Projetos COPA DO MUNDO 2018 na 7ª CRE


Projeto: "Somos todos do tamanho do sonho que queremos ver!"
EDI Profª Norma Andrade Nogueira

"Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." Antoine de Saint-Exupery

Os alunos do Instituto São José arrecadaram brinquedos para o EDI e kits de higiene bucal para todos os alunos. Eles fizeram atividades em todos os segmentos da unidade, tudo no clima da Copa do Mundo 2018. Foi uma manhã de muitas interações. Eles encantaram e se deixaram encantar pelos pequenos!

"Gostaríamos de agradecer a parceria, tanto do Instituto São José, como de toda equipe  do EDI Norma, que abraçou o projeto e fez acontecer! E agradecer ainda à equipe de saúde bucal da CF Barbara Mosley de Souza, à nossa querida Valeria Machado, do ALMOX 7ª CRE, à nossa Supervisora Administrativa, Ana Paula Lima Serrano, e às queridíssimas Marcia Arruda Bastos e Ana Ferreira. Vocês abrilhantaram o nosso evento!"

#InstitutoSãoJosé 
#EDINorma
#somostodos7aCRE
#CMBarbaraMosley






















À direita, Clara, dentista da CM Bárbara Mosley, responsável pelo atendimento da unidade.






Nesta foto está a professora responsável pelo projeto, Rachel Tirre.


Projeto: “A Copa no EDI Ágatha e as conexões dos valores para a vida da criança no mundo em 2018” 
EDI Ágatha Bednarczuk Rippel 

A Copa do EDI Ágatha está oportunizando a conexão dos países, numa visão multicultural, entre o Berçário a Pré-escola. A mascote oficial do EDI é a boneca ÁGHATA que foi criada pelo Maternal I e se tornou símbolo de todas as turmas, pois representa a atleta homenageada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e que deu origem ao nome da unidade escolar. 
Uma das alegrias do povo brasileiro é se unir para torcer pelo país do futebol. Nesta perspectiva, os alunos do Berçário a Pré-escola têm tido a oportunidade de vivenciar as diferentes culturas dos países escolhidos por eles, fazendo as conexões dos valores “adormecidos” no mundo: respeito, amizade, paciência, colaboração, cooperação, amor, união pela pátria, entre outros. As turmas estão resgatando tais valores, através da música, dança, culinária, arte, vestimenta, esporte, clima, pontos turísticos, meios de transporte, comunicação, personalidades, criticidade e levantamento de hipóteses. 
Os ambientes escolares estão conectados nas interfaces de cada país, sendo possível o conhecimento multidisciplinar do mundo, por meio da visitação de cada turma para a troca de informações culturais. Com o objetivo de divulgar, conhecer e respeitar a cultura dos países, através de pesquisas e trocas internas e externas com as famílias, o projeto terá sua culminância na Festa Cultural Internacional, no dia 05/07. 












Projeto: "O EDI Kênia no Mundo
EDI Profª Kênia Mendes dos Santos Machado 

Desenvolvendo o projeto do 2º bimestre: "O EDI Kênia no Mundo", as crianças estão experienciando diversas atividades sobre os países participantes da Copa 2018. Começaram pela Rússia e chegaram ao Brasil, passando por vários países. Para abrilhantar o projeto, realizaram no dia 23/05 a “Copinha do Kênia” com as turmas da pré-escola, no Condomínio Modata. O professor Luis, de Educação Física, promoveu um jogo de futebol entre as quatro turmas, com os responsáveis presentes, medalhas e um maravilhoso piquenique. Contaram com a participação efetiva dos pais, inclusive dois foram os goleiros da seleção. O Hino Nacional foi cantado com muito orgulho e os jogos realizados com muita alegria. Professores e responsáveis torceram com muita energia e o momento do recebimento das medalhas, ao som da música: "We are the champions", emocionou a todos! 





Projeto: “III Mini Copa Poeta” 
E. M. Poeta Mario Quintana 

A Copa do Mundo é um evento de magnitude universal e a Escola Poeta não poderia ficar alheia a isso. Alicerçado neste contexto, o projeto “Mini Copa PazAção@Poeta 2018” visou o desenvolvimento do educando, desde a parte motora, às questões inerentes ao desenvolvimento humano em geral, seja nas demandas de regras 
e datas a serem seguidas, até o âmbito social, onde deve haver autonomia e respeito ao próximo. Com o objetivo de socializar, integrar e conhecer as regras do futebol, os alunos participaram da “III Mini Copa Poeta” divididos em cores e os jogos incluíram, além do futebol, outras atividades com a bola. O projeto envolveu todos os professores de Educação Física e os regentes das turmas que também trabalharam com textos sobre futebol, bola, esporte e meio ambiente, em uma proposta interdisciplinar. Os textos de memória foram trabalhados desde a Educação Infantil ao 5º ano para que os alunos pudessem se aprofundar no tema, enriquecer vocabulário, estimular a memória, melhorar a prosódia, reconhecer a importância da pontuação, entre outros. 
Mas o brilhantismo da “III Mini Copa” não foi só na quadra! As turmas foram envolvidas no concurso de ilustração da medalha e, após a eleição da melhor medalha, cada turma deu o seu toque pessoal (pintura, recorte e colagem. 
Numa torcida Verde e Amarela, os alunos competiram de 06 a 13 de junho, respeitando as regras, seus colegas e os professores, com muita união, e aprendendo que existem ganhadores e perdedores. Na quadra, sob a coordenação dos mestres de Educação Física: Alessandra, Kátia, Paula e Wantuir, as atividades ligadas ao futebol aconteceram com muita vibração: chute a gol, futebol com lençol, futebol tradicional e outras. 
Após duas semanas do primeiro chute da III Mini Copa, no dia 14 de junho, a Escola Poeta se despediu das competições que movimentaram a quadra de esportes. Contando com a presença do CEC e do Grêmio Estudantil, empossados na mesma data, o espetáculo do encerramento foi norteado pelo brilhantismo do Pelotão da Bandeira; o Hino Nacional; a fala da direção da escola, agradecendo aos professores, funcionários, alunos e às torcidas pelo bom andamento das atividades; o protesto das meninas que reivindicaram também jogar futebol; a apresentação do grito de guerra da Copa, criado pelo alunos do 4º ano com a ajuda da profª de música Elaine; o resultado da bandeira vencedora; a entrega do Troféu, com direito a volta olímpica da equipe vencedora: "Verde"; e a entrega das medalhas dos CRAQUES da Poeta. Projetos como este se tornam ótimos recursos motivacionais para desenvolver e estimular o conhecimento! 


























Projeto: “Minha escola, minha seleção” 
E. M. República da Colômbia 

Como já se tornou um hábito no final de cada ano, os alunos escolhem, por meio de votação, o tema que desejam estudar no ano seguinte. Em 2017, os alunos descobriram tudo sobre culinária e se transformaram em “Master Cheffinhos”. Um dos momentos mais legais foi a visita à Feira do Desenho Vivo, na PUC, onde toda escola aprendeu sobre alimentos vivos. 
Neste ano de 2018, os temas escolhidos foram: Copa do Mundo (1º semestre) e Experiências Científicas (2º semestre). Muitas ações estão sendo realizadas, em diversas áreas do conhecimento: 
- Eleição de logotipo e slogan, criados e escolhidos pelos alunos; 
- Aulas-passeio ao Museu da CBF, pois, como dizia Freinet, “são oportunidades únicas de aprendizagem significativa”; 
- “Copinha do Mundo”, onde os alunos do 4º ao 6º anos foram divididos entre 32 países da Copa, mesclados com os três anos de escolaridade e tendo os do 6º ano como capitães de cada time (nesta atividade, o Protagonismo Juvenil transborda em suor e amor à camisa); 
- Painéis e pesquisas, explorando as características do país-sede e os jogadores da Seleção Brasileira; 
- Premiação dos alunos “Nota 10” e “Revelação” com “faixa de capitão”. 
Já estão programadas: a final da Copinha na quadra do condomínio Riviera Del Fiori (em parceria com a comunidade do entorno), a Exposição da Seleção e o Dia do Abraço Verde-Amarelo. “Por aqui a torcida entra em campo e joga junto!” 
Anos escolares envolvidos: Educação Infantil até 6º ano experimental 
Professores envolvidos: Regentes de turma EI ao 6º ano, Educação Física, Inglês, Artes, Música e Ensino Religioso 









Projeto: “Moscou, é gol! Um ‘passeio’ pela Rússia” 
E. M. Luiz Camillo 

O projeto: “Moscou é gol! Um ‘passeio’ pela Rússia” tem por objetivo apresentar, de forma lúdica, contextualizada e significativa, o país-sede da Copa de 2018 aos alunos das turmas 1401 e 1502. Este “passeio” que começou no Brasil, país-sede da Copa anterior, de 2014, e atravessou continentes, teve a leitura de um texto informativo onde Ronaldo Fenômeno, famoso jogador brasileiro, falou sobre sua participação no evento. Foi então apresentada a Copa do Mundo de Moscou, sua mascote ZABIVAKA, o lobo siberiano, um dos símbolos da fauna russa. Percorreram os “flancos” da capital Moscou, da cultura à gastronomia, chegando ao astro do grande evento: o futebol. 
A leitura de diferentes tipos de texto, do narrativo, como a “A fábula das Matrioskas”, ao expositivo, contribuiu para que os alunos conhecessem mais sobre a cultura do maior país do mundo em extensão territorial, facilitando o trabalho interdisciplinar, uma vez que os assuntos abordados agruparam diversos ramos do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, além do idioma universal, o Inglês. 
Confeccionaram bandeiras de alguns países participantes do evento; leram e interpretaram textos; participaram de um concurso para criação de slogans, incentivando a nossa Seleção; montaram um mural; manusearam as famosas Matrioskas, as bonecas mais famosas da Rússia; analisaram gráficos e tabelas; trabalharam conceitos de geometria (ponto, reta, plano, espaço) nos desenhos do campo de futebol e das bandeiras do Brasil e da Rússia; além de conhecerem, por meio de pesquisa física em revistas e vídeos, a gastronomia e os pontos turísticos mais famosos da Rússia, como o Kremlin, a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio, todos em Moscou. 
Acrescentaram ao projeto as avaliações interdisciplinares realizadas pelos alunos com todos os temas estudados e algumas fotos dos trabalhos já concluídos. Outras atividades ainda serão desenvolvidas: confecção de maquetes, bandeiras, composição de músicas, danças e a tão esperada partida de futebol na quadra da escola. 
Anos escolares envolvidos: 4° e 5° anos 
Professores envolvidos: Denise Acioly (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) e Hevellen (Inglês) 




Projeto: “O PEJA na Rússia” 
E. M. Frederico Trotta 

O futebol é um esporte de muito interesse em todo mundo e, no Brasil, em particular, está intimamente ligado às aulas de Educação Física. Aproveitando o ensejo da Copa do Mundo na Rússia, o professor José Roberto Calçada Carvalho, de Educação Física, conversou com os alunos do PEJA sobre este grande evento, a receptividade do povo russo em relação à Copa, os esportes mais praticados e alguns aspectos culturais deste país gigantesco. 
Neste contexto, passou a falar algumas palavras em russo, explicando que, embora o inglês fosse o idioma mais difundido pelo mundo, o russo é a língua pátria deste povo. A receptividade dos alunos foi muito boa, pois eles acharam bem diferentes a forma escrita e o som de algumas palavras em russo. Outro aspecto que também interessou aos alunos foi a transliteração de seus nomes, ou seja, escrever os próprios nomes em alfabeto russo (cirílico). 
A sala de aula foi utilizada para os primeiros contatos com o idioma russo e a quadra de esportes para as brincadeiras e jogos. Palavras básicas foram escritas e faladas em russo durante as aulas práticas, além dos nomes dos alunos. Por exemplo: “играть” = jogar, “ученики” = estudantes, “два” = dois e “десять” = dez, “Антонио” = Antônio e “Жуссара” = Jussara. 
Para culminar, dia 05/06, tiveram a visita do representante do Consulado da Rússia na escola, que gentilmente atendeu a um convite. Ele falou com mais detalhes deste grande evento esportivo, além de aspectos socioculturais e educacionais deste país fascinante e pouco conhecido por nós, brasileiros. Foi facilmente observável o entusiasmo com que os alunos participaram das aulas, tanto em sala quanto na quadra de esportes, e demostraram grande interesse em conhecer outras línguas. 




Projeto Anual: “Era uma vez numa volta ao mundo no contexto dos países da copa” 
E. M. Domingos Paschoal Cegalla 

A Copa do Mundo 2018, que tem a Rússia como sede e a participação de vários países, inspirou o projeto deste ano da escola Cegalla. O trabalho começou com o mapa mundi, localizando alguns desses países, observando suas características e algumas produções literárias. 
Através da apresentação e leitura crítica dessas produções, a escola está trabalhando valores éticos e ecológicos, analisando cada nuance de cultura presente nos personagens e ambientes das narrativas. A história do Patinho Feio, por exemplo, teve sua origem na Dinamarca e foi traduzido para outras línguas. Observando-a, podemos perceber o contato com outras culturas, além da nossa própria, fazendo com que os alunos reflitam, construindo novos saberes. 
A cada bimestre, a escola está apresentando um país aos seus alunos, utilizando recursos variados: vídeos, fotos, vestimentas, bandeiras, etc., e alguns contos provenientes da cultura dos países. França: Pequeno Polegar, Cinderella, Chapeuzinho Vermelho; Alemanha: João e Maria; Japão: A Fuga dos Gatos e “Haikais”; Brasil: A Lenda do Boto-Rosa; Países da África: A Lenda do Tambor. Todos estão sendo trabalhados através de diferentes linguagens, para que os alunos experimentem várias formas de expressão. 
Com o objetivo de proporcionar práticas de letramento, envolvendo os clássicos infantis de maneira lúdica, e despertar de forma criativa o gosto pela leitura e escrita, atendendo às necessidades das experiências infantis e influenciando o processo de conhecimento através da leitura e da escrita, a escola Cegalla tem incentivado o uso de símbolos, brincadeiras, registros, diferentes narrativas e leituras de mundo para trabalhar temas específicos através das características dos personagens: família, valores, alimentação, regionalismo, meio ambiente, linguagem e higiene; estabelecer relação escola/família/comunidade, promovendo integração e socialização; e integrar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Música e Inglês através da variedade de temas que o projeto proporciona.








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário