflexão profunda, com a consequente valorização de cada um. A atividade inicial abordou o próprio nome dos alunos, destacando a identidade e essência de todos. Em seguida, os alunos foram levados a pensar sobre si mesmos, como estão, onde estão e o que estão fazendo, seus gostos e características pessoais. Já em uma terceira etapa, vislumbraram o conceito de desenvolvimento e pensaram como esta perspectiva pode fazer parte da vida de todos e o como se aplicaria a eles próprios. A partir destes ingredientes, o projeto teve sua culminância através da expressão artística, onde os alunos foram convidados a organizar seus desejos, pensamentos, conclusões e até mesmo decisões em um belo mosaico, que tinha no centro o nome de cada um e em torno o que poderiam ou o que gostariam de mudar. 

"Clube da Leitura"

O Projeto Clube da Leitura foi desenvolvido pela Professora Simone Cristina Manso Escobar em suas turmas de 8º e 9º anos e teve por objetivo incentivar a leitura, desenvolver o gosto pela leitura e formar leitores. Além de todas estas conquistas pertinentes ao componente curricular Língua Portuguesa, os alunos tiveram a oportunidade de realizar profundas reflexões pessoais ao adentrar no universo íntimo das personagens e dos enredos envolventes das verdadeiras obras clássicas escolhidas para compor o projeto. A metodologia usada para o desenvolvimento das atividades foi a contação de história, num primeiro momento, e, após, a roda de leitura. Foram usadas cópias adaptadas, em Pdf, e exibidas no Data Show. Para o 8º ano foi escolhida a obra “Viagem ao Centro da Terra”, cuja história trabalha o conceito de perseverança, conhecimento, cuidado com si e o outro e superação. Para o 9º ano foi escolhida a obra “A Divina Comédia”, que trabalha o conceito da ética, moral, reflexão sobre si, o outro e o meio. O texto de Alighieri mostra acima de tudo superação e perseverança. 

"Fashion Show"

O projeto Fashion Show foi dinamizado pela professora Cristiane de Moraes Salvino e consistiu na valorização dos alunos individualmente. Em uma etapa inicial, cada aluno preencheu um formulário que continha suas preferências: cor, comida, artista, filme, animal e profissão futura. Nesta etapa foi promovida intensa reflexão do que cada aluno sente, gosta e de como cada um se vê, propostas bem ancoradas ao tema do segundo bimestre da escola: “Atenção e Cuidado Consigo Mesmo”. Em seguida, os alunos precisaram pensar em uma caracterização livre, utilizando roupas, objetos ou outra estratégia que demonstrasse ao público a sua preferência, sem que ele mesmo precisasse dizer. O dia da apresentação com o desfile foi a culminância do projeto, quando todos se divertiram bastante e realizaram aprendizados significativos acerca de si mesmos e, da mesma forma, importantes aquisições cognitivas do componente curricular inglês.



"Valorizar-se e valorizar o outro"



O Projeto foi desenvolvido pela professora Miriam Regina Tolomeotti e objetivou destacar a centralidade que o aluno possui nas aulas, promovendo a autoestima, o protagonismo e a solidariedade. Nos dois primeiros bimestres, os alunos receberam placas com seus nomes para que a professora reconhecesse cada um. Desta forma, buscou valorizá-los, mostrando que cada aluno é único e reconhecido como tal no contexto de suas aulas. Após destacar as individualidades, o projeto teve sua continuidade com o fomento à troca de conhecimento, através da monitoria planejada, com exercícios destinados a este fim, e organização estratégica dos alunos. Chama atenção nesse projeto a intencionalidade da professora em direcionar o desenvolvimento da alteridade, da responsabilidade consigo mesmo e da preocupação com o outro, temas acordados no planejamento anual da escola e essas vivências são muito aparentes nas falas dos alunos.




"Valorização da Vida"


As ações do PSE são também integradas ao planejamento anual da escola e esta ação aqui descrita integra a 1ª parte do projeto: "Valorização da Vida". Foi dinamizado em uma roda de conversa com alunos, onde foram abordados importantes temas relacionados ao equilíbrio e desequilíbrio das emoções, suas possíveis causas e consequências. Os alunos tiveram a oportunidade de expor suas opiniões, esclarecer dúvidas, aplacar seus anseios e compartilhar suas vivências. No final, os alunos se sentiram muito acolhidos e interessados em melhorar suas próprias questões emocionais. A equipe também se sentiu muito contemplada com o resultado e motivada a prosseguir com este projeto intersetorial, estudado desde o início do ano, objetivando a tratativa de delicadas temáticas como depressão, automutilação e prevenção ao suicídio. Esse projeto foi muito representativo para o tema do 2º bimestre: “Atenção e cuidado consigo mesmo”. Integraram este projeto a Apoio à Direção, Denise Maria Carvalho Barboza, o Psicólogo Maurício dos Santos Crispim (NIAF) e a Psicóloga Windy Cardoso Villa Nova (CRAS).




"Artistic Performances"



Com o objetivo de estimular o aprendizado através da música, a autonomia e valorização de si mesmo através da exposição, o reconhecimento e até mesmo a descoberta de seus talentos, os alunos de Inglês da professora Cristiane Salvino vivenciaram de forma muito rica o projeto: "Artistic Perfomances". O projeto consiste em apresentações de dança, canto ou encenação baseadas em músicas de origem inglesa. Com duração de 3 a 6 minutos, as apresentações privilegiaram a atuação individual, harmonia de grupo, criatividade e o traje adequado ao estilo musical do qual a música faz parte. Como alternativa às apresentações, os alunos poderiam optar por apresentações de seminários, também privilegiando um estilo musical. Histórico, curiosidades, cantores mais famosos do Brasil e do mundo e a escolha de uma letra de música em inglês, com a tradução em português, foram os assuntos abordados por todos os grupos. O projeto foi otimizado dentro do tema norteador do 2º bimestre: “Atenção e cuidado consigo mesmo”.


"Escolhas do Ensino Médio"

Como parte do tema norteador do 1º bimestre, "Planejamento de Vida", a professora de Geografia, Carla Monteiro, dinamizou o projeto: "Escolhas Ensino Médio ". Inicialmente, os alunos concluintes da UE receberam uma palestra introdutória, ministrada pela própria professora, quando tiveram a oportunidade de conhecer as possibilidades de vida e estudo ao ingressarem no Ensino Médio, sendo, portanto, incentivados a fomentarem os seus próprios sonhos.
Em seguida, os alunos receberam a visita de ex-alunos da própria Unidade que seguiram escolhas bem diferenciadas no prosseguimento de seus estudos, reforçando os laços de identidade. Eles mostraram a realidade das escolas onde estão estudando, federais e privadas. Além de relatarem suas rotinas passadas e atuais, falaram do seu percurso pessoal e das estratégias que traçaram para alcançar seus objetivos. 
Os alunos ouvintes gostaram bastante de perceber que as possibilidades e oportunidades de vida são bem próximas a eles e conquistadas por alunos como eles, oriundos da mesma escola.




"Valentine´s Day"



O Projeto de Trabalho "Valentine´s Day" foi otimizado pela professora de inglês, Cristiane Salvino, e começou em fevereiro. Articulando a língua inglesa à um sólido trabalho, pautado no desenvolvimento de habilidades e competências, a professora estimulou o reconhecimento do sentimento de amizade e afeição entre os alunos. O projeto consistiu na confecção de cartões que deveriam ser endereçados a pessoas da escola e à familiares, sob a forma de correio. As ações de confecção, recolhimento, acompanhamento da escrita e entrega foram divididas em etapas, cada grupamento de alunos se responsabilizou por uma delas, estimulando também o protagonismo. A culminância ocorreu ao longo das aulas da professora, com a entrega dos cartões, e em 4 recreios, nos quais os alunos, também sob a orientação da professora Cristiane, distribuíram corações, abraços, carinho e afeição a quem desejasse.



25 de outubro

Projeto: “Brincando, jogando, fazendo arte e sendo feliz! Olimpíadas Canrobert 2019"

E. M. Marechal Canrobert Pereira da Costa 



Escola do 2º segmento comemora o Dia das crianças? Olimpíadas com diferentes modalidades agradariam a todos os alunos? Quais as sugestões do Grêmio, CEC e Representantes para a realização de um evento em homenagem aos jovens? 

A partir desses questionamentos, a escola desenvolveu o Projeto “BRINCADO, JOGANDO, FAZENDO ARTE E SENDO FELIZ!”, realizando sua Olimpíada nas modalidades: Futsal, Queimado, Xadrez e Dama. 

Ao mesmo tempo, a escola foi transformada em um espaço de liberdade de escolhas, descoberta de potencialidades e muita união: OFICINAS em ação. 

Assim, enquanto a tabela dos jogos era realizada com Maestria pelos professores de Educação Física, os demais professores, alunos e convidados, ofereciam oficinas diversas: Arte, Dança, Capoeira, Zumba, Maquiagem, Maquiagem e Moda, Arte em Guirlanda, Roda de conversa Papo Responsa, Jogos Intelectivos, Educação ambiental, Alimentação orgânica, Segurança alimentar, agroecologia e Cozinha Experimental. 

A professora Rosa, de Educação Física, que desenvolveu o Projeto, acredita que o resultado foi incrível, a partir da percepção de pertencimento dos alunos ao espaço escolar. Através dos jogos, os alunos vivenciaram valores como cooperação, lealdade, honestidade, justiça, entre outros. 

As OFICINAS propostas buscaram romper com os paradigmas convencionais de aula, na medida em que permitiram ao aluno participação ativa. “Descobrimos habilidades e talentos. Transformamos o espaço escolar num local de união e FELICIDADE!”






18 de setembro


Projeto: "A literatura enquanto arte nos faz encontrar o outro"

C. M. Tia Auta



O projeto: "A literatura enquanto arte nos faz encontrar o outro" tem a perspectiva de despertar nas crianças a busca prazerosa pelo ato de ler e, consequentemente, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica. A leitura de histórias, poemas, contos e fábulas é uma atividade de grande valia para desenvolver a capacidade de ouvir. 

Durante esses três bimestres as crianças tiveram o prazer de ler, ouvir e vivenciar muitas histórias e, no dia 13/9, a Família Tia Auta realizou a Festa Cultural, um dia encantador com as famílias, com muitas brincadeiras, comidas, leituras, histórias, músicas e, é claro, as lindas apresentações das turmas. Foi um dia encantador!

"Ganhar um sorriso de uma criança não tem preço! Cada um de nós só se torna uma pessoa melhor quando doa um pouco de si para ajudar ao próximo. Tudo nessa vida é recíproco, tudo que fazemos de coração, seja de bom ou ruim, sempre volta, DEUS te retribui em dobro... Agradeço à Família Tia Auta por mais um excelente trabalho! Não foi fácil, tivemos muitos obstáculos, mas com muita persistência, resiliência e determinação, conseguimos! “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade” #Juntossomosmaisfortes!

















11 de setembro



Projeto: "EDI Cidade de Lídice no Mundo do Pequeno Príncipe



Entre situações reais e imaginárias as crianças vivenciam habilidades socioemocionais, quesito previsto na BNCC. Com a intenção de apresentar de forma lúdica os personagens principais da história de Antoine de Saint-Exupéry, as professoras do EDI realizaram uma dramatização que despertou o interesse da comunidade escolar e juntos mergulharam nesta fascinante história.

Nesse mundo de fantasia, os personagens ganharam vida e entre situações reais e imaginárias as crianças estão desenvolvendo habilidades focadas na educação emocional, tão fundamental para promover o pensamento autônomo.

Pensando na inserção do Projeto de forma lúdica e prazerosa, estão trabalhando com metodologias ativas que tem por objetivo fazer com que as crianças sejam protagonistas da sua própria aprendizagem.

É através do brincar que a criança aprende, experimenta o mundo, se vê diante de novas possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.

E, assim, através da construção do respeito mútuo, desenvolvendo valores como: amizade, generosidade, cuidado, afetividade, entre outros, possibilitando às crianças espaço para se expressarem e de se colocarem no lugar do outro, com a oportunidade de olhar para o planeta que existe dentro de cada um de nós.










09 de agosto


Projeto: “EDI Felipe, desvendando os encantos brasileiros

EDI Medalhista Paraolímpico Felipe de Souza Gomes



O Projeto vem possibilitando aos educandos conhecerem a sua própria cultura e, assim, valorizá-la. Após conhecerem os encantos do sudeste brasileiro, os alunos do EDI Felipe chegam à região nordeste! Ao se aventurarem por esta região, puderam conhecer um pouco mais sobre suas belezas naturais, sua música, seu artesanato e seus artistas, que com seus ritmos e formas embelezam ainda mais o nosso país. 

Em contato com a natureza da região, se encantaram com as tartarugas do Projeto Tamar, cuja sede encontra-se na Bahia. Fazendo um contraponto com a flora da nossa região, puderam conhecer um pouco sobre a vegetação nordestina, sobretudo o mandacaru, cacto típico da caatinga, e sobre o nascimento das suas flores que simboliza o “fim da seca” em áreas muito áridas. 

Ressaltando a importância do artesanato, conheceram o Mestre Vitalino, artesão que retratava a partir de seus bonecos de barro a cultura do povo nordestino, principalmente o modo de vida dos sertanejos. Apreciaram, ainda, a delicadeza das rendas e bordados das “mulheres rendeiras”, bem como admiraram os gigantes bonecos de Olinda, presentes em alguns eventos festivos da região.

O cantor e compositor Luiz Gonzaga não poderia ficar de fora, considerando-o como um dos mais importantes e criativos artistas da música brasileira e que seu ritmo esteve presente em diversas atividades na unidade. 

A Literatura de Cordel e a Xilogravura também foram trabalhadas nos diversos segmentos. A partir do poema "Avelinim", de André Luiz dos Santos, um poeta local, carioca, criaram uma linda colcha de retalhos, onde cada verso foi ilustrado, baseado na arte da xilogravura, valorizando os artistas locais.

Na culminância, uma grande festa: "Arraiá para um mundo melhor 3 - Festa Cultural Nordestina", quando, além de expor os trabalhos realizados pelas crianças ao longo do bimestre, houve diversas apresentações de danças em estilos variados, como o frevo, axé, forró, entre tantos outros que animaram a festa! As crianças, junto com seus amigos e familiares, tiveram momentos de muitas alegrias.

E a aventura pelo conhecimento continua... Estão chegando na Região Norte e terão mais um bimestre muito divertido!











19 de julho


Projeto: “A literatura enquanto arte, nos faz encontrar o outro

C. M. Tia Auta



O projeto: “A literatura enquanto arte, nos faz encontrar o outro” tem a perspectiva de despertar, nas crianças, a busca prazerosa pelo ato de ler e, consequentemente, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica. A leitura de histórias, poemas, contos e fábulas é uma atividade de grande valia para desenvolver a capacidade de ouvir. Acompanhar a sequência lógica dos fatos da narrativa, procurando compreender o enredo, é uma atividade que atrai, dá alegria e atende também à necessidade infantil de fantasia, encantamento e relaxamento, além de enriquecer o vocabulário de maneira agradável pelo contato com a modalidade culta da língua, ou seja, uma linguagem mais elaborada. No segundo bimestre trabalharam a literatura de cordel, riquíssima de cultura, e apresentaram a região nordeste, sua culinária e seus atrativos para os pequenos. Foi um bimestre muito criativo!
























Em tempos contemporâneos, quando vivemos na era da informação e do conhecimento, o ato de ler é uma necessidade constante, uma vez que nos proporciona o “abrir-se” para outras culturas. De acordo com a missão da creche Tia Auta, de promover educação inclusiva de qualidade através do cuidar e educar, formando cidadãos competentes, autônomos, solidários e conscientes dos seus direitos e deveres com vistas a uma sociedade mais justa, garantindo também o monitoramento dos resultados e uma aprendizagem significativa, o projeto visa enriquecer o cotidiano infantil com a inserção de leituras de contos, lendas, poemas, crônicas que, juntamente com o acervo de brincadeiras, constituirão o banco de dados e imagens culturais utilizado nas situações interativas. Dispor de tais recursos é de grande valia para instrumentalizar a criança para a construção do conhecimento e da sua socialização. 
Com a implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável na Rede Municipal do Rio de Janeiro, a creche inseriu leituras que contemplam a sustentabilidade cidadã e apresentou a toda comunidade escolar a importância do contato com a natureza, promovendo o desenvolvimento sustentável em prol da melhoria de vida da sua comunidade escolar, através de ações nas áreas de artes, cultura, cidadania e responsabilidade social, capacitação e geração de trabalho e renda. 
Para desenvolver o respeito ao próximo e à natureza, propuseram a “Gincana Creche e Família reencontrando a natureza”, quando as famílias levaram fotos, brincando, fazendo exercício, enfim, tendo um contato mais direto com a natureza. Outra ação foi propiciar oficinas aos responsáveis, ex-responsáveis e amigos, mostrando meios de sustento através de reciclagem: oficina de papietagem (decoração com papéis em vidros de azeite, azeitona, sucos, transformando-os em utensílios para decoração); oficina de arte com canudo de revista, com confecção de bijuterias e utensílios para casa. 
Assim, a creche está despertando em seus alunos e responsáveis o interesse pelos três pilares da sustentabilidade: ambiental, através da consciência de preservação e da importância que o meio ambiente tem para nossa vida; social, através da interação com o meio ambiente, o bem estar pessoal e o lazer que proporciona; e econômico, gerando novas possibilidades de renda e sustento às famílias. 
Preservar também é coisa de criança!








Projeto: "Espelho, espelho meu, existe alguém mais diferente do que eu?"

EDI Vera Lucia Martins Costa



"Espelho, espelho meu, existe alguém mais diferente do que eu?" Assim começou a atividade do "Espelho mágico" nas turmas de iniciação à leitura, PRÉ I e II, da profª Lívia Éboli, no EDI Vera Lucia Martins Costa, onde a imagem refletida não era da própria criança, mas, sim, dos seus amigos. Somos diferentes por fora, mas por dentro temos muitas qualidades. Desta forma, os alunos puderam observar melhor seus pares e ver o quanto são especiais. Logo após, fizeram um piquenique literário, na parte externa da escola, enquanto escutavam músicas clássicas variadas. A maioria dos alunos não conhecia este estilo musical e ainda teve a oportunidade de comentar sobre ele. Os alunos contaram também com a presença carinhosa da turma do maternal, da profª Cristiane. Foi uma incrível experiência!






















Projeto: “Corra das drogas

E. M. Professora Zuleika Nunes de Alencar

No dia 27/06, os alunos da E. M. Professora Zuleika Nunes de Alencar realizaram uma ação referente ao Projeto: “Corra das drogas”, na orla da Praia da Barra. O principal objetivo foi conscientizar a população do dano que a droga pode causar à vida humana. Os alunos, inicialmente, produziram cartas com o tema proposto e, no dia do evento, fizeram ampla divulgação e conscientização da comunidade do entorno. A atividade transcorreu em parceria com toda a equipe pedagógica, com corrida, caminhada e distribuição das cartas elaboradas anteriormente.











04 de julho


Projeto: "Gênero Textual - Entrevista
E. M. 25 de Abril


Professora de Língua Portuguesa Lívia Silva

7º ano / Turma 1703



A atividade visou estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática quanto ao estudo do gênero textual “Entrevista”. Através dela, os alunos puderam compreender de forma mais concreta como se planeja e como deve acontecer o desenvolvimento desse gênero. 



Iniciaram com o sorteio de algumas palavras na tentativa de identificar que tipo de entrevista essa palavra poderia se adequar. Chegaram à conclusão de que uma entrevista pode ter como tema qualquer assunto desde que bem planejado. A seguir, foi solicitado que cada aluno escolhesse um colega para formarem uma dupla em que um exerceria o papel de entrevistado e outro do entrevistador, havendo um número mínimo de 5 e máximo de 10 perguntas. Os alunos poderiam representar eles mesmos ou alguém, por exemplo, o vocalista de uma banda famosa. Dado o tempo para o preparo da atividade, eles deveriam apresentar à turma essa entrevista. 



Um diferencial para essa atividade foi um dos alunos entrevistar o aluno surdo para saber um pouco mais da sua realidade (ao longo das aulas, vem se realizando um trabalho de conscientização sobre o porquê de conhecer a linguagem de sinais). E a turma, através dos sinais, tentaria compreender um pouco do que foi perguntado e respondido. A intérprete do aluno, professora Rafaela, após algumas tentativas, auxiliou a turma sobre o que de fato aconteceu na entrevista. 



Os alunos mostraram um potencial incrível durante a realização da atividade e houve o envolvimento de toda a turma. Cabe destacar que a realização dessa atividade ocorreu no 2º bimestre, em concordância com os gêneros trabalhados na apostila. Portanto, a atividade salientou a importância de diversificar as atividades em sala de aula como forma de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.



















Projeto: “Somos o que comemos”
CIEP Luiz Carlos Prestes

Na última semana do mês de maio, os alunos da turma 1501 (5° ANO), do CIEP Luiz Carlos Prestes, juntamente com a professora Naura Virgínia, colocaram em prática o projeto: “Somos o que comemos”, realizando várias atividades, trabalhando a pirâmide alimentar, a importância dos nutrientes para o corpo, onde encontramos cada um deles (proteínas, carboidratos, lipídios, entre outros), além de interligar o tema a vários outros conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas.

Foram trabalhados cardápios equilibrados, a montagem de pratos e finalizaram com uma oficina de cozinha experimental.

De maneira prazerosa, o conteúdo foi abordado, contemplando as várias disciplinas através das atividades realizadas, tudo isso sob a supervisão da professora. 

Em Língua Portuguesa, exploraram a leitura e interpretação de texto sobre uma personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo (tia Anastácia), trabalhando diversas receitas e o acolhimento afetivo através do alimento.

Nas ciências naturais, trabalharam “Os nutrientes e o Corpo Humano”.

Em História e Geografia, interligaram os continentes com a chegada dos negros ao Brasil, explorando os tipos de alimentação e suas influências no povo brasileiro até a atualidade.

E, para encerrar, os alunos da turma participaram de uma oficina, onde preparam três receitas de sanduíches naturais com proteínas diferentes (atum, presunto e ovo). Essa experiência proporcionou uma assimilação do conteúdo de forma saudável, muito divertida e contextualiza. Confira nas imagens tudo que rolou e experimente montar suas próprias receitas a partir dos ingredientes utilizados.

INGREDIENTES

Pão integral (2 fatias) 
Maionese LIGHT (1 colher) 
Cenoura – crua ralada (1/2) 
Azeitona preta (sem caroço) 
Ovos mexidos 

Pão integral (2 fatias) 
Maionese LIGHT (1 colher) 
Cenoura – crua (1/2) 
Azeitona preta (sem caroço) 
Atum em conserva (sem óleo) 

Pão integral (2 fatias)
Maionese LIGHT (1 colher) 
Azeitona preta (sem caroço) 
2 fatias de presunto (magro)
1 fatia de muçarela









10 de maio


Projeto: "Releitura da Semana de Arte Moderna

EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes








O EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes é um espaço público de ensino que atende diferentes grupos étnicos, culturais e sociais, provenientes de diversos estados brasileiros. Pertencente ao estado do Rio de Janeiro, que por sua vez abriga diferentes imigrantes oriundos de diversas regiões do pais, contribui para a construção de uma cultura ampla. 

Em conjunto com sua equipe, o EDI Felipe construiu um projeto visando possibilitar o conhecimento de diferentes costumes que formam a cultura brasileira. Este ano, estão viajando pelas regiões brasileiras, exaltando seus aspectos locais, a partir de suas múltiplas linguagens (arte, música, literatura, arquitetura, entre outras).

Ao iniciar a viagem pela nossa região, as crianças puderam conhecê-la a bordo do 14 BIS. Além de desvendar nossas belezas, elas conheceram um dos mais importantes inventores de nosso país: Alberto Santos Dumont. Para isso, participaram de uma dramatização muito especial, onde o "próprio inventor" pôde contar um pouco de sua história e criações. A partir disso, os alunos da pré-escola produziram suas próprias invenções, inspiradas nessa grande personalidade.

Na viagem pelo sudeste, após conhecer nossas belezas naturais e alguns pontos turísticos, puderam ter contato com nossa arte, a partir de um evento importante para a construção da nossa cultura: A Semana da Arte Moderna — uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. Dança, música, recital de poesias, exposição de obras, em pintura e escultura, marcaram o evento.

Os artistas que participaram buscavam uma nova visão de arte, objetivando a valorização das nossas criações, uma renovação social e artística no Brasil, uma revolução estética na maneira de se fazer arte. Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, entre outros, tiveram papel relevante no movimento.

Ao longo do bimestre, as crianças tiveram contato com a arte sob diversas formas. Fizeram releitura de obras conhecidas, bem como foram autores de suas próprias criações. Tiveram ainda a visita da professora de música Daís que apresentou um divertido teatro de fantoches sobre o Maestro Heitor Villa-Lobos, levando ao conhecimento dos pequenos muitas de suas composições, através de divertidas dinâmicas e diversos instrumentos musicais.

No dia 16 de abril, aconteceu no EDI a segunda culminância: a "Releitura da Semana de Arte Moderna EDI Felipe". Parte do espaço se transformou em uma galeria de arte! Além de releituras de obras de artistas que participaram da Semana de Arte Moderna, tiveram trabalhos baseados em artistas contemporâneos, que para compor sua obra se inspiraram nos grandes mestres da arte moderna, bem como na sua estética.

A sala Multiuso se transformou no espaço "Invenções e Inspirações", onde expuseram uma maquete do 14 Bis e protótipos de diversas invenções criadas pelos alunos do Pré II. Nesse espaço, tiveram ainda criações baseadas em artistas modernistas e contemporâneos. Os alunos puderam "recriar" algumas dessas obras, utilizando várias técnicas de produção, além de criar trabalhos de própria autoria. O espaço contou ainda com projeções de obras e artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como com música ambiente composta pelo Maestro Villa-Lobos, que também foi destaque no evento. 

Além de releituras, maquetes e trabalhos autorais, a exposição teve telas interativas onde as crianças puderam fazer parte da obra, bem como seus responsáveis, ao longo da visita. No final, após apreciarem e interagirem com as produções, os convidados puderam registar sua arte em uma grande tela de pintura, sendo também artistas especiais nesse grande evento!


28 de fevereiro


Projeto: “Carioca Saudável, Carioca Sustentável, em ambiente bem-cuidado, o mosquito não se cria”

EDI Senhora Perciliana Pereira de Alvarenga

Visando a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses, dentre elas a dengue, zika e Chikungunya, doenças que podem gerar síndrome congênita, manifestações neurológicas e causar a morte, através da promoção de ações e atividades de orientação, o EDI Senhora Perciliana, juntamente com a população carioca, a Secretaria Municipal de Educação e o PSE Carioca, busca fortalecer a importância do desenvolvimento de hábitos de prevenção ao mosquito. Desenvolveram, durante a semana de 18 a 22/02, atividades conscientizando a comunidade escolar e as famílias de sua responsabilidade no combate e na prevenção, utilizando vários recursos: apresentação de vídeos, confecção de cartazes, dramatização, atividades de recorte e colagem, entre outros. Caracterizaram o mosquito transmissor das doenças; reconheceram os seus sintomas; identificaram e trataram os focos de proliferação do mosquito; multiplicaram as informações de identificação, tratamentos e manutenção preventiva de objetos, plantas e caixas d’água. Os professores regentes trabalharam com os alunos a proliferação e o desenvolvimento do mosquito, as atitudes que devem ser tomadas para prevenção, os sintomas das arboviroses e os cuidados no caso de se tornar vítima de alguma delas, alertando para a importância de hidratação em caso de contaminação. Através das atividades de contação de histórias, músicas e apresentação de imagens e atividades dirigidas, as crianças aprenderam e repassaram as informações às suas famílias, ampliando o campo de alcance do trabalho. Também confeccionaram cartazes de cunho autoexplicativo e informativo que foram distribuídos nas dependências da UE. Ao longo do ano serão promovidas mais ações junto ao Posto de Saúde Hamilton Land de orientação da comunidade escolar.








Projeto: "#AquiMosquitoNãoseCria"

EDI Medalhista Paraolímpico Felipe de Souza 

O EDI Medalhista Paraolímpico Felipe de Souza iniciou a segunda semana de aulas, de Combate às Arboviroses, desenvolvendo atividades diversas que envolveram toda a comunidade escolar. 
No dia 18/02, através de uma dramatização interativa em um cenário, com diversos focos de proliferação do mosquito, utilizando bonecos de fantoches, trabalharam a importância de termos um ambiente limpo e organizado a fim de eliminarmos o Aedes Aegypti. No final, as crianças ajudaram os personagens a eliminar os focos do mosquito. 
Dia 19 foi da dinâmica: "Pega mosquito!", quando algumas crianças representaram os mosquitos, outras as pessoas mordidas por eles e outras as que eliminaram os focos e acabaram com os mosquitos. De forma lúdica, as crianças aprenderam sobre os sintomas relacionados às doenças, os perigos e a importância da prevenção com a eliminação dos focos de proliferação. Vídeos, rodas de conversa e preparativos para a culminância do dia 28/02 - um desfile de blocos de carnaval com tema de combate às arboviroses, homenageando os blocos clássicos do Rio de Janeiro. 
Já no dia 20, as turmas de Pré II participaram de um "Jogo de tabuleiro ampliado", onde as próprias crianças eram os "peões" e a cada casa percorrida, em uma gincana divertida, aprendiam sobre como eliminar os focos. Nesse dia, também receberam a visita dos biólogos Wesley e Camila, do projeto "Eliminar a Dengue", que fizeram uma palestra para os responsáveis e atividades com os educandos, distribuindo cartilhas interativas, apresentando o ciclo de vida do mosquito, através da amostra de material biológico, e uma cessão de cinema com um vídeo produzido pela MultiRio, em parceria com o projeto, que de forma lúdica explica como é possível combater as arboviroses. 
No dia 21 teve "Pega mosquito!" novamente.
E finalmente no dia 22, as crianças da pré-escola percorreram as áreas do EDI em busca dos focos a fim de eliminá-los. As crianças dos berçários, com a participação de alguns responsáveis, participaram de uma dinâmica onde juntos cuidaram de um personagem que foi picado pelo mosquito e contraiu a dengue, trabalhando assim diversas ações de cuidado e prevenção.





  





Projeto: “Gentileza Gera Gentileza”

CIEP Pablo Neruda



O Projeto Político Pedagógico 2018, 2019, 2020 tem como tema: “Gentileza Gera Gentileza”. Em 2018, a escola trabalhou: “Aqui Geramos Gentileza”. Este Projeto foi desenvolvido e elaborado pela equipe gestora e de professores do CIEP Pablo Neruda, com a participação dos alunos, a fim de trabalhar as potencialidades do convívio social baseado em amizade, respeito, ética, moral, solidariedade e respeito, a partir de fábulas, filmes, músicas, enfim, todas as mídias que podem despertar na comunidade escolar o espírito de responsabilidade e colaboração.

Em 2019, aproveitando a comemoração dos 30 anos do CIEP, pretendem resgatar a história da escola e do local onde se localiza, trabalhando a questão da Gentileza no cuidado com o meio ambiente, no local onde vivem, com as pessoas que convivemos, além de conhecerem sobre o patrono e o local onde ele nasceu. Serão, então, “30 Anos Gerando Gentileza”.






Projeto: “PazAçãoValores@Poeta - 

Enfrentamento da Arbovirose”


E. M. Poeta Mario Quintana



A semana de “Enfrentamento da Arbovirose” na E. M. Poeta Mario Quintana teve como objetivo a orientação e prevenção dos arbovírus causadores de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, enfatizando a prevenção ao vetor, o mosquito Aedes Aegypti. A ação envolveu alunos da pré-escola ao 5º ano, o Grêmio Estudantil e os responsáveis em atividades como:

- a oficina de confecção de cartazes e panfletos;

- o “Cineclube Poeta”, Projeto de Sala de Leitura, exibindo um curta metragem sobre arbovirose, com direito a pipoca, para as turmas DMU, DI e Educação Infantil;

- O teatro “Todos contra Dengue”, da equipe de Ronda Escolar (GRE), apresentando para 541 alunos, de forma lúdica e agradável, como prevenir a doença;

- O PSE – Ações da Saúde - realizando uma palestra da Clinica da Família sobre os hábitos que impedem o mosquito de se reproduzir e transmitir as arboviroses, para os alunos do segundo turno, famílias e CEC.

























































Projeto: "Da Escola para o Mundo

CIEP João Batista dos Santos


CIEP João Batista dos Santos está desenvolvendo o projeto anual "Da Escola para o Mundo" e, no dia 19/02, recepcionou com muito entusiasmo os alunos da Escola de Música e Cidadania (Polo Cidade de Deus) da Agência do Bem. Sob o comando do maestro Vitor Damiani, os alunos da Escola de Música e Cidadania encantaram com boa música. Partindo de um dos cinco pilares (parcerias, paz, planeta, pessoas e prosperidade), da Agenda 2030 da ONU, o CIEP iniciou o ano letivo de 2019 revendo antigos parceiros e firmando novas alianças, tudo isso para que os alunos possam ter o melhor em sua formação.













2019
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11 de outubro


Projeto: "EDI Felipe na Europa"
EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes

Após viajar pela América do Sul e Ásia, o EDI Medalhista Paralímpico Felipe de Souza Gomes chegou à Europa! Dando continuidade à proposta do projeto de possibilitar o conhecimento de diferentes culturas de forma interdisciplinar, favorecendo novas leituras de mundo e a construção da consciência crítica e cidadã, o EDI Felipe iniciou uma nova aventura pelo continente europeu, chegando à Itália! Lá, os alunos puderam conhecer um pouco do prato mais apreciado no país: a pizza, e aprenderam a prepará-la a partir de receitas especiais. Além do contato com a famosa culinária, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da arte italiana através da “Monalisa”, famoso quadro de Leonardo da Vinci, e das pinturas de Alfredo Volpi, produzindo lindas releituras das obras. Ainda durante a viagem para a Itália, tiveram um dia de muita diversão, quando os responsáveis foram convidados a participar de oficinas de artes e brincadeiras italianas. 

Continuando a viagem pelo continente Europeu, chegaram à Grécia! Lá, puderam ter contato com o escritor Esopo e suas fábulas, que se caracterizam por serem histórias e de narrativas curtas, retratando animais e outros elementos da natureza, seguidas sempre por uma lição de moralidade, permitindo filosofar sobre o ser humano e compreender melhor o mundo em que vivemos. Além das diversas atividades desenvolvidas, contaram com a dramatização de uma das fábulas de Esopo: "A cigarra e a formiga". Os alunos também exploraram o labirinto do Minotauro e conheceram alguns personagens da mitologia grega. E ainda no país onde surgiram as Olimpíadas, o berçário se divertiu bastante com jogos e atividades esportivas. 

Na parada seguinte, desembarcaram em Portugal, onde puderam conhecer um pouco da cultura, dos costumes, da importância e influência deste país no Brasil. Conheceram o Galo de Barcelos, a história do descobrimento do Brasil e a atriz e bailarina Carmem Miranda, que apesar de ter sido reconhecida como símbolo internacional do Brasil no exterior, nasceu em Portugal. 

Depois deste país, cada seguimento seguiu para diferentes locais da Europa, entre eles, Espanha, Rússia, Inglaterra e França. Cada turma pode explorar um pouco sobre música, dança, artes plásticas, costumes, pontos turísticos, entre outros elementos culturais. O flamenco na Espanha; o ballet Russo; os Beattles na Inglaterra e os símbolos de relevância da cultura inglesa - como as tradicionais cabines telefônicas de Londres, o ônibus de dois andares e a guarda real inglesa -; a Torre Eiffel, na França, os bailes à fantasia, e a arte de Monnet, Renoir e Seurat, inspirando os alunos a fazerem lindas releituras das obras.

Depois de tantas descobertas e aventuras, no dia 28/09, aconteceu mais uma linda culminância do projeto: "EDI Felipe na Europa", quando os responsáveis foram convidados a visitar a exposição das produções desenvolvidas pelas turmas, a prestigiar a mostra de danças típicas da Europa e a comemorar o 2º aniversário do EDI Felipe com muita arte e alegria!







 









21 de setembro

Projeto: “TIME F”
E. M. Finlândia

Em outubro de 2015, Edson Dionísio começou a trabalhar como professor de Ciências da E. M. Finlândia. Desde o início, ele pôde perceber a existência de um número muito grande de projetos diferenciados realizados pelos alunos e professores. Por isso, percebeu que seria interessante divulgar as atividades realizadas na escola nas redes sociais. Os alunos logo passaram a ser os administradores das redes sociais e a equipe passou a ser chamada de “TIME F”. Eles administram o Facebook, o perfil no Instagram, no Twitter e produzem vídeos para o canal da escola no Youtube. 

O TIME F, atualmente, é formado por um grupo de 7: Jeanny Belmonte, Maria Eduarda Viana, Maykelen Santos, Rachel Aguiar, Gabrielle Souza, Laiane Marinho e Vitória Amorim. Laiane Marinho, Vitória Amorim e Rachel Aguiar são as responsáveis pela página da escola no Facebook, realizando as postagens. Maria Eduarda e Maykelen são as responsáveis pelo Instagram; Gabrielle Souza realiza a edição dos vídeos do Youtube, juntamente com o prof. Edson e Jeanny Belmonte, que é uma espécie de vice-presidente do grupo, cuidando também do Twitter.

Jeanny Belmonte, que atualmente é aluna do 9°ano, não é apenas o braço direito do professor, mas também o esquerdo, pois além de ser muito inteligente, equilibrada, organizada e comprometida, foi a responsável por algumas decisões que contribuíram para o sucesso do grupo. 

Em abril deste ano, após o surgimento de uma vaga na equipe devido a saída de um integrante, Jeanny decidiu chamar sua companheira de turma Laiane para fazer parte do TIME F. Com a entrada desta aluna, houve o nascimento do quadro semanal FATO OU BOATO, no canal da escola no Youtube. Neste quadro, Laiane aborda questões que muitas vezes são bastante difundidas, mas não esclarecidas, como, por exemplo, a ideia que muitas pessoas têm de que comer doce demais causa verminose ou a visão de que achado não é roubado. O quadro ajuda a desmistificar muitos equívocos e fez tanto sucesso que teve uma publicação no portal “Rioeduca” e no “Blog da 7° CRE” e despertou o interesse da “Rio TV Câmara” e da “TV Brasil”, que realizaram reportagens sobre o trabalho do grupo. 

Ainda sobre as decisões de Jeanny, quando a aluna Mirelle Freire teve que deixar o grupo porque mudou de escola, ela escolheu Rachel Aguiar, representante de turma, inteligente, responsável e, diferente das demais integrantes, com experiência como Youtuber. Por se expressar muito bem, ganhou recentemente um quadro semanal no canal da escola chamado PONTOS & VÍRGULAS, um quadro para tirar dúvidas sobre a língua portuguesa. 

Gabrielle Souza é outra integrante que possui um quadro semanal no canal da escola no Youtube: DICAS DA GABBIE, onde a aluna dá dicas relacionadas a higiene, meio ambiente, preservação do espaço escolar, importância do respeito às leis de trânsito, etc. O quadro contém mensagens que buscam conscientizar as pessoas acerca de questões diversas, tendo como público alvo não apenas as pessoas vinculadas à escola.

Outros quadros do canal da escola que podemos mencionar são: EX-ALUNOS DE SUCESSO, TIME F EM AÇÃO, etc. Todas as integrantes do grupo possuem camisas - com as suas caricaturas estampadas na frente e o nome do grupo atrás – e crachás, que são usados nas gravações dos vídeos para o canal da escola, e são alunas exemplares em notas e padrão disciplinar dentro do espaço escolar.

Para conhecer o trabalho do Time F, acesse as redes sociais da Escola Municipal Finlândia:

Twitter

Instagram

Facebook

Youtube

Links de alguns vídeos:

Fato ou Boato, com a Laiane Marinho.





Dicas da Gabbie, com a Gabrielle Souza.




Pontos & Vírgulas, com a Rachel Aguiar.



Time F em Ação.





Comunicados Importantes.



Reportagem da “Rio TV Câmara” que foi ao ar no dia 19/07. 


TIME F se preparando para recepcionar o embaixador da Finlândia 

que visitou a escola este ano.




Reportagem da TV Brasil





Reportagem da Rio TV Câmara



Jeanny Belmonte


Laiane Marinho



Gabrielle Souza



Rachel Aguiar




Vitória Amorim




Maria Eduarda




Maykelen




Memes engraçados do Time F





Projeto: “Juntos, nós podemos mais!”

E. M. Professora Helena Lopes Abranches



Segundo Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. Assim, compreende-se que a Escola é fundamental na formação do ser humano na construção de relações afetuosas e mais humanas. Esta, então, deve ser projetada para que seja resultado de um espaço afetivo e estimulador, já que, para ele, “a emoção precede as condutas cognitivas”.

Girling e Keith (1996) afirmam que “o sucesso da escola pode ser impulsionado através da prática de uma administração participativa, voltada para objetivos claros, definidos coletivamente pela comunidade escolar”, o que ocasiona uma relação positiva, entre gestão participativa e a elevação da autoestima das comunidades escolar e local. reflexivos de forma que possam contribuir com a construção de uma sociedade onde todos sejam agentes transformadores. 

Assim, no compromisso urgente e pulsante com uma escola pública de qualidade, é preciso ter o desejo da transformação, originando um novo tipo de liderança, num exercício dialógico, aliado a uma consistente alicerce conceitual e prático sobre gestão da educação, cogitando com as contestações e impetrando esforços, promovendo a consistência entre os segmentos da comunidade e as representações sociais, sobretudo, tomando decisões que visem à melhoria e elevação dos padrões dos resultados da aprendizagem dos alunos.

E é com esses pressupostos que a Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches vem buscando, junto à sua comunidade escolar uma escola de qualidade para todos, viva, participativa, democrática e comprometida com o desenvolvimento pleno de seus alunos, com uma identidade própria, num tempo e espaço em constante transformação, caminhando numa ação maior para a formação de cidadãos cada vez mais críticos e reflexivos, de forma que possam contribuir com a construção de uma comunidade escolar envolvida com suas práticas e rotinas, em ações de busca da corresponsabilidade de todos os segmentos da Unidade em prol da retomada da crença desta Escola como um espaço de qualidade e de transformação

A Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches apresenta, apesar de todas as dificuldades expostas, mecanismos ativos e vivos, refletindo o contexto sócio-econômico-cultural, demandando um novo enfoque de coordenação, é a esta necessidade que a gestão escolar procura contestar, observando que trabalho da gestão é, também, prática social, onde o enfoque orientador da ação é realizado na organização de toda a Unidade Escolar. Neste caso, após a análise de todas as questões expostas, a gestão escolar vem para a recriação de embasamentos fundamentados e convicções abalizadas para a articulação desses elementos para a retomada da crença desta Escola como um espaço de qualidade e de transformação, excitando a todos a assumir ações para a sua melhoria.

Em 16 de março, iniciamos o processo de Autoavaliação do momento inicial da Gestão, com todos os Responsáveis da Unidade envolvidos. O Diretor da Unidade, Professor Vitor Hugo Almeida, recém-eleito no último processo de consulta à Comunidade Escolar, liderou o movimento, juntamente com sua Adjunta, Professora Maria do Socorro de Oliveira Lopes e a Coordenadora Pedagógica, Rita de Cássia da Silva Camilo, convocando todos os pais para reuniões, a fim de iniciar o processo de composição do Plano de Ação para o triênio 2018/2020 e traçar as metas para a composição do mesmo. Além de avaliar o princípio do trajeto, os pais foram convidados a opinar e refletir sobre “a escola que temos” e a “escola que queremos”; processo já ocorrido junto aos alunos e professores, na semana de planejamento e diagnose, consecutivamente.

Após a tabulação dos dados e avaliação de todas as sugestões e críticas elencadas, o processo de autoavaliação ocorreu no Centro de Estudos Integral de 09 de maio do ano corrente, tendo como base a construção da identidade da escola, com participação de toda a equipe de professores, alunos representantes, pais e funcionários da U.E.

A partir de uma reflexão efetivada de maneira contígua com os diversos atores escolares, foi o momento para que identificássemos nossas potencialidades e dificuldades, identificássemos o aprimoramento de nossos processos e a mobilizássemos toda a comunidade escolar para a constituição de um ambiente favorável à formação integral do aluno competente, autônomo e solidário.

Com isso, os elementos da nova administração da E/CRE (07.16.014) E.M. Professora Helena Lopes Abranches trazem os seguintes paradigmas:

· O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O APRIMORAMENTO DA ESCOLA: A partir do compromisso com a aprendizagem de todos os alunos, a equipe de Gestão deve valorizar o diagnóstico das potencialidades e eventuais limitações da U.E. para gerar uma visão compartilhada dos seus desafios e prioridades. Junto com os atores sociais que interagem nesta comunidade, os Gestores convertem as prioridades da escola e da SME em metas e estratégias de ação e lidera os esforços de todos a favor da execução bem-sucedida do plano de desenvolvimento da escola.

· O PROCESSO PEDAGÓGICO E A QUALIDADE DO ENSINO: Para exercer liderança no campo pedagógico, é necessário acompanhar o desenvolvimento pedagógico e saber agir na superação coletiva das dificuldades enfrentadas nesse momento pela U.E., construindo uma comunidade de aprendizagem que favoreça o sucesso escolar de todos os alunos e um “salto de qualidade” nos resultados apresentados até o presente momento, inclusive facilitando a entrada deste aluno à Escola, com atividades prazerosas e atrativas, evitando assim a evasão escolar e o insucesso acadêmico.

· O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE E O FORTALECIMENTO DA AUTONOMIA: Ao promover a contribuição dos diversos membros da comunidade escolar, a Gestão estimula a cultura da participação, fomenta a responsabilidade coletiva pelo sucesso da escola e reduz o potencial de conflito. 

· A ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA E A GESTÃO PARTICIPATIVA: A Equipe Gestora construirá uma gestão eficaz e melhora os procedimentos e instituições da organização escolar com base num constante processo interno de avaliação. Esta avaliação revisa a análise das responsabilidades e atividades daqueles que trabalham na escola, bem como o uso das suas instalações, para assegurar que os recursos humanos e materiais da escola estejam organizados de modo a criar um ambiente de aprendizagem eficiente, seguro e eficaz.

· O FORTALECIMENTO E AMPLIAÇÃO DAS RELAÇÕES DA ESCOLA COM A COMUNIDADE: Pelo impacto do contexto social no funcionamento da escola, a Equipe de Gestão procurará reestabelecer relações de parceria entre os pais dos alunos, além de buscar apoio das organizações da comunidade, na busca do bem-estar e a aprendizagem dos alunos, promovendo a participação da comunidade na escola e da escola na comunidade, evitando a evasão, a não regularidade de frequência e rendimentos insatisfatórios.

Nesse sentido, os processos de autoavaliação propostos tanto pela Unidade Escolar quanto pela SME mostram que a gestão democrática da educação requer mais do que simples mudanças nas estruturas organizacionais; requer estas mudanças de paradigmas, buscando a construção de uma proposta educacional e o desenvolvimento de uma gestão diferente da que hoje é vivenciada, num fazer coletivo, permanentemente em processo, baseadas na concepção de qualidade na educação e definem, também, a finalidade da escola.

Com isso, nasce o tema do Projeto Anual de trabalho da Unidade: “Juntos, nós podemos mais!” que visa majorar o desempenho acadêmico e social dos alunos, além de atenuar problemas de comportamento por meio de atividades e situações que aperfeiçoem suas habilidades socioemocionais. O mesmo tem, por objetivos específicos:

· Compreender a necessidade da afetividade no processo de aprendizagem. 

· Identificar os elementos que devem ser constituídos para um bom aproveitamento da aprendizagem.

· Analisar a participação da família como um elemento indispensável para desenvolvimento cognitivo do aluno. 

· Desenvolver da autonomia responsável, o senso crítico e a criatividade para o exercício do cidadão em seu meio de interação.

· Orientar o sujeito para gestar e construir seu projeto de vida de forma responsável durante o seu percurso formativo.

· Ensinar com vistas à aprendizagem e aos conhecimentos historicamente produzidos e socialmente válidos.

· Proporcionar instrumentos para a aprendizagem de valores e conhecimentos por meio de estimulação frequente.

Com a intenção de traçarmos caminhos que nos permitisse investigar a relação entre o afetivo e o cognitivo no contexto da sala de aula, o projeto terá como eixos a relação entre afetividade e cognição no processo de aprendizagem e a relação afetiva do sujeito com os outros sujeitos como um elemento instigante no processo ensinar-aprender, trazendo em todas as nossas ações, a formação da identidade – escola/família/comunidade – numa contribuição para transformação da realidade, dando-lhe significado social e força para o crescimento das pessoas, buscando, nessa ação, comungar esforços para democratizar oportunidades, visando à formação integral do aluno da Rede Municipal de Ensino.















































2 comentários:

  1. Sou mae de uma princesa q estuda na creche cm.benedita siqueira lopes. E acho q e a melhor creche do mundo todo mundo da creche esta de parabens. Tenho a tia flavinha e o tido antonio tia marcia tia eliane como pessoasf mandadas de deus adoro todos vcs parabens vcs sao nota 100000000

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  2. UMA OTIMA CRECHE A BENEDITA SIQUEIRA LOPES,A EQUIPE ESTAR DE PARABENS,TODOS MUITO ATENSIOSOS,COM O OLHAR VOLTADO PARA AS CRIANÇAS.PARABENS A TODOS DA EQUIPE!

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