Por que no dia 16 de abril comemoramos o Dia da VOZ?
O Dia da Voz é promovido desde 1999 no Brasil por conta do alto índice de câncer de laringe em nosso país. A campanha ganhou dimensão mundial somente em 2003 em virtude do sucesso da comemoração no Brasil.
Chamar a atenção da população para os problemas vocais e reduzir a letalidade do câncer é o objetivo desta iniciativa em todos os países envolvidos.
No Brasil, a campanha é multidisciplinar e de caráter educativo. Fonoaudiólogos, professores de canto e otorrinolaringologistas buscam conscientizar a população sobre as causas e a importância do diagnóstico precoce de alterações vocais, além de dar orientações básicas para seu tratamento.
Por isso, participe. Ame a sua voz e valorize o que ela tem a dizer sobre você e a você! Seja o melhor amigo dela!
Recado da Fono:
"O professor é a alma de uma escola! Zelar por seu bem-estar é de suma importância para manter a escola viva e com número reduzido de afastamentos. O cuidado com a voz desses profissionais é, portanto, vital para a comunicação eficiente. Ajudar a escola a se tornar Amiga da Voz é a função do Programa de Saúde Vocal do Professor.
É necessária uma grande parceria entre escola, professores e equipe de fonoaudiólogos. A escola poderá criar um ambiente saudável para a saúde e para a voz do docente com atitudes simples como: incentivar o uso do microfone, cuidar para que o material de limpeza tenha cheiros suaves, pois cheiros fortes como amoníaco ou eucalipto que podem irritar o aparelho respiratório, criar estratégias para minimizar o ruído ambiente, estimular o professor a realizar aquecimento vocal antes de entrar em sala, promover a hidratação oferecendo acesso fácil à água. Os gestores podem criar um espaço único para seus professores como o “Espaço da VOZ” com maçãs, que reduzem o pigarro e soro para lavagem das narinas e nebulização!
Já, nós, fonoaudiólogas do Programa, somos especialistas no assunto e oferecemos o material para instrumentalizar o docente no cuidado diário da sua voz a partir dos treinamentos e tratamentos. Entrem em contato conosco pelo e-mail: grhcre07@rioeduca.net – aos cuidados de Barbara."
Nenhum comentário:
Postar um comentário