sexta-feira, 23 de outubro de 2015

EDI Anna Maria Niemeyer está no RIOEDUCA

Água para Beber, Água para Viver!
Tags: 7ªcre, projetos.

O Espaço de Desenvolvimento Infantil Anna Maria Niemeyer desenvolveu o projeto "Água para beber, água para viver" no mês de agosto.

Realizado no EDI Anna Maria Niemeyer, o projeto Água para beber, água para viver teve como proposta apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando em relação à falta de água e à importância de economizar água.

Nos tempos atuais, é imprescindível que, de forma interdisciplinar, a educação aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza e, acima de tudo, aprendam a cuidar dos nossos recursos naturais promovendo o desenvolvimento sustentável.


Exposição de trabalhos para a comunidade escolar.

A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade. Daí a importância de trabalhar desde cedo a Educação Ambiental no ensino formal, sendo integrada ao currículo de forma a promover uma melhor aprendizagem e despertar a sensibilização do alunado contextualizado com a realidade em sua formação como cidadão crítico e participativo.

Para desenvolver o tema, o projeto considerou a seguinte questão como estratégia: onde encontramos água? A partir desse questionamento, as crianças puderam aprender sobre a água presente no corpo, nos alimentos e na natureza.

Entre os objetivos gerais, pode-se destacar a valorizaração de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente, assim como a conscientização do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares e, ainda, perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial à água.

O projeto também mostrou para as crianças que a água está presente em quase tudo na nossa vida: no corpo, na higiene, na alimentação, nas frutas, nos transportes, no mar, nas plantas. É importante reconhecer o valor e a importância da água como recurso natural e indispensável à vida.

Considerando os objetivos específicos do projeto, valorizou-se o trabalho em grupo para o aluno ser capaz de uma ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento. O aluno foi incentivado a preservar o meio ambiente e desenvolver o hábito de formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais. Durante o projeto, as informações foram registradas através de desenhos, painéis, listas e textos coletivos.

Trabalhando a água no corpo

Alunos aprendendo sobre a água existente no corpo humano.

Trabalhando a água nos alimentos

Conhecendo mais as frutas para depois saborear uma salada de frutas.

Trabalhando a água na natureza

Plantando sementes de girassol e criando uma horta suspensa no EDI.

A avaliação do projeto Água para beber, água para viver foi feita através de experiências coletivas e Individuais e, também, com uma exposição dos trabalhos realizados durante o mês de agosto na Feira de Ciências com visitação dos pais. A partir do tema central, que era a Água, as turmas foram divididas para trabalhar um conteúdo específico para a exposição.

Turma EI 31 - PROFESSORA: Adriana / Márcia
Tema: Lendas da Água - Iara / Cobra Honorato / Boto cor de rosa / Vitória-régia

Trabalhando com a pintura de papelão e sucata.

Turma: EI 32 Professora: Lilian
Tema: Rio, de ponta a ponta, por terra, céu e mar (trabalhando os meios de transporte)


Dramatização com a música "A canoa virou".

Turmas: EI 11 Professora: Maria Antonia
Tema: O ciclo da água e as doenças transmitidas pela água


Campanha e apresentação para as outras turmas sobre a dengue.

Turmas: EI 23 Professora: Maria Antonia
Tema: Rio de terra, céu e mar


Conhecendo o globo terrestre e a água no planeta.

Turma: EI 21 Professora: Patricia
Tema: Rio de todas as cores


Experiência da flor colorida, com água e anilina.

As fotos realizadas durante a produção das atividades foram expostas em forma de painel no dia da Feira de Ciências. Aconteceu uma sessão de cinema com pipoca para os pais, na qual foram apresentados vídeos das atividades realizadas por todas as turmas durante o mês de agosto para a realização da feira nos horários determinados pela direção da escola.

Pais presentes na Feira de Ciências.


Professoras Maria Antonia e Lilian com a professora e diretora adjunta Patricia na Feira de Ciências.

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

Contato da escola:
ediannaniemeyer@rioeduca.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário